Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
18
Set/24

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

Esse foi o primeiro aumento desde agosto de 2020

A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o Banco Central (BC) elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano. A decisão era esperada pelo mercado financeiro

A última alta dos juros ocorreu em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após passar um ano nesse nível, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano.

Em comunicado, o Copom justificou a alta dos juros baseada nos seguintes fatores: resiliência na atividade econômica, pressões no mercado de trabalho, hiato do produto positivo (economia caminhando para consumir mais que a capacidade de produção), alta das estimativas para a inflação e desancoragem das expectativas de inflação. Em relação ao futuro, o texto foi vago sobre a intensidade e a duração do ciclo de alta dos juros.

“O ritmo de ajustes futuros na taxa de juros e a magnitude total do ciclo ora iniciado serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerão da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, informou o Copom.

Inflação

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial, ficou negativo em 0,02%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda no preço da energia puxou o índice para baixo, mas o alívio na inflação é temporário.

As tarifas de luz subirão a partir de setembro por causa da bandeira tarifária vermelha. Além disso, a seca prolongada terá impacto no preço dos alimentos. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que o choque de oferta de alimentos não seja resolvido por meio de juros.

Com o resultado, o indicador acumula alta de 4,24% em 12 meses, próximo do teto da meta deste ano. Para 2024, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 4,5% nem ficar abaixo de 1,5% neste ano. 

No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de junho pelo Banco Central, a autoridade monetária manteve a previsão de que o IPCA termine 2024 em 4%, mas a estimativa pode mudar por causa da alta do dólar e do impacto da seca prolongada sobre os preços. O próximo relatório será divulgado no fim de setembro.

As previsões do mercado estão mais pessimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 4,35%, perto do teto da meta. Há um mês, as estimativas do mercado estavam em 4,22%.

Pela primeira vez, o comunicado do Copom trouxe as expectativas atualizadas do Banco Central sobre a inflação. A autoridade monetária prevê que o IPCA chegará a 4,3% em 2024, 3,7% em 2025 e 3,5% no acumulado em 12 meses no fim do primeiro trimestre em 2026. Isso porque o Banco Central trabalha com o que chama de “horizonte ampliado”, considerando o cenário para a inflação em até 18 meses.

Crédito mais caro

O aumento da taxa Selic ajuda a conter a inflação. Isso porque juros mais altos encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas maiores dificultam o crescimento econômico. No último Relatório de Inflação, o Banco Central aumentou para 2,3% a projeção de crescimento para a economia em 2024, mas o número deve ser revisado após o crescimento de 1,4% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre.

O mercado projeta crescimento bem melhor. Segundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 2,96% do PIB em 2024.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.

Fonte:Agência Brasil
()
18
Set/24

Lula vai ficar sozinho na defesa de Maduro - Alexandre Garcia

Fonte:Canal do Alexandre Garcia
()
18
Set/24

HE-NET - DO SEU JEITO! A maior da Bahia!


Fonte:Publicidade
()
18
Set/24

Lote a venda em condomínio em LEM

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
18
Set/24

Pesquisadores debatem efeitos das mudanças climáticas no oeste da Bahia, 2ª maior produtora de algodão do Brasil

Com salto de cerca de 1,5ºC nos termômetros, especialistas têm debatido alternativas para que calor não atrapalhe desenvolvimento das lavouras, que movimentaram R$ 7,3 bi entre 2022 e 2023

Nos últimos 30 anos, a temperatura subiu em praticamente todo o Brasil. Na Bahia, o maior aumento foi registrado no oeste, região considerada a segunda maior produtora de algodão do país. Com o salto de cerca de 1,5ºC nos termômetros, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os pesquisadores têm debatido alternativas para que o calor não atrapalhe o desenvolvimento das lavouras.

As análises do Instituto levam em consideração as temperaturas de duas amostras de tempo, ambas de 30 anos: de 1961 a 1990; e de 1991 a 2020. Quando as temperaturas máximas dos dois períodos são comparadas, a diferença fica entre 1,2ºC e 1,5ºC. [Veja o gráfico abaixo]



Apesar de não parecer tanto, o aumento de 1,5ºC pode ser um sinal de alerta para a agricultura. De acordo com Miriam Nogueira, doutora em fitotecnia e professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), apesar do algodão ser um grande fã do sol, as temperaturas extremas podem causar prejuízos às lavouras.

“A média de temperatura ideal é entre 25ºC e 30ºC. Estudos já apontam que a cada aumento de dois graus nesta temperatura média, há uma queda de produtividade”, afirmou.

💰 A produção de algodão movimentou R$ 7,3 bilhões entre 2022 e 2023 na Bahia. Em relação ao período anterior, o aumento foi de 7%.

🌡️ Historicamente, o oeste da Bahia sempre foi mais quente quando comparado a cidades litorâneas, como Salvador e Ilhéus. O clima da região se assemelha ao do centro-oeste do Brasil: mais seco, com menos umidade e com grande amplitude térmica.

Além disso, de acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, no oeste do estado o período chuvoso acontece entre a segunda quinzena de outubro e março. Nos outros cinco meses do ano, entre abril e setembro, não há registros de chuvas – o que torna o ambiente ideal para o plantio do algodão.

“O algodão adora ‘céu de brigadeiro’ e a radiação influencia na qualidade da fibra, que é o que a indústria têxtil exige. Ou seja, quanto mais radiação, melhor a qualidade”, explicou a meteorologista.

Apesar da preferência pelo sol, o aumento das temperaturas pode causar uma série de danos às plantas. Temperaturas médias acima dos 35ºC, podem contribuir para:

🌱 Retardamento no crescimento vegetativo;

🌱 Estresse térmico, que pode gerar desidratação;

🌱 Diminuição da eficiência da fotossíntese;

🌱 Impactos na qualidade da fibra.

A qualidade da fibra é um ponto extremamente importante na cadeia do algodão: é ela que determina o preço pelo qual ele será vendido para a indústria. Enquanto temperaturas médias entre 25ºC e 30ºC resultam em fibras de melhor qualidade, aquelas acima de 35ºC podem resultar no contrário.

“Temperaturas extremas podem resultar em fibras mais curtas, que são inferiores. No processo de fiação, elas não entrelaçam muito bem o que gera aquelas ‘bolinhas’ na roupa. As características da fibra ditam para onde o algodão vai”, explicou a professora Miriam Nogueira.

Além do alerta para o aumento das temperaturas médias, o cultivo de algodão no oeste da Bahia exige um cuidado com as queimadas, frequentes nesta época do ano.

“O cerrado tem um índice de inflamabilidade muito intenso. Tem uma época que temperatura é alta e a umidade relativa do ar é baixa, então é como se a gente tivesse acendendo um fósforo. É um fenômeno natural”, explicou o agrometeorologista e professor da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Marcos Vanderlei.

Plantação reduz carbono


Paulo Schidt produz algodão no oeste da Bahia

Um dos motivos apresentados por produtores de algodão para que ainda não tenha tido registros de grandes perdas causadas pelos efeitos da mudanças climáticas, é a redução de carbono através da fibra do grão.

"A tecnologia que nós trabalhamos agora é plantar mais algodão. Quanto mais fibra a gente tira da terra, mais carbono a gente tira da atmosfera. Imagina que quando eu planto algodão, eu tiro carbono da atmosfera e transformo em fibra. O que nós estamos fazendo é a nossa parte", contou o produtor rural Paulo Schidt, que mora desde 1979 em Luís Eduardo Magalhães, cidade do oeste baiano.

O produtor é formado em agronomia pela Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, e é responsável por uma plantação de 30 mil hectares de algodão. Parte da safra produzida é exportada para países como China, Turquia e Vietnã. A outra é comercializada no mercado interno, principalmente no nordeste brasileiro.

Os caroços do algodão são transformados em proteína animal e a fibra na produção de roupas e toalhas.


Algodão de Correntina, terceira cidade que mais produziu plantação no oeste 

Especialistas na área da agrometereologia têm debatido as formas de se antecipar caso os efeitos comecem a afetar a produção de algodão. Uma delas é o investimento em tecnologias que permitam deixar a fibra mais tolerante à seca e ao estresse térmico.

De acordo com o agrometeorologista e professor Marcos Vanderlei, existem modelos de pesquisas sobre o tema que preveem cenários otimistas e negativos até o ano de 2100. Essas pesquisas, conforme o especialista, servem como um alerta para os produtores.

“Existem pesquisas ligadas ao plantio direto. Nesse caso, se diminuir a chuva, vai existir um manejo que permita que a água fique retida no solo. Assim ela demora a sair e fica mais tempo à disposição da planta”, explicou.
Fonte:G1
()
18
Set/24

Vida Farma Delivery. Precisou ligou!

Fonte:Publicidade
()
18
Set/24

HOJE tem Comida de Buteco no BIG STEAKHOUSE 😋😋😋😋😋😋

Fonte:Publicidade
()
18
Set/24

Projetos literários e artísticos estão sendo apresentados em escolas de LEM durante o mês de setembro

Até o dia 30 de setembro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, escolas públicas municipais de Luís Eduardo Magalhães realizam a culminância dos projetos Expoarte e Literalem, promovidos ao longo do ano em sala de aula;

A Literalem, feira literária que está em sua terceira edição, e tem como objetivo principal aperfeiçoar a compreensão leitora e ampliar o repertório literário dos alunos, envolve as escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental (crianças entre 6 e 10 anos de idade).

“A Literalem traz ludicidade. Dentro da feira literária tem música, dança, contação de história, recital de poesia e cordel. O planejamento é feito desde o início do ano letivo e envolve todas as disciplinas, inclusive a matemática”, explicou a coordenadora pedagógica Talita Cardoso.

Já a Expoarte, que também está na sua terceira edição, é voltada para o segmento de Educação Infantil (creches e pré-escolas). O projeto tem como objetivo a convivência e a expressão em diferentes manifestações artísticas e culturais, como artes visuais, pintura, modelagem, colagem, fotografia, entre outras.



Cronograma Expoarte e Literalem:
18/09 Edaleio Barbosa
19/09 Mozart Feliciano, Cemei Michelle Horrana, Creche Pequeno Príncipe;
20/09 Jardim Paraíso, Ivo Hering, Vereador Mardônio, CIASF (Centro Infantil de Aprendizado Sementes do Futuro);
24/09 Luzia Fontana, Tiago Alfredo;
25/09 Vania Aparecida, Cemei Mimoso;
26/09 Cemei Maurilio Comparin, Cemei Zilda Arns, Cecilia Meirelles, Herminio Carlos Brandão;
27/09 Amabílio Vieira, Paulo Victor, Aldori Tolazzi;
30/09 Pedro Paulo, Amélio Gatto.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
18
Set/24

🌾 Monitoramento de Frota para o Agro 🚚

No setor agro, caminhonetes desempenham um papel crucial. Com o Global System Rastreamento 24h, você tem controle total da sua frota: acompanhe rotas, consumo de combustível e desempenho em tempo real! Garanta mais segurança, eficiência e reduza custos nas suas operações.

🔒 Segurança garantida
💡 Tecnologia ao seu alcance
🌱 Produtividade otimizada no campo

Global System Rastreamento 24h
Entre em contato com um de nossos Consultores:
📱0800 606 8000 (WhatsApp)

#Caminhonete #FrotaAgro #Rastreamento24h #TecnologiaAgro #GestãoDeFrota #SegurançaVeicular #MonitoramentoFrota #EficiênciaAgro #ProdutividadeNoCampo #GestãoDeCaminhonetes #ControleDeFrota #AgroTech #InovaçãoNoCampo #AgroNegócio

Fonte:Publicidade
()
18
Set/24

Rede X dribla bloqueio e volta a funcionar no Brasil

Plataforma adotou uma tecnologia que dificulta as tentativas de bloqueio pelas operadoras de internet, permitindo o retorno de seu acesso

A rede social X conseguiu voltar a operar no Brasil após uma série de bloqueios impostos pelas operadoras de internet por ordem judicial. A solução encontrada pela plataforma foi utilizar uma tecnologia chamada proxy reverso, que redireciona o tráfego dos usuários para os servidores da Cloudflare, empresa responsável por proteger e otimizar o desempenho de diversos sites ao redor do mundo.

Com essa mudança, o X conseguiu contornar os bloqueios, pois a Cloudflare é amplamente usada por muitos serviços essenciais no Brasil, como sites de empresas e do governo. Isso significa que, se as operadoras tentassem bloquear os IPs usados pela Cloudflare, elas afetariam muitos outros serviços além do X, tornando a medida inviável. O bloqueio específico da plataforma, que antes parecia eficaz, agora se tornou um desafio muito maior para as operadoras, uma vez que qualquer ação poderia ter consequências mais amplas.

Cloudflare

Cloudflare funciona como uma espécie de “escudo”, protegendo o tráfego da rede social e impedindo que ele seja facilmente identificado e bloqueado. Além disso, o sistema utilizado pela X facilita a adaptação a mudanças, tornando o bloqueio por meio de endereços DNS — um dos métodos mais comuns — algo fácil de ser contornado. Segundo especialistas, essa tecnologia oferece uma camada adicional de proteção, fazendo com que o serviço permaneça acessível, mesmo com novas tentativas de restrição.

A decisão de migrar para a Cloudflare também reflete as adaptações que plataformas digitais estão tomando frente a desafios legais e técnicos em diferentes países. Recentemente, sites governamentais brasileiros, como o portal gov.br, também adotaram a mesma solução de segurança para se protegerem de ataques cibernéticos, o que demonstra o quão essencial essa infraestrutura se tornou no ambiente digital.

O  uso dessa tecnologia é visto como uma jogada estratégica da X para garantir que sua plataforma continue acessível aos usuários brasileiros, mesmo diante de tentativas de bloqueio. Agora, a expectativa é que as operadoras enfrentem dificuldades maiores para impedir o acesso ao X sem causar um impacto muito maior em outros serviços vitais.

Com o retorno da plataforma, usuários no Brasil já conseguem acessar o X novamente, e a rede social mostra que está disposta a utilizar todas as ferramentas disponíveis para manter seu serviço funcionando, independentemente das tentativas de restrição impostas no país.

Fonte:O ANTOGANISTA
()
18
Set/24

ATM SEGURANÇA - Proteger o que te importa; essa é a nossa missão!

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
18
Set/24

JN Locações de Máquinas, Muncks e Guindastes

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba

Fonte:Publicidade
()
18
Set/24

Bahia é o estado com maior número de casos de assédio eleitoral investigados pelo Ministério Público do Trabalho

Estado lidera ranking com 36 casos, seguido de São Paulo, Minas Gerais e Paraíba.

A Bahia é o estado com mais denúncias de assédio eleitoral no trabalho em 2024, segundo informações do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Segundo o órgão, o estado lidera o ranking com 36 casos, seguido de São Paulo, com 31, além de Minas Gerais e Paraíba, com 14 cada.

O órgão chegou a recomendar que os municípios de Juazeiro, norte do estado, e Serrinha, a 180 km de Salvador, adotem medidas que reforcem a liberdade do voto e a ilegalidade de qualquer tipo de pressão sobre servidores, terceirizados e ocupantes de cargos para a participação em atos de campanha.

Caso não haja atendimento das recomendações, o MPT informou que poderá adotar medidas judiciais e encaminhar o caso ao Ministério Público eleitoral.

Também são apuradas situações envolvendo empresas privadas, em que patrões teriam coagido empregados a se envolver em atos de campanha eleitoral.

O que é assédio eleitoral?
O assédio eleitoral é quando o patrão ou um colega tenta forçar ou constranger o trabalhador a votar em um candidato ou partido político específico, conforme define a Resolução CSJT 355/2023, da Justiça do Trabalho.

É considerado assédio eleitoral qualquer coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento do empregado, no intuito de influenciar ou manipular voto, apoio, orientação ou manifestação política.

Também é assédio eleitoral quando, no ambiente de trabalho, ocorre distinção, exclusão ou preferência por um funcionário por conta da convicção ou opinião política, inclusive no processo de admissão.

Nas eleições de 2022, o Ministério Público do Trabalho apurou um caso de suposto assédio eleitoral praticado por empresário do setor do agronegócio do oeste da Bahia. Um dos crimes investigados é uma orientação para que funcionárias colocassem “o celular no sutiã” para filmar o voto na urna eletrônica e comprovar, posteriormente, que votaram conforme sua imposição.

Antes disso, uma empresária ruralista postou um vídeo onde recomendava que agricultores demitissem "sem dó” os funcionários que fossem votar em Lula, na época candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Ela assinou acordo com o Ministério Público do Trabalho, onde se comprometeu a não praticar atos de incitação ao assédio eleitoral.

Os casos chegam ao MPT por meio de denúncias anônimas, por representações de adversários dos candidatos que estariam se beneficiando da conduta ilegal e de outros órgãos do Judiciário, da sociedade civil e de outros ramos do Ministério Público.

Fonte:G1
()
18
Set/24

Reboque se solta e atinge carro no centro de Barreiras

No final da manhã de hoje, quarta-feira, 18, ocorreu um sinistro de trânsito na BR 242, no centro da cidade de Barreiras.

Um reboque carregado de sacos de milho se soltou de uma caminhonete GM S-10, invadindo a contramão e atingindo um veículo Fiat Uno no sentido contrário.

Na colisão, a carga de milho ficou espalhado sobre a pista e canteiro e a COOTRANS registrou o sinistro de trânsito, sinalizando a rodovia. Não houve feridos.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
18
Set/24

Fazenda Escola de Barra conta agora com Estação Agrometeorológica

A Fazenda Escola do Centro Multidisciplinar da UFOB de Barra teve sua primeira Estação Agrometeorológica instalada na última quinta-feira (12). Financiado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), por meio do Edital do Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado da Bahia no Semiárido (INCITE), o equipamento possui sensores capazes de medir variáveis meteorológicas e informar em tempo real ao usuário dados de temperatura do ar, umidade relativa do ar, déficit de pressão de vapor, radiação solar, ponto de orvalho, velocidade do vento, precipitações, evapotranspiração diária, dentre outros.

A instalação da Estação representa uma importante contribuição para pesquisas e produção agropecuária na região já que os dados disponibilizados vão possibilitar maior previsibilidade e assertividade nas atividades de manejo de irrigação, ambiência animal, ecofisiologia de cultivos agrícolas, dentre outras.

O Grupo de Estudos em Irrigação e Agrometeorologia no Semiárido (GEIAS), coordenado pelos professores Lucas Batista e Wemerson Saulo, divulgará Boletins Mensais relativos às condições meteorológicas locais.

Fonte:Ascom UFOB
()
18
Set/24

Ao lado do prefeito Zito, Otoniel destaca seu compromisso com o fortalecimento do comércio e desenvolvimento do setor de serviços em Barreiras

Em intensa agenda de campanha, nesta quarta-feira (18), o candidato a prefeito de Barreiras Otoniel acompanhado do prefeito Zito, realizou novas visitas ao comércio de Barreiras e expressou seu compromisso com o fortalecimento desse segmento tão importante para a economia do município, assim como o setor de serviços. As visitas incluíram empresas do setor automobilístico e do ramo de confecções.

Dentro do Plano de Governo, Otoniel assume a continuidade do ritmo de desenvolvimento do município com a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, também de um canal dedicado ao investidor, no Site Oficial do Município, com informações completas e estruturadas sobre a economia barreirense que auxilie investidores na implantação ou ampliação de suas atividades econômicas no município, e de proporcionar aos setores tradicionais da economia local estratégias de modernização, abertura e diálogo para conhecer novos programas e projetos, com o propósito de manter suas atividades e ampliar a oferta de empregos nesses setores.

Otoniel ainda participou de um bate-papo com empresários e colaboradores em uma rede de supermercados de grande porte no município. O candidato da Coligação Para Barreiras Continuar Mudando, firmou o compromisso de fortalecer os diversos setores de ocupação no comércio local.

“Na gestão de Zito foram criadas as condições para o fortalecimento do nosso comércio, com destaque para a infraestrutura, segurança e especialmente o pagamento em dia dos servidores que impacta diretamente no aquecimento da economia local, além de honrar os pagamentos dos fornecedores da prefeitura, tudo isso contribuiu para tornar Barreiras um grande polo comercial da região. Na nossa gestão, a partir de janeiro de 2025, vamos continuar investindo na nossa infraestrutura com esse objetivo de elevar ainda mais, e fortalecer o desenvolvimento desse diversificado comércio. Agradecemos a receptividade e o carinho recebidos em cada encontro, momentos importantes para apresentar as nossas propostas e projetos para que Barreiras continue seguindo em frente”, citou Otoniel.

Fonte:Assessoria Otoniel e Túlio
()
18
Set/24

Prefeitura de Barreiras segue executando importantes obras de infraestrutura na sede e na zona rural do município

A Prefeitura de Barreiras segue com um intenso cronograma de obras de infraestrutura, beneficiando tanto a sede quanto a zona rural. Na sede, a pavimentação da Travessa do Sossego ao lado do Estádio Geraldão, aguardada há mais de 50 anos pela população, foi recentemente concluída. A pavimentação da via já estava no planejamento da gestão, mas dependia dos serviços de esgotamento sanitário, após os mesmos serem concluídos pela Embasa, a obra foi autorizada pelo prefeito Zito Barbosa e executada.

“Uma verdadeira transformação está sendo realizada em todo o município. Esse olhar cuidadoso sempre esteve presente na gestão desde 2017, através das inúmeras intervenções por meio dos Projetos Vale Produtivo e Barreiras 100% Pavimentada, que têm levado pavimentação, novas pontes, urbanização as comunidades e assistências aos agricultores familiares de Barreiras, promovendo o aumento da produção, bem-estar e mais qualidade de vida a população”, pontuou o secretário de Infraestrutura, João Sá Teles.

Na zona rural, a pavimentação de 3.150 metros de estrada entre os povoados de São José do CTI e Mucambo já foi finalizada e aguarda a sinalização. A obra, iniciada em 15 de julho, está na fase de colocação de meio-fio e sarjetas, com previsão de entrega nos próximos dias. A estrada é fundamental para o acesso a diversas chácaras e pequenas propriedades rurais à margem do Rio Grande, onde famílias se dedicam à produção de hortifrutigranjeiros e dependem dessa rota para escoar os produtos até a sede do município.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
18
Set/24

Rede São Camilo - A tecnologia mais avançada e rápida do mercado

Rede São Camilo, você conhece, você confia❤!

Com a tecnologia mais avançada e rápida do mercado, estamos prontos para oferecer diagnósticos ainda mais precisos e ágeis. A Siemens Go Top é a tomografia mais moderna da região, garantindo qualidade e segurança no cuidado com a sua saúde.

Rede São Camilo, você conhece, você confia❤!

#tomografia #siemensgotop #diagnosticopreciso #tecnologiadeponta #redesaocamilo #saude #lem #lembahia #saocamilolem

Fonte:Informe Publicitário
()
18
Set/24

Atenção motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️

Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.

Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟

#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas

Fonte:Informe Publicitário
()
18
Set/24

Tito reforça compromisso com causa animal, o meio ambiente e a educação em encontro com professores e alunos da UNEB

Durante a reunião na universidade, o candidato a prefeito de Barreiras destacou a importância do Castra Móvel e da preservação ambiental, com foco na saúde pública

Tito se reuniu com professores e estudantes do Campus IX da UNEB e destacou a importância de um Castra Móvel na cidade e o fortalecimento de programas ambientais. O encontro aconteceu nesta terça-feira (17/09), e ele apresentou ainda suas propostas para a educação, para a causa animal e o meio ambiente.

O candidato destacou o seu compromisso com o controle populacional de animais, especialmente os de rua, que afetam diretamente a saúde pública.

“Quando controlamos a população de cães e gatos, reduzimos a incidência de zoonoses, como a leishmaniose, que é um problema grave em nossa região”, afirmou.

Durante o encontro, a doutora Simone Coité, diretora do Departamento de Ciências Humanas do Campus IX da UNEB, elogiou o trabalho de Tito em prol da causa animal e da saúde pública. Ela destacou a importância da destinação de recursos para a Uneb, especialmente para a implantação da clínica médica, centro cirúrgico e um caminhão baú em convênio com o CONSID para equipagem de um Castra Móvel moderno.

“Todas essas iniciativas demonstram o sério compromisso de Tito com Barreiras”, disse a diretora.

Deputado federal
Tito, durante o seu deputado de deputado federal, destinou inicialmente R$ 893 mil para a aquisição e instalação de um laboratório e um centro cirúrgico para o curso de Medicina Veterinária, além de um veículo utilitário para o campus IX da UNEB em Barreiras.

Como terceiro investimento destinou um Castra Móvel, uma unidade móvel de castração, que foi um ponto central da sua fala. Segundo Tito, a destinação do equipamento para Barreiras já foi efetivada em parceria com o CONSID em benefício da UNEB, visando subsidiar o curso de Medicina Veterinária.

Saúde animal

Ele também mencionou o apoio ao Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (CONSID), que recebeu um caminhão-baú refrigerado para o transporte de equipamentos de saúde animal. Tito reafirmou a relevância dessa parceria, enfatizando que cuidar dos animais é crucial para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Outro tema abordado foi o compromisso de Tito com o meio ambiente. Ele detalhou o plano de expansão e modernização do sistema de reservação de água potável em Barreiras, em parceria com o governo do estado.

“Com o crescimento da cidade e a verticalização das áreas urbanas, é urgente triplicar a capacidade de armazenamento de água para garantir um abastecimento adequado”, explicou.

Integração entre universidades e desenvolvimento local

Tito reforçou seu compromisso em fortalecer as parcerias entre o município e as universidades, garantindo que os alunos da UNEB tenham acesso a atividades de extensão e contribuam diretamente para o desenvolvimento da cidade.

“Barreiras precisa avançar na integração de suas instituições de ensino com o setor público e o terceiro setor. Isso será uma das prioridades de nossa gestão”, concluiu.

Fonte:Da Assessoria de comunicação
()
18
Set/24

Residencial Luggi - O primeiro condominío de casas inteligentes em Barreiras

Fonte:Publicidade
()
18
Set/24

TELAMAR - Fábrica de Telas e ALAMBRADOS e agora de CONCERTINAS

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba


TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial




Galvanizada e revestida em PVC


Fechamento de grandes áreas




Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.



Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.


CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm



Concertinas - 
é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.


Maior estoque da região

  • A TELAMAR está localizada na Rua Luiz Claudio Nunes Rocha, n°123, Jardim Imperial próximo à Galvani e Casa Do Marceneiro, em Luís Eduardo.

Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br

Fonte:Informe Publicitário
()
18
Set/24

A UNIPEÇAS em novo endereço para melhor lhe servir em LEM


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
18
Set/24

Vereador da base do ex-prefeito Oziel Oliveira é acusado de agressão e racismo; revela site

Elton Alves de Almeida (PSD), ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Luís Eduardo Magalhães no governo de Oziel Oliveira (PSD), foi flagrado agredindo fisicamente a eleitora, de iniciais ITRC, na madrugada do último dia 12, foi o que revelou uma matéria do site LEM NOTÍCIAS.

Segundo o Boletim de Ocorrência nº 00624669/2024 registrado às 14h04 do dia 12/09, na qual o site teve acesso, Elton Alves, vulgo Eltinho – que está candidato a vereador pelo PSD, também está sendo acusado de racismo, pois teria chamado ITRC de “nega” e “CLT de merda”, enquanto a espancava em frente a uma loja de bebidas às 2h55 da madrugada.

Com sintomas de embriaguez, Eltinho foi flagrado em um vídeo, que deverá servir como prova em um futuro processo que deverá ser instaurado. No vídeo fica clara a forma covarde com a jovem é agredida, após manifestar sua preferência de votos para candidatos a vereador. “(…) Elton se mostrou bastante irritado e começou a proferir xingamentos contra a comunicante, a chamando de “CLT de merda” e dizendo que não gostou dela desde o momento que a viu”, relata o BO.

“(…) Ingrid disse para Elton que se ele não gostou de algo poderia ir embora, e neste momento ele se exaltou mais ainda partindo pra cima da comunicante a chamando de “nega”, repetindo em seguida “uma nega dessa”. Relata ainda que tentou se defender e um amigo que estava no local entro na frente para intervir na situação, mas mesmo assim Elton conseguiu desferir um soco em sua boca e se evadiu do local”, diz o Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia.

Além de agredir a jovem e demonstrar todo o seu racismo, Eltinho também ofendeu toda a classe trabalhadora ao classificar a Ingrid de “CLT de merda”, numa clara alusão à Consolidação das Leis do Trabalho, documento que garante os direitos de quem tem uma Carteira de Trabalho assinada.

Fonte:LEM NOTÍCIAS
()
18
Set/24

Município conservador poderá ter o prefeito mais bem votado da Bahia

Quinta maior economia da Bahia, reduto do agronegócio e um dos municípios mais conservadores, Luís Eduardo Magalhães pode entregar uma das votações mais expressivas para prefeitos em reeleição no Estado.

Júnior Marabá (PP) ficou praticamente sem concorrência depois que o ex-prefeito Oziel Oliveira (PSD) desistiu de disputar a eleição deste ano. Em seu lugar, recomendou o ex-presidente da Câmara Municipal, Teófilo Jerônimo (PSD), cuja campanha ainda não ganhou corpo nos levantamentos de intenção de votos.

Marabá deve ampliar significativamente a margem de quatro anos atrás, quando derrotou a tentativa de reeleição de Oziel por uma diferença de nove mil votos (59,29% a 39,58% dos votos válidos).

De acordo com a pesquisa AtlasIntel/ATARDE, Junior Marabá tem este ano cinco vezes mais votos que os demais concorrentes somados.

O prefeito também alcança maioria dos votos entre eleitores que votaram no presidente Lula (PT) e no governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2022, em que pese o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter recebido a maior fatia de votos da cidade, assim como ACM Neto no segundo turno.

Fonte:Política Livre
()