22
Jul/24 |
48º Festival de Música Popular de Ibotirama destaca talentos locais e classifica cinco composições para a etapa nacional |
Músicos, compositores, apreciadores da cultura e um grande público acompanharam a edição local do 48º Festival de Música Popular de Ibotirama (FEMPI), realizado no domingo (21), na Praça Mãe Josina. O evento, enriquecido pelo belo pôr do sol, atraiu todos os presentes.
Ao todo, cinco músicas foram classificadas para a etapa nacional, que terá sua eliminatória no dia 16 de agosto e a final no dia 18 de agosto. O primeiro lugar foi conquistado pela música "De Todas as Graças, Sou Marias", interpretada por Mileide Rocha e composta por Edivânio Barros.
Nesta edição, o FEMPI, que leva o nome de Silvio Araújo e Paulinho Cavalcanti, homenageou Elio Batista nos troféus. Elio Batista, artista ribeirinho, foi uma figura emblemática nas primeiras edições do festival, destacando-se com suas composições autorais e seu carisma único. Natural de Passagem, ele fazia travessias de balsa pelo Rio São Francisco e era pescador. Elio conquistou o título de "artista exclusivo" do festival, sendo frequentemente levado ao palco nos braços do povo. Familiares de Elio acompanharam a homenagem, tornando o momento ainda mais significativo.
O festival deste ano também contou com a apresentação da cantora Webia Sampaio, que encantou o público com o melhor da MPB.
Veja a lista dos classificados para a etapa nacional:
1º Lugar: Mileide Rocha - "De Todas as Graças, Sou Marias" (Composição: Edivânio Barros)
2º Lugar: Izaura Lacerda - "Natureza Divinal"
3º Lugar: Diego Quinteiro - "Leveza da Alma"
4º Lugar: Aparecida Lima - "O Jogo da Vida"
5º Lugar: Leandro Oliveira - "Um Pedido"