Entre os dias 03 e 05 de setembro, a Aiba, por meio do programa Agro Plus, realizou treinamentos na microrregião da Coaceral, município de Formosa do Rio Preto. As atividades foram voltadas para colaboradores, técnicos e gestores de empreendimentos rurais da região. As capacitações abordaram temas fundamentais para a segurança no ambiente agrícola.
Os participantes receberam instruções detalhadas sobre a Norma Regulamentadora (NR 23), que trata da proteção contra incêndios em propriedades rurais, e sobre Primeiros Socorros em Espaço Agrícola. O objetivo foi capacitar os envolvidos a agir adequadamente em situações de princípio de incêndio e como aplicar noções básicas de primeiros socorros relacionadas a queimaduras e gerenciamento de riscos.
08
Set/24 |
Adolescente de 14 anos faz 'pegadinha' de assalto, é baleado pela polícia e morre na Bahia |
Um adolescente de 14 anos morreu e um homem de 33 anos está internado após serem baleados por policiais militares durante um "assalto falso" em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. O caso aconteceu no bairro Papagaio, na sexta-feira (6), e segundo familiares as vítimas não estavam armadas.
A Polícia Militar informou que os agentes envolvidos no caso foram afastados da corporação.
O adolescente baleado foi identificado como Mateus dos Santos Souza. De acordo com a família, ele passava pelo bairro na garupa de uma moto, pilotada pelo homem de 33 anos, quando avistou dois amigos da escola e decidiu fazer uma brincadeira.
A ideia de Mateus era assustar os dois amigos, ao fingir que eles estavam sendo assaltados. O homem que pilotava a motocicleta parou o veículo e o adolescente colocou a pegadinha em prática. Ele fingiu que o celular era uma arma.
"Os amigos estavam voltando da escola e ele estava na moto. Ele falou: 'passa tudo, passa tudo' e o policial começou a disparar", contou Mayane Sousa, irmã de Mateus.
Uma guarnição da Polícia Militar passou no local, viu a cena e atirou contra Mateus e o motociclista. Os dois foram baleados.
Mateus foi socorrido para Hospital Emec, onde passou por cirurgia ainda na sexta-feira. Na madrugada deste sábado (7), ele morreu.
Já o motociclista foi baleado, socorrido para uma Unidade de Pronto Atendimento e regulado para o Hospital Clériston Andrade. Ele recebeu alta médica neste sábado.
Neste sábado, amigos e familiares de Mateus protestaram no bairro Papagaio. A manifestação aconteceu após a morte do adolescente ser confirmada.
Uma das ruas do bairro chegou a ser bloqueada, porque os manifestantes atearam fogo em pneus e pedaços de madeira.
O adolescente será enterrado no domingo (8), no cemitério Jardim das Flores, em Feira de Santana.
Nota da Polícia Militar
"O Comando de Policiamento Regional Leste informa que, na tarde desta sexta-feira (6), durante rondas ostensivas no bairro do Papagaio, em Feira de Santana, uma guarnição da Rondesp Leste visualizou dois indivíduos em uma motocicleta trafegando na contramão e em atitude suspeita. No momento da aproximação, os ocupantes da motocicleta anunciaram um assalto a dois jovens que usavam uniformes escolares. Diante da negativa de acatar a verbalização policial e do movimento brusco de um dos suspeitos, que sacou um objeto da cintura e o apontou na direção dos jovens, os policiais, em conformidade com os procedimentos operacionais padrões, efetuaram disparos de arma de fogo, atingindo os ocupantes da motocicleta. Um dos suspeitos fugiu, sendo localizado posteriormente na UPA da Mangabeira e regulado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), enquanto o outro foi socorrido e encaminhado ao Hospital Emec, onde passou por cirurgia.
Todas as medidas necessárias foram adotadas prontamente para salvaguardar a vida dos envolvidos, com o devido atendimento médico prestado aos dois indivíduos.
As circunstâncias da operação foram registradas na Central de Flagrantes, no Sobradinho, e serão devidamente apuradas conforme os trâmites legais, visando o completo esclarecimento dos fatos".
07
Set/24 |
O melhor YAKISOBA de LEM!!! |
CONTATO (77)99919-1208
O número de mortes por dengue na Bahia subiu para 142, de acordo com os dados do painel de monitoramento da Secretaria de Saúde (Sesab). A última atualização foi na segunda-feira (2).
Ainda segundo a ferramenta de controle, apesar do aumento no número de óbitos, há estabilidade no contexto epidemiológico. Pela última atualização, 27 municípios enfrentam situação de epidemia da doença. No mês de agosto, 30 das 417 cidades baianas registraram com esse cenário.
Já o número de casos prováveis da doença chegou a 231.411, enquanto a quantidade de casos graves é de 5.594
A maior quantidade de óbitos na Bahia (30) segue sendo em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. Ainda de acordo com a Sesab, foram aplicadas até o momento 184.280 doses da vacina contra a doença.
Em um período de 24 horas, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) conseguiu capturar sete foragidos da Justiça.
Entre os capturados, dois indivíduos procurados por homicídio foram presos em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, após acionamentos do Centro Integrado de Comunicações (CICOM).
Além disso, três foragidos, envolvidos em crimes de roubo e tráfico de drogas, foram encontrados na capital baiana. A última prisão ocorreu em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, onde um homem foi detido por não pagamento de pensão alimentícia.
Desde janeiro até setembro deste ano, a ferramenta da SSP ajudou na prisão de 597 pessoas.
Valorizar os profissionais da educação, zerar a evasão escolar e melhorar a qualidade da merenda escolar, inclusive ampliando as compras da agricultura familiar. Essas são algumas das ações efetivas que o candidato a prefeito de Barreiras, Tito (PT), tomará, e que constam no Programa de Governo Participativo (PGP). A reformulação do plano de cargos e salários da educação e a criação de uma mesa permanente de negociação com os servidores públicos, especialmente com os professores, também são iniciativas que vão melhorar a qualidade de ensino em Barreiras.
Essas foram algumas das propostas apresentadas por um coletivo da área de educação para o candidato durante os encontros para o recebimento de sugestões da população para se formatar o PGP. Com essas e outras melhorias na área educacional do município, uma das metas será a de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Barreiras, que atualmente está na última colocação entre os municípios com mais de 100 mil habitantes.
“Daremos a máxima atenção aos nossos professores, alunos e pais, não se faz educação só com construção, com cimento, é preciso investir em recursos humanos, melhorar as condições de trabalho dos profissionais da educação e garantir capacitação e formação continuada”, explicou Tito.
Uma das propostas nessa linha é a criação, em parceria com as universidades públicas, do Centro de Formação Continuada para os Profissionais de Educação.
Educação integral
“Em parceria com o governo do estado, vamos também construir uma proposta de educação integral para o nosso município, garantindo assim uma educação e merenda de qualidade para nossas crianças e jovens”, disse o candidato a vice-prefeito Emerson (Avante)
07
Set/24 |
Justiça Eleitoral proíbe coligações de realizarem atos durante desfile cívico em Barreiras |
A Justiça Eleitoral da 75ª Zona de Barreiras proibiu, nesta sexta-feira (6), as coligações políticas de realizarem atos de campanha eleitoral durante o desfile cívico-militar de 7 de setembro. A decisão atendeu a uma representação do Ministério Público Eleitoral (MPE), motivada por uma sugestão da Prefeitura de Barreiras, administrada pelo prefeito Zito Barbosa (UB), sobre a coincidência de horário e local entre os eventos de campanha e as comemorações oficiais do Dia da Independência.
As coligações afetadas pela decisão são “A Mudança Que Eu Acredito”, “Pra Frente Barreiras!” e “Um Novo Caminho Para Barreiras”. Segundo a denúncia, essas coligações planejavam realizar passeatas e outros atos de campanha no mesmo percurso e horário do desfile oficial, que neste ano recebeu o nome de “Multiculturalismo Brasileiro”.
A proibição, no entanto, levanta questionamentos sobre os reais motivos por trás da representação. A administração de Zito Barbosa, que coordena a coligação “Para Barreiras Continuar Mudando”, e apoia a candidatura de Otoniel Teixeira, pode ter temido uma repercussão negativa caso as manifestações populares, tradicionalmente vistas como uma grande vitrine, expusessem ainda mais os problemas de sua gestão. Barreiras enfrenta graves desafios, como o caos na saúde, obras inacabadas, falta de atendimento digno em assistência social e acusações na justiça contra o governo de Zito Barbosa.
O Ministério Público Eleitoral solicitou a intervenção urgente, argumentando que a simultaneidade dos eventos poderia causar tumulto e comprometer a segurança pública, devido ao grande fluxo de pessoas esperado para o desfile cívico-militar. O juiz Ronald de Souza Tavares Filho acatou integralmente o pedido, determinando que as coligações se abstenham de realizar quaisquer atividades de campanha no perímetro reservado ao evento oficial, sob pena de multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento.
A decisão ainda ordenou que o Comando de Policiamento da Região Oeste e o Município de Barreiras, por meio do prefeito Zito Barbosa, fossem notificados para garantir o cumprimento da ordem judicial. As coligações têm 48 horas para apresentar suas defesas, mas já foram orientadas de que seus candidatos podem participar do desfile como cidadãos, desde que respeitem a integridade e a programação do ato solene.
Apesar do entendimento de que “decisão judicial não se discute, se cumpre”, cabe críticas de que o Judiciário deveria ter interferido indevidamente em uma questão que deveria ser tratada de forma política. A campanha eleitoral em Barreiras tem transcorrido em paz, sem qualquer registro de atos violentos, o que questiona a necessidade de uma intervenção tão rigorosa.
A medida, embora justificada pelo argumento da segurança pública, pode ser vista como uma tentativa de evitar que os problemas da administração de Zito Barbosa fossem colocados em evidência em um momento de grande visibilidade pública. A proibição dos atos de campanha durante o desfile cívico-militar, segundo se argumentou, visa garantir que as comemorações do Dia da Independência transcorram de forma pacífica e organizada, mas também pode refletir uma estratégia política para proteger o governo atual de críticas durante um evento tradicionalmente acompanhado por grande parte da população.
Sábado, dia 07 de setembro, vai ser daquele jeito! 😍 Prepara o coração e vem curtir com a gente a nossa deliciosa feijoada acompanhada do melhor do pagode ao vivo com o Grupo Pagode do Cris! 🎤
Além da feijuca, vai ter aquela cervejinha gelada 🍻 pra completar o clima perfeito no nosso ambiente arborizado, onde você pode relaxar e curtir o sábado com muita alegria. 😋
A partir das 11h, o samba já vai rolar e a feijuca quentinha vai estar na mesa! 🍛🔥 Chama os amigos, a família e vem viver um sábado inesquecível. ❤️
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978
07
Set/24 |
Hoje tem feijoada no Big Steakhouse |
Na tarde de quinta-feira (05), foram recebidas na sede da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a reitora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Dra. Adriana Mármore e a diretora do departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Dra. Simone Coité, que puderam conhecer mais sobre o trabalho e ações institucionais da entidade agrícola na região, mais precisamente com relação ao fomento de pesquisas realizadas em parceria com instituições de ensino, e também sobre ações que Aiba já realiza em conjunto com a Uneb, estreitando ainda mais os laços, visando futuros projetos futuros.
Pela Aiba, participaram da reunião, o diretor executivo, Élio Engelmann, o assessor executivo, Clauberto Felipiak, o gerente de Sustentabilidade, Eneas Porto, a coordenadora do Fundesis, Aléssia Oliveira e a analista ambiental, Raquel Paiva.
Na manhã de ontem, sexta-feira, 6, por volta das 9h50, a guarnição de serviço do 3º Pelotão, durante rondas no perímetro urbano de Barra, recebeu uma denúncia de que um indivíduo estaria em atitude suspeita nas imediações da Praça Antônio Luiz Camandaroba.
De imediato, os policiais militares seguiram até o local, identificando o suspeito com as mesmas características relatadas. Realizada a abordagem e a consulta da identificação do indivíduo, foi verificado um mandado de prisão em seu desfavor, por conta do crime de violência doméstica.
O indivíduo foi conduzido até a Delegacia Territorial local para cumprimento da decisão judicial.
07
Set/24 |
PM apreende droga em Bom Jesus da Lapa |
Na manhã de hoje, sexta-feira, 6, por volta das 10h, guarnições da Rondesp -MO realizava patrulhamento tático, pela avenida Agenor Magalhães, bairro Mirante, em Bom Jesus da Lapa, avistaram um indivíduo com uma sacola em mãos, ao proceder com a abordagem foi encontrado o material ilícito descrito abaixo.
Diante dos fatos, o indivíduo e todo material foram apresentados na delegacia de polícia para serem tomadas as medidas cabíveis. Ressaltando que o indivíduo resistiu à prisão, sendo necessário o uso da força para contê-lo.
O mês de agosto de 2024 terminou com o menor número de mortes violentas registrado nos últimos 12 anos. O trabalho das Forças da Segurança resultou na redução de 34,5% dos homicídios, latrocínios e lesões seguidas de morte na Bahia.
Em números absolutos, no mês de agosto deste ano, a Polícia Civil registrou 273 ocorrências, contra 417 casos contabilizados em agosto de 2023. Foram 144 vidas preservadas no comparativo.
No acumulado do ano, de janeiro a agosto, a diminuição das mortes violentas (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) na Bahia alcançou a marca de 15,6%.
“Contratação de 3.500 novos policiais e bombeiros, aquisição de novos equipamentos de proteção individual e também na parte de inteligência, além da modernização das estruturas foram investimentos fundamentais para a ampliação das ações preventivas”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Ressaltou ainda a integração entre as Forças Estaduais e Federais. “Mais de 70 líderes de facções localizados, 3.500 armas de fogo retiradas das ruas, entre elas 53 fuzis, e 11 mil criminosos capturados. Seguiremos firmes na missão de proteger os baianos”, afirmou Werner.
ubiu para 142 o número de mortes por dengue na Bahia. Os dados foram consultados no painel de monitoramento da Secretaria de Saúde (Sesab), que fez a última atualização na segunda-feira (2).
Apesar do aumento no número de óbitos, a ferramenta de controle aponta estabilidade no contexto epidemiológico: 27 municípios enfrentam situação de epidemia da doença. No mês de agosto, 30 das 417 cidades baianas conviviam com esse cenário.
Já o número de casos prováveis da doença chegou a 231.411, enquanto a quantidade de casos graves é de 5.594.
Vitória da Conquista, no sudoeste, segue com a maior quantidade de óbitos na Bahia (30 casos). Ainda de acordo com a Sesab, foram aplicadas até o momento 184.280 doses da vacina contra a doença.
As 142 mortes foram registradas nas seguintes cidades:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu na noite desta sexta-feira (6) demitir o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, depois das denúncias de assédio sexual.
"O presidente considera insustentável a manutenção do ministro no cargo considerando a natureza das acusações de assédio sexual", informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em nota.
A Polícia Federal abriu investigação sobre o caso. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República também abriu procedimento preliminar para esclarecer os fatos.
"O governo federal reitera seu compromisso com os direitos humanos e reafirma que nenhuma forma de violência contra as mulheres será tolerada", completou a nota.
Silvio Almeida estava à frente do ministério desde o início de janeiro de 2023. Advogado e professor universitário, ele se projetou como um dos mais importantes intelectuais brasileiros da atualidade ao publicar artigos e livros sobre direito, filosofia, economia política e, principalmente, relações raciais.
Seu livro Racismo Estrutural (2019) foi um dos dez mais vendidos em 2020 e muitos o consideram uma obra imprescindível para se compreender a forma como o racismo está instituído na estrutura social, política e econômica brasileira. Um dos fundadores do Instituto Luiz Gama, Almeida também foi relator, em 2021, da comissão de juristas que a Câmara dos Deputados criou para propor o aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo institucional.
As denúncias contra o ministro Silvio Almeida foram tornadas públicas pelo portal de notícias Metrópoles na tarde desta quinta-feira (5) e posteriormente confirmadas pela organização Me Too. Sem revelar nomes ou outros detalhes, a entidade afirma que atendeu a mulheres que asseguram ter sido assediadas sexualmente por Almeida.
“Como ocorre frequentemente em casos de violência sexual envolvendo agressores em posições de poder, essas vítimas enfrentam dificuldades em obter apoio institucional para validação de suas denúncias. Diante disso, autorizaram a confirmação do caso para a imprensa”, explicou a Me Too, em nota.
Segundo o site Metrópoles, entre as supostas vítimas de Almeida estaria a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto.
Horas após as denúncias virem a público, Almeida foi chamado a prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias. A Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias. A Secretaria de Comunicação Social (Secom) informou, em nota, que “o governo federal reconhece a gravidade das denúncias” e que o caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que envolvem possíveis violências contra as mulheres exigem”. A Polícia Federal (PF) informou hoje que vai investigar as denúncias.
Em nota divulgada pela manhã, o Ministério das Mulheres classificou como “graves” as denúncias contra o ministro e manifestou solidariedade a todas as mulheres “que diariamente quebram silêncios e denunciam situações de assédio e violência”. A pasta ainda reafirmou que nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada e destacou que toda denúncia desta natureza precisa ser investigada, “dando devido crédito à palavra das vítimas”.
Pouco depois, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, publicou em sua conta pessoal no Instagram uma foto sua de mãos dadas com Anielle Franco. “Minha solidariedade e apoio a você, minha amiga e colega de Esplanada, neste momento difícil”, escreveu Cida na publicação.
06
Set/24 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟
#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas
06
Set/24 |
Retífica de Motores Câmera |
O candidato a prefeito de Barreiras, Tito (PT), anunciou na tarde desta sexta-feira (06/09) que está articulando, junto ao seu partido, a visita do presidente Lula à cidade. O anúncio foi feito durante uma visita ao assentamento Ilha da Liberdade, onde Tito se reuniu com moradores e lideranças locais.
“A presença do presidente Lula em Barreiras será um marco importante, não apenas para nossa campanha, mas para todos os moradores que acreditam em um futuro melhor para nossa cidade. Com o apoio dos governos estadual e federal, estamos construindo um projeto que vai enfrentar de frente os desafios na saúde, na educação, assistência social e no transporte público. A vinda de Lula mostra o comprometimento dele com Barreiras e a importância de termos esse alinhamento para garantir que as mudanças que tanto precisamos se tornem realidade. Barreiras é prioridade, e juntos, com essa força política, podemos transformar nossa cidade e dar à nossa gente a dignidade que ela merece”, afirmou Tito.
Tito, que recentemente esteve em Brasília a convite do presidente Lula, tem o apoio do governador Jerônimo Rodrigues, do Ministro da Casa Civil Rui Costa, e dos senadores Jaques Wagner (PT), Otto Alencar e Ângelo Coronel, ambos do PSD e de grande número de deputados federais e estaduais. O candidato busca fortalecer cada vez mais um alinhamento político com os governos estadual e federal, essencial para enfrentar os grandes desafios de Barreiras, especialmente nas áreas de saúde, educação, assistência social e agricultura familiar.
Embora a data da visita do presidente Lula ainda não esteja definida, uma agenda está sendo organizada para o estado da Bahia, e Barreiras foi incluída como um dos cinco municípios prioritários. Como um dos principais cabos eleitorais sas eleições de 2022, Lula obteve quase 60% dos votos válidos em Barreiras, e sua presença na campanha de Tito pode se tornar um fator decisivo na disputa municipal.
A criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres e a construção da Casa da Mulher Barreirense foram destacadas por Tito (PT) durante encontro no Comitê Central, na noite desta quinta-feira (05/09). O evento, que reuniu mais de 350 mulheres, e candidatas a vereadora, teve intensa presença feminina, e contou com a participação do candidato a vice-prefeito, Emerson (Avante).
De acordo com Tito, o seu governo será participativo. “Vamos garantir as políticas públicas que irão melhorar efetivamente a qualidade de vida da mulher barreirense. Estamos determinados a fazer uma revolução administrativa, e agora vamos fazer a boa política, abraçar uma causa que vai fazer o melhor para o nosso município”, disse Tito.
“Agradeço a presença de todas vocês hoje aqui, nesta noite especial, um momento de empoderamento de vocês, pela importância de cada uma. Essa reunião é mais um momento de construção da nossa campanha, que, a cada dia vem conquistando mais pessoas”, afirmou Tito.
Revolução pela educação
“A grande revolução feminina só aconteceu no mundo, no Brasil e em Barreiras por causa da educação, quando elas tiveram acesso à educação elas se revolucionaram. Nas escolas, nas faculdades, nas escolas técnicas elas são maioria, então a revolução feminina é uma questão de conhecimento, e hoje quem decide a política de Barreiras, da Bahia e do nosso país são vocês”, falou Emerson para uma plateia entusiasmada.
E continuou, afirmando que a criação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres não será só por um papel bonito na administração pública, “Vamos criar essa secretaria para empoderar, dar condições para outras mulheres acesso a conhecimento, a informação e que tome as melhores decisões para ela”
Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00