22
Ago/24 |
Polícia Civil deflagra "Operação Aletheia" e cumpre mandados de prisão no Oeste da Bahia |
Nesta quinta-feira, 22, a Polícia Civil do Estado da Bahia deflagrou a operação “Aletheia”, que teve como objetivo principal cumprir 10 mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão em face de grupo criminoso investigado pela pratica, de pelo menos, dois crimes de extorsão mediante sequestro no Oeste da Bahia.
As investigações foram iniciadas na cidade de Cotegipe (BA), após dois empresários serem vítimas do grupo criminoso, fatos que teriam ocorrido em 23/02/2023 e 12/09/2023. Logo após o segundo sequestro, com o fim das negociações e liberação de uma das vítimas, a Polícia Civil conseguiu cumprir mandado de busca e apreensão e efetuar duas prisões na cidade de São Paulo, capturando, naquela oportunidade, uma das lideranças do grupo investigado, que, em decorrência de uma eficiente investigação, foi condenado a 12 anos de prisão.
Com a continuidade das investigações, foi possível identificar as pessoas responsáveis pelo arrebatamento da vítima, pelo suporte operacional, bem como alguns beneficiários de parte dos valores recebidos indevidamente, oportunidade em que foram realizadas diversas representações perante o Poder Judiciário.
As investigações revelaram que a maioria dos integrantes do grupo investigado eram da micro-região de Irecê, local em que a vítima foi levada e mantida em cativeiro durante a empreitada criminosa, possuindo, também, ramificações em outras cidades e fora do Estado da Bahia.
Diante desses fatos, fora deflagrada a operação com o intuito de cumprir mandados de prisão e busca e apreensão nas cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Ibotirama, Irecê, America Dourado, Morro do Chapéu, Camaçari, Valparaíso de Goiás, Distrito Federal e no Estado de Sergipe.
A Operação Policial contou com a participação e apoio de equipes da 2ª Coorpin, 11ª Coorpin, 12ª Coorpin, 13ª Coorpin, 14ª Coorpin, 24ª Coorpin, LAB-LD/DIP da PCBA, CATTI OESTE, Núcleo de inteligência da 11ª Coorpin, Polícia Civil do DF, Polícia Civil do Estado de Goiás e a Polícia Civil do Estado de Sergipe, através da Coordenadoria de Polícia Especializada.