Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
17
Ago/24

Justiça suspende venda de lotes públicos em Correntina após denuncia de favorecimento político do prefeito Maguila

A cidade de Correntina, no Oeste da Bahia, situada a 915 km da capital, foi surpreendida no dia 16 de agosto, por uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia que suspendeu a venda de lotes públicos realizada pelo prefeito Nilson José Rodrigues, mais conhecido como Maguila.

A decisão judicial foi tomada depois que duas ações populares denunciaram que o prefeito estaria usando esses terrenos como moeda de troca para garantir apoio político.

As denúncias afirmam que o prefeito Maguila teria oferecido lotes públicos a cidadãos em troca de apoio político para seu aliado e candidato a prefeito Pretinho. As provas apresentadas foram consideradas fortes o suficiente para que a Justiça decidisse suspender a venda dos lotes até que as investigações sejam concluídas.

Essas ações populares ferem princípios constitucionais, como a impessoalidade e a moralidade administrativa, o que configura um grave desvio de função. Além disso, a suposta troca de favores ameaça a integridade do processo democrático na cidade.

A Decisão da Juíza de Direito Bruna Sousa de Oliveira diz: “Ante todo o exposto, DEFIRO A TUTELA DE URGÊNCIA para determinar a suspensão dos efeitos do Decreto Municipal de Correntina/BA n.º 222/2024, de 27 de junho de 2024 e, por reverberação, do Edital de Leilão n. 001/2024, determinado a suspensão do leilão e da alienação de qualquer imóvel localizado no loteamento denominado “JARDIM DAS ÁGUAS”, até decisão ulterior”. E conclui: “Intimem-se por Oficial de Justiça de Plantão o Prefeito do Município de Correntina/BA, a procuradoria municipal e a leiloeira NINA CHAMADOIRO DE MATOS, esta última a ser cumprido na Avenida Beira Rio, centro Correntina/BA, espaço público Ranchão”.

Em sua defesa, o prefeito Maguila negou as acusações e afirmou que vai recorrer da decisão. Ele argumentou que a venda dos lotes faz parte de um plano de desenvolvimento urbano para Correntina, e que as denúncias seriam uma manobra política para prejudicar sua gestão.

Fonte:Veja Política
()
17
Ago/24

Acompanhe a repercussão e o adeus ao comunicador na BandNews TV

Fonte:BAND NEWS
()
17
Ago/24

Morre Silvio Santos, o maior nome da história da TV brasileira; relembre sua trajetória

Apresentador fundador do SBT tinha 93 anos e estava internado desde o início de agosto; ao longo da carreira também trabalhou em emissoras como Tupi, Globo e Record

Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da TV brasileira, morreu neste sábado, 17, aos 93 anos. A informação foi confirmada pelo SBT no X (antigo Twitter). Apresentador e empresário, foi o fundador do SBT, emissora em que trabalhou ao longo das últimas quatro décadas, e também de diversas empresas do Grupo Silvio Santos, como o Baú da Felicidade.

Ao longo das décadas, passou pelas principais emissoras de TV, como Tupi, Globo, Record e, o próprio SBT (anteriormente TVS). Fez parte do cotidiano dos brasileiros em diversos programas de auditório, como nos infindáveis quadros do Programa Silvio Santos, as perguntas e respostas do Show do Milhão, a junção de casais no Em Nome do Amor, a ‘vida real’ dos famosos do reality A Casa dos Artistas, a realização de sonhos na Porta da Esperança ou a ajuda financeira no Topa Tudo Por Dinheiro e no Roda a Roda, entre tantos outros.

É raro encontrar quem jamais tenha ouvido algum de seus bordões, como “Má ôe!”, “Quem quer dinheiro?”, “É namoro ou amizade?”, “Você está certo disso?”, ou a letra de músicas como Ritmo de Festa ou Silvio Santos Vem Aí! (Olê, olê, olá!).

No fim dos anos 1980, chegou a anunciar planos para se afastar da TV, elegendo Gugu Liberato como substituto. A ideia, porém, não foi à frente, e manteve-se em atividade por mais algumas décadas. Na mesma época, também explicitou pretensões políticas, com planos por um cargo executivo nas eleições.

A tentativa mais famosa e que mais se aproximou de ocorrer foi na disputa presidencial de 1989, quando chegou a fazer uma breve e atabalhoada campanha pelo Partido Municipalista Brasileiro, no lugar de Armando Corrêa, cujo nome já estava impresso nas cédulas. Silvio liderou pesquisas de intenção de voto contra Collor e Lula. O TSE, porém, indeferiu a candidatura antes do pleito.

Silvio Santos foi casado com Maria Aparecida Vieira Abravanel, a Cidinha, que morreu de câncer quando ainda era jovem. Posteriormente, teve um segundo casamento com Íris Abravanel. Dos relacionamentos, vieram suas seis filhas: Cintia, Silvia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. À exceção de Daniela, que usa o sobrenome Beyruti, todas são conhecidas pelo sobrenome do pai, Abravanel.

Alguns dos principais problemas de saúde começaram a surgir quando já tinha mais de 60 anos de idade, como no joelho, coração e próstata. Na década de 1980, foi aos Estados Unidos para uma cirurgia e tratamento na garganta, e posteriormente precisou se curar de um tumor na região da pálpebra de seu olho. Ao longo da vida, também apresentou uma conhecida alergia a perfumes.

Relembre abaixo a trajetória e o legado de Silvio Santos até se tornar o principal apresentador de televisão do Brasil.


Silvio Santos fundou o SBT, emissora em que trabalhou ao longo das últimas quatro décadas.

Início como camelô

Silvio Santos nasceu no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, como Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, filho do grego Alberto Abravanel e sua mulher, Rebeca Caro. Ele teve cinco irmãos: Henrique, Leon, Beatriz, Perla e Sara.

O apresentador puxou o lado vendedor de seu pai que, ainda jovem, fugiu da região de Salônica para não servir ao exército, se tornando jornaleiro em Atenas. Na sequência, foi para Marselha, na França, vender pistache e amendoim na rua, o que era proibido. Preso e expulso do país, foi de navio para o Rio de Janeiro, onde trabalhou no porto como intérprete e guia de turistas para juntar dinheiro e abrir uma loja.

Em 1945, ainda adolescente, Silvio despertou para o caminho dos negócios quando se deparou com um homem vendendo capas de plástico para títulos de eleitor na Avenida Rio Branco. Seguiu-o para saber onde ficava seu fornecedor, entrou na loja e comprou uma delas por dois cruzeiros. Levou-a para a rua e ofereceu a quem passava, afirmando ser a última. Com o dinheiro da primeira venda, comprou mais duas e revendeu-as, novamente com o discurso de que era a última - ainda que houvesse outra - e assim por diante.

Na sequência, foi diversificando os negócios. Aprendeu a fazer alguns truques com moedas e baralhos para chamar a atenção, e passou a vender dezenas de canetas diariamente. À época, contava com a ajuda de amigos, tanto para fazer o papel de ‘comprador’ interessado, quanto para avisá-lo da chegada da fiscalização.

Foi numa das vezes em que foi pego pelo ‘rapa’ que Silvio encontrou sua primeira oportunidade com a comunicação. Na ocasião, o diretor de fiscalização da prefeitura à época pretendia puni-lo. “Quando ele viu que eu tinha pouca idade, falava regularmente e era estudante, modificou seu pensamento a meu respeito. Em vez de me levar para o juizado de menores, me deu um cartão para que eu fosse procurar um amigo dele na rádio Guanabara, Jorge de Matos”, relatou o apresentador na biografia A Fantástica História de Silvio Santos, escrita por seu assessor, Arlindo Silva.

Ao chegar à emissora, descobriu um concurso de locutores e decidiu se inscrever. Foi o campeão e ganhou uma vaga com salário de 1,3 mil cruzeiros mensais, muito menor que os mais de 900 cruzeiros diários que conquistava como camelô. Um mês após a contratação, se demitiu e voltou a vender suas mercadorias pelas ruas.

Surge Silvio Santos

Inspirado em grandes nomes da rádio na época, como César de Alencar, Heber de Boscoli, Osvaldo Luiz e Manoel Barcelos, tinha o costume de frequentar os auditórios durante as gravações, e foi justamente numa dessas ocasiões que surgiu o nome Silvio Santos.

Silvio Santos chegou a eleger Gugu como seu substituto no SBT

“Minha mãe costumava chamar-me de Silvio, em vez de Senor. Um dia, quando fui entrar no programa de calouros do Jorge Cury, o Mario Ramos, produtor, perguntou o meu nome. ‘Silvio’, respondi. ‘Silvio de quê?’. Eu disse: ‘Silvio Santos - porque os santos ajudam’. Foi um estalo que me deu, uma coisa do momento, que pegou. Também foi uma maneira de disfarçar, porque meu nome, Senor Abravanel, já estava muito ‘manjado’ nos programas de calouros, pois eu sempre ganhava alguma coisa”, explicava.

Exército, rádio e novos desafios

Aos 18 anos, o jovem se alistou no exército, fazendo a escola de paraquedistas, obrigando-o a se afastar das atividades como camelô. Voltou para a rádio, no programa de Silveira Lima, na Mauá, posteriormente migrando para a Tupi. Inclusive, foram em algumas figurações na TV Tupi que suas primeiras aparições televisivas.

Silvio Santos ainda trabalhou nas noites da rádio Continental, em Niterói, antes de pedir demissão e mudar de área. Ao Estadão, em 1983, relatava que a ideia surgiu quando pegava a última barca do dia para voltar para casa, já depois da meia-noite: “Era muito monótona. Só viajavam três ou quatro homens e o resto era tudo prostituta, fugindo para Niterói porque eram reprimidas pela polícia do Rio. Aí eu pensei: por que não botar música? Pelo menos fica um ambiente mais alegre”.

O apresentador firmou um acordo com uma loja de eletrodomésticos com a intenção de criar um serviço de anúncios em alto-falante nas barcas da Cantareira. Em troca do aparelho, faria propaganda gratuita à casa ao longo de um ano. Silvio investiu em um bar para venda de bebidas e cartelas de bingo para os usuários da barca. Nessa época, considerava que havia deixado a vida de camelô definitivamente para trás.

Pouco depois, voltou à rádio, desta vez na Nacional. Contatou Costa Lima e fez um teste para locutor, assinando contrato no valor de 5 mil cruzeiros ao mês em 1954, mesma época em que teve o primeiro contato com Manoel de Nóbrega, de quem se tornaria amigo. Com dívidas, continuava a trabalhar no bar, sem conseguir a quantia que precisava. Foi então que teve a ideia de criar uma publicação, a revistinha Brincadeiras para Você, que trazia passatempos como palavras cruzadas, charadas e piadas. Silvio passou a vender exemplares para lojas, que as distribuíam de graça aos clientes.

O locutor passou a trabalhar também em circos, fazendo a apresentação de artistas. Quando ocorriam atrasos, buscava entreter a plateia, tendo suas primeiras experiências como animador de auditório, o que faria muitas vezes dali em diante. O apresentador, porém, ficava envergonhado em algumas ocasiões, e seu rosto avermelhado acabou lhe rendendo o apelido de ‘Peru que fala’. Aproveitando este lado de Silvio, Nóbrega chamou-o para fazer parte de seu programa na rádio Nacional.

O baú da felicidade

A origem do Baú da Felicidade não envolve diretamente Silvio Santos, mas sim Manoel de Nóbrega. Em 1957, um homem de origem alemã contatou-o para oferecer um serviço de cestas de Natal semelhante ao que ofereciam empresas como Columbus e Amaral, porém, em vez de produtos natalinos, seriam entregues brinquedos. Basicamente, o comprador pagava com antecedência e recebia o produto final ao término do ano.

Foi oferecido a Nóbrega que investisse em anúncios da rádio, atribuindo sua credibilidade ao Baú, enquanto o alemão cuidaria do resto. O homem, porém, teria aplicado um golpe em Manoel e sumido com o dinheiro, fazendo com que muitas das cestas tivessem de ter o valor devolvido. Foi aí que o radialista pediu a Silvio que ficasse na empresa ajudando a ressarcir os clientes e pedir que não fossem à imprensa reclamar.

Silvio demorou, mas acabou cedendo aos pedidos do amigo. À época, o Baú da Felicidade ficava em um porão na rua Líbero Badaró, no centro de São Paulo. Ele expulsou o ex-sócio de Nóbrega do local, que tinha apenas uma mesa, algumas caixas, gavetas e máquinas de autenticar cheques, além de uma funcionária.

Depois de alguns dias, chegou à conclusão de que a iniciativa poderia render lucro, e passou a fazer algumas mudanças e investimentos. O negócio foi tomando uma proporção maior e mais variada, com louças e outros objetos domésticos além dos brinquedos. Nóbrega, com medo de um prejuízo ainda maior, decidiu sair do negócio, passando a empresa totalmente ao comando de Silvio Santos, o que foi visto como um grande ato de generosidade e fortaleceu os laços entre a dupla.

Início na televisão

Em 1961, com o crescimento do Baú, Silvio decidiu também buscar espaço na televisão, lançada onze anos antes e em fase de crescimento no Brasil. Sua estreia como apresentador foi em um programa chamado Vamos Brincar de Forca, na TV Paulista (comprada pela Globo em 1966), que contava com patrocínio do então deputado Carlos Kherlakian.

Com a boa repercussão, decidiu se arriscar e alugar um horário aos domingos, com o Programa Silvio Santos, que inicialmente tinha apenas duas horas de duração, começando ao meio-dia. À época, a emissora costumava ficar praticamente fechada aos domingos, contando, no máximo, com uma transmissão de futebol. Com shows, brincadeiras e prêmios baseados no Baú da Felicidade, a atração fez sua estreia em 1962 com quadros como o Cuidado com a Buzina, Só Compra Quem Tem, Pergunte e Dance e Rainha Por Um Dia. Na sequência, foi abrindo outras empresas e ganhando mais notoriedade perante o público. Em 1964, recebeu o seu primeiro Troféu Imprensa, como Melhor Animador.

Em 1965, o apresentador também investiu em um programa na TV Tupi, nas noites de quarta-feira, Festa dos Sinos. Posteriormente, seria mudado para Sua Majestade, o Ibope, Cidade contra Cidade e Silvio Santos Diferente, que migrou para a Record em 1976.

A saga pelo canal próprio

Com a Globo passando por algumas mudanças em 1971, o apresentador chegou perto de não ter seu contrato renovado com a emissora. Na mesma época, teve a oportunidade de comprar 50% das ações da TV Record de João Batista Amaral, o Pipa, então sócio de Paulo Machado de Carvalho Filho. Sem nenhuma concorrência aberta pelo governo para uma concessão, era a forma mais próxima que Silvio Santos teria de se aproximar do sonho de ser dono de um canal de televisão, ainda que em um período de crise. O negócio não deu certo e, para sua surpresa, o próprio Roberto Marinho contatou-o - sem saber do fiasco da negociação- pedindo para que ficasse mais um tempo na emissora, renovando sua permanência por mais cinco anos, com a condição de que não adquirisse as ações da concorrente.

Cerca de seis meses depois, os mesmos 50%, que haviam sido adquiridos pelo grupo Gerdau, foram colocados à venda novamente. Apesar do interesse, Santos não poderia comprá-los enquanto estivesse vinculado à Globo, e contou com a ajuda de um amigo, Joaquim Cintra Gordinho, para participar do negócio. Sua participação na Record seria vendida somente em 1989, quando a emissora foi comprada por Edir Macedo.

Surge a TVS

Silvio Santos conquistou a sua própria emissora de televisão em 1975, após esforços junto ao governo, principalmente ao ministro das comunicações, Euclides Quandt de Oliveira. Em 22 de outubro de 1975, o presidente Ernesto Geisel outorgou o canal 11 ao apresentador, pelo decreto nº 76.488. Surgia oficialmente a TV Studios Silvio Santos Ltda., mais conhecida como TVS. A oficialização do contrato ocorreu em Brasília, em 22 de dezembro daquele ano.

Uma das testemunhas da assinatura foi Manoel de Nóbrega, seu amigo de longa data, que viajou para a ocasião mesmo já bastante doente, praticamente em estado terminal. Ele morreria meses depois, em 17 de março de 1976. “É a primeira vez na história do Brasil que um canal de televisão é entregue a um punhado de artistas”, discursou Nóbrega na ocasião. A TVS entrou no ar oficialmente pela primeira vez em 14 de maio de 1976, através da transmissão da torre da antiga Continental.

Na programação inicial da emissora, constavam alguns conteúdos comprados dos Estados Unidos, além de sessões de filmes que chegavam a ser exibidos três vezes seguidas, e seriados como Hazel, a Empregada Maluca e Joe Forrester. O Programa Silvio Santos era exibido aos domingos, e também ia ao ar simultaneamente pela Tupi durante algum tempo.

SBT

O SBT como conhecemos hoje, sigla para Sistema Brasileiro de Televisão, só surgiria oficialmente em 19 de agosto de 1981, quando a emissora tomou, de fato, proporção nacional.

O entretenimento sempre foi o carro-chefe. Hebe Camargo, Flávio Cavalcanti, Gugu Liberato, Ratinho, Raul Gil, Carlos Alberto de Nóbrega, Jô Soares, Serginho Groisman, Marília Gabriela, Otávio Mesquita, Celso Portiolli, Eliana, Angélica, Danilo Gentili, Maisa Silva, entre tantos outros, estão entre os apresentadores que estrelaram programas no canal ao longo das gerações. Todos, é claro, contemporâneos à presença de Silvio Santos, que se acostumou a tomar conta de boas horas da programação dominical. Hoje, é impossível pensar na história do SBT sem atrelá-la automaticamente ao apresentador.

O canal se acostumou a focar outra parcela de seu horário em programação infantil, com diversos desenhos e apresentadores como palhaço Bozo, Angélica, Eliana, Maisa Silva, Yudi Tamashiro e, mais recentemente, Silvia Abravanel, uma das filhas do apresentador, que assim como as irmãs Patrícia e Rebeca, também se aventuram em frente às câmeras. Outras atrações atingiram sucesso com os jovens em décadas distintas, com mais de uma versão, tanto estrangeiras como nacionais, como Chiquititas e Carrossel.

Novelas mexicanas, como A Usurpadora, Esmeralda, Maria do Bairro e Marimar, tornaram-se ‘marca registrada’ do SBT, com diversas reprises dubladas. Do país norte-americano vêm também Chaves e Chapolin, que fizeram sua estreia no Brasil em 1984, sendo exibidos até 2020, quando uma questão envolvendo os direitos autorais entre a Televisa e a família de Roberto Gómez Bolaños, criador da atração, impediu que os seriados continuassem sendo exibidos.

O primeiro telejornal da casa foi o Noticentro, em 1981. Na década de 1990, uma abordagem mais popular foi vista no Aqui Agora. Posteriormente, vieram atrações especiais como o SBT Repórter e o Conexão Repórter, de Roberto Cabrini. Entre os nomes que passaram pela emissora, constam Gil Gomes, Wagner Montes, César Tralli, Celso Russomano, Luiz Bacci, César Filho, Ana Paula Padrão, Sérgio Chapelin, Hermano Henning e Joseval Peixoto.

Nos anos 1980, Silvio Santos chegou a propôr que todas as emissoras de TV no Brasil reservassem o mesmo horário para exibir somente telejornais, por mais simples que fossem, com a intenção de incentivar o público a ficar inteirado das notícias diariamente. A ideia, porém, não foi concretizada.

Polêmicas

Nem só de bons momentos foi composta a vida de Silvio Santos. Por diversas ocasiões, o apresentador foi alvo de críticas, acusações e até mesmo investigações que contaram com grande cobertura midiática. Muitas delas remetiam ao seu lado empresário.

Durante o início de sua carreira, escondeu o fato de ser casado. “Quando eu me lembro da minha mulher que morreu, e que dizia que era solteiro... Escondi minhas filhas para poder ser o galã, o herói. Quando falo com a minha consciência, acho que é uma das coisas mais imperdoáveis que fiz diante da minha maturidade. Hoje vejo as besteiras que fiz”, refletia, em 1987.

Naquele mesmo ano, Silvio assumiu problemas na Liderança Capitalização, uma das empresas de seu grupo, após denúncias feitas por clientes que se sentiram enganados. “Não pode ir na conversa do vendedor. O vendedor é ‘fogo’. Vender papel é ‘fogo’. Às vezes, eles tapeiam. Com o carnê também eles tapeiam, mas é mais difícil. Tomei conhecimento, chamei a diretoria e mandei devolver o dinheiro. Vi quais eram as irregularidades, tentei sanar. Ainda não é uma empresa boa, que me convença. Ainda acho que devo fazer melhor ou acabar com ela. Olha, tudo é permitido por lei, mas ainda assim tem vendedor que tapeia. Os papeleiros são fogo. Eles inventam histórias. Estamos policiando os vendedores, mandamos prender, botamos na penitenciária se é possível”, justificava ao Estadão.

No mesmo ano, também se defendia de acusações de uso de trabalho escravo na fazenda Tamakavy, no Mato Grosso, comprada por Silvio com incentivos fiscais durante o regime militar na década de 1970: “Se havia, também não é culpa minha. Nunca fui lá, só vi de fotografia. Sei que é uma das maiores fazendas do Brasil”.

Em 1991, precisou prestar depoimento à Polícia Federal para justificar o destino que deu aos cerca de 45 milhões de dólares recebidos de Edir Macedo quando vendeu suas ações da TV Record. À época, havia suspeita de que o empresário não teria incluído o recebimento do dinheiro em sua declaração de renda. Silvio depôs durante quatro horas em São Paulo, e ao ser abordado pela imprensa na saída, debochou: “Demorei porque a conversa estava boa”.

Em 2001, foi vítima de um sequestro que contou com ampla cobertura televisiva. Inicialmente, os criminosos levaram sua filha, Patrícia, e mantiveram-na em cárcere privado por alguns dias. O resgate foi pago e ela foi liberada pelo sequestrador Fernando Dutra Pinto, que, após longa perseguição policial, conseguiu fugir. No dia seguinte, ele foi até a casa de Silvio Santos e driblou a segurança, pulando o muro e mantendo o apresentador como refém. O criminoso só se entregou após negociação direta do então governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que foi pessoalmente à mansão de Silvio.

Em 2003, o apresentador saiu na capa da revista Contigo com algumas declarações bombásticas que, apesar de irônicas, repercutiram bastante. “Estou mal, muito mal. Você não sabe o que é esperar a morte, deitado, fazendo transfusões de sangue, exames, mais nada. É uma doença nas coronárias, se chama ‘ataque do coração em seis anos’”, afirmou, na ocasião. Ele ainda ‘anunciou’ que pretendia se desfazer de seu canal: “SBT? Eu já vendi, como é que eu vou saber o que se passa no SBT? Agora quem vai tomar conta do SBT é o Boni e a Televisa”.

Em 2011, após constatação de um rombo no Banco Panamericano, o empresário precisou disponibilizar seu próprio patrimônio, as 44 empresas do Grupo Silvio Santos, como garantia a um empréstimo de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

O lado apresentador também se envolveu em diversas polêmicas. Muitas delas em anos recentes, quando o apresentador já estava mais idoso. Durante apresentação do Teleton, em 2018, por exemplo, foi acusado de assédio por fazer comentários indelicados após negar um abraço à cantora Claudia Leitte. “Esse negócio de ficar dando abraço me excita, e eu não posso ficar excitado”.

No mesmo ano, ao saber que a convidada Mariana Kupfer tinha uma filha sem ser casada, se revoltou: “Não casou e tem filho? Isso é uma vergonha! Vocês que não casam e têm filhos, é uma vergonha, não pode fazer uma coisa dessa. Quem faz isso é pecadora, não entra no céu”.

Em 2019, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo e a Promotoria de Justiça de Osasco instauraram inquérito para investigar um concurso de miss infantil no Programa Silvio Santos exibido em 22 de setembro daquele ano. Diante de participantes que tinham entre sete e oito anos de idade, Silvio Santos comentou que a votação da vencedora levaria em conta “quem tem as pernas mais bonitas, o colo mais bonito, o rosto mais bonito e o conjunto mais bonito”. Na década de 1980, a secretaria de educação chegou a proibir a participação de crianças em seus programas de auditório durante um período.

Em 1971, uma passagem curiosa: a pedido de Plácido Manaia Nunes, então diretor da revista Melodias, em dificuldades financeiras, Silvio Santos apareceu na capa de uma edição ‘revelando’ ser careca - o que não era verdade. A história quintuplicou as vendas e ajudou a publicação a se manter mais algum tempo em atividade.

Fonte:Estadão
()
17
Ago/24

Bolsonaro é atacado por abelhas e encerra discurso em comício no RN

Ex-presidente participava de ato na região metropolitana de Natal e saiu às pressas com aparição dos insetos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) encerrou o discurso que fazia nesta sexta-feira (16) em um comício na cidade de Macaíba, na região metropolitana de Natal, após ser atacado por abelhas.

Bolsonaro participa de uma série de agendas com correligionários no Rio Grande do Norte, e estava em cima de um trio elétrico quando foi surpreendido pelos insetos.

O ataque das abelhas foi gravado pelos apoiadores do ex-presidente que acompanhavam o discurso ao lado dele. Na gravação, o político começa a falar ao microfone, no exato momento em que as abelhas aparecem.

Apoiadores tentam espantar o enxame, mas Bolsonaro, que mostra o incômodo, chega a informar que está sendo atacado por abelhas e encerra o discurso. "Tem abelha aqui, pessoal! Muito obrigado a todos vocês", diz, antes de descer do trio às pressas.

Na sequência, o locutor do evento chegou a brincar com a situação: "O homem é tão doce que até abelha apareceu por aqui. Vamos dar um tchauzinho ao Bolsonaro?", disse ao microfone.

Representantes do ex-presidente não informaram se Bolsonaro ou algum membro da comitiva se feriu com o ataque de abelhas.Em apoio a candidatos do PL no Rio Grande do Norte, o ex-presidente também passou por cidades como Natal, Lajes e Parnamirim. Bolsonaro seguirá para Fortaleza, onde tem agenda confirmada neste sábado (17).

Fonte:Folha
()
17
Ago/24

83ª e 84ª CIPM participam de reunião para as eleições municipais com autoridades da Zona Eleitoral de Baianópolis, Cristópolis e Angical.

eleic8384178244

eleic8384178242

Foi realizada ontem, sexta-feira, 16, uma importante reunião de alinhamento com foco nas eleições municipais na Zona Eleitoral 126, que abrange os municípios de Baianópolis, Cristópolis e Angical. O encontro contou com a presença do Juiz de Direito, Dr. Lázaro, e do Promotor de Justiça, Dr. Filipe, responsáveis por garantir a legalidade e transparência do processo eleitoral na região.

Participaram da reunião os Comandantes e Subcomandantes da 83ª e 84ª Companhias Independentes de Polícia Militar.

eleic8384178241

eleic838417824

O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e definir diretrizes para assegurar a segurança e a ordem durante as eleições, garantindo que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila e dentro dos parâmetros legais.

A reunião reforça o compromisso das autoridades em garantir que os cidadãos de Baianópolis, Cristópolis e Angical possam exercer seu direito ao voto de maneira segura e livre, contribuindo para a manutenção da democracia.

Fonte:Ascom 84ª CIPM
()
17
Ago/24

PM prende indivíduo por tráfico de drogas em Serra do Ramalho

Na tarde de ontem, sexta-feira, 16, por volta das 13h30, a Polícia Militar prendeu indivíduo com droga e dinheiro na Agrovila III, no município de Serra do Ramalho.

A 38ªCIPM, ao realizar o policiamento ostensivo, quando visualizou três indivíduos em atitude suspeita. Ao visualizarem a viatura, tentaram empreender fuga, porém foram alcançados.

Ao realizar a abordagem e busca pessoal, foi encontrada uma grande quantidade de substância análoga à maconha e cédulas de dinheiro, fruto do tráfico de drogas.

Os indivíduos e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil.

Material apreendido:

■ R$ 8061,00;
■ 1 quilograma de substância análoga à maconha;
■ 02 aparelhos celulares;
■ 01 motocicleta Honda Twister, Cor branca, Placa IXS 9721;

Fonte:38ªCIPM
()
17
Ago/24

SABADOOOOU, e sábado é dia de quê?? 😏😅 FEIJOADA deliciosa do Tempero Novo!

E para deixar o seu almoço ainda mais especial, teremos música ao vivo com Luan Ferraz & Giovanni 🎶.



Neste sábado prepare-se para se deliciar com a nossa feijoada incrível! 😋 E para tornar o seu almoço ainda mais especial, teremos música ao vivo com Luan Ferraz & Giovanni 🎶🎶 trazendo uma atmosfera única ao nosso restaurante. 🎤✨
⠀⠀⠀⠀⠀
Além do cardápio variado do nosso self-service, teremos cervejinhas geladas para refrescar o seu dia. 🍻Aproveite o ambiente arborizado e aconchegante que preparamos para receber você e sua família.
⠀⠀⠀⠀⠀
Junte-se a nós a partir das 11h30 para um sábado repleto de sabores, boas vibrações e momentos inesquecíveis! Esperamos por você. 😊
⠀⠀⠀⠀⠀
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978

Fonte:Informe Publicitário
()
17
Ago/24

Hoje tem feijoada no Big Steakhouse

Fonte:Publicidade
()
17
Ago/24

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
17
Ago/24

Ofertas OBRA PRONTA JK - Ofertas para sua obra sair do papel

Fonte:Publicidade
()
17
Ago/24

Super Promoção na Maná Agropet

Fonte:Publicidade
()
16
Ago/24

Barreiras: Mudança no cronograma de interdição no trânsito da Avenida Benedita Silveira

Fonte:DIRCOM
()
16
Ago/24

É amanhã! Campanha de vacinação antirrabica 2024 em Barreiras

1ced5bdc-e3f5-4279-8068-9018dad31810405f21d5-7e6f-415b-81a2-c8a44110c51c

a12384b5-5c9d-4075-a3a5-94fdbd03cf0fc2ad5baf-207c-4eca-ab7f-48e2f923fd4a

bea6f155-e941-4732-8daf-dd296a46e84d bea6f155-e941-4732-8daf-dd296a46e84d

Fonte:DIRCOM
()
16
Ago/24

Associação de Pescadores lança documentário sobre expedição pelo Rio Grande

Numa viagem de barco de Barreiras até Barra

Fazer uma viagem de barco de Barreiras até Barra para produzir um videodocumentário sobre o dia a dia dos pescadores. Esse foi o principal objetivo da expedição “Rio Grande: vivência de pescador”, realizada pela Associação dos Pescadores Artesanais da Bacia do Rio Grande (APA). 

A expedição passou pelos municípios de Riachão das Neves, Cotegipe e Wanderley, percorrendo cerca de 380 quilômetros até chegar no Rio São Francisco, em Barra.

Nas conversas com os ribeirinhos, foi possível se aproximar da realidade do trabalho com a pesca e ouvir sobre as preocupações das populações tradicionais com a degradação da natureza. Os relatos refletem como as transformações no meio ambiente estão afetando seu modo de vida.

O projeto foi contemplado em edital da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) e também contou com a parceria da Agência 10Envolvimento, do Consid (Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia) e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Serviço:

O quê: Lançamento do documentário “Rio Grande: vivência de pescador”

Duração: 40 min.

Quando: 16 de agosto, às 19h

Onde: Centro Cultural Rivelino de Carvalho, na Praça Landulfo Alves, Centro Histórico - Barreiras/BA

Fonte:Ascom UFOB
()
16
Ago/24

Tito recebe apoio de Lula em Brasília e reforça aliança para Barreiras

Candidatura de Tito em Barreiras recebe apoio do presidente Lula, do governador Jerônimo Rodrigues e dos três senadores baianos, consolidando força política

O presidente Lula (PT) reforçou seu apoio à candidatura de Tito (PT) para a prefeitura de Barreiras durante um encontro realizado no Palácio do Planalto, em Brasília, no último sábado, 10 de agosto. A reunião, que contou com a presença do candidato a vice-prefeito Emerson Cardoso (Avante), destacou o compromisso de Lula com a campanha em Barreiras. “Tito é o meu candidato em Barreiras”, declarou o presidente, sinalizando o alinhamento entre o governo federal e a chapa.

Além do apoio presidencial, a candidatura de Tito conta com a força política do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e dos senadores Jaques Wagner, Otto Alencar e Angelo Coronel, além do Ministro Chefe da Casa Civil, Rui Costa. Esse conjunto de apoios fortalece a campanha, que promete trazer investimentos e projetos relevantes para o município.

“Estivemos com o nosso presidente Lula e estamos muito honrados com esse apoio. Com a parceria com o governo federal e o suporte das lideranças estaduais, vamos trazer mais investimentos para Barreiras, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas”, declarou Tito.

O primeiro grande ato da campanha, a Caminhada da Mudança, está marcado para esta sexta-feira, 16 de agosto, às 17h30, na Vila Brasil, onde Tito e Emerson darão o pontapé inicial à corrida eleitoral.

Fonte:Caso de Política
()
16
Ago/24

Barreiras: Abapa distribui cartilha educativa “A Semente da Evolução” para escolas do Programa Conhecendo o Agro

Entrega-cartilhas-2

Entrega-cartilhas-1

Entrega-cartilhas-0

 

O Programa Educacional Conhecendo o Agro, da Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), continua a fortalecer a conexão entre o setor agrícola e as escolas públicas e privadas da região Oeste. Nesta semana, a equipe pedagógica da Abapa realizou a entrega de 1.654 cartilhas educativas intituladas “A Semente da Evolução”, para alunos do Ensino Fundamental II em três escolas municipais de Barreiras: Eurides Santana (654 cartilhas), Luiz Viana Filho (671 cartilhas) e Iazinha Pamplona (329 cartilhas).

A cartilha, cuidadosamente elaborada, oferece um mergulho no universo da cotonicultura do oeste baiano, apresentando a cadeia produtiva e as inovações agrícolas da região, além de destacar o funcionamento do Centro de Análise de Fibras da Abapa. Para tornar o aprendizado mais dinâmico, o material também inclui atividades interativas como palavras cruzadas e caça-palavras.

Segundo Alexsandra Maria, pedagoga do Programa Conhecendo o Agro, a iniciativa visa enriquecer o conteúdo educacional das escolas participantes. “A distribuição das cartilhas é uma oportunidade de agregar valor ao ensino, proporcionando aos educadores ferramentas que incentivam a conscientização e o desenvolvimento sustentável entre os alunos”, explicou.

Entrega-cartilhas-4

Os educadores das escolas beneficiadas elogiaram a chegada do material como um recurso valioso para a sala de aula. “Como professora de geografia, sempre abordo a produção e a economia local, destacando o papel do algodão e dos produtores da região. A cartilha nos dá mais um subsídio para aprofundar esse tema e promover reflexões sobre as possibilidades do agro”, afirmou Euci Gomes de Souza Silva, professora da Escola Municipal Luiz Viana Filho.

Hedilene Araújo Sobreira Lopes, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Iazinha Pamplona, destacou a importância da parceria com a Abapa. “Essa colaboração é extremamente positiva, pois permite que nossos alunos conheçam de perto o agronegócio, uma atividade vital para a nossa região. É uma oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido pela associação e mostrar como o agro está presente em nosso cotidiano. ”

Entrega-cartilhas

Concurso Conhecendo o Agro – Durante a entrega das cartilhas a equipe da Abapa reforçou a abertura das inscrições do Concurso Conhecendo o Agro 2024. Com o tema “O Presente da Transformação”, a iniciativa premiará estudantes do Ensino Fundamental I e II, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), professores e escolas de 11 municípios do oeste da Bahia participantes do Programa Conhecendo o Agro. Os interessados podem se inscrever na Secretaria de Educação de cada município, conforme orientações do edital disponível em http:// www.abapa.com.br. As inscrições vão até 5 de setembro.

Fonte:Assessoria de imprensa Abapa
()
16
Ago/24

São Desidério: O futebol como ferramenta de transformação na comunidade de Palmeiral

O trabalho desenvolvido pela escolinha de futebol com apoio da PCH Santa Luzia atende crianças e adolescentes com foco na inclusão social por meio da prática esportiva

O trabalho de futebol com crianças e adolescentes na escolinha de Futebol apoiada pela PCH Santa Luzia, no povoado de Palmeiral, na cidade de São Desidério, está transformando a rotina e fortalecendo os laços familiares na comunidade. A parceria da PCH com as famílias tem permitido que as crianças não só aprendam as técnicas do futebol, mas também valores essenciais como a coletividade, disciplina, respeito ao próximo, além de ajudar a aprender a administrar as vitórias e derrotas.

O projeto funciona desde março de 2022 e atualmente atende 15 alunos, com idades entre 6 e 15 anos. Os treinos acontecem duas vezes por semana e são acompanhados pelas professoras Marly Ferreira e Crislaine Araújo e por profissionais da região. De acordo com a coordenação do projeto, a iniciativa tem tido um impacto social significativo na comunidade. “Os treinos se tornaram uma diversão para os moradores, que se reúnem no entorno da quadra para apoiar os jogadores”, relata a professora Marly Ferreira.

A importância da prática esportiva como uma ferramenta de integração das crianças e adolescente, com a família, comunidade e com alunos de outras escolas da região também sido apontado como um dos resultados da iniciativa. “Além de ocupar os jovens e promover a inclusão social pelo esporte, a Escolinha da PCH tem permitido que os alunos se conectem com outros jogadores da região, conhecendo outras realidades e vivências. Além disso apontamos o fortalecimento dos laços familiares como um dos principais resultados alcançados”, ressalta a professora Crislaine Araújo.

Para participar da escolinha, os interessados precisam ter idade de 06 a 16 anos e devem procurar as professoras nos dias de segunda-feira, às 18h30 ou aos sábados, às 7h, na quadra Poliesportiva do Povoado de Palmeiral.

Fonte:Ascom
()
16
Ago/24

Primeira barbearia por assinatura em LEM!

Fonte: Publicidade
()
16
Ago/24

Junior Marabá e Franklin Willer inauguram Comitê no bairro Santa Cruz

Em clima de festa e grande participação dos candidatos a vereadores da Coligação a Mudança Vai Continuar, o prefeito Junior Marabá e o candidato a vice, Franklin Willer entregaram o Comitê Central de Campanha.

“Nosso QG foi entregue a população aos 11 minutos do dia 16 de agosto. Estaremos mostrando tudo que nós falamos que iríamos fazer e fizemos durante o nosso primeiro mandato e vamos continuar fazendo neste segundo mandato se Deus e população de Luís Eduardo Magalhães assim quiserem”, disse o prefeito Junior Marabá.

A entrega do material de campanha para os vereadores aconteceu durante a festa de inauguração do Comitê Central, nos espaços destinados aos partidos coligados. “Já começamos a campanha com força e vamos assim até o final. Muito bom ver os nossos candidatos a vereador aqui presente e já com material para trabalhar. Vamos pra cima por que essa mudança que iniciamos nestes primeiros três anos de governo, tem que continuar”, disse o vive Franklin Willer.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
16
Ago/24

Caminhada da Mudança na Vila Brasil marca primeiro evento de campanha de Tito e Emerson

Coligação conta com 9 partidos e 120 candidatos a vereador

A Caminhada da Mudança na Vila Brasil, nesta sexta-feira (16/08), às 17h30, marca oficialmente o início da campanha de Tito (PT) e Emerson (Avante) rumo à prefeitura de Barreiras. Este será o primeiro ato político da coligação que conta com 9 partidos e 120 candidatos a vereador, e vai reunir apoiadores e moradores da região.

Os organizadores do evento convidam a população a participar e ressaltam a importância do envolvimento da comunidade nesse processo eleitoral. "Prepare o tênis que amanhã você é o nosso convidado especial para a Caminhada da Mudança!" é o chamado aos eleitores, reforçando o clima de entusiasmo e engajamento.

O evento, além de ser uma oportunidade para os candidatos se apresentarem diretamente à população, também será um momento de diálogo e de compartilhamento das propostas que Tito e Emerson pretendem implementar, caso sejam eleitos.

Fonte:Da Assessoria de comunicação
()
16
Ago/24

JN Locações de Máquinas, Muncks e Guindastes

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba

Fonte:Publicidade
()
16
Ago/24

TELAMAR - Fábrica de Telas e ALAMBRADOS e agora de CONCERTINAS

Atendendo as regiões do Oeste da Bahia e Matopiba


TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial




Galvanizada e revestida em PVC


Fechamento de grandes áreas




Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.



Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.


CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm



Concertinas - 
é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.


Maior estoque da região

  • A TELAMAR está localizada na Rua Luiz Claudio Nunes Rocha, n°123, Jardim Imperial próximo à Galvani e Casa Do Marceneiro, em Luís Eduardo.

Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br

Fonte:Informe Publicitário
()
16
Ago/24

A UNIPEÇAS em novo endereço para melhor lhe servir em LEM


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
16
Ago/24

Líder na geração de energia renovável, Bahia atinge o marco de 10 GW de potência outorgada

A Bahia segue sendo um grande palco brasileiro para as energias renováveis. O estado atingiu o marco de 10 Gigawatts (GW) de potência outorgada de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). São 342 usinas em operação e um investimento estimado em R$ 50 bilhões.

A estimativa é que os parques tenham gerado mais de 100 mil empregos. Os dados constam no Informe Executivo de Energia Eólica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

“Os bons ventos impulsionam o desenvolvimento econômico. Nos primeiros seis meses deste ano, a Bahia foi responsável pela maior geração total de energia elétrica do país, correspondendo a aproximadamente 35% da geração nacional. Outra boa notícia é que o estado se destacou de forma notável na expansão da matriz brasileira no mês de julho. Contribuímos com 594,60 Megawatts (MW) de um total de 875,42 MW adicionados, o equivalente a cerca de 68% do aumento total. Das 27 usinas que entraram em operação no país, 20 eólicas e solares foram baianas”, afirma o secretário da pasta, Angelo Almeida.

O secretário da SDE diz que os aspectos naturais, com ventos constantes e unidirecionais, são importantes na atração de investimentos, mas não são os únicos: “o Estado da Bahia apresenta uma excelente cartilha de incentivos fiscais para empreendimentos de geração de energia por fonte renovável como é o caso da energia eólica, solar fotovoltaica, biomassa e hidrogênio verde, que conta ainda com um time de peso liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues”.

Brotas de Macaúbas

E as boas notícias não param por aí. Na quarta-feira (14), a Statkraft inaugurou o parque Eólico Morro do Cruzeiro, localizado no município de Brotas de Macaúbas, no estado da Bahia. O empreendimento recebeu um investimento de mais de R$ 600 milhões e é composto por 14 turbinas com capacidade instalada de 79,8 MW. O Morro do Cruzeiro é uma ampliação do Complexo de Brotas de Macaúbas, o primeiro eólico construído no Estado, que completou 12 anos de operação e tem capacidade instalada de 95,2 MW e 312,7 GWh de produção anual.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou da inauguração em Sumidouro, na zona rural do município de Brotas de Macaúbas. O superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico, Luciano Giudice, representou o secretário no ato. “A chegada de um novo parque representa não só mais energia disponível, mas desenvolvimento para a região onde se instala, mais emprego e distribuição de renda para nossa população e uma atuação social junto à comunidade”, afirma.

Fonte:Ascom/SDE
()
16
Ago/24

Mais de 1,6 milhão de famílias baianas podem ter até 65% de desconto na fatura de energia; saiba como

Desconto é concedido às pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuem Número de Identificação Social (NIS) ou Número do Benefício (NB).

A Neoenergia Coelba estima que mais de 1,6 milhão de famílias baianas podem participar da Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece até 65% de desconto na conta de energia, porém, ainda não fazem parte do programa.

O levantamento foi realizado pela Distribuidora com base nos dados enviados pelo Ministério da Cidadania e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O desconto é concedido às pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que possuem o Número de Identificação Social (NIS) ou Número do Benefício (NB).

A Bahia tem 1,7 milhão de famílias cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica. A Neoenergia Coelba realiza o cadastro proativo de famílias no benefício mensalmente.

Os requisitos para a Tarifa Social de Energia Elétrica não são limitados ao titular da conta, valem para todos os moradores da residência.

Nos casos em que o beneficiário do programa social não é o titular da fatura, é necessário que o cliente procure a distribuidora e informe a situação, a exemplo de quem mora de aluguel ou residência cedida por terceiros.

Além disso, o cliente cadastrado no programa não perde nenhum outro benefício do governo federal.

A solicitação da Tarifa Social pode ser feita por meio do WhatsApp da Neoenergia Coelba (71 3370-6350), site oficial, pelo teleatendimento gratuito 116 e nas lojas presenciais de atendimento. Apenas com a numeração do NIS em mãos, o cliente pode solicitar o benefício à concessionária. Vale ressaltar que não existe limite de prazo para solicitação.

O consumidor pode se cadastrar a qualquer momento para usufruir do benefício, desde que atenda aos pré-requisitos de classificação, apresente a documentação necessária e a concessão do benefício seja validada. Importante ressaltar que o desconto não é cumulativo.

Caso duas pessoas da mesma família possuam o NIS ou o NB, apenas uma poderá se inscrever na Tarifa Social.

Atualização cadastral

Quem já está inscrito na Tarifa Social de Energia Elétrica deve manter os dados atualizados junto ao Ministério da Cidadania. Para realizar esta atualização, os consumidores devem se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município.

Quem tem direito?

  • Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, ter NIS - Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional (R$ 706), independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família;
  • Família que tenha idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, Lei LOAS, com seu respectivo NB – Número do Benefício. Cada família tem direito ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica - TSEE em apenas uma unidade consumidora;
  • Família que esteja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos (R$ 4.236), que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos.
Fonte:G1
()