Bombeiros militares do 20º BBM atuaram no resgate de um motorista que ficou preso às ferragens após o tombamento de um caminhão na BA-160, a 10 km de Paratinga, na noite da última quarta-feira (30).
A guarnição encontrou a vítima já em óbito, na cabine do caminhão. O veículo transportava uma carga de telhas na carroceria.
Foi necessário utilizar ferramentas de desencarceramento para possibilitar o acesso até o corpo. Após a retirada, a ocorrência ficou sob a responsabilidade da Polícia Militar, que aguardava a chegada do Departamento de Polícia Técnica para os procedimentos de remoção e perícia.
Não há detalhes sobre as causas do acidente, nem sobre a identificação da vítima fatal.
A Secretaria de Saúde de Barreiras realizou nesta quarta-feira (30), o Dia D de mobilização e prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero em todas as 53 Unidades de Saúde do município.
A ação foi realizada pela Atenção Primária à Saúde (APS), onde foram oferecidos exames de Papanicolau (PCCU), com coleta do preventivo, encaminhamento para a mamografia, vacinação contra o HPV para adolescentes, consultas médicas, atendimento de enfermagem, consultas odontológicas, salas de espera com palestras sobre a prevenção contra o câncer de mama, além de testes rápidos para detectar (sífilis, HIV, hepatite B e C).
Conforme explica Ari Donizeti, coordenador da Atenção Primária, durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu ações voltadas para a prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e do colo do útero como forma de detecção precoce da doença no município. Ao longo do mês, em alusão ao Outubro Rosa, também foram realizadas palestras, minicursos, workshop, exames de mamografia, vacinação, coletas de preventivo, orientações e rodadas de conversas para todas as mulheres que procuraram as unidades de saúde.
“Realizamos esses atendimentos ao longo do ano conforme demandas e neste mês, demos ênfase e redobramos a atenção para essas duas importantes temáticas dentro da programação do Outubro Rosa. Muitos atendimentos foram realizados, assim, neste ano alcançamos muitas mulheres com informações pertinentes para a saúde feminina. Já nesta próxima semana, a nossa atenção será redobrada com o Novembro Azul, também em todas as Unidades chamando a atenção do homem para o cuidado e a prevenção contra o câncer da próstata”, afirmou Ari.
Nesta quinta-feira, 31 , o Comando de Policiamento da Região Oeste realizou a 34ª edição da Operação Força Total, no Oeste da Bahia.
A Operação Força Total é uma ação da Polícia Militar da Bahia em todo o estado e visa intensificar o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo visando potencializar as ações policiais, reforçando o policiamento com o emprego de policiais militares que atuam no administrativo, ampliando a segurança no Estado.
Os resultados expressivos das últimas edições comprovam o impacto positivo dessa operação: 731 armas de fogo retiradas das ruas, 523 veículos roubados recuperados e 430 foragidos da Justiça capturados. Com mais de mil prisões em flagrante, a Força Total não apenas combate o crime, mas também fortalece a confiança da população na Polícia Militar, promovendo uma Bahia mais segura e protegida.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou nesta quinta-feira (31/10) a governadores o texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que altera diretrizes da política de segurança pública adotada por estados e União.
As mudanças foram detalhadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a governadores, ministros, secretários e representantes dos poderes Judiciário e Legislativo em reunião no Palácio do Planalto.
Entre os principais pontos está a inclusão do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), o chamado “SUS da Segurança Pública”, na Constituição.
Com isso, o governo pretende colocar sob o guarda-chuva da União a competência de estabelecer uma política nacional de segurança pública e defesa social, que abrangerá o sistema penitenciário. O texto estabelece que as diretrizes do plano “serão de observância obrigatória por parte dos entes federados [ou seja, estados e municípios]”. Hoje a segurança é responsabilidade dos governos estaduais e o trecho foi alvo de críticas de parte dos governadores presentes.
Outra mudança proposta no texto diz respeito à estrutura das polícias Federal e Rodoviária Federal. A ideia é replicar o modelo de divisão das forças que é adotado pelos estados no âmbito da União.
Dessa forma, a PF, no papel de polícia judiciária — equivalente à Polícia Civil —, seria responsável pela repressão a crimes ambientais, organizações criminosas e milícias privadas quando houver atuação interestadual dos criminosos.
A PRF, por sua vez, seria transformada na Polícia Ostensiva Federal. Entre as atribuições, se o texto for aprovado, o órgão poderá realizar o policiamento ostensivo em rodovias, ferrovias e hidrovias federais.
Também caberá à força o patrulhamento sobre proteção de bens, serviços e instalações federais, além de prestar auxílio às forças de segurança estaduais quando solicitada.
Outra novidade do projeto é a criação do Fundo Nacional de Segurança Pública e Política Penitenciária, voltado a apoiar ações de segurança pública. O texto veda o contingenciamento de recursos do fundo.
Após maior debate com os governos estaduais, a proposta será encaminhada ao Congresso Nacional.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), se colocou contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança que está sendo proposta pelo governo federal. Nesta quinta-feira (31/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou os governadores para debater a ideia, coordenada pelo ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública.
“Sou governador de estado, fui eleito pelo meu povo. Não vou botar câmera em policial meu de maneira alguma. Tenho que ter corregedoria séria, que não admita milícia. Não vou caminhar em uma situação como essa em que estamos aqui, a pagar salário e receber ordem do Congresso, da União, para dizer como vou me comportar em Goiás. É uma usurpação de poder, invasão de prerrogativa, em uma prerrogativa que já está garantida a nós, governadores”, afirmou Caiado na reunião no Palácio do Planalto.
Para o mandatário de Goiás, a PEC parte da “premissa errada” ao se comparar ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), como foi feito na apresentação de Lewandowski.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou a reunião com governadores, na noite desta quinta-feira (31/10), com uma ironia endereçada ao chefe do Executivo de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). Os dois discordaram sobre soluções nacionais para a questão da segurança pública e o chefe do Executivo federal ainda perguntou se o mandatário goiano tinha recebido um pedaço de pamonha, prato típico do estado dele.
“O dado concreto é que é uma situação muito complicada. Tive o prazer de conhecer hoje o único estado que não tem problema de segurança, que é o estado de Goiás”, disparou Lula, ao final da reunião com governadores para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que o governo está propondo para nacionalizar questões de segurança, que hoje são responsabilidade dos estados.
Ainda em tom de ironia, Lula pediu ao ministro Ricardo Lewandowski, da Segurança pública, para “ir levantar” as soluções de Caiado para o problema “porque pode ser exemplo de todos os governadores. Era o Caiado que deveria ter chamado a reunião, para orientar como se comporta para acabar com o problema de segurança em cada estado”, disse o petista.
“Nem sempre o estado quer que o governo federal auxilie. Não é todo crime que acontece no estado que a gente pode mandar a Polícia Federal, as pessoas não querem, elas são donas. Queremos unificar procedimentos, informações. Imagina se todos nós tivéssemos a metodologia do Caiado, teríamos muito mais informações”, seguiu Lula.
Antes de fechar a reunião, que teve falas de todos os governadores presentes, Lula voltou a mencionar o goiano: “Eu não sei, Caiado, se chegou para você um pedaço de pamonha, mas a que eu comi aqui veio ontem à noite de Goiás, e o famoso empadão de Goiás”.
Recebendo governadores em Brasília para tratar de ações conjuntas para a segurança pública, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um alerta nesta quinta-feira (31/10) sobre o risco de o crime organizado se infiltrar perigosamente no poder público.
“O crime organizado hoje não é mais o bandido comum que a gente estava habituado a lidar. Hoje é uma organização poderosa, envolvida em todos os setores da sociedade, inclusive a nível internacional”, destacou o petista, em reunião no Palácio do Planalto.
Lula convocou governadores, ministros e parlamentares para discutir uma proposta de emenda à Constituição que traz mudanças no regime de segurança pública do país. Sob coordenação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o projeto foi apresentado às autoridades durante o encontro.
“Eu tenho tido uma preocupação com os concursos públicos, porque, logo, logo, o crime organizado vai participar de concursos, vai indicar juiz, vai indicar procurador, político, candidato. Essa é uma coisa quase incontrolável, se a gente não montar um pacto federativo que contemple todos os poderes da Federação, envolvidos direta e indiretamente nisso”, afirmou Lula.
O presidente abriu a reunião e ficou para ouvir as falas dos demais participantes, incluindo governadores que estão na oposição ao governo, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Ronaldo Caiado (União), de Goiás. “A gente não vai resolver todos os problemas da segurança pública em apenas uma reunião. Lewandowski começa a discussão apresentando a proposta, e a gente quer ouvir os governadores falarem de outros problemas da segurança pública”, continuou o presidente.
O petista ressaltou que na reunião “não existe censura ou impedimento” para que os governadores digam o que pensam. “Eu sei que cada governador tem os seus problemas, tem suas soluções. Mas o que a gente nota, efetivamente, é que o crime organizado está crescendo, as organizações nas cadeias estão crescendo. A gente ouve falar do Comando Vermelho, do PCC, e eles estão em quase todos os estados, disputando eleições, elegendo vereador e, quem sabe, indicando pessoas para utilizar cargos importantes nas instituições brasileiras”, concluiu o presidente.
O número de operações especiais de combate à corrupção feitos pela Controladoria-Geral da União (CGU), despencou no governo Lula (PT), passando de uma média de 66 operações por ano na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para 37 na gestão petista até o momento.
As operações, iniciadas em 2003, são realizadas em colaboração co
Em 2023 e 2024, os desvios detectados somaram R$ 435,6 milhões e R$ 151,4 milhões, respectivamente. O resultado do primeiro ano da gestão petista superou a média dos quatro anos de governo Bolsonaro, que foi de R$ 306 milhões.
No entanto, o número de operações no governo Lula é o menor registrado desde 2015, durante o mandato da ex-presidente petista Dilma Rousseff.
O recorde de operações ocorreu em 2020 e 2021, no governo Bolsonaro, com 96 e 64 operações, respectivamente. Na época, a CGU focou no monitoramento de gastos emergenciais da covid-19, frequentemente realizados sem licitação, o que gerou suspeitas de desvios.
A queda no número de operações coincide com a reformulação interna da CGU em 2023, quando a Secretaria de Combate à Corrupção foi extinta e suas funções incorporadas à Secretaria Federal de Controle Interno. As informações foram divulgadas pelo jornal O Globo.
31
Out/24 |
Festival De Bem com a Vida e Seleções reuniu diversos alunos de projetos esportivos da Prefeitura |
Nesta quarta-feira (30), durante todo o dia, alunos dos projetos municipais De Bem com a Vida e Seleções, participaram de atividades competitivas, como natação, futebol de campo, society, futsal e terrão, no Clube Rio de Pedras, no bairro Jardim Paraíso, em Luís Eduardo Magalhães.
O Festival de Natação, que está na sua segunda edição, reuniu crianças, adolescentes e alunos com deficiência, em 12 categorias, sempre acompanhados e supervisionados pelos professores de educação física do programa. Um aulão de hidroginástica movimentou mães e pais de família, que trabalham durante todo o dia e participam das atividades do projeto no final do expediente.
Benefícios para a saúde mental
Também participaram do Festival de Natação, 10 pessoas assistidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS1), que frequentam semanalmente o Projeto de Bem com a Vida, realizando atividades aquáticas que têm contribuído em todas as esferas da saúde, principalmente nos sintomas de transtornos mentais, afinal, exercícios físicos regulares melhoram a capacidade cognitiva e reduzem os níveis de ansiedade e estresse.
Futebol!
Já a primeira edição do Festival Seleções contou com 35 equipes, entre atletas do sub9 ao sub17 masculino e feminino. A ação, desenvolvida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, tem como objetivos promover a socialização e a autoestima dos integrantes dos projetos, além de mostrar para amigos, familiares e sociedade em geral a importância dos projetos.
Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00
O ex-prefeito de Angical, Gilson Bezerra de Souza, terá que devolver R$207.080,00 aos cofres municipais, em razão de irregularidades em contrato com empresa para fornecimento de alimentos e na realização de leilão para venda de veículos, durante o exercício de 2017.
A decisão foi proferida na sessão desta quinta-feira (31/10) pelos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia que acataram parcialmente denúncia feita contra o ex-prefeito e, além de determinar o ressarcimento, aplicaram multa no valor de R$2 mil ao gestor.
A denúncia foi apresentada à época, por vereadores do município contra o então prefeito e relatava irregularidades na contratação da empresa “Pedro Paulo Teixeira Calado” para fornecimento de refeições pelo valor de R$47.500,00. Durante a análise do processo, foi verificado que a empresa foi contratada – através das dispensas de licitação nºs 031/2017 (R$5.520,00) e 011/2017 (R$113.518,00) – em dois momentos para fornecer refeições destinadas aos servidores e prestadores de serviços que exerciam tarefas na cidade de Barreiras, sem apresentar a devida relação dos beneficiários, o que reforça a fragilidade do processo, devido à ausência da comprovação.
Além disto, a denúncia também versou sobre a realização de leilão de veículos – Leilão nº 001/2018 – de propriedade do município que se encontravam em razoável estado de conservação, sem registro de ingresso dos respectivos recursos aos cofres municipais.
Foi apurado que houve a omissão de informações no sistema SIGA e eTCM e que dos 31 veículos colocados em leilão, 25 destes não foram quitados por pagamentos mediante os Documentos de Arrecadação Municipal (DAMs), “nem tiveram os respectivos valores depositados em contas bancárias do município, tanto os que foram declarados leiloados em ata, quanto os que foram declarados retirados do leilão e que não estão em poder do município, registrando-se um prejuízo de R$ 207.080,00”.
Após a aprovação do voto, os conselheiros aplicaram multa de R$2 mil e determinaram, deste modo, o ressarcimento que deverá ser feito pelo gestor aos cofres do município de Angical.
Cabe recurso da decisão.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro detonou o deputado baiano Capitão Alden (PL) nas redes sociais. Ele enviou um comentário repleto de críticas ao parlamentar em uma foto que ele postou ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
"Como todo mundo que dá mancada, foi até o PR tirar uma foto. Se a intenção foi me bypassar e dizer que não há problema com ele - mas apenas comigo - lamento informar: no PSL, outros adotaram esta mesma estratégia e não deu certo", escreveu Eduardo.
A irritação do filho do ex-presidente é uma continuidade dos ataques que ele tem feito a correligionários do PL na Bahia ligados a Rádio Brado, que tem feito críticas a Bolsonaro.
"Esta conduta mostra que você não aprendeu nada. Se há o reconhecimento de uma liderança, via de regra, somos nós que seguramos o rojão para ele, não o contrário. O Presidente está visivelmente constrangido nesta foto", emendou.
Na semana passada, Eduardo Bolsonaro também atacou o deputado estadual Diego Castro (PL-BA), a médica Raissa Soares e a jornalista Vanessa Moreira. O Capitão Alden, por sua vez, levou o filho de Vanessa, que foi candidato a vereador em Salvador, para gravar um vídeo com Bolsonaro e por isso também está sendo criticado agora.
Meu humilde conselho é: 1-Assuma seu erro; 2-Não leve até JB para gravar vídeo eleitoral quem tem relação com esse tipo de “crítico intergalático” padrão Vanessa – impressionante que eu tenha que falar isso; 3-Prove ao seu eleitor, COM AÇÕES E NÃO COM FOTOS, sua lealdade. Você tem 2 anos para ser vitorioso nesta estratégia, mas quem julgará serão os baianos", finalizou Eduardo.
A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.
Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.
Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031
O Ministério Público do Estado da Bahia prendeu na manhã desta quinta-feira, dia 31, dois homens em flagrante durante a operação Lobo Mau, no combate a crimes envolvendo pornografia infantil. As prisões aconteceram nos municípios de Salvador e Correntina, onde os suspeitos foram flagranteados por armazenar, disponibilizar e trocar vídeos e fotografias pornográficas envolvendo crianças e adolescentes. As prisões foram uma ação integrada do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) e da Polícia Civil por meio do Núcleo Especializado em Repressão a Crimes Contra Crianças e Adolescentes no Ambiente Virtual (Nercca). A operação acontece em 20 estados do País e cumpre 94 mandados de busca e apreensão e um de prisão.
Dispositivos eletrônicos e outros equipamentos utilizados para a produção e armazenamento do conteúdo estão sendo apreendidos para análise forense e as autoridades esperam que a ação contribua para a identificação de outros envolvidos na rede, além de reforçar a necessidade de atuação conjunta, e contínua, no combate a esse tipo de crime.
A Operação Lobo Mau tem o objetivo de desarticular uma ampla rede criminosa envolvida na produção, no armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, conhecido como CSAM (Child Sexual Abuse Material). O trabalho é desenvolvido por uma força tarefa criada entre as instituições e que conta com o apoio da Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI) e da Embaixada dos Estados Unidos, com foco no combate à exploração sexual infantil na internet.
Na operação Lobo Mau, os mandados estão sendo cumpridos por equipes especializadas das Polícias Civis e dos Ministérios Públicos no Distrito Federal do Acre, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul e Sergipe. Também contou com a participação das Polícias Militares dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.
Com o avanço das investigações foi possível descobrir a existência de um número muito expressivo de criminosos que, dissimulando o fato de serem adultos, entram em contato com as crianças e adolescentes, por meio de variados tipos de plataformas digitais, para induzi-las a produzir conteúdo de nudez, e até mesmo de sexo, com a finalidade de consumir o material produzido e depois distribui-lo em grupos fechados de troca de mensagens, como o Telegram, o Instagram, o Signal e o WhatsApp, inclusive em jogos como o Roblox.
O nome da operação faz referência ao criminoso predador sexual que se esconde atrás de uma fachada de normalidade para se aproximar da vítima, ganhar a confiança dela e depois atacá-la, situação que é potencializada enormemente no ambiente virtual, onde as pessoas não se veem.
O Ministério Público do Estado da Bahia alerta sobre a necessidade de os pais e responsáveis pelos cuidados com crianças e adolescentes estarem atentos a quaisquer sinais de alteração de comportamento e humor, acompanhando as suas interações sociais, e acionando as autoridades e a rede de proteção, em caso de identificação de práticas suspeitas de violência infantojuvenil, inclusive em ambientes virtuais. Se você repara, deve ajudar a parar. Proteja! Denuncie!
Barreiras já se prepara para receber o clima natalino. Desde o dia 9 deste mês, a Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes trabalha na montagem da decoração de Natal, com o objetivo de deixar a cidade mais acolhedora e fortalecer os sentimentos que esta época do ano desperta, como amor, celebração, alegria e paz. A equipe já concluiu cerca de 90% da decoração, que traz economia ao município ao reaproveitar peças adquiridas em 2017.
“Adquirimos todo o material utilizado, composto por 29.525 figuras alusivas ao Natal, com recursos próprios do município em 2017. Essa decoração é aproveitada anualmente, com a inserção de algumas novas peças e luzes. Dessa forma, deixamos a Capital do Oeste pronta para o Natal, garantindo o aquecimento das vendas do comércio e, ao mesmo tempo, oferecendo aos cidadãos espaços acolhedores e cheios de amor e carinho”, destaca o prefeito Zito Barbosa.
A decoração de Natal tem como destaque grandes árvores em formato de pinheiro que foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, incluindo as rotatórias em frente à Câmara de Vereadores; ao lado do Hotel Morubixaba; do bairro Vila Amorim e de Barreirinhas (próximo ao Posto Sabbá). Além disso, luzes e enfeites natalinos também podem ser vistos na praça do bairro Buritis, nas Avenidas Clériston Andrade, Antônio Carlos Magalhães e Eduardo Catalão, reforçando o espírito natalino em toda cidade.
31
Out/24 |
Academia Lion a melhor de LEM!!! |
Nesta quarta-feira (30), a 84ª CIPM realizou a Cerimônia alusiva aos 8 anos de inauguração, em Barreiras. Durante o evento, foi entregue a Moeda Comemorativa a Oficiais e Praças Veteranos que serviram a esta unidade, ex-comandantes e subcomandantes e amigos da Companhia.
Estiveram presentes autoridades civis e militares, representações políticas e religiosas das cidades cobertas pela 84ª CIPM, membros da sociedade civil organizada, líderes sociais e parceiros da unidade.
O evento reforça a responsabilidade e o compromisso da Polícia Militar da Bahia, através da 84ª CIPM, com a promoção da segurança pública, policiamento comunitário e amplia o laço de integração com a comunidade.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu nesta quinta-feira (31) de outubro, ALERTA AMARELO DE CHUVAS INTENSAS seguido de ALERTA LARANJA DE CHUVAS INTENSAS para as regiões: Palmas, Mato Grosso, Pará e Luís Eduardo Magalhães.
🌧️ Chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).
Grau de severidade: Chuvas Intensas (perigo) ⛈️☔️
Início 31/10/2024 12:00
Término 31/10/2024 20:00
🟠 Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, estragos em plantações, alagamentos e de descargas elétricas.
INSTRUÇÕES
🟠 Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
🟠 Se possível desligue aparelhos eletrônicos da tomada.
⚠️Obtenha mais informações no site INMET, ou junto à Defesa Civil (telefone (77) 3628-9041 e ao Corpo de Bombeiros (telefones 193 ou (77) 9926-5586).
Luís Eduardo Magalhães ganhou mais um Ecoponto, desta vez exclusivo para podas, localizado na rua 2 de Julho, Jardim Paraíso fase III, numa área ampla, atrás do Quatro Estações.
No local, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h, a população em geral pode depositar gratuitamente resíduos de podas. É importante destacar, que diferente dos outros ecopontos do município, este recebe resíduos de pessoa física e jurídica, como por exemplo, de jardineiros.
A iniciativa é da Prefeitura, através das secretarias de Infraestrutura e Urbanismo e Sustentabilidade, e tem como objetivo melhorar a gestão dos resíduos sólidos da cidade.
Sobre os Ecopontos
Agora, já são quatro Ecopontos em funcionamento, oferecendo à população locais apropriados para a entrega voluntária de materiais recicláveis e outros resíduos. Estes espaços têm como objetivo principal combater o descarte irregular de resíduos sólidos, além de promover a reciclagem e fornecer suporte ao aterro sanitário municipal.
Na madrugada desta quinta-feira, 31, por volta das 4h13, um jovem de 27 anos foi executado na Avenida Castelo Branco, no bairro Santa Luzia, em Barreiras.
A guarnição 8348 da polícia militar foi acionada e ao chegar no local, encontrou o corpo de Davi Tuathan Peres Menezes, vítima de disparos de arma de fogo, efetuado por dois indivíduos não identificados que desembarcaram de um carro, de cor preta, sem placa.
Em um vídeo capturado pelo circuito interno de câmeras do estabelecimento é possível visualizar o momento da execução. As imagens mostram dois homens com os rostos cobertos, um portando um revólver e outro uma arma, tipo metralhadora com um carregador alongado, desembarcando do veículo e cometendo o crime e fogindo logo em seguida.
Davi estava em companhia na calçada de uma residência com mais dois rapazes que no momento dos disparos, conseguiram fugir sem serem atingidos.
Segundo informações, Davi prestava serviço de motorista de aplicativo e foi ao local, onde funciona uma casa noturna, transportando um homem desconhecido. Esse foi o momento em que chegou o veículo com os assassinos a bordo.
A polícia civil vai investigar a autoria e a motivação do crime.
No final da madrugada desta quinta-feira, 31, por volta das 5h56, ocorreu um homicídio na rua Vilar Campos, no centro da cidade de Wanderley.
A guarnição 8408 da polícia militar foi acionada e ao chegar ao local, próximo à Escola Estadual Antônio Inácio, encontrou a senhora Euzair Miranda Maia de 61 anos, vítima de homicídio por espancamento, mediante a utilização de um objeto de madeira, que a acertou com vários golpes na região da cabeça e outras partes do corpo.
Segundo informações de testemunhas repassadas para a polícia, um menor de 17 anos, o qual apresenta problemas psiquiátricos e é sobrinho da vítima. Logo após o suposto ato infracional, o menor foi localizado e recolhido e encaminhado à autoridade policial do município, para adoção das medidas cabíveis.
Ainda de acordo com informações, o mesmo possui um histórico de ameaças contra seus familiares e em desfavor de estudantes, funcionários e professores.