20
Out/24 |
Aiba promove Curso de Combate a Incêndios Florestais com máquinas agrícolas em Luís Eduardo Magalhães |
Resultado da parceria entre a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e a Associação dos Produtores de Algodão da Bahia (Abapa), com apoio da Abiove e Prodeagro, por meio do programa Agro Plus Bahia, foi realizado entre os dias 16 e 17 o Curso de Combate a Incêndios Florestais com Máquinas Agrícolas, com participação de gerentes, técnicos e profissionais das fazendas.
“Tendo em vista que na entressafra tivemos muitas demandas de combate a incêndio utilizando equipamentos agrícolas, o grande intuito do curso é preservar a vida dos profissionais envolvidos e resguardar os bens e as áreas produtivas e as áreas de reserva e de preservação permanente”, destacou o gerente de Agronegócios da Aiba, Aloisio Júnior.
Com carga horária de 16 horas, parte teórica e prática realizada na Algodoeira Zanotto Cotton, localizada no distrito de Novo Paraná, o curso atende uma demanda do setor produtivo. “O treinamento teve como foco o Oeste da Bahia, onde esse ano ocorreram vários focos de incêndio florestais, mas a temática não fixa somente na questão florestal. Abordamos também temas cruciais nessas, a exemplo do incêndio em empresas e nas zonas urbanas. Por isso esse curso contribui para a região, para que as pessoas saibam lidar com esse fator que é sempre recorrente e a gente tem que estar cada dia mais preparado para poder combater esse tipo de situação”, afirmou o instrutor do curso Caio Guerra.
Para o participante Deibi Soares, o curso irá agregar conhecimento aos colaboradores que muitas vezes estão na linha frente de combate ao fogo em propriedades rurais. “Entendemos de que forma melhor usar as ferramentas diárias nas fazendas, como os tratores e seus implementos e os caminhões pipa no combate a incêndios, que todos os anos acontecem. E quanto mais preparados estivermos, o combate será mais efetivo e teremos mais qualidade na aplicação desses implementos, e consequentemente vamos proteger vidas”, concluiu o participante.