06
Dez/24 |
Oeste da Bahia: Abapa celebra a premiação da quinta edição do concurso Conhecendo o Agro |
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou, nesta quinta-feira (05), a cerimônia de premiação da quinta edição do concurso Conhecendo o Agro, no auditório da sede da entidade, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Com o tema “O Presente da Transformação”, o evento reuniu representantes de escolas de 11 municípios do Oeste da Bahia, destacando a ampla participação de 92 escolas e mais de 23 mil alunos de Angical, Baianópolis, Barreiras, Cocos, Correntina (Distrito do Rosário), Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e Wanderley.
Criado em 2019, o Programa Educacional Conhecendo o Agro busca aproximar a realidade do campo do ambiente escolar, promovendo uma reflexão sobre temas do agronegócio ao longo do ano. O concurso, parte integrante do programa, estimula a criatividade e o aprendizado dos estudantes do Ensino Fundamental I, II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), este ano eles concorreram por meio de criações de desenhos, cordéis e peças artesanais. Além disso, professores e escolas foram homenageados por seu empenho e os resultados obtidos.
Rjania Fischer, diretora da Escola Municipal Mozart Feliciano, de Luís Eduardo Magalhães, destacou o impacto do programa. “Estou muito orgulhosa. Esta é uma oportunidade única de aprendizado que forma cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro. Este projeto vai além de ensinar sobre o ciclo do algodão e outros produtos agrícolas; ele inspira nossas crianças a compreenderem a relevância do campo, da sustentabilidade e das inovações que transformam o agronegócio em uma potência econômica e social.”
A cerimônia foi conduzida pelo diretor da Abapa, Cézar Busato, que representou o presidente Luiz Carlos Bergamaschi. Em sua fala, Busato ressaltou a importância do programa para a formação das futuras gerações. “O futuro está nas crianças. O cuidado que dedicamos a elas será recompensado. Nosso objetivo é que nossas crianças encontrem aqui no Oeste da Bahia as oportunidades que precisam, sem precisar sair da região. Estamos prontos para absorver o talento que elas representam.”
Entre os destaques da premiação esteve Lauane Oliveira dos Santos Rodrigues, aluna da Escola Municipal Alice Attuá, em Angical, e bicampeã do concurso. Este ano, Lauane conquistou o primeiro lugar na categoria cordel. “Ser bicampeã é uma felicidade enorme. Me inspiro cada vez mais em participar porque a Abapa é incrível. Eu vejo o agronegócio na minha cidade como uma forma de criar oportunidades de trabalho e construir um futuro melhor”, declarou a jovem que em 2021 venceu na modalidade de redação.
O presidente Luiz Carlos Bergamaschi, embora não estivesse presente, enviou uma mensagem especial aos participantes, destacando o impacto do programa e parabenizando o empenho de todos os envolvidos. “Alunos, que vocês sejam o exemplo que encoraja outros colegas a buscar esta conquista. Professores, sigam sendo a inspiração dos nossos alunos. Prefeituras e secretarias, obrigado por acreditarem na Abapa. Estou orgulhoso do nosso time. Parabéns pelo desempenho de cada um nesta premiação. Gratidão pela dedicação, capricho, entusiasmo e profissionalismo. Seguimos juntos!”
De acordo com cada categoria, os vencedores do concurso ganharam bicicletas, aparelhos de celular, televisão, caixa de som e valores em espécie. Confira os campeões 2024:
Ensino Fundamental I
1° lugar- Munik Neves dos Santos Alves – Escola Municipal Waldemar Lopes Bandeira – Cocos
2° lugar- Gabriel Lucca Alves Xavier – Escola Municipal Roskilde de Oliveira e Silva – Angical
3° lugar- Walber Júnior Ribeiro dos Santos – Escola Municipal Sebastião Augusto de Azevedo – Cocos
Ensino Fundamental II
1° lugar- Lauane Oliveira dos Santos Rodrigues – Escola Municipal Alice Attua – Angical
2° lugar- Ana Laura Prado Sa Teles – Escola Municipal João Aldino de Sa Teles – Wanderley
3° lugar- Daniel Jair Oliveira Guimarães Câmara – Escola Municipal Alice Attua – Angical
Modalidade EJA:
1° lugar- Clovis dos Santos Junior – Escola Municipal de 1° grau José de Oliveira- Riachão das Neves
2° lugar- Maria do Amparo- Escola Municipal Cezer Pelissari- LEM
3° lugar- Ana Rosa Saraiva- Escola Maria Aparecida Rego Moura Alencar- Jaborandi
Modalidade Professor:
1° lugar- Orlando Escobar Lopes – Wanderley
2° lugar- Evilene Araújo da Silva- Angical
3° lugar- Alex Sandro Santos da Silva – LEM
Modalidade Escola:
1° lugar- Escola Municipal Pompílio da Silva Mendes – Formosa do Rio Preto
2° lugar- Escola Municipal Padre Victor – Jaborandi
3° lugar- Escola Municipal de 1° Grau José de Oliveira – Riachão das Neves