Notícias

11
Set/24

“Idiotice” relacionar o agro com os incêndios, diz presidente da FPA

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou neste ano 164.543 focos de calor



O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), enfatizou, em entrevista ao Metrópoles, que é uma “idiotice” relacionar os incêndios florestais que foram registrados no Brasil nos últimos dias com o agronegócio.

“Para nós do agro, é uma tragédia. Tragédia total. Primeiro que quando queima uma área de uma área agricultável, de uma área de lavoura, a gente leva quase cinco anos para recuperar essa área de volta. Então é até uma idiotice, sem tamanho também querer insinuar minimamente que o agro teria interesse nisso”, disse Lupion.



Dados do sistema de monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, de 1º de janeiro a 9 de setembro de 2024, foram detectados 164.543 focos de calor em todo o país, um aumento de 107% em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Prejuízo gigantesco, ontem e hoje teve uma usina de Minas Gerais que foi destruída pelo fogo. Ontem um frigorífico de frango no Paraná, também destruído pelo fogo. Então assim está completamente fora, completamente fora de controle”, pontuou o presidente da FPA.

Ainda de acordo com os dados do Inpe, a Amazônia é o bioma mais afetado pelo fogo neste ano, foram 82.437 focos de calor detectados neste ano, uma alta de 98% em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte:METRÓPOLES
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades