A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.
Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.
Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031
Professoras e professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) aprovaram greve por tempo indeterminado. Medida foi votada em assembleia geral docente, realizada no Campus de Salvador, na tarde desta segunda-feira (23). Seguindo as regras legislativas, a greve deve ser iniciada apenas na sexta-feira (26).
A greve foi declarada aconteceu após a categoria docente considerar "insuficiente a nova proposta apresentada na reunião da última quinta-feira (19)". Na ocasião, a terceira proposta foi colocada à mesa e encaminhada para análise da assembleia. Nela, o governo propôs reajuste salarial acumulado em 13,83% em dois anos, sendo 6,79% em 2025 (4,7% em jan / 2% em jul) e 6,59% em 2026 (4,5 em jan / 2% em jul).
De acordo com os sindicalistas, a nova proposta representa uma recomposição salarial (aumento acima da inflação) de 4,94%, juntando os valores dos anos de 2025 e 2026, utilizando-se as previsões inflacionárias do Boletim Focus. Segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no entanto, a defasagem salarial devido à falta de recomposição inflacionária, desde 2015, chega a 35%.
De acordo com o que dispõe o Supremo Tribunal Federal, sobre legalidade do movimento grevista, após a aprovação é necessária a comunicação prévia à administração pública em, no mínimo, 72 horas de antecedência ao início da greve. Segundo sindicato, a greve deve cumprir os requisitos legais e manterá mais de 30% dos serviços essenciais na universidade.
O CORREIO entrou em contato com a Uneb e a Secretária de Educação da Bahia (Sec), mas não houve posicionamentos até a publicação desta matéria.
Negociação deve continuar
Nesta próxima quarta-feira (25), as representações sindicais das/os docentes das universidades estaduais da Bahia terão nova reunião na Secretaria Estadual da Educação. Além de levar as respostas das assembleias ao governo, a expectativa é a continuidade das negociações. Para a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb) o movimento docente continua a demonstrar interesse em negociar, qualquer suspensão da mesa será uma decisão unilateral e arbitrária do governo.
Luís Eduardo Magalhães foi palco do 1º Congresso de RH do Agro do Oeste Baiano, um evento que reuniu, ao longo de todo o dia, profissionais ligados à gestão de pessoas de fazendas e empresas do setor agrícola. A iniciativa contou com a co-realização da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a Associação Brasileira de Recursos Humanos-Seccional Bahia (ABRH) e a TV Oeste.
Com o tema “Semear o Futuro: Investir nas Pessoas e Colher Resultados”, o congresso abordou as melhores práticas e tendências na gestão de recursos humanos, destacando a importância do capital humano no desenvolvimento do agronegócio. Marco Ferreira, Gerente de Negócios do IEL, ressaltou a diversidade da programação, que incluiu palestras, painéis de discussão, oportunidades de networking e exposições interativas. “O evento enriqueceu o conhecimento e a prática dos profissionais do setor, sejam eles das fazendas ou de toda sua cadeia: indústria, serviço e comércio do agro do Oeste baiano”, avaliou.
Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar discussões sobre temas que refletem a evolução do setor agrícola e as novas demandas de mercado, como a inovação tecnológica e a transformação do perfil dos profissionais de Recursos Humanos no agronegócio. Representando a Abapa, as equipes das áreas administrativa e de RH participaram das palestras e discussões, já a equipe do Programa Educacional Conhecendo o Agro repassou ao público informações e materiais sobre agricultura sustentável, tecnologia e inovação no campo, promovendo um ambiente de aprendizado e troca de experiências.
Gustavo Prado, diretor executivo da Abapa, destacou a importância do evento para o fortalecimento da região. “A iniciativa é de grande importância e agrega ainda mais valor ao trabalho das pessoas e profissionais de relações humanas dos produtores associados, da própria Abapa e de empresas na região oeste, que atuam no agronegócio. Para a Abapa, essa parceria soma à qualificação das pessoas, tornando o setor cada vez mais profissionalizado e focado no crescimento sustentável”, afirmou.
O município de Barreiras foi palco, nesta quarta-feira (25), da abertura oficial da 1ª etapa da Operação Blitz/Ronda Verde contra Incêndios Florestais. Promovida pelo Governo do Estado através do Programa Bahia Sem Fogo, a operação integra o Plano de Ações Preventivas 2024 e visa reduzir os riscos de queimadas nas regiões mais vulneráveis. Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a iniciativa conta com o apoio de diversos órgãos estaduais que compõem o Grupo de Trabalho (GT) do programa.
A escolha por começar a ação pela região Oeste, em especial a cidade de Barreiras, a 862 km de Salvador, reflete a necessidade urgente de manter o controle e prevenção desses eventos, que impactam o meio ambiente, a economia e a saúde da população local.
“O objetivo da Ronda Verde é atuar diretamente na prevenção e mitigação dos focos de incêndios florestais no estado, aproveitando o momento favorável para intensificar as ações. Com o lançamento do plano de ações preventivas e a campanha de sensibilização da caravana Bahia Sem Fogo, agora avançamos para a repressão e responsabilização quanto ao uso do fogo, conforme estabelecido no decreto estadual que proíbe a prática”, destacou Pablo Rebelo, coordenador da ação do Programa Bahia Sem Fogo.
Durante a Operação Blitz/Ronda Verde, realizada nas principais vias de Barreiras, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), aconteceu a distribuição de materiais informativos e orientações a motoristas sobre a proibição do uso de fogo em áreas rurais. A ação visa aumentar a conscientização sobre os riscos de incêndios florestais e a necessidade de denunciar práticas ilegais.
“A Blitz Educativa tem o papel de sensibilizar motoristas e passageiros quanto aos crimes ambientais, especialmente o uso indevido do fogo. É crucial que todos se sintam responsáveis e acionem os órgãos competentes ao perceberem focos de incêndio”, reforçou Rebelo.
Ronda Verde
A programação também incluiu uma visita ao assentamento Ilha da Liberdade, na região de Rio Branco. Durante a atividade, a equipe da operação orientou os moradores sobre os perigos das queimadas, as condições climáticas críticas e as medidas necessárias para evitar incêndios florestais durante o período de proibição do uso do fogo. Presidente do assentamento, Andréa Santana ressaltou a relevância da ação: “Precisamos ter consciência do impacto ambiental que causamos. Sem essa conscientização, em breve estaremos sem água e ar.”
Servidor do Inema e gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Bacia do Rio de Janeiro, Armando Sá Nascimento, enfatizou a boa recepção da comunidade e a preocupação dos moradores com o tema. “Os assentados demonstraram grande interesse pelas orientações sobre prevenção de queimadas. A falta de coleta de lixo ainda é um desafio, pois a queima de resíduos pode desencadear incêndios graves. Esse assentamento, porém, mostra um compromisso significativo com a proteção do Rio Branco e do meio ambiente”, destacou.
Próximos Passos
Nos próximos dias, a Operação Blitz/Ronda Verde seguirá para outras cidades do Oeste baiano, levando informações e conscientização sobre a preservação ambiental e a prevenção de desastres. A ação busca envolver cada vez mais comunidades na luta contra os incêndios florestais, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para todos.
Canais de denúncia – A qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400.
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio baiano, calculado e divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), totalizou R$ 35,0 bilhões no segundo trimestre de 2024, representando 28,4% do PIB estadual do período. A participação foi superior à verificada no mesmo trimestre de 2023, quando correspondeu a 27,7% do PIB baiano.
O crescimento da participação do agronegócio no PIB do estado entre o segundo trimestre de 2023 e 2024 foi decorrente, sobretudo, da recuperação nos preços de algumas das commodities do agronegócio e do recuo nos preços dos insumos agropecuários importados. Esses movimentos contribuíram para que o valor adicionado registrasse variação nominal positiva. No período, houve incremento de 13,1% no valor do PIB do agronegócio, equivalente a R$ 4,1 bilhões a mais na comparação entre os dois trimestres.
Na análise, o trabalho de Contas Regionais da SEI considera a decomposição do PIB do agronegócio em quatro agregados: agregado I (Insumos para a Agropecuária); agregado II (Agropecuária, incluindo agricultura, pecuária, silvicultura, extrativismo vegetal e pesca); agregado III (indústrias de base agrícola, que consomem produtos do agregado II) e agregado IV (transporte, comércio e serviços referentes à distribuição final dos produtos dos agregados II e III).
Observou-se que o agregado II foi o que mais contribuiu para a expansão do segmento na economia baiana, respondendo por 59,6% de todo valor do agronegócio – o segundo trimestre concentra a maior parte da produção agrícola da Bahia, com destaque para culturas de soja, café e outros. Cabe mencionar ainda que, a despeito de ter ocorrido retração no volume de produção agropecuária (-3,1%), a variação média positiva de 21,3% nos preços das commodities agrícolas foi suficiente para que o valor corrente desse agregado em 2024 superasse o valor de 2023.
Na sequência da importância de contribuição aparece o agregado IV, com 26,7% – destacando-se neste caso o valor produzido na atividade de transporte –, seguido pelo agregado III (8,1%) e, por fim, o agregado I (5,6%).
"O agronegócio baiano tem sido responsável por mais de 25% do PIB estadual. Esse resultado é fruto de uma política bem direcionada, muito esforço e a dedicação dos empreendedores e trabalhadores rurais", avalia o economista Armando Castro, diretor de Indicadores e Estatística da SEI.
26
Set/24 |
"A população precisa de um governo que cuide de gente”, afirma Tito em entrevista à rádio Jovem Pan |
"A população precisa de um governo que cuide de gente e que esteja em sintonia com o governo do estado e o federal”, afirmou o candidato a prefeito de Barreiras, Tito (PT) durante entrevista à rádio Jovem Pan, na manhã desta quinta-feira (26/09). Tito se apresentou como a melhor opção para governar a cidade. Ainda durante a conversa, Tito destacou sua experiência política e sua determinação em implementar um governo focado na qualidade dos serviços públicos e no bem-estar da população.
"Sinto-me preparado para este momento, conheço de perto a realidade da nossa população e, mais do que isso, conheço as demandas e desafios que enfrentamos. Isso me dá a confiança necessária para saber que posso fazer a diferença”, declarou.
Tito mencionou ainda a saúde como uma das áreas mais críticas e garantiu reformas significativas. “A telemedicina será uma ferramenta essencial para garantir que a população tenha acesso a atendimento médico de qualidade, independentemente de onde viva. Vamos modernizar nossos postos de saúde, garantindo que não apenas médicos, mas também enfermeiros e outros profissionais estejam prontos para atender a nossa população", destacou, explicando que a iniciativa também incluirá unidades móveis de saúde que alcançarão as comunidades rurais.
Gestão transparente e eficiente
Ao falar de soluções para a dívida atual do município, Tito afirmou que pretende implementar uma gestão transparente e eficiente. “Acredito que a solução passa pela transparência, pelo combate à corrupção e pela implementação de políticas públicas eficazes. O foco será a saúde, que clama por melhorias urgentes, e isso requer uma administração que seja capaz de ouvir a população e agir de acordo com as necessidades dela", disse.
Sobre o tão aguardado aeroporto de Barreiras, Tito revelou que a licitação para reforma e ampliação já foi autorizada, com a expectativa de que a obra seja executada em até 18 meses. “Essa é uma realidade que estamos construindo. O governo do estado está comprometido com a infraestrutura de Barreiras, e, assim que assumirmos a prefeitura, estaremos prontos para dar suporte a essas iniciativas, garantindo que as obras avancem rapidamente”, garantiu. Ele enfatizou a importância do aeroporto para o desenvolvimento econômico da região, considerando-o vital para a atração de novos investimentos.
Nas considerações, Tito falou que vai fazer um governo democrático e participativo. “Estou preparado para construir um governo que vai orgulhar a população de Barreiras. Farei uma gestão transparente, que mantenha portas abertas para o diálogo e que priorize a participação do cidadão nas decisões que afetam suas vidas. Esse é o nosso compromisso”, finalizou o candidato.
Na tarde de ontem, 25, por volta das 15h, após compartilhamento de informações com a CIPE/CHAPADA, a respeito de um homicida foragido com mandado de prisão em seu desfavor, uma guarnição da CIPE/CERRADO deslocou até a Rua Irecê, no bairro Santa Cruz, em LEM, onde estaria o foragido.
Durante a abordagem o homem correu para trás de um muro e passou a realizar disparos de arma de fogo contra a guarnição, não obedecendo as reiteradas ordens para que soltasse a arma, fazendo-se necessário o revide à injusta agressão.
O resistente foi alvejado e caiu ao solo, sendo imediatamente socorrido ainda com sinais vitais para o UPA de LEM, onde foi constatado seu óbito. A arma utilizada contra a guarnição foi apresentada no DISEP, onde foi realizado o procedimento legal.
Se você está sempre em busca das melhores ofertas de internet, fique atento: a HE-NET, conhecida por oferecer uma das conexões mais confiáveis do mercado, está preparando uma ação surpresa para o dia 27 de setembro. Os detalhes ainda não foram revelados, mas a expectativa é de que seja uma oferta imperdível para quem deseja aproveitar condições especiais.
Segundo fontes, a ação será exclusiva e limitada, destinada a pessoas que se cadastrarem previamente. Portanto, quem quiser garantir a oportunidade de ser o primeiro a receber essa novidade, já pode se inscrever e aguardar ansiosamente.
Se você é cliente ou está pensando em mudar de provedor, essa pode ser a chance perfeita para melhorar sua conexão com um excelente custo-benefício.
Para não perder nada, é só se cadastrar neste link e ficar de olho nos canais de comunicação no dia 27 de setembro. Essa oferta promete!
Reacionários, caretas, fanáticos, conservadores, pudicos, extremistas de direita… Seguramente, o leitor deste texto já viu pelo menos um desses adjetivos ser relacionado a algum seguidor de uma igreja evangélica. Mas essa é, claro, uma visão preconceituosa, associada ao hábito que temos de tratar uma determinada classe como uma massa uniforme, como se não houvesse nuances entre os indivíduos que a formam.
O livro O Púlpito - Fé, Poder e o Brasil dos Evangélicos (Todavia/R$ 70/208 págs.), da jornalista Anna Virginia Balloussier, apresenta a história das igrejas evangélicas no país e também desvenda mitos em torno dos “crentes”, que hoje são aproximadamente um terço dos brasileiros. E, daqui a alguns anos, serão a maioria do país, conforme apontam estudos que analisam o crescimento das igrejas evangélicas no território nacional.
A autora estará nesta quinta-feira na Livraria LDM do Bela Vista Shopping, às 19h, para uma conversa sobre o livro, mediada por Malu Fontes, jornalista e professora da Ufba. Haverá também uma sessão de autógrafos. Educada em uma escola metodista - o metodismo é da linha protestante -, Anna Virginia, 37, diz que isso não tem relação com a decisão de escrever o livro.
No entanto, sempre chamou a atenção dela a maneira como a mídia tratava os evangélicos:
"No passado, se abordaram as religiões evangélicas com uma lente denuncista, sobre o pastor que fez tal coisa errada ou algo do tipo. Além disso, mostrava a ‘massa evangélica’ como se ela fosse uma vítima, como se não tivesse autonomia. Mas o fiel tem muito mais autonomia do que parece, embora existam abusos religiosos"
Desde que começou a trabalhar no jornal Folha de S. Paulo, em 2010, a jornalista tem se dedicado a reportagens sobre religião. Foi também produtora do filme Apocalipse nos Trópicos, da diretora Petra Costa, a mesma de Democracia em Vertigem.
Embora o evangelismo tenha estado muito presente nas discussões políticas e a bancada evangélica tenha crescido muito nas últimas eleições, o livro não se atém a esse tema, ainda que a política seja tema de um dos sete capítulos, que são: Conversão, Empreendedorismo, Política, Aborto, Sexo, Poder e Dízimo.
“Queria ser mais abrangente para falar de uma faceta plural, que vai muito além da bancada evangélica. Tanto que existe a Teologia dos Sete Montes, que defende que os evangélicos devem atuar em diferentes zonas de influência social”, observa Anna Virginia. Essas áreas a que ela se refere são: religião, educação, família, governo, economia, artes e entretenimento, conforme citadas no livro.
Anna Virginia também analisa o crescimento das igrejas evangélicas no Brasil e revela algumas razões para isso, como o fato de, nas organizações protestantes, não haver uma hierarquia rígida como na igreja católica, em que o papa ocupa o topo de uma cadeia de poder verticalizada. Para a autora, isso dá pouca mobilidade ao catolicismo. “Fora que formar um padre demora anos, e já não há mais muita gente interessada no ofício que atraía uma legião de aspirantes nos tempos coloniais”, escreve na introdução.
Para a autora, a visão preconceituosa sobre os evangélicos foi agravada pelas redes sociais: “Há uma radicalização que vem da lógica binária das redes sociais. Mas na base das igrejas, é diferente. As redes produziram essa polarização ferrenha”.
Virginia acrescenta que, mesmo dentro de determinadas igrejas, há diversas vertentes, como ocorre na Assembleia de Deus. “Silas Malafaia [da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo], por exemplo, não é neopentecostal, ao contrário do que muita gente afirma. É pentecostal. Dentro de cada vertente, há campos muito diversos”, ressalta.
Na tarde de ontem, quarta-feira (25), por volta das 16h30, equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para resgatar um filhote de gato que estava preso em um transformador da rede elétrica, localizado no Bairro Renato Gonçalves, em Barreiras.
Os bombeiros trabalharam em conjunto com os agentes da Coelba, que realizaram o desligamento da rede elétrica para garantir a segurança durante a operação. Com o uso de escadas e equipamentos especializados, o resgate foi concluído com sucesso.
Após a operação, o filhote de gato foi entregue à sua tutora, que agradeceu o esforço das equipes envolvidas.
Está na hora de sair dirigindo o carro que sempre desejou, com parcelas que se ajustam ao seu orçamento. Na JK Veículos, nossa missão é encontrar o veículo perfeito para você, com condições que fazem caber seu sonho no seu bolso.
🔍 Por que escolher a JK Veículos?
✅ Variedade de modelos para todos os gostos
✅ Atendimento personalizado e de qualidade
✅ Condições de pagamento flexíveis
Não perca tempo! Faça já sua simulação e descubra como é fácil adquirir o seu próximo carro.
📞 Ligue agora: (77) 99954-0350
📍 Visite-nos: Av. Antônio Carlos Magalhães, 936
Venha para a JK Veículos e dê a partida no seu novo estilo de vida!
#JKVeículos #Veículos #Financiamento #Seminovo #BarreirasBahia
26
Set/24 |
Oferta de seminovo na TOPVEL! |
CAPTUR 1.6 16V SCE FLEX INTENSE X-TRONIC
2018/2019
R$ 73.900
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefone: 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
Na noite de ontem, quarta-feira, 24, o comandante do CPR-O, coronel Soares, presidiu a solenidade de Formatura do Curso Especial de Sargentos (Turma 2024.2), momento em que formaram 32 discentes oriundos da Região Oeste, no 10º BEIC, em Barreiras.
O Coronel Soares foi escolhido pela turma como Paraninfo, sendo homenageado com a entrega de uma placa de agradecimento pelos atos de comando em prol da tropa do oeste da Bahia.
26
Set/24 |
Novas ofertas da Maná Agropet!!! |
Na tarde de ontem, quarta-feira, 25, uma guarnição da 85ª CIPM recuperou duas motocicletas furtadas em Luís Eduardo Magalhães. A ação aconteceu no bairro Mimoso II, após informações que davam conta onde os veículos estariam escondidos. No local os policiais militares encontraram duas motocicletas com restrição de furto, tendo um homem de 47 anos preso em flagrante pelo crime de receptação.
O auto de prisão em flagrante e apresentação das motos foi realizado na Delegacia de Polícia Civil local.
Embora a participação de jovens nas eleições tenha aumentado de forma significativa entre os anos de 2018 e 2022, as estatísticas de filiadas e filiados a partidos políticos brasileiros revelam que apenas 1% das eleitoras e dos eleitores jovens até 24 anos integra agremiações partidárias. Atualmente, pouco mais de 170 mil pessoas compõem esse grupo. Além disso, um ano após as Eleições Gerais de 2022, houve uma queda de 14% no quantitativo de filiações entre o eleitorado de 16 a 24 anos.
LEM aparenta outra realidade
Em Luís Eduardo Magalhães estes números parecem estar bem distantes dessa realidade brasileira. Inspirados por exemplos administrativos que estão dando certo – quando enxergam jovens gestores assumindo o comando, os jovens luiseduardenses parecem ter despertado para essa nova e moderna forma de fazer política.
Keline Araújo, ao lado do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá
Um bom exemplo dessa realidade é a candidatura da estudante de jornalismo Keline Araújo (foto). Com apenas 18 anos de idade, a também radialista decidiu se candidatar a vereadora em LEM, figurando hoje entre uma das candidatas mais jovem do Estado da Bahia, nestas eleições.
‘‘Minha candidatura representa a voz da juventude, das mulheres e de todos que acreditam em um futuro melhor para nossa cidade’’, escreveu Keline em suas redes sociais.
Eleita aos 19 anos, vereadora é única mulher na Câmara de Buritis (RO)
Nayara de Oliveira Silva (Republicanos), de 19 anos, acorda cedo todos os dias para uma jornada de trabalho incomum a jovens da idade dela. Nayara foi eleita em 2020 com 347 votos, ficando em quatro lugar na lista dos onze membros da Câmara Municipal de Buritis, cidade que tem 40 mil habitantes e fica no Vale do Jamari, em Rondônia. Nayara precisou trocar os afazeres no sítio dos pais pela rotina do gabinete de vereadora.
👉🏼 Se delicie com as nossas opções:
• Picanha na Chapa
• Bife a Cavalo
• Filé a Parmegiana
⠀⠀⠀⠀⠀
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978
25
Set/24 |
4ª pesquisa eleitoral é registrada em Barreiras; levantamento será divulgado no dia 1º de outubro |
Registrada sob o número BA-09083/2024, a pesquisa será conduzida pelo Instituto Veritá, com coleta de dados iniciada em 26 de setembro e término previsto para 30 de setembro. A divulgação dos resultados está marcada para o dia 1º de outubro. O valor total do levantamento é de R$ 23.978,00, custeado pelo próprio instituto.
O levantamento ouvirá 604 eleitores em Barreiras e apresenta uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança, o que significa que, caso fosse repetida nas mesmas condições, 95% das pesquisas ficariam dentro da margem de erro estipulada.
Essa pesquisa se junta a outras que podem ser divulgadas nos próximos dias, influenciando diretamente o cenário eleitoral na reta final antes das eleições municipais.
O instituto Véritas foi fundado em 1995, tem escritórios em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Curitiba (PR).
Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceram o direito das Testemunhas de Jeová recusarem transfusão de sangue em procedimento na rede pública de saúde.
Essa regra, no entanto, não valerá para menores de 18 amos.
Os adultos terão direito a tratamento alternativo disponível no Sistema Único de Saúde, na mesma localidade de residência ou outra. Todos os custos devem ser pagos pelo Estado.
Os ministros do STF entenderam que a recusa à transfusão de sangue está fundamentada nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da liberdade religiosa.
Em nota, a Associação Testemunhas de Jeová Brasil disse que a decisão dá segurança jurídica a pacientes e médicos. Para eles, agora o Brasil está em sintonia com outros países que também já reconhecem esse direito, como Estados Unidos, Canadá e Chile.