08
Abr/25 |
Abapa realiza visitas a campos experimentais no Oeste da Bahia |
Nos dias 27 e 28 de março, o consultor da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Eleusio Curvelo Freire, acompanhou o gerente do Programa Fitossanitário, Antonio Carlos Araújo, e assistentes técnicos de núcleos em visitas aos campos experimentais onde estão sendo conduzidos os ensaios do Projeto de Difusão de Cultivares de Algodoeiro para o Oeste da Bahia – Safra 2024/2025, implementado pela associação.
O projeto tem como objetivos avaliar novas cultivares em comparação às já cultivadas comercialmente na Bahia, mensurar a produtividade e a qualidade das fibras das cultivares recém-lançadas e identificar as variedades mais promissoras para serem incorporadas aos sistemas de produção dos cerrados.
“Avaliamos os ensaios da Abapa e das consultorias em quatro fazendas e uma estação de pesquisa, onde verificamos o comportamento inicial das cultivares comerciais e dos novos lançamentos em campo. Estão sendo avaliadas muitas cultivares novas, que precisam ser aprovadas em campo para sua aceitação comercial pelos produtores e essa, sem dúvida, é a grande importância deste projeto”, explica Freire.
No dia 27, as visitas ocorreram na Círculo Verde Assessoria agronômica e pesquisa, com o consultor Emerson Capelesso; na Fazenda Santana, do Grupo Franciosi, com o consultor Luiz Henrique Kasuya e equipe da Kasuya Inteligência Agronômica; e na Fazenda Tara, do Grupo Catellan, com Tiago Souza e equipe da Multicrop. Já no dia 28, as visitas ocorreram na Fazenda Warpol, do Grupo Busato, com o consultor Milton Ide e equipe da Ide Consultoria; e na Fazenda Acalanto, do Grupo Horita, com Leandro Yuan, da Cultivo consultoria.