Notícias

28
Mar/25

Reuniões de núcleos agrícolas fortalecem a cotonicultura no Oeste da Bahia

Na quarta-feira (26), a equipe do Programa Fitossanitário da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) realizou mais uma reunião com um dos núcleos agrícolas da região Oeste da Bahia. O encontro, que aconteceu na Fazenda Warpol, do Grupo Busato, foi no núcleo agrícola Paraíso Rodovia da Soja, em São Desidério (BA). Na quarta-feira anterior (19), a equipe também esteve reunida no núcleo agrícola Roda Velha de Baixo, na Fazenda Busato I, localizada em São Desidério (BA).

Durante as reuniões, a equipe de técnicos da Abapa atualizou o andamento da safra e o desempenho das lavouras, bem como, a situação dos núcleos em relação ao combate contra o bicudo-do-algodoeiro, principal praga da cultura do algodão. Também foi atualizado o andamento da safra quanto às tigueras de algodão nas áreas de rotação, com ênfase na importância das boas práticas para o controle do bicudo e outras pragas. Essa ação do controle das tigueras do algodão nas margens das rodovias é feita em parceria com os produtores.

Nas ocasiões, falou-se também das blitzes educativas do transporte de algodão e do caroço; e do transporte do gesso e do calcáreo contaminados com caroços de algodão. Estas blitzes fazem parte da campanha “Foco Contra o Bicudo”, executadas em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Outro ponto discutido foi a eficiência de produtos químicos e biológicos para controle de pragas, tais como, o bicudo e a lagarta spodoptera. A Abapa conta agora com o Projeto Manejo Sustentável da Spodoptera, que avalia a eficiência e a qualidade destes produtos para seu controle. Ambos os eventos reuniram produtores, consultores, agrônomos, gerentes e técnicos de fazendas da região.

Fonte:Ascom Abapa
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades