Um avião de pequeno porte caiu em uma avenida no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo, 22. Equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local do acidente e já controlou o incêndio causado pela queda da aeronave.
De acordo com o governador Eduardo Leite, “as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”. Até o momento, o número de pessoas que estavam no avião não foi divulgado. A aeronave era uma Piper PA-42 Cheyenne, de matrícula PR-NDN, que decolou de Canela, cidade vizinha, às 9h12.
A Secretaria da Segurança Pública do estado informou que o avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada. No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda. A Polícia Civil investiga o caso.
Em vídeo divulgado pelo Corpo de Bombeiros (veja abaixo), é possível ver as chamas se apagando e as más condições climáticas no local.
Segundo Eduardo Leite, que viajou até o município para acompanhar a atuação das forças de segurança, todo o efetivo de resgate de Gramado e de Canela trabalham para isolar o local do acidente, na avenida das Hortênsias, e atender às vítimas.
A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) localizado em Canoas foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência.
Esta etapa da apuração inclui a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.
Pelo X (antigo Twitter), o ministro Paulo Pimenta “enviou sua solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia que acontece no nosso estado”. O chefe da Secom, que é gaúcho, disse estar acompanhando de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais.
O Projeto de Lei 2635/24 define novos prazos para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) conforme a idade do motorista. A Câmara dos Deputados analisa a proposta, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Pelo texto, os prazos de renovação serão estendidos para 15 anos para condutores com menos de 50 anos. Motoristas com idade de 50 e 70 anos deverão renovar a CNH a cada 7 anos e os com mais de 70 anos a cada 3 anos.
O projeto também altera o CTB para conceder desconto de 60% nas taxas de renovação da CNH para condutores com idade superior a 50 anos e isenção para beneficiários de programas de transferência de renda do governo federal e pessoas com deficiência.
“O objetivo é alinhar os prazos de renovação da CNH com as melhores práticas internacionais e os avanços da medicina, tecnologia e segurança viária”, afirmou o autor, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). Ele destaca que a expectativa de vida do brasileiro aumentou significativamente, o que justifica a extensão dos prazos de renovação.
Próximos passos
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00
O recesso de final de ano da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães será compreendido entre os dias 23 de dezembro de 2024 e 05 de janeiro de 2025, de acordo com o decreto n° 2.554 publicado hoje (20), no diário oficial. Com o retorno das atividades em 06 de janeiro de 2025 (segunda-feira).
Lembrando que os serviços essenciais continuarão funcionando normalmente, incluindo as Unidades de Urgência e Emergência, o Hospital Municipal Miriam Borges e o administrativo do Conselho Tutelar.
As atividades indispensáveis ao funcionamento dos serviços públicos de coleta de lixo e limpeza urbana, cumprirão escala de trabalho a critério da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo.
Apenas com serviço interno sem atendimento ao público
A Diretoria de Gestão de Pessoas, a Gerência Orçamentária e Contábil, a Diretoria Orçamentária, Financeira e Contábil, e a Controladoria
Geral do Município, cumprirão expediente interno, e o expediente será de responsabilidade do secretário da pasta, por meio de portaria interna.
Funcionamento em regime de escala
A Guarda Civil Municipal (GCM), em conjunto com a Ronda Municipal Ostensiva (ROMU), o Grupamento de Proteção Ambiental – GPA e a Superintendência de Trânsito e Transporte (SUTRANS).
Funcionamento em regime de plantão
As secretarias municipais de Comunicação e Governo; Gabinete do Prefeito e a Procuradoria Geral do Município. Além do Centro de Apoio à Mulher (CAM), o POP RUA e a Coordenadoria Administrativa Funerária e Atendimento à Família Enlutada (CAAFE).
Durante o recesso administrativo, os prazos para os processos licitatórios correrão normalmente, não havendo suspensão de prazos, tendo em vista que o recesso não se aplica à
Superintendência de Gestão Administrativa e seus setores.
Um acidente envolvendo três veículos deixou 29 mortos na madrugada deste sábado (21), na altura do KM 285 da BR-116, em Lajinha, município de Teófilo Otoni. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão ocorreu às 3h30 e envolveu um ônibus, uma carreta que transportava uma pedra de granito e um carro.
De acordo com a prefeitura, 13 pessoas foram resgatadas e encaminhadas para a UPA da cidade, Hospital Santa Rosália e Hospital Raimundo Gobira.
“Felizmente, as vítimas do Fiat Argo todas foram resgatadas com vida. Todavia, tivemos uma grande quantidade de vítimas carbonizadas do ônibus. O Corpo dos Bombeiros retirou 22 corpos do ônibus e ainda há mais vítimas a serem retiradas, tendo em vista que é necessário o apoio de um guincho para que possamos ter acesso a outra parte do ônibus que se encontram mais vítimas”, disse o tentente Alonso Vieira Júnior.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, o pneu do ônibus estourou e o motorista perdeu o controle da direção, batendo contra uma carreta. Um carro que vinha atrás também colidiu com o ônibus. Com a colisão, o ônibus pegou fogo. A polícia ainda investiga as circunstâncias do acidente
O ônibus da empresa Entram saiu de São Paulo na sexta-feira (20) por volta das 7h e tinha como destino Vitória da Conquista (BA), um trajeto de aproximadamente 1,5 mil km.
O agente da Polícia Rodoviária Federal, Fabiano Santana classificou o acidente como “uma tragédia sem precedentes para a região” e informou que a maior parte das mortes foi causada pelo incêndio do ônibus. “Foram vítimas resgatas para o hospital, pessoas que se queimaram tentando resgatar vítimas, crianças pedindo para resgatar os pais”, relatou Santana.
Ainda segundo a PRF, a pista ficou totalmente interditada por aproximadamente 6 horas. O trânsito foi liberado no fim da manhã e segue em esquema de ‘pare e siga’.
Em nota enviada à imprensa, a EMTRAM, empresa responsável pelo ônibus que fazia o transporte dos passageiros lamentou o acidente e disse que colabando na investigação da causa do acidente e”está Empenhando máximo esforço para auxiliar as pessoas envolvidas e seus familiares, oferecendo e providenciando todo o apoio necessário, inclusive acompanhamento psicológico.
Nas redes sociais, o governador Romeu Zema lamentou o acidente. “Toda minha solidariedade aos familiares e amigos. Estamos trabalhando para que as famílias das vítimas sejam acolhidas para enfrentar de forma mais humanizada possível essa tragédia às vésperas do Natal, uma data tão significativa para todos”, disse.
O governo de São Paulo ofereceu agentes da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) e do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD) para ajudar na identificação dos mortos.
21
Dez/24 |
Dr. Joaquim Rodrigues é homenageado como servidor destaque Oeste/Chapada em cerimônia solene |
Com uma trajetória de mais de 44 anos dedicados à atividade policial, o delegado Dr. Joaquim Rodrigues foi homenageado como servidor destaque Oeste/Chapada em uma cerimônia que reuniu diversas autoridades.
Dr. Joaquim iniciou sua carreira em Goiânia, onde atuou como Policial Militar por sete anos e Investigador de Polícia Civil por 22 anos. Posteriormente, ingressou como Delegado da Polícia Civil na Bahia, função que exerce há 15 anos. Como titular, trabalhou nas Delegacias Territoriais de Cristópolis, Barreiras e Santa Rita de Cássia.
Entre 2016 e 2021, Dr. Joaquim desempenhou papel crucial no Núcleo de Homicídios de Luís Eduardo Magalhães. Sua atuação foi marcada pela redução expressiva dos índices alarmantes de homicídios no município, alcançando quase 100% de elucidação nos casos registrados. Desde 2021, ele é titular da unidade, onde liderou importantes ações administrativas e operacionais.
Entre suas conquistas estão a gestão do pátio da delegacia, que acumulava mais de 600 veículos apreendidos, os quais foram encaminhados para leilão com apoio do DETRAN, e a destruição de 283 armas de fogo apreendidas que estavam há anos no local, mediante autorizações judiciais.
A homenagem recebida é um reconhecimento pelo comprometimento, eficiência e impacto positivo de sua atuação ao longo de décadas, contribuindo significativamente para a segurança pública no Oeste da Bahia.
Com a saída do Secretário Fabrizzio Mullher, o nome mais cotado para a sucessão na Secretaria de Mobilidade é o do economista Pablo Souza.
Souza foi Gerente de Transportes da FIFA e Diretor de Planejamento da Semob. Tem reconhecimento pelos trabalhos de planejamento operacional do BRT Salvador, Plano Cicloviário e na mobilidade do carnaval.
Em Junho, deixou a Prefeitura para organizar o transporte da Copa América nos Estados Unidos. Atualmente é consultor internacional do ICLEI apoiando diversas cidades brasileiras na transição para mobilidade sustentável.
A segurança em Barreiras, está sendo intensificada com a operação “Zero Grau”, coordenada pelo Comando de Policiamento da Região Oeste (CPR-O). A ação, que teve início desde o dia 15 deste mês,, visa não só fortalecer o policiamento no setor comercial, mas também combater problemas como a poluição sonora e os crimes de trânsito, comuns no período de festas de fim de ano.
Com o aumento do fluxo de pessoas nas ruas e o movimento comercial aquecido pela temporada de Natal e Ano Novo, a operação tem como foco a fiscalização de veículos, principalmente motocicletas, que muitas vezes causam transtornos à população. Até o momento, a ação resultou na apreensão de 8 motocicletas por irregularidades no escapamento, também conhecido como descarga livre, e por problemas no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).
A operação “Zero Grau” segue até o final de 2024, com o objetivo de garantir a segurança dos cidadãos, melhorar a qualidade de vida no município e coibir práticas irregulares que afetam o bem-estar da população. A polícia destaca a importância da colaboração da comunidade, que pode contribuir com informações sobre comportamentos suspeitos ou atividades ilegais.
Durante o período de festas, a expectativa é que a operação também ajude a reduzir os acidentes de trânsito e o aumento do ruído, combatendo a poluição sonora de escapes kadron utilizadas em motos, proporcionando mais tranquilidade à população e maior controle nas vias públicas.
Na última sexta-feira, 20 , o Comando de Policiamento da Região Oeste (CPR-O) presidiu a cerimônia de formatura do Curso de Formação de Soldados 2023.2, que aconteceu no 10º Batalhão Especializado de Polícia do Interior (10º BEIC), em Barreiras. Ao todo, 81 novos soldados concluíram o curso na unidade local, enquanto 1.643 formandos em todo o estado celebraram a conquista.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis, militares e praças, que prestigiaram o momento de grande importância para os formandos e para a segurança pública. Além disso, familiares dos alunos também marcaram presença, compartilhando da emoção da conquista de seus entes queridos.
A formatura do Curso de Formação de Soldados 2023.2 representa mais um passo importante na carreira dos novos profissionais, que a partir de agora estarão preparados para atuar na proteção e segurança da sociedade.
21
Dez/24 |
Barreiras: 9º Encontro da Novena de Natal do CPR-O reúne espiritualidade e confraternização |
Na sexta-feira, 20, o Comando de Policiamento da Região Oeste (CPR-O) realizou o 9º e último encontro da Novena de Natal, marcando o encerramento de um ciclo de celebrações que promovem união e fé entre os integrantes da corporação. O evento, que se tornou uma tradição na região, teve como principal objetivo fortalecer os laços entre os membros do efetivo, proporcionando um momento de reflexão e confraternização no período natalino.
A celebração contou com a presença especial do Padre Felipe, pároco da Catedral São João Batista, de Barreiras que, com sua palavra acolhedora, trouxe uma mensagem de esperança e renovação. O sacerdote destacou a importância da espiritualidade no cotidiano dos policiais, lembrando da relevância do Natal como símbolo de paz, união e renovação. A sua presença e discurso tocaram os corações dos participantes, que vivenciaram um momento de integração e reflexão, longe das tensões diárias do trabalho.
O evento, realizado dentro das dependências do CPR-O, em Barreiras, foi um exemplo claro de como a fé pode se tornar um elo de fortalecimento no ambiente de trabalho. Ao longo da novena, os encontros foram ganhando uma característica de grande mobilização, com a participação ativa dos policiais e servidores, que, além de orar, também aproveitaram o momento para estreitar os laços de amizade e cooperação mútua.
Com o encerramento da 9ª edição, o Comando de Policiamento da Região Oeste reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente de trabalho harmonioso e colaborativo, onde a fé e a espiritualidade desempenham um papel fundamental na construção de um ambiente de trabalho mais unido e voltado para o bem-estar coletivo.
Na noite da última quinta-feira, 19, um homem suspeito de manter a esposa e o filho em cárcere privado, sob condições de maus-tratos, morreu após confronto com a Polícia Militar em uma estrada vicinal no povoado de Beira Rio, em Oliveira dos Brejinhos, conforme matéria publicada no Blog do Sigi Vilares (VEJA AQUI).
De acordo com informações, a guarnição foi alertada sobre o paradeiro do suspeito, que estaria escondido em uma casa próxima a uma fazenda na região. Ao perceber a aproximação da equipe policial, o homem tentou fugir através de uma mata, disparando contra os policiais. Em resposta, a PM revidou os disparos em ação considerada de legítima defesa.
Durante o confronto, o suspeito foi atingido e encontrado posteriormente em estado crítico, apresentando dificuldades respiratórias. Com ele, foi apreendida uma arma de fogo utilizada nos disparos. As medidas legais cabíveis foram tomadas e a ocorrência registrada.
Na tarde desta sexta-feira (20), a Polícia Militar, por meio da 85ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), cumpriu um mandado de prisão em aberto contra um homem identificado como I.D.J.V., no centro de LEM.
Por volta das 17h15, a guarnição recebeu informações do Centro Integrado de Comunicação (CICOM) de Barreiras, que alertava sobre a localização de um indivíduo monitorado pelas câmeras de reconhecimento facial. O suspeito tinha um mandado de prisão expedido pela 3ª Vara de Tóxicos de Salvador (TJBA), pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.
Os policiais se dirigiram à Rua José Cardoso de Lima, onde localizaram e identificaram o suspeito. Após a abordagem, foi dada voz de prisão, e o homem foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) para a adoção das medidas cabíveis.
Durante a consulta aos sistemas policiais, foi confirmado que o único registro em desfavor do conduzido era o mandado de prisão vigente.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (19) o projeto de lei que limita o aumento real do salário mínimo e altera regras de acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Estes e os outros pontos contidos no texto visam melhorar a execução de programas sociais e benefícios, ao mesmo tempo contendo o crescimento de despesas do Executivo.
O texto foi o terceiro aprovado pela Câmara das propostas elaboradas pelo governo para os cortes de gastos e o cumprimento da meta fiscal. O governo estimava corte de cerca de R$ 70 bilhões até 2026 com a aprovação do pacote.
O que voi votado, porém, foi o substitutivo do relator, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), que retirou do projeto mudanças no reajuste do Fundo Constitucional do Distrito Federal. Ele também amenizou as mudanças no BPC.
Desse modo, aponta-se uma “desidratação” das medidas, que devem resultar em um montante menor de corte.
Entenda mudanças
O texto, que agora segue para o Senado, prevê que até 2030 o aumento real do salário mínimo seja vinculado aos índices anuais efetivos de crescimento das despesas primárias.
Desse modo, a alta do salário mínimo continua prevendo um aumento acima da inflação com base no Produto Interno Bruto (PIB), mas ficará limitado ao crescimento das despesas dentro do arcabouço fiscal, que crescem no máximo 2,5% ao ano.
Atualmente, a política de valorização leva em conta a soma da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 12 meses até novembro com o índice de crescimento real do PIB de dois anos anteriores.
Desse modo, aponta-se uma “desidratação” das medidas, que devem resultar em um montante menor de corte.
“Com essas medidas, o projeto busca aprimorar a execução de programas sociais e o pagamento de benefícios, concentrando esforços em atender quem realmente necessita, enquanto ajusta o crescimento de despesas para compatibilizar a garantia de direitos com a sustentabilidade fiscal, a exemplo de outras medidas recentemente adotadas”, disse Bulhões em seu parecer.
As mudanças previstas para o BPC no projeto original foram suavizadas pelo relator, após grande reação de parlamentares.
Se fosse mantido como estava, argumenta o relator, o projeto poderia ter um impacto social “indesejado” com o cancelamento indevido de milhares de benefícios, “aumentando a vulnerabilidade das famílias de pessoas idosas e com deficiência”.
Entenda mudanças
O texto, que agora segue para o Senado, prevê que até 2030 o aumento real do salário mínimo seja vinculado aos índices anuais efetivos de crescimento das despesas primárias.
Desse modo, a alta do salário mínimo continua prevendo um aumento acima da inflação com base no Produto Interno Bruto (PIB), mas ficará limitado ao crescimento das despesas dentro do arcabouço fiscal, que crescem no máximo 2,5% ao ano.
Atualmente, a política de valorização leva em conta a soma da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em 12 meses até novembro com o índice de crescimento real do PIB de dois anos anteriores.
Pela nova regra, o salário mínimo vai para R$ 1.518 – R$ 10 a menos em relação ao que seria pela regra atual.
Como a CNN mostrou, de acordo com o governo, a nova regra pode gerar uma economia de R$ 109,8 bilhões entre 2025 e 2030, mas pode impactar aposentados, pensionistas e beneficiados por programas sociais vinculados ao mínimo.
A proposta também exige o cadastro biométrico para concessão, renovação e manutenção de benefícios da seguridade social, assim como determina uma atualização cadastral periódica com prazo máximo de 24 meses para benefícios que utilizam o CadÚnico.
As duas medidas foram adotadas na intenção de reduzir eventuais fraudes na concessão dos benefícios.
O texto principal foi aprovado por 264 votos a favor e 209 contrários. A margem pequena de votos favoráveis denota a dificuldade que o tema enfrenta em plenário.
A proposta também estabelece que municípios e o Distrito Federal respeitem índices máximos de famílias unipessoais no Bolsa Família. O projeto permite que ato do Poder Executivo possa alterar o valor limite de desligamento do Programa Bolsa Família.
No caso do Fundo Constitucional do Distrito Federal, o crescimento anual de despesas será limitado à variação aferida pelo IPCA em vez de levar em conta variação da receita corrente líquida da União.
O governo previa uma economia de R$ 12 bilhões nos próximos 15 anos ao mudar o cálculo dos repasses para o Fundo. O FCDF consiste em recursos pagos pela União ao Distrito Federal para custear os serviços de segurança pública, educação e saúde aos órgãos públicos federais sediados na capital e às 130 embaixadas em Brasília e arredores.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou nesta quinta-feira (19), a leitura dos três editais de chamamento público n°006/2024, cuja proposta é selecionar projetos com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). As condições para a execução da PNAB foram criadas por meio do engajamento da sociedade e os presentes editais destinam-se a premiar agentes culturais atuantes no município de Barreiras.
O encontro com os fazedores de cultura do município de Barreiras teve como objetivo sanar as dúvidas e explicar os detalhes contidos nos editais, para que assim, surjam projetos que possam contemplar os quesitos estabelecidos pelo PNAB. A leitura dos editais foi conduzida pelo subdiretor técnico da Secretaria de Cultura, Felipe Breunig. “Esse Diálogo Público com os fazedores de Cultura foi importantíssimo para que a gente pudesse tirar as dúvidas dos editais, para que assim, todos os três editais possam ser contemplados com grandes projetos culturais”, pontuou.
As inscrições para os editais Rivelino Silva de Carvalho se encerram no dia 13 de janeiro de 2025. Já no dia 14 de janeiro de 2025 se encerram as inscrições para o edital Cultura e Arte por Toda Parte, e no dia 15 de janeiro de 2025, se encerram as inscrições para o edital Premiação de Pontos de Cultura.
Todos os editais podem ser acessados no Diário Oficial, Edição 4307, disponível no link https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2024/diario4307.pdf, ou no site oficial da Prefeitura de Barreiras, onde contém os anexos editáveis. As inscrições acontecem do dia 11 de dezembro até 15 de janeiro de 2025, pelo e-mail [email protected], ou presencialmente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo localizada no Palácio das Artes, Praça Castro Alves, em horário comercial das 08h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta feira.
Saiba Mais: O Edital de Chamamento Público nº 006/2024 – Rivelino Silva de Carvalho, está selecionando 70 projetos culturais para receberem apoio financeiro nas categorias: dança, teatro, leitura, escrita e oralidade, artes visuais; arte de rua ou, arte na rua, economia criativa, economia da cultura, patrimônio e memória.
Já no Edital de Chamamento Público nº 007/2024 – Cultura e Arte por Toda Parte, serão premiados 8 agentes culturais. Cada agente cultural selecionado receberá a premiação conforme as categorias previstas no Edital. Pode se inscrever qualquer agente cultural com contribuição artística ou cultural no município de Barreiras há pelo menos dois anos, sendo Pessoa Física ou Microempreendedor Individual (MEI); Pessoa Jurídica com fins lucrativos; e Pessoa Jurídica sem fins lucrativos.
O terceiro Edital de Chamamento Público 008/2024, denominado de Cultura Viva do Tamanho do Brasil, trata-se da Rede Municipal de Pontos e Pontões de Cultura de Barreiras, cujo objetivo é premiar projetos, iniciativas, atividades ou ações de Pontos e Pontões de Cultura, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva.
21
Dez/24 |
Natalzão de Ofertas JK |
SW4 2018
140.000 KM
R$ 200.000,00
Ano 2018/18
ÔNIX
2020/2021
KM 79.615
R$ 77.900
ECOSPORT
2019/20
KM 26.100
R$ 78.900
ECOSPORT
2019/20
KM 53.000
R$ 71.900
TOPVEL Veículos - Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefones: 77 9.8829-3754 77 9834-3130 - 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430.
21
Dez/24 |
Hoje tem feijoada no Big Steakhouse |
21
Dez/24 |
🎅✨ Natal dos Sonhos é na JK Veículos! 🚙💨 |
Está na hora de realizar o sonho de ter aquele carro que você sempre quis! 🌟 Aproveite nossas condições especiais e saia dirigindo o carro dos seus sonhos ainda este ano.
📍 Onde estamos:
Av. Antônio Carlos Magalhães, 936
📲 Fale com a gente pelo WhatsApp: (77) 99954-0350
Venha nos visitar e descubra as ofertas imperdíveis deste Natal! 🎄
#NatalDosSonhos #JKVeículos #CarroDosSonhos #Veículos
O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, participou na quinta-feira, 19, do Fórum Gestão Modelo - Caminhos para Alcançar uma Gestão de Excelência, em Jequié, que foi organizado pelo prefeito Zé Cocá, em parceria com CDL, ACIJ e Sicomércio.
O evento contou com palestrantes que apontaram caminhos para uma gestão de excelência. Além da experiência de gestão pública apresentada pelos prefeitos de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá (PP), e de Jequié, Zé Cocá (PP), os mais 40 prefeitos e prefeitas presentes ao evento puderam receber informações importantes nas áreas de direito e gestão contábil.
“Juntamente com o amigo e prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, e os especialistas em Direito Público e Contabilidade, Fernando Almeida, e Direto Constitucional, João Daniel Jacobina, discutimos sobre os desafios e as oportunidades na administração pública. Essa combinação de conhecimento técnico e vivências práticas tornou o evento um marco para gestores comprometidos em promover avanços e progressos em suas cidades”, disse o prefeito de Jequié, Zé Cocá.
“Agradeço a oportunidade de compartilhar políticas públicas que implantamos em Luís Eduardo Magalhães, onde alcançamos 83% dos votos, e conhecer de perto o excelente trabalho de Zé Cocá, que obteve 92% dos votos em Jequié”, disse o prefeito Junior Marabá.
O evento contou ainda com a participação virtual do secretário executivo de Inovação da Prefeitura do Recife, Rafael Cunha, responsável por implementar um grande projeto de modernização tecnológica na capital pernambucana.
“Vi na ideia deste Fórum uma oportunidade de poder ajudar prefeitos recém-eleitos também aqui na região oeste. Uma excelente oportunidade para passar o que nós aprendemos na busca de uma gestão pública eficiente e orientada para dar resultados positivos. Já conversei com Zé Cocá para trazer o Segundo Fórum Gestão Modelo aqui para Luís Eduardo”, concluiu o prefeito Junior Marabá.
O dólar fechou em queda de 0,81%, a R$ 6,07, nesta sexta-feira (20/12), pelo segundo dia seguido. Na véspera, a moeda americana já havia recuado 2,32%, R$ 6,12, depois de um dia em que a cotação embarcou numa montanha-russa, chegando a R$ 6,30.
A baixa foi resultado, principalmente, de novos leilões promovidos pelo Banco Central (BC). Ao longo do pregão, o BC interveio duas vezes, injetando US$ 5 bilhões no mercado. Ao longo do dia, a cotação mínima da moeda norte-americana foi de R$ 6,04.
Os agentes econômicos também reagiram de forma positiva ao vídeo postado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Rui Costa (Casa Civil).
Lula elogiou Galípolo e falou da importância do combate à inflação. O presidente também negou que interferirá no BC. Galípolo assumirá interinamente a presidência do Banco Central neste sábado (21/12) e, oficialmente, em 1º de janeiro.
No caso dos leilões do BC, o primeiro deles ocorreu logo na abertura dos negócios, pouco depois das 9 horas, com a oferta de US$ 3 bilhões no mercado à vista. Depois disso, houve uma segunda intervenção de US$ 2 bilhões, com compromisso de recompra. O Banco Central cancelou um terceiro leilão que estava previsto para esta sexta-feira (20/12) de US$ 2 bilhões. A instituição informou que houve um problema técnico que impediu a oferta da quantia ao mercado.
Outro fator que também contribuiu para a queda da moeda foi a aprovação do pacote de gastos no Congresso Nacional. Agora, o texto segue para sanção do presidente Lula.
Além disso, houve uma perspectiva de melhora no cenário exterior, embora bastante limitada. Isso porque o índice de preços (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,1% em novembro, segundo dado divulgado pelo Bureau of Economic Analysis (BEA) nesta sexta-feira. A expectativa era de um avanço de 0,2%.
Esse é o indicador de inflação preferido pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Com o número vindo um pouco abaixo do esperado, dá-se um alívio na perspectiva dos juros nos EUA, o que retira a pressão de alta sobre o dólar.
Na quarta-feira (18/12), o Fed anunciou um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros. Agora, ela está fixada no intervalo entre 4,25% a 4,5%.
Por causa desses fatores, a Bolsa brasileira (B3) também fechou com resultado positivo nesta sexta-feira. O Ibovespa, o principal índice da B3, registrou elevação de 0,75%, aos 122.102 pontos.