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Ago/24

Empresas impugnam licitação da ponte Barreirinhas-Vila Dulce por irregularidades

Duas empresas questionam processo licitatório em Barreiras, alegando falhas graves no edital e solicitam anulação da concorrência pública

Duas empresas, Cristata Empreendimentos em Engenharia Eireli e M.A. da Silva Construtora Empresarial LTDA, entraram com pedidos de impugnação contra a licitação da Prefeitura de Barreiras para a construção de uma ponte sobre o Rio Grande, ligando Barreirinhas à Vila Dulce. O certame, marcado para ocorrer nesta quarta-feira (14), é alvo de críticas por supostas irregularidades no edital e ausência de projetos executivos.

As empresas alegam que “a prefeitura não apresentou projetos executivos” e que há “divergência entre projetos básicos e a planilha de preços.” Elas destacam que a Lei 14.133 exige a utilização do Sistema de Custos Referenciais de Obras (SICRO) para obras de infraestrutura de transportes, o que, segundo elas, não foi observado.

No pedido de impugnação, as empresas afirmam que as exigências do edital “são bastante específicas e limitam a participação de profissionais que não tenham exatamente esse tipo de experiência documentada,” caracterizando, segundo elas, “uma violação a diversos princípios do Direito Administrativo e da legislação vigente.”

A concorrência pública foi publicada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte. De acordo com os pedidos de impugnação, as disposições da licitação “não condizem com a legislação aplicável, não respeita o regime jurídico-administrativo, nem tampouco às melhores práticas para realização de licitação,” solicitando, por isso, a republicação do edital com as correções necessárias.

A empresa Cristata enfatiza que, “diante de todo o exposto, a ora Impugnante se utiliza da presente para requerer que: a) Seja conhecida a presente impugnação, para sua devida análise do mérito pelo Agente de Contratação/Comissão; b) Sejam reconhecidas as patentes irregularidades apontadas na presente impugnação sobre o Edital da Concorrência Pública Eletrônica nº 001/2024, de modo que esse seja declarado nulo e haja a republicação do Edital com a correção de todos os vícios apresentados.”

Até o momento, a gestão municipal de Barreiras não se manifestou sobre as impugnações apresentadas.

Fonte:Caso de Política | Luís Carlos Nunes
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Ago/24

TRE-BA divulga lista de mesários para eleição municipal 2024 em Barreiras

Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, publica nome dos mesários para esta eleição municipal 2024, em Barreiras e faça o donwload da lista, clicando no link abaixo.

(CLIQUE AQUI)

Fonte:Blog do Sigi Vilares
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Ago/24

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Ago/24

Galvani contrata Metso para fornecimento de equipamentos de britagem e calcinação na Bahia

Projeto Irecê inova pela sustentabilidade e terá como produtos finais o concentrado fosfático e o calcário agrícola

Lançamento da pedra fundamental da nova planta industrial da Galvani, em Irecê_Assessoria de Imprensa Galvani

A Galvani, empresa 100% brasileira referência na produção verticalizada de fertilizantes, está ampliando sua liderança no setor com o inovador Projeto Irecê, na Bahia. Com um investimento significativo de R$ 340 milhões, o projeto é um marco no setor de fertilizantes, destacando-se pela sustentabilidade e pela inovação tecnológica. Para apoiar nesse projeto a Galvani contratou a Metso para fornecimento dos britadores e o forno de calcinação do projeto, na Bahia.

O novo empreendimento terá capacidade de produção anual de 350 mil toneladas de concentrado fosfático, direcionados para o complexo industrial na cidade de Luís Eduardo Magalhães, da Galvani, também na Bahia. Adicionalmente, a planta também produzirá 600 mil toneladas de calcário agrícola para atendimento do mercado Matobipa, sigla para os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O projeto acontece em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Além de reforçar seu compromisso com práticas ambientais avançadas, o Projeto Irecê irá gerar aproximadamente 900 empregos diretos e indiretos, durante a fase de construção e operação da planta, impulsionando o desenvolvimento econômico na região.

Redução do consumo de água

A nova unidade se destaca pelos aspectos tecnológico e sustentável. No primeiro caso, a rota tecnológica permitirá o aproveitamento integral do minério, incluindo o aproveitamento do cálcio e magnésio contidos. O processamento a seco também inova pela adoção inédita de calcinação de fosfato na área de fertilizantes, além do baixo consumo de água com 100% de recirculação no processo, sem lançamento de efluente industriais.
Parceria consolidada

O contrato também fortalece o histórico de relacionamento da Metso com a Galvani, de quem é parceira em outros empreendimentos no Brasil.

“A escolha da Metso para fornecer equipamentos essenciais para nosso projeto não é apenas um reflexo de nossa confiança na qualidade e no desempenho superior dos seus produtos, mas também um fortalecimento da nossa colaboração contínua. Temos certeza de que essa parceria trará muitos benefícios não só para a nossa operação, mas também para a região”, afirma Laurence Galvani, diretor de Engenharia e Inovação da Galvani.

No projeto, a Metso participa de duas partes do processo. A primeira delas é na britagem do minério, onde serão instalados um britador de mandíbula C 116 na etapa primária e um britador cônico, modelo HP 300 na fase secundária. A lista inclui ainda outro equipamento cônico, o HP 400, na britagem terciária. Também faz parte do pacote o alimentador vibratório MV 40090 e duas peneiras vibratórias da família CBS.

Na segunda parte do processo, a Metso será responsável pelo fornecimento do forno calcinador rotatório de 140 metros, com diâmetro aproximados de 5,94 metros, e do forno resfriador, de 36 metros e cerca de 4,8 metros de diâmetro. Os dois equipamentos – e componentes acessórios – permitirão o processamento a seco de separação dos minerais.

Diferente da rota tecnológica convencional de beneficiamento de fosfato a úmido, com etapas de deslamagem e flotação, o processamento em Irecê envolverá a exposição do minério a zonas de alta temperatura durante longo tempo, percorrendo a extensão do forno calcinador. O processo continua com seu resfriamento e avança para outras etapas de beneficiamento.

"Estamos extremamente satisfeitos com a venda do pacote de equipamentos de britagem e do forno calcinador para o Projeto Irecê. Esta transação reforça a sólida parceria que temos com o grupo e que tem sido marcada pela confiança mútua e sucesso contínuo”, afirma José Malaman, engenheiro de Vendas da Metso. “Nossos equipamentos são projetados para oferecer alto desempenho, combinado com durabilidade, e estamos confiantes de que atenderão as necessidades do Projeto Irecê, contribuindo para o sucesso e sustentabilidade do empreendimento”, finaliza.

Fonte:Ascom Galvani
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Ago/24

Eleições 2024: prazo para registro de  candidaturas se encerra no dia 15 de agosto

Os pedidos serão aceitos até às 8h, por transmissão via internet, no sistema CANDex, e até às 19h com entrega de mídia presencialmente nos cartórios eleitorais da Bahia

No dia 15 de agosto, próxima quinta-feira, se encerrará o prazo para partidos, coligações e federações registrarem as candidaturas para as Eleições Municipais 2024. Estarão em disputa na corrida eleitoral os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O prazo, que está aberto desde o dia 20 de julho, é definido pela Lei das Eleições, nº 9.504, de 1997, e pela Resolução nº 23.609/2019, do Tribunal Superior Eleitoral, previsto também no Calendário Eleitoral.   

Os pedidos para o registro de candidaturas devem ser realizados por meio do módulo externo do sistema CANDex, até as 8 horas do dia 15 de agosto. Aqueles que perderem esse horário terão até às 19 horas do mesmo dia para entregar os documentos gravados em mídia (pen drive) presencialmente, nos cartórios eleitorais da Bahia. 

Acompanhamento 

As solicitações dos registros de candidaturas ficam disponíveis para acompanhamento no portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas), que reúne as informações sobre os postulantes, suas contas eleitorais e as dos partidos políticos.

Pra todos verem: no lado esquerdo da imagem, sobre um fundo branco, os escritos “Eleições 2024” em verde, “registro de candidaturas” em azul, abaixo a logomarca das Eleições 2024. À direita, a imagem de uma mão segurando uma caneta sobre um papel. 

Fonte:Ascom TRE BA
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Ago/24

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Ago/24

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Ago/24

Como a VoePass tem licença para voar? Hora de abrir a CPI da Anac

Os brasileiros precisam saber se agência fez vista grossa para a negligência da VoePass. E se faz vista grossa para as outras companhias

Ao ver as imagens do avião da VoePass despencando em parafuso chato de uma altitude de 4 mil metros, imaginei o terror das 62 pessoas a bordo durante aquele único minuto que precedeu o choque contra o terreno de uma casa em Vinhedo.

O avião girando enquanto caía, os gritos, o choro, o coração na garganta, a certeza da morte próxima, as súplicas a Deus, talvez a esperança que ocorresse um milagre — houve tempo para que cada pai abraçasse a sua criança? Entrei, por um instante, nesse carrossel de terror.

Na sequência, pensei no avião da TAM que percorreu, sem freios, a continuação imaginária da pista molhada de Congonhas, em julho de 2007, até chocar-se contra um prédio da própria empresa, ironia macabra, localizado do outro lado da avenida sobre a qual se debruça uma das cabeceiras do aeroporto paulista. Saldo de 199 mortos.

Eu estava sozinho na direção da Veja, o meu pai morrendo no hospital, e montamos uma cobertura extensa e aprofundada. Graças à revista, descobriu-se que a causa principal havia sido um problema no reverso do avião. Dedicamos duas ou três edições ao acidente, já não me lembro precisamente. Entre uma e outra, o meu pai morreu. Enterrei-o e fui para o fechamento.

Dois anos depois, em junho de 2009, houve o acidente com o avião da Air France que fazia a rota entre o Rio de Janeiro e Paris. Duzentas e vinte e oito pessoas mortas. Em meio à tempestade, o equipamento externo que mede a velocidade do avião em relação ao ar congelou-se, e o piloto inexperiente e mal treinado, abandonado por um comandante relapso e sem parâmetros confiáveis no painel, ergueu o bico do Airbus até que ele entrou em estol, perdendo a sustentação e mergulhando no Atlântico revolto, próximo à costa da África.

As investigações não apontaram culpados nos acidentes da TAM e da Air France. Apontarão no caso do acidente da VoePass? O gelo severo pode ter sido a causa principal da queda do avião, mas tudo o que veio à tona até o momento indica que essa companhia regional era negligente com a manutenção dos seus aviões, para dizer o mínimo. Teria usado até palito para substituir uma peça de uma aeronave. Funcionários da empresa apelidaram um dos aviões de “Maria da Fé”, porque o seu estado era tão precário que “só voava pela fé”.

As histórias levantadas pela imprensa sobre a conduta da empresa são arrepiantes e suscitam outra pergunta: como é que a VoePass pode ter licença para voar?

Os brasileiros precisam saber se a agência fez vista grossa para a negligência da empresa. Os brasileiros precisam saber se a Anac não faz vista grossa também para a manutenção dos aviões das três grandes companhias que operam no Brasil. Seria bem-vinda uma CPI da Anac.

Fonte:Coluna do Mário Sabino/METRÓPOLES
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Ago/24

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Ago/24

Vereador Dé do Sol do Cerrado é acusado de ameaça contra servidor público. Veja o B.O. do fato

Após a investida do vereador Dé do Sol do Cerrado (PSD) contra um servidor público ontem pela manhã (leia aqui), o caso foi parar na Delegacia Territorial – Luís Eduardo Magalhães, onde foi feito o Boletim de Ocorrência de Ameaça, enquadrado no Art. 147 e Perturbação do Trabalho, Art. 42 do Código Penal Brasileiro.

O vereador, que faz parte do grupo político do ex-prefeito Oziel Oliveira (PSD), esteve no trabalho da vítima acompanhado por um policial que faz a sua segurança pessoal. O motivo para essa investida maldosa do vereador, que deveria ser exemplo para a comunidade, foi uma mera discussão em grupo de WhatsApp.

Segundo o Boletim de Ocorrência nº 00541714/2024-A02, registrado ontem (12) às 13h20, “os senhores Natanael da Silva Lobato e José Mauro Souza Borges, ambos funcionários da Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, comunicando que na data e horário acima descritos, foram ameaçados e tiveram seu local de trabalho perturbado por parte do senhor Adernoel Mota de Santana, conhecido como “Dé do Sol do Cerrado”, atual vereador do município”.

Ainda segunda o B.O. “Adernoel, conhecido como “Dé do Sol do Cerrado”, acompanhado de seu irmão, cujo nome não sabem mencionar, estavam presentes no interior da sede da Prefeitura local afirmando que queriam acertar as contas com eles”.

O Boletim também informa que “ao chegarem para registrar ocorrência policial a respeito da ameaça sofrida, os comunicantes se depararam com Adernoel, conhecido como “Dé do Sol do Cerrado”, o qual, antes de sair do local, se virou para o comunicante José Mauro Souza Borges e disse a seguinte frase: “Quando eu pegar ele, ele vai ver”, certamente se referindo a Natanael da Silva Lobato”.

Fonte:JORNAL O EXPRESSO
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Ago/24

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Ago/24

Buritirama passa a fazer parte da 86ª CIPM com sede em Formosa do Rio Preto

Município está a mais de 200 km da sede da Companhia.

A segurança pública do município de Buritirama, localizado no Oeste da Bahia, passou por uma mudança na última semana. O monitoramento e a responsabilidade pela segurança da cidade foram transferidos para a 86ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que tem sede em Formosa do Rio Preto. Anteriormente, o município estava sob a jurisdição da 28ª CIPM, sediada em Ibotirama, que está a menos de 200 km de distância.

Com a mudança, Buritirama se junta a outros quatro municípios – Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Mansidão – que já estão sob a responsabilidade da 86ª CIPM. Juntos, os cinco municípios totalizam uma população de pouco mais de 108 mil habitantes, sendo quase 20 mil residentes de Buritirama.

A transição da responsabilidade traz novos desafios logísticos para a 86ª CIPM. A distância entre Formosa do Rio Preto e Buritirama é de 257 km via BR-135, com acesso posterior pela BA-451. Outra rota alternativa, embora não asfaltada, é pela BA-225, passando por Santa Rita de Cássia, totalizando 219 km.

Em comparação, o deslocamento a partir de Ibotirama até Buritirama é mais ágil devido à estrada asfaltada, via BA-161, o que facilita o trânsito de veículos, incluindo unidades especializadas como o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO), em situações que exijam rápida resposta.

A mudança na gestão da segurança pública pode trazer tanto benefícios quanto desafios para a população de Buritirama. A 86ª CIPM, que já atua com competência em outros municípios da região, terá agora a tarefa de integrar o novo município às suas operações.

A transição também levanta questões sobre a mobilidade dos policiais e a rapidez de resposta em situações emergenciais, dada a maior distância e as condições das vias de acesso entre Formosa do Rio Preto e Buritirama.

Fonte:Portal do Cerrado
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Ago/24

VoePass planeja expansão com novas rotas para Barreiras e outras cidades baianas

Em 2025, a companhia aérea aumentará a frequência de voos e retomará operações em cidades do interior da Bahia

A VoePass, que atualmente opera um voo diário de Salvador para Recife e uma rota entre Porto Seguro e Belo Horizonte, está se preparando para uma significativa expansão na Bahia a partir de 2025. A companhia aérea planeja retomar e ampliar suas operações, com um foco especial em Barreiras e Vitória da Conquista.

Novas Rotas e Frequência de Voos

A partir de janeiro de 2025, Barreiras, a principal cidade do Oeste da Bahia, terá voos regulares para Brasília. As novas conexões serão realizadas às segundas, quartas, sextas e domingos, proporcionando uma opção mais frequente e direta para a capital federal. Vitória da Conquista, conhecida como a “Suíça Baiana”, também será beneficiada com uma nova rota para Brasília, com voos às terças, quintas e sábados.

Além das novas rotas para Brasília, ambas as cidades contarão com voos diretos para Salvador. Em Barreiras, os voos para a capital baiana ocorrerão às segundas, quartas, sextas e domingos. Vitória da Conquista terá voos para Salvador às terças, quintas e sábados. Essas adições visam melhorar a conectividade e facilitar o acesso entre o interior do estado e as principais capitais.

Historicamente, a VoePass já teve uma presença significativa na Bahia, com rotas para cidades como Feira de Santana, Teixeira de Freitas, Guanambi e Paulo Afonso. Embora tenha reduzido suas operações nos últimos anos, a companhia aérea está voltando a se focar no mercado baiano, destacando Barreiras e Vitória da Conquista como pontos estratégicos para a expansão.

Os novos voos serão operados pelo ATR-72, uma aeronave com capacidade para até 68 passageiros, conhecida por sua segurança e eficiência.

Acidente Aéreo

Recentemente, a VoePass esteve envolvida em um acidente aéreo em Vinhedo (SP), que marcou a primeira queda de avião na história da companhia, fundada há mais de 30 anos. Apesar do incidente, o ATR-72, o modelo de avião que a VoePass utiliza, é amplamente reconhecido como um dos mais seguros no mundo.

A expansão da VoePass na Bahia promete não apenas aumentar a frequência de voos, mas também fortalecer a conexão entre Barreiras e outras regiões do estado, beneficiando tanto os passageiros quanto o desenvolvimento regional.

Fonte:Caso de Política
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Ago/24

Canta Bahia 2024 chega à primeira vez cidade de Barreiras

Maior evento da música gospel realizado pelo Estado

O Canta Bahia 2024 chega à cidade de Barreiras, na próxima quinta-feira, 15, a partir das 18h, no 10º Batalhão da Polícia Militar.

O evento, promovido pelo governo do estado, através do programa Bahia Sem Fome, tem apoio das Igrejas Evangélicas da Bahia. Com entrada gratuita, cada pessoa pode levar um quilo de alimento não perecível para ajudar os irmãos e irmãs que mais precisam, através da música e da dança.

O festival, que está em sua 5ª edição percorrendo as cidades da Bahia, tem o propósito de divulgar a cultura, bem como a música evangélica em todos os seus estilos e vertentes.

O evento tem se destacado pela solidariedade, com um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis para o programa Bahia Sem Fome em todas as edições anteriores. O que também acontecerá em Barreiras.

Quem for ao festival terá a oportunidade de ver e ouvir os grandes nomes da música gospel nacional e local. Dentre as atrações confirmadas estão os cantores: Théo Rúbia, Lukas Augustinho, Sandro Nazireu, Mizael Mattos, Eric Carvalho, Jeferson Queiroz, a cantora Gisele Nascimento, além de atrações locais.

Os portões serão abertos às 18h, e os participantes são incentivados a levar 1 kg de alimento não perecível como forma de ingresso. As doações serão destinadas à campanha “Bahia Sem Fome,” iniciativa do governo do estado para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade alimentar.

📍Canta Bahia 2024  – Edição Barreiras;

📍Data: quinta-feira, 15 de agosto, às 18h;

📍10º Batalhão da Polícia Militar;

📍Entrada Gratuita.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
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Ago/24

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Ago/24

Sindsemb entrega Carta de Intenção dos Servidores Municipais aos candidatos à prefeito de Barreiras

Com a iniciativa de dialogar e ouvir as propostas dos candidatos a prefeito e vice prefeito de Barreiras, o Sindsemb, através de consulta aos servidores, preparou um documento oficial, com necessidades e sugestões do funcionalismo público e assim, convidou todos os candidatos para um bate papo aberto e formalização da entrega da Carta de Intenções dos Servidores Municipais.

A primeira reunião ocorreu com o candidato Davi Schimidt, logo após o candidato Tito Marques, em seguida com Danilo Henrique e finalizou na última semana com a presença do candidato Otoniel. O mais importante nesses encontros, foi a presença da Diretoria formada pela vice-presidente Nathalie Xavier, diretor Auzemir e os assessores jurídicos Michele Sell, José Marcos, Ângela Ribeiro e Charles Yuri, que se posicionaram em favor dos servidores, buscando ouvir o plano de governo de cada candidato para o funcionalismo.

“As reuniões com os candidatos à prefeito, nos deram a oportunidade de ouvir as ideias de governo de cada um, e suas posturas pela valorização dos servidores municipais.
Entregamos a Carta de Intenção dos Servidores, com sugestões coletadas diretamente nos grupos das categorias, e batemos no ponto de que o diálogo entre a gestão e sindicatos, é fundamental”, destacou a vice-presidente Natlhalie.

No geral, o Sindsemb aguarda para, caso queiram, os candidatos possam apresentar suas propostas oficiais diretamente aos servidores.

Fonte:Sindsemb
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Ago/24

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Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
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Ago/24

Barreiras: Vídeo mostra duas adolescentes atropeladas por motocicleta no bairro Morada Nobre

Na noite de sábado, 10, duas adolescentes foram atropeladas por um motociclista na avenida Aylon Macedo, no bairro Morada Nobre, próximo ao ginásio de esportes, em Barreiras.

Um vídeo de câmeras de segurança, mostra o momento do atropelamento, que foi censurado por nossa equipe de reportagem a forte pancada da moto nas duas adolescentes.

As mesmas, aparentemente saiam de frente de uma igreja evangélica que há no local, testemunhas socorreram as mesmas.

O condutor da moto e as duas vítimas atropeladas, ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital do Oeste e também para a UPA. Não há detalhes do estado de saúde das três vítimas.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
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Ago/24

Jequié: Riachoense morre em grave acidente na BR-330

Na tarde de ontem, segunda-feira (12), o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié identificou as vítimas de um trágico acidente ocorrido na BR 330, na região da Pedra de Ripa, em Jitaúna. O casal, Ecival Alves e Indiara Geovana Cunha da Silva, morreu carbonizado após a colisão entre uma motocicleta e um ônibus escolar.

Segundo informações do portal Jitaúna Em Dia, Ecival e Indiara estavam retornando ao Distrito Federal após participarem de um evento de motociclismo em Itacaré. O impacto da colisão foi tão intenso que ambos os veículos pegaram fogo. Graças à rápida ação do motorista do ônibus, Cléber, e da monitora Marilda, cerca de vinte crianças que estavam no ônibus foram retiradas a tempo, evitando uma tragédia ainda maior.

A Prefeitura de Jitaúna divulgou uma nota de esclarecimento sobre o acidente. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, onde aguardam a liberação para os familiares. Ecival Alves era natural de Riachão das Neves, no Oeste da Bahia, onde possuía diversos parentes.

Fonte:Alô Alô Salomão
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Ago/24

Produtores debatem estratégias para consolidar nova rota de exportação do algodão baiano

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou de uma nova rodada de discussões para levantar estratégias que consolidem e incrementem o escoamento da produção baiana pela nova rota de exportação, via Porto de Salvador diretamente para a Ásia. O encontro, intermediado pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), reuniu representantes de tradings e contou com a apresentação da MSC e Wilson Sons/Tecon – terminal portuário de Salvador. As empresas destacaram os investimentos realizados no sistema portuário e no setor de navegação para viabilizar a operação de transporte internacional de cargas pela capital baiana. O navio MSC Orion, que zarpou pela primeira vez, do Brasil, no dia 24 de julho, carregado de soja, algodão, café e outros produtos agrícolas, inaugurou a rota de exportação Salvador-Ásia.

“O grande desafio foi estabelecer a rota direta para a Ásia, e agora precisamos fomentar sua continuidade. No encontro, recebemos todas as informações logísticas relacionadas a essa operação, desde a recepção, armazenamento e carregamento até a acomodação final dos contêineres no navio. Para o setor produtivo, em particular para as tradings e produtores, essas informações são fundamentais na tomada de decisões de exportação e para eventuais ajustes logísticos, permitindo que possamos adotar padrões e rotinas no uso frequente da nova rota", destacou a primeira vice-presidente Alessandra Zanotto Costa, que representou a Abapa, ao lado do segundo vice-presidente, Paulo Schmidt, e do diretor executivo, Gustavo Prado.

Os produtores baianos comemoraram essa nova opção, viável e com potencial para reduzir custos logísticos em relação ao transporte pelo Porto de Santos, em São Paulo. Como a Ásia é um dos principais mercados do algodão baiano, a Abapa tem acompanhado de perto e trabalhado na articulação da rota, buscando otimizar o transporte da fibra e garantir uma redução significativa no percurso do Oeste da Bahia até o Porto de Salvador, de 900 km, em comparação aos 1.600 km até Santos, que atualmente concentra o maior volume de exportação.

A produtora Ana Paula Franciosi, que esteve presente e articulou o encontro junto à Anea, acredita na nova rota e já vem utilizando Salvador para seus carregamentos de algodão. "Esta nova rota semanal de navios de grande porte para a Ásia vai viabilizar tanto em termos de preço quanto de logística a exportação do algodão da Bahia e do Matopiba via Salvador. Isso começou com reuniões ainda na Bahia Farm Show do ano passado, quando visitamos a estrutura e começamos a nos organizar com pequenas cargas. Agora, com a rota já em operação, conhecemos as vantagens e queremos incentivar que as tradings e outros produtores da região se familiarizem com ela e se sintam confiantes em utilizá-la, para que aumentemos o volume exportado, visando a manutenção e regularidade nas exportações dos nossos produtos por Salvador", reforçou.

Para a Abapa, o encontro se mostrou uma oportunidade de esclarecer dúvidas e estreitar ainda mais as relações entre a associação e os envolvidos na logística de transporte marítimo. “Saímos otimistas do encontro e com a certeza de que essa é uma opção viável para os produtores da Bahia e também do Matopiba, que garantirá a redução do frete rodoviário e dos custos logísticos, além de proporcionar segurança para que nosso algodão chegue ao mercado comprador nas mesmas condições em que foi enviado”, avaliou Alessandra Zanotto Costa. A associação também destacou o papel da Anea na intermediação das demandas dos cotonicultores. “A Anea abriu esse importante espaço e proporcionou uma excelente troca de informações, reafirmando seu papel de promover o algodão brasileiro nos mercados consumidores e defender os interesses da cadeia produtiva do algodão”, concluiu o diretor executivo, Gustavo Prado.

Fonte:Assessoria de imprensa da Abapa
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Ago/24

Produtores debatem estratégias para consolidar nova rota de exportação do algodão baiano

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou de uma nova rodada de discussões para levantar estratégias que consolidem e incrementem o escoamento da produção baiana pela nova rota de exportação, via Porto de Salvador diretamente para a Ásia. O encontro, intermediado pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), reuniu representantes de tradings e contou com a apresentação da MSC e Wilson Sons/Tecon – terminal portuário de Salvador. As empresas destacaram os investimentos realizados no sistema portuário e no setor de navegação para viabilizar a operação de transporte internacional de cargas pela capital baiana. O navio MSC Orion, que zarpou pela primeira vez, do Brasil, no dia 24 de julho, carregado de soja, algodão, café e outros produtos agrícolas, inaugurou a rota de exportação Salvador-Ásia.

“O grande desafio foi estabelecer a rota direta para a Ásia, e agora precisamos fomentar sua continuidade. No encontro, recebemos todas as informações logísticas relacionadas a essa operação, desde a recepção, armazenamento e carregamento até a acomodação final dos contêineres no navio. Para o setor produtivo, em particular para as tradings e produtores, essas informações são fundamentais na tomada de decisões de exportação e para eventuais ajustes logísticos, permitindo que possamos adotar padrões e rotinas no uso frequente da nova rota", destacou a primeira vice-presidente Alessandra Zanotto Costa, que representou a Abapa, ao lado do segundo vice-presidente, Paulo Schmidt, e do diretor executivo, Gustavo Prado.

Os produtores baianos comemoraram essa nova opção, viável e com potencial para reduzir custos logísticos em relação ao transporte pelo Porto de Santos, em São Paulo. Como a Ásia é um dos principais mercados do algodão baiano, a Abapa tem acompanhado de perto e trabalhado na articulação da rota, buscando otimizar o transporte da fibra e garantir uma redução significativa no percurso do Oeste da Bahia até o Porto de Salvador, de 900 km, em comparação aos 1.600 km até Santos, que atualmente concentra o maior volume de exportação.

A produtora Ana Paula Franciosi, que esteve presente e articulou o encontro junto à Anea, acredita na nova rota e já vem utilizando Salvador para seus carregamentos de algodão. "Esta nova rota semanal de navios de grande porte para a Ásia vai viabilizar tanto em termos de preço quanto de logística a exportação do algodão da Bahia e do Matopiba via Salvador. Isso começou com reuniões ainda na Bahia Farm Show do ano passado, quando visitamos a estrutura e começamos a nos organizar com pequenas cargas. Agora, com a rota já em operação, conhecemos as vantagens e queremos incentivar que as tradings e outros produtores da região se familiarizem com ela e se sintam confiantes em utilizá-la, para que aumentemos o volume exportado, visando a manutenção e regularidade nas exportações dos nossos produtos por Salvador", reforçou.

Para a Abapa, o encontro se mostrou uma oportunidade de esclarecer dúvidas e estreitar ainda mais as relações entre a associação e os envolvidos na logística de transporte marítimo. “Saímos otimistas do encontro e com a certeza de que essa é uma opção viável para os produtores da Bahia e também do Matopiba, que garantirá a redução do frete rodoviário e dos custos logísticos, além de proporcionar segurança para que nosso algodão chegue ao mercado comprador nas mesmas condições em que foi enviado”, avaliou Alessandra Zanotto Costa. A associação também destacou o papel da Anea na intermediação das demandas dos cotonicultores. “A Anea abriu esse importante espaço e proporcionou uma excelente troca de informações, reafirmando seu papel de promover o algodão brasileiro nos mercados consumidores e defender os interesses da cadeia produtiva do algodão”, concluiu o diretor executivo, Gustavo Prado.

Fonte:Assessoria de imprensa da Abapa
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13
Ago/24

IV Olimpíada do Colégio da Polícia Militar é realizado em Barreiras

Na manhã desta segunda-feira (12), teve início a IV Olimpíada do Colégio da Polícia Militar de Barreiras com uma cerimônia de abertura que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. Entre os convidados estavam o comandante do 17º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM Cedraz; o deputado Antônio Henrique Júnior; o coronel PM RR Paulo Salomão e outros comandantes militares da região.

O diretor-geral do CPM Barreiras, Major PM Diz Pazos, destacou a importância da prática desportiva na formação integral dos alunos, tanto física quanto psicologicamente. Ele ressaltou o valor das atividades olímpicas para promover a interação entre alunos, professores e a comunidade escolar, enfatizando o espírito de companheirismo, coletividade e disciplina.

Para marcar o início das competições, os diretores militares e pedagógicos participaram de uma disputa de pênaltis, simbolizando o espírito de desportividade e união. Ao longo da semana de jogos, os alunos não só aprenderão a competir de forma saudável, mas também descobrirão o prazer da vitória e a importância da derrota como um aprendizado para futuras decisões.

Fonte:17º BBM
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13
Ago/24

Baianos que já viajaram pela Voepass, antiga Passaredo, se queixam de calor e infraestrutura

Reclamações datam desde 2021; empresa foi notificada pelo Governo



O trajeto entre Rio de Janeiro e Ribeirão Preto tem o tempo de voo previsto de 1h50min. No dia 17 de março deste ano, a viagem nesse trecho, que tinha tudo para ser uma experiência tranquila e rápida para o estudante baiano Joaquim Penedo, de 19 anos, se transformou em pesadelo durante as quase duas horas em que o jovem passou a bordo de um voo operado pela Voepass, antiga Passaredo, empresa responsável pela queda da aeronave que matou 62 pessoas em Vinhedos, São Paulo, na última sexta-feira (9).

“Ao chegar no voo, a primeira coisa que eu notei foi que o ar-condicionado estava quebrado. Então, foi o voo todo no calor, ainda mais que estava na época de verão. Muitas pessoas passaram mal e ficou bem marcado para mim a imagem da mulher que teve que vomitar, foi várias vezes no banheiro, teve que deitar porque estava passando muito mal. Além disso, tinha uns sons de como se tivesse batendo algo diferente no motor”, relata o estudante.

Foi um voo bem desconfortável tanto que, depois dele, eu falei que nunca mais pegaria Voepass, porque era uma companhia que não valorizava a segurança hora nenhuma. É uma tamanha irresponsabilidade voar com ar-condicionado quebrado e no calor. Eu cheguei em Ribeirão Preto e estava 35 ºC, mais fresco do que no avião”, completa.

Um passageiro, que preferiu não se identificar, conta que passou por situação semelhante no trajeto aéreo entre Porto Seguro e Salvador, durante a pandemia. No episódio mais caótico, ele conta que o próprio piloto da Voepass sugeriu que os passageiros ficassem mais à vontade. “Várias pessoas tiraram a camisa, inclusive eu. As pessoas estavam voltando da praia, então várias meninas colocaram biquíni. Começamos a usar o cartão de embarque como leque e a única coisa gelada que tinha, que era uma cerveja patrocinada por eles, as pessoas começaram a passar no corpo para se refrescar”, conta.

A empreendedora Anne de Souza teve uma experiência ruim antes mesmo de embarcar. A passagem pela Voepass, marcada para o dia 16 de março, dia do seu aniversário, foi remarcada para o dia 26 do mesmo mês. Na hora que foi feito o check-in, o voo mudou de 7h para 12h daquele dia. Mesmo com os empecilhos, ela decolou e chegou ao destino. Na volta, o cenário foi traumático.

“Na hora da volta, em vez de o avião descer e [buscar os passageiros de Noronha], ele ficou no ar por 40 minutos e não conseguiu descer no aeroporto. Então, ele voou de volta para Recife, cancelando, assim, nosso voo. O local que eu estava hospedada lotou e eu fiquei sem lugar para ficar. Tive que dormir, nesse dia, no quarto dos donos da pousada, que cederam o lugar para mim e meu marido”, detalha.

“No dia seguinte, fiquei no aeroporto o dia todo e a Voepass não deu parecer de nada inicialmente, depois disseram que não tinham avião. Na verdade, eles estavam cancelando os voos e até tiraram passageiros de dentro de alguns deles porque estavam dando preferência para políticos. Eles disseram isso na ‘cara dura’. Foi muito constrangedor e desesperador. [...] Tenho trauma de Noronha por conta da viagem”, destacou Anne de Souza.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) notificou a Voepass nesta segunda-feira (12) após os relatos de inúmeros passageiros sobre as condições precárias de bordo nas aeronaves da companhia virem à tona. A secretaria pediu que a empresa detalhe, em até 48 horas, os modelos, ano e a periodicidade das revisões dos aviões.

O órgão também determinou que a companhia esclareça como está sendo realizado o atendimento aos familiares das vítimas fatais do acidente em Vinhedos, bem como os canais disponibilizados e as assistências oferecidas. Ainda, exigiu que sejam informados canais de atendimento ao público os procedimentos para cancelamento e para reembolso de passagens.

Fonte:Correio da Bahia
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13
Ago/24

Novas ofertas da Maná Agropet

Fonte:Publicidade
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