A cerimônia de encerramento dos Jogos Estudantis de Barreiras (JEB 2024), realizada na última terça-feira (1º), no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade, marcou o final de mais uma edição do maior evento esportivo estudantil do oeste da Bahia. Organizado pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o JEB 2024 envolveu dezenas de escolas e milhares de estudantes ao longo de seis meses de competições.
Com uma programação que teve início em 2 de abril, os jogos movimentaram as escolas municipais, estaduais e particulares da região. A primeira fase do evento, a Gincana do Ensino Fundamental I, revelou a Escola Municipal Professor Itarajú Queiroz dos Santos como a grande campeã, em junho. Na fase seguinte, o JEB F2, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio competiram em diversas modalidades, incluindo atletismo, vôlei de areia, handebol, futsal, basquete, peteca e queimada. A competição contou com a participação de 35 escolas, que disputaram mais de 800 partidas e 40 campeonatos.
O ponto alto da cerimônia foi o anúncio da escola campeã geral: a Escola Herculano Farias, que somou 72 pontos ao longo das competições. O segundo lugar ficou com a Escola Santa Luzia - Rio de Pedras, que acumulou 63 pontos, enquanto o Sesi garantiu o terceiro lugar, com 29 pontos. Em seu discurso, o secretário de educação, Jéferson Barbosa, destacou o sucesso do evento e o impacto positivo na vida dos estudantes.
“Encerramos hoje mais esta edição dos Jogos Estudantis de Barreiras com o coração cheio de alegria e a certeza de que o evento, mais uma vez, foi palco de disputas, diversão e, claro, muito aprendizado. Deixo o meu agradecimento a toda a equipe da Secretaria de Educação que esteve à frente do evento e aos estudantes, os meus parabéns pelo empenho e espírito desportivo”, destacou o secretário.
(77) 9.9919-1208📱
Faça já seu pedido
04
Out/24 |
Filipe Fernandes é acusado de usar dor de uma família para pedir voto; mãe faz Boletim de Ocorrência |
A vítima afirma ter sido “surpreendida pela pessoa conhecida como Filipe Fernandes, candidato a Prefeito de Luís Eduardo Magalhães nas Eleições Municipais 2024, o qual publicou na rede social Instagram (perfil: filipefernandeslem), sem seu consentimento e/ou autorização, um vídeo em que a declarante aparece relatando acontecimentos que antecederam ao óbito de seu filho”.
O fato é que Filipe Fernandes se aproveitou da situação de dor e fragilidade de uma mãe - que perdeu um filho recentemente, para tentar capitalizar alguns votos. No depoimento da Sra. Divina fica clara a sua indignação com que viu no Instagram do candidato. “(...) após o relato do sofrimento que a declarante sofreu e tem sofrido, o mesmo aparece no vídeo afirmando que estava fazendo a caminhada de sua campanha eleitoral sem dinheiro público (...) pedindo voto em Filipe Fernandes, 70”. A Sra. Maria Divina ainda relata que “(..) Filipe Fernandes fez uso indevido de sua imagem ao divulgar o vídeo na rede social (...)”.
Por fim a Sra. Maria Divina pediu que a “(...) Autoridade Policial adote as providências legais cabíveis na hipótese, pois Filipe Fernandes fez uso indevido de sua imagem no vídeo por ele veiculado em sua rede social, com intenção clara de fazer campanha política."
Num cenário de clara derrota, o candidato do partido Avante, Filipe Fernandes, parece ter perdido o seu senso moral. “É feio de ver que esse tipo de artimanha ainda seja utilizado na política, ainda mais por um candidato jovem, que deveria era estar lutando contra esse tipo de comportamento. Nojo! Essa é a palavra que define o que estou sentindo”, disse um cidadão indignado.
Josafá Arnaldo é especialista em direito de trânsito. Ele trouxe para para LEM e região diversos cursos de trânsito. A Auto Escola Nova visão te ajuda ainda a recorrer de multas de trânsito, CNH cassada, bloqueada ou suspensa.
04
Out/24 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
04
Out/24 |
Governador Jerônimo Rodrigues participa de grande carreata de Tito neste sábado em Barreiras |
O governador Jerônimo Rodrigues estará em Barreiras neste sábado (05/10) para participar da carreata de Tito (PT), candidato a prefeito do município, a partir das 16h13, com concentração em frente a Havan.
Esta é a terceira vez que o governador vem ao município nesta caminhada de Tito rumo a prefeitura de Barreiras. Além do lançamento da pré-campanha, Jerônimo Rodrigues esteve na convenção que homologou a candidatura de Tito, e agora participa ativamente da última grande carreata da coligação “A Mudança que Acredito”.
“Ficamos muito felizes com a vinda do nosso governador Jerônimo Rodrigues ao nosso município, nessa nossa última grande carreata rumo a vitória no domingo, dia 06 de outubro”, afirmou Tito.
Carreata da vitória
Ele reforçou ainda o convite para toda a militância dos 9 partidos, dos 120 candidatos a vereador da coligação “A Mudança que Acredito, e de todos os apoiadores da sua campanha.
“Você que acredita que Barreiras pode mais, que pode cuidar melhor da sua gente, que merece uma saúde pública melhor vem conosco nessa grande carreata da vitória, neste sábado, dia 05 de outubro, com a presença da nossa autoridade máxima política do nosso Estado, o governador Jerônimo Rodrigues. Temos o apoio do presidente Lula, dos senadores Jaques Wagner, Otto Alencar, e Angelo Coronel e do ministro da Casa Civil, Rui Costa e vamos fazer o melhor governo da história de Barreiras”, disse Tito.
Na manhã desta sexta-feira (4), por volta das 9h30, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma motocicleta com registro de roubo, durante fiscalizações de trânsito no KM 800 da BR 242, em Barreiras (BA). O veículo, uma Honda NXR 150 Bros Mix de cor vermelha, estava sem os retrovisores e o condutor, inabilitado, usava capacete sem viseira.
Durante a abordagem, os policiais verificaram que a motocicleta possuía um registro de roubo em Brasnorte (MT), datado de 27 de setembro de 2024. O condutor, que não tinha carteira de habilitação, afirmou estar viajando de Goiânia (GO) para Cajazeiras (PB) e disse desconhecer a situação irregular do veículo.
Diante do constatado, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barreiras (BA), junto com a motocicleta, para a adoção das medidas cabíveis, sendo inicialmente enquadrado pelo crime de receptação de veículo automotor.
O Ministério da Saúde vai realizar, a partir do dia 10 de outubro, uma série de entrevistas com pessoas vítimas de violência que estão em hospitais de alguns municípios da Bahia. A iniciativa denominada de “Viva Inquérito” chega em sua 6ª edição com o intuito de promover um levantamento do perfil dessas pessoas para identificar os riscos. A ação visa ainda propor medidas preventivas adequadas para essas pessoas.
Em 2024 na Bahia, o estudo será feito nas cidades de Salvador, Dias d’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Guanambi, Irecê, Itabuna, Macaúbas, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Campo Formoso, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Jacobina, Juazeiro, Poções, Porto Seguro, Rio Real e Santo Antônio de Jesus.
Segundo a pasta, através das entrevistas, a pesquisa vai descrever o perfil das vítimas de violências (interpessoais e autoprovocadas) e de acidentes (como de trânsito, quedas, queimaduras, entre outros) atendidas em unidades de urgência e emergência.
O Viva Inquérito terá uma amostra representativa dos serviços de urgência e emergência de todo o país. A seleção dos serviços de saúde participantes foi feita por meio de sorteios aleatórios com base em critérios científicos.
04
Out/24 |
Vagas de emprego para professor |
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟
#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Lava-jato
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
04
Out/24 |
Fazenda Modelo em Barreiras recebe estudantes de escolas municipais para atividades educativas |
Entre os dias 13 e 26 de setembro, a Fazenda Modelo Paulo Mizote, vinculada ao Instituto Aiba (Iaiba) e localizada em Barreiras, abriu suas portas para alunos de quatro escolas municipais. O objetivo da visita foi apresentar as atividades do agronegócio e proporcionar aos estudantes uma visão prática sobre o setor.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório de Entomologia, onde aprenderam sobre o ciclo de vida de insetos e pragas, os danos que podem causar às lavouras, e como as culturas agrícolas são manejadas na região. Eles também exploraram as principais culturas do oeste baiano, como grãos, fibras e fruticultura, além de variedades cultivadas na fazenda, tanto as mais tradicionais quanto as mais recentes. Participaram da atividade estudantes das escolas Padre Vieira, Paulo Freire, Sonho de Talita e Gauss.
A Fazenda Modelo é uma iniciativa do Instituto Aiba (Iaiba), por meio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com o Senar, o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e a Prefeitura de Barreiras, para atender jovens aprendizes entre 18 e 23 anos.
A equipe técnica do Programa Fitossanitário da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) participou, na terça-feira (01), de um encontro com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), dando continuidade ao projeto “Diagnóstico do Estoque de Carbono em Solos do Cerrado da Bahia, sob Sistemas de Produção de Algodão e Grãos”, iniciado em março deste ano.
Durante a reunião, foram apresentados os resultados da primeira fase de coleta de dados, realizada no início da safra anterior, além de um treinamento para a equipe sobre os procedimentos de coleta de solos e a determinação do estoque de carbono nas propriedades agrícolas. Também foram discutidos os desafios encontrados na primeira fase e as melhorias para otimizar o processo nas próximas coletas.
“A equipe do Programa Fitossanitário precisa se atualizar para dar continuidade às coletas de solo. Até o momento, foram coletadas 1.680 amostras em 28 talhões de oito propriedades, nos núcleos de Rio de Pedras, Ouro Verde, Estrondo, Nova América, Roda Velha de Baixo, Estrada do Café, Anel da Soja, Alto Horizonte, Rio Grande, Rosário, Correntina e Jaborandi, no âmbito do projeto Diagnóstico de Carbono”, explicou Antônio Carlos Araújo, coordenador do Programa Fitossanitário da Abapa.
O projeto busca fornecer dados essenciais para entender o impacto das práticas agrícolas no sequestro de carbono, além de promover técnicas que aumentem a produtividade agrícola sem comprometer os recursos naturais. A análise do estoque de carbono abrange solos com até 45 cm de profundidade. “O objetivo é realizar um diagnóstico abrangente da região para avaliar os sistemas de produção de algodão que favoreçam o acúmulo de carbono no solo. As amostras coletadas na safra passada estão sendo enviadas para análise, e esperamos ter os primeiros resultados no final deste ano ou no início do próximo”, destacou João Henrique Zonta, pesquisador da Embrapa.
Com duração total de três anos, o projeto teve início em março de 2024 e está previsto para ser concluído em março de 2027. Para a segunda fase, que começará em novembro, novas fazendas foram selecionadas, priorizando aquelas que adotam sistemas conservacionistas de produção de algodão.
“Nesta fase, vamos coletar dados de propriedades que utilizam práticas mais sustentáveis, comprovando que é possível produzir algodão e, ao mesmo tempo, acumular carbono no solo. A coleta ocorrerá entre novembro e junho, abrangendo também áreas irrigadas que permitem uma extensão maior do período de coleta. A expectativa é concluir esta etapa até julho de 2025 e enviar as amostras para análise, considerando tanto o carbono no solo quanto a densidade, que define o estoque de carbono”, finalizou Zonta.
O grande rio avistado pelo italiano Américo Vespúcio, no dia 4 de outubro de 1501, tem o nome do santo do dia e é apelidado carinhosamente de Velho Chico. É o quinto maior rio do país, passa por sete estados e percorre 8% do território brasileiro. Dentre muitas funções, o São Francisco é um manancial essencial para o abastecimento público de água tratada, no qual a Embasa capta água para atender 36 municípios – alguns deles, situados a centenas de quilômetros das margens do Velho Chico.
“A atividade da Embasa depende da saúde do rio para levar água potável a vários municípios. Por isso, fazemos a nossa parte para que ele continue a ser essa potência em disponibilidade de água. Investimos continuamente em eficiência na operação dos sistemas que captam no São Francisco, na implantação de sistemas de esgotamento sanitário, instalação de mais pontos de acesso dos imóveis à rede coletora de esgoto nos municípios onde prestamos serviços, e na recuperação de nascentes em pontos onde captamos água”, explica o presidente da Embasa, Leonardo Góes.
Hoje, a Embasa precisa lidar com as consequências de diversos problemas ambientais que afetam o rio São Francisco. A extração das matas ciliares para produção de carvão, formação de pastos e de áreas agricultáveis, a mineração e o garimpo assorearam o leito em vários trechos, reduzindo a disponibilidade de água durante as estiagens típicas do semiárido. Com a calha rasa nesses pontos, o leito do Velho Chico também sofre impactos do regime de regulação do seu fluxo pelas barragens das usinas hidroelétricas Três Marias (Minas Gerais), Sobradinho, Paulo Afonso, Itaparica (Bahia) e Xingó (Sergipe e Alagoas), fazendo aparecer bancos de areia e braços secos do rio, durante a estiagem, ou inundando áreas habitadas ou agricultáveis em tempo chuvoso.
No sistema adutor do São Francisco, que capta água em Xique-Xique, trata em Itaguaçu da Bahia e fornece água potável para 16 municípios da região de Irecê, o gerente regional da Embasa, Odirlei Rocha, conta que, em 2021, uma espécie trazida da Ásia pela piscicultura, conhecida como mexilhão dourado, se reproduziu ao ponto de entupir a tubulação das bombas da captação.
“Interrompíamos várias vezes o bombeamento para desentupir a tubulação e, com isso, parávamos com frequência o abastecimento em vários municípios, gerando muita insatisfação nos usuários do serviço. Tivemos que encontrar rapidamente uma solução e chegamos à instalação de um emissor de campo eletromagnético para evitar a proliferação do molusco”, explica Odirlei.
Já o gerente regional da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira, conta que, em junho deste ano, a empresa precisou fazer uma parceria com o Exército Brasileiro para escavar um banco de areia que estava impedindo o fluxo das águas do rio para o ponto de captação do sistema que abastece Muquém do São Francisco e Wanderley. “Enquanto nosso pessoal e o do Exército escavava, instalamos uma bomba para trazer água do rio para a captação e recuperar o abastecimento desses dois municípios o mais rápido possível”, lembra.
Saneando o São Francisco - Na relação com o Velho Chico, a Embasa avançou ao longo dos últimos 17 anos na cobertura de atendimento nos municípios situados em sua bacia. Atualmente, 31 municípios contam com sistemas de esgotamento sanitário operados pela Embasa que coletam, tratam e fazem a disposição adequada de efluente de acordo com a legislação ambiental vigente. Atualmente, a empresa está investindo aproximadamente R$ 103,8 milhões para ampliar o acesso ao serviço nesses municípios, buscando atender as metas do marco legal do saneamento básico até 2033.
Em mais dois municípios situados na bacia, a Embasa está implantando a infraestrutura que vai coletar e tratar o esgoto de parte das respectivas sedes municipais. Em Irecê, o investimento é da ordem de R$ 66,7 milhões (recursos OGU e Embasa) para a implantação da 1ª etapa do sistema de esgotamento sanitário (SES). Já em Jeremoabo são cerca de R$ 21,3 milhões (Codesvasf e Embasa) investidos em obra já avançada com conclusão prevista para dezembro deste ano.
Ao coletar e tratar a água utilizada nos domicílios, a Embasa garante que o esgoto doméstico, que tem alto potencial poluidor e disseminador de doenças, seja manejado e destinado adequadamente, evitando que esse resíduo líquido seja descartado diretamente no solo ou em cursos d´água e rios que formam o São Francisco.
Plantando água - O Viveiro Educador é um projeto socioambiental da Embasa voltado à recuperação de nascentes através do plantio de matas ciliares, buscando o envolvimento das comunidades do entorno. Nas 13 regionais da empresa no interior, existem estufas da Embasa ou de parceiros onde são cultivadas espécies de árvores nativas. As mudas são plantadas em áreas de mata degradada, para reabilitar nascentes que desapareceram ou estão com pouca vazão, e em cinturões verdes nas estações de tratamento de esgoto ou projetos paisagísticos em estações de tratamento de água.
A empresa mantém seis viveiros para a produção de mudas de espécies vegetais da Caatinga e do Cerrado, biomas existentes no território da bacia hidrográfica do São Francisco (BHSF). Ingá, Ipê-branco, Ipê-roxo, Ipê-rosa, Ipê-amarelo, Jacarandá Mimoso, Vinhático, Angico, Jenipapo, Mulungu, Cedro-rosa, Tamboril e Jequitibá fazem parte do repertório de mudas cultivadas. Nos plantios, quando possível, as comunidades ribeirinhas participam da ação. As atividades do Viveiro Educador incluem também palestras, passeios ecológicos, doação de mudas e Ecofeiras de educação ambiental.
Municípios abastecidos pela Embasa captando diretamente no rio São Francisco: Irecê, Central, Ibipeba, Uibaí, Ibititá, Presidente Dutra, Cafarnaum, Canarana, Jussara, América Dourada, São Gabriel, Barro Alto, João Dourado, Lapão, Itaguaçu da Bahia, Abaré, Glória, Paulo Afonso, Santa Brígida, Chorrochó, Ibotirama, Morporá, Wanderley, Muquém do São Francisco, Barra do Mendes, Malhada, Iuiu, Palmas de Monte Alto, Matina, Guanambi, Caetité, Candiba, Pindaí, Lagoa Real, Brumado (Samambaia e localidades rurais) e Rio do Antônio (Ibitira).
Municípios situados na BHSF com coleta e tratamento de esgoto: Abaré, Barreiras, Campo Formoso, Canápolis, Chorrochó, Gentio do Ouro, Glória, Ibitiara, Ibotirama, Ipupiara, Irecê, Jacobina, Jaguarari (Pilar), Jeremoabo, LEM, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Muquém do São Francisco, Ourolândia, Paulo Afonso, Santa Brígida, Umburanas, Várzea Nova, Guanambi, Botuporã, Jacaraci, Rio do Pires, Rio de Contas, Caturama e Iuiu.
O candidato a prefeito de Barreiras Tito (PT) reafirmou sua liderança nas eleições municipais de Barreiras ao ser o grande destaque no debate entre os prefeituráveis, realizado na noite desta sexta-feira (04/10). Com um desempenho marcado por respostas precisas e propostas sólidas, Tito mostrou preparo e domínio das principais questões que afetam o município, consolidando-se como o favorito a apenas dois dias das eleições, que acontecem no próximo domingo (06/10). De acordo com as pesquisas de intenção de voto, ele lidera em todos os cenários e aumentou ainda mais a distância de seus adversários após o debate.
Demonstrando segurança e conhecimento sobre temas prioritários, Tito trouxe à tona um dos maiores desafios da cidade: a saúde. Ele criticou a ineficácia da fila de regulação, que impede que os moradores tenham acesso rápido a consultas e exames, e garantiu que a saúde será uma de suas prioridades assim que assumir o cargo.
"Vamos acabar com a fila da regulação nesse município, modernizando a saúde e garantindo médicos e profissionais em todas as unidades básicas", afirmou Tito, destacando também seu compromisso com a construção de duas novas UPAs e a implantação de um hospital universitário, em parceria com o governo federal.
Integrar ações
Tito também foi firme ao abordar a segurança pública. Ele prometeu ampliar os investimentos em tecnologia e integrar as ações entre os governos federal, estadual e municipal para fortalecer a Guarda Civil Municipal, tornando-a mais eficiente no combate à criminalidade. Sua fala reforçou ainda mais a imagem de liderança, já refletida nas pesquisas.
"Nós iremos ampliar essa parceria, ingressando também com recursos municipais, para ampliar os investimentos em tecnologia e integrar as ações do Governo Federal, do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal", disse o candidato ao tratar da importância de reforçar a atuação da Guarda Civil no município.
No campo econômico, Tito voltou a defender a municipalização do polo industrial de Barreiras como uma medida estratégica para atrair mais empresas e gerar empregos de qualidade. Ele destacou que a cidade precisa retomar o crescimento econômico, e isso passa pela ampliação de oportunidades no setor industrial.
Empregos de qualidade para Barreiras
"Já consta do nosso plano de governo a perspectiva da municipalização do polo para que possamos potencializar a atração de empresas do nosso estado e do nosso país, trazendo empregos de qualidade para Barreiras", garantiu o candidato.
A educação foi outro ponto central abordado pelo candidato, que lamentou o fraco desempenho da cidade no IDEB e se comprometeu a realizar mudanças estruturais no setor. Tito criticou a atual gestão por não valorizar os profissionais da educação e prometeu priorizar tanto a formação dos professores quanto a melhoria das condições de ensino para os estudantes.
"Vamos garantir formação inicial e continuada permanente aos nossos professores, resgatando os direitos subtraídos nos últimos 8 anos pelo atual governo", declarou Tito, assegurando que a educação será uma prioridade em sua administração.
Construir uma Barreiras melhor
Ao final do debate, Tito transmitiu palavras de confiança em suas considerações finais, reforçando seu compromisso com a população de Barreiras. Ele afirmou que sua gestão será pautada pela transparência, pelo diálogo e pelo trabalho conjunto, garantindo que todos os cidadãos terão voz nas decisões que impactam a vida na cidade.
"Meu compromisso é com cada um de vocês. Juntos, vamos construir uma Barreiras melhor, onde a saúde, a segurança e a educação sejam prioridades reais. Estou aqui para servir, para ouvir e para lutar por todos os barreirenses", concluiu, deixando uma mensagem de esperança e determinação que ecoou entre seus apoiadores.
Após o debate, Tito foi recebido calorosamente por uma multidão de militantes e apoiadores que o aguardavam do lado de fora dos estúdios da TV Oeste. Aos gritos de "Tito prefeito", o candidato foi ovacionado, e a festa tomou conta da rua, reforçando o entusiasmo de sua base de eleitores. O apoio popular vibrante mostrou a força de sua candidatura, a apenas dois dias das eleições.
Compromisso com o futuro de Barreiras
Com esse desempenho destacado, Tito não só reafirmou suas propostas, como também consolidou a liderança que já aparece nas pesquisas de intenção de voto. A clareza de suas ideias, o domínio dos problemas locais e o compromisso com o futuro de Barreiras fizeram dele o grande vencedor do debate. Diante de seu favoritismo e da resposta positiva dos eleitores, a escolha para o pleito do próximo domingo parece clara: Tito é visto como o mais preparado para ser o próximo prefeito da cidade.
O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, registrou um aumento de captação de órgãos e tecidos em 2024. Houve um crescimento de quase 50% em relação ao ano passado com um total de sete captações até o mês de setembro, duas a mais em relação a todo o ano de 2023. A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HO atribui esse resultado às campanhas e ações de estímulo às doações.
Durante a campanha Setembro Verde de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, o HO intensificou a capacitação dos profissionais dos diversos setores do complexo hospitalar visando o acolhimento das famílias dos pacientes. Como ainda existem muitos mitos sobre a captação de órgãos e tecidos, a intenção das equipes é informar a verdade sobre o processo de doação, explicando principalmente como funciona a dinâmica de transplante no Sistema Único de Saúde (SUS).
Uma novidade trabalhada esse ano é a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), já sendo possível a cada cidadão brasileiro expressar e registrar oficialmente sua vontade de ser um doador de órgãos. Acesso através do link: https://www.aedo.org.br/
A doação de órgãos é um assunto sensível e envolve diferentes e delicadas etapas, principalmente para a família que perde um ente querido. “O processo de diagnóstico da morte encefálica é detalhado e cauteloso. Diante de uma suspeita, é realizado um rigoroso checklist que envolve exames, gráficos clínicos e laboratoriais até a constatação da morte. A abordagem familiar é a última etapa do processo. Somente depois do aceite é iniciado o fluxo de captação de órgãos e tecidos”, observa a líder geral do HO, Marina Barbizan.
Todo esse processo é acompanhado de perto pela CIHDOTT e pela Central de Transplantes do Estado. De acordo com o presidente do órgão, João Carlos Soares, o resultado com o registro do aumento de doações é fruto de ações de sensibilização ao longo do ano. “Promovemos esse acompanhamento com diferentes setores dentro da nossa unidade. Cada caso é diferente e precisamos de uma abordagem humanizada, pois o momento é de fragilidade familiar. Depois de todo o processo de confirmação da morte, iniciamos o alinhamento com a família e tratamos sobre a importância de salvar vidas por meio da solidariedade. Este ano, já realizamos a captação de 12 rins, seis fígados e uma córnea”, avalia Soares.
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Secretaria da Segurança Pública iniciou o monitoramento das Eleições 2024. Cerca de 40 órgãos estaduais, federais e municipais, além de concessionárias de serviços, atuam no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP.
O secretário da SSP, Marcelo Werner, destacou a importância do trabalho integrado 48h antes do início do pleito. “São os momentos mais importantes para que a votação no domingo ocorra com tranquilidade. Nossas equipes das Forças da Segurança estão de prontidão, juntos a outros órgãos federais e municipais, para atender qualquer ocorrência e garantir uma eleição segura para os eleitores e candidatos”, completou.
O CICC funcionará até as 7h da próxima segunda-feira (7), de forma ininterrupta, acompanhando a escolta das urnas, monitorando as zonas de votação e reforçando o combate aos crimes eleitorais.
TV Oeste promoveu, nesta quinta-feira (03), um debate decisivo entre três dos quatro candidatos a prefeito de Barreiras, no Oeste da Bahia. O evento contou com a participação de Danilo Henrique (PP), Otoniel Teixeira (UB) e Tito (PT). Davi Schmidt (NOVO) ficou de fora por não ter sido convidado para o debate.
A imprensa local foi convidada para a cobertura do evento e aproveitou a oportunidade para fazer três perguntas aos candidatos antes do início do debate. As respostas de Danilo Henrique, Otoniel Teixeira e Tito mostraram como eles planejam conquistar o eleitorado indeciso e o que consideram ser suas principais propostas para o futuro da cidade.
Danilo Henrique destacou a importância do debate para atrair o voto dos indecisos: “O debate é importante porque tem a grande audiência da TV Oeste, e assim os eleitores poderão ver as propostas, quem tem o melhor plano de governo. Nosso plano foi construído com a participação da população e acredito que ele trará as melhores soluções para a cidade”.
Otoniel Teixeira ressaltou o contato direto com a população ao longo da campanha: “Apesar do tempo reduzido, percorremos todos os bairros e povoados, apresentando nossas propostas e ouvindo a sociedade. Nosso Plano de Governo reflete as boas ideias e sugestões da população, e tenho certeza de que até o dia 6 de outubro continuaremos dialogando com o eleitorado”.
Tito, por sua vez, reforçou a clareza e transparência de sua campanha: “Nosso plano de governo foi construído de forma participativa, ouvindo a população nos bairros e comunidades rurais. Isso nos permitiu entender os verdadeiros problemas da cidade, e apresentamos soluções claras para cada um deles“.
Quando questionados sobre as propostas que mais impactarão o futuro de Barreiras, os candidatos responderam:
Otoniel destacou a importância da educação, saúde e mobilidade urbana: “Vamos tratar a educação com seriedade e investir mais na saúde, concluin do as obras do hospital municipal. Também já destinamos recursos para melhorar a mobilidade urbana, como a construção de uma ponte que será licitada em breve”.
Tito mencionou o foco nas pessoas e nas melhorias dos serviços públicos: “Nossa prioridade é cuidar das pessoas, melhorando os serviços de saúde, educação e saneamento. Também trabalharemos em obras de micro e macro drenagem, essenciais para o desenvolvimento da cidade”.
Danilo destacou a saúde como prioridade: “A saúde é nossa proposta mais urgente. Vamos colocar os postos de saúde para funcionar plenamente, algo que hoje não acontece. Além disso, nossa proposta de reforma de moradias trará dignidade e autoestima para a população”.
Por fim, os candidatos também comentaram as críticas recebidas durante a campanha e como responderiam a elas:
Tito afirmou estar preparado e comprometido com a população: “Tenho experiência e compromisso. Sempre priorizei os interesses da população em todos os cargos que ocupei e, com o apoio de lideranças políticas, lideramos todas as pesquisas desde o início da pré-campanha”.
Danilo enfatizou sua experiência como secretário em Luís Eduardo Magalhães: “As pessoas devem me julgar pelo meu trabalho como secretário. A experiência que tive lá será aplicada em Barreiras, com o mesmo modelo de gestão”.
Otoniel considerou as críticas como parte do processo político: “Críticas são normais, mas estamos confiantes. Nossa gestão é muito bem avaliada, e percorremos todo o município ouvindo a população. Acreditamos que venceremos no dia 6 de outubro com base no trabalho que já realizamos”.
O debate ajudou a esclarecer as propostas dos candidatos e mostrou que cada um está confiante na reta final das eleições, apostando em suas estratégias para conquistar o voto do eleitor barreirense.
04
Out/24 |
Aluga-se Flat mobiliado em LEM |
Aluguel de flat mobiliado - Rua Carlos Maestro Gomes - divisa do Jardim Paraíso/Florais LEA III: 33 metros quadrados. Cerca elétrica - Alarme - portão eletrônico- garagem para um carro. TV, ar, fogão, cama de casal - Guarda-roupas, cooktop 2 bocas - máquina de lavar - Micro-ondas - sanduicheira, ferro de passar, geladeira - mesa com duas cadeiras- Internet wi-fi. Contato: 77 9 9810-9991
04
Out/24 |
Vagas de Emprego para LEM |
Empresa no Ramo de Hotelaria:
Camareira
- Com ou sem experiência;
- Disponibilidade de horário;
Empresa no Ramo de Industria de Confecções:
Corte;
Costura;
Bordados;
Design Gráfico;
Empresa no Ramo de Hamburgueria:
02 vagas para Operadora de Caixa
- Com ou sem experiência;
- Ensino médio completo;
- Disponibilidade de horário;
- Boa comunicação;
02 vagas para Atendente
- Com ou sem experiência;
- Ensino médio completo;
- Disponibilidade de horário;
- Boa comunicação;
Empresa no Ramo de Educação:
Monitora
- Com ou sem experiência;
- Disponibilidade de horário;
- Gostar de criança;
Empresa no Ramo de Escritório de Fazenda:
Auxiliar de Escritório
- Ensino médio completo;
- Conhecimento em informática;
- Cursos na área administrativa;
- Com ou sem experiência;
Empresa no Ramo Pizzaria:
Cozinheira
- Com experiência na área;
- Disponibilidade para trabalhar a noite;
Empresa no Ramo de Comunicação Visual:
Recepcionista
- Ensino médio completo;
- Conhecimento em informática;
- Curso de Design Gráfico é um diferencial;
- Com ou sem experiência;
Empresa no Ramo de Espetinho:
Garçom
- Disponibilidade de horário para trabalhar a noite;
- Com experiência;
Operador de Caixa
- Experiência na área;
- Disponibilidade de horário para trabalhar a noite;
Empresa no Ramo de Móveis e Eletrodomésticos:
Vendas
- Ensino médio completo;
- Com experiência em vendas;
- Conhecimento em informática;
Empresa no Ramo de Produtos de Casa:
Promotor de Vendas
- Ensino médio completo;
- Com ou sem experiência;
- Boa comunicação;
Empresa no Ramo de Restaurante:
Garçom
- Disponibilidade de horário;
- Com experiência;
Auxiliar de Limpeza
- Experiência na área;
- Disponibilidade de horário;
Empresa no Ramo de Variedades:
Operador de Loja
- Com ou sem experiência;
- Ensino médio completo;
- Disponibilidade de horário;
Empresa no Ramo de Suplementos Naturais:
Vendas
- Com experiência no setor de Vendas;
- Ensino médio completo;
- Habilidades com redes sociais;
Empresa no Ramo de Farmácia:
03 vagas Entregador
- Com ou sem experiência;
- Disponibilidade de horário;
- Habilitação A;
- Moto da empresa;
Empresa no Ramo de Oficina:
2 vagas para Vendas
- Com experiência comprovada;
- Disponibilidade de horário;
- Ensino médio completo;
Empresa no Ramo de Distribuidora de Gás:
Operadora de Caixa
- Ensino médio completo;
- Com experiência;
- Conhecimento em informática;
Auxiliar Administrativo
- Ensino médio completo;
- Com experiência em notas fiscais e rotinas administrativas;
- Conhecimento em informática;
Entregador
- Com experiência em entregas;
- Habilitação A;
Empresa no Ramo de Artigos de Casa:
Instalador
- Habilitação (B);
- Sem experiência mas que tenha força de vontade de aprender e seja esforçado;
Empresa no Ramo de Beleza:
Operadora de Caixa
- Ensino Médio Completo;
- Boa Comunicação;
- Habilidade com atendimento ao público;
- Com experiência;
2 vagas para Vendas
- Ensino Médio Completo;
- Boa Comunicação;
- Habilidade com atendimento ao público;
- Conhecimento em maquiagem;
Empresa no Ramo de Confecções, Cama ,Mesa e Banho:
Líder de Produtos Financeiros
- Ensino médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
- Experiência em áreas administrativas ou financeiras;
- Conhecimento em informática;
Assessor de Clientes
- Ensino médio completo;
- Desenvoltura para trabalhar com o público;
- Disponibilidade para trabalhar em escala 6x1;
Interessados comparecer munido de currículo na Rua Pernambuco, em frente a Caixa Econômica Federal, nº 401, sala 1, 1º andar, Fone: (77) 9.9850-3073
04
Out/24 |
Ofertas da Maná Agropet; confira!!! |
✅ Curso completo com aulas presenciais;
✅ Certificado reconhecido nacionalmente;
✅ Suporte para as aulas;
Garanta sua vaga (77) 9.9905-0094
Ontem, terça-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um Jeep Renegade furtado que circulava com placas clonadas. A ocorrência foi registrada no Km 800 da BR-242, em frente à Unidade Operacional da PRF de Barreiras.
Durante a fiscalização de rotina, realizada por volta das 13h44, os policiais perceberam irregularidades no veículo. Ao realizar uma análise detalhada dos elementos de identificação veicular, foi constatado que o Jeep Renegade era produto de furto.
O responsável pelo veículo estava presente no momento da abordagem e informou que havia adquirido o carro em uma negociação informal com uma conhecida, por R$ 85.000,00, alegando que deu outro veículo como entrada e que ainda restava pagar R$ 53.000,00.
Diante dos fatos, o homem foi encaminhado para a Delegacia de Polícia, onde foi apresentado juntamente com o veículo para as medidas cabíveis.
A PRF reforça a importância de verificar a procedência dos veículos antes de efetuar a compra, especialmente em negociações informais. A clonagem de veículos é um crime que gera diversos prejuízos, tanto para os proprietários dos veículos originais quanto para a sociedade como um todo.