08
Fev/13 |
A longa história do lixão em LEM pode estar chegando ao fim |
Acompanhando há pouco tempo à situação que envolve o lixão em nossa cidade, foi possível realizar um breve resumo para população que sofre com o problema.
Desde à época da liberação para loteamento dos terrenos junto ás proximidades do lixão; existe uma área doada pela loteadora 90 para transferência do lixo de nossa cidade. Até o momento a prefeitura não tomou providências para que houvesse essa remoção.
Há uma semana entramos em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, e ela nos informou que o executivo está aguardando uma parceria com a prefeitura de Barreiras para um aterro sanitário definitivo, a qual pode durar anos de projetos e mais anos de execução.
A loteadora só está aguardando a transferência do lixão para aterrar e criar um bosque no local.
A situação atual que envolve o setor universitário, residencial 90, e áreas próximas está caótica, sendo que, já existe uma área doada para o lixão provisório fora da cidade, dependendo do prefeito para autorizar a mudança.
Entrei em contato com vereadores e eles juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, aderiram a solucionar o problema, aguardando o retorno do prefeito para mudança provisória.
A questão é: Será impossível a solução do problema, se somente alguns vereadores e a Secretaria do Meio Ambiente, estiverem na causa sem a população inserida. Precisamos que os moradores se mobilizem urgentemente para pressionar o executivo a autorizar a retirada do lixão.
Atenção: Moradores do RESIDENCIAL 90, SETOR UNIVERSITARIO, e outros próximos, a retirada do lixão está muito próxima, vamos juntos nos mobilizar nessa campanha por ser do interesse de todos: Lixão fora da cidade já!
Como mobilizar?
Divulgação em redes sociais, ligar nas rádios da cidade, publicar em blogs, comentar com vizinhos, colocar faixa na frente das suas casas e etc...
Estamos entrando em contato com associação dos bairros afetados para um protesto organizado, à medida que cada um faz sua parte.
Precisamos de todos nessa idéia, para uma melhor qualidade de vida a todos a que habitam aqueles bairros.
Lixão fora da cidade já!
Jader Souza Borges