✅ 21% de desconto para Produtor Rural e CNPJ
✅ A partir de R$ 189.990,0
✅ 5 anos de garantia + pronta entrega
📱 (77) 9 8855-1000
🖥 http://www.buritiford.com.br/
#GrupoBrandao #FordBuriti #Ford #FordBrasil
A Polícia Civil da Bahia já mapeou ao menos 24 facções criminosas atuando em território baiano atualmente. A informação foi revelada pela Delegada-geral da polícia judiciária baiana, Heloísa Brito, em entrevista exclusiva ao Portal A TARDE.
Durante a conversa, a primeira mulher a comandar a corporação em 216 anos de existência detalhou o surgimento dessas organizações que apareceram após o fim da 'era Ravengar' (Raimundo Alves de Souza), figura emblemática que comandava o tráfico de drogas na Bahia nos anos 90.
"Eu vou falar porque ele já faleceu, mas quem já estava na polícia sabe sobre a 'lenda' de Ravengar no Morro do Águia. Ele morava no local e dominava o tráfico ali. Quando Ravengar sai daquele local, quando ele é preso, começa a haver uma briga, porque várias outras organizações começam a se estabelecer. Então, nos anos 2000, nós tínhamos as organizações que eram, como diziam, as organizações baianas, e que a gente podia nomear duas, no máximo três, talvez. Hoje, num mapeamento mais amplo, a última vez nós mapeamos 24 delas, só aqui na Bahia", explicou.
Sem uma figura central no comando, essas facções criminosas começaram a se aliar com outras organizações maiores da região sudeste, como o Comando Vermelho (CV) - do Rio de Janeiro -, Primeiro Comando da Capital (PCC) - Paulista - e, mais recentemente, o Terceiro Comando Puro (TCP) - Rio de Janeiro.
"São facções baianas que se autodividem, rompem com lideranças e umas com as outras, e aí vão se agregando a organizações criminosas do sudeste, como forma de se estabelecer ali. Então, ela faz essa parceria para poder receber armas e drogas", completou.
Apesar de Brito não nomear as organizações, a reportagem apurou que algumas delas são: Katiara, Ordem e Progresso (OP), A Tropa, Bonde do Ajeita, Raio A, Bonde do SAJ, Honda, Bonde do Neguinho, Tropa do KLV, MK, Raio B, e as mais conhecidas, Comando Vermelho e Bonde do Maluco. Além da atuação como forma de alianças ou influências: PCC e TCP
25
Set/24 |
Vagas de emprego na Mauricéa |
Um homem, de 34 anos, foi morto após deixar o conjunto penal de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, nesta terça-feira (24). Jéferson de Jesus Santos estava ainda com o alvará de soltura quando foi executado. Segundo o Radar News, parceiro do Bahia Notícias, era acusado de liderar uma chacina no bairro Renovação. O crime deixou quatro mortos e um ferido.
Uma ambulância do Samu chegou a ser acionada, mas Jéfersson não tinha mais sinais de vida. A polícia informou que não havia testemunhas, uma vez que a estrada é deserta. Ele foi preso em agosto de 2022, com uma pistola no bairro Dinah Borges, após confessar participação na chacina, ocorrida dois meses antes.
Conhecido como “Jefinho” ou “Gordura”, ele havia afirmado abandonaria o crime apenas “por providência divina”. “Até o dia que Deus queira me levar ou eu virar evangélico”, disse à época. Não há confirmação sobre uma possível conversão religiosa, mas ao lado do corpo foi encontrada uma bíblia, que Jéfersson carregava no momento em que foi assassinado.
Um agente do presídio o aconselhou, na saída, a chamar algum parente para buscá-lo ou seguir por outro caminho, temendo um possível atentado devido à repercussão da chacina. O detento teria respondido que sairia “com Deus”. Jéfersson era ligado à facção criminosa Bonde do Maluco (BDM) e estava sendo investigado por outros homicídios.
A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.
Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.
Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031
Atenção, motoristas! 🚨 Você sabia que pequenos hábitos podem salvar vidas? ⚠️ Respeitar a placa de PARE 🛑, evitar o uso do celular ao volante 📵, dar prioridade aos pedestres na faixa 👣, e manter o seu veiculo protegido ⚓️, são atitudes simples que fazem toda a diferença.
Compartilhe este vídeo e ajude a espalhar essa mensagem vital. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro para todos! 🌟
#ProteçãoVeicular #PrevençãoNoTrânsito #SegurançaParaTodos #JuntosSalvamosVidas
Cerca de 34 mil policiais e bombeiros serão empregados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) na Operação Eleições 2024. O planejamento das ações preventivas, ostensivas e de inteligência foi apresentado na manhã desta terça-feira (24), durante coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência (COI).
Além dos efetivos das polícias Militar, Civil e Técnica, com apoio do Corpo de Bombeiros, a SSP-BA ativará o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A estrutura, instalada no COI, reunirá representantes de 31 instituições estaduais, federais e municipais, além de concessionárias de serviços. O CICC será ativado entre os dias 4 e 7 de outubro, com atuação ininterrupta.
A SSP, buscando sempre fortalecer a integração entre as Forças Policiais e de Bombeiros, instalará também o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (CIISP). O compartilhamento de informações e a coleta de dados nortearão as equipes externas.
"Serão R$ 3 milhões de investimento do Governo do Estado, com o objetivo principal de garantir a democracia e o livre exercício da cidadania. Atuaremos com força máxima", garantiu o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
O titular da pasta acrescentou, ainda, que a tecnologia auxiliará na aplicação do efetivo. "Utilizaremos 3.595 câmeras em todo o estado. Os equipamentos ficarão direcionados para zonas eleitorais e pontos estratégicos mapeados pela Inteligência", completou Werner.
Em mais um grande investimento na saúde municipal de Barreiras, o prefeito Zito Barbosa realizou nesta segunda-feira (23), a entrega das novas sedes da Central Integrada de Regulação (CIR) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Construídas em 1.250 metros quadrados na Rua Camaçari (próximo ao Cais e Porto), bairro Vila Dulce, a estrutura que também abriga o Programa Melhor em Casa, reforça o compromisso da gestão com a qualidade dos serviços de saúde ofertados à população, assim como a valorização dos servidores.
Além do gestor municipal, o evento foi prestigiado pela primeira-dama Marisete Bastos; secretário de Saúde, Melchisedec Neves; subsecretária Juana Ribeiro; coordenadora do SAMU, Samara Barbosa; coordenadora da CIR, Ana Paula Miranda; coordenadora do Programa Melhor em Casa, Amanda Carvalho; coordenadora médica da Regulação SAMU, Milena Marques; também o vice-reitor da Ufob, Profº Dr. Antônio Oliveira; diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da Ufob, Profº Dr. Rafael Simões; médicos, enfermeiros e demais profissionais, colaboradores, secretários e subsecretários do governo.
A nova estrutura da CIR contempla salas do Programa Tratamento Fora do Domicílio, Direção, Assistência Social, Atendimento de Alta Complexidade, Marcação de Cirurgia Eletiva, Sistema Vida, Centro de Processamento de Dados, além de recepção com auditório. Já a estrutura do SAMU, contempla sala de regulação, administração, almoxarifado, salas de conforto médico e de técnicos auxiliares de regulação médica, refeitório, arquivos, e ainda sala de recepção e farmácia.
O secretário municipal de saúde pontuou a importância das novas instalações da CIR e do SAMU “como marcos de uma gestão comprometida com a inovação e a modernização dos serviços de saúde”. Também destacou a relevância de espaços adequados e equipados para garantir um atendimento ágil, eficaz e de excelência à população, reforçando a importância de vida de cada indivíduo atendido.
No período de janeiro de 2017 a julho de 2024 foram marcados na Central Integrada de Regulação – CIR, 5.735.340 procedimentos ambulatoriais, 78.994 cirurgias ambulatoriais e mais de 21 mil cirurgias eletivas. Já entre os meses de julho a setembro deste ano, a Central já atendeu mais de 21 mil pacientes. Emocionado com a realização de mais um compromisso de sua gestão, o prefeito ressaltou que a entrega das novas sedes da Central Integrada de Regulação e do SAMU, representa um passo importante na melhoria da assistência à saúde, reforçando o cuidado com a vida e o bem-estar da população.
“Uma noite de muita alegria e muita emoção, por isso eu quero agradecer imensamente ao nosso Deus. Hoje entregamos esses dois importantes equipamentos para a área da saúde, e a partir de agora, todos os profissionais que trabalham na marcação da Central Integrada de Regulação passam a contar com instalações ainda mais dignas, um espaço adequado, a altura do merecimento dos nossos servidores, como também para atender a nossa população com mais conforto. Esse é o nosso compromisso com Barreiras, cuidar da cidade e cuidar das pessoas, e estamos cumprindo”, ressaltou Zito Barbosa ao agradecer a presença de todos no evento. **
VAGAS DE BARREIRAS PARA DIA 25/09/2024
ATENDENTE
VAGA EXCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Empresa oferece: vale transporte, assistência Médica e odontológica e vale refeição.
01 VAGA
CONFERENTE
VAGA EXCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Ensino médio completo
Experiência mínima de 03 meses na função
A empresa fornecerá: vale transporte, assistência odontológica, cesta básica, vale refeição, uniforme
01 VAGA
ADMINISTRADOR DE SISTEMA EM NUVEM
Ensino superior completo em: ciências da computação ou tecnologia da informação
Experiência mínima de 06 meses na função em: aws, azure ad
A empresa fornecerá: comissão e percentual
01 VAGA
AJUDANTE GERAL (EM PRE MOLDADOS)
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses na função em: pré-moldados
A empresa fornecerá: vale transporte, gratificação, café da manhã e almoço para quem fica na empresa
Salário: R$ 1.486,00
02 VAGAS
AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Empresa oferece: vale transporte, assistência odontológica, uniforme, cesta básica
30 VAGAS
ANALISTA COMERCIAL III
Ensino superior completo
Experiência mínima de 06 meses na função em: segmento comercial
A empresa fornecerá: vale transporte
01 VAGA
ATENDENTE RECEPCIONISTA (FOLGUISTA)
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Disponibilidade de horário
Conhecimento em informática básica
A empresa fornecerá: vale transporte, adicional noturno, vale alimentação (300,00)
Salário: R$ 1.611,50
01 VAGA
AGENTE DE PESQUISA E MAPEAMENTO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 03 meses na função
Obrigatório CNH “A”
Obrigatório ter moto
A empresa fornecerá: vale refeição
02 VAGAS
AJUDANTE GERAL
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Vaga para trabalhar na zona rural de Barreiras
Obrigatório CNH “A/B”
Trabalhar na plantação de banana
A empresa fornecerá: vale transporte ou combustível para quem tem veiculo, cesta básica
03 VAGAS
ARTÍFICE
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira em: como pedreiro
A empresa fornecerá: vale transporte, vale refeição e uniforme, assistência medica e odontológica, seguro de vida
Salário: R$ 2.045,00
01 VAGA
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Curso básico de qualificação
01 VAGA
AUXILIAR DE EXPEDIÇÃO
Não exige escolaridade
Não exige experiência
A empresa fornecerá: cesta básica, vale transporte ou auxilio gasolina para quem
tem transporte próprio, uniforme
Salário: R$ 1.500,00
01 VAGA
AUXILIAR DE LIMPEZA FABRIL
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: transporte da empresa, para quem tiver transporte próprio, ajuda no combustível
01 VAGA
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO
VAGA TAMBÉM PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Conhecimento na área de manutenção predial, carpintaria e alvenaria, pintura
A empresa fornecerá: assistência médica e odontológica, vale refeição, vale transporte e uniforme
01 VAGA
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO
Ensino médio completo
Não exige experiência
Cursos: NR10, NR35 e elétrica
A empresa fornecerá: vale transporte, assistência medica e odontológica, seguro de vida, refeitório da empresa, auxilio creche
Salário: R$ 1.412,00
01 VAGA
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO PREDIAL
Ensino médio completo
Experiência mínima de 03 meses na função
Obrigatório CNH “B”
Dirigir e disponibilidade para viajar
A empresa fornecerá: vale refeição, vale transporte, uniforme, transporte da empresa e comissão
Salário: R$ 1.800,00
02 VAGAS
AUXILIAR DE MARCENEIRO
Não exige escolaridade
Não exige experiência
Mora em fazer de segunda a sexta-feira
A empresa fornecerá: alimentação, transporte e alojamento
02 VAGAS
AUXILIAR DE MECÂNICO
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Conhecimento em manutenção preventiva e corretiva de maquinas e equipamentos
Curso técnico em mecânica ou áreas afins
Disponibilidade para morar na fazenda
A empresa fornecerá: alojamento, assistência medica, seguro de vida, auxilio mobilidade, PPR, refeição local
01 VAGA
AUXILIAR OPERACIONAL DE LOGÍSTICA
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Salário: R$ 1.449,30
A empresa fornecerá: vale transporte (local), assistência medica, Vale alimentação (R$ 15,10 por dia), seguro de vida , uniforme e auxilio creche
05 VAGAS
AUXILIAR DE PRODUÇÃO
Ensino fundamental completo
Não exige experiência
A empresa fornecerá: cartão de vale alimentação, transporte da empresa, uniforme e bonificação
Disponibilidade de horário
Salário: R$ 1.550,00
30 VAGAS
AUXILIAR DE PRODUÇÃO E CARREGAMENTO
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: transporte da empresa, para quem tiver transporte próprio, ajuda no combustível
02 VAGAS
AUXILIAR DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Disponibilidade de horário
01 VAGA
AUXILIAR DE SERRALHEIRO
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses na função
01 VAGA
AUXILIAR DE SERVICOS GERAIS
VAGA TAMBÉ PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: vale transporte, seguro de vida, uniforme, refeitório da empresa, adicional noturno, auxílio creche
01 VAGA
AUXILIAR DE SERVICOS GERAIS
VAGA TAMBÉM PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Não exige experiência
Não exige escolaridade
Salário: R$ 1.426,80
A empresa fornecerá: vale transporte, medica assistência e odontológica, uniforme, 40 % adicional periculosidade ou 20% adicional noturno
Disponibilidade também para trabalho noturno
05 VAGAS
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Experiência também em serviços de pedreiro ou servente
Salário: R$ 1.426,80
A empresa fornecerá: vale transporte, assistência medica e odontológica, vale refeição, seguro de vida, prêmio assiduidade
01 VAGA
AUXILIAR DE TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Curso técnico na área
Obrigatório CNH “B”
Disponibilidade para viajar
A empresa fornecerá: vale transporte, vale refeição e uniforme
01 VAGA
AUXILIAR DE QUEIJEIRO
Ensino médio completo
Não exige experiência
Disponibilidade para morar em fazenda
Obrigatório CNH “A/B”
A empresa fornecerá: assistência odontológica, seguro de vida, uniforme, refeitório da fazenda
01 VAGA
ASSISTENTE DE MARKETING
Ensino médio completo
Experiência e conhecimento mínima de 06 meses na função
Obrigatório: boa comunicação, conhecimento de gravação e edição de vídeos e arte para redes sociais básico
A empresa fornecerá: vale transporte e uniforme
01 VAGA
BOMBEIRO HIDRÁULICO/ENCANADOR (TEMPORÁRIA)
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: vale transporte, vale refeição, seguro de vida, uniforme
Salário: R$ 1.733,33
01 VAGA
AUXILIAR DE TÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Curso técnico na área
Obrigatório CNH “B”
Disponibilidade para viajar
A empresa fornecerá: vale transporte, vale refeição e uniforme
01 VAGA
CAMAREIRA (NOTURNO)
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função em: serviços gerais
A empresa fornecerá: vale transporte, vale alimentação R$ 400,00, moto taxi em horário que não tem transporte público
Salário: R$ 1.465,00
Trabalhar também finais de semana
02 VAGAS
CASEIRA DA AGRICULTURA
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Disponibilidade para morar em fazenda
A empresa fornecerá: assistência odontológica, seguro de vida, uniforme, refeitório da fazenda
01 VAGA
CARPINTEIRO
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 06 meses na carteira
01 VAGA
CASEIRO
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses na função
Disponibilidade para morar em chácara
A empresa fornecerá: casa mobiliada para morar (pode levar família)
Salário: R$ 1.500,00
01 VAGA
CONFERENTE DE CARGA E DESCARGA
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: vale transporte, assistência medica e odontológica, vale refeição
04 VAGAS
CONFERENTE DE CARGA E DESCARGA
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: vale transporte, assistência odontológica, uniforme
03 VAGAS
COORDENADOR DE PRODUÇÃO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função em: industrial de plástico
A empresa fornecerá: comissão
01 VAGA
COORDENADOR OPERACIONAL
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: comissão e percentual
Obrigatório CNH “B”
01 VAGA
COZINHEIRO HOSPITALAR
VAGA TAMBÉM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Noções de microbiologia e higiene de alimentos,
A empresa fornecerá: vale transporte, seguro de vida, uniforme, auxilio creche
01 VAGA
CONSULTOR COMERCIAL
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Obrigatório: habilidade de comunicação, negociação e estratégia comercial
A empresa fornecerá: vale transporte e uniforme
01 VAGA
COORDENADOR DE JORNALISMO
Ensino superior completo
Experiência mínima de 06 meses na função em e gestão de pessoal
Obrigatório: habilidade de comunicação e de produção de matérias
DRT ativo
A empresa fornecerá: vale transporte e uniforme
01 VAGA
COORDENADOR OPERACIONAL
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Obrigatório CNH “B”
A empresa fornecerá: comissão
01 VAGA
ELETRICISTA OU ELETROTÉCNICO
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses na função em: painéis de automação
A empresa fornecerá: vale transporte, café da manhã e almoço para quem fica na empresa
Salário: R$ 2.300,00
01 VAGA
ELETRICISTA AUTOMOTIVO
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: comissão e uniforme
01 VAGA
AUXILIAR PRÁTICO DE ELETRICISTA DE REDE
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses na função em: manutenção de redes elétricas
A empresa fornecerá: vale transporte, cesta básica, adicional de periculosidade
02 VAGAS
ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: vale transporte, vale refeição, seguro de vida,
uniforme
01 VAGA
ENCARREGADO DE SERVICOS GERAIS
Ensino médio completo
Não exige experiência
Salário: R$ 1.527,56
A empresa fornecerá: vale transporte, medica assistência e odontológica, uniforme, 40 % adicional periculosidade ou 20% adicional noturno
Disponibilidade também para trabalho noturno
01 VAGA
GERENTE DE LOJA
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Salário: R$ 2.041,20
Disponibilidade para trabalhar feriados, finais de semana e noturno
02 VAGAS
JORNALISTA
Ensino superior completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Obrigatório: habilidade de comunicação, e produção de matérias
DRT ativo
A empresa fornecerá: vale transporte e uniforme
01 VAGA
MAQUEIRO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: assistência médica e odontológica, vale refeição, vale transporte e uniforme
Disponibilidade de horário
01 VAGA
MAGAREFE
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: cartão de vale alimentação, transporte da empresa, uniforme e bonificação
Disponibilidade de horário
Salário: R$ 1.550,00 (inicial)
30 VAGAS
MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Obrigatório CNH “A/B”
A empresa fornecerá: assistência medica e odontológica, uniforme e comissão
01 VAGA
MECÂNICO A DIESEL
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função com: suspensão, freio, motor etc
Obrigatório CNH “B”
A empresa fornecerá: comissão e uniforme
01 VAGA
MECÂNICO FLEX
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função com: suspensão, freio, motor etc
Obrigatório CNH “B”
A empresa fornecerá: comissão e uniforme
01 VAGA
MONITOR DE RESSOCIALIZAÇÃO PRISIONAL
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: assistência medica e odontológica, vale transporte e seguro de vida
21 VAGAS
MOTORISTA ENTREGADOR
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Obrigatório CNH “D”
A empresa fornecerá: vale transporte, assistência medica e odontológica, vale refeição
02 VAGAS
MOTOCICLISTA ENTREGADOR
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Obrigatório CNH “A/B”
Desejável: conhecimento em informática básica
01 VAGA
MOTORISTA DE CAMINHÃO E ÔNIBUS
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Obrigatório CNH “A/D” e curso de transporte de passageiros
Disponibilidade para viajar
01 VAGA
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS
Não exige experiência
Não exige escolaridade
Empresa oferece: vale transporte e refeitório
Salário: R$ 1.412,00
01 VAGA
OFICIAL DE SERVICOS GERAIS
VAGA TAMBÉM PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 03 meses na função
Conhecimento em: na técnica de higienização hospitalar ,das instruções de trabalho, em risco químico e biológico, em equipamentos de proteção individual, em impermeabilização e tratamento de pisos, dos equipamentos para auxilio na limpeza
A empresa fornecerá: vale transporte, seguro de vida, uniforme, refeitório da empresa, auxilio creche
01 VAGA
OPERADOR COMERCIAL E CAIXA
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: vale transporte, vale alimentação, uniforme. periculosidade
01 VAGA
OPERADOR DE CAIXA
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função A empresa fornecerá: vale transporte, uniforme, hora extra
Salário: R$ 1.412,00
02 VAGAS
OPERADOR DE CAIXA
Ensino médio completo
Não exige experiência
Disponibilidade de horário
01 VAGA
OPERADOR DE CAIXA
Ensino médio completo
Não exige experiência
Salário: R$ 1.412,00
A empresa fornecerá: vale transporte, assistência medica e odontológica, seguro de vida, refeitório da empresa, auxilio creche
01 VAGA
OPERADOR COMERCIAL E CAIXA
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função em vendas
A empresa fornecerá: vale transporte, vale alimentação, uniforme
05 VAGAS
PEDAGOGO II
VAGA TAMBÉM PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Ensino superior completo em pedagogia
Não exige experiência
A empresa fornecerá: vale transporte, assistência médica, seguro de vida
01 VAGA
PEDREIRO
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 06 meses na carteira
01 vaga
PROMOTOR DE VENDAS
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Disponibilidade de horário
Obrigatório: veiculo próprio (moto)
01 VAGA
RECEPCIONISTA (FOLGUISTA)
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira em
A empresa fornecerá: vale transporte, vale alimentação R$ 300,00
Disponibilidade de horário
Conhecimento em informática básica
Salário: R$ 1.611,00
01 VAGA
REPOSITOR
Ensino médio completo
Não exige experiência
Salário: R$ 1.412,00
A empresa fornecerá: vale transporte, assistência medica e odontológica, seguro de vida, refeitório da empresa, auxilio creche
04 VAGAS
REPOSITOR
Ensino médio completo
Não exige experiência
01 VAGA
REPÓRTER
Ensino médio completo
Experiência e conhecimento mínima de 06 meses na função
Obrigatório: habilidade de comunicação,
DRT ativo DRT ativo
A empresa fornecerá: vale transporte e uniforme
01 VAGA
REPRESENTANTE COMERCIAL
Ensino médio completo
Não exige experiência
Obrigatório: CNH “AB”, veiculo próprio (carro ou moto)
01 VAGA
SERVIÇOS GERAIS
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Disponibilidade de horário
01 VAGA
SERVIÇOS GERAIS
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: assistência médica e odontológica, vale refeição, vale transporte e uniforme
01 VAGA
SOLDADOR DE AÇO INOX
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
01 VAGA
SUPERVISOR DE ATENDIMENTO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
02 VAGAS
SUPERVISOR DE MONTAGENS DE ESTRUTURAS
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função em: fabrica de alimentos
A empresa fornecerá: vale transporte, vale alimentação, seguro de vida e uniforme
Salário: R$ 4.500,00
01 VAGA
TÉCNICO AGRICOLA
Curso técnico em agricultura ou agrícola ou áreas correlatas
Experiência na área
Obrigatório CNH “A/B”
Disponibilidade para morar na fazenda
A empresa fornecerá: alojamento, assistência medica, seguro de vida, auxilio mobilidade, PPR, refeição local
01 VAGA
TÉCNICO DE LABORATÓRIO
Ensino superior completo em: analises clinicas
Experiência mínima de 06 meses na função
Certificado de conclusão do curso superior Registro no conselho de classe
Disponibilidade de horário
01 VAGA
TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Curso técnico na área
Obrigatório CNH “B”
Necessário possuir carro próprio e ferramentas para execução dos serviços
A empresa fornecerá: vale transporte, vale refeição e uniforme
01 VAGA
TRABALHADOR VOLANTE NA AGRICULTURA
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Disponibilidade para morar na fazenda em Luis Eduardo Magalhães
A empresa fornecerá: alojamento, assistência medica, seguro de vida, auxilio mobilidade, PPR, refeição local
01 VAGA
TRABALHADOR DA AGRICULTURA DEFENSIVO AGRICOLA
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função
Disponibilidade para morar na fazenda
A empresa fornecerá: alojamento, assistência medica, seguro de vida, auxilio mobilidade, PPR, refeição local
01 VAGA
VENDEDOR INTERNO
VAGA TAMBÉM PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Ensino superior incompleto em Administração ou ciências contábeis
Experiência mínima de 06 meses na função em vendas
Obrigatório CNH “AB”
Salário: R$ 2.266,93
A empresa fornecerá: vale transporte, seguro de vida, uniforme e comissão
01 VAGA
VENDEDOR
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função em vendas
A empresa fornecerá:
Vale transporte, vale alimentação, uniforme
02 VAGAS
VENDEDOR
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função em vendas na área eletrônica
01 VAGA
VENDEDOR INTERNO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função em: vendas
A empresa fornecerá: seguro de vida, comissão
01 VAGA
VENDEDOR
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função em: vendas por telefone
Disponibilidade para viagem
Experiência com: Word e Excel
03 VAGAS
VENDEDOR
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na função em autos peças
Noções básicas em informática
01 VAGA
VENDEDOR PORTA A PORTA
Ensino médio incompleto
Não exige experiência
A empresa fornecerá: vale transporte, vale refeição e comissão
08 VAGAS
VENDEDOR INTERNO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na função
A empresa fornecerá: vale transporte, assistência odontológica, uniforme
16 VAGAS
Na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, um incidente inusitado ocorreu no bairro Vereda Tropical, em Luís Eduardo Magalhães, onde uma máquina motoniveladora (patrol) danificou cerca de 500 metros do asfalto recém-pavimentado pela prefeitura. O sinistro foi registrado por câmeras de segurança por volta das 15h50 e rapidamente chamou a atenção dos moradores da região.
De acordo com relatos, o operador da máquina estava visivelmente nervoso e tremendo ao ser abordado por moradores do bairro e servidores públicos que estavam de folga na hora do acidente. Ele afirmou que o evento foi um erro, um "vacilo", e que não houve intenção de danificar a pavimentação.
O operador ainda explicou que o pneu da máquina estava furado e que, sem perceber, acionou a alavanca que fez baixar os dentes traseiros da motoniveladora, resultando no corte do asfalto. A situação rapidamente foi reportada ao secretário de Segurança Pública, e uma viatura da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) se deslocou até o local para averiguar a situação. A motoniveladora, de propriedade de uma empresa particular, causou estragos consideráveis, mas o proprietário se comprometeu a ressarcir os danos após conversas com representantes da Secretaria de Infraestrutura do município.
No sábado, 21 de setembro, o prefeito e candidato à reeleição de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, realizou a sua Primeira Caminhada oficial de campanha à Reeleição. Uma multidão de apoiadores marcou presença no bairro Conquista, local escolhido para a execução da atividade.
A concentração teve início às 16h, em frente ao Estádio Aroldão, no Bairro Conquista. O percurso passou por várias ruas da região, como a Ibitiba, Canudos, Irecê e Seabra, retornando ao ponto de partida. Durante todo o trajeto vereadores da coligação "A Mudança Vai Continuar" e demais participantes demonstraram apoio e animação.
Ao final da caminhada, Júnior Marabá e Franklin Willer, acompanhados de suas esposas, discursaram para o público presente, agradecendo o apoio recebido e destacando a importância da continuidade das transformações no município.
“A última eleição nós ganhamos com 59% mas nós governamos para 100% da cidade. Quando fizemos asfalto, nós fizemos para todos. Todas as melhorias em nosso governo não foram somente para nossos eleitores, mas sim para todos. Nós temos que defender nossa cidade com unhas e dentes, conquistamos uma mudança nesses quatro anos e temos que defender essa mudança. Ela tem que continuar para o bem de nossas famílias”, destacou Júnior Marabá.
Após os discursos, a atividade foi encerrada com um momento de oração conduzido por um dos apoiadores, reforçando o tom de união e esperança que marcou o evento.
Com a tecnologia mais avançada e rápida do mercado, estamos prontos para oferecer diagnósticos ainda mais precisos e ágeis. A Siemens Go Top é a tomografia mais moderna da região, garantindo qualidade e segurança no cuidado com a sua saúde.
Rede São Camilo, você conhece, você confia❤!
#tomografia #siemensgotop #diagnosticopreciso #tecnologiadeponta #redesaocamilo #saude #lem #lembahia #saocamilolem
24
Set/24 |
Vida Farma Delivery. Precisou ligou! |
Pão de sal, pão francês ou cacetinho são apenas alguns dos nomes da iguaria que está presente na mesa do brasileiro todos os dias e na Bahia não é diferente. Para enaltecer a importância desse alimento tão popular, o Sebrae lança a 1ª edição do Concurso do Melhor Pão Francês da Bahia. A inscrição é gratuita e deve ser realizada de 24 de setembro a 17 de outubro de 2024, através do site: www.melhorpaofrances.com.br.
A disputa busca estimular a melhoria da qualidade do pão das micro e pequenas empresas do estado, resgatando os valores tradicionais do setor de panificação. A metodologia de avaliação baseia-se na ABNT NBR 16170, que define os padrões de qualidade para o Pão Tipo Francês.
Atualmente a Bahia tem 14.308 Micro e Pequenas empresas com atividade relacionadas a panificação. Destas 3.669 são de Salvador. A taxa de abertura de novos empreendimentos no segmento é de 47,2%. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), de junho.
“O Pão Tipo Francês é fundamental para as padarias, sendo o principal atrativo que impulsiona o fluxo de clientes diariamente. Melhorar sua qualidade não apenas fortalece o mercado, mas também reduz desperdícios e aumenta a satisfação dos consumidores”, disse o coordenador de Indústrias do Sebrae Bahia, Tércio Calmon.
Regulamento e avaliação
Podem participar padarias ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), formalizadas e sediadas em municípios baianos. Após a inscrição e a indicação da sede formal da empresa, as participantes serão direcionadas para uma das dez regiões onde acontecerá a competição. Serão conhecidos os vencedores de cada região da Bahia, que disputarão em Salvador o título de melhor pão na final estadual.
A norma ABNT NBR 16.170 orienta as padarias a aprimorarem seus processos para garantir um produto de alta qualidade, abrangendo características como crosta, miolo, sabor e textura. Os produtos receberão notas de 0 a 10, de acordo com os critérios de avaliação da norma, subdivididos em três grupos.
Primeiramente, serão avaliadas as características externas: Crosta (cor, pestana, crocância e aspecto) e Aparência (integridade e simetria). Em seguida, serão analisadas as características internas: Crosta (aparência) e Miolo (cor, textura e estrutura de células). Por fim, os jurados irão observar as Características Sensoriais, que são o aroma, o sabor e a resiliência.
A padaria que ficar classificada em primeiro lugar na etapa estadual receberá premiações adicionais para o panificador e o padeiro, conforme descrito abaixo:
Para Padeiro e Panificador: Certificado e Troféu de “Melhor Pão Francês da Bahia”;
Para o Panificador: 01 Notebook e participação na Missão Empresarial FIPAN em 2025.
Para o Padeiro: 01 aparelho Smartphone.
SERVIÇO
O quê: Concurso do Melhor Pão Francês da Bahia
Inscrições (gratuitas): pelo site www.melhorpaofrances.com.br
Período de inscrições: de 24/09 a 17/10
Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Correntina recebem o projeto ‘O Recado da Mãe Natureza’ entre os dias 23 de setembro a 04 de outubro. As ações serão realizadas para o público infantil, com o objetivo de promover a conscientização sobre a sustentabilidade e cuidados com a natureza.
O projeto "Recado da Mãe Natureza" tem como proposta abordar a natureza e sustentabilidade em duas frentes: por meio da produção e circulação de uma peça teatral infantil, que traz a 'Mãe Natureza' para abordar a preservação do meio ambiente, bem como pela realização de uma oficina de iniciação em artes cênicas para as crianças. As atividades visam a promoção da conscientização ambiental para o público infantil.
Entre os objetivos, estão o fortalecimento de ações sustentáveis, como a reciclagem e preservação das águas. Além disso, quer mostrar as transformações positivas que a conscientização e mudança de hábitos podem proporcionar ao meio ambiente. Os temas abordados incluem a valorização da vida de todos os seres, bem como a sustentabilidade.
O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.
Sinopse da peça
Quando uma turminha exploradora, formada por três irmãos, resolve buscar a famosa Mãe Natureza para entender de uma vez por todas os impactos das nossas atitudes no futuro do planeta, muitas surpresas prometem vir! Será que apenas fazendo a nossa parte tudo pode mudar?
‘O Recado da Mãe Natureza’ é um espetáculo que promete encantar e, ao mesmo tempo, ensinar a cuidar melhor do nosso planeta, que é o lar não apenas dos seres humanos, mas de todos os seres vivos.
A peça vai fundo nas atitudes que visam a preservação do meio ambiente, tratando o assunto como meio de sobrevivência das gerações futuras, abordando a reciclagem, queimadas e preservação da água e do mar.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto ‘O Recado da Mãe Natureza’ tem a produção da Artes & Manhas, apoio da Komedi Projetos, com patrocínio da CNH Industrial e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
“Reconhecemos que a inovação, a criatividade e a eficiência no trabalho dependem essencialmente do fator humano. Por isso, apoiar projetos que contribuem para a melhoria da educação faz parte da nossa estratégia de desenvolvimento social na região. Acreditamos que investir na educação é investir no potencial humano, na construção de um futuro mais promissor e no crescimento sustentável da sociedade”, afirma Erika Michalick, gerente de Sustentabilidade da CNH Industrial.
Sobre a CNHI NYSE / CNHI MI: É uma empresa de equipamentos e serviços de classe mundial. Impulsionada por seu propósito Breaking New Ground, centrado em Inovação, Sustentabilidade e Produtividade, a empresa fornece a direção estratégica, recursos de P&D e investimentos que permitem o sucesso de suas marcas globais e regionais. Globais, Case IH e New Holland Agriculture fornecem aplicações agrícolas 360°, de máquinas à implementos e as tecnologias digitais para obter o máximo destes produtos; enquanto a CASE Construction Equipment e New Holland Construction oferecem uma linha completa de produtos de construção que tornam o setor mais produtivo. As marcas com foco regional da companhia incluem: STEYR, para tratores agrícolas; Raven, líder em agricultura digital, tecnologia de precisão e desenvolvimento de sistemas autônomos; Flexi-Coil, especializada em sistemas de plantio direto e semeadura; Miller, fabricante de equipamentos de pulverização; Kongskilde, fornecendo plantio direto, semeadura e implementos de feno e forragem; e Eurocomach, que produz uma ampla gama de mini e midiescavadeiras para o setor de construção, incluindo soluções elétricas. Ao longo de uma história de mais de dois séculos, a CNH Industrial sempre foi pioneira em seus setores e continua inovando com paixão para garantir a eficiência e o sucesso dos clientes. Como uma empresa verdadeiramente global, os mais de 40.000 empregados da CNH Industrial fazem parte de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, focado em fornecer aos clientes oportunidades de desenvolver e construir um mundo melhor. Para obter mais informações e os relatórios financeiros e de sustentabilidade mais recentes, acesse: cnhindustrial.com. Para conferir as novidades sobre a CNH Industrial e suas marcas, visite: media.cnhindustrial.com
Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
“O Recado da Mãe Natureza” em Luís Eduardo Magalhães, São Desidério e Correntina/BA
Datas, horários e locais:
Luís Eduardo Magalhães - BA
23/09 - 9h
E M Henrique de Freitas Moreira
Endereço: Assentamento Rio de Ondas- Vila 2. Luís Eduardo Magalhães - BA.
23/09 - 15h30
E M São Paulo
Endereço: BR – 020 KM 181, Rua Pinheiros Nº167 – Bairro Novo Paraná. Luís Eduardo Magalhães - BA.
24/09 - 9h e 14h
E M Pedro Paulo Côrte Filho
Endereço: Av Salvador 2631, Cidade Universitária - Jardim Universitário, Luís Eduardo Magalhães - BA.
25/09 - 9h
E M Tiago Alfredo Lupschinski Liesenfeld
Endereço: Rua A, no 469, Bairro Vista Alegre. Luís Eduardo Magalhães - BA.
São Desidério - BA
26/09 - 9h e 14h
Centro Educacional Pedro Danilo Dierings
Endereço: Distrito de Roda Velha III, Rua Goiás, Sítio Grande, São Desidério - BA.
27/09 - 8h30 e 13h30
E M Germano Rodrigues de Carvalho
Endereço: Rua Ministro Antônio Balbino, 330 Centro, São Desidério - BA.
30/09 - 8h30
E M Doutor Silva Jardim
Endereço: Rua Alberto Porto, 391 - Alto do Cristo, São Desidério - BA.
Correntina - BA
02/10 - 8H45 e 14h
E M. Santa Helena
Endereço: Povoado de Caruaru
03/10 - 8h45
E M. Nossa Senhora da Glória
Endereço: Povoado de Olivânia
03/10 - 15h30
E M. São Manoel
Endereço: Distrito de São Manoel do Norte
04/10 - 8h45
E M. Manoel Rodrigues dos Santos
Endereço: Povoado Aparecida do Oeste
A Galvani Fertilizantes, líder na produção e distribuição de fertilizantes no Matopiba — região que abrange trechos dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — foi reconhecida como uma das Melhores e Maiores empresas do Brasil na 51ª edição do Prêmio "Melhores e Maiores 2024". Promovido pela Revista Exame, esse é um dos prêmios mais prestigiados do setor econômico e empresarial do país, cujo ranking, divulgado nesta sexta-feira (20), considera as maiores empresas de capital aberto ou com dados públicos, com base no valor das vendas líquidas em 2023.
Pelo segundo ano consecutivo a Galvani figura no ranking e, para a avaliação, foram considerados a receita líquida de R$ 1,23 bilhão, lucro líquido de R$ 102,9
milhões e patrimônio líquido de R$ 1,22 bilhão em 2023. “Estamos muito orgulhosos de estarmos entre as Melhores e Maiores empresas do país. Esse reconhecimento reflete nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento do setor, por meio do fornecimento de um insumo essencial para a agricultura, além da geração de empregos e renda para milhares de famílias", afirmou Marcelo Silvestre, Diretor-Presidente da Galvani.
Sobre a Galvani
Empresa 100% brasileira de produção verticalizada de fertilizantes, operando na mineração, beneficiamento, industrialização e distribuição destes insumos. Atua no
setor de fertilizantes desde a década de 1960 e é líder em produção e distribuição no Matopiba, região agrícola que compreende os estados de Maranhão, Tocantins,
Piauí e Bahia. Possui um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães e uma unidade de mineração e beneficiamento em Campo Alegre de Lourdes, além do projeto em desenvolvimento da futura unidade de Mineração em Irecê – todos na Bahia. A companhia mantém também escritórios corporativos em Campinas (SP) e na capital paulista.
Abasteceu e notou que o carro começou a falhar, perdeu potência e o consumo aumentou? Esses sinais podem indicar que você caiu na armadilha do combustível adulterado, um problema ainda comum no Brasil. Além de causar prejuízos diretos, a prática pode danificar componentes importantes do veículo, como filtro, bomba de combustível e velas, principalmente quando solventes são adicionados à gasolina . Para o etanol, a fraude mais comum é a adição de água, o que também afeta o desempenho do motor.
Segundo especialistas, solventes misturados à gasolina e ao diesel podem corroer peças como injetores e bombas de combustível , além de causar depósitos nas válvulas, comprometendo o funcionamento do motor. Postos que burlam o volume na bomba, usando chips para fornecer menos combustível do que o informado, também são uma preocupação. Embora a ANP (Agência Nacional do Petróleo) e o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) fiscalizem postos, fraudes podem passar despercebidas.
Caso desconfie que abasteceu com combustível adulterado , denuncie ao Procon ou à ANP pelo telefone 0800-970-0267. Postos que vendem combustível fraudado podem ser interditados e multados, e você tem o direito de buscar ressarcimento pelos danos causados.
24
Set/24 |
Vaga de emprego para Armazenista |
Se você está sempre em busca das melhores ofertas de internet, fique atento: a HE-NET, conhecida por oferecer uma das conexões mais confiáveis do mercado, está preparando uma ação surpresa para o dia 27 de setembro. Os detalhes ainda não foram revelados, mas a expectativa é de que seja uma oferta imperdível para quem deseja aproveitar condições especiais.
Segundo fontes, a ação será exclusiva e limitada, destinada a pessoas que se cadastrarem previamente. Portanto, quem quiser garantir a oportunidade de ser o primeiro a receber essa novidade, já pode se inscrever e aguardar ansiosamente.
Se você é cliente ou está pensando em mudar de provedor, essa pode ser a chance perfeita para melhorar sua conexão com um excelente custo-benefício.
Para não perder nada, é só se cadastrar neste link e ficar de olho nos canais de comunicação no dia 27 de setembro. Essa oferta promete!
As equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar têm intensificado suas atividades durante este período do ano, em que as ocorrências de incêndios em vegetação tendem a aumentar devido às condições climáticas. Na última segunda-feira (23), sete ocorrências foram atendidas nas cidades de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, destacando a importância do trabalho incansável dos bombeiros para conter os focos de incêndio.
Um dos casos mais preocupantes ocorreu na BA-459, na estrada das cachoeiras do Acaba Vida e Redondo. O incêndio em vegetação bloqueou a passagem de carretas pela via, demandando uma atuação rápida e eficaz das guarnições. As equipes se deslocaram até o local e, após uma análise da situação, iniciaram o combate utilizando linhas de mangueira, conseguindo extinguir o fogo por completo durante a madrugada. A ação foi crucial para restabelecer a circulação dos veículos na região.
O Corpo de Bombeiros aproveita a oportunidade para alertar a população sobre a gravidade dos incêndios em vegetação, que podem ser considerados crimes ambientais quando provocados intencionalmente. O uso do fogo em áreas de vegetação é proibido e pode causar danos irreparáveis à fauna, à flora e até mesmo à segurança das pessoas. Os bombeiros também reforçam a necessidade de cuidados redobrados, como não descartar bitucas de cigarro em locais de risco e evitar o uso de fogo para limpeza de terrenos. A conscientização e a colaboração da sociedade são fundamentais para prevenir tragédias ambientais e preservar o meio ambiente.
24
Set/24 |
Governo Lula vai editar nova regra sobre abordagens policiais a suspeitos, uso de armas e algemas |
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai editar uma portaria impondo novas diretrizes para uso da força e que terão que ser seguidas pelas polícias militar e civil de todo o País. As regras também valerão para as guardas municipais. A proposta define o emprego de armas de fogo apenas como “último recurso”, limita as circunstâncias em que alguém pode ser “revistado” e, ainda, exige justificativa por escrito em caso de uso excepcional de algemas.
O ponto a ponto
• Entenda as principais mudanças propostas
O texto atualiza as diretrizes previstas em uma portaria de 2010 ao reunir, em uma nova portaria, leis, recomendações, possibilidades tecnológicas, decisões judiciais e decretos que estavam dispersos. Segundo técnicos do governo, o objetivo é reduzir a letalidade das forças de segurança.
Caso um Estado não siga a futura cartilha, poderá deixar de receber cota do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) voltada a ações de uso da força, como compra de equipamentos especiais. Até então, o governo só tinha a obrigação de “considerar a observância das diretrizes” para fazer os repasses. A mudança nesse dispositivo visa uma “indução que facilite a adesão à diretriz”.
Procurado, o Ministério da Justiça informou, por meio de nota, que realizou na semana passada um seminário para tratar do tema e receber novas contribuições. “O documento segue em trâmite interno. Portanto, o prazo para a publicação e a possibilidade de consulta pública estão sendo analisados e serão divulgados assim que definidos”, diz a Pasta.
Em 2023, agentes da segurança pública mataram 17 pessoas por dia. Ao todo, foram 6.393 mortes por intervenção policial, segundo dados compilados pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública. A violência policial está em alta na última década e desde 2018 as polícias matam pelo menos 6 mil a cada 12 meses.
Um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, vem discutindo a nova diretriz nacional desde janeiro e, no início de setembro, chegou a uma primeira versão. Participaram representantes das polícias e de pastas como a dos Direitos Humanos e a da Igualdade Racial.
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), Sandro Avelar, disse que o colegiado só vai ter uma posição formal sobre a minuta a partir da próxima reunião, em outubro. O Consesp é uma das entidades incluídas no grupo de trabalho.
“Preciso ouvir os colegas secretários antes. Há diferentes pontos de vista de acordo com os Estados, que têm linhas diferentes, pontos de vistas diferentes sobre a atuação”, afirmou Avelar, que é chefe da pasta de segurança no Distrito Federal.
A iniciativa do ministério desagrada a “bancada da bala”. “É falta de ter o que fazer, pura incompetência. O policial hoje não pode trabalhar e o governo quer agir como se o Brasil fosse um país sem violência. Isso é um desserviço e vamos reagir a mais esse absurdo. O governo entende de segurança pública como um cavalo tocar piano”, disse o deputado Alberto Fraga (PL-DF), presidente do colegiado.
O presidente do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares, coronel Cássio Araújo de Freitas, de São Paulo, não comentou.
Integrante do grupo de trabalho, o presidente da Associação Nacional dos Guardas Municipais do Brasil, Reinaldo Monteiro, disse que as novas diretrizes trazem segurança aos policiais e à sociedade. “O trabalho realizado por esse GT [grupo de trabalho] vai melhorar bastante a vida do policial e vai deixar mais claro para a sociedade como e quando o policial deve usar a força. É fundamental que ela saiba. A ideia central é ter uma norma clara, que respeite os direitos humanos, seja objetiva, de fácil entendimento para a sociedade e reduza episódios que envolva uso excessivo da força”, afirmou.
As guardas municipais são uma força de segurança pública em franca expansão no Brasil, com cerca de 100 mil homens. Como mostrou o Estadão, em muitos casos elas são atreladas à vontade política de prefeitos e uma maioria não cumpre todos os critérios exigidos pela lei que as disciplina.
Com um controle externo menos rigoroso do que o das polícias, as “polícias municipais” também têm sido criticadas por excessos Brasil afora. O tema ligou o alerta do Conselho Nacional do Ministério Público, que criou uma Ouvidoria de Combate à Violência Policial. O primeiro acordo de cooperação do novo canal foi realizado com a associação dos guardas.
Uma minuta da nova portaria deve ir para consulta pública em breve. A elaboração do documento ainda tramita na pasta chefiada pelo ministro Ricardo Lewandowski.
A avaliação do Ministério da Justiça é a de que faltam “protocolos claros” para uso da força das polícias, o que resulta em problemas de formação dos profissionais da segurança. E a consequência é o uso inadequado da força por agentes públicos e o efeito reverso de crescimento da violência.
Entre os casos de violência policial no País, o da Bahia é o mais problemático para o governo Lula tanto no aspecto humano quanto pelo lado político. A cada quatro mortos pela polícia no Brasil no ano passado, um foi em solo baiano. Foram 1.699 casos. O PT governa o Estado há 17 anos e virou sócio da escalada geral da violência, tema crescente na preocupação dos brasileiros e que se tornou ponto crítico na avaliação do governo federal.
Entenda as principais mudanças propostas
As diretrizes do governo federal para uso da força, em vigor hoje, estão dispostas na Portaria Interministerial 4.226, de 2010. O Ministério da Justiça criou um grupo de trabalho em janeiro para atualizar o documento publicado 14 anos atrás. Confira as novas propostas e a comparação com as diretrizes atuais para os temas a seguir:
Uso de arma de fogo:
A proposta: uso como medida de último recurso.
Como é hoje: não disparar contra pessoas, a não ser em casos de legítima defesa ou contra perigo iminente de morte ou lesão.
Objetivo: “aprimorar” a regra para que ela fique alinhada com princípios contemporâneos do uso da força.
Gerenciamento de crise:
Planejamento de operações
A proposta: planejar operações estrategicamente considerando informações de inteligência para reduzir riscos e uso inadequado da força.
Como é hoje: não existe uma diretriz geral específica
.
Gravação
A proposta: fazer gravação de vídeo das operações sempre que possível.
Como é hoje: não existe uma diretriz geral específica.
Tomada de decisão
A proposta: documentar e justificar todas as decisões tomadas durante operações
Como é hoje: sem diretriz geral específica.
Objetivo: alinhar a diretriz à Lei do Sistema Único de Segurança Pública, à resolução do Conselho Nacional do Ministério Público e acolher sentença de 2017 da Corte Interamericana dos Direitos Humanos no caso das chacinas cometidas em 1994 e 1995 na Favela Nova Brasília, no Rio de Janeiro.
Abordagens de suspeitos e buscas em casas
Regras para “revista”
A proposta: o policial deverá informar de forma clara o porquê de o cidadão estar sendo abordado e, ainda, os direitos que ele tem.
Como é hoje: sem diretriz geral específica.
Produção de dados
A proposta: registrar o nome do cidadão abordado, as razões para a “revista” e os procedimentos adotados
Como é hoje: sem diretriz geral específica.
Casos de ‘fundada suspeita’ para abordagem
A proposta: para uma abordagem por “fundada suspeita” deve haver indícios de posse de arma ou outro objeto que indique delito; elementos subjetivos não são suficientes.
Como é hoje: sem diretriz geral específica
Buscas dentro de casa
A proposta: pedir e registrar o consentimento do morador quando não houver mandado judicial para busca domiciliar.
Como é hoje: sem diretriz específica
Objetivo: garantir proteção a direitos fundamentais, transparência e uma atuação legal das autoridades; também leva em conta decisão do STF em um caso que apontou necessidade da “fundada suspeita” para abordagens.
Utilização de algema
A proposta: apenas quando houver resistência à ordem, risco de fuga ou perigo à integridade física de alguém; uso excepcional deve ser justificado por escrito.
Como é hoje: sem diretriz específica
Objetivo: deixar mais explícito os procedimentos para uso de algema à luz da legislação brasileira, de regulamentos anteriores e da Súmula Vinculante 11 do STF.