Notícias

25
Set/24

Heloísa Brito: Polícia Civil mapeou ao menos 24 facções atuando na Bahia

Delegada-Geral falou sobre combate ao crime organizado, nova Lei orgânica, rifeiros e outros temas

A Polícia Civil da Bahia já mapeou ao menos 24 facções criminosas atuando em território baiano atualmente. A informação foi revelada pela Delegada-geral da polícia judiciária baiana, Heloísa Brito, em entrevista exclusiva ao Portal A TARDE.

Durante a conversa, a primeira mulher a comandar a corporação em 216 anos de existência detalhou o surgimento dessas organizações que apareceram após o fim da 'era Ravengar' (Raimundo Alves de Souza), figura emblemática que comandava o tráfico de drogas na Bahia nos anos 90.

"Eu vou falar porque ele já faleceu, mas quem já estava na polícia sabe sobre a 'lenda' de Ravengar no Morro do Águia. Ele morava no local e dominava o tráfico ali. Quando Ravengar sai daquele local, quando ele é preso, começa a haver uma briga, porque várias outras organizações começam a se estabelecer. Então, nos anos 2000, nós tínhamos as organizações que eram, como diziam, as organizações baianas, e que a gente podia nomear duas, no máximo três, talvez. Hoje, num mapeamento mais amplo, a última vez nós mapeamos 24 delas, só aqui na Bahia", explicou.

Sem uma figura central no comando, essas facções criminosas começaram a se aliar com outras organizações maiores da região sudeste, como o Comando Vermelho (CV) - do Rio de Janeiro -, Primeiro Comando da Capital (PCC) - Paulista - e, mais recentemente, o Terceiro Comando Puro (TCP) - Rio de Janeiro.

"São facções baianas que se autodividem, rompem com lideranças e umas com as outras, e aí vão se agregando a organizações criminosas do sudeste, como forma de se estabelecer ali. Então, ela faz essa parceria para poder receber armas e drogas", completou.

Apesar de Brito não nomear as organizações, a reportagem apurou que algumas delas são: Katiara, Ordem e Progresso (OP), A Tropa, Bonde do Ajeita, Raio A, Bonde do SAJ, Honda, Bonde do Neguinho, Tropa do KLV, MK, Raio B, e as mais conhecidas, Comando Vermelho e Bonde do Maluco. Além da atuação como forma de alianças ou influências: PCC e TCP

Fonte:A TARDE
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades