Enquanto você sofre o empurra-empurra de Carnaval para acompanhar o trio elétrico ou enfrenta fila para comprar uma bebida em algum isopor, um grupo de pessoas atravessa o circuito como um raio. Escoltados por seguranças particulares, cheios de acessórios e até salto alto, eles entram nos camarotes mais desejados da folia. Famosos e anônimos pagam até R$ 6 mil por dia para ter segurança particular em Salvador.
Em uma empresa de segurança privada de Salvador, que vê a demanda crescer durante o período de festa, um casal chegou a desembolsar R$ 12 mil por dois dias de Carnaval. O serviço foi premium, com direito a carro blindado (R$ 3 mil) e dois seguranças (R$ 1,5 mil) - valores diários.
Dois serviços de escolta são mais comuns durante o período. Um profissional disponível durante 24 horas para acompanhar os foliões atrás do trio custa, em média, R$ 1,5 mil por pessoa. "É um agente especializado em segurança, com ensino superior, técnicas de artes marciais e conduta ilibada. Além do porte físico que suporte a intensidade do serviço", explica Wellington Correia, do Grupo Weu Soluções Integradas , que oferece o serviço.
Uma opção mais barata são os guarda-costas. Por cerca de R$ 300 por pessoa, os profissionais acompanham os clientes entre o camarote e a saída do circuito. A maioria dos contratantes são de fora da Bahia. Turistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal são a maioria.
A atividade de vigilante privada é regulada pela Polícia Federal desde 1983 e exige uma série de pré-requisitos, como curso de formação e exames psicotécnicos. Militares da ativa são proibidos de realizar segurança privada, e os da reserva são os principais prestadores de serviço.
Na FBA Segurança, a demanda pelo serviço cresceu 60% em comparação com o ano passado, segundo Carlos Franca, responsável pela empresa. Neste ano, os seguranças vão prestar, pela primeira vez, o serviço de escolta dentro de blocos. "Temos um grupo de coreanos que vai contar com segurança no bloco de Bell, na sexta-feira (28)", conta.
Ele avalia que o aumento da demanda tem relação com a insegurança. "Talvez pelos índices de violência no estado terem crescido, as pessoas estão fazendo muito o uso da segurança. As pessoas estão buscando o serviço de última hora e não conseguem mais agendar", completa.
Até integrantes da majestade estão entre os clientes das empresas de segurança. Pelo quarto ano seguido, a FBA Segurança vai acompanhar um príncipe que vem curtir o Carnaval de Salvador.
“Em situações desse tipo o nosso esquema muda totalmente. A gente não sabe quem vai estar com ele, então aumentamos o leque de seguranças. Mandamos dois homens para ficar na frente do camarote que ele vai estar, além de um para acompanhar”, explica Carlos Franca. Até 20 homens são utilizados para fazer a segurança de um único grupo.
Mas Wellington Correia, do Grupo Weu, garante que o serviço não é só para a realeza. Empresários, influenciadores e bandas estão entre os clientes que contratam o serviço. Além da preocupação com roubos e furtos, os turistas têm receio de se perderem no principal circuito da folia, na Barra-Ondina.
"Eles buscam um serviço diferenciado para atravessar a multidão pelos melhores caminhos. Não é só a segurança propriamente dita, mas eles querem alguém que possa acompanhá-los até o camarote ou trio sem problemas. O objetivo, muitas vezes, é chegar ao local de destino e voltar sem perrengue", afirma.
Na prática, um grupo de cinco pessoas que queira contratar o serviço de guarda-costas paga, em média, R$ 1 mil por dia para ser levado até o ponto desejado no circuito. O serviço de segurança à disposição para a mesma quantidade de pessoas custa R$ 7,5 mil.
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Fev/25 |
Barreiras Folia 2025 - Vem com Tudo!!! |
Em uma cerimônia realizada na sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, nesta terça-feira (25), o prefeito Otoniel Teixeira e o vice-prefeito Túlio Viana entregaram dois veículos zero KM que irão ampliar e melhorar os serviços prestados à população em situação de vulnerabilidade social. O evento contou com a presença de secretários, vereadores, demais servidores e populares.
Os novos veículos, serão destinados ao transporte de equipes técnicas para o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social, além de auxiliar no deslocamento para ações de fiscalização, atendimento, capacitação profissional e programas de geração de renda. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas que garantam dignidade e inclusão social.
Durante o evento, a secretária municipal de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Bastos, ao lado da subsecretária, Maritânia Gonçalves, destacou a importância dos novos veículos para a execução das políticas públicas da pasta. “Esses carros vão nos permitir chegar a mais pessoas, especialmente nas áreas rurais e em comunidades distantes, onde o acesso é mais difícil. É um avanço significativo para nossas equipes e para a população que precisa do nosso apoio”, afirmou.
O prefeito Otoniel Teixeira reforçou o compromisso da administração com a área social. “Investir em Assistência Social é investir no bem-estar das famílias barreirenses. Esses veículos são mais um passo para garantir que nossos programas cheguem a quem mais precisa, com agilidade e eficiência”, declarou.
Com a entrega dos novos veículos, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho espera ampliar o alcance de programas como o Bolsa Família, para verificar a qualificação cadastral dos beneficiários, busca ativa, para acompanhamento familiar, além de facilitar o acompanhamento e identificação de famílias em situação de vulnerabilidade. A expectativa é que, com mais mobilidade, as equipes possam atender um número maior de pessoas e com maior eficiência.
Estiveram presentes no evento os secretários municipais Marden Lucena (Fazenda), Demósthenes Júnior (Meio Ambiente e Sustentabilidade), ten. cel. Fábio Santana (Segurança Cidadã e Trânsito), Joaquim Neto (Agricultura e Tecnologia) e Balthazar Guimarães (Esporte, Juventude e Lazer). O subsecretário de Esporte, Juventude e Lazer, Waldik Rodrigues, também marcou presença, além dos vereadores Tetéia Chaves, Dicíola Baqueiro, Zé do Sorvete e Valdimiro José.
A cerimônia foi encerrada com um agradecimento especial da secretária Ivanete Bastos a todos os envolvidos no processo de aquisição dos veículos e ao prefeito Otoniel Teixeira pelo apoio constante às políticas sociais. “Estamos trabalhando para construir uma Barreiras cada vez mais humana e solidária, e esse é mais um passo nessa direção”, finalizou.
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A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, em parceria com as Forças de Segurança, apresentou na manhã desta quarta-feira (26) o robusto esquema de segurança do Barreiras Folia 2025, que acontece de 28 de fevereiro a 4 de março. A operação envolve a integração entre diversas forças de segurança, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outros órgãos, garantindo um evento seguro para foliões e moradores.
Mais de três mil profissionais estarão envolvidos na segurança do evento, que contará com monitoramento por câmeras de reconhecimento facial, efetivo policial ampliado e um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para otimizar as ações de resposta a ocorrências.
Presente ao evento, o prefeito Otoniel Teixeira acompanhado pelo vice-prefeito, Túlio Viana, destacou a importância da integração das forças de segurança para o sucesso do evento. “Todo esse planejamento nos dá a certeza de que o Barreiras Folia é uma grande engrenagem que precisa funcionar em sintonia. A cidade deve receber mais de 70 mil pessoas por noite, e nosso objetivo é garantir que todos possam curtir a festa com tranquilidade e segurança”, afirmou o gestor.
Planejamento e reforço no efetivo
O secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, ten. cel. Fábio Santana, destacou que a operação foi planejada com antecedência, incluindo a criação de comissões específicas e o alinhamento com o Governo do Estado para a implantação do sistema de monitoramento por câmeras de reconhecimento facial. “Esta edição contará com um aumento de 34% no efetivo em relação ao ano anterior. Essa ação integrada e estruturada, aliada ao uso de tecnologia, fará do Barreiras Folia um dos carnavais mais seguros de todos os tempos”, afirmou o secretário.
O ten. cel. Beck, do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPR-O), explicou que o efetivo da Polícia Militar será reforçado com 1.200 policiais atuando ao longo dos cinco dias de festa, uma média de 200 agentes por dia. Além disso, 37 câmeras foram instaladas em pontos estratégicos, especialmente nos portais de acesso aos principais circuitos, Aguinaldo Pereira e Zé Hermes. “A segurança do Barreiras Folia vem sendo aprimorada há mais de 10 anos. Com o planejamento estratégico e as melhorias implementadas, não há registro de homicídios ou incidentes graves na festa nos últimos anos”, destacou.
O coronel Soares, comandante do CPR-O, anunciou que, pela primeira vez, Barreiras contará com um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), vinculado à Secretaria de Segurança Pública da Bahia. O sistema permitirá o monitoramento em tempo real das ocorrências, agilizando o atendimento e a tomada de decisões estratégicas.
Atuação da Polícia Civil e demais órgãos de segurança
A Polícia Civil estará presente no circuito Aguinaldo Pereira com um Posto de Policiamento Integrado, funcionando das 20h às 6h. A estrutura contará com três delegados, três escrivães e oito investigadores, além de uma equipe reforçada no Complexo Policial. Ao todo, 45 servidores estarão empenhados para garantir o atendimento às vítimas e a formalização de registros de ocorrências, conforme apresentou o delegado coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), Thiago Aguiar.
Além disso, a estrutura do Barreiras Folia contará com Juizado de Menores, Conselho Tutelar e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também estará presente, oferecendo serviços como exames e laudos de constatação de drogas, análise de armas de fogo e identificação civil e criminal.
Proibições e orientações para os foliões
Para reforçar a segurança, será proibida a entrada de garrafas de vidro, espetinhos e demais objetos perfurocortantes. A comercialização de cervejas e refrigerantes será exclusiva em latas, e o uso de copos, pratos e talheres descartáveis será obrigatório nos circuitos da folia. Além disso, a Secretaria de Infraestrutura realizou e continua executando uma série de melhorias, eliminando pedras soltas e buracos, garantindo a mobilidade e segurança dos foliões.
Participaram ainda do evento os secretários municipais Gulla (Cultura e Turismo); Gislaine Barbosa (Administração); Bruno Castro (Infraestrutura); Joaquim Neto (Agricultura); Júnior Sampaio (Chefia de Gabinete), e os vereadores Tetéia Chaves e Valdimiro José.
Um grupo de candidatos aprovados no concurso público realizado em meados de 2024, durante a administração do então prefeito Fábio Nunes, buscou o Portal Caso de Política para expor o que descrevem como uma série de graves irregularidades que têm consistentemente impedido a nomeação dos candidatos que obtiveram aprovação no certame. De acordo com o Comunicado 01 ao Edital 02/2024, a aguardada divulgação do resultado final do concurso estava originalmente programada para ocorrer em 6 de dezembro de 2024.
GCM’s estariam sendo contratados irregularmente, alguns não teriam sido aprovados no Concurso Público
A principal reclamação dos aprovados reside no fato de que, mesmo com o concurso devidamente homologado e candidatos classificados dentro do número de vagas estabelecido, a prefeitura municipal estaria sistematicamente contratando indivíduos que não participaram do concurso ou que não alcançaram a aprovação necessária.
“Todos esses que estão sendo contratados perderam na prova e foram contratados pelo prefeito de maneira irregular e estão cometendo o crime de usurpação de função pública, usando fardamento e viatura do município”, afirmou um dos denunciantes, cuja identidade será preservada em virtude de temores de possíveis represálias. O Portal Caso de Política teve acesso a uma lista contendo nomes de pessoas que teriam participado do certame e não foram aprovados e estariam sendo contratados pelo atual prefeito irregularmente.
A ação popular em questão, que atualmente possui um volume de 2.645 páginas, foi inicialmente movida por um candidato que questiona a própria legalidade do concurso. Uma decisão judicial recente, datada de 06 de dezembro de 2024, e assinada pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, indeferiu o pedido de suspensão dos efeitos da decisão que paralisou o concurso (suspensão de liminar e de sentença nº 8055690-23.2024.8.05.0000).
Na decisão, a Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende detalhou:
“A suspensão dos efeitos da liminar ou da sentença é incidente processual excepcional, não se tratando de sucedâneo recursal para reforma ou anulação de decisões judiciais contrárias ao Poder Público. Nos termos do art. 4º da Lei 8.437/1992, ‘compete ao presidente do tribunal, ao qual couber o conhecimento do respectivo recurso, suspender, em despacho fundamentado, a execução da liminar nas ações movidas contra o Poder Público ou seus agentes, a requerimento do Ministério Público ou da pessoa jurídica de direito público interessada, em caso de manifesto interesse público ou de flagrante ilegitimidade, e para evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança e à economia públicas’.”
Trecho da decisão da Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende – Fonte: TJBA
A referida decisão judicial enfatiza a crucial importância do ajuste orçamentário para a continuidade do concurso público, mencionando expressamente que “a continuidade do concurso, sem previsão orçamentária, comprometerá a saúde financeira da municipalidade”.
Os aprovados alegam que a LOA de 2025 já foi devidamente aprovada pela Câmara de Vereadores em 26 de dezembro de 2024, conforme amplamente divulgado pelo blog local Notícias da Lapa.
No entanto, a administração municipal não teria anexado o referido documento aos autos do processo judicial, o que, segundo os denunciantes, mantém a suspensão do concurso e impede o prosseguimento do processo seletivo.
A prefeitura de Bom Jesus da Lapa publicou nove contratos para médicos e serviços no Diário Oficial do Município em 25 de fevereiro de 2025 – Fonte: DOM – PMBJL
Outra preocupação levantada pelos aprovados é uma publicação datada de 25 de fevereiro de 2025 no Diário Oficial do Município referente à nove contratações de médicos e serviços na modalidade de pessoa jurídica, totalizando um montante de R$ 3,8 milhões. Tal valor representa mais de 4% do orçamento anual destinado à saúde no município de Bom Jesus da Lapa. Segundo os aprovados, essa contratação suscita questionamentos substanciais sobre o equilíbrio financeiro destinado à área da saúde, uma vez que, os limites estabelecidos para despesas com pessoal, previstos na legislação, indicam um Limite Máximo de 60% da Receita Corrente Líquida (RCL), sendo 54% destinados ao Poder Executivo e 6% ao Poder Legislativo, e um Limite Prudencial de 51,3% da RCL para o Poder Executivo. Ao atingir esse percentual, a legislação determina que o município adote medidas preventivas para evitar o comprometimento de suas finanças.
Esse prolongado impasse tem gerado grande apreensão e crescente frustração entre os candidatos aprovados no concurso, muitos dos quais renunciaram a seus empregos anteriores, depositando suas esperanças na iminente posse nos cargos públicos. Eles relatam dificuldades financeiras significativas e um profundo abalo emocional em decorrência da incerteza que permeia a situação.
O Portal Caso de Política buscou estabelecer contato com a prefeitura municipal de Bom Jesus da Lapa, a fim de obter um posicionamento oficial sobre as denúncias apresentadas e a atual situação do concurso público. No entanto, até o fechamento desta matéria, não obtivemos resposta. O espaço permanece aberto para que a administração municipal se manifeste e apresente seus esclarecimentos.
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Na manhã desta quarta-feira, 26, a CIPRv/Barreiras recupera duas motos em Tabocas do Brejo Velho.
Uma moto Honda CG, cor vermelha, o condutor não foi localizado. Uma segunda moto recuperada foi uma Honda CB 300, cor amarela e a terceira moto, foi uma Honda CG, cor preta, na BA 466, esta, com sinais de identificadores adulterados.
Todas as três motocicletas, foram encaminhadas para a delegacia de polícia local.
A Bahia Farm Show 2025, confirmada para os dias 9 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA), será mais uma vez o palco que reunirá empresas expositoras, produtores rurais e instituições financeiras para apresentar o que há de mais novo em tecnologias agrícolas já adotadas no mundo. A feira, que atingiu em 2024 o patamar de R$ 10,9 bilhões em negócios e comercialização, proporcionará, por meio do tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, um ambiente propício à difusão de conhecimento, boas práticas e troca de experiências e parcerias, consolidando-se como uma vitrine de inovação do setor agrícola, com foco no que há de mais moderno e sustentável.
O presidente da Bahia Farm Show, Moisés Schmidt, acredita que o produtor rural já percebeu que o futuro chegou e que é preciso continuar aberto à tecnologia para se manter forte e competitivo. “Estamos cercados pela inteligência artificial, e a gestão eficiente de dados já é uma realidade em nossos negócios. A feira é a melhor oportunidade para as empresas apresentarem inovações e para os agricultores incorporarem modernas tecnologias, muitas delas já embarcadas em máquinas e equipamentos utilizados no campo. A Bahia Farm Show é a chance de agir hoje, pensando em um futuro cada vez mais produtivo e sustentável”, afirma.
A três meses do início da feira, 90% da área do complexo já está comercializada para empresas que apresentarão grandes máquinas para todas as etapas do campo, do plantio à colheita, além de plataformas remotas de comunicação e sistemas sustentáveis de pulverização e irrigação, entre outros. Em 2024, o evento ocupou 246 mil metros quadrados, reunindo 434 empresas expositoras e representando mais de mil marcas de produtos e serviços voltados ao agronegócio.
Com a tradicional exposição de produtos e serviços, que encerra o calendário das grandes feiras agrícolas do Brasil, a Bahia Farm Show também promoverá palestras, workshops e fóruns técnicos, onde especialistas discutirão os desafios e oportunidades do setor, desde a produção até a comercialização. A presença de instituições financeiras, que oferecem condições especiais de financiamento e crédito, eleva a feira ao status de uma das maiores do Brasil, reforçada pela participação de empresas que acreditam no agronegócio como propulsor da economia nacional.
“É indiscutível que a Bahia Farm Show é uma referência na área agrícola do Matopiba, que compreende também os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. Os produtores da região aguardam ansiosos pelo evento, que é um momento de reencontro e de comemoração dos resultados da safra, já pensando nos investimentos para o próximo ciclo produtivo”, reforça Moisés Schmidt, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade realizadora da feira.
SERVIÇO:
Bahia Farm Show 2025
Data: 9 a 14 de junho
Local: Complexo Bahia Farm Show – BA 020/242, km 535, Luís Eduardo Magalhães – Bahia
Mais informações: www.bahiafarmshow.com.br
Na manhã desta quarta-feira (26), em entrevista ao Site Mais Oeste, o Prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, confirmou a presença do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, na abertura oficial do Barreiras Folia 2025, que vai acontecer nesta sexta-feira (28).
Por unanimidade, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deu ganho de causa aos policiais penais do Distrito Federal (DF) e garantiu o início da contagem da licença-paternidade somente a partir da alta hospitalar do bebê ou da mãe, e não a partir da data de nascimento.
Em outubro de 2022, o plenário já havia decidido que a licença-maternidade somente pode começar a ser contada a partir da alta hospitalar do bebê ou da mãe. Desde então, é a primeira vez que o Supremo estende essa decisão também para a licença-paternidade.
Os cinco ministros que compõem a Segunda Turma julgaram o tema em sessão virtual terminada na última sexta-feira (21). Todos seguiram o voto do relator, André Mendonça.
Os ministros julgaram um recurso do governo do Distrito Federal (DF) contra o Sindicato dos Técnicos Penitenciários do Distrito Federal (Sindpen-DF), que havia obtido vitória na Justiça distrital para garantir o início da licença-paternidade somente a partir da alta hospitalar.
Em decisão colegiada, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) derrubou uma norma do DF que especificava a data de nascimento ou adoção como o termo inicial para a contagem da licença-paternidade.
O Supremo manteve a decisão que derrubou a regra distrital, afirmando que as normas abaixo da Constituição podem regulamentar a licença-paternidade, mas nunca restringir esse direito de modo a desvirtuar seus princípios e objetivos.
A decisão não tem repercussão geral, produzindo efeito somente para o caso dos policiais penais distritais, mas serve como um primeiro precedente do Supremo sobre esse ponto específico.
Fundamento
O relator aplicou ao caso, por analogia, o mesmo fundamento da decisão do plenário em relação à licença-maternidade. Isto é, que o dever constitucional de proteção à família e à criança supera qualquer necessidade de norma específica sobre o termo inicial da licença-paternidade.
Mendonça destacou o contexto de mudanças sociais e no mercado de trabalho, que ocorrem no Brasil e no mundo, reequilibrando a divisão de responsabilidades entre os membros de um mesmo núcleo familiar. Dessa maneira, há de se garantir que os homens tenham maior participação no cuidado dos filhos.
“Ainda que existam fundamentos biológicos, históricos e, sobretudo, culturais para a diferenciação entre a atuação de um e outro, inclusive com consequências nos prazos das respectivas licenças, é cada vez mais reconhecida no mundo a importância do papel paterno na primeira infância e a necessidade de exigir da figura paterna o exercício de suas responsabilidades pelo cuidado de seus filhos”, escreveu o ministro.
Nesse contexto, não se pode exigir que o gozo da licença-paternidade seja contado enquanto o bebê ou a mãe estiverem internados, pois isso limitaria esse direito constitucional e acabaria “por ampliar a desigualdade já existente entre os papéis do homem e da mulher no âmbito do contexto familiar e profissional”.
O ministro foi seguido sem ressalvas pelos ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Nunes Marques.
O percentual de crianças de até 3 anos que frequentam a educação infantil chegou a 33,9%, em 2022, segundo dados do Censo Demográfico daquele ano. A taxa é 3,6 vezes maior do que a observada no Censo 2000 (9,4%). Os dados preliminares são do questionário de amostra, aplicado em 10% do total de domicílios recenseados no país pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2010, o percentual era de 23,5%. Apesar do avanço, o país ainda não atingiu as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê atender a pelo menos metade das crianças de até 3 anos de idade em creches e escolas até 2025.
Apenas 646 municípios brasileiros atingiram a meta. Em relação às regiões, Sudeste e Sul estão acima da média nacional, com 41,5% e 41%, respectivamente. Em seguida, abaixo da média nacional, aparecem Centro-Oeste (29%) e Nordeste (28,7%). Com uma taxa de apenas 16,6%, menos da metade da média do país, o Norte aparece em último lugar.
Outro dado apresentado pelo Censo 2022 foi o percentual de crianças de 4 a 5 anos na escola, que também apresentou avanços, passando de 51,4% em 2000, para 80,1% em 2010 e para 86,7%, em 2022. Nessa faixa etária, a desigualdade regional é menor, com quatro regiões acima da média: Nordeste (89,7%), Sudeste (88,9%), Sul (86,7%) e Centro-Oeste (80,5%). O Norte, mais uma vez, aparece na última posição mas com uma taxa de 76,2%, bem próxima da média.
A meta do PNE para essa faixa etária, de universalização do acesso à educação até 2016, tampouco foi atingida. “A gente está se aproximando dessa meta, mas ainda não atingimos 100%”, afirma a pesquisadora do IBGE Juliana Queiroz.
As taxas de frequência de crianças acima de 6 anos e de adolescentes até 17 anos também cresceu de 2000 para 2022. As crianças de 6 a 14 anos na escola passaram de 93,1% em 2000 para 98,3% em 2022. Já os adolescentes de 15 a 17 anos matriculados passaram de 77,4% para 85,3%.
Jovens e adultos
A faixa etária que não teve avanço no percentual de matrículas foi a dos jovens de 18 a 24 anos. O percentual de estudantes nessa faixa etária em relação ao total da população caiu de 31,3% para 27,7%, no período. Segundo Juliana Queiroz, no entanto, esse dado precisa ser olhado com mais atenção, uma vez que a queda foi provocada pela queda do número desses jovens cursando a educação básica.
“Nos anos 2000, entre os estudantes que frequentavam a escola aos 18 a 24 anos, a maior parte estava no ensino médio, 44,3%, seguido do ensino fundamental com 32,1%, e depois do ensino superior com 23,6%. Esse cenário se inverte agora em 2022, em que a maior parte está no ensino superior, 56,4%”, afirma Juliana.
Os percentuais de jovens de 18 a 24 anos frequentando ensino médio e ensino fundamental/alfabetização são de 35,8% e 7,8%, respectivamente.
Atraso escolar
Os dados do Censo Demográfico 2022 também mostram que o atraso escolar diminuiu entre os jovens de 15 a 17 anos. Se, em 2010, 38,9% dos adolescentes nessa faixa etária estavam cursando o ensino fundamental ou curso de alfabetização, em 2022, essa proporção recuou para 26,8%.
Por outro lado, aqueles que frequentavam ensino médio ou superior (níveis de instrução considerados adequados para a idade), cresceu de 61,1% em 2010 para 73,2%. Juliana Queiroz destaca, no entanto, que ainda há “um quarto desses jovens que estão no ensino anterior ao adequado”.
Indígenas
De acordo com o Censo 2022, o acesso de indígenas à educação básica ainda fica muito aquém do restante da população. Se a média brasileira de crianças com até 3 anos frequentando creches ou escolas era de 33,9%, entre os indígenas o percentual era de apenas 13,5%.
O mesmo vale para outras faixas etárias na educação básica. Entre crianças de 4 e 5 anos, a parcela de indígenas dessa faixa etária na escola é de apenas 66,3%, bem abaixo da média nacional de 86,7%.
Na faixa de 6 a 14 anos, o percentual de indígenas é de 92,1% ante uma média nacional de 98,3%. Já na faixa de 15 a 17 anos, os indígenas na escola são 78,4%, ante uma média de 85,3% para o país.
No início da tarde desta segunda-feira, 24, por volta das 12h30, guarnições da Companhia Independente de Policiamento Tático Ostensivo (CIPT-O) prenderam dois indivíduos em flagrante por posse de drogas e munições no bairro São Francisco, em Barreiras. Durante patrulhamento tático, os policiais avistaram os suspeitos enterrando um objeto em atitude suspeita. Ao perceberem a presença das viaturas 1402 e 1403, os homens tentaram fugir, mas foram interceptados após uma perseguição a pé.
Um dos detido, já investigado por suposta participação em um confronto armado com policiais em dezembro de 2024. No local onde os suspeitos enterravam o objeto, os agentes encontraram uma sacola plástica contendo substâncias análogas à cocaína e à maconha, além de uma balança de precisão, embalagens para acondicionamento de drogas e três munições intactas de calibre .38 SPL.
Material apreendido:
13 papelotes e 3 trouxinhas com substância análoga à cocaína;
Aproximadamente 120 gramas de substância análoga à maconha;
1 balança de precisão;
3 munições de calibre .38 SPL;
1 aparelho celular;
Embalagens para acondicionamento de entorpecentes.
Os dois suspeitos foram conduzidos à Central de Flagrantes de Barreiras, onde foram autuados e permanecerão à disposição da Justiça.
Após receber informações de uma agressão contra a mulher (violência doméstica), na manhã de hoje (26), por volta das 09h22, no bairro Vista Alegre, a GCM saiu em diligência e conseguiu prender o indivíduo em flagrante.
Ao perceber a presença da Guarda Civil Municipal, o indivíduo pulou uma das janelas da residência e tentou empreender fuga, porém foi alcançado e conduzido para Delegacia de Polícia Civil, juntamente com a vítima.
Servidora da Secretaria Municipal de Sustentabilidade
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, está implementando um novo procedimento para o descarte de pneus nos ecopontos do município.
A iniciativa tem como objetivo identificar e registrar os empresários e empresas que realizam esse tipo de descarte, garantindo um controle mais eficiente e ambientalmente responsável.
A partir de agora, antes de levar os pneus até os pontos de recolhimento, é necessário que as pessoas jurídicas procurem a Secretaria de Sustentabilidade para realizar um cadastro prévio. Esse procedimento permitirá um monitoramento mais eficaz do volume descartado, além de auxiliar no planejamento de ações voltadas à destinação correta dos resíduos.
De acordo com o secretário de Sustentabilidade, Kenni Henke, a medida faz parte de um conjunto de ações para fortalecer as políticas ambientais da cidade, promovendo o descarte responsável e evitando impactos negativos ao meio ambiente.
Os empresários e empresas que precisam descartar pneus podem obter mais informações diretamente na Secretaria de Sustentabilidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, localizada no prédio da Prefeitura, ou pelo telefone (77) 3628-9033.
Importante! Lembrando que o ponto de recolhimento de pneus da rua Sucupira, no bairro Jardim das Acácias, encerrou as atividades. Um novo espaço está sendo viabilizado para o funcionamento.
CAOA Chery Tiggo 8 TXS Max Drive
Ano 2020/21
KM 37.000
RS 135.900
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