Notícias

06
Mar/25

Colheita de banana em Irecê reforça potencial da fruticultura irrigada no Médio São Francisco

Até momento, já foram colhidas cerca de 33 toneladas da variedade prata rio, com média de qualidade de 50% de primeira e 50% de segunda

Produtores do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Médio São Francisco baiano, comemoram a primeira colheita de banana cultivada no local. Até momento, já foram colhidas cerca de 33 toneladas da variedade prata rio, com média de qualidade de 50% de primeira e 50% de segunda. O volume comercializado corresponde a cerca de R$ 100 mil. A produção segue para o mercado consumidor da capital baiana.

Um dos agricultores que exploram o cultivo da banana no projeto é Gilberto Alves. “Ainda não foi colhido nem 10% da nossa produção. Estou muito satisfeito com o resultado da primeira colheita. Isso mostra que a cultura da banana no Baixio tem grande viabilidade econômica, sendo um produto que dá sustentabilidade ao agricultor irrigante. Hoje, temos a prova que o projeto é economicamente viável”, ressalta o produtor.

"A colheita de banana no Baixio de Irecê demonstra a aptidão do projeto para a ampliação de culturas, que já incluem itens como abóbora, cebola, feijão e limão. Os produtores têm diversificado a produção, impulsionado a economia regional, criado novos postos de trabalho e contribuído para a ampliação da oferta de alimentos para o país. A agricultura irrigada sustentável é um motor de desenvolvimento social e econômico", avalia o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

De acordo com a Superintendência Regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, em 2024, a produção agrícola nos lotes empresariais do Baixio de Irecê chegou a duas mil toneladas de produtos, como abóbora, cebola, soja, feijão, milho, melancia, mamona, limão e banana, numa área cultivada de cerca de mil hectares. O Volume Bruto de Produção (VBP) alcançou R$ 6,1 milhões.

“O início da operação e da produção do Baixio de Irecê marca um avanço histórico da irrigação brasileira, sendo, nesse caso, a mola propulsora do desenvolvimento regional. É um grande legado da Codevasf e do governo federal para o Brasil. São as oportunidades e a esperança de dias melhores que chegaram a esse rincão tão sofrido do vale do São Francisco”, afirma o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier Nascimento.

Segundo ele, atualmente são cerca de três mil hectares em produção. “O planejamento é chegarmos a 2029 com 48 mil hectares implantados e em produção”, informa o superintendente regional.

Fonte:AGÊNCIA GOV
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades