14
Fev/25 |
Secretaria de Saúde de Barreiras realiza capacitação para profissionais da área de especialidades conduzido pelo NEP |
Dando continuidade ao compromisso com a qualificação dos seus profissionais, a Secretaria de Saúde de Barreiras promoveu mais uma capacitação voltada para as equipes que atuam no setor de especialidades. A ação faz parte do cronograma do Núcleo de Educação Permanente (NEP), vinculado ao SAMU-192, e o treinamento desta sexta-feira (14), teve como foco, o suporte avançado de vida.
Nesta etapa, a capacitação foi voltada para a equipe do Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, unidade que frequentemente lida com pacientes que necessitam de suporte avançado de vida durante procedimentos como endoscopia e colonoscopia. Conforme o enfermeiro Alex Christiano, do NEP, a formação foi dividida em três encontros, abrangendo temas essenciais para o atendimento emergencial. O primeiro encontro abordou o suporte básico de vida, enquanto o segundo – realizado nesta semana – teve como tema o suporte avançado de vida na cardiologia, com ênfase na garantia de via aérea avançada. O terceiro e último encontro, a ser ministrado em 7 de março, será focado em emergências psicossomáticas, emergências hipertensivas e hipoglicêmicas.
Alex Christiano também destacou a importância da atualização contínua dos protocolos de atendimento. “Estas capacitações devem ser feitas anualmente porque os protocolos mudam. A Associação Americana de Cardiologia, por exemplo, já lançou um novo protocolo para 2025, e as diretrizes de abordagem a vítimas clínicas ou de trauma são frequentemente atualizadas. Nosso objetivo é oferecer um treinamento de qualidade para que os profissionais possam prestar um atendimento mais preciso e seguro aos pacientes”, explicou.
Durante o treinamento, os participantes tiveram contato com protocolos de ventilação para parada respiratória, ressuscitação cardiopulmonar com via aérea avançada, desfibrilação e o uso de medicamentos em situações de parada cardiorrespiratória. Para isso, foram utilizados equipamentos de alta tecnologia, como desfibriladores, cardioversores, monitores simuladores e manequins de via aérea avançada, proporcionando um ambiente de simulação realista.
Além da equipe do Leonídia Ayres, o mesmo treinamento já foi realizado com as equipes do programa Melhor em Casa e da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF). Na próxima semana, será a vez da equipe da UPA 24h Clarice Borges participar da capacitação, que abordará o diagnóstico e a prescrição no atendimento a pacientes com dengue.
NEP – A Secretaria de Saúde de Barreiras implantou o Núcleo de Educação Permanente (NEP) em 2023, junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com objetivo de promover capacitações contínuas dos profissionais que atuam no atendimento de urgência e emergência em Barreiras e na região Oeste.