19
Out/15 |
Prefeito e autoridades oficializam implantação do programa Cidade Inteligente em LEM |
Prefeito afirma que de agora em diante, município poderá usar tecnologia em prol da população
Luís Eduardo Magalhães tornou-se, na tarde desta segunda-feira, 19, o primeiro município do país a utilizar a tecnologia 4G em prol da administração pública. O 4G é um dos atrativos do programa Cidade Inteligente, lançado oficialmente durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Hits – Sport & Music, no bairro Florais Lea.
O evento ocorre simultaneamente em outros mil municípios brasileiros. A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades da esfera federal como o Secretário Nacional de Ciência Tecnologia e Inclusão Social, Eron Bezerra, representando o Ministro Celso Pansera, o vice-governador João Leão e o presidente da Telebras, Jorge Bittar.
Prefeito e autoridades no ato simóblico de acendimento da fibra ótica em LEM
O Cidade Inteligente é fruto de um trabalho desenvolvido pela prefeitura há três anos para garantir que novos serviços sejam ofertados à população. A infraestrutura do programa conta com nove torres, 60 km de fibra ótica e 600 câmeras, que estão sendo implantadas gradativamente, nas escolas municipais, unidades básicas de saúde e outros equipamentos como o Centro de Esportes e Artes Unificados (CEUs), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e PROMATI.
Prefeito assina decreto que cria política municipal de estímulo à inovação tecnologica
O acendimento da fibra ótica foi feita pelo prefeito Humberto Santa Cruz, vice-governador João Leão, o secretário nacional de Ciência, Tecnologia e Inclusão Social, Eron Bezerra, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inclusão Social, Manoel Mendonça e o presidente da Telebras, Jorge Bittar. “A fibra ótica não é possível de ser visualizada. Tecnologia a gente não vê. Acender a fibra significa colocar luz, dados. A infraestrutura está disponível. De agora em diante, temos ferramentas para usar a tecnologia em favor da nossa população”, observou o prefeito Humberto Santa Cruz.
O prefeito aproveitou para destacar também que Luís Eduardo Magalhães é uma das poucas cidades do mundo a utilizar a tecnologia LTE, na administração pública. Uma simulação de como a tecnologia poderá beneficiar SAMU, Guarda Municipal, SUTRANS e CIPE Cerrado foi realizada durante a cerimônia.
Autoridades presentes à inauguração do CCO
Política Municipal de Estímulo à Inovação e ao Desenvolvimento Tecnológico – Outro importante ato da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se deu com a assinatura de um decreto que prevê a implantação de Política Municipal de Estímulo à Inovação e ao Desenvolvimento Tecnológico. “Isso representa não apenas o incentivo a instalação de empresas, mas, demonstra a determinação do município no sentido de estimular nos nossos jovens, ideias criativas. Nosso objetivo é estimular nas escolas, diversas atividades com o tema: gestão pública com a velocidade da luz”, disse o prefeito.
Centro de Controle e Operações – Anexo ao prédio do Centro Administrativo, na Rua Paraíba, foi inaugurada a Central de Controle e Operações, local onde ficarão armazenados as imagens das câmeras de videomonitoramento instaladas nas ruas e avenidas da cidade, escolas, unidades de saúde e outros locais públicos. “A Cidade Digital é a rede física que interliga os prédios públicos, possibilitando aos órgãos se comunicarem sem precisar de internet. Já o Cidade Inteligente vai unir a rede física às pessoas, o coletivo, e a prefeitura que oferece os serviços”, explica o prefeito Humberto Santa Cruz.
Prefeito e autoridades no descerramento da placa inaugural do Centro de Controle e Operações
Presenças – Também participaram da abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e da inauguração do CCO, secretários do governo municipal, os prefeitos da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB) e Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMORVALE), a reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Prof. Iracema Veloso, vereadores do município de Luís Eduardo Magalhães e representantes da sociedade civil organizada.