08
Abr/25 |
São Desidério: Abapa reforça ações da campanha “Foco contra o Bicudo” |
Na última sexta-feira (04), a equipe do Programa Fitossanitário da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), esteve na Fazenda Alabama, em São Desidério (BA), para um encontro com o núcleo Campo Grande e Cascudeiro. O momento foi de troca de informações sobre o andamento da safra e, principalmente, de reforço à campanha “Foco contra o Bicudo”.
Ao lado dos líderes do núcleo, Guiomar de Souza e Ubiratan Wegher, os técnicos destacaram os principais cuidados que os produtores devem manter no campo: manejo adequado, controle das tigueras nas áreas de rotação e atenção especial no transporte de algodão, caroço, calcário e gesso. Todas essas medidas são fundamentais no enfrentamento ao bicudo-do-algodoeiro, principal praga que atinge a cultura do algodão.
A campanha, desenvolvida em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), tem sido fundamental para mobilizar produtores e equipes técnicas no controle preventivo da praga.
Além do bicudo, foram abordadas outras ameaças às lavouras, como a lagarta spodoptera, mosca branca e ácaros, que afetam culturas como soja, milho e algodão. Participaram do debate produtores, agrônomos, consultores e técnicos.