Notícias

07
Abr/25

Projeto Nascentes do Oeste promove curso de Educação Ambiental para comunidades de Cristópolis e Tabocas do Brejo Velho

Como parte das ações de Educação Ambiental do Projeto Nascentes do Oeste – desenvolvido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e apoio das prefeituras municipais – foram realizadas capacitações voltadas à recuperação e preservação de nascentes nas comunidades de Cristópolis e Tabocas do Brejo Velho.

As iniciativas integram ciência, práticas sustentáveis e participação comunitária, promovendo a conservação de nascentes e veredas no Cerrado baiano.

Cristópolis – Aprendizagem e prática

A capacitação em Cristópolis ocorreu nos dias 27 e 28 de março, na localidade de Pé de Serra, com foco na nascente do Balbino e na vereda do Pé de Serra, próximas ao Sítio do Hermenegildo. O evento reuniu 32 participantes, entre proprietários rurais, técnicos das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente e Educação, secretários municipais de Cristópolis e Cotegipe, representantes da Embasa, da equipe PrevFogo/Ibama de Barreiras e estudantes da rede pública.

Durante os dois dias, os participantes receberam orientações sobre o Código Florestal Brasileiro, com ênfase na delimitação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em nascentes, veredas e cursos d’água. Também foram abordadas técnicas de identificação e diagnóstico de nascentes; métodos de recuperação de áreas degradadas, como voçorocas e solos erodidos; práticas de reflorestamento; delimitação e cercamento de APPs; além da aplicação do conceito de APP Produtiva, que prevê o plantio consorciado de árvores frutíferas e nativas, bem como o uso da apicultura como alternativa sustentável de renda.

Na etapa prática, os participantes construíram cordões de pedras para desacelerar enxurradas, paliçadas para conter erosões em voçorocas e duas barraginhas com o objetivo de reter sedimentos que vinham assoreando a Vereda do Pé de Serra.

“A nova gestão reconhece a importância do Projeto Nascentes do Oeste para o município de Cristópolis e garante a continuação dessa parceria em prol da recuperação de novas nascentes”, afirmou o prefeito Valdo do Armindo.

Tabocas do Brejo Velho – Nascentes urbanas

Em Tabocas do Brejo Velho, o curso foi realizado nos dias 1º e 2 de abril, na Câmara de Vereadores, com a participação de 28 pessoas. Estiveram presentes técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde, proprietários rurais, professoras e alunos da rede municipal.

A capacitação teve como eixo central a Nascente do Limãozinho, importante nascente urbana que abastece o Córrego Taboquinha. Os temas abordados incluíram APPs em contextos rurais e urbanos, processos de degradação de nascentes e córregos em áreas urbanizadas, e estratégias de recuperação com foco na APP Produtiva Urbana, por meio do reflorestamento com espécies nativas e frutíferas.

Na parte prática, foi construída uma barraginha e paliçadas em um canal de drenagem que apresentava assoreamento.

“A Prefeitura de Tabocas do Brejo Velho, juntamente com o Consid, realizou o desassoreamento de um trecho de 2 quilômetros do Córrego Taboquinha, uma ação que fortaleceu nascentes já conhecidas e permitiu o surgimento de novas. Hoje, com a parceria da Aiba e Abapa, conseguimos conter um trecho crítico que transportava sedimentos ao leito do córrego e cercar parte da APP, antes utilizada como área de descarte de entulho”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Udilei Zé Costa.

Fonte:Ascom Aiba
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades