17
Abr/15 |
Pr. Adejarlan: A importância da mesa |
Um dos grandes sinais de que uma sociedade está em crise é quando a instituição familiar está desestruturada. Se estudarmos a queda do império Grego e Romano veremos que quando a instituição familiar desestruturou-se , estes império ruiram-se.
Existem hábitos simples como compartilhar refeições com todos à mesa que comprovadamente tem um efeito sobre a família. Porem nas ultimas décadas com o surgimento dos fast-food e os estilo de vida com tudo rápido tem feito com que as famílias se tornem mais disfuncionais. Segundo pesquisas as famílias prosperas praticam seis qualidades: compromisso, apreciação e afeição, comunicação positiva, tempos juntos, bem estar espiritual, capacidade de lidar com o estresse e as crises.
O que acontece no momento das refeições é reflexo da nossa sociedade: desunião. Uns vão para a sala de TV, outros ficam na mesa, outros vão para o quarto. Isto é o típico retrato da desintegração da família moderna.
A mesa: para alguns, apenas mobília; para outros, um local cômodo para depositar tudo o que se traz da rua ou empilhar diversas coisas. Quando o individuo utiliza a mesa como lugar de comunhão essa prática resulta sempre em uma família mais saudável., com relacionamentos mais profundos.
Estudos realizados por universidades da Alemanha, EUA e Inglaterra afirmam que o momento de comunhão à mesa ajuda na organização social, na imposição de limites, no enriquecimento das relações interpessoais e do vocabulário, pois potencializa a comunicação entre os membros da família. Quando todos tem a oportunidade de se posicionar face a face, a compreensão da escuta e da fala se iguala, promovendo comunhão e momentos enriquecedores.
Neste momento com todos juntos à mesa pode-se trabalhar valores morais, éticos, religiosos, políticos, sociais, estéticos, de saúde e educacionais além de instilar boas maneiras. São as conversas em torno da mesa que proporcionarão conhecermos melhor nossos filhos: o que eles pensam, quem são seus amigos, quais são seus dilemas e conflitos.
As conversas em torno da mesa são um momento também de desenvolver o senso de humor através de boas risadas. Segundo Norman Cousins ex professor de medicina já falecido e autor do livro Anatomia de uma doença, ele foi o primeiro a considerar cientificamente o poder curador do riso. Ele chamou o riso de “ginastica interior” porque cada sistema de nosso corpo faz um exercício quando damos uma boa risada. Nosso sistema cardiovascular e respiratório beneficiam-se mais com vinte segundos de uma forte gargalhada do que com três minutos de exercício em um aparelho de remo. Famílias que compartilham refeições juntas compartilham mais risadas. Este momento com todos á mesa criam hábitos na família que nunca serão esquecidos. Os filhos tem a tendência de reproduzir tais hábitos
.
Na BÍblia há relatos que se refere à mesa desde o AT. O salmo 128 fala dos filhos ao redor da mesa. No NT Jesus utilizou a mesa como um dos locais e elementos pedagógicos para ensinar e transformar vidas. Portanto que a cultura da mesa seja resgatada entre nós! Ann Douglas disse que o lar é uma invenção que ninguém até hoje aperfeiçoou. Com o retorno à refeição em família podemos aliados com uma boa educação familiar fazer do lar um ambiente mais seguro da terra. Só assim produziremos famílias estáveis e uma sociedade melhor!
Pr. Adejarlan Ramos
Assembleia de Deus (CGADB) em Barreiras
17
Abr/15 |
Aqui estão os melhores instrutores |
Faça sua habilitação com agilidade e qualidade. Escolha auto escola Cerrado e garanta a sua habilitação com menor tempo.
17
Abr/15 |
HIT`S - Sport & Music |
A Polícia Militar de Barreiras prendeu um cigano foragido da Delegacia de Ibotirama, conhecido por Coração. Uma denúncia anônima indicou a localização do foragido na Rua Nezinho Pamplona. Quando os policiais se aproximaram, o homicida iniciou fuga por dentro de uma residência e, em seguida, invadiu um veículo que fazia entregas e forçou o motorista a seguir em alta velocidade.
A PM interceptou o veículo e prendeu o homem, confirmando a sua identidade. Coração é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e de cometer um assassinato em Ibotirama.
16
Abr/15 |
Abasteça no lugar certo! |
16
Abr/15 |
Reclamação de Internauta |
Sigi, não tenho nada contra a prefeitura melhorar nossas ruas, mas sou contra prejudicar outra rua ao beneficio da outra. Moro na Rua Copaíba, no Jardim das Acácias, quadra 50, na esquina com a Rua do Baru onde hoje pela manhã as maquinas passaram arrumando a rua. Porém na esquina com a Rua Copaíba já tinha uma “lagoa” que agora com o “conserto” vai ficar muito pior a nossa vida aqui, pois do jeito que ficou isso aqui vai alagar tudo aqui, segue umas fotos para você ver.
Att. Morador chateado
16
Abr/15 |
É gol do Vento em Popa |
O atleta Ravelly, que já morou em Luís Eduardo Magalhães, é destaque no Campeonato Mineiro de Futebol Sub20 atuando pela equipe do Vila Nova. No último jogo, a equipe de Ravelly empatou com o poderoso Atlético Mineiro pelo placar de 5 gols.
O atleta usa camisa 10 e atua como maestro do time. Quando morava em Luís Eduardo, Ravelly nas escolinhas locais de futebol, além de competir na Copa Sulamericana pela seleção infantil de Barreiras, obtendo o vice-campeonato no Paraná.
16
Abr/15 |
Você nunca esteve tão bem longe de casa |
16
Abr/15 |
PROJETO JP FOTOS |
Netinho, um dos nomes do jogo
O goleiro Ramon deixou a quadra com uma lesão no tornozelo
O LEM Vento em Popa Janjar Futsal venceu mais uma na Taça Brasil de Futsal, que está sendo realizada em Campo Grande/MS. O time luiseduardense já estava garantido na semifinal, mas queria encerrar a primeira fase como líder do grupo.
O jogo não foi fácil, diante de uma seleção do Espírito Santo o Vento em Popa fez 3x1. Os gols foram marcados por Dilvo, Melão, no primeiro tempo marcaram para os baianos.
No segundo tempo, Felipe descontou para os capixabas que cresceram no jogo. Mas, Netinho deixou o dele nos minutos finais e decretou a vitória do O LEM Vento em Popa Janjar Futsal.
Ramon - O ponto negativo do jogo foi a lesão sofrida pelo goleiro Ramon. Ele deixou a quadra com uma lesão no tornozelo, mas deve jogar a semifinal amanhã.
Na tarde desta quinta-feira 16, em reunião na sala de audiências da prefeitura, o chefe de gabinete Dourivaldo Aquino e membros do governo de Barreiras, apresentaram aos dirigentes dos dois sindicatos em atividade no município: SINPROFE - Sindicato dos Professores e Especialista em Educação e SINDSEMB - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barreiras, a proposta de reajuste único e uniforme do funcionalismo.
Durante o encontro com os representantes das duas categorias, Arizângela de Arimatéia Farias Mendonça presidenta do SINPROFE e Carmélia da Mata Carvalho presidenta do SINDSEMB, foi entregue oficialmente a proposta da administração do reajuste salarial único e uniforme de 8% (oito por cento), aplicados sobre os vencimentos retroativos ao mês de janeiro de 2015.
O prefeito em reunião com auxiliares de governo assinalou que, a proposta unifica o reajuste e garante o efeito retroativo para todos os servidores do município que atuam nos serviços essenciais e continuados de atendimento a população.
“Esperamos que os sindicatos analisem conjuntamente as propostas e compreendam que a situação econômica do país exige cautela de todos nós. Não podemos desequilibrar as contas, é preciso ficar atento à arrecadação municipal e aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas temos o compromisso de efetuar o pagamento sempre em dia do funcionalismo, e disso não abrimos mão”. Comentou Antonio Henrique.
A reunião teve a participação de vários servidores e foi coordenada pelos membros do governo integrantes da Mesa de Negociação Permanente, Adalto Soares, Dourivaldo Aquino e Claudionor Carvalho que sinalizaram a continuidade do diálogo para discutir as demais reivindicações das categorias.
16
Abr/15 |
E o Jardim Alvorada |
Olá Sigi, gostaria que você cobrasse mais uma vez sobre a situação do Jardim Alvorada (LEM). Minha esposa foi assaltada hoje pela manhã por dois homens no acesso 2 do bairro. Ela estava com minha filha, tinha acabado receber a quinzena, levaram tudo.
Att. Morador do Alvorada
16
Abr/15 |
Reclamação de Internauta |
Oi Sigi,
Gostaria que publicasse em seu Blog que publicasse pra ver se algo seja feito. Esses Buracos ficam na Rua no fundo da nova instalações do Senai. Não dá passagem pra motoristas.
A gente que trabalha no Jardim Paraíso, que passa por ali várias vezes ao Dia não aguenta mais a situação e nada é feito. já não basta quando chove que ninguém consegue passar. Só pra lembrar, Ano que vem temos eleições viu?!
Att. Cidadão Indignado
16
Abr/15 |
Preços baixos como você nunca viu |
Os acadêmicos de Contabilidade da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) estarão neste sábado (18) na sede do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsemb) com atendimento gratuito para enviarem as informações para a Declaração de Imposto de Renda. O atendimento, aberto para toda a população, será realizado ao longo dia, das 8h às 12h, e das 14h às 18h. O prazo para a Declaração do Imposto de Renda termina no final do mês.
Para conseguirem finalizar a Declaração, recomenda-se que os interessados levem o informe de rendimento das fontes pagadoras, despesas dedutíveis em saúde e educação do titular e dependentes, bem como xerox da habilitação, ou CPF e RG. E também a declaração do ano anterior. O atendimento é restrito àquelas pessoas com rendimentos tributáveis até R$ 30 mil em 2014. Recomenda-se também levar a declaração do ano anterior.
Na tarde de quarta-feira 15, o prefeito Antonio Henrique empossou em seu gabinete os novos conselheiros do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB.
O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB irá acompanhar a distribuição e aplicação dos repasses de recursos para a Educação Básica do município no biênio de 2015 e 2016.
A composição do Conselho do FUNDEB é formada com as diversas representações de órgãos governamentais e sociais: representantes do poder executivo municipal, técnico da secretaria municipal de educação, representantes dos professores da educação básica pública, dos diretores das escolas básicas públicas, dos servidores técnicos administrativos das escolas básicas, dos pais de alunos da educação básica pública, de estudantes da educação básica pública, do Conselho Municipal de Educação e do Conselho Tutelar.
Durante a reunião, o prefeito cumprimentou os novos conselheiros e reafirmou o compromisso com a reestruturação da Casa dos Conselhos, para um bom funcionamento das atividades dos conselhos deste município.
16
Abr/15 |
LUZ MOTOS - Você de Honda ZERO |
16
Abr/15 |
JUSAMA - Motores e Ferramentas |
Na sessão da última terça-feira (14), com as galerias repletas de populares, em sua grande maioria ocupantes de cargos comissionados da prefeitura, a Câmara Municipal de Barreiras apreciou e votou as contas do Executivo Municipal, referente ao exercício de 2012.
Ao iniciar o Grande Expediente, o Presidente Tito concedeu a palavra ao vereador Eurico Queiroz (PPS), que leu na íntegra o parecer da Comissão de Orçamento, Contas e Fiscalização, relatado por ele, que recomendou a reprovação das contas da gestão municipal referentes ao ano de 2012.
Em seguida subiu à tribuna a vereadora Karlúcia Macêdo (PMDB), que classificou como inadmissível, as incursões do Poder Executivo ao pressionar, e usar inclusive de atitudes desrespeitosas, para influenciar o voto dos vereadores, para a vereadora, é inaceitável que secretários abandonem seus afazeres em suas pastas para ocupar a imprensa e redes sociais, dedicando-se a ameaçar os vereadores caso o voto dos mesmos não sigam a orientação do Executivo. E concluiu dizendo “sempre votarei com independência, sem temer ao Executivo, ou ameaça de colegas”.
Otoniel Teixeira (PC do B), em sua fala cumprimentou o presidente da Casa pela postura democrática e comprovado espírito público na condução dos trabalhos, e destacou que a gestão de 2009 a 2012, foi marcada por ações intensas no social, no esporte, na cultura, no abastecimento de água, na saúde e apoio à agricultura familiar.
Já Carlão (PSD), chamou a atenção dos gestores para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal uma vez que o seu descumprimento resultará sempre em sérias sanções com o comprometimento do futuro político.
Para Marileide Carvalho (PSL), a decisão do TCM de opinar pela reprovação das contas da gestão anterior, se deveu ao não cumprimento dos critérios legalmente exigidos e não ao comprometimento da gestão com entidades sociais.
Aguinaldo Júnior (PT do B), ressaltou em seu pronunciamento que participou do governo anterior, “mas que sempre alertou dos erros e dos Judas existentes na gestão”, para o vereador de nada adiantou o empenho da gestão em contratar em varias áreas, se não cumpria com a regularidade nos pagamentos.
Em seguida o vereador Gilson Rodrigues (PROS), pronunciou-se dizendo que o momento presente é composto de políticos que hora são cordeiros e hora são lobos, dada a falta de coerência de muitos com os compromissos assumidos.
Para a vereadora Graça Melo (PSL), ao apreciar as contas da gestão municipal relativas ao exercício de 2012, o julgamento dos vereadores era dirigida a gestão, e não a pessoa da ex-prefeita. “Tenho isenção para julgar, não participei de conchavos na gestão das contas em julgamento, servi ao município como servidora efetiva que sou”. Afirmou a vereadora.
Passados a Ordem do Dia, ao apreciar e votar as contas do Executivo Municipal referentes ao ano de 2012, dezessete vereadores acompanharam o parecer do TCM que recomendou a rejeição das contas e dois posicionaram-se contrariamente ao parecer do Tribunal de Contas.
Drª. Isa Bessa
Na sessão desta quarta-feira (15), a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Barreiras foi ocupada pela delegada do Conselho Regional de Medicina em Barreiras a médica anestesiologista Drª. Isa Bessa, durante o tempo regimental a médica falou das funções e prerrogativas do Conselho Federal de Medicina, bem como do CREMEB com atuação regional, conceituando a entidade como a Casa da Ética Médica, com ocupações primordiais na fiscalização do exercício da medicina e na habilitação técnica adequada para o exercício profissional.
A representante falou de sua preocupação com os sucessivos erros administrativos cometidos no âmbito da saúde pública em Barreiras e no Brasil, que expõe os médicos a condições de trabalho indignas e penaliza os pacientes.
Em seguida, Drª. Isa respondeu a todos os questionamentos dos vereadores de maneira clara e elucidativa. O presidente Tito agradeceu a presença do CREMEB na Tribuna Popular representado por sua delegada regional Drª Isa Bessa e pontuou que o desejo do Poder Legislativo não é só indicar as dificuldades da gestão na área da saúde, mas principalmente ouvir as entidades de classe com o objetivo de aprofundar o diagnóstico e propor soluções reais que resultem em benefícios diretos para a população.
Usando da palavra no grande expediente a vereadora Karlúcia Macêdo, disse que as dificuldades na área da saúde no município tem grande semelhança com os desmandos da educação e que ambas tem por causa a falta de planejamento, ausência de prioridade no gasto público e falta de sensibilidade para com a população.
Já o vereador Lúcio Carlos (SD), disse não se conformar com as declarações da secretária de saúde, que aponta a falta de recursos financeiros para justificar os diversos problemas na área da saúde no município, “temos agora mais recursos do tínhamos outrora, por que não resolvem? Será por que com menos recursos no passado se cuidou melhor da saúde?” indagou.
A vereadora Graça Melo (PSL), disse que o sistema de saúde em Barreiras sofre uma sobrecarga em face da negligência dos demais municípios da região que ao não investirem no atendimento básico em suas sedes canalizam a maioria do atendimento para Barreiras. Que os demais municípios deveriam cumprir com o seu dever de casa.
Por sua vez Marileide Carvalho (PSL), disse que as dificuldades de atendimento no sistema público obriga o povo a duras penas buscar o atendimento particular, e conclamou os profissionais médicos a também oferecerem atendimentos em valores mais acessíveis especialmente para a população carente.
O vereador Gilson Rodrigues (PROS), destacou a importância do projeto desenvolvido pela família de Drª Graça, afirmando que as boas iniciativas precisam ser apoiadas, especialmente em um momento em que o município vive uma crise nas ações sociais, nas ações do lazer e no atendimento médico.
Aguinaldo Júnior (PT do B), falou da importância da realização da reunião da Comissão Voluntária pela Segurança e Paz em Barreiras, ocorrida no Centro de Convenções do Hotel Murubixaba na segunda-feira (13), enalteceu a passagem do dia do Exército no próximo dia 19 de abril, bem como registrou seu esforço na conquista de vacinas contra febre aftosa, que serão distribuídas aos criadores que não tem condições de adquirir as vacinas.
Já Otoniel Teixeira (PC do B), falou do esforço e dedicação da ONG Lar de Emanuel, que sobrevive com grandes dificuldades, prestando relevantes serviços à crianças em situação de vulnerabilidade social no município, sem contar com o apoio da gestão municipal, o vereador registrou ainda o abandono vivido pelo esporte no município.
Vivi Barbosa (PC do B), cobrou na Tribuna iluminação pública no Povoado de Conquista.
Passado a Ordem do Dia todos os vereadores aprovaram Moções e indicações, em seguida o presidente agradeceu a presença de todos, nas galerias do plenário e de todos os ouvintes das rádios que transmitem as sessões oficiais da Câmara.