Luís Eduardo Magalhães. Uma cidade pujante, terra de desbravadores, de homens e mulheres corajosos que aqui se instalaram com o sonho de uma vida melhor. Pessoas vindas de várias partes do país que formam uma cidade linda, próspera e cada vez mais acolhedora. A capital do agronegócio, a pérola do oeste, famosa e prazerosa cidade do desenvolvimento, motivo de orgulho de todos.
Afinal, merecemos ter em nossa cidade empresa que não respeita os mais singelos direitos? Que não se empenha no sentido de propiciar a população um serviço público adequado e condizente com a necessidade dos cidadãos? NÃO. NÃO MERECEMOS!
A EMBASA é uma vergonha para a nossa cidade e uma decepção para os que aqui se fixaram e passaram a amá-la. A concessionária de serviços públicos tem permissão para a exploração dos serviços de água por 20 anos, ou seja, encerra-se em 2023. Foi autorizada através de Lei Municipal nº 117/2003 e regulamentado o seu serviço pelo Decreto nº 458/2003.
Não bastasse as reclamações dos péssimos serviços prestados, chegando a uma unanimidade, ainda há o desrespeito no tratamento para com as pessoas. Afinal, com quem falar diante de problema enfrentado. Não apenas falar, mas resolver o dito problema. Tudo (ou quase tudo) tem que se reportar a Barreiras ou Salvador.
Mas os problemas operacionais, a suspensão arbitrária de fornecimento de água de moradores, além do péssimo atendimento, ou seja, o descaso não para por aí. O mais sério e grave é o saneamento básico em nossa cidade. Uma obra que há mais de dois anos foi concluída e ainda não entrou em operação.
Depois de 2 anos ainda pairam dúvidas quanto os procedimentos ou o responsável pela sua execução. De um lado a CODEVASF que alega ter passado a obra para a EMBASA e do outro esta que anuncia que aguarda o repasse de recursos daquela. No meio disso tudo: O Poder Público Municipal permanece inerte ao problema. A EMBASA anunciou em meados do ano passado (2012) que firmara convênio com a CODEVASF onde essa última comprometeu-se em repassar recursos para a conclusão da obra. Ora, não estava concluída?
A obra de saneamento básico construída sob responsabilidade da CODEVASF, com recursos do Programa de Revitalização do São Francisco, integrante do PAC, tiveram investimentos na ordem de R$ 28,5 milhões de reais.
Estamos diante de uma falta de respeito sem precedentes. Afinal foram investidos milhões de reais em uma obra de fundamental importância que por incompetência e falta de compromisso não atendeu os anseios da população, pois não entrou em funcionamento. Pelas ruas ver-se as tampas das bocas de lobo jogadas, quebras e outras nem tampa existem, causando acidentes e servindo de insegurança para todos. Um sistema que mal foi concluído e está sucateado. Não custa lembrar que, enquanto isso a população pena sem o esgotamento sanitário, o qual possibilitaria o combate a doenças e contaminações, não apenas dos indivíduos, mas do meio ambiente, pois os dejetos são lançados nas fossas assépticas e contaminam o lençol freático.
O Poder Público municipal, desde a Câmara de Vereadores, Prefeitura e o Ministério Público devem tomar medidas para acabar com o descaso, coibir o desrespeito com a população e malversação do dinheiro público, uma vez que passados dois anos de conclusão da obra de saneamento não entrou em operação e por ultimo foram alegados os motivos pela EMBASA que precisa realizar serviços para que funcione.
Audiência pública para levantar os problemas e exigir que a empresa tome medidas não resolve, pois a população, desolada não acredita, prova disso é que na audiência com a concessionaria realizada na Câmara de Vereadores a população sequer foi ouvir as justificativas do representante da empresa.
A solução, amigos, é a CASSAÇÃO DO SERVIÇO DA EMBASA no município, considerando que os problemas são diversos, a falta de respeito é latente e não podemos penar na inoperância, incompetência e falta de compromisso com a nossa cidade.
Não se trata de algo impossível, mas aplicável no caso concreto a partir da inobservância dos preceitos que nortearam a concessão da exploração do serviço na cidade. Há ferramentas jurídicas para rescindir o contrato e interromper a concessão, bem como criar empresa municipal para a efetivação do serviço com qualidade e compromisso.
A criação de uma entidade que operasse os serviços de água e esgoto no município traria benefícios de todas as ordens: primeiro que a população teria um serviço municipal, com pessoas próximas para resolver os problemas; segundo que as receitas decorrentes da atividade seriam investidos continuamente nas melhorias dos serviços prestados e por último, haveria um funcionamento pleno dos serviços essenciais, dentre eles, o saneamento básico.
Não é utopia, mas realidade que depende de vontade política e decisão em mudar uma realidade que a cada dia piora: os péssimos serviços da embasa e a falta de compromisso com nossa cidade.
Luís Eduardo Magalhães-BA, 06 de dezembro de 2013
JADEMILSON RODRIGUES DE MEDEIROS
06
Dez/13 |
Amanhã tem Moto-Passeio em Barreiras |
Um animal teria provocado o acidente
Na madrugada desta sexta-feira, 06, por volta das 2h, uma mulher tombou seu carro na Avenida Capitão Manoel Miranda, no centro de Barreiras.
A condutora contou aos policiais militares que o acidente aconteceu após desviar, com o seu Fiat Uno, de um gato na pista.
Por sorte, não houve vítimas, mas o acidente foi registrado por uma equipe da 1ª CIA da PM, do 10º PM.
No final da tarde de ontem, quinta-feira, 05, por volta das 17h, na Avenida Tertuliano Cambuí, centro de Irecê, um casal de delinquentes chegou bordo de uma bicicleta, sendo que a mulher estava armada com um revólver.
Ela anunciou o assalto ao Mercado Nogueirinha, subtraindo a importância de R$ 84.
Em seguida, o casal fugiu. A polícia militar foi acionada chegando minutos depois, saindo em perseguição aos criminosos que conseguiram escapar.
O pedreiro Pericson e a ponte onde o acidente aconteceu
No início da manhã desta sexta-feira, 06, por volta das 6h, foi encontrado o corpo de um jovem vítima de acidente no Povoado da Nanica, as margens da BA 447, cerca de dois quilômetros após o povoado do Buritis, em Barreiras.
Segundo informações, o pedreiro Pericson Silva dos Santos, de 22 anos, havia ido jogar futebol num campo que há no Barreiras Norte, quando retornava para casa, no bairro Vila Amorim, acabou perdendo o controle da sua motocicleta Honda CG, entrou num matagal as margens da rodovia, batendo na lateral da ponte sobre o riacho da Nanica e caiu cerca de quatro metros de altura, em um matagal que há no local ao lado do riacho
Acredita-se que o pedreiro tenha sido vítima do acidente na noite de ontem, por volta das 21h, já que uma moradora nas proximidades ouviu um forte barulho.
Uma equipe do SAMU chegou ser solicitada, mas só pôde constatar o óbito.
A moto bateu na lateral da ponte e caiu de uma altura de cerca de quatro metros
O pai de Pericson esteve no local e disse que era costume seu filho e outros amigos irem jogar futebol neste campo e que só souberam do fato nesta manhã. Ele disse ainda que desconfiou de que algo tivesse ocorrido, pois seu filho não tinha o costume de dormir fora de casa.
A Polícia Militar da 1ª CIA do 10º BPM guardou o local até a chegada da perícia técnica.
O corpo do jovem foi encaminhado para o IML de Barreiras, onde será necropsiado.
No dia de ontem, quinta-feira,05, na comunidade de Gaspar, município de Ourolândia, região de Jacobina, dois indivíduos se deram mal ao tentar assaltar uma casa lotérica.
A Polícia Militar chegou no momento da ação dos criminosos,os bandidos revidaram, houve a troca de tiros, dois elementos vieram à óbito, um conseguiu fugir e outro identificado como Denilton dias Machado foi preso.
06
Dez/13 |
Onde elas estão? |
No dia em que as novas ambulâncias foram entregues ao municípios da região
Uma das ambulâncias que vieram para LEM
Na ocasião, Dra. Soraia, secretária de saúde de LEM, recebeu os veículos
No dia 8 de outubro, os municípios da região receberam novas viaturas do SAMU. Na ocasião, não podia ser diferente, houve uma grande festa com os desfiles dos veículos em suas respectivas cidades.
Em LEM, foram duas novas ambulâncias. Em Barreiras, foram quatro. Todas elas caminhonetes Ford Ranger 4x4.
Passados dois meses da entrega das novas ambulâncias, fica a pergunta: Onde elas estão?
06
Dez/13 |
Venha conhecer a Destak Interiores |
Rua Paraíba, em frente a praça da igreja matriz
Elegância e Requinte; tudo em um só lugar
Rua Paraíba, 546, em frente a Praça Sérgio Alvim Mota, Centro de LEM. Fones: 77 3628-4316 e 9918-7632.
06
Dez/13 |
Conheça a ODONTOCOMPANY |
06
Dez/13 |
Uma volta à frente! |
06
Dez/13 |
Ferro e Aço tem nome! |
06
Dez/13 |
Nota da prefeitura |
A Secretaria de Infraestrutura tem um acordo com o caminhão pipa em questão para distribuição de água em bairros periféricos da cidade. O flagrante das fotos foi feito fora do horário definido neste contrato.
O caso está sob investigação e a Secretaria de Infraestrutura irá apurar os fatos e intensificar a fiscalização para que o mesmo não se repita.
Att. Assessoria de Comunicação do Governo de Luís Eduardo Magalhães - ASCOM
06
Dez/13 |
O SHOW VAI COMEÇAR... |
06
Dez/13 |
Flagra de internauta |
O carro pipa lavando as paredes da loja
Olá Sigi;
Gostaria que você investigasse um caso que chamou a minha atenção e de colegas de trabalho.
Trabalhamos em frente à praça do Jardim Paraíso e todos os dias a gente vê esse caminhão Pipa abastecendo com a água do poço artesiano da praça (que acredito que a manutenção, energia elétrica das bombas a construção do poço e da caixa sejam por conta da prefeitura, ou seja, da população).
Hoje este caso nos chamou mais ainda a atenção, pois o motorista parou do lado para encher o caminhão pipa, entrou na cabine do caminhão e dormiu.
O tanque encheu e ficou quase meia hora derramando a água até que um colega, vendo que o motorista não iria desligar o registro foi e desligou.
E qual não foi a nossa surpresa, ao passarmos em frente ao Dantas e avistar o caminhão pipa usando a água para molhar a parede do Dantas (seguem as fotos).
A água utilizada, segundo a denúncia do internauta, vem da praça do Jardim Paraíso
Agora eu pergunto: Pode isso? Se isso é permitido, vou comprar um caminhão pipa junto com os meus vizinhos e vamos parar de usar a água da embasa, simplesmente vamos ao poço artesiano da Praça do Jardim Paraíso e vamos usar os recursos da cidade em nosso próprio beneficio.
Muitas vezes esses donos de pipas vendem a água que retiram desse poço.
É uma sugestão de matéria para você investigar. Se quiser, posso entrar em contato com você sempre que encostar os caminhões pipa aqui para você vir averiguar qual a utilidade da água.
Peço sigilo em relação ao meu nome e da empresa para por temermos represálias.
Nota do Blog: Fomos atrás de informação para saber o que de fato está ocorrendo. Procuramos o gerente da loja Dantas, o senhor Henrique Oliveira, na qual nos atendeu muito bem. Segundo ele, o mesmo contratou o caminhão pipa para lavar as paredes do estabelecimento, mas não sabia de onde o mesmo retirava a água. Ainda segundo ele, cabe à prefeitura fiscalizar a ação dos caminhões pipas na cidade e não quem os contrata.
Mandamos uma cópia do seu e-mail para a ASCOM da prefeitura de LEM, mas após uma semana ainda não obtivemos resposta.
Quem não conseguiu realizar sua inscrição para o vestibular da Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira, através do site, ainda pode efetuar a mesma, presencialmente na FAAHF, no período da tarde e noite, até às 21h, de sexta-feira,06, no valor de R$ 45,00.
Para este processo seletivo, a FAAHF oferece vagas para os cursos de Agronomia, Engenharia de Produção, Letras, Pedagogia, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Psicologia, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos, Tecnólogo em Logística e Tecnólogo em Irrigação e Drenagem.
A prova será realizada no dia 07 de dezembro, com início às 14h e término às 17h, envolvendo questões de Língua Portuguesa/ Redação/ Literatura/ Língua Estrangeira (inglês), História, Geografia, Física, Química, Biologia e Matemática. Importante que o candidato esteja no local da prova, no mínimo, meia hora antes, portando Cédula de Identidade original ou outro documento legal com foto.
05
Dez/13 |
Faça com quem entende do Assunto! |
05
Dez/13 |
Abasteça no ligar certo! |
05
Dez/13 |
Você nunca esteve tão bem longe de casa |
Venho por meio deste meio de comunicação informar o furto de um GPS com monitor de um trator e um GPS de uma plantadeira. Ambos da marca John Deere modelo 7225J e plantadeira 17 linhas.
O furto ocorreu na Fazenda Loma. Recompensa de R$ 10 mil.
Quem tiver informações, entrar em contato com o telefone: 77 9971-4884
Att. Mônica Sandri
Joel Pereira (que confessou o furto) e o menor C.J.S
Ao meio-dia desta terça-feira, 04, A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou, durante uma blitz na BR 135, em frente ao Condomínio Vento Leste, na cidade de Barreiras, uma moto Honda FAN 125 furtada em São Desidério.
O menor C.J.S de 16 anos, que pilotava a motocicleta e o carona Joel Pereira da Silva, de 21 anos, tentaram evitar a blitz da PRF, tentando retornar. Os policiais federais perceberam a ação da dupla que foi perseguida e detida.
Joel, o carona da moto, acabou confessando o furto da motocicleta na cidade de São Desidério.
A dupla, juntamente com a motocicleta, foi levada pela PRF para o complexo policial e depois para delegacia de polícia de São Desidério.
O dono da moto compareceu na delegacia e contou que havia deixado a moto com o capacete no guidão em frente de sua residência, por volta das 09h, e quando retornou não encontrou mais sua motocicleta.
O delegado Carlos Cruz Ferro autuou em flagrante por furto qualificado, o individuo Joel Pereira da Silva.
O menor ainda é uma pobre e inofensivo adolescente e não pode responder por seus atos.
O prefeito Humberto Santa Cruz acenderá oficialmente as luzes de Natal da Praça Sérgio Alvim Motta no domingo, 8. A abertura do Natal Iluminado 2013, contará ainda com a recepção ao Papai Noel e a entrega das chaves da cidade para o bom velhinho. O início está previsto para as 20h. Antes a Secretaria de Cultura e Turismo realiza em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Luís Eduardo Magalhães (ACELEM) uma carreata pelas principais ruas da cidade e bairro Santa Cruz.
A programação contará ainda com o lançamento da Orquestra Filarmônica e a apresentação da 9ª Sinfonia de Bethoven, além de apresentações de balé. A secretária de Cultura e Turismo, Janne Scholsser explica que o Natal Iluminado continuará entre os dias 20 e 23, também da Praça Matriz. “Natal é um momento de paz e de esperança. Convido toda população a prestigiar a programação que estamos preparando”, disse.
A secretária explica ainda que a escolha do nome Natal Iluminado vai além das luzes tradicionais do período. “Ele também significa paz e esperança”, conta.
Para o prefeito Humberto Santa Cruz as esperanças também são de um futuro melhor. “Esse primeiro ano de segundo mandato serviu para ajustar algumas coisas e encaminhar vários projetos e convênios. Em 2014 teremos muita coisa boa para nossa cidade”, pontua. “No entanto, meu convite é para que todos aproveitem o espírito de Natal e se mantenham em comunhão com suas famílias”, finaliza.
Programação – Depois da inauguração das luzes natalinas, o Natal Iluminado de Luís Eduardo Magalhães continua entre os dias 20 e 23. Na sexta-feira, dia 20 a Praça Sérgio Alvim Motta estará enfeitada para receber uma feira de Artesanato. No sábado, 21, o Padre Cristiano Mayr celebrará uma Missa Campal. Logo depois a “PAZ” será tema de apresentação natalina da Secretaria de Cultura e Turismo. Pra fechar a noite, a Orquestra Filarmônica de Luís Eduardo Magalhães apresentará temas sob a temática do Natal.
No domingo, 22, é a vez da tradicional encenação “Auto de Natal”. A Orquestra Filarmônica volta a se apresentar na sequência, antes do encerramento com um show de guitarra portuguesa. Na segunda-feira, 23, a Praça será palco de um grande culto evangélico. Para o encerramento as Igrejas Evangélicas da cidade se apresentaram, também, com temas natalinos.
No dia de ontem quarta-feira, 04, a polícia civil de Irecê cumpriu um mandado de prisão preventiva, até então, em aberto.
Paulo Rodrigo de Souza Moreira foi preso acusado de três tentativas de homicídio, todas de uma só vez.
Em outubro deste ano, Paulo baleou Lucas Jorge Silva Vieira, Edvaldo da Silva Pereira e Leonardo Roberto da Silva, este último que ficou paraplégico devido os tiros que recebeu.
O acusado está detido na carceragem da 14° Coopin, e ficará à disposição da Justiça para adotar as medidas necessárias quanto aos delitos que praticou.