O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado no Hospital Rio Grande, em Natal (RN), após sentir fortes dores abdominais durante uma agenda política no interior do estado. Ele publicou uma foto no leito médico, fazendo um "joinha".
De acordo com nota divulgada por ele nesta sexta-feira (11), o problema de saúde foi causado por uma complicação no intestino delgado, consequência das múltiplas cirurgias realizadas após o atentado que sofreu em 2018, durante a campanha presidencial.
Bolsonaro afirmou que seu quadro é estável e que apresenta boa evolução clínica. Segundo a nota, não há, até o momento, necessidade de uma nova cirurgia. “Graças a Deus, meu quadro está estável e sigo me recuperando, sem febre e com boa evolução clínica”, escreveu. Ele ainda destacou o atendimento recebido nas unidades de saúde e agradeceu à Polícia Militar do Rio Grande do Norte pelo transporte entre os hospitais.
Inicialmente, o ex-presidente foi levado ao Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, cidade onde estava em compromisso, e depois transferido para a capital potiguar. Bolsonaro também agradeceu pelas mensagens de apoio recebidas e fez menção à sua fé religiosa: “Momentos assim nos lembram da fragilidade da carne e da fortaleza que vem da fé, da família e daqueles que permanecem ao nosso lado, mesmo à distância.”
Apesar da internação, Bolsonaro disse que pretende retomar em breve suas viagens pelo país. “Com a ajuda dos médicos e a proteção de Deus, em breve estarei de volta, pronto para retomar minha missão de percorrer as cinco regiões do Brasil”, concluiu.
O ex-presidente tem histórico de internações relacionadas a complicações abdominais desde que levou uma facada em Juiz de Fora (MG), em setembro de 2018. Desde então, já passou por diversas cirurgias para tratar sequelas do atentado.
Na manhã da última quarta-feira (10), a sede do 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) foi espaço de uma importante atividade voltada à formação de alunos em segurança pública, com foco na legislação ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade participou do encontro, promovendo uma palestra técnica sobre “Legislação Ambiental voltada à desobediência e crimes ambientais”.
O conteúdo abordado teve como objetivo principal ampliar o conhecimento dos participantes sobre os principais delitos ambientais que incidem no cotidiano das forças de segurança, como poluição sonora, maus-tratos a animais, tráfico de espécies silvestres e infrações durante o período da piracema. Ao todo, cerca de 105 alunos participaram da capacitação.
Representando a Secretaria, estiveram presentes o diretor ambiental Judson Almeida, o condutor ambiental Janisvaldo Alves e a engenheira ambiental e sanitarista Katharyna Motta. Os profissionais compartilharam experiências de campo, procedimentos técnicos e aspectos legais fundamentais para o enfrentamento de crimes ambientais, especialmente aqueles de alta recorrência nas zonas urbanas.
Para Judson Almeida, a iniciativa busca preparar os novos profissionais para a atuação sensível e eficiente diante dos desafios ambientais enfrentados nos centros urbanos, promovendo o respeito à legislação e o bem-estar coletivo. A troca de informações e a aproximação com os futuros agentes de segurança são estratégias fundamentais para qualificar o atendimento às ocorrências.
“A capacitação permite fortalecer o conhecimento técnico e discutir formas eficazes de abordagem, especialmente no combate à poluição sonora, que representa a maior demanda registrada pelas forças de segurança. A poluição sonora não é apenas uma infração, mas um fator que impacta diretamente o sono, a saúde e a qualidade de vida da população”, destacou o diretor ambiental.
TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br
11
Abr/25 |
UNIPEÇAS Centro Automotivo Porto Seguro |
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes
Segurança e conforto para o seu veículo
Setor de peças
A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.
Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.
Oficina
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.
Alinhamento
Lava-jato
Oficina
Alinhamento
Setor de peças
Contando com uma experiência de 20 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.
Na quinta-feira (10), a Câmara dos Vereadores de Barreiras foi palco de uma importante Audiência Pública com o tema “Para Todas as Meninas e Mulheres: Direitos, Igualdade e Empoderamento”, realizada no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante. O evento, uma iniciativa do Colegiado de Desenvolvimento Territorial da Bacia do Rio Grande (Codeter), teve uma abertura especial com a apresentação das mulheres da Orquestra de Ukulele. A Audiência reuniu diversas autoridades e representantes de instituições comprometidas com a defesa dos direitos das mulheres na região.
A mesa foi conduzida pela vice-presidente da Câmara de Vereadores, Carmélia da Mata, e composta pela secretária de Políticas para as Mulheres do Governo da Bahia, Neusa Cadore; vereadora Silma Alves; secretária de Assistência Social e Trabalho, Ivanete Bastos; coordenadora do Colegiado Territorial da Bacia do Rio Grande (Codeter), Nilza Martins; também Dra. Amanda Genari, representando a Defensoria Pública; a Dra. Marília Matos, delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM); e Lily Castilho, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Também participaram as vereadoras Dicíola Baqueiro, Beza e Delma Pedra, além de outras lideranças e representantes da sociedade civil.
O principal objetivo da audiência foi apresentar propostas de políticas públicas, ações, projetos e programas institucionais, promovendo uma atuação conjunta e colaborativa entre diferentes setores. A dinâmica do evento foi dividida em três blocos de falas, permitindo ampla participação das instituições e representantes da sociedade civil. A secretária Ivanete Bastos, representando o prefeito Otoniel Teixeira, ressaltou a importância do diálogo e das reflexões sobre os desafios na garantia dos direitos das mulheres de Barreiras.
“É fundamental promovermos o diálogo e a reflexão sobre os desafios na garantia dos direitos das mulheres de Barreiras. Precisamos fortalecer e proteger essas mulheres, e para isso, contamos com todas as parcerias presentes nesta audiência. A criação da Secretaria da Mulher já está prevista no Plano de Governo Municipal e sabemos que a violência contra as mulheres se manifesta de diversas formas, atingindo seus direitos à vida, à saúde e à integridade física. Precisamos refletir sobre essas questões e tomar medidas concretas para minimizar esse problema”, ressaltou.
A coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), Thailane da Silva, enfatizou a relevância do atendimento humanizado oferecido pelo centro. “Todas as mulheres, cis e trans, são bem-vindas e tratadas com respeito, recebendo suporte psicosocial e encaminhamentos jurídicos quando necessário. O CRAM está sempre em busca de apoio para fortalecer essas mulheres e garantir seus direitos”, destacou.
A coordenadora do Codeter, Nilza Martins, enfatizou a importância da articulação entre diferentes instituições na construção de políticas públicas para as mulheres. “Essa audiência é fruto de um esforço coletivo articulado com diversas instituições. Essa união é fundamental para fortalecer essa construção, pois sabemos que não é fácil alcançar essas conquistas. Temos uma longa trajetória de luta. Como professora universitária, já presenciei inúmeras vezes minhas alunas tentando estudar enquanto seus filhos dormiam nos bancos. A construção de creches é essencial para garantir que essas mulheres tenham condições reais de acesso à educação”, pontuou.
A secretária Neusa Cadore ouviu todas as propostas de intervenções e reafirmou seu compromisso com a melhoria das políticas públicas para as mulheres da Bahia, com atenção especial à região Oeste do estado. “Estamos implementando o projeto ‘OXE! Respeite’, que tem como objetivo discutir temas como violência de gênero, gravidez na adolescência e homofobia no ambiente escolar. O projeto busca prevenir e enfrentar a violência baseada em gênero, alinhado à Lei Maria da Penha, promovendo uma maior conscientização e reflexão sobre essas questões”, falou a secretária.
Entre as demais convidadas e autoridades que contribuíram com o debate estavam a Dra. Lilian Castro de Oliveira, vice-presidente da OAB subseção Barreiras; Taciana Carvalho, representando a FUNDIFRAN e o Coletivo de Mulheres Flor do Cerrado; além de representantes do CET em Movimento – Associação para o Desenvolvimento Sustentável dos Territórios de Identidade da Bahia. Também estiveram presentes Marilde Gomes, presidenta da Academia Barreirense de Letras; mulheres de Formosa do Rio Preto; e Fernanda Henn, presidente da Associação dos Pescadores – Apariogrande.
Um encontro marcado pela emoção, cuidado e sensibilidade. Assim pode ser descrita a primeira edição do projeto “Laços de Amor”, realizado pela Equipe Volante do CRAS I em parceria com a Unidade de Saúde da Família (USF) Gerson Rodrigues do Nascimento, no Riachinho. A iniciativa tem como objetivo oferecer apoio social e emocional às gestantes e parturientes da comunidade, criando um espaço de acolhimento em um dos momentos mais transformadores da vida: a maternidade.
O primeiro encontro aconteceu ao ar livre, no Parque das Águas, e reuniu gestantes, mães recentes e servidores em uma tarde de conexão e celebração. O piquenique comunitário proporcionou momentos de troca e leveza, enquanto um ensaio fotográfico profissional eternizou as emoções vividas naquele dia. A fotógrafa Silvana Lopes, sensibilizada com a proposta, se voluntariou para registrar a ocasião, contribuindo para que cada participante levasse consigo uma lembrança simbólica e afetiva.
A coordenadora do CRAS I, ao refletir sobre a experiência, destacou a importância do projeto como instrumento de fortalecimento da proteção social. “O Projeto Laços de Amor vai além da assistência tradicional. Ele propõe o fortalecimento de vínculos, a promoção do afeto e o reconhecimento do papel das mulheres como protagonistas de suas histórias. Registrar esse momento único na vida de mulheres gestantes e parturientes é uma forma de reafirmar o cuidado e a rede de apoio que buscamos construir ao lado delas. Cada gesto, cada ação, representa nosso compromisso com o acolhimento e a dignidade dessas mulheres”, afirmou Thaila Souza.
O sucesso do primeiro encontro já impulsiona os próximos passos. As equipes envolvidas planejam novas ações, com a expectativa de ampliar o alcance do projeto e envolver ainda mais mulheres da comunidade.
11
Abr/25 |
HE-NET - Você merece a melhor conexão! |
11
Abr/25 |
BAHIA FARM SHOW 2025 |
Na Rede São Camilo, oferecemos um check-up completo e personalizado, feito para atender todas as suas necessidades com praticidade e eficiência.
Após a consulta médica inicial, nosso serviço de concierge cuidará de tudo para você, agendando todos os seus exames no mesmo dia, otimizando seu tempo e sua rotina.
Cuide da sua saúde de forma simples e sem complicações. Agende já o seu check-up!
📞 Telefone Concierge: (77) 99876-2895 ou 99918-6568
Rede São Camilo. Nós cuidamos de você.
Com toda certeza!
Nosso sistema armazena todos os dados importantes da sua frota e te dá as ferramentas certas pra tomar decisões mais inteligentes.
Você pode:
📊 Gerar relatórios completos
🚛 Avaliar a produtividade dos motoristas
🛣️ Ver o KM rodado por período
⚠️ Identificar excessos de velocidade e possíveis infrações
Tudo isso com praticidade e em tempo real!
📞 Ligue agora: 0800 606 8000
🔒 Mais controle, mais segurança e menos custos com a Global System.
Nesta sexta-feira, 11, por volta das 8h40, uma operação integrada entre a Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Barreiras, o Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 30ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e a Polícia Civil resultou na apreensão de 390 tabletes de uma substância análoga à maconha. A ação ocorreu nesta semana na rodovia BA-172, nas proximidades de Santa Maria da Vitória.
De acordo com informações, um policial rodoviário sinalizou para parada de um Nissan Kicks. O condutor desobedeceu à ordem, evadiu‑se pela via e saiu do campo de visão da equipe.
De acordo com as informações divulgadas pelas forças de segurança, a carga apreendida pesa cerca de 370 quilos e estava sendo transportada por suspeitos que ainda estão sendo investigados. A operação foi resultado de um trabalho conjunto de inteligência e monitoramento, com o objetivo de combater o tráfico de drogas na região.
O material apreendido foi encaminhado à delegacia local, onde será periciado. As autoridades seguem com as investigações para identificar e localizar os responsáveis pelo transporte da droga.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte promove nos dias 18 e 19 de março o grande espetáculo: A Paixão de Cristo, a maior história de amor de todos os tempos. A peça será encenada em celebração à Semana Santa.
O espetáculo conta com a colaboração da Associação Cultural Paixão de Cristo e da Escola de Dança Jéssica Amaral, e reúne mais de 60 pessoas na montagem, que em 2025 promete muitas surpresas para encantar e emocionar o público.
Serviço
O quê: Espetáculo “A Paixão de Cristo”.
Quando: 18 e 19 de abril, a partir das 19h.
Onde: Praça da Bíblia, bairro Santa Cruz.
Quanto: Gratuito.
Pelo quinto dia consecutivo, o 20º Batalhão de Bombeiros Militar realiza buscas por um homem que desapareceu durante uma excursão em Bom Jesus da Lapa.
Nesta quinta-feira, o comandante do Batalhão, tenente-coronel BM Bahia, esteve em campo para reforçar o trabalho das equipes.
Bombeiros militares, acompanhados por guias do santuário, percorreram o morro do Bom Jesus e seus arredores em busca de pistas que levem ao paradeiro da vítima.
Em um dos pontos, as equipes precisaram utilizar técnicas de escalada para acessar o local, já que não há escadarias nem infraestrutura para visitação naquela área.
Trilhas, fendas e outros espaços também foram vistoriados, e um agente da prefeitura utilizou um drone para auxiliar nas buscas.
Apesar dos esforços, até o momento, ninguém foi encontrado. As buscas seguem intensificadas e o 20º BBM continua empenhado nas operações.
Na noite desta quinta-feira, 10, por volta das 19h, ocorreu Ciclo de Palestras preventivas e conscientizadoras aos malefícios provocados pelas drogas, na Escola Estadual Rodolfo de Queiroz, em Riachão das Neves pela 86ª CIPM.
Foi apresentado aos jovens estudantes, todos os malefícios provocados pelos diferentes tipos de drogas e vícios. As ações de caráter educativo utiliza de informações substanciadas do próprio município, envolvendo dados da violência, falência da estrutura familiar e prejuízos sócio-financeiro provocados pela drogas.
Além de apontar aos nossos jovens o destino daqueles que se corrompem ao mundo obscuro das drogas, as instruções também busca evidenciar e enaltecer a história dos riachão-nevenses que se destacaram pela educação e compromisso com a vida escolar.
O Subcomandante da Unidade fez questão de participar da abertura das intervenções e acompanhará as etapas subsequentes das ações de convencimento atribuídos aos bons exemplos trazidos por filhos da cidade, bem como os prejuízos trazidos pela drogas no cenário local e regional.
Nos dias 15 e 16 de abril, Luís Eduardo Magalhães será palco de um dos encontros mais estratégicos da agenda da agricultura regenerativa em paisagens no Cerrado brasileiro. A cidade do oeste baiano vai sediar o Cerrado Summit, único evento da pré-COP30 realizado fora de uma capital brasileira, com foco exclusivo nos tratados e desafios do Bioma Cerrado. A programação será aberta no dia 15, às 9h, no auditório da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), no Complexo Bahia Farm Show.
Junto com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), a Aiba é a entidade co-organizadora do encontro. “A escolha de Luís Eduardo Magalhães para sediar este evento não foi por acaso. Não se discute o futuro do Bioma Cerrado fora de onde ele efetivamente está. Por isso, articulamos com o Ministério da Agricultura para que o Cerrado Summit acontecesse aqui, no coração do bioma. Queremos mostrar ao mundo que o agronegócio praticado nesta região é comprometido com a sustentabilidade e vem adotando, cada vez mais, práticas de agricultura regenerativa para garantir o equilíbrio e a preservação do Cerrado”, afirma o presidente da Aiba, Moisés Schmidt.
O evento, sediado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), contará com a presença confirmada do Ministro Carlos Fávaro, e a cerimônia de abertura prevê a participação do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do MAPA, Pedro Alves Corrêa Neto, além dos prefeitos de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, de Barreiras, Otoniel Teixeira, do presidente da Aiba, Moisés Schmidt, e da presidente da Abapa, Alessandra Zanotto Costa, como também, de líderes de governos.
A imprensa terá acesso exclusivo à cobertura da cerimônia de abertura, que inclui falas institucionais, vídeos institucionais e as primeiras discussões introdutórias sobre os objetivos do evento. Após esse momento, o evento seguirá com uma agenda técnica voltada a grupos de trabalho, em reuniões fechadas.
O Cerrado Summit será o primeiro Acelerador de Paisagens promovido pela Aliança para Ação Regenerativa nas Paisagens (AARL), com foco em construir um plano de ação concreto até a COP30, que será realizada em Belém no segundo semestre. O encontro tem como pilares o financiamento da transição, métricas de monitoramento e avaliação (MMRV) e políticas públicas voltadas ao Cerrado.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou mal na manhã desta sexta-feira (11/4) enquanto cumpria agenda no interior Rio Grande do Norte. Segundo auxiliares, Bolsonaro sentiu fortes dores abdominais causadas por obstrução intestinal ainda decorrente da facada que levou em 2018.
O ex-presidente deu entrada em um hospital público da cidade de Santa Cruz, mas já foi transferido de helicóptero para Natal, capital do estado. A aeronave foi disponibilizada pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, do PT, e pertence à Secretaria de Segurança Pública do Estado.
Segundo apurou a coluna, o pedido do helicóptero foi feito ao governo do Rio Grande do Norte pelo senador bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN).
Marinho, que acompanhava Bolsonaro no momento, ligou para o secretário de Segurança Publica do estado, coronel Francisco Araújo.
O secretário cumpria agenda em outra cidade do interior com a governadora, quedeterminou que a aeronave fosse deslocada para atender Bolsonaro.
Fátima Bezerra, segundo auxiliares, também ligou para o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Mota, e pediu que ele recebesse Bolsonaro em Natal.
O secretário recepcionou o ex-presidente no heliponto e ajudou nos primeiros atendimentos até a transferência de Bolsonaro para o hospital particular.
Na manhã do 10, por volta das 10h30, uma guarnição do PETO da 83ª CIPM, em ação conjunta com a CIPE Cerrado, localizou um imóvel abandonado na Rua Capelinha, no bairro Vila Brasil, em Barreiras, que estaria sendo utilizado para o armazenamento de entorpecentes.
Durante a ação, foi encontrada uma mochila contendo um tablete de maconha e uma porção de cocaína.
Uma operação integrada entre a 86ª Companhia Independente da Polícia Militar (86ª CIPM) e a Polícia Civil da Bahia (PCBA) resultou na prisão em flagrante do autor de um homicídio ocorrido na manhã desta quinta-feira (10), em Buritirama. O crime chocou a comunidade local, tendo como vítima um servidor público municipal de 53 anos, conhecido na região.
Por volta das 8h02, policiais militares foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) e se deslocaram até a entrada do Loteamento Serra Azul, onde encontraram o corpo da vítima com múltiplas perfurações por arma branca. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) confirmou o óbito no local.
A Polícia Civil iniciou imediatamente as investigações, com apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e do Instituto Médico Legal (IML). A partir de imagens de câmeras de um estabelecimento comercial, onde a vítima esteve na noite anterior consumindo bebidas alcoólicas, os agentes identificaram um suspeito.
Em patrulhamento estratégico, a PMBA localizou o suspeito, um jovem de 19 anos, que, ao ser abordado, confessou o crime e entregou a faca utilizada no homicídio. O indivíduo foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia Territorial de Buritirama, junto com o material apreendido.
O caso mobilizou as forças de segurança e gerou comoção na cidade, já que a vítima era uma figura conhecida e respeitada. A eficiência no trabalho em conjunto entre PMBA e PCBA foi determinante para a rápida elucidação do crime.
A investigação segue em andamento para apurar possíveis motivações e circunstâncias do homicídio.
Uma operação integrada entre a 86ª Companhia Independente da Polícia Militar (86ª CIPM) e a Polícia Civil da Bahia (PCBA) resultou na prisão em flagrante do autor de um homicídio ocorrido na manhã desta quinta-feira (10), em Buritirama. O crime chocou a comunidade local, tendo como vítima um servidor público municipal de 53 anos, conhecido na região.
Por volta das 8h02, policiais militares foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) e se deslocaram até a entrada do Loteamento Serra Azul, onde encontraram o corpo da vítima com múltiplas perfurações por arma branca. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) confirmou o óbito no local.
A Polícia Civil iniciou imediatamente as investigações, com apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e do Instituto Médico Legal (IML). A partir de imagens de câmeras de um estabelecimento comercial, onde a vítima esteve na noite anterior consumindo bebidas alcoólicas, os agentes identificaram um suspeito.
Em patrulhamento estratégico, a PMBA localizou o suspeito, um jovem de 19 anos, que, ao ser abordado, confessou o crime e entregou a faca utilizada no homicídio. O indivíduo foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia Territorial de Buritirama, junto com o material apreendido.
O caso mobilizou as forças de segurança e gerou comoção na cidade, já que a vítima era uma figura conhecida e respeitada. A eficiência no trabalho em conjunto entre PMBA e PCBA foi determinante para a rápida elucidação do crime.
A investigação segue em andamento para apurar possíveis motivações e circunstâncias do homicídio.
O prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, ao lado do vice-prefeito, Túlio Viana, e da secretária de Saúde, Larissa Barbosa, realizaram nesta quarta-feira (9), uma visita técnica ao Hospital da Mulher e ao Centro de Parto Normal Dr. Giltamar da Silva Gomes. A subsecretária de Saúde Érica Lacerda, a diretora Administrativa do Hospital da Mulher e do CPN, Noemi Fonseca, a responsável técnica pela rede Alyne, Maria Aparecida, o coordenador da Atenção Básica Ari Donizete, a coordenadora de Enfermagem do Hospital da Mulher, Kirlyan Pereira e demais assessores, também participaram da visita.
Durante a visita, o prefeito, o vice e a secretária de Saúde conversaram com os coordenadores e apoiadores, com o objetivo de otimizar a rede materna infantil, buscando aprimorar as potencialidades, para garantir um melhor atendimento para as mães e seus bebês, melhorando assim, a qualidade de vida da população.
Essas visitas serão uma rotina, “estaremos visitando todas as unidades de saúde de forma sistemática, seja da Atenção Primária ou Unidades Especializadas do município, para ouvir os servidores e usuários, buscando assim, aprimorar a oferta dos serviços de saúde”, afirmou a secretária de saúde, Larissa Barbosa.
Para o prefeito Otoniel Teixeira “Estas visitas possibilitam verificar, in loco, as reais condições dos aparelhos públicos e também avaliar o grau de satisfação do cidadão com os serviços oferecidos. Conversar com os servidores de perto, saber qual é a realidade das nossas estruturas na ponta, para assim, poder prestar um serviço de qualidade para a nossa população”, esse é nosso objetivo, pontuou o prefeito.
Com início, nesta semana, um novo ciclo de rodas de conversa com gestantes foi iniciado pelo Hospital da Mulher e o Centro de Parto Normal Dr. Giltamar Silva Gomes em 2025, reunindo mulheres em diferentes fases da gravidez para um encontro acolhedor, informativo e essencial na preparação para o parto. A iniciativa tem como principal objetivo oferecer mais segurança às gestantes, promovendo um espaço de diálogo, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.
Durante a roda de conversa, conduzida pelo enfermeiro obstétrico, Thalissan Rodrigues e pela equipe do Centro de Parto Normal, foram abordados temas como a fisiologia do parto natural, os métodos de alívio da dor, além dos aspectos emocionais que envolvem o momento do nascimento. “O encontro é um momento de escuta e orientação. A gente trabalha com as gestantes os métodos de alívio durante o parto e oferece apoio psicológico para ajudar a reduzir medos e inseguranças. É uma forma de preparar não só a mulher, mas também o acompanhante, para um parto mais seguro e humanizado”, destacou.
De acordo com Noemi Fonseca, novos encontros serão realizados ao longo do ano, reforçando o compromisso do Hospital da Mulher e do CPN com a saúde, o bem-estar e o protagonismo das mulheres no momento do nascimento de seus filhos. “Entendemos a importância de repassar essas informações a todas as gestantes do município, não apenas às assistidas pelas unidades básicas de saúde. Por isso, abrimos a participação para todas que desejem se preparar melhor para o momento do parto, inclusive aquelas que apresentam gestação de alto risco”, destacou a diretora.
Dando continuidade às intervenções de mobilidade e acessibilidade previstas no projeto do Parque Natural Engº. Geraldo Rocha, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, fará a supressão de algumas árvores da espécie Nim Indiano (Azadirachta indica) na Rua Boa Vista (Rua da Apae), em Barreirinhas.
Originária do sul da Ásia, essa espécie exótica invasora se adaptou facilmente ao clima de Barreiras, tornando-se altamente competitiva com a vegetação nativa, comprometendo a biodiversidade e causando muitos transtornos ao invadir tubulações de água e esgoto com suas raízes, bem como trazendo comprometimento de vias e calçadas dado o seu desenvolvimento vertiginoso.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, a remoção dessas árvores irá permitir a conclusão do projeto de mobilidade e acessibilidade ao parque, inclusive pelos PCD’s. “Vamos realizar a remoção das árvores, que inclusive são espécies invasoras, e substituí-las por espécies nativas do nosso Cerrado, que serão plantadas de maneira adequada, possibilitando a conclusão do projeto de acessibilidade ao nosso Parque Natural”, pontuou Demósthenes Júnior.