A Polícia Rodoviária Federal recuperou, na tarde de sábado (10), uma motocicleta furtada em Brasília. A ação ocorreu no quilômetro 119 da BR 135, próximo ao município de Riachão das Neves (BA).
Durante ronda, a equipe abordou uma motocicleta HONDA/CG 160 de cor azul que ostentava uma placa com indícios de adulteração. Durante os procedimentos de fiscalização, os policiais constataram que os demais elementos identificadores do veículo também estavam adulterados. Após uma análise minuciosa, foi possível identificar o veículo original, que possuía ocorrência de furto registrada na cidade de Brasília em 22/12/2022.
Questionado sobre a procedência do veículo, o condutor afirmou que havia comprado a motocicleta por R$ 9.000,00 reais na cidade de Barreiras (BA).
Diante dos fatos, o condutor e veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.
Muita comemoração e união marcaram a conquista da equipe barreirense de Jiu Jitsu Kirius Brazilian Team, em Salvador, nesta noite de domingo (11). Levantando a taça de vice-Campeã Mundial por equipe, no quadro geral de medalhas, os 52 atletas de Barreiras acompanhados pelos professores Cid Batista, Leo Dias, Patrick Corrêa, Edimar Vilela e Nilson Ferreira, foram destaques durante toda a competição.
Reunindo delegações brasileiras e internacionais, o Campeonato Mundial X-Combat BJJ PR foi realizado pela Confederação Brasileira de Lutas Profissionais, Federação Baiana de Jiu Jitsu e a X Combat. O professor Cid Batista explica que a delegação barreirense disputou 64 categorias e conquistou 37 medalhas de ouro, 11 de prata e 10 de bronze.
“Chegamos até o Mundial X-Combat porque a Prefeitura nos deu apoio, e sempre acreditou no potencial dos nossos atletas. Foram mais de 100 equipes, e conseguimos trazer para casa a taça de equipe vice-campeã mundial. É muita alegria, orgulho e agradecimento ao apoio do município”, disse o professor.
Ele ainda destaca que a equipe barreirense foi representada por atletas na categoria pré-mirim até a sênior. “Reunimos uma delegação com atletas que disputaram o masculino e feminino do pré-mirim ao sênior 3, ou seja, atletas de 4 ao 50 anos de idade. E toda essa união, fez o diferencial e colocou Barreiras no podium”, finalizou Cid Batista.
Seja um cliente LOCALIZE. Ligue para um de nossos especialistas 📞3628.5292 e 📱9.9835-5560, vai ser um prazer atendê-lo!
🖱️ www.localizerast.com.br
📌Av. Salvador, 226, Centro. LEM-BA
13
Dez/22 |
Vai viajar? Vá de CATEDRAL! |
13
Dez/22 |
Conheça a PCH Santa Luzia |
Manifestantes tentaram invadir na noite desta segunda-feira, 12, o prédio da Diretoria-Geral da Polícia Federal, em Brasília. O protesto ocorre após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atender a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinar a prisão do líder indígena José Acácio Serere Xavante. Segundo a PF, o indígena teria realizado manifestações em diversos locais de Brasília, como em frente ao Congresso Nacional, no Aeroporto Internacional de Brasília (onde teria invadido a área de embarque), no centro de compras Park Shopping, na Esplanada dos Ministérios e em frente ao hotel onde estão hospedados o presidente e o vice-presidente da República eleitos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), respectivamente. No pedido enviado à Suprema Corte, a PGR alega que o indígena vem utilizando de sua posição para arregimentar indígenas e não indígenas para cometer crimes, mediante a ameaça de agressão e perseguição do presidente eleito Lula e dos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. O Ministério Público Federal (MPF) vê indícios de ataques ao Estado Democrático de Direito.
Às 23h11, a PF emitiu nota oficial na qual afirma que a corporação “cumpriu no fim da tarde desta segunda-feira (12/12), em Brasília/DF, ordem de prisão temporária expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, em desfavor de cidadão indígena”. De acordo com a Polícia Federal, “o preso encontra-se acompanhado de advogados e todas as formalidades relativas à prisão estão sendo adotadas nos termos da legislação, resguardando-se a integridade física e moral do detido”. “Distúrbios verificados nas imediações do Edifício-Sede da Polícia Federal estão sendo contidos com o apoio de outras forças de Segurança Pública do Distrito Federal (PMDF, CBMDF e PCDF)”, diz o trecho final do documento.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram imagens do conflito entre as forças de segurança e os manifestantes em diversos pontos da capital federal – policiais utilizaram bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo para dispersar o grupo. Ao menos dois ônibus foram incendiados no centro de Brasília e diversos carros foram atacados desde o início do confronto. Por volta das 22h, ainda não havia um balanço do número de veículos destruídos. Pelo Twitter, o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), indicado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para o Ministério da Justiça condenou a tentativa de invasão da sede da PF. “Inaceitáveis a depredação e a tentativa de invasão do prédio da Polícia Federal em Brasília. Ordens judiciais devem ser cumpridas pela Polícia Federal. Os que se considerarem prejudicados devem oferecer os recursos cabíveis, jamais praticar violência política”, escreveu.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que as forças de segurança reforçaram a atuação, em toda área central do capital, para controle de distúrbios civis, do trânsito e de eventuais incêndios. De acordo com a pasta, as ações começaram em frente ao edifício-sede da PF, em decorrência do cumprimento de mandado de prisão, e se estenderam para outros locais da região central. Como medida preventiva, o trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios, na Praça dos Três Poderes e outras vias da região central está restrito até nova mudança de cenário, após avaliação de equipe técnica. A recomendação dos órgãos de trânsito é a de que os motoristas evitem o centro da cidade. A secretaria destaca que as imediações do hotel em que o presidente eleito Lula está hospedado tem vigilância reforçada por equipes táticas e pela tropa de choque da Polícia Militar do Distrito Federal.
Por volta das 23h, o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, se manifestou sobre o episódio violento na capital federal. “Desde o início das manifestações em Brasília, o Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal, manteve estreito contato com a Secretaria de Segurança Pública do DF e com o Governo do DF, a fim de conter a violência, e restabelecer a ordem. Tudo será apurado e esclarecido. Situação normalizando no momento”, afirmou Torres.
13
Dez/22 |
Pensou em segurança? Pensou em CASTSEG! |
13
Dez/22 |
Retífica de Motores Câmera |
13
Dez/22 |
Conheça o Clube de Vantagens da Ancore |
Ancore Clube de Vantagens é uma das maiores associações de proteção veicular, que busca levar até você os melhores serviços e benefícios.
Com a Ancore você protege seu veículo contra todo tipo de imprevisto!
♦Roubo/Furto;
♦Colisão;
♦Incêndio;
♦ Desastres naturais;
♦ Cobertura para terceiros;
♦Assistência 24 horas;
♦Carro reserva;
♦Sem perfil de motorista;
♦Sem consulta SPC/ Serasa;
♦ Cobertura para vidros e muito mais.
Tudo isso, seja seu veículo moto, carro, caminhonete ou caminhão!
Faça sua cotação online:
https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl
13
Dez/22 |
Área a venda em LEM |
Barreiras contabiliza mais um destaque entre as 100 cidades brasileiras classificadas como as melhores para fazer negócios no mercado imobiliário. O ranking elaborado pela consultoria Urban Systems e publicado com exclusividade pela revista Exame, destaca a Capital do Oeste como a melhor no interior da Bahia no quesito, deixando para trás Vitória da Conquista, Eunápolis e Simões Filhos, que também aparecem na pesquisa.
Em relação à Bahia, Barreiras ficou com o segundo lugar, liderando o ranking juntamente com a capital, Salvador. Já na classificação nacional, obteve a 53ª colocação, dentre os 100 municípios que pontuaram e se revelam como potenciais polos para o fechamento de negócios no mercado imobiliário. Para a lista de 2022, foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, e em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária.
“Recebemos mais esse destaque para Barreiras com muita alegria e, principalmente, orgulho, ser a primeira cidade do interior e a segunda no estado entre as melhores para fazer negócios no mercado imobiliário, demonstra o quanto temos avançado no desenvolvimento de Barreiras. Pontuar entre as 100 cidades brasileiras, ficando na 53ª colocação é muito relevante. Atribuímos este resultado a todos que acreditam em nosso Município e aqui confiam os seus investimentos e a construção de suas vidas. Temos cumprido com o nosso compromisso de projetar a Capital do Oeste como a Cidade do Futuro, dotando-a cada dia mais de melhor infraestrutura para continuarmos atraindo investimentos. Parabéns a todos os barreirenses, por mais essa conquista”, destacou o prefeito Zito Barbosa.
A pesquisa considerou mais de 60 quesitos e indicadores somando as seis áreas econômicas, com análises referentes à infraestrutura de saneamento, transportes, mobilidade urbana, logística e telecomunicações. Os dados utilizados são até outubro deste ano.
Com uma decoração toda especial, o Natal de Luz na Cidade do Futuro está iluminando as noites de Barreiras com um brilho que encanta e chama atenção das pessoas que trafegam pelas ruas, avenidas, praças e rotatórias da cidade. Este ano, a decoração de Natal foi ampliada com a instalação de enfeites nos postes metálicos da Câmara de Vereadores até a loja Havan, e ainda nos 309 postes metálicos da Ponte sobre o Rio Grande à rotatória da Vila Amorim, passando pela rodoviária, em toda a Praça Castro Alves e Cais da cidade. A decoração natalina realizada pela Prefeitura de Barreiras, acontece por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, que integra a proposta do Projeto Barreiras Mais Bonita e Mais Humana.
Grandes caixas de presentes metálicas e enfeites típicos desta época do ano, como bonecos de neve, velas e anjos, ornamentam as principais rotatórias da cidade. “Esse vai ser o Natal mais iluminado de Barreiras, e tudo com muita alegria e brilho para que a nossa cidade fique ainda mais bonita neste fim de ano. A iluminação está espalhada por toda a cidade e em várias avenidas, com o nosso Natal de Luz na Cidade do Futuro, estamos dando uma oportunidade de lazer e de muita alegria para todas as famílias. Teremos a partir de hoje, uma programação especial para a população na nossa Vila de Natal, que está ficando linda. Esse é o nosso objetivo, continuar trabalhando cada vez mais, porque Barreiras é o nosso futuro hoje, e o nosso orgulho sempre”, destacou o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa.
Barreiras ganhará oficialmente, o brilho das luzes do Natal na próxima quarta-feira (14), no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger, onde o destaque fica por conta da Vila de Natal, que passará a funcionar diariamente, com uma programação especial. Além das barracas de artesanato e espaços para gastronomia, as luzes e artefatos natalinos também darão vida à decoração.
Programação “Natal de Luz na Cidade do Futuro” (Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger)
12 de dezembro – (segunda-feira)
18h30 – Apresentação do CoralMente – Coral formado pelos pacientes e colaboradores do CAP’S
19h – “A história de uma gata” – apresentação de dança com alunos da Escola O Sonho de Talita
19h30 – “Natal no Egito” – apresentação de coro infanto-juvenil da Primeira Igreja Batista em Barreiras
20h – “Piano e voz” – apresentação musical com Augusto Reys
13 de dezembro – (terça-feira)
18h – “Canções de Natal” – Coral produzido por Musicalidade Escola de Música
18h30 – Apresentação Musical – Com alunos da Escola Municipal Valdete Piedade de Holanda
19h – Apresentação da Banda Municipal 26 de Maio
14 de dezembro – (quarta-feira)
18h – Ato oficial de entrega da Vila do Natal
18h – Apresentação Musical – Escola Antoninho Sampaio
18h30 – “Auto de Natal” – Escola Municipal de Teatro
19h – Apresentação de Coral – Núcleo de Música do Colégio Municipal Padre Vieira
19h30 – Apresentação de dança – Escola Baiana de Dança
20h – Apresentação de Coral – UFOB
20h30 – Apresentação musical – Vinicius Melo, Dorinha Fernandes, Francisco Emerson e participação especial de Sara Prado
20 de dezembro – (terça-feira)
17h – Chegada do Papai Noel com entrega de presentes
Na Bahia, nos últimos cinco dias, foram registrados 7.693 casos de Covid-19 e e 20 mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.740.405 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.700.840 são considerados recuperados, 8.627 encontram-se ativos e 30.938 pessoas foram a óbito.
Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta segunda-feira (12) contabiliza ainda 2.064.271 casos descartados e 367.255 em investigação. Na Bahia, conforme dados da secretaria, 70.388 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Vacinação
A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.716.970 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.801.998 com a segunda ou dose única, 7.666.888 com a de reforço e 2.854.620 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.077.754 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 729.513 também com a segunda. Do grupo de 3 a 4 anos, 69.130 tomaram a primeira dose e 28.950 a segunda. Do grupo de 6 meses a 2 anos, 2.337 receberam a primeira dose.
12
Dez/22 |
LEM TEM A VIDRAÇARIA MIMOSO |
A Global System Rastreamento 24h é uma ótima solução para quem busca rastrear frotas. Nosso serviço de rastreamento de frotas para o mercado corporativo permite total controle da sua frota, o que se traduz em segurança, produtividade e economia para a sua empresa seja ela, pequena, média ou grande porte.
Seja um cliente Global System.
Entre em contato com um de nossos Consultores:
📱 077 99962-1046 LEM-BA
📱 077 3639-0710 LEM-BA
📱 077 99856-0000 Barreiras-BA
📱 066 99931-9338 Sorriso-MT
12
Dez/22 |
Nota de falecimento |
12
Dez/22 |
Lula é diplomado pelo TSE |
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, (PSB) foram diplomados na tarde desta segunda-feira (12) em cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Lula e Alckmin receberam os diplomas das mãos do presidente do TSE, Alexandre de Moraes.
A diplomação é a etapa que confirma o processo eleitoral e habilita Lula e Alckmin a tomar posse como presidente e vice-presidente da República no dia 1º de janeiro.
Em discurso após receber o diploma, Lula disse que o documento pertence ao povo brasileiro que, segundo ele, conquistou o direito de viver em uma democracia.
"Esse diploma não é do Lula presidente, mas de parcela significativa do povo que conquistou o direito de viver em democracia. Vocês ganharam esse diploma", disse Lula.
Também no discurso, Lula chorou ao se lembrar de críticas que sofreu por não ter diploma universitário.
O décimo primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para 2022, relativo ao mês de novembro, com dados sistematizados e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), estimou a produção estadual de cereais, oleaginosas e leguminosas em 11,4 milhões de toneladas (t), o que representa um crescimento de 8,2% na comparação com a safra de 2021 – que foi o melhor resultado da série histórica do levantamento para o conjunto de produtos pesquisados.
Em relação ao levantamento do mês anterior, não houve variação do indicador. As áreas plantada e colhida permaneceram ambas estimadas em 3,38 milhões de hectares (ha), o que corresponde, nas projeções do IBGE, a uma expansão de 5,5% na comparação anual. Dessa forma, o rendimento médio esperado (3,36 t/ha) da lavoura de grãos no estado é 2,5% superior na mesma base de comparação.
Com a colheita concluída, a produção de algodão (caroço e pluma) obtida foi de 1,35 milhão de toneladas, que representa expansão de 6,4% em relação a 2021. A área plantada com a fibra (290 mil hectares) superou em 8,3% a do ano passado, demonstrando, assim, uma maior disposição de investimento dos produtores diante da melhoria nas condições de mercado.
O volume colhido da soja ficou mantido em 7,2 milhões de toneladas, o que corresponde a 6,0% acima do verificado em 2021. Dessa forma, a safra da oleaginosa atingiu safra recorde pelo terceiro ano consecutivo. A área plantada no estado ficou projetada em 1,8 milhão de hectares (7,2% superior ao observado em 2021).
As duas safras anuais do milho, estimadas pelo IBGE, somam 2,84 milhões de toneladas, que representa uma expansão de 13,6% na comparação anual. Com relação à área plantada (700 mil hectares), o IBGE aponta uma expansão de 4,5% em relação à da safra passada. A estimativa da primeira safra do cereal é de 2,2 milhões de toneladas, sendo 15,3% superior à de 2021. Já o prognóstico para a segunda safra ficou mantido em 650 mil toneladas – crescimento de 8,3% em relação à colheita do ano anterior.
Para a lavoura do feijão, a expectativa é de que esta totalize 244 mil toneladas, representando avanço de 28,9% na comparação com a safra de 2021. O levantamento manteve a estimativa de 417 mil hectares plantados, a mesma observada no ano anterior. Estima-se que a 1ª safra da leguminosa (145,6 mil toneladas) seja 41,3% superior à de 2021, bem como a 2ª safra (98,3 mil toneladas) tenha uma variação positiva de 14,1%, na mesma base de comparação.
Para a lavoura da cana-de-açúcar, o IBGE estima produção de 5,6 milhões de toneladas, alta de 1,4% em relação à safra 2021. A estimativa da produção do cacau está projetada em 126,1 mil toneladas, o que representa uma queda de 13,1% na comparação com a do ano anterior.
Em relação ao café, serão colhidas de 234,0 mil toneladas este ano, 12,8% acima da observada no ano passado. A safra do tipo arábica está projetada em 101,0 mil toneladas, com variação anual positiva de 35,8%. Por sua vez, a safra do tipo canéfora tem previsão de 133 mil toneladas, ficando mesmo patamar do ano anterior.
As estimativas para as lavouras de banana (904,3 mil toneladas), laranja (653,5 mil toneladas) e uva (60,8 mil toneladas), por sua vez, registraram, respectivamente, variações de 2,9%, 3,0% e -0,8%, em relação à safra anterior.
O levantamento ainda indica uma produção de 856,3 mil toneladas de mandioca, 0,6% inferior à de 2021. A produção de batata-inglesa, estimada em 354 mil toneladas, apresenta recuo de 8,5%; e a do tomate, estimada em 178 mil toneladas, aponta queda de 14,5% na comparação com a do ano anterior.
O coco verde é uma fruta refrescante e que tem a cara do verão. Transportado pelos portugueses em 1500, a Bahia foi o primeiro território a receber o fruto, que também ficou conhecido como coco-da-baía. Muito comum no litoral brasileiro, as pessoas consomem a água, que é rica em vitaminas e minerais, e a polpa, descartando o que sobra. Após observar a quantidade de resíduos, as alunas do Colégio Estadual Mestre Môa do Katendê, Sandiele de Jesus e Leticia Souza, orientadas por Rosa Virgínia, criaram o vaso para plantas utilizando a fibra do coco verde.
A ideia surgiu após Sandiele observar as sobras do fruto no comércio onde seu pai comercializa o coco. “Meu pai tem um pequeno comércio onde vende coco verde e tudo começou quando me senti incomodada com a quantidade de cascas jogadas fora diariamente, o que fazia um acúmulo na lixeira e não tinha fim útil. Então, falei com a professora e chegamos à ideia de criar vasos. A partir disso começamos a desenvolver o projeto”, diz Sandiele de Jesus.
O primeiro passo para desenvolver o produto é macerar as cascas com um martelo e colocar de molho na água. A segunda fase é separar a fibra úmida do tanino, que é a própria cola do coco que une as fibras, e deixar espalhada para secar. Após isso, é preciso fabricar uma cola sustentável usando polvilho, vinagre, água e aquecer no fogo para dar liga. A cola desenvolvida é combinada com as fibras secas e se transforma em uma massa. Essa mistura é aberta com rolo de macarrão e colocada em moldes de vasos para secar durante duas semanas.
Para Letícia Souza, o produto tem um grande custo-benefício, já que seu material principal é a casca do coco, que ia para o lixo. A mercadoria ainda ajuda a diminuir o uso de vaso de plástico, que demora anos para se decompor na natureza. “Os vasos de fibra podem substituir os vasos plásticos. O produto é mais acessível ao consumidor tanto no preço como na aparência, já que eles podem ser personalizados e o valor de produção é baixo”.
O projeto, que faz parte do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação, e participou da 10ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), é desenvolvido de forma sustentável e o produto é biodegradável. “A nossa intenção é acabar com a grande quantidade de cascas de coco jogadas fora diariamente sem um fim útil. E, claro, diminuir os resíduos sólidos produzidos pelo descarte inadequado da casca do coco verde, que é consumido em grande escala na Bahia”, ressalta Sandiele.
Bahia Faz Ciência
A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail [email protected].