Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
25
Fev/24

Ofertas do Grupo Marab pra voc economizar; confira!!!

Fonte:Publicidade
()
25
Fev/24

Bolsonaro d demonstrao de fora poltica com ato gigante na Paulista. Veja vdeo

Ex-presidente recomendou punio para vndalos de 8 de janeiro e pediu anistia para presos injustamente



O ato de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (25), foi marcado pela presença de um público gigantesco, para muitos superior a 1 milhão de pessoas, e pela demonstração de de força política do homenageado,

Bolsonaro também mostrou sua liderança, tendo sido atendido ao pedido que fez, ao convocar a manifestação, para que ninguém exibisse faixas provocadoras ou de ataque a opositores e a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele percebeu que não precisava desse tipo de apelo para promover a manifestação que se torna uma das maiores demonstrações de força política dos últimos anos no Brasil.

Não foram vistas faixas e cartazes no mar de gente vestindo verde e amarelo e agitando bandeiras do Brasil e de Israel, na tarde deste domingo, mas teve forte comparecimento de parlamentares – mais de uma centena de deputados e senadores – e de vários governadores, como Tarcisio de Freitas (Republicanos), o anfitrião, Jorginho Melo (Santa Catarina), Ronaldo Caiado (Goiás) e Romeu Zema (Minas Gerais).

Em seu discurso, no encerramento do “Ato em Defesa da Democracia”, Bolsonaro pediu anistia para os “pobres coitados” mantidos presos na Papuda, em Brasília, e muitos já condenados a penas que supram os 17 anos de prisão.

O discurso mais contundente foi o do pastor Silas Malafaia, um dos organizadores do eventos, que criticou fortemente o minstro Alexandre de Moraes, do STF, afirmando não ter medo de ser preso e que vergonha mesmo é “ficar calado”.

Fonte:Dirio do Poder
()
25
Fev/24

Pea j o melhor da culinria oriental em LEM e regio. Comida chinesa e japonesa no Pede em Casa Delivery

Yakisoba, frango xadrez, temakis, combos e muito mais.





Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00

Fonte: Publicidade
()
25
Fev/24

Direita de Barreiras Anuncia Pr-Candidatura de Davi Schimidt a Prefeito e Lana Grupo de Pr-Candidatos a Vereador

Jornal da Cidade

()

No início da noite de ontem, sábado, 24 de fevereiro, a comunidade esportiva de Riachão das Neves, no Oeste da Bahia, foi abalada pela triste notícia do falecimento de Lucimario Conceição de Almeida, 41 anos, carinhosamente conhecido como "Madruga". Lucimario atuava como treinador da equipe Neves e partiu repentinamente na beira do campo, após possivelmente sofrer um infarto.

Apesar dos esforços dos profissionais de saúde que prestaram atendimento imediato no local, infelizmente Lucimario não resistiu. Sua partida deixou um vazio irreparável não apenas no campo esportivo, mas também nos corações daqueles que o conheciam e admiravam.

A Prefeitura de Riachão das Neves, a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, juntamente com a Liga de Esportes do município, unem-se neste momento de luto para lamentar profundamente o falecimento de Lucimario. Seu legado como treinador e sua dedicação ao esporte serão lembrados com carinho por todos aqueles que tiveram o privilégio de cruzar seu caminho.

Nossos mais sinceros sentimentos estão com a família, amigos e todos os envolvidos neste momento de dor e despedida. Que Lucimario "Madruga" descanse em paz, deixando um exemplo de paixão e comprometimento com o esporte que tanto amava.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
Lderes pretendem colocar estes temas em votao ainda no primeiro semestre deste ano no Senado Federal

O primeiro semestre de 2024 deve ser marcado por discussões sobre um pacote de medidas eleitorais no Senado Federal. Desde o ano passado, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem demonstrado a intenção de avançar sobre o tema.

Entre as pautas de destaque, consta a minirreforma eleitoral, aprovada na Câmara dos Deputados no fim de 2023. O projeto deve se somar à tramitação do novo Código Eleitoral, em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, sob relatoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Além disso, a Casa Alta também deve avançar na discussão sobre o fim da reeleição para presidente da República e outros cargos do Executivo (governador e prefeito), e na ampliação desses mandatos para cinco anos.

Na última semana de atividades legislativas de 2023, Pacheco afirmou que o fim da reeleição será “prioridade” neste ano. “É um desejo muito forte dos senadores. Nós vamos fazer audiências públicas, debater isso”, explicou em café com jornalistas. Pacheco defendeu que a possibilidade da reeleição atrapalha o primeiro mandato e pode gerar gastos desenfreados para garantir um novo mandato.

Depois da reunião de líderes do Senado na última semana, Castro confirmou que vai protocolar, nas próximas semanas, outras duas propostas de emenda à Constituição (PECs) sobre o tema. “As duas PECs põem fim à reeleição e estendem o mandato para cinco anos. A diferença entre as duas PEC é que uma propõe a coincidência de todas as eleições, de vereador a presidente da República, e a outra não”, explicou.

Caso aprovadas ainda neste primeiro semestre, porém, as novas regras só valeriam a partir de 2028. A reeleição para cargos do Executivo foi instituída no Brasil em 1997, após a aprovação da Emenda Constitucional nº 16, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Na avaliação de Marcelo Castro, a aprovação da emenda “foi um equívoco que se cometeu no passado”. “Não tem trazido benefícios para o país. Achamos que é um malefício a reeleição para cargos executivos no Brasil”, afirmou.

Novo Código Eleitoral e minirreforma

Castro também deve apresentar a Pacheco e aos líderes partidários, na próxima semana, uma lista com as alterações que fez no texto que cria um novo Código Eleitoral. A matéria está parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado desde 2021, quando foi encaminhada pela Câmara. O objetivo do texto é consolidar a legislação eleitoral e as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caso aprovadas ainda neste primeiro semestre, porém, as novas regras só valeriam a partir de 2028. A reeleição para cargos do Executivo foi instituída no Brasil em 1997, após a aprovação da Emenda Constitucional nº 16, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Na avaliação de Marcelo Castro, a aprovação da emenda “foi um equívoco que se cometeu no passado”. “Não tem trazido benefícios para o país. Achamos que é um malefício a reeleição para cargos executivos no Brasil”, afirmou.

Novo Código Eleitoral e minirreforma

Castro também deve apresentar a Pacheco e aos líderes partidários, na próxima semana, uma lista com as alterações que fez no texto que cria um novo Código Eleitoral. A matéria está parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado desde 2021, quando foi encaminhada pela Câmara. O objetivo do texto é consolidar a legislação eleitoral e as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O relator deve apensar ao texto do novo Código Eleitoral o conteúdo da chamada minirreforma eleitoral, aprovada na Câmara em setembro do ano passado.

Entre os principais pontos do Código Eleitoral, estão a regulamentação de institutos de pesquisa e do fundo partidário. O texto aprovado pela Câmara prevê que propagandas políticas, transporte aéreo e até compra de bens móveis e imóveis poderão ser custeadas com o valor do fundo — ponto considerado polêmico.

“A ideia é que a gente possa votar agora neste semestre, o mais rapidamente possível, o Código Eleitoral, para entrar em vigor nas eleições de 2026, porque nenhuma modificação pode entrar em vigor sem a anterioridade de um ano, é o que rege a Constituição”, afirmou Castro.

Especialistas apoiam propostas

Ruy Samuel Espíndola, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), defende que eleições unificadas podem fortalecer a estrutura partidária e os partidos políticos. “Exigirá mais coesão da base partidária nacional com as estaduais e as municipais. Imporá mais diálogo entre as instâncias partidárias, e a lei deverá assegurar mais autonomia federativa aos partidos e maior participação dos filiados nas prévias e convenções, assim como deverá reduzir as hipóteses de intervenções autoritárias de uma instância nacional sobre a estadual, ou desta, sobre a municipal”, explica.

Já o professor de direito eleitoral Volgane Carvalho discorda da proposta de unificar as eleições. “Isso vai fazer com que o eleitor vá menos às urnas e diminua seu interesse por questões políticas, pelo debate, pelo próprio envolvimento com a eleição”, expõe.

“O sistema atual com eleição de dois em dois anos faz com que a gente tenha a oportunidade de discutir melhor as questões locais e, depois, as questões nacionais. Eleições municipais têm um foco na vida das pessoas, nos problemas da cidade, e as eleições estaduais e federal têm foco mais amplo, ideológico. Juntar tudo isso acaba enfraquecendo a democracia”, continua.

Carvalho reforça que a reeleição para cargos do Executivo sempre foi um tema polêmico: “Uma das coisas que se fala bastante é que, quando há reeleição, o candidato já parte com alguma vantagem sobre seu concorrente, e o índice de reeleição de prefeitos e governadores é estrondoso no país. E também o fato de que você passa um período muito grande sempre envolvido em questões eleitorais, o que pode atrapalhar o desenvolvimento da própria administração pública”.

Espíndola afirma, também, que o fim da reeleição pode ajudar a diminuir o nível da judicialização das eleições. De acordo com o advogado, a lei que permitiu as reeleições “tornou o Brasil a democracia ocidental que mais cassa candidaturas eleitas pelo devido processo legal”, por problemas no registro de candidatura, no curso da campanha e em decorrência de gastos e fontes de custeio eleitoral, além de ilícitos como abusos de poderes político, econômico e religioso.

Fonte:Metrpoles
()
Motorista disse ter adquirido veculo por R$35 mil, mas o valor de mercado ultrapassa R$50 mil.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um homem que estava em um carro roubado, neste sábado (24), em Barreiras, na Região Oeste da Bahia. O veículo possuía registro de roubo desde 24 de dezembro do ano passado, na cidade de Brasília (DF).

Os PRFs realizavam uma fiscalização de combate ao crime, quando abordaram um Honda/FIT de cor preta com placas de São Paulo. Após uma verificação detalhada, foi descoberto que o veículo portava placas clonadas e possuía diversos indícios de adulteração.

O motorista que é inabilitado disse que havia adquirido o carro por R$35 mil e, acrescentou que o veículo era oriundo de um leilão. O valor de mercado do automóvel é de mais de R$50 mil.

O homem foi encaminhado junto com o carro à Central de Flagrantes da Polícia Civil, em Barreiras. O veículo não tinha seguro e o do ficou muito agradecido com a recuperação do seu bem.

Fonte:PRF
()
A medalha ao mrito Marechal Argolo Visconde de Itaparica em solenidade de aniversrio da PMBA

2522484cipm2

2522484cipm1

2522484cipm

Na noite dessa sexta-feira, 23, o Comandante da 84ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Giliam Silva, recebeu a Medalha do Merito Marechal Argolo Visconde de Itaparica, na Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras.

A Condecoração foi concedida pelo Governo do Estado e entregue durante a solenidade de aniversário  de 199 anos da PMBA. Alem do Comandante da 84ªCIPM, outras personalidades  Oficiais e Praças da PMBA também receberam a condecoração que é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados por esses profissionais à  PMBA e à sociedade baiana.

Fonte:84 CIPM/ASCOM
()

No início da tarde de ontem, sábado, 24, por volta das 12h40, guarnições da Rondesp CPR-Oeste prenderam indivíduos com drogas, dinheiro e outros materiais na rua Rei Pelé, no bairro Santa Luzia, em Barreiras.

As guarnições da CIPT-O realizavam patrulhamento tático, quando receberam informação de que havia uma motocicleta produto de crime no interior de um lava-jato.

Os policiais deslocaram para averiguação, chegando no local, procederam com a verificação no estabelecimento, encontrando dois indivíduos em atitude de suspeição nos quais foram realizadas a busca pessoal, detectado com um deles substância análoga à cocaína e certa quantia em dinheiro, ato contínuo, ao realizar a busca de perímetro foi localizado uma sacola que continha em seu interior, balança de precisão, máquina de cartão de crédito e mais da referida substância entorpecente.

Diante do exposto, os dois indivíduos presentes no local receberam voz de prisão, em seguida, foram conduzidos e apresentados à polícia judiciária para adoção das medidas cabíveis.

Matériais apreedidos:

✅ 69 trouxinhas com substância análoga à cocaína;
✅ R$ 181,00 em cédulas;
✅ 01 cartão de crédito;
✅ 01 máquina de cartão de crédito;
✅ 01 relógio de pulso;
✅ 02 aparelhos celulares;
✅ 01 chaveiro.

Fonte:Ascom da CIPT-O
()
Julliane Lopes Carvalho Silva mora em Barreiras e enfrenta uma luta muito grande em prol de sua sade

Julliane Lopes Carvalho Silva mora em Barreiras e enfrenta uma luta muito grande em prol de sua saúde. Ela passou recentemente por uma cirurgia e precisa tomar três doses de Gorressilina 10.8 (cada dose custa R$ 3mil). Vamos ajudá-la a conseguir essa medicação? O número do PIX está acima.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/SOLIDARIEDADE
()
Os acidentes so constantes no local. Internauta cobra o poder pblico para solucionar o problema

Vídeo mostra colisão entre moto e carro na Avenida José Bonifácio em Barreiras, MS noite de hoje, sábado, 24. 

Na noite de sábado, 25, por das 18h54, ocorreu uma forte colisão entre moto e carro na Avenida José Bonifácio, no bairro Vila Dulce, na cidade de Barreiras, próximo a um posto de combustível.

Haviam duas pessoas na moto, que foram ejetados na forte pancada, para cima, caindo ao chão e ficando os dois feridos. Os mesmos foram socorridos por equipes do SAMU no local.

No vídeo mostra o exato momento da colisão.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()

Fonte:Publicidade
()

Os familiares de Dona Evani Lobo dos Santos, uma mulher batalhadora de 67 anos, residente no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, estão se unindo em uma campanha de arrecadação de fundos para custear uma cirurgia essencial para a matriarca. Com um custo estimado em R$ 27.000,00, a cirurgia é vital devido ao agravamento do estado de saúde de Dona Evani, que há cerca de um ano ficou acamada devido a complicações na região do quadril.

Apesar da espera pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a situação de Dona Evani só se deteriora, pois o médico responsável indicou que a cirurgia pode demorar até quatro anos, com ela sendo a paciente de número 547 na fila de espera. Enquanto aguarda, ela enfrenta dores intensas, precisando recorrer à morfina na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com frequência, conforme relatado por sua neta.

Segundo a família, Dona Evani sempre foi uma mulher dedicada ao trabalho árduo na roça, realizando atividades pesadas que, infelizmente, contribuíram para o surgimento do problema de saúde que enfrenta atualmente. Neste momento, a única esperança de tratamento é a cirurgia.

A família apela à solidariedade da comunidade, convidando todos a contribuir com qualquer valor possível através do Pix: [email protected] ou acessando o site da vaquinha [aqui]. Cada contribuição é uma luz de esperança para Dona Evani e sua família, em meio a essa difícil batalha pela saúde e bem-estar da matriarca.

Doe você também para a vaquinha Cirurgia do Quadril. Transfira usando a chave Pix [email protected] ou contribua pelo site do Vakinha: http://vaka.me/4501011

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()

O Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Lula (PT), sofreu uma tentativa de invasão, na manhã deste sábado (24). As informações são da coluna Na Mira, do portal Metrópoles. O caso aconteceu por volta das 6h da manhã, onde um motorista, de um Ford Focus preto, seguiu em direção ao palácio e não parou na área do bloqueio de acesso.

O veículo furou os pneus na "cama de faquir", dispositivo com perfuradores em metal, e escapou em direção ao Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Um segurança do Palácio, na tentativa de deter o motorista, chegou a atirar duas vezes contra o veículo. Nenhum suspeito foi encontrado até agora.

Fonte:BNews
()

Na noite de ontem, sexta-feira, 23, o 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, juntamente com o Comando de Policiamento da Região Oeste, promoveram no plenário da Câmara Municipal de Barreiras a Solenidade em Comemoração aos 199 anos da PMBA e 49 anos do 10º BEIC, em Barreiras.

Destacamos o mês de fevereiro como um marco, pois trata-se do aniversário de uma das mais tradicionais e importantes instituições da Bahia, assim como é o 10° BEIC para a região Oeste. É nosso desejo dar um abraço em cada integrante desta Organização que faz a Polícia Militar da Bahia uma instituição multifacetada, buscando a eficiência operativa e a preservação da ordem pública, reconhecendo a importância do trabalho de cada integrante que com muito compromisso serviram e servem à sociedade baiana, em especial o Oeste da Bahia.

Neste evento foram homenageados os parceiros e amigos do 10º BEIC, ofertando uma moeda comemorativa pelos 49 anos. Foram entregues também a Medalha do Mérito Policial Militar ao Cel PM Soares, Comandante de Policiamento da Região Oeste, assim como Medalhas do Mérito Marechal Argolo - Visconde de Itaparica a policiais Militares que se destacaram na região. Houve, ainda, uma justa homenagem ao Ten Cel PM RR Jorge, ex-diretor do CPM-Barreiras.

Fonte:10 BEIC/SCSNQ
()

2c171772-2b28-4cb0-8bbe-c850219dfb11

da4e640e-5d65-4fcd-aa46-55d94e2b503d

cda12836-54a8-4fd0-8f92-74feb1e1a125

307b5997-7e7e-45f2-98d5-9f707004f073

O Bailinho de Carnaval “Vila Lá Vida”, realizado na tarde desta sexta-feira (23), marcou o retorno das atividades do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI), da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

O evento que chegou a sua segunda edição em 2024, contou com muita música, dança e marchinhas, além de desfiles e concurso de fantasia.

Não faltou disposição, bom humor e energia, como já é de costume nas festas da melhor idade. E tudo preparado com muito carinho e cuidado pela equipe da Secretaria Municipal da Cidadania.

Sobre o Programa

O PROMATI oferece uma estrutura completa, num ambiente acolhedor. A infraestrutura ampla conta com acessibilidade, piscina, local para jogos, cozinha e salas de atendimento à saúde.

O PROMATI conta ainda com uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e psicólogo. Além de oferecer aulas de hidroginástica, palestras, capoterapia, educação física, entre outras atividades.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
Joo Felipe anunciar oficialmente segunda seu rompimento com Zito Barbosa, marcando uma reviravolta na poltica de Barreiras

João Felipe anuncia fim da aliança com Zito Barbosa

Em uma reviravolta surpreendente na política de Barreiras, Oeste da Bahia, o vereador João Felipe (União Brasil) anunciou que romperá oficialmente sua aliança com o prefeito Zito Barbosa. Este anúncio, previsto para a próxima segunda-feira, será amplamente discutido e analisado por políticos e cidadãos, dada a proximidade das eleições de 2024.

Causas e Consequências do Rompimento

O rompimento de João Felipe com Zito Barbosa não é um evento isolado. Recentemente, Emerson Cardoso, vice-prefeito de Barreiras, também deixou o grupo do prefeito, alegando que o prefeito não foi leal e transparente no processo sucessório, ao indicar Otoniel Teixeira como o candidato para a sucessão municipal. Essas rupturas dentro do grupo político do prefeito apontam para uma crescente insatisfação e divisão interna, possivelmente afetando as estratégias para as próximas eleições.

João Felipe, em suas declarações, enfatizou a importância de voltar às suas raízes políticas, realinhando-se com o PCdoB. Ele prometeu detalhar seus motivos e planos futuros durante uma entrevista ao meio-dia na rádio Oeste FM e em uma live à noite em suas redes sociais, isso na próxima segunda-feira (26).

Impacto nas Eleições 2024

O rompimento de João Felipe com o grupo de Zito Barbosa lança dúvidas sobre as alianças políticas e as estratégias de campanha para as eleições municipais de 2024 em Barreiras. Esse movimento pode reconfigurar o cenário político local, influenciando não apenas a dinâmica entre os candidatos, mas também a percepção dos eleitores.

Analistas políticos sugerem que a saída de figuras-chave como João Felipe e Emerson Cardoso pode enfraquecer o grupo de Zito Barbosa, abrindo espaço para novas lideranças emergirem. Por outro lado, João Felipe tem a oportunidade de consolidar sua posição política, apelando para eleitores descontentes com a atual administração.

Reações e Expectativas

A comunidade de Barreiras aguarda com expectativa os detalhes do anúncio de João Felipe. Com essa matéria do Falabarreiras, o maior portal de notícias do Oeste da Bahia, a notícia vai gerar um debate intenso sobre o futuro político da cidade e as possíveis implicações para as próximas eleições. O fato, para alguns cidadãos, pode gerar preocupações sobre a estabilidade política e a governabilidade, enquanto para outros, essa mudança é uma oportunidade para renovação e maior representatividade no poder municipal.

Em resumo, o rompimento de João Felipe com Zito Barbosa é mais do que uma mera disputa política; é um reflexo das complexas dinâmicas de poder e das mudanças no cenário político de Barreiras. À medida que a data do anúncio se aproxima, todos os olhos estão voltados para João Felipe, aguardando suas palavras e a possível reconfiguração da política local.

Fonte:Fala Barreiras
()

Na manhã da última sexta-feira (23), o tenente Enéias, chefe da Seção de Segurança Contra Incêndio e Pânico do 17° Batalhão de Bombeiros Militar, realizou uma palestra de suma importância para os responsáveis técnicos que atuam em Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e outras localidades da região. O objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas e apresentar o FÊNIX, o novo Sistema de Acompanhamento de Processos do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, voltado para a Segurança Contra Incêndio e Pânico.

O FÊNIX, uma evolução do antigo Sistema de Acompanhamento de Processos (SAPBM), marca um importante avanço tecnológico dentro da Instituição. Com essa plataforma, os próprios responsáveis técnicos, proprietários ou usuários podem solicitar serviços e enviar a documentação necessária diretamente pelo sistema, agilizando significativamente e tornando mais prático o processo de regularização junto ao Corpo de Bombeiros.

A idealização dessa reunião foi uma iniciativa do Comandante do 17° BBM, tenente-coronel Cedraz, demonstrando o compromisso do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia em melhor orientar e garantir a prevenção de incêndios e pânico em edificações no território baiano, assegurando de forma ampla a segurança de nossa população.

Fonte:17 BBM
()
Velha conhecida dos brasileiros, arbovirose provoca mais uma epidemia no pas



No início, ele não tinha nome. Era um mosquito como outro qualquer - sem gênero, espécie, nada, trazido da África nos primórdios da ocupação portuguesa no Brasil. Em meio ao tráfico de escravizados patrocinado pelos europeus, navios saíam do continente africano trazendo não apenas seres humanos, mas animais como o inseto hoje chamado Aedes aegypti.

Cinco séculos depois, o mosquito se perpetuou, se tornou um velho conhecido dos brasileiros e segue provocando epidemias praticamente anuais no país - além da dengue, o Aedes aegypti tem, em sua conta, infecções de zika e de chikungunya. Neste momento, 38 municípios decretaram emergência por dengue apenas na Bahia, enquanto outros seis estados no país enfrentam a mesma situação, além do Distrito Federal.

De mãos dadas, dengue e mosquito formam um combo difícil de ser superado. Mesmo após tanto tempo, essa combinação ainda deixa um rastro de estragos, vítimas fatais e indagações sobre a nossa capacidade de controlá-lo. Em todo o país, são 740 mil casos, além de 151 mortes confirmadas, segundo o Ministério da Saúde.

Uma das principais razões para o quadro atual é o próprio inseto, que se adaptou muito bem - e até prefere - habitar os espaços urbanos. Nas cidades, ele encontra o cenário ideal, como explica o médico infectologista Guilherme Ribeiro, pesquisador da Fiocruz Bahia e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

“O ambiente é ideal para sua reprodução, porque há muitos utensílios ou recipientes artificiais com água acumulada. Isso vai de vasos, garrafas e latas até caixas d’água. É impossível a sociedade atual retirar esses recipientes da nossa realidade. Como a nossa vida mudou muito nos últimos 100 anos, é muito difícil a erradicação do mosquito”, explica Ribeiro, que é doutor em Biotecnologia em Saúde e estuda eco-epidemiologia.

A esse versado agente, somam-se outros fatores, especialmente a forma como o vírus se propaga, medidas que foram abandonadas nos últimos anos e a dificuldade em encontrar uma vacina efetiva contra a doença. O primeiro imunizante contra a dengue foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS) apenas em dezembro do ano passado, com a campanha tendo sido iniciada no início deste mês, com crianças de 10 e 11 anos.

Ainda assim, trata-se de uma vacina japonesa, já que o imunizante brasileiro ainda não foi aprovado. Além disso, mesmo que o cenário seja promissor a longo prazo, as doses inicialmente disponibilizadas não vão conseguir atender nem mesmo todos os públicos de maior risco.

"Tivemos a incorporação da vacina como um elemento, mas que não é uma panaceia para esse momento agora. A vacina é uma coisa para médio e longo prazo. Como tem doses em quantitativos tímidos, precisa sim priorizar populações vulneráveis com maior risco, mas investir na consciência sanitária da população", diz o pesquisador Ramon Saavedra, doutorando em Saúde Coletiva no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/Ufba).

Fonte:Correio da Bahia
()
Todo mundo est suscetvel a ser picado pelo Aedes Aegypti, mas alguns correm mais risco do que outros



odo mundo está suscetível a ser picado pelo Aedes Aegypti, mas alguns de nós correm mais risco do que outros. De acordo com o infectologista da S.O.S Vida Matheus Todt, adolescentes e grávidas atraem mais o inseto. “O calor corporal, o suor e alguns hormônios podem chamar mais atenção”, diz.

Outro fator agravante destacado por Todt é o padrão respiratório. Os mosquitos buscam dióxido de carbono, que exalamos na respiração. Quanto mais ofegante a respiração, mais CO2 liberamos ao nosso redor.

O infectologista acrescenta: prefira roupas claras, manga longa e calça comprida, e evite roupas escuras (que atraem o mosquito) e muito coladas ao corpo, pois elas permitem a picada.

Os mosquitos também são atraídos pelo sebo, uma substância oleosa presente na pele que tem a função de proteção e pode provocar odor que, mesmo que os humanos não possam sentir, os mosquitos podem. É por isso que os repelentes atuam formando uma camada de vapor que possui certo odor. As substâncias com as quais são formulados não eliminam os insetos, mas os impedem de se aproximar da pele.

Vale destacar que o uso de hidratantes e perfumes não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que afirma que tais produtos podem atrair o mosquito, ao contrário do que muita gente pensa.

Outra crença que não passa de um mito é a de que ingerir vitaminas do complexo B pode servir como prevenção. “Não há comprovação científica. Do que se testou até hoje, não temos evidências para acreditar nisso. Não há nada que possamos ingerir, nem o alho (como muita gente acredita) com eficácia comprovada, que sirva como prevenção das doenças causadas pelo Aedes Aegypt”, coloca a bióloga Diva Tavares, doutora em patologia.

A bióloga ainda destaca uma curiosidade: embora para o mosquito da dengue não haja, até o momento, comprovação, para uma espécie transmissora da malária já há estudos que indicam que o consumo de álcool torna a pessoa mais convidativa para ser picada.

Fonte:Correio da Bahia
()
Hoje com msica ao vivo de Henrique Sallys

Neste sábado prepare-se para se deliciar com a nossa feijoada incrível! 😋 E para tornar o seu almoço ainda mais especial, teremos música ao vivo com o cantor Henrique Sallys, trazendo uma atmosfera única ao nosso restaurante. 🎤✨
⠀⠀⠀⠀⠀
Além do cardápio variado do nosso self-service, teremos cervejinhas geladas para refrescar o seu dia. 🍻 Aproveite o ambiente arborizado e aconchegante que preparamos para receber você e sua família.
⠀⠀⠀⠀⠀
Junte-se a nós a partir das 11h30 para um sábado repleto de sabores, boas vibrações e momentos inesquecíveis! Esperamos por você. 😊
⠀⠀⠀⠀
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978

Fonte:Informe Publicitrio
()

Fonte:Publicidade
()

Fonte:Publicidade
()

Fonte:Publicidade
()

Fonte:Publicidade
()