Quando perguntado a alguém sobre qual é o seu sonho, a resposta é parecida: quero ter uma casa, um carro, uma vida confortável, estabilidade financeira, entre outras colocações. Quando perguntado sobre a meta e se possui meta, poucas pessoas respondem e, quando respondem, são apenas sonhos, desejos, ainda não sabem como transformar seu sonho em meta. Fique tranquilo! Neste capítulo, falaremos mais sobre esse assunto. Tudo o que existe no mundo, exceto as coisas da natureza, foi criado a partir da mente de alguém: a cadeira que você está sentado agora, este livro que você está segurando ou o computador, tablet, celular, que você está utilizando para ler esse texto. Simples assim.
A pessoa imaginou em sua mente criativa, colocou no papel e começou a pensar como manifestar no universo por meio de estabelecimento de metas, planos e ideias. Sem dúvida, essa é a principal diferença entre um vendedor campeão e um vendedor mediano. Nesse momento falamos sobre comportamento de pessoa, de vendedor profissional. Preste muita atenção e sua vida, sem dúvida, mudará ainda mais ao final dos próximos parágrafos. Vamos falar sobre o método chamado SMART, para atingir suas metas pessoais e em vendas. Parece simples, mas é necessário planejamento e seguir à risca o que foi determinado por Peter Drucker. A partir desse método, você terá como ajudar sua equipe a ter mais sucesso. Veremos primeiro o significado da palavra SMART.
- Specific (Específico)
- Mensurable (Mensurável)
- Attainable (Atingível)
- Relevant (Realista e Relevante)
- Time Based (Prazo/data)
Agora que já sabemos a tradução da sigla, vamos ao passo a passo de como obter mais resultado utilizando esse método.
Specific (Específico)
O grande erro cometido pela maioria das pessoas é não ser específico em sua formulação de metas, formula algo genérico, como: quero uma casa, um carro e outras coisas não específicas. Sendo mais claro nessa colocação, posso afirmar que o cérebro precisa entender detalhes sobre o que você quer. Um exemplo de uma boa formulação específica seria: eu quero um carro modelo X 2.0, cor vermelha, direção hidráulica, quatro portas, com freio ABS, ano xxxx, roda de liga leve, ar-condicionado, banco de couro e teto solar. Claro que existem outras especificações, mas para que exista uma boa estrutura mental e possa ser reconhecida claramente a meta, acrescente mais detalhes, visualize a imagem do que quer em seu cérebro. Quando você diz apenas que quer um carro, o cérebro não consegue entender que carro é esse e vai entregar qualquer coisa. Um carro velho, caindo aos pedaços, um modelo qualquer, enferrujado e sem valor de mercado. Enfim, deixar claro o que você quer vai fazer literalmente o universo conspirar a seu favor.
Mensurable (Mensurável)
É necessário mensurar a sua meta, ter uma forma de medir. Caso não tenha como medir, não tem como saber que chegou ao local que deseja. Por exemplo:
- Esse carro que irei comprar tem um custo total de R$ 100.000,00;
- Aumentar as vendas em 30%.
Attainable (Atingível)
Também é necessário saber se esses números são adequados a você ou a sua empresa. Por exemplo: se a loja já está em sua capacidade máxima de vendas ou não tem poder de adquirir mais produtos, isso será impossível de atingir, já que não tem capacidade de comprar ou estocar.
Relevant (Realista e Relevante)
Tão importante como ser específico, mensurável e atingível, é ser realista e relevante. Se não for de relevância, tendo uma importância para a pessoa ou para empresa, perderá o sentido e não terá tanto esforço da parte da equipe ou da pessoa. Tem que ser realista, não pode ser algo tão grande que as pessoas não acreditem que é possível. Nas próximas linhas, finalizarei com uma explicação ainda mais clara sobre tudo o que estamos falando.
Time Based (Prazo/data)
Essa é a parte fundamental, em que tudo começa, o princípio de tudo. Estabelecer quando você vai realizar a sua meta. Considero esse o principal fator, porque estabelece o início. A trajetória cronológica até a realização da meta é algo que muda tudo em relação a alcançar ou não alcançar.
É muito importante detalhar a estratégia mês a mês, ano a ano. Relatando passo a passo como e quando será atingido. Na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, pesquisadores e cientistas fizeram um teste para comprovar a importância de se ter uma meta bem definida. Eles reuniram 100 estudantes em uma sala e perguntaram o que queriam estar fazendo em dez anos. Alguns estudantes comentaram o que queriam fazer, outros não tinham planos ou não sabiam, só 3% dos estudantes sabiam e o tinham por escrito. Dez anos depois, os médicos e pesquisadores reuniram os mesmos estudantes novamente para verificar o que havia acontecido. Eles descobriram que os 3% dos estudantes valiam, financeiramente, mais do que os outros 97% juntos. Eles imaginaram que fosse o QI elevado. Então, fizeram os testes, eram todos medianos. Imaginaram que fossem de família abastada. Verificaram e eram todos de classe média. Ficou provado que a única diferença que fez a diferença foi realmente por terem a história da vida por escrito.
Lembrando que o importante não é só escrever, é seguir, ajustar quando necessário. Esse livro da sua vida deve servir como um guia, como um barco a velejar, que pode ser acelerado ou desacelerado, de acordo com o soprar do vento em suas velas. É preciso acompanhar as marés, as ventanias, preparar-se para persistir até alcançar o tão almejado horizonte de glórias, que trará a sensação de dever cumprido. Ao chegar, saiba que não é o final. Busque sempre mais. Siga o seu propósito.
Curta, comente, compartilhe para que mais pessoas possam transformar seu sonhos em metas
Fonte: Livro Venda Mais Agora – 2ª Edição – De autoria de Gilson Sena
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