Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
06
Jan/23

Câncer de colo de útero: 65% dos casos não seguem Lei dos 60 dias

Lei determina que todos os pacientes com câncer devem iniciar o tratamento na rede pública em até 60 dias após o diagnóstico

Aproximadamente seis em cada dez mulheres (65,8%) com câncer de colo de útero precisam esperar mais do que 60 dias para conseguir começar o tratamento no Brasil, segundo mostram dados de um estudo inédito da Fundação do Câncer divulgado no fim de dezembro.

O prazo é superior ao que prevê a lei 12.732/12, a Lei dos 60 dias, que determina o direito dos pacientes com câncer de iniciar o tratamento na rede pública em até 60 dias após o diagnóstico da doença.

Os dados foram divulgados na primeira edição do boletim info.oncollect, lançado em dezembro de 2022 pela instituição. As informações foram levantadas a partir das bases de dados de mais de 300 hospitais para o Integrador de Registros Hospitalares de Câncer (iRHC) e coletadas entre 2005 e 2019.

Eles revelam que, em todo o país, o tempo de espera para tratamento das mulheres que chegaram ao hospital já com o diagnóstico em mãos é maior em comparação com as que chegaram sem o diagnóstico.

Na região Norte, apenas duas em cada dez mulheres (27,5%) realizaram o tratamento dentro de dois meses. No Sudeste, o percentual de pacientes tratadas no prazo é de 30,4%. Eles aparecem seguidos pelo Nordeste (38,4%), Sul (38,8%) e Centro-Oeste (42,5%).

O levantamento também mostra que mais da metade dos casos de neoplasia do colo do útero são diagnosticados em fase avançada, o que indica falhas na detecção precoce da doença.

“Este fato implica em pior prognóstico, maior mortalidade e menor sobrevida das mulheres”, sugere a Fundação do Câncer. “O controle do câncer do colo do útero representa um enorme desafio. Somente para este ano são estimados, pelo Ministério da Saúde, mais de 16 mil novos casos da doença”, afirma o relatório.

O câncer do colo de útero é causado principalmente pela infecção do vírus do papiloma humano (HPV), transmitido em relações sexuais sem proteção. O vírus é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero no Brasil, de acordo com a Fundação do Câncer.

A cada 100 mil mulheres, 4,6 vão a óbito pela doença no Brasil. Os principais fatores de risco são o início precoce da atividade sexual e a variedade de parceiros. A doença também pode estar relacionada ao tabagismo e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

Prevenção

A camisinha protege parcialmente a infecção pelo HPV, que também pode ocorrer através do contato com a pele da vulva, regiões perineal e bolsa escrotal.

A vacina previne contra quatro tipos do vírus (6, 11, 16 e 18) e deve ser aplicada em duas doses. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina contra HPV para meninas e meninos com idades entre de 9 a 14 anos. O imunizante é oferecido para outras faixas etárias em clínicas particulares.

Fonte:Metropoles
()
06
Jan/23

Dia 6 de janeiro marca o golpe do Senado contra o consumidor de energia



A data fatal de 6 de janeiro faz lembrar um papelão do Rodrigo Pacheco, presidente do Senado. Para alegria dos lobistas de geradoras e distribuidoras bilionárias de energia, ele impediu a votação de projeto aprovado na Câmara que adiaria por seis meses a vigência da lei 14.300, que reduz as vantagens que o cidadão tinha de investir em geração de energia ou solar. A lei entra em vigor nesta sexta (6). Quem investiu em energia solar reduziu a conta de luz a menos de 10% do valor habitual.

Lobby inescrupuloso

O lobby de geradoras e distribuidoras de energia tenta conter na marra o avanço da energia solar, que já ocupa o 2º lugar na matriz brasileira.

Segundo lugar

Dados da Absolar, entidade do setor, indicam que a fonte solar passou a eólica e alcançou 23,9 GW de potência instalada operacional.

Olha o tamanho

A energia solar trouxe ao Brasil, desde 2012, exatos R$120,8 bilhões em investimentos, gerando mais de 705 mil empregos.

Vergonha, Pacheco

A atitude vergonhosa do presidente do Senado condena à faca cega das contas mensais extorsivas quem estava interessado em investir.

Fonte:Diário do Poder
()
06
Jan/23

Novenário e festa de São Sebastião 2023

Fonte:Blog do Sigi Vilares/APOIO
()
06
Jan/23

Mega Promoção de pisos na JAÚ


Fonte:Publicidade
()
06
Jan/23

Mãe e filho são mortos na zona rural de Barra

Na manhã de ontem, quinta-feira, 5, por volta das 11h20, ocorreu um duplo homicídio as margens do Rio São Francisco, no local conhecido popularmente como Branço do Caboré, no município de Xique Xique.

De acordo com informações policiais, mãe e filho foram mortos provavelmente por arma de fogo. Os policiais militares da 28ª CIPM/3° Pelotão/Barra, foram até o local indicado e encontraram os corpos de Ivanilda da Silva Souza e Ernande da Silva Souza, 37 anos, na zona rural de Barra, onde ambos moravam.

Os corpos aparentavam lesões por arma de fogo na altura da cabeça e foram levados para o necrotério do Hospital Santa Casa de Misericórdia por uma funerária.

A motivação e autoria do crime serão investigados pela Polícia Civil local.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
06
Jan/23

NINO AUTO PEÇAS tem peças novas e seminovas. Agora com serviço de guincho

CREDENCIADA NO DETRAN/BA


Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480






Agora com serviço de guincho sempre pronto para lhe atender

AGORA CREDENCIADA NO DETRAN/BA



A NINO AUTO PEÇAS
 vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. AGORA CREDENCIADA NO DETRAN/BA.

NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480.

Fonte:Informe Publicitário
()
06
Jan/23

Comunicado do TEMPERO NOVO

Fonte:Publicidade
()
06
Jan/23

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
06
Jan/23

SAC amplia atendimentos aos sábados na capital e no interior

O SAC oferece a medida de atendimento especial aos sábados, em mais dois postos na capital baiana, para suprir a demanda da população. Neste sábado (7), estará à disposição do cidadão, exclusivamente, atendimentos para os serviços de RG e Detran/Habilitação, nas unidades de Pituaçu e em Periperi, ambos das 08h às 12h.  

Vale ressaltar que além desses, também já em funcionamento, durante os sábados, estão os postos Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia e Salvador Shopping, das 09h às 13h. Já na Região Metropolitana de Salvador, o posto Camaçari funciona das 09h às 13h e em Lauro de Freitas, das 10h às 14h.  

Interior 

Tem ampliação nos atendimentos para o interior do estado também! Nos postos SAC Feira II, SAC Conquista II e no SAC Barreiras, é possível ter acesso aos serviços do Detran e de RG; neste sábado (7), das 08h às 12h.  

Atenção: o atendimento na Rede SAC durante os sábados é realizado 100% por agendamento, através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet.  

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). 

Fonte:Ascom/Saeb
()
06
Jan/23

Em Barreiras, PRF resgata 02 cardeais aprisionados em caixa de madeira

As aves que saíram do Piauí seriam levadas para São Paulo e eram transportadas de forma precária, em ambiente escuro e sem ventilação.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue combatendo o crime ambiental e na tarde desta quarta-feira (04) resgatou 02 pássaros silvestres na BR-135, em Barreiras, município localizado no Oeste da Bahia.

Durante abordagem a um Hyundai/Creta, emplacado em São Paulo foram solicitados os documentos de todos os ocupantes do carro para uma fiscalização detalhada. Após uma vistoria no interior do Creta, foram encontrados 02 cardeais que estavam aprisionados em uma pequena caixa de madeira.

 As aves eram transportadas de forma precária e em ambiente escuro sem água e ventilação.

O motorista confirmou aos policiais que não tinha autorização do órgão ambiental para criação e nem a guia de transporte. Ele disse também que saiu da cidade de São José do Piauí (PI) e tinha como destino o estado de São Paulo.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente da Lei 9.605/98, com os agravantes previstos na normativa.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do INEMA de Barreiras, onde serão triados, alimentados e tratados por profissionais. Passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar. Vale ressaltar que é crime a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal de animais silvestres.

Fonte:PRF
()
06
Jan/23

Princípio de incêndio em fiação de energia elétrica mobiliza equipes do 17º GBM em Barreiras

Um princípio de incêndio na fiação de um padrão de energia elétrica mobilizou equipes no 17º Grupamento (17º GBM), nesta quinta-feira (5), em Barreiras. A situação aconteceu na Avenida Transmissão, no bairro Bandeirantes.

O cabo se rompeu após ter sido atingido por um veículo que passou pelo local. Ao que tudo indica, a fiação estava abaixo da medida comum. 

Por mais de 1 hora, os bombeiros isolaram a área para evitar acidentes, já que a situação se agravou com a queda do cabo energizado.

A via só foi liberada após a chegada da companhia de eletricidade, que atuou para desligar a rede e providenciar os reparos necessários. Ninguém ficou ferido.

Fonte:17º GBM
()
06
Jan/23

Ministro recua de ideia de fim do saque-aniversário do FGTS

Luiz Marinho escreveu que medida será “objeto de amplo debate”

Um dia após lançar a possibilidade de extinguir o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, voltou atrás. Em postagem na rede social Twitter, ele escreveu que a modalidade de saque será “objeto de amplo debate” entre o Conselho Curador do FGTS e as centrais sindicais.

“A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança”, escreveu o ministro.

A primeira declaração sobre um eventual fim do saque-aniversário havia sido dada ontem (4) pelo ministro em entrevista ao jornal O Globo. Em seguida, a própria assessoria de imprensa do ministério confirmou a informação de que a pasta pretendia encerrar a modalidade.

"A manutenção ou não do saque-aniversário do FGTS será objeto de amplo debate junto ao Conselho Curador do FGTS e com as centrais sindicais. A nossa preocupação é com a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras em caso de demissão e com a preservação da sua poupança", postou o ministro no Twitter.

Desde a entrada em vigor do saque-aniversário, em abril de 2020, 28 milhões de trabalhadores aderiram a modalidade e retiraram R$ 34 bilhões do FGTS. Em média, R$ 12 bilhões são retirados por ano.

Retiradas anuais

Por meio do saque-aniversário, o trabalhador pode retirar, a cada ano, uma parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa. O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.

A adesão ao saque-aniversário, no entanto, exige cuidado. Pelas regras atuais, ao retirar uma parcela do FGTS a cada ano, o trabalhador deixará de receber o valor depositado pela empresa caso seja demitido sem justa causa. O pagamento da multa de 40% nessas situações está mantido.

A qualquer momento, o trabalhador pode desistir do saque-aniversário e voltar para a modalidade tradicional, que só permite a retirada em casos especiais, como demissão sem justa causa, aposentadoria, doença grave ou compra de imóveis. No entanto, existe uma carência na reversão da modalidade.

Ao voltar para o saque tradicional, o trabalhador ficará dois anos sem poder sacar o saldo da conta no FGTS, mesmo em caso de demissão. Se for dispensado, receberá apenas a multa de 40%.

Fonte:Agência Brasil
()
06
Jan/23

Eleitor que faltou ao 2º turno tem até segunda-feira para justificar

Cada turno de votação é contabilizado como uma eleição

O eleitor que não compareceu às urnas no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições gerais, tem até a próxima segunda-feira (9) para justificar a ausência e assim não ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.

Quem não vota e não justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações. Isso ocorre porque o voto é obrigatório no Brasil, para quem tem entre 18 e 70 anos de idade.

Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições ou justificado as ausências. O eleitor também não pode ter deixado de atender aos chamados para trabalhar como mesário. Caso esteja irregular, é necessário regularizar a situação por meio do pagamento de multas, por exemplo.

Cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. No caso do primeiro turno das eleições do ano passado, quem não votou teve até 1º de dezembro para justificar a ausência.

Existem três formas de justificar a ausência às urnas: pelo aplicativo e-Titulo; pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo o formulário de justificativa eleitoral.

Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, a obrigação é de justificar a ausência em cada um.

Além de preencher dados e dar o motivo para ter faltado à votação, é aconselhável anexar documentos que comprovem a justificativa, que em todo caso deve ser analisada por um juiz eleitoral, que pode aceitá-la ou não.

Fonte:Agência Brasil
()
05
Jan/23

"Quem decide o que é desinformação, Lula?"

Deputado disse que não é contra decreto que cria Procuradoria da Defesa da Democracia, mas que AGU sozinha não pode definir o que é verdade ou mentira

O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) protocolou nesta quinta-feira (5), uma ação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o decreto do presidente Lula que cria a Procuradoria Nacional da Defesa da Democracia.

A representação não é contra o decreto que é muito bem-vindo. O que não pode é eles quererem que a Advocacia Geral da República determine o que é ou não desinformação“, disse o deputado paulista a O Antagonista. “A primeira pergunta que faço: se não existe nenhum texto legal que define o que é desinformação, quem será o responsável por decidir o que é verdade e o que é mentira? Você Lula?

Sampaio argumenta que essa função cabe ao Ministério Público e não à AGU, “como o PT quer“.

Se não derrubarmos esse decreto o Lula pode usá-lo para patrulhar pensamento, censurar críticas e perseguir adversários“, afirmou o parlamentar tucano.

Na terça-feira (3), o governo federal publicou decreto que cria a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia, após alteração na estrutura regimental da Advocacia-Geral da União. O advogado-geral da União, Jorge Messias, declarou que a “AGU jamais atuará sobre opinião e contrariando as liberdades de informação e de expressão.”

Fonte:O ANTAGONISTA
()
05
Jan/23

A Rápido Federal conta com nova agência no centro para melhor atender você

Fonte:Publicidade
()
05
Jan/23

Bahia registra 1.314 casos de Covid-19 e seis óbitos nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.314 casos de Covid-19 e seis mortes. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 1.773.250 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.739.374 são considerados recuperados, 2.605 encontram-se ativos e 31.271 pessoas foram a óbito.

Segundo a Sesab, o boletim epidemiológico desta quinta-feira (5) contabiliza ainda 2.075.713 casos descartados e 372.308 em investigação. Na Bahia 71.459 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

A Sesab ainda informa que a Bahia contabiliza 11.710.546 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose, 10.920.371 com a segunda ou dose única, 7.764.456 com a de reforço e 3.041.286 com o segundo reforço. Do público de 5 a 11 anos, 1.094.922 crianças foram imunizadas com a primeira dose e 742.379 também com a segunda. Do grupo de 3 a 4 anos, 77.986 tomaram a primeira dose e 34.249 a segunda. Do grupo de 6 meses a 2 anos, 8.467

Fonte:SESAB
()
05
Jan/23

Global System Rastreamento 24H. Gestão de Frotas


Em um primeiro momento, a gestão de frotas é fundamental para manter os veículos em pleno funcionamento. Afinal, são essas rotinas que cuidam para que todos os aspectos físicos e logísticos dos automóveis estejam em ordem.

Dessa forma, a companhia poderá operar com maior segurança, pois sua frota estará sendo devidamente monitorada pelo setor responsável.

No entanto, a importância da gestão de frotas se estende para além dos procedimentos de revisão comuns, que permitem a execução adequada das atividades às quais os veículos se destinam.

Isso porque realizar esse gerenciamento permite um planejamento mais controlado e eficiente de todo o fluxo de trabalho, com base em informações precisas e relevantes.

Consulte os especialistas da Global System Rastreamento 24h para mais informações. Estamos totalmente a disposição para atendê-los.
Entre em contato com um de nossos Consultores:
📱 077 99962-1046 LEM-BA
📱 077 3639-0710 LEM-BA
📱 077 99856-0000 Barreiras-BA
📱 066 99931-9338 Sorriso-MT

Fonte:Publicidade
()
05
Jan/23

Jiboia é resgatada por bombeiros militares do 17º GBM após aparecer em quintal de casa em Barreiras

Uma jiboia foi resgatada por bombeiros militares do 17º Grupamento (17º GBM), nesta quinta-feira (5), em Barreiras, após aparecer em uma casa do bairro Jardim Ouro Branco.

A cobra rastejava no quintal do imóvel, no fim da manhã, quando os moradores do local notaram a presença dela.

Assim que chegaram ao endereço, os militares encontraram a jiboia enrolada na tubulação de uma caixa d'água e utilizaram uma pinça para retirá-la do local.

Logo após o resgate, a cobra foi avaliada e devolvida à natureza, longe do trecho urbano, sem ferimentos.

Fonte:17º GBM
()
05
Jan/23

Abandonado por Correntina, distrito do Rosário sofre com "falta de tudo"


O rico Rosário, abandonado por Correntina


O rico Rosário, abandonado por Correntina


O rico Rosário, abandonado por Correntina


O rico Rosário, abandonado por Correntina


O rico Rosário, abandonado por Correntina


O rico Rosário, abandonado por Correntina

Entra ano, sai ano. Entra prefeito, sai prefeito e o rico Rosário, no município de Correntina, continua abandonado pelo poder público que vê no distrito apenas uma mina de dinheiro. Aliás, é a riqueza produzida no Rosário que praticamente sustenta Correntina. Mas, o que faz a prefeitura desse município em prol do Rosário? A resposta é NADA!

As fotos acima, enviadas por um morador, revelam um pouco do descaso de Correntina para com o distrito do Rosário que já poderia estar emancipado, e gerando qualidade de vida para os seus moradores.

Sem a emancipação, Rosário vê toda sua riqueza ser levada para a sede do município e assim se contentar com as pouquíssimas migalhas que caem da mesa da prefeitura de Correntina. "Aqui falta infraestrutura, saúde, educação, segurança... falta tudo! Dói saber que produzimos muita riqueza aqui, mas que tudo vai embora deixando nós a ver navios", desabafou um empresário. 

Acordaram – Toda essa situação fez com que os moradores acordassem e organizassem para a próxima semana um movimento para aumentar o número de eleitores do distrito que hoje não chega a 2.000. A meta é chegar a 5.000. Com esse número a população do Rosário poderá decidir a próxima eleição no município e conquistar mais respeito e trabalho por parte de Correntina, enquanto a emancipação não vem.

Fonte:Da redação do Blog do Sigi Vilares
()
05
Jan/23

Revitalize o farol de seu carro. Serviço de qualidade e garantia!!!

Fonte:Publicidade
()
05
Jan/23

Precisou? A Farmácia Avenida te entrega!

Fonte:Publicidade
()
05
Jan/23

Confeitaria LEM - Há 17 anos servindo bem e com qualidade superior

A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.





Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.

Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.

Horario de atendimento segunda a sabado
Das 07:30 as 19:00.

Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031

Fonte:Informe Publicitário
()
05
Jan/23

Internauta reclama das condições de rua no Loteamento Rio Grande

Olha a situação da Rua Machado de Assis, Loteamento Rio Grande, na cidade de Barreiras. Peço a secretaria municipal de obras que olhe por nós aqui. Essa situação está insustentável.

Att. Morador Indignado

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Participação do Internauta. Mande seu ZAP: 77 9.9810-9920
()
05
Jan/23

Mau uso provoca aumento de 40% de obstruções na rede de esgoto durante as chuvas em Barreiras e LEM

O período intenso das chuvas e o mau uso da rede provocam transtornos, decorrentes de extravasamentos, e dificultam a operação dos sistemas de esgotamento sanitário de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães. Nos meses de novembro e dezembro, houve um aumento de 40% dos serviços de desobstrução da rede coletora de esgoto nas cidades polos do Oeste da Bahia. As equipes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) precisaram intervir em 858 pontos neste período chuvoso, número bem maior que as 616 desobstruções registradas no período de estiagem, de agosto e setembro. A grande quantidade de lixo e de água de chuva que entra na rede por meio dos imóveis é a principal causa dos extravasamentos.

O gerente regional da Embasa, Marcos Rogério Moreira, explica que a maioria dos imóveis continua canalizando a água de chuva e o esgoto pela mesma tubulação. “O sistema de esgoto foi projetado para a coleta de esgoto. A água servida utilizada nos banheiros, cozinha e lavanderia deve ser direcionada para a rede de esgoto. A chuva que cai dos telhados e das áreas externas dos imóveis deve ser escoada para uma rede própria, caso exista, ou para a rua. A tubulação não suporta a grande quantidade de chuva e de resíduos provocando os extravasamentos na via pública, tornando a operação do sistema ainda mais difícil e complexa”, afirma.

Outro transtorno é a sobrecarga das bombas com a grande vazão de chuva que chega nas elevatórias, estruturas que funcionam para transportar os esgotos até a fase final nas estações de tratamento. “A Embasa conta com equipes especializadas e caminhões específicos para a desobstrução da rede coletora para garantir o funcionamento do sistema de coleta, transporte e tratamento do esgoto doméstico, mas que conseguem somente minimizar os transtornos ocasionados pelo mau uso da rede nas chuvas”, aponta Marcos Rogério Moreira.

Serviço - Além de separar a canalização do esgoto e da água da chuva, a Embasa também recomenda à população que evite abrir indevidamente as tampas dos poços de visita (estruturas de inspeção), que ficam geralmente localizados nas ruas, sob o risco de acidentes graves. Para solicitar os serviços de desobstrução da rede de esgoto e da caixa de inspeção localizada no passeio/calçada do imóvel, a população pode acionar a Embasa de forma ágil e de casa pelo Whatsapp (71) 997170999, pela Agência Virtual (agenciavirtual.embasa.ba.gov.br) ou pelo 0800 0555 195.

Fonte:Assessoria de Comunicação da Embasa
()
05
Jan/23

Confira as datas de inscrição e aplicação do Enem 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. A informação foi divulgada na segunda-feira (2). Também foram divulgadas as datas de inscrição do exame, que devem ser feitas entre 8 e 19 de maio para o Enem Regular. A divulgação do resultado está prevista para 16 de janeiro de 2024.

Enem PPI

As prova do Enem 2023 - Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) e a reaplicação do Enem Regular do ano de 2023 serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro. As inscrições vão ocorrer de 9 de outubro a 27 de outubro. A divulgação do resultado será na mesma data do Enem regular, em 16 de janeiro de 2024.

Encceja

Também foram divulgadas as datas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições ocorrem de 22 de maio a 02 de junho de 2023 e a aplicação da prova será no dia 7/08. Confira o calendário completo.

Fonte:Agência Brasil
()