13
Mar/23 |
Festival de Porcelana Semprelar |
13
Mar/23 |
CPRO parabeniza condecorados com a Medalha do Mérito Marechal Argolo - Visconde de Itaparica |
O Comando de Policiamento da Região Oeste, parabeniza os policiais do orgânico do CPR-Oeste, Oficiais e Praças, condecorados com a Medalha do Mérito Marechal Argolo - Visconde de Itaparica.
PMBA, uma Força a serviço do cidadão!
Oeste unido, Oeste forte!
13
Mar/23 |
Abandono de Emprego |
Na tarde desta segunda-feira, 13, por volta das 13h40, uma fiel percebeu que a Igreja Pentecostal Jave Forte, localizada no final da rua Ibitiba, cruzamento com a rua Coribe, no Loteamento Conquista, em LEM, tinha sido arrombada.
De acordo com informações, arrombaram a porta da frente quebrando os cadeados, entraram no interior do templo, abriram a porta do fundo, mas não levaram nada.
"Temos uma empresa que já foi roubada duas vezes. Algo tem que ser feito, não dar para ficar nesta situação, as autoridades tem que fazer alguma coisa. Uma igreja, onde oramos pelas famílias, autoridades, por todos e aconteceu isso." Comentou a fiel.
O Campeonato Municipal de Futebol da Primeira Divisão de Luís Eduardo Magalhães inicia no dia 25 de março, às 16h, no Estádio Municipal Coronel Aroldo. Neste ano, a competição vai reunir 16 equipes e 480 atletas, movimentando os finais de semana do bairro Santa Cruz e levando o público apaixonado por futebol ao estádio.
No ano passado, o Santa Cruz conquistou o título do campeonato, nos pênaltis, contra o Maclarem, sagrando-se o tetracampeão da competição. O evento esportivo é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, por meio de parceria com a Liga Desportiva.
Confira as equipes que vão participar do Campeonato
Santa Cruz, MacLaren, Tamandaré, Velez, Ypiranga, Ard Apolinário, Rg Distribuidora, Diamantina, Amas, River Plate, Botafogo, Mec, Celtic, Newell's, Master e Quentex.
13
Mar/23 |
LEM institui programa de acolhimento familiar para crianças e adolescentes em risco social |
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal da Cidadania, instituiu o Programa Família Acolhedora no município. A cerimônia de lançamento contou com a presença do prefeito Junior Marabá e da primeira-dama, Cinthya Borges, de autoridades do poder judiciário, ministério público, defensoria, Polícia Militar,representantes da sociedade civil e de abrigos do município.
Funcionamento e período de acolhimento
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA), constitui-se no acolhimento provisório de crianças e adolescentes com idade entre 0 (zero) e 18 anos, por famílias previamente habilitadas, residentes no município e que tenham condições de garantir a manutenção dos direitos básicos necessários ao processo de crescimento e desenvolvimento.
A permanência da criança e do adolescente no serviço de acolhimento não deverá se prolongar por mais de 18 meses. A importância de estabelecer um tempo limite para o acolhimento está atrelada, ao objetivo principal da medida protetiva, que é de reintegrar a criança e/ou o adolescente à sua família de origem ou inserí-la em família por adoção, quando comprovada a impossibilidade de reintegração familiar.
O SFA atenderá crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social no município, que tenham seus direitos ameaçados ou violados e estejam sob medida protetiva determinada judicialmente.
A equipe do Programa é formada por uma advogada, uma psicóloga e uma assistente social da Secretaria da Cidadania, que irão analisar caso a caso para saber se faz parte do perfil para acolhimento provisório.
Parceiros do Programa
O serviço será ofertado pela Secretaria Municipal da Cidadania, por meio de parceria com as varas da Infância e Juventude, Ministério Público Estadual, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
As adesões ao Família Acolhedora acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às na 18h, sede da Secretaria da Cidadania, localizada na Rua Regina Gomes Bergamini, n° 129, Jardim Imperial.
A Prefeitura de Tabocas do Brejo Velho, entregou nesta sexta-feira, 10, mais uma unidade de saúde totalmente revitalizada. O PSF (Programa Saúde da Família) de Santa Helena é a sexta unidade de saúde beneficiada.
Estiverem presentes ao evento o prefeito Flávio Carvalho; vice-prefeita, Darcilene; vereador Cosme; vereador Miltinho; vereadora Ornelina; secretária de saúde, Flaviane Vieira; coordenadora da atenção básica, Jussiara Vasconcelos; secretários municipais; técnicos e colaboradores da gestão e comunidade.
O prefeito Flávio Carvalho destaca a importância de dar melhores condições de trabalho e atendimento à população e enfatiza que esta é a sexta unidade de saúde que recebeu novos investimentos
“É tempo de renovação para a saúde de Tabocas. Além de Santa Helena, outras comunidades tiveram suas unidades de saúde revitalizadas, sendo elas: Taboquinha, Vereda, Brejinho Itacarambi, Cabicerinha e o PSF sede. Continuaremos incansavelmente em busca de melhorias, atendendo aos anseios dos nossos cidadãos e acompanhando os trabalhos presencialmente.
E acrescentou o prefeito: “A gestão pública precisa zelar pela segurança e oferecer estrutura adequada aos servidores e atendimento de extrema qualidade aos munícipes”, destacou.
A secretária de saúde, Flaviane Vieira, agradeceu o apoio e todo e esforço do prefeito com a área de saúde. “Agradeço ao prefeito por investir na adequação e melhoria destas unidades, a atenção básica vem sido fortalecida”.
13
Mar/23 |
Retífica de Motores Câmera |
Foi publicada no Diário Oficial da União, na manhã desta segunda-feira (13), a designação do policial rodoviário federal Vagner Gomes da Silva para ser o novo Superintendente-Regional na BA.
Vagner tem 47 anos e é natural de Nova Fátima/BA. Possui licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e tem Bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar da Bahia. Ingressou na PRF no ano de 2004 e acumula diversas experiências e funções desde então.
Atuou como Chefe substituto do Núcleo de Operações Especiais (2009), Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da Delegacia PRF em Feira de Santana-BA (2018) e recentemente foi eleito Delegado Representante do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais na Bahia SINPRF/BA.
Desejamos ao Superintendente todo o sucesso neste novo cargo.
O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme – Rilza Valentim foi entregue, nesta segunda-feira (13), pelo governador Jerônimo Rodrigues. Este é o primeiro Centro de Referência do tipo no país que é vinculado ao Estado. Localizado na Avenida Centenário, no bairro do Garcia, em Salvador, o equipamento recebeu investimentos de R$ 9,5 milhões para sua implantação e tem a gestão da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba).
O governador apontou a relevância do espaço, que, além de serviços assistenciais aos pacientes, também desenvolve ensino e pesquisa. “Esse Centro vai organizar uma política de atendimento mais ampla e nós temos o interesse de firmar parceria com universidades, para que, além de um local de atendimento, possa gerar informações para pesquisa, extensão e ensino”, explicou Jerônimo.
O secretário de Atenção especializada do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, falou da importância da retomada de ações voltadas para a política nacional de sangue, hemoderivados e a doença falciforme. “O Centro de Referência dá apoio técnico a outras estruturas de saúde, como as policlínicas regionais de saúde, a atenção básica e as maternidades, por exemplo, fazendo o teste do pezinho. Quanto mais precoce o diagnóstico na doença falciforme, menos sofrimento, menos risco de morte”, declarou.
O vice-governador, Geraldo Júnior, e a titular da Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães também prestigiaram a inauguração do Centro.
Atendimento especializado
Acompanhando o tratamento da doença falciforme da neta Raíssa de sete anos, que há 5 anos é realizado pela rede de saúde pública estadual, dona Risolete Fortuna, que também é técnica de enfermagem, diz que a criação de um espaço voltado a atender às demandas desse público traz mais segurança para todos os pacientes e suas famílias. “É de extrema importância uma instituição dessa, porque dá uma certa tranquilidade para gente, que tem uma pessoa com esse problema de saúde, porque aqui abrange tudo, desde a medicação, a alimentação, ao cuidado com a pele do paciente. É um atendimento muito completo”, explicou. Ela disse ainda que a família abriu mão do plano de saúde privado da neta por entender que o Estado oferece um atendimento completo.
Incidência na Bahia
A doença falciforme tem prevalência entre pessoas negras e se apresenta, principalmente, com sintomas como anemia crônica e dor severa, que decorre da má circulação sanguínea, sendo, ainda, das condições genéticas e hereditárias mais comuns no mundo. A Bahia tem grande incidência da doença, considerando que mais de 76% da sua população é composta por negros. “O exame adequado para o diagnóstico é o teste do pezinho, mas para as crianças que não tiveram a oportunidade de fazê-lo, nós vamos oferecer, nesta primeira semana, 100 testes por dia para diagnóstico de doença falciforme, para rastrear também pessoas que tenham casos de doença falciforme na família”, pontuou a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana.
A Associação Baiana de Pessoas com Doença Falciforme (ABADFAL) conta com cerca de dois mil membros, sendo uma importante representação na busca de melhorias para a assistência de pessoas com a condição. “Esse Centro de Referência vai dar mais suporte para nós, pessoas com a doença falciforme, e traz um pouco de esperança e qualidade de vida. Aqui, teremos atendimento de média e alta complexidade. Vai melhorar e muito a vida das pessoas com a doença”, destacou o presidente da Associação, André Gomes.
Atendimento
Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, o centro fará uma ação especial na primeira semana de atendimento para a triagem de pessoas que tenham antecedente de anemia de causa desconhecida, entre 1 e 45 anos. Para passar pelo teste, é preciso levar RG, CPF e Cartão do SUS.
Para ser atendido pela unidade é necessário passar pela triagem hematológica, para uma avaliação específica. Após isso, o paciente solicita atendimento, a partir do envio de um e-mail para [email protected]. Para os pacientes que já são acompanhados pelo serviço, as consultas podem ser agendadas pelos telefones (71) 3116-5675 ou 3116-5676, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira, ou por email, no endereço [email protected].
O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme – Rilza Valentim tem capacidade para atender 100 mil pessoas por ano, com atendimento ambulatorial multidisciplinar, que inclui especialistas em hematologia, ortopedia, hepatologia, neurologia, oftalmologia, além de nutricionista, psicólogo, odontologia, fisioterapeuta, assistente social, assistência farmacêutica.
A unidade também está equipada para realizar o Doppler transcraniano, exame fundamental para diagnóstico precoce de alterações de vasos cerebrais relacionadas ao desenvolvimento de AVC. A unidade de saúde oferece ainda exames hematológicos, bioquímicos e conta com uma agência transfusional. A equipe multidisciplinar é composta por 141 profissionais, dos quais, 51 foram contratados e se somam aos 90 profissionais que atuavam no antigo ambulatório da Fundação Hemoba e que agora fazem parte da equipe do Centro.
No final da noite de sábado,11, início da madrugada de domingo, 12, o Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), deu início a Operação Impacto do mês de março no Oeste da Bahia.
Uma operação que destina a formação de grupo de abordagens e incursões para intensificação de policiamento ostensivo.
13
Mar/23 |
Março Lilás na São Camilo |
13
Mar/23 |
Vaga de emprego para Mecânico Agrícola |
No final da madrugada desta segunda-feira, 13, pouco depois das 5h, o condutor de um veículo Honda Civic, com placa de Brasília, perdeu o controle do veículo na BR 242, perímetro urbano de LEM.
De acordo com informações, o veículo só parou em cima do canteiro que divide a rodovia. O carro não tem seguro e o proprietário ficou responsável de remover o Honda Civic para uma oficina.
Ninguém se feriu.
A professora Iraci ficou emocionada após passar pelas mãos dos profissionais de beleza, na manhã do dia 10 de março, no bairro Sol do Cerrado, em Luís Eduardo Magalhães. "Estou linda e radiante", comemorou. Assim como ela, diversas outras moradoras tiveram um dia de beleza, através da ação da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania, em celebração ao Mês da Mulher.
Desde às 8h da manhã, 15 profissionais disponibilizam seus serviços de corte de cabelo, limpeza de pele, maquiagem, escova, manicure e pedicure, entre outros, para elevar a autoestima das mulheres da comunidade.
13
Mar/23 |
Quinzena do Consumidor na JK |
13
Mar/23 |
Desaparecida |
Está desaparecida em Luís Eduardo Magalhães, desde da noite da última sexta-feira 03, Lidiane Oliveira dos Santos.
A última informação que a família teve foi que Lidiane, teria sido vista no bairro Santa Cruz, às margens da BR 020/242.
Quem tiver qualquer informação que leve ao paradeiro da mesma deve manter contato com o Fone/Zap (061) 99914-1160
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (PT-RN), disse nesta segunda-feira (13), em audiência na Assembleia Legislativa da Bahia, que a estatal vai continuar investindo no estado e que pode “retomar” a refinaria de Mataripe, privatizada no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Paul esteve nas salas das Comissões apresentando aos deputados baianos um panorama geral da Petrobras. Durante o governo Bolsonaro, a gestão da companhia vendeu ativos terrestres no estado, além da Rlam. A medida tornou a gasolina da Bahia a mais cara do Brasil.
Se tiver que recuperar a refinaria, nós vamos recuperar”, afirmou. “Não vamos quebrar contrato, não vamos tomar nada na força”, ponderou, aplaudido pelos parlamentares. “A gente também tem que rever esse processo, porque tem uma série de coisas estranhas ali”, indicou.
Na audiência também foi cobrada a reativação do canteiro de São Roque do Paraguassú e a rescisão do contrato de arrendamento da Fafen para a Unigel.
Oportunidade de trabalho para os moradores de Luís Eduardo Magalhães. Confira as vagas disponíveis no SineBahia para amanhã (14). As entrevistas iniciam às 8h, e os interessados devem portar carteira de trabalho, CPF, RG e um currículo atualizado. Mais informações pelo Whatsapp (77) 988212251.
- 20 avicultores, sexo masculino, acima de 20 anos;
- 01 Almoxarife;
- 06 Operadores de caixa, ensino médio completo e disponibilidade de horários;
- 01 Auxiliar de Almoxarife;
- 01 Operador de máquina, com experiência comprovada;
- 01 Tratorista, com experiência comprovada;
- 01 Auxiliar Administrativo, com noção em financeiro, ensino médio completo.
Continuam as inscrições para a 4° edição do Casamento Coletivo "Enfim, Casados!", das 8h às 14h, no Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), que fica localizado na rua Regina Gomes Bergamini, n° 129, Jardim Imperial. Podem se inscrever no projeto, casais em situação de vulnerabilidade econômica e social que convivam de forma estável e desejem oficializar a relação.
Os interessados devem comparecer munidos dos documentos pessoais dos noivos, comprovante de renda, e se beneficiário do Bolsa Família, comprovante. A entrevista para verificação do preenchimento dos requisitos será feita no ato da inscrição. As vagas são limitadas. Maiores informações pelo telefone: (77)99988-7549.
O projeto é uma realização do CEJUSC, do Tribunal de Justiça da Bahia, através de parceria com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e a Associação Comercial e Empresarial (ACELEM). Além de diversos parceiros.
13
Mar/23 |
Precisou? A Farmácia Avenida te entrega! |