28
Mar/23 |
Barreiras: Adolescente que matou colega cadeirante durante ataque em escola está tetraplégico |
O adolescente que matou uma colega cadeirante com tiros e facadas, durante um ataque no Colégio Municipal Eurides Sant'Anna, em Barreiras, oeste da Bahia, está tetraplégico. O caso completou seis meses no domingo (26) e ele cumpre medida socioeducativa em casa.
O inquérito da Polícia Civil foi concluído e remetido à Justiça. O atirador ficou tetraplégico no ataque, após ser baleado por uma pessoa não identificada. Em 26 de setembro de 2022, ele invadiu a escola – onde também estudava, por volta das 7h e iniciou o ato de violência.
Ele estava com um revólver calibre 38, que pertencia ao pai, além de duas armas brancas e uma bomba caseira. A situação gerou correria e tumulto no colégio, porque os estudantes se preparavam para entrar nas salas.
Por ter dificuldade de locomoção, Geane da Silva Brito, de 19 anos, foi o alvo preferencial do atirador. Ele disparou contra ela até a munição do revólver acabar. Depois disso, o atirador usou um facão para golpear Geane, que era estudante do 9º. A jovem morreu ainda no local.
O porteiro da unidade escolar, que não estava armado, correu com os alunos para tentar se proteger. O atirador foi baleado por uma pessoa que passava pelo local e ouviu os disparos. Ele foi socorrido e levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Oeste.
Na unidade de saúde, ele tratou ferimentos causados por tiros em um dos ombros, no abdômen e em uma das pernas. A identidade da pessoa que atirou contra o adolescente ainda não foi divulgada.
O pai do atirador, que é policial, foi chamado para prestar depoimento na delegacia da cidade. Ele disse que o revólver dele ficava escondido em casa e que acreditava que o filho não sabia em qual local ficava a arma.
A polícia nunca divulgou o que motivou o crime, mas analisou diversas publicações de discursos de ódio, feitas nas redes sociais pelo atirador. As mensagens de conteúdo racista e xenofóbico, especialmente contra baianos, eram compartilhadas com frequência.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal da Cidadania, dá início nesta quarta-feira (29), ao cadastramento de imóveis para regularização fundiária, nos bairros Conquista, Conquista II e Santa Cruz. Ao todo, 2.025 imóveis serão regularizados. O cadastro deve ser realizado no centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Conquista, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 11h45 e das 14h às 17h, até o dia 28 de abril.
A ação faz parte do (FNHIS), Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social - Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários, com contrapartida do município.
Confira as quadras que serão regularizadas:
- Núcleo 01 - Loteamento Conquista II (Quadras 8A; 8B; 8C; 8D; 8E);
- Núcleo 02 - Loteamento Conquista (Quadras 4; 5; 6; 7; 8; 15A;16; 17; 18; 19; 20; 21; 22; 23; 24; 25; 26; 27; 28; 29; 30; 31);
- Núcleo 03 - Loteamento Cidade Santa Cruz III (Quadras 1; 2; 3 e 4.);
- Núcleo 04 - Loteamento Cidade Santa Cruz II (Quadras 82 a 100; 103 a 112; 117 a 126 e 144 a 147).
A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.
Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.
Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Horario de atendimento segunda a sabado
Das 07:30 as 19:00.
Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias municipais da Cidadania e de Educação, instituiu no município o Programa Ciclo de Afeto" que tem como objetivo possibilitar o acesso e a distribuição de absorventes higiênicos, de forma gratuita, às mulheres em situação de vulnerabilidade econômica que cursam os anos finais do ensino fundamental e médio nas escolas públicas da cidade, bem como o planejamento de ações de conscientização sobre o período menstrual.
A cerimônia de lançamento aconteceu nesta terça-feira, dia 28 de março, na Escola Municipal Ângelo Bosa, com a presença de autoridades e a palestra da medica Ginecologista e Obstetra, Dra. Jaqueline Sulzbach.
A iniciativa é resultado do projeto de lei n° 960 de 04 de agosto de 2021, Menstruação Sem Tabu, de autoria das vereadoras Zezília Martins e Daiana Faedo. O Programa pretende combater a precariedade menstrual, reduzir faltas em dias letivos, e, por decorrência, evitar prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar, realizar a articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e a iniciativa privada para realização de campanhas de conscientização em torno da menstruação e necessidade de cuidados básicos.
O Ciclo de Afeto inclui o fornecimento de absorventes higiênicos femininos, a realização de levantamento sobre a situação das mulheres, visando direcionar e aperfeiçoar ações governamentais. A elaboração e distribuição de material publicitário informativo que tratem do tema, com o objetivo de combater o preconceito.
Bem como a realização de palestras e cursos em todas as unidades escolares, nas últimas duas séries do ensino fundamental e todas as séries do ensino médio, nos quais abordem a menstruação como um processo natural do corpo feminino.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães iniciou o planejamento para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar. Na última sexta-feira (24), a Secretaria Municipal de Educação, representada pelo gerente de Merenda Escolar, Janiomar Constant e equipe, se reuniu com o secretário de Agricultura, Kenni Henke, para planejar a compra de produtos da agricultura familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Atualmente, 30% do valor repassado pelo Programa aos municípios, deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.
Em 2023, o objetivo é superar o índice e adquirir até 50% com produtos da agricultura familiar, oferecendo maior variedade e qualidade nutricional aos alunos da rede.
28
Mar/23 |
Bia Kicis apresenta requerimento para que Rui Costa explique sobre compra de móveis sem licitação |
Bia Kicis (PL-DF) colocou na pauta da Comissão de Fiscalização e Controle desta quarta (29) dois requerimentos que pedem explicações a Rui Costa (Casa Civil) sobre a compra de móveis sem licitação para o Palácio da Alvorada. Em um, o ministro é convidado, noutro, convocado a se apresentar no Congresso.
28
Mar/23 |
Retífica de Motores Câmera |
28
Mar/23 |
Carlos Chagas - Laboratório Clínico |
Na manhã desta terça-feira (28), pouco depois das 7h, funcionários de uma empresa localizada na rua B, no bairro Boa Vista, foram surpreendidos ao chegar para mais um dia de trabalho, com um homem dentro do estabelecimento comercial, em LEM.
O suspeito foi identificado como U.L.S, de 27 anos, faz o uso de uma tornozeleira eletrônica e responde processo em liberdade condicional. De acordo com informações, U.L.S teria arrombado algumas portas da empresa para realizar o furto.
Ainda de acordo com informações, U.L.S estava com diversos fios, máquina retificadeira, lixadeira e furadeira dentro de um saco em cima de uma bicicleta, quando foi surpreendido pelos funcionários da empresa.
U.L.S tentou fugir mas foi impedido, preso e apresentado pela PM, juntamente com uma bicicleta e um celular, no DISEP.
Policiais rodoviários federais apreenderam na tarde dessa terça-feira (28/03) moticicleta que possuía os elementos de identificação adulterados. A ação foi desencadeada quando os policiais avistaram a motocicleta com o lacre da placa traseira irregular, na BR 349 em Correntina (BA) e, portanto, foi abordada para uma vistoria detalhada.
Foi verificado que os elementos de identificação da motocicleta estavam adulterados o que caracteriza o crime previsto no art. 311 do Código Penal (Adulteração de sinal identificador de veículo automotor).
O responsável pela moto disse aos policiais que a aquisição do veículo foi feita mediante a troca de outro bem e mais 600 reais em dinheiro.
Desta forma, os policiais encaminharam a motocicleta e o condutor até a Polícia Civil de para os procedimentos cabíveis.
28
Mar/23 |
Campeonato Baiano VNT 2023 |
O investimento no esporte cresceu em Luís Eduardo Magalhães, com a diversidade de competições esportivas e a valorização da base, com o Programa Seleções.
Em 2022, tivemos 27 competições. Foram ao todo, R$ 1,5 mi, em parceria com a Liga Desportiva na realização de campeonatos de corrida, futebol masculino e feminino, handebol, vôlei, basquete, futsal, xadrez, lutas, tênis, futevôlei, crosstraining, entre outros.
A Prefeitura também apoiou mais de 100 atletas em competições fora de casa. A grande maioria trouxe títulos para a cidade.
O município instituiu ainda o Programa Seleções, que tem como objetivo incentivar a prática esportiva com a formação de base e continuada, promovendo o talento das crianças, adolescentes, jovens e adultos de LEM. Os treinos acontecem de segunda a sábado em ginásios e quadras poliesportivas da cidade, com treinadores mantidos pela Prefeitura.
Representando o município, o Comandante da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, João Batista, participou nesta segunda-feira (27), em Brasília do encontro com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que discutiu propostas para a categoria. Ao todo, 22 estados estavam representados.
Na oportunidade, o ministro anunciou a inclusão da Guarda no artigo 144 da Constituição Federal, como órgão de segurança pública, uma das principais reivindicações dos agentes. De acordo com o ministro, a proposta já foi apresentada e enviada à apreciação do presidente.
Outro destaque foi a finalização da proposta de programas que viabilizem a aquisição, por parte dos municípios, de viaturas, armamento, munições e capacitações para as guardas. Pelo projeto, as capacitações seriam custeadas pelo Governo Federal.
Ainda em relação à capacitação, Flávio Dino destacou a bolsa-formação para agentes, prevista no decreto do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci II.
Na manhã desta terça-feira, 28, em resposta rápida, uma guarnição da 28 Companhia Independente de Polícia Militar realizou, a prisão de um homem suspeito da morte de Manoel Gomes da Silva. O corpo da vítima foi encontrado abandonado, na madrugada de hoje, em um matagal, no povoado de Brejo das Moças, município de Paratinga - BA.
O suspeito estava homiziado em uma residência no povoado da Ciriema, e foi alcançado, depois de informações de populares. Ele foi conduzido e apresentado à Delegacia da cidade de Lapa-BA, onde deverá começar a responder pela acusação.
Na tarde de ontem segunda-feira (27), por volta das 14h, uma Unidade de Suporte Avançada do SAMU (USA) se deslocou até o Assentamento Rio de Ondas Vila II, para socorrer uma mulher de aproximadamente 40 anos, que teria feito o uso de veneno de rato, na zona rural de LEM.
De acordo com informações, a mulher foi socorrida para a UPA em estado estável e não corre risco de morte. Não há informações do que levou a mulher a beber o veneno.
A vítima estava com sinais de embriaguez.
Na tarde desta segunda-feira, 27, por volta das 13h20, a guarnição encontrava-se em patrulhamento na Avenida Santos Dumont, no centro de Santa Rita de Cássia, quando avistou a motocicleta Honda NXR 150 ESD Bros de cor amarela de placa NUX-3411 (Fortaleza/Ceará).
Efetuada consulta ao sistema policial, foi retornado que o veículo teria registro de furto na cidade de Brasília-DF, registrado na 15ª DPC DF – Ceilândia Norte.
O condutor informou desconhecer a procedência do veículo e afirmou que teria adquirido com um revendedor local.
Diante do fato, o veículo recuperado foi apresentado juntamente com o condutor e o vendedor à DP local para adoção dos procedimentos relativos ao crime de receptação.
Vinte e cinco alunos e alunas do Colégio da Polícia Militar de Barreiras (CPM) estão tendo a oportunidade de participar de uma Oficina de Robótica oferecida pelo Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Barreiras (CJCC), em parceria com o professor George Kummel. As aulas tiveram início no dia 06 de março e já estão no 4° encontro, de um total de 10 que serão proporcionados.
Os estudantes do CPM estão se mostrando entusiasmados com as atividades, que envolvem programações e montagem de circuitos utilizando a plataforma Arduino Mega e Arduino Uno. A Família CPM acredita que a parceria entre diversas unidades de ensino é fundamental para garantir a inclusão digital e qualificar os estudantes para um futuro cada vez mais tecnológico.
O Tenente Coronel QOPM Antonio Jorge Lopes de Oliveira, Diretor Geral do CPM Barreiras, ressalta que a iniciativa é uma oportunidade para os alunos e alunas se aprofundarem em uma área de grande importância no mundo atual. “Estamos muito felizes em poder proporcionar essa oportunidade para nossos estudantes. A robótica é uma área que está em constante evolução e oferece muitas possibilidades para quem se dedica a ela”, afirma o Diretor.
O lema do CPM Barreiras, “A PALAVRA CONVENCE, O EXEMPLO ARRASTA” e “DEUS NO COMANDO SEMPRE”, reforça o compromisso da instituição em oferecer uma formação completa e de qualidade para seus estudantes. A Polícia Militar da Bahia (PMBA) está sempre a serviço do cidadão, e iniciativas como esta mostram como a instituição está comprometida em contribuir para a formação de cidadãos cada vez mais preparados para enfrentar os desafios do mundo atual.
28
Mar/23 |
Chamada pública do CEMO |
Chamada Pública n.º 02/2023, para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural conforme §1º do art.14 da Lei n.º 11.947/2009 e Resolução FNDE n.º 26/2013 e 04/2015.
O Estado da Bahia, pessoa jurídica de direito público, através da CAIXA ESCOLAR: COLÉGIO ESTADUAL MIMOSO DO OESTE, doravante denominada CONTRATANTE, localizada à RUA PARANÁ Nº 400 CENTRO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES Bahia, Brasil, CEP: 47850-000 inscrita no CNPJ sob o Nº 04.683.822/0001-75, representada neste ato legalmente pela Sra. Denize de Albuquerque Nunes, no uso de suas prerrogativas legais e considerando o disposto no art.14, da Lei nº 11.947/2009 e na Resolução FNDE nº 26/2013 e 04/2015, vem realizar Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, destinado ao atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE, durante o ano de 2023.
Os interessados, deverão apresentar a documentação para habilitação e Projeto de Venda no período de 03/04/2023 a 07/04/2023 das 8 h às 17 h, na sede da Unidade Escolar supracitada.
Ontem, segunda-feira, 27, por volta das 21:20h, em Barreiras, L.R.S. foi presa por transportar aproximadamente 34,8kg de substância análoga a maconha, acondicionada em 33 (trinta e três) tabletes.
A prisão foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal, após recebimento de denúncia anônima de que uma mala muito grande que exalava cheiro de cannabis estava sendo transportada no ônibus comercial, que vinha de Luís Eduardo Magalhães, em direção a Jacobina/BA.
Após a abordagem policial, os passageiros foram solicitados a desembarcar, e após as entrevistas foi perguntado aos presentes quem era o proprietário de uma mala preta de grande vulto e peso, ao passo que a investigada se identificou espontaneamente na presença de todos e confessou que estaria transportando drogas, mas que não sabia de que tipo de droga se tratava. Alegou ainda que não tinha recebido pelo serviço e que recebera o volume de pessoa desconhecida, na cidade de Grajaú/MA.
A conduzida foi apresentada na Delegacia da Polícia Federal em Barreiras onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.
O Colégio Mimoso do Oeste, o CMO, o primeiro colégio particular de LEM, completou ontem, 27, 34 anos de atuação no município. Sua história começou ainda no Mimoso do Oeste.
Para comemorar a data durante todo o dia de ontem, alunos, professores e diretores realizaram diversas ações como apresentações de diversos temas, entre eles a própria história do colégio.
A diretora Bernadete, conhecida carinhosamente como dona Berna, que há 34 anos fundava o CMO, falou sobre a trajetória do colégio e os desafios enfrentados nesses anos.
28
Mar/23 |
Portal do Criador Agropecuária |
A Caixa Econômica Federal paga nesta terça-feira (28) a parcela do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 7. Essa é a primeira parcela com o adicional de R$ 150 a famílias com crianças de até 6 anos.
O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 669,93. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,1 milhões de famílias, com gasto de R$ 14 bilhões.
Com a revisão do cadastro, que eliminou principalmente famílias constituídas de uma única pessoa, 1,48 milhão de beneficiários foram excluídos do Bolsa Família e 694,2 mil famílias incluídas, das quais 335,7 mil com crianças de até 6 anos.
Desde o início do ano, o programa social voltou a se chamar Bolsa Família. O valor mínimo de R$ 600 foi garantido após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, que permitiu a utilização de até R$ 145 bilhões fora do teto de gastos neste ano, dos quais R$ 70 bilhões estão destinados a custear o benefício.
O pagamento do adicional de R$ 150 só começou neste mês, após o governo fazer um pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), a fim de eliminar fraudes. Em junho, começará o pagamento do adicional de R$ 50 por gestante, por criança de 7 a 12 anos e por adolescente de 12 a 18 anos.
No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário pode consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias inscritas no CadÚnico. Como o benefício só é concedido a cada dois meses, o pagamento voltará em abril.
Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.