17
Abr/23 |
Vagas de Emprego para Barreiras |
Vaga para vendas interna
-Ambos os sexos;
-boa comunicação;
- +18 anos;
-Organizada.
-Experiência será um diferencial.
Vaga para Recepcionista
- Sexo feminino;
-pacote office;
-Ensino medio completo;
-Goste de trabalhar com o público.
Vaga para panfletagem
-Ambos os sexos;
-Maior 18 anos;
-horário comercial.
Vagas para Serviços gerais
-Sexo Feminino;
-Com ou sem experiência.
Vaga para Consultor de vendas
-Ambos os sexos;
-maior 18 anos;
-Disponibilidade e flexibilidade de horários;
-Boa comunicação e argumentação.
Vagas para Repositor
-Ambos os sexos;
-maior 18 anos;
-Fácil aprendizado.
Rua Custódia Rocha de Carvalho, centro, em frente ao Shopping 10, em cima do Dentista do Povo.
WhatsApp: (77) 9.8105-3297.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Educação, informa que ainda há vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), em quatro unidades de ensino, do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental.
Unidades que ofertam a EJA:
- Escola Municipal Cezer Pelissari;
- Escola Municipal José Cardoso de Lima;
- Escola Municipal Aldori Luiz Tolazzi;
- Escola Municipal Vereador Lucir Ficanha.
Documentação necessária para matrícula
Os interessados devem ter a partir de 15 anos de idade e procurar a escola com os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS, declaração de estudante ou transferência, duas fotos 3x4.
O Curso de Formação de Frentista irá preparar o aluno para realizar todo processo de atendimento bem como abastecimento, calibragem, primeiros socorros dentre outras funções para trabalhar na área posteriormente.
Aulas práticas que engrandecem o currículo, certificado reconhecido nacionalmente. Realizando a inscrição nesse mês de Abril, o aluno ganhará um pacote de treinamentos intensivos para o mercado de trabalho assim como a prioridade no encaminhamento do Feirão de Empregos que acontecerá nos dias 08 a 12 de Maio.
• Elaboração de Currículo;
• Preparação para o mercado de trabalho;
• Atendimento ao cliente;
• Avaliação de auto conhecimento com teste vocacional;
Visite nossa escola e veja as melhores oportunidades de qualificação para seu crescimento pessoal e profissional.
Whatsapp: 77 9.9905-0094
17
Abr/23 |
Vaga de emprego para Mecânico Agrícola |
A líder consórcios representante autorizado do consórcio jockey empresa com 57 anos de mercado está disponibilizando vaga para vendedor interno(Sexo Masculino). A empresa busca um profissional proativo, comunicativo, com boas relações interpessoais, com facilidade de trabalhar em equipe.
Para se candidatar é só encaminhar o currículo no WhatsApp (77)3612-0974
A Nino Auto Peças fica na Av. Ayrton Senna, no bairro Santa Cruz. Fone: 77 3628-7480
As melhores sucatas da região
Nino e sua equipe
Nino e sua equipe
Nino, 18 anos de LEM
Há exatos 18 anos, Jesualdo Escobar da Câmara, o NINO, chegava com sua família a Luís Eduardo Magalhães e fundava a Nino Auto Peças, uma empresa do ramo de peças seminovas com garantia e originais de todas as marcas. Hoje trabalhando também com serviços de guincho e credenciada junto ao DETRAN/BA.
Passados esses anos, e inúmeros desafios a empresa se consolida como uma das maiores e mais respeitadas do segmento no oeste do estado.
“Agradeço a Deus, a minha esposa Iolanda, que sempre esteve ao meu lado nesses anos todos, aos meus clientes, funcionários e colaboradores por tudo. O sucesso desta empresa só foi possível graças à colaboração de cada um”, agradeceu Nino.
17
Abr/23 |
Com a HE-NET você pode mais!!! |
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima quinta-feira (20) o julgamento que deve definir a taxa de correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), com potencial de ganhos significativos para os trabalhadores com carteira assinada.
Na ação, aberta pelo partido Solidariedade, os ministros podem determinar que os valores nas contas do FGTS deveriam ter sido corrigidos sempre pela inflação, e não pela Taxa Referencial (TR), como ocorre desde o início dos anos 1990. A ação tramita desde 2014 no Supremo.
O julgamento tem grande relevância tanto para os trabalhadores quanto para o próprio Judiciário, que, ao menos nos últimos 10 anos, viu-se inundado com centenas de milhares de ações individuais e coletivas reivindicando a correção do saldo do FGTS por algum índice inflacionário.
Desde 2019, o andamento de todos os processos está suspenso por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, relator do assunto no Supremo. Ele tomou a decisão depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, em 2018, depois de receber milhares de recursos, unificar o entendimento e manter a TR como índice de correção do FGTS, em decisão desfavorável aos trabalhadores.
Isso criou o risco de que as ações sobre o assunto fossem indeferidas em massa antes de o Supremo se debruçar sobre o tema, razão pela qual o relator determinou a suspensão nacional de todos os processos, em qualquer instância, até a decisão definitiva do plenário do STF.
Esta é a quarta vez que a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) sobre o assunto entra na pauta de julgamentos do plenário do Supremo. As outras foram em 2019, 2020 e 2021. Em todas as ocasiões, houve uma corrida para a abertura de ações individuais e coletivas, na expectativa de se beneficiar de uma possível decisão favorável aos trabalhadores.
Segundo estimativas do Instituto Fundo de Garantia, grupo que se dedica a evitar perdas no FGTS por seus associados, chegam a R$ 720 bilhões, no período de 1999 a março de 2023, as perdas dos trabalhadores com a correção pela TR no lugar do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - um dos índices oficiais de inflação.
O instituto disponibiliza uma calculadora em que é possível saber qual seria a diferença no saldo do FGTS em caso de correção pela inflação.
Jurisprudência favorece trabalhadores
A expectativa da comunidade jurídica é que o Supremo decida que a aplicação da TR para a correção do saldo do FGTS é inconstitucional, estabelecendo algum outro índice inflacionário como taxa de correção -- o INPC ou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
“O Supremo já decidiu pela inconstitucionalidade da TR como taxa de correção monetária de depósitos trabalhistas e também de dívidas judiciais. Portanto, há esses precedentes que levam a crer em uma decisão similar sobre o FGTS”, disse o advogado Franco Brugioni à Agência Brasil.
Em 2020, o Supremo considerou inconstitucional aplicar a TR para correção monetária de débitos trabalhistas. O entendimento foi de que a forma de cálculo da TR, que é definida pelo Banco Central, leva em consideração uma lógica de juros remuneratórios, não tendo como foco a preservação do poder de compra, que é objetivo central da correção monetária..
A maior reclamação dos trabalhadores com carteira assinada é que a TR costuma ficar sempre abaixo da inflação, o que, na prática, corrói o poder de compra do saldo do FGTS. Pela sua forma de cálculo, a TR ficou zerada por longos períodos, em especial entre os anos de 1999 e 2013. A taxa voltou a ficar zerada em 2017 e 2019. A taxa voltou a ficar zerada por longos períodos em 2017 e 2019, por exemplo.
“A TR não é um índice capaz de espelhar a inflação. Logo, permitir a sua utilização para fins de atualização monetária equipara-se a violar o direito de propriedade dos titulares das contas vinculadas do FGTS”, argumenta o Solidariedade, partido autor da ação sobre o assunto no Supremo.
Quem tem direito?
Em tese, se o Supremo decidir pela aplicação de algum índice inflacionário, todos os cidadãos que tiveram carteira assinada de 1999 para cá teriam direito à revisão do saldo do FGTS, explica Brugioni. Contudo, o mais provável é que haja alguma modulação para amenizar o imenso impacto sobre os cofres da União, avaliou o advogado.
“É possível que o Supremo vá modular a questão de forma a não permitir novas ações, daqui para a frente. Talvez nem abarque quem entrou agora, talvez coloque uma linha temporal. O contrário também é possível”, disse Brugioni.
A Defensoria Pública da União (DPU) entrou como interessada na ação, devido ao grande volume de trabalhadores de baixa renda que procuram atendimento em busca da revisão do FGTS. A DPU chegou a soltar nota pública orientando os interessados a aguardar a análise pelo Supremo antes de acionar o Judiciário.
A DPU informou que, desde 2014, move uma ação civil pública sobre o assunto na Justiça Federal do Rio Grande do Sul, e que esse processo já teve o âmbito nacional reconhecido. Em caso de desfecho favorável no Supremo e na JF, “deve ser publicado um edital a fim de comunicar os interessados para que proponham ações individuais com o objetivo de executar a decisão favorável”, disse a Defensoria Pública na nota.
Sobre o FGTS
O FGTS foi criado em 1966 como uma espécie de poupança do trabalhador com carteira assinada. Antes facultativa, a adesão ao fundo se tornou obrigatória a partir da Constituição de 1988. Pela regras atuais, todos os empregadores são obrigados a depositar 8% do salário de seus funcionários no fundo. Isso se aplica aos empregados urbanos, rurais e, desde 2015, também aos domésticos. O dinheiro permanente sendo do trabalhado e fica vinculado a uma conta, gerida pela Caixa Econômica Federal, e somente pode ser sacado em condições previstas em lei, sendo uma das principais delas a demissão sem justa causa. Hoje o fundo serve para financiar diferentes políticas públicas, em especial o Sistema Financeiro Habitacional.
Neste domingo (16), bombeiros e bombeiras do 17º Grupamento (17º GBM) marcaram presença na XI Corrida Tiradentes, em Barreiras, e conquistaram posições de destaque na competição. A corrida, que contou com a participação de diversos atletas, foi promovida pelo 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (10º BEIC), em homenagem ao dia do Patrono das Polícias Militares do Brasil, Tiradentes.
Na categoria feminina militar, a cabo Elíudes Rodrigues demonstrou sua habilidade e resistência física e alcançou o primeiro lugar, completando o percurso de 10 km com muita determinação. Já na categoria masculina, o cabo Alex Araújo e os soldados Moreira, John Lenon, Souza Araújo, Luan Oliveira e Luiz Eduardo também participaram da corrida, mostrando toda a sua garra e dedicação.
A presença dos bombeiros na corrida chamou a atenção do público presente, que admirou o espírito de superação e a determinação dos participantes. Para eles, a corrida foi uma oportunidade de testar seus limites e honrar a memória de Tiradentes, Patrono das Polícias Militares do Brasil.
Governos estaduais divulgaram na última semana protocolos de ações para combater ameaças à comunidade escolar.
Em geral, a partir das características e estruturas de cada unidade federativa, foi proposto que as secretarias atuem de forma integrada também com os órgãos de inteligência As alternativas incluem, por exemplo, ampliação do policiamento escolar, telefones para denúncia e até medidas como o "botão do pânico".
Por outro lado, professores chamam a atenção para o fato de que é necessário aperfeiçoar medidas protetivas, e que as secretarias atuem em rede.
Diretora do Sindicato dos Professores de Escolas Públicas do Distrito Federal, Luciana Custódio afirma que é preciso evitar militarização de escolas, que tem se mostrado ineficiente. “Temos múltiplas realidades: escolas com estrutura e outras sem condições, em comunidades desassistidas. É preciso que a escola seja, de fato, um ambiente de paz.”
Nas administrações estaduais, o fluxo que deve ser seguido para dar agilidade às denúncias foi pormenorizado para que as reações contra a violência sejam mais rápidas.
Confira propostas do DF e de nove estados
São Paulo
Em São Paulo, o governo do estado anunciou a contratação (temporária) de 550 psicólogos para atendimento nas escolas estaduais, além de mil vigilantes de empresas de segurança privada que vão trabalhar nas unidades, desarmados. Nessas contratações serão gastos R$ 240 milhões.
Segundo o governo paulista, cada psicólogo deverá atuar em, ao menos 10 escolas, e fazer uma visita por semana em cada colégio. Quanto à vigilância privada, o objetivo é que o segurança esteja todos os dias nas unidades.
Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, o governo estadual criou o Comitê Permanente de Segurança Escolar, com representantes da segurança pública e da Secretaria da Educação para atuar na prevenção às situações de violência nas escolas públicas e privadas.
Também foi apresentado pela Polícia Militar (PM) o aplicativo Rede Escola, inspirado no Rede Mulher. A ferramenta, que deve entrar em operação em até dois meses, vai conectar diretamente os profissionais da rede de ensino à Polícia Militar.
A PM destacou o reforço da patrulha escolar e a criação do aplicativo Rede Escola, que já está em fase de implantação. “Uma ação desenvolvida pela secretaria e em fase de conclusão é o treinamento de gerenciamento de crise e protocolos de segurança para os profissionais da educação”, informou o secretário de Polícia Militar, coronel Henrique Pires.
Quanto às ameaças, a secretaria tem um protocolo contra ameaças implementado em todas as 1.549 escolas.
Distrito Federal
No Distrito Federal (DF), o governo anunciou, na semana passada, um conjunto de medidas para prevenção da violência e reforço da segurança para as 1.624 escolas e creches das redes pública e privada, além de faculdades e universidades.O reforço inclui aumento no efetivo policial, com a participação de vigilantes.
Outra ação é a ampliação do monitoramento de perfis em redes sociais com histórico de apologia à violência e também investigação de postagens da deep web (área da internet não encontrada pelas ferramentas de busca, o que é aproveitado para compartilhamento de conteúdo ilegal).
“O efetivo do batalhão escolar da PM está sendo aumentado para estar presente na grande maioria das unidades do DF”, disse o secretário Sandro Avelar, conforme divulgou a agência de comunicação do governo local.
Mato Grosso do Sul
O governo de Mato Grosso do Sul anunciou reforço da ronda policial nas escolas, com viaturas e helicópteros, ampliação do monitoramento com novas câmeras e um dispositivo chamado de “botão do pânico” para eventuais emergências.
Para usar corretamente o dispositivo, os profissionais da educação passarão por treinamento e capacitação. As ações são consideradas preventivas e terão parceria com iniciativas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) e os projetos Bom de Bola, Bom na Escola, Projeto Florestinha e Bombeiros do Amanhã.
Outra ação é ampliação de câmeras de vigilância 24 horas por dia nas 348 escolas estaduais do estado. Outra ação foi o lançamento do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar, que será um espaço dentro da Central de Monitoramento das Escolas com policiais que vão acompanhar as investigações. O treinamento para professores em casos de necessidade de evacuação da escola vai ser intensificado, informou o governo.
Pernambuco
Em Pernambuco, o governo anunciou a ativação de um número de telefone exclusivo para emergências escolares (197). A finalidade é que professores, alunos, pais ou qualquer pessoa que tenha conhecimento de ameaças possa acionar a segurança pública. As informações terão sigilo garantido.
A Secretaria de Segurança Pública enfatizou que a comunicação com as famílias é primordial para o combate à violência nas escolas. Dentre as resoluções contidas no protocolo estadual, está prevista o treinamento dos profissionais como caminho de prevenção, além de ampliação do policiamento escolar. Os trabalhos incluem ainda o videomonitoramento, reforço da patrulha escolar e criação de uma central de monitoramento.
Bahia
A Segurança Pública da Bahia divulgou também um canal para comunicação de possíveis ameaças (reais ou falsas). O número disponibilizado é o 181. O governo informou que as informações serão tratadas de maneira emergencial pela Superintendência de Inteligência e repassadas para as forças policiais
Os trabalhos preveem ainda a intensificação do patrulhamento especializado da Ronda Escolar e das unidades da Polícia Militar. As ações de inteligência e investigação da Polícia Civil têm apoio da Coordenação de Inteligência Cibernética (Cyberlab).
Segundo a Assessoria de Comunicação do governo estadual, o delegado Delmar Bittencourt, coordenador do Laboratório de Inteligência Cibernética da Polícia Civil, garantiu que haverá compartilhamento de dados com outros estados.
Ceará
A Segurança Pública do Ceará anunciou que, além das ações de vigilância nas cercanias das escolas, tem investido em ações de inteligência contra desinformação e perfis que espalham ameaças.
O governo usa monitoramento realizado pela Coordenadoria de Inteligência. Um dos resultados é que entre 3 e 11 de abril foram identificados 18 perfis em mídias sociais que relataram ameaças.
As denúncias podem ser encaminhadas para o número 181 ou para o (85) 3101-0181.
Pará
O governo do Pará informou que vai enviar à Assembleia Legislativa do estado um projeto de lei (PL) para instituir o Programa Escola Segura e criar o Núcleo de Segurança Pública e Proteção Escola.
De acordo com o governo, o projeto viabilizará o monitoramento por câmeras de segurança nas escolas, o fortalecimento da ronda escolar nos 144 municípios do estado e a definição de protocolos de segurança, com participação de psicólogos e assistentes sociais.
Segundo o governo, o foco é o desenvolvimento de ambientes seguros e harmônicos, com agentes públicos treinados para melhor atender alunos, familiares, a comunidade e equipes escolares.
Amazonas
O governo do Amazonas informou que trabalha na elaboração de projetos para aderir ao edital de chamamento público do Ministério da Justiça e Segurança Pública para o Programa Nacional de Segurança nas Escolas.
De acordo com o governo estadual, as ações de segurança já estão sendo fortalecidas, com iniciativas nas escolas do Departamento de Prevenção à Violência em parceria com a Secretaria de Educação.
Rio Grande do Sul
O governo do Rio Grande do Sul anunciou a intensificação do policiamento nas proximidades das escolas e o monitoramento dos chamados grupos de ódio.
Segundo o governo gaúcho, o reforço policial será mantido pelo tempo que for necessário para tranquilizar a população quanto à segurança de alunos, professores e demais profissionais da educação.
O estado também vai promover ações de comunicação para orientar sobre os canais oficiais para denúncias: o telefone 190, para situações de emergência, e telefone 181 para denúncias. Não há necessidade de identificação do autor, e os canais funcionam 24 horas.
A realidade dos dias atuais , vivemos em um mundo sem equilíbrio emocional psicológico e mental, na saúde, até na natureza.
O certo agora é errado e o errado e o certo...pessoas já não sabe que realmente são, sua sexualidade ,o prosito de vida .
Mas qual seria a origem de tudo isso? Onde nasceu esse caos? Quero trazer aqui uma explanação dentro da psicologia e da ciência.
Temos uma origem, temos um pai e uma mãe, que tiveram também seus pais que são nossos avós e assim sucessivamente e todas essa gerações que vieram antes de nos... vamos chegar em Adão e Eva e ponto final.
Observamos que em todas essas gerações há um homem e uma mulher dando continuidade passando o bastão para a próxima geração.
Cada uma dessas gerações viveram lutas e guerras para sobreviver ,ninguém foi poupado das mazelas da.vida ,o sol brilhou para todos isso e fato! Foram família que passaram fome, família que fugiram da guerra,famílias que foram dizimadas pela pestes e fome e so sobrou um dois para contar a história...
Os livros conta histórias, a Bíblia relata toda a saga da humanidade.
Assim com herdamos traços físicos dos nossos pais ,a hereditariedade bendita ou maldita que eles viveram, lembrando que não são todas as vivências deles que são herdadas apenas aquelas que ficaram marcadas em seus DNA e foi passada para geração futuras de acordo com situações similares como data de nascimento igual,de gestação,nomes iguais enfim há variedade de situações que somente com estudo da árvore genealógica pode se descobrir .
Mas o que isso tem haver com o título acima o Equilíbrio? Tudo ,primeiramente precisamos conhecer nossa origem quem foi o nosso pai ,quem foi a nossa mãe, o que eles fizeram? quem são eles para você? qual o lugar que eles ocupa na sua vida ?você os ama ? liberou o perdão para eles porque eles não consegiu dar o amor e a proteção que você necessitava ? São perguntas que precisa ser feitas a nós mesmos ...
Depois de uma profunda imersão nas proprias raízes vemos o quanto pai e mãe são chaves que precisamos abrir a porta do que SOU EU.
Quando agimos como amor carinho ,afeto, abramos e beijamos cuidamos, estão usado lado feminino que a nossa mãe nos deu . Quando saíamos para trabalhar ,ganhar nosso dinheiro,suprir nossas necessidades, buscar riquezas e prosperidade e protegemos estamos agindo como o nosso o lado masculino que vem do pai.
O homem e a mulher precisa ter o Masculino e o Feminino em equilíbrio, quando o masculino e o feminino estáo em desequilíbrio dificilmente o casamento dará certo.
Mas porque acontece o desequilíbrio?
A falta do pai ou mãe ou ambos nas gerações anteriores causa esse desequilíbrio ,porque o pai ele é a força, o sustento e a proteção, e a mãe é o amor se a criança não viveu isso na infância provavelmente será um adulto que terá deficiência no equilíbrio emocional,a pessoas só pode dar aquilo que recebeu.
Hoje é comum ver pessoas com atitudes ao extremo...é amorosa demais ,carente demais, ou arrogante, não há equilíbrio.
E para completar esse desequilíbrio, temos as transferências dos arquétipos coletivos ,aqueles que vêm de fora que não estão dentro de uma árvore transcendental e sim universal, essa razão porque é tão difícil lidar com pessoas, são culturas diferentes, são histórias diferentes.
Equilíbrio é fundamental, o auto conhecimento e de extrema importância para iniciar o processo de transformação.
Cuide se.
Shirley Costa
Terapeuta em TCI
Bom dia Sigi,
Essa é a situação no bairro Bela Vista, em LEM. As ruas que um dia estavam asfaltadas, agora depois de ser implantado a rede de água e esgoto ficaram assim, um completo desleixo por parte da loteadora da Rede 90, que diz que as ruas sao de responsabilidade da prefeitura, e que a prefeitura alega nao ter recebido o bairro para sua administração.
Com isso, nós que compramos, pagamos o lote, pagamos os impostos, montamos empresas, damos emprego e receita para o municipio ficamos a revelia por partes dos dois lados.
A gente conversa, pede, e eles sempre dizem que virão arrumar as ruas, mas isso é uma situação que se arrasta desde o ano passado. Precisamos de ajuda para resolver essa situação.
As fotos acima são das ruas B1 e B2, mas se você rodar o bairro verá que não é só essas ruas, mas sim o bairro todo.
Att. Morador indignado
X-SALADA POR APENAS R$17,00. Mas, válida somente para pedidos através de nossa plataforma exclusiva, é muito fácil e prático. Basta clicar no link abaixo ou ler nosso QrCode, compre e ganhe descontos Super Especiais:
https://www.espetaculolanches.com.br
Espetáculo Lanches, um espetáculo de sabores! Nossos lanches são prensados e montado com produtos de alta qualidade para trazer uma experiência ainda mais espetacular.
*Promoção válida somente por pedidos pela nossa plataforma disponível no link e no QrCode. Válida por tempo indeterminado ou enquanto durar o estoque. Podendo ser encerrada sem aviso prévio. Valor é válido somente para o X-SALADA, sem poder ter alterações no pedido de sabores e/ou ingredientes.
Na noite de ontem, e madrugada de hoje, domingo, 16, a prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade juntamente com a Guarda Municipal e Polícia Militar, vem intensificando a fiscalização de poluição sonora em todo município de Barreiras.
As equipes, fizeram o trabalho de fiscalização em diversas residências, casa de eventos e a veículos com paredões de som.
Durante rondas, foram feitas autuações como interdições e apreensões dos aparelhos sonoros, que ultrapassam os limites de decibéis permitidos por lei.
Houve autuação também de poluição sonora, numa festa clandestina.
As equipes de fiscalização vão intensificar as rondas em todo o mês de abril, assim combater os crimes ambientais neste município e dar a tranquilidade a sociedade.
Na noite deste sábado (15), pouco depois das 19h, um mototaxista identificado como Genilson Silva de Melo, de 36 anos, morreu atropelado após colidir sua moto contra um rodo trem carregado com soja. O acidente aconteceu na BR 020, há 33km do centro da cidade, entre o povoado Novo Paraná e Assentamento Rio de Ondas Vila 1, zona rural de LEM.
O mototaxista trafegava pela rodovia sentido o Assentamento Rio de Ondas Vila I, quando o acidente aconteceu. De acordo com informações, ele teria invadido a contramão e colidido com o rodo trem que trafegava sentido o centro da cidade. Na colisão, a carreta tombou, porém, o motorista não se feriu.
O mototaxista tinha alugado o colete do proprietário da motocicleta recentemente. A Unidade de Suporte Avançada do SAMU (USA) contatou o óbito do mototaxista.
A Polícia Militar recuperou mais de 60 mil, após um sequestro seguido de roubo a um empresário dono de uma lotérica na cidade de Wanderley, no Oeste da Bahia. A família dele também foi feita refém na casa onde mora, na sexta-feira (14). Conforme a PM, dois homens foram apresentados na 11ª Coorpin, em Barreiras e dois menores apreendidos como testemunhas
Guarnições da especializada Rondesp e da 84ª CIPM foram acionadas por volta das 14h de sexta, após três homens renderam o empresário. Enquanto um manteve a família refém na casa, outro dois levaram o empresário a uma lotérica de sua propriedade, onde foi efetuado o roubo e em seguida evadindo na caminhonete dele.
Não há informações se o empresário foi liberado no local ou se houve negociação para a liberdade dele.
Horas após o ocorrido a polícia chegou ao povoado de Aroeira do Oco, na zona rural de Wanderley, onde foi encontrado na residência de um homem identificado pela iniciais G.S.V, a quantia de R$ 61.704. Ainda no local foi encontrado um revólver calibre 38 e duas espingardas com numeração raspada. Quatro pessoas estavam na casa, inclusive dois menores, apresentados como testemunhas. Também foi encontrada uma pequena quantidade de droga na residência.
Na tarde deste sábado (15), pouco depois das 15h, um homem identificado como V.E.R, de 51 anos, foi atingido com um golpe de facão na cabeça por um indivíduo identificado como J.C.D.A, de 48 anos.
A ocorrência foi registrada em uma bar localizado na rua Manoel Novais, no bairro Mimoso II, em LEM. De acordo com informações obtidas pela nossa reportagem, o suspeito estava sobre o efeito de drogas e estava incomodando no bar. A vítima repreendeu o autor, que não gostou.
O suspeito foi em sua residência, pegou um facão tipo corneta, retornou ao bar e deu um golpe na cabeça da vítima, que também foi ferido com menor gravidade no braço direito. A vítima foi socorrida para a UPA e pegou cerca de 20 pontos na cabeça.
O suspeito também foi lavado a UPA. Após ambos médicados, uma guarnição da Polícia Militar apresentou autor e vítima no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP). Com o suspeito foi apresentado uma pochete preta, R$ 205, drogas aparentando ser cocaina e um facão corneta. O suspeito foi autuado por lesão corporal.
O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia está investigando a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) no Hospital do Oeste, em Barreiras. Assinada pelo procurador Robert Rigobert Lucht, uma portaria publicada autoriza a instauração de inquérito civil para apurar o funcionamento da UNACON.
O MPF vai apurar o atendimento a pacientes idosos, com dificuldade de mobilidade e saúde debilitada nos municípios assistidos pela UNACON. A unidade atende moradores de 37 cidades, que compõem três regiões de saúde dentro da Macrorregião de Barreiras.
Robert Rigobert Lucht determinou a expedição de ofícios ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), órgão ligado ao Ministério da Saúde, para que dentro de 30 dias informe se foi realizada auditoria na UNACON do Hospital do Oeste.
A unidade, que é administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), foi inaugurada em maio de 2022 para atendimento de urgência e emergência de pacientes com câncer. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), no período da inauguração a UNACON contava com 15 leitos de internação para o atendimento oncológico clínico e cirúrgico, e 10 poltronas destinadas às sessões de quimioterapia.
Contudo, de acordo com o MPF, a Central de Regulação Ambulatorial da Secretaria de Saúde de Barreiras confirma que, apesar de serem atendidos na UNACON, alguns pacientes têm a necessidade de complementar o atendimento em Salvador, porque a unidade ainda não possui recursos como radioterapia, algumas medicações ou especialidades médicas.
Na época da inauguração, o governo estadual afirmou que a construção da UNACON fazia parte da terceira etapa de ampliação do Hospital do Oeste, com investimento de R$ 23 milhões.
Inicialmente, conforme a Sesab, a unidade ofertaria apenas o serviço de quimioterapia, e que "em breve", seriam ofertados os serviços de radioterapia e braquiterapia, com o aporte adicional de R$ 14,2 milhões. Quando a unidade de oncologia foi entregue, estes dois serviços ainda estavam em processo de licitação.
O MPF enviará à Sesab ofício à Sesab para confirmar se na unidade há ou não tratamento por meio de radioterapia. Em caso de resposta negativa, o MPF quer o repasse de informação sobre o andamento de processo licitatório para aquisição de um acelerador nuclear.
Além disso, o procurador Robert Rigobert Lucht ainda ordenou a expedição de ofícios para as secretarias de Saúde de Santa Maria da Vitória e de Ibotirama, para que dentro de 30 dias comuniquem como tem sido realizado o encaminhamento de pacientes oncológicos dos municípios de suas regiões de saúde, e como se dá o atendimento e tratamento destes pacientes.
O doutor Lucien Azevedo Zanon, responsável técnico pela UNACON do Hospital Oeste, também será oficiado pelo MPF para que ele informe como é feito o encaminhamento dos pacientes que têm necessidade de complementar o tratamento em Salvador.
Ele ainda deverá sinalizar como está o andamento do processo licitatório para aquisição do acelerador nuclear, se já foram iniciados tratamentos de radioterapia na unidade e quais medidas são adotadas quando falta algum medicamento necessário para tratamento dos pacientes na unidade.
Um plano de investimentos com memorando de entendimentos entre o Governo da Bahia e a empresa Acelen foi assinado neste sábado (15), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, pelo governador Jerônimo Rodrigues e Khaldoon Al Mubarak, CEO do Mubadala Investment Company, fundo de investimentos controlador da empresa. A formalização do compromisso aconteceu na mesma cerimônia de encontro do presidente Lula com o presidente do país, Mohammed bin Zayed al Nahyan.
“A Bahia também vai ter um compromisso de incentivos fiscais e de investimento em infraestrutura e logística. Estamos felizes em darmos mais esse passo para seguir com o desenvolvimento do estado. O memorando visa ainda geração de emprego e cuidado com o meio ambiente”, destacou o governador Jerônimo.
Já figurando como um dos estados líderes na produção nacional de energias renováveis (eólica e solar), a partir desse investimento, a Bahia tem a perspectiva de se tornar, nos próximos anos, o maior exportador mundial do chamado “diesel verde” ou HVO (Hydrotreated Vegetable Oil).
Ao longo do projeto, que prevê investimentos de R$ 12 bilhões nos próximos dez anos, a expectativa é produzir 1 bilhão de litros de combustíveis renováveis por ano. Com a iniciativa, a empresa se tornará um dos líderes mundiais neste segmento a partir de culturas agrícolas de alta energia, desde o plantio das sementes até a produção dos combustíveis renováveis. A principal aposta será em diesel renovável e querosene de aviação sustentável, produzidos por meio do hidrotratamento de óleos vegetais e gordura animal. A previsão é que a empresa inicie a produção no primeiro trimestre de 2026.
De acordo com o vice-presidente de Relações Institucionais da Acelen, Marcelo Lyra, o projeto envolve a agricultura familiar e a agricultura em larga escala. “É um investimento muito significativo, com uma cadeia longa e que vai gerar cerca de 17 mil empregos, diretamente. Faremos estudos e pesquisas em inovação para desenvolvimento científico, trabalhando desde a semente da macaúba, para melhorando genético, passando pela mecanização da cultura, até o biorefino. Atuaremos junto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, com o Senai Cimatec, da Fieb, e uma série de entidades e universidades”, explicou.
Fases do projeto
Na primeira fase do projeto, em sinergia com o potencial agrícola do Brasil, serão usados óleo de soja e matérias-primas complementares, que possuem o maior volume disponível e competitividade no país. Na segunda etapa, serão usados óleo de Macaúba, árvore nativa do Brasil com alto potencial energético ainda não explorada em escala comercial, e óleo do dendê, com previsão de início de plantio em 2025. O projeto prevê o plantio em área de 200 mil hectares, priorizando terras degradadas, o equivalente a 280 mil campos de futebol.
O projeto foi estruturado para ter integração com a Refinaria de Mataripe, aproveitando a infraestrutura existente de utilidades, tancagem e logística. Será construída uma unidade de geração de hidrogênio sustentável, para o hidrotratamento dos combustíveis. A previsão é iniciar as obras já em janeiro de 2024.
A sustentabilidade também é uma característica do empreendimento, que foi desenhado com ampla descarbonização em toda a cadeia integrada, com o uso de planta nativa de alta energia e absorção de gás carbônico da atmosfera e recuperação de áreas degradadas. Além de impactar positivamente a biodiversidade, com este projeto, a Acelen vai impulsionar ainda mais a economia local, gerar milhares de empregos, transformando a realidade social, econômica e ambiental de toda região.
Sobre a Macaúba
Planta brasileira com alta produtividade de óleo por hectare. Altamente competitiva em relação a outras culturas, oferece maior eficiência no uso da água e nutrientes. Como espécie perene nativa, oferece uma gama de serviços ambientais como a conservação ou até mesmo recuperação da biodiversidade, à medida que áreas degradadas serão substituídas por bosques de macaúba. Com isso, haverá cobertura vegetal, conservando o solo e sua biota, contribuindo para a recuperação de mananciais de água e servindo de fonte de alimento para aves e outros animais nativos. Seu cultivo será feito utilizando as melhores práticas agrícolas e ambientais, favorecendo a captura de carbono e a redução de emissão de CO2 da semente ao combustível.
Nesse sábado, 15 de abril de 2023, durante a manhã, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, a popular Casa da Cultura, o comandante da Ronda Escolar, Cap PM Éder, juntamente com outros policiais militares da 83ª CIPM e da CIPT-O, participaram da Capacitação e Treinamento dos Controladores de Acesso das escolas de Barreiras.
Essa foi mais uma ação da Polícia Militar em parceria com a Secretaria de Educação em busca de ampliar as medidas de proteção e segurança nas escolas. Durante o evento, o Cap PM Éder e o Sgt Pm Félix instruíram os controladores quanto às ações preventivas de segurança nas escolas. Em seguida, Cb PM Gilmar, da CIPT-O, proferiu outra breve instrução sobre o tema "Gerenciamento de Crises".
Estiveram presentes no evento todo o efetivo da Operação Ronda Escolar, a Secretaria de Educação, Gabriela, o Comandante da Guarda Civil Municipal João, também representando o Secretário de Segurança Municipal, o Sr Júnior Sampaio e o chefe operacional da empresa Linkar.
Na noite de ontem sexta-feira (14), por volta das 19h30, uma bicicleta foi furtada no interior de um estacionamento de supermercado localizado na Rua São Francisco, no bairro Mimoso II, em LEM.
Qualquer informação que leve ao paradeiro da bicicleta ou do autor do furto ligue para (77) 9 9840-1228 (Ailton) ou na Polícia Militar (77) 9 9960-2616
15
Abr/23 |
84ª CIPM realiza palestra a crianças e adolescentes no Distrito de Missão de Aricobé em Angical |
A 84ªCIPM realizou ontem, sexta-feira, 14, uma palestra aos participantes do Clube Desportivo Tenerife de Missão de Aricobé.
A palestra, ministrada pelo Sd PM Pablo e teve como público alvo crianças e adolescentes atendidos por aquela instituição, tratou sobre o tema "Riscos sociais para crianças e adolescentes".
Ações dessa natureza promove a aproximação da Polícia Militar da Bahia com a comunidade local e reforça o compromisso da PMBA com a busca pela formação de uma sociedade cada vez melhor.
O Comando da 84ªCIPM recebeu ontem, sexta-feira, 14, a visita das prefeitas de Cotegipe e Wanderley.
A visita teve como foco, assuntos relacionados à segurança pública daqueles municípios, visando fortalecer a parceria entre os municípios representados e a PMBA na busca de soluções para problemas cotidianos que perturbam a tranquilidade pública e a paz social.