Na manhã desta terça-feira (20/6), a Polícia Federal efetuou a incineração de substâncias entorpecentes, apreendidas neste ano em diversas investigações, e que estavam em posse do órgão policial, na cidade de Barreiras/BA.
Ao todo, foram destruídos cerca de 103 Kg de tablets com pasta base de cocaína, entre outras substâncias ilícitas.
Conforme determinação legal, o procedimento de queimada foi adotado após decisão judicial e na presença de autoridades representantes do Ministério Público do Estado da Bahia e Vigilância Sanitária, que acompanharam todas as fases da medida.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias municipais de Infraestrutura e Cultura e Esportes, apoiou a Terceira Etapa do Campeonato Baiano de Velocidade na Terra (VNT), realizado nos dias 17 e 18 de junho, no Autódromo Municipal Júnior Poletto. O município sediou as três primeiras etapas da competição.
O evento esportivo é realizado pela Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), em conjunto com o Clube de Pilotos do Oeste.
Confira os resultados:
Autocross
1 - Ricardo Basso
2 - Marcos Beck
3 - Marcos Balan
4 - Felipe Moreira
5 - Altair Rodhe.
Autocross Ligth
1- Altair Rodhe
2 - Rogério Rodrigues
3 - Jorge Getúlio
4 - Luan Rover
5 - Kleber Taji.
Kartcross
1 - Danilo Kuroda
2 - Matheus Fedrizzi
3 - Murilo Chacon
4 - Vitor Willms
5 - Thiago Veloso.
Marcas
1 - Rafael Zanini
2 - Renato Engel
3 - Marcelo Davi Canzi
4 - Chico Moreno
5 - Marcelo Canzi.
20
Jun/23 |
LEM: radares já estão funcionando; infrações passam a ter validade a partir do dia 1º de julho |
O novo sistema de radares já está em funcionamento desde o dia 10 de junho em Luís Eduardo Magalhães, mas as infrações e a emissão das multas só passam a valer a partir do dia 1º de julho, ou seja, daqui a 10 dias.
A iniciativa da Prefeitura do Município, através da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e da SUTRANS, tem como objetivo o fortalecimento das medidas de prevenção aos acidentes de trânsito e preservação da vida.
Os locais para instalação dos radares foram definidos estrategicamente, levando em conta o fluxo de veículos, a proximidade de escolas, segurança, dentre outras características.
Os 12 radares estão distribuídos nas seguintes avenidas:
- Avenida Salvador próximo a Cerrado Pneus e Posto MS (40km/h);
- Avenida Paraiso em frente a Academia Matrix (40km/h);
- Avenida Tancredo Neves, faixa de pedestre da Escola Sesi (40km/h);
- Avenida Brasília, retorno do meio, próximo a rua Rui Barbosa;
- Avenida JK, com salvador, no semáforo (50km/h);
- Avenida JK, semáforo próximo ao Dantas (50km/h);
- Avenida JK, próximo ao CCAA (40km/h);
- Avenida JK, próximo a Bamagril (40km/h).
A Polícia Civil divulgou que uma mulher foi espancada até a morte pelo marido, que fugiu após o crime, em Senador Canedo, Região Metropolitana de Goiânia. Segundo a polícia, o crime aconteceu no último domingo (18), mas o corpo da mulher, de 24 anos, foi encontrado apenas na segunda-feira (19).
Miriam Anjos dos Santos morava com o marido, Danielsom Ribeiro Rocha, e com quatro filhos pequenos. O homem é conhecido no setor por vender balas e bombons nos bares e restaurantes do município. Danielsom está foragido desde o dia do crime, sendo procurado pela Polícia Civil.
A investigação apontou que o casal teve uma discussão e o homem espancou a mulher até a morte na frente das crianças. Após o ocorrido, o suspeito deixou os filhos na casa de sua mãe e fugiu. O crime aconteceu na Rua Érico Veríssimo, no Jardim Canedo I.
Por estranharem o fato da vítima não atender ligações, os familiares foram até a casa dela, onde encontraram Miriam morta. A Polícia Militar de Goiás (PMGO) e o Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local.
O corpo foi liberado para a família e encaminhado para São Desidério (BA), onde acontecerá o velório e o enterro. Apesar de residir em Senador Canedo há muitos anos, Miriam é natural do estado da Bahia.
Crianças
Segundo a cunhada do irmão de Miriam, ele está cuidando das quatro crianças, filhas do casal. Ela informou que o filho mais velho do casal tem apenas cinco anos, seguido por três crianças de dois meses, 3 e 4 anos.
“As crianças estavam presentes e viram o pai matar a mãe espancada com um pedaço de pau. O menino mais velho relatou que o papai bateu muito na mamãe”, explicou a mulher.
O homem está foragido e o Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) está investigando o caso. Qualquer informação sobre o suspeito pode ser feita à Polícia Civil pelo número 181.
Luís Eduardo Magalhães terá vacinação contra a Gripe e a Bivalente no próximo domingo, dia 25 de junho, das 7h às 12h, na Feira do bairro Santa Cruz. A mobilização é promovida pela Prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Saúde. Para receber a imunização, é importante levar um documento de identificação e o cartão de vacina.
Quem pode se vacinar
- A vacina da Gripe está liberada para todas as pessoas acima dos 6 meses de idade.
- A Bivalente contra o Covid-19 pode ser aplicada em maiores de 18 anos, que tenham tomado no mínimo duas doses de vacinas como a CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer, como esquema primário ou dose de reforço há pelo menos quatro meses, desde a última dose.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos a lei que inicia nova contagem de prazo para obrigatoriedade de exame toxicológico - a cada 2 anos e 6 meses - a partir da obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E. A nova lei traz 1º de julho de 2023 como início da exigência, que na lei anterior seria contada a partir de 12 de abril de 2021.
A mudança no artigo 148-A do Código Brasileiro de Trânsito, que estabelece a obrigatoriedade do exame para motoristas nessas categorias e com idade inferior a setenta anos, foi feita ainda em 13 de outubro 2022, mas, em razão da pandemia de covid-19, passaria a vigorar posteriormente. Uma nova proposta de lei reviu o prazo, que não foi considerado suficiente.
A nova proposição aprovada pelo Congresso Nacional previa ainda penalidades como o pagamento de multa cinco vezes o valor da infração gravíssima, atualmente em R$ 1.467,35, além de sete pontos na carteira, caso o motorista não fizesse o exame no prazo de 30 dias, em caso de renovação.
A penalidade foi considerada desproporcional e vetada pelo Executivo, mesmo que o condutor tenha dirigido no período veículos das categorias que exigem o exame.
Também foi vetado o dispositivo que previa o impedimento de dirigir qualquer veículo o motorista que testasse positivo, até a obtenção de resultado negativo em novo exame, por penalizar o motorista não apenas nas categorias em que o exame é exigido.
Relação trabalhista
Também foi vetada a parte da lei que determinava ao Ministério do Trabalho e Emprego a função de regulamentação da lei para a aplicação dos exames toxicológicos, em 180 dias.
A ideia é que a fiscalização fosse feita por meio do registro dos exames no sistema eletrônico das obrigações trabalhistas, mas o Código Brasileiro de Trânsito já prevê formas de fiscalização e não haveria necessidade de nova regulamentação.
Policiamento ostensivo
A lei aprovada pelo Congresso Nacional também permitiria o policiamento ostensivo aos agentes de trânsito não vinculados à polícia ostensiva de trânsito ou à Polícia Rodoviária Federal, mas o item também foi vetado pelo presidente, que considerou que o conflito, e questionamento da legalidade das competências de outros órgãos de fiscalização de trânsito, poderia causar até mesmo a interrupção do serviço.
Na manhã desta terça-feira, 20 , o Comandante de Policiamento da Região Oeste, Sr. Coronel PM Soares, presidio a solenidade de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos PM (CAS) 2023.1, realizado no auditório do 10º Batalhão de Ensino Instrução e Capacitação (BEIC), de Barreiras.
Uma cobra foi resgatada por bombeiros militares do 17º BBM, no fim da tarde desta segunda-feira (19), após aparecer em um dos corredores do IFBA de Barreiras.
O animal estava escondido em uma janela de cobogó, por volta das 18h20, quando foi notado por pessoas que estavam no local.
Utilizando pinção e gancho, os militares que atenderam à ocorrência conseguiram alcançar a cobra e a colocaram em uma caixa própria para o resgate de animais desse tipo.
Após a avaliação e certificação de que o animal poderia ser devolvido à natureza, os bombeiros realizaram a soltura em uma área de mata, distante do meio urbano. Ninguém ficou ferido.
No início da manhã de hoje, terça-feira, 20, por volta das 6h30, a 86ª CIPM, prendeu um foragido da justiça, com mandado de prisão em aberto por tentativa de feminicídio, no Povoado do Formigueiro em Santa Rita de Cássia
Após compartilhamento de informações com a Polícia Civil, a Guarnição do 3º PEL/PM recebeu a informação, que o mesmo estaria homiziado numa ilha situada no Povoado do Formigueiro.
De posse da informação e do mandado de prisão, equipes da PM e PC deslocaram até o local, onde foi feita a travessia via barco.
Realizadas buscas, o indivíduo não foi localizado. Feita uma varredura no perímetro foram encontradas duas armas de fogo, sendo uma espingarda “cartucheira" cal. 20, com 5 munições e um rifle de pressão adaptado para calibre .22 com 1 munição intacta.
Diante do fato, o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Santa Rita de Cássia para adoção dos procedimentos legais.
Traga o seu projeto, tenha agilidade, economia e compromisso a sua disposição. Prestamos serviços de: Construção Civil; Reformas; Elétrica e Hidráulica; Pinturas; Pisos, Forros, Adesivos, Limpezas; Jardinagem; Terceirização em Geral.
Venha concretizar seu sonho na Proteges!
Entre em contato:
📱 77 99965-6439
📱 77 99907-1761
Ou faça-nos uma visita:
📌 Rua Italiana Shwengber, 204, Jd. Imperial. Luis Eduardo Magalhães-BA
O último dia do Arraiá de LEM, maior São João do Oeste da Bahia, realizado neste domingo (18), foi encerrado com chave de ouro com a apresentação da banda Barões da Pisadinha, que animou o público com muito piseiro. “O que a gente preparou para Luís Eduardo Magalhães são músicas que trouxeram a gente até aqui e músicas que estão na boca da galera, porque são João é isso, diversão e alegria pra todo mundo”, disse Rodrigo Barão.
No repertório dos baianos, os sucessos “Mordidinha Safada”, “Esquema Preferido”, “Recairei”, “Ta Rocheda”, dentre outros, que seguraram o público até a madrugada dançando muito forró, apesar do dia seguinte não ser feriado.
Os artistas Giu e Giulia, Duda Barbosa, Fábio Bairon, Janderson e Banda, Flávio Batista, Lukinhas Rodrigues, Chocolate, Mary Ramalho e Banda também fizeram a alegria do público e contribuíram com a cultura do município.
20
Jun/23 |
Vaga de emprego na ABAPA |
A secretária de Cultura e Esportes, Vânia Cenci e os Barões da Pisadinha
Os artistas que se apresentaram durante os quatro dias de Arraiá de LEM, maior São João do Oeste Baiano, receberam uma surpresa toda especial preparada pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através das secretarias de Governo, Agricultura, e Cultura e Esportes; uma caixa personalizada com produtos da agricultura familiar, do Programa Terra Gentil.
A secretária Vânia Cenci e o cantor Lukinhas Rodrigues
O cantor Fábio Bairon e a secretária de Cultura e Esportes, Vânia Cenci
Entre os itens que fazem parte do presente, biscoito, salame, mel, geleia, queijo, todos produzidos por agroindústrias que geram emprego e renda dentro do município.
O cantor Duda Barbosa e a Secretaria Vânia Cenci
A iniciativa, além de ser uma forma de agradecer a participação dos músicos na segunda edição do Arraiá, também é uma forma de divulgar a excelência dos produtos desenvolvidos na cidade, já que artistas a nível nacional, como João Gomes, Frank Aguiar, Raí Saia Rodada, dentre outros, também receberam o presente.
20
Jun/23 |
Abapa acompanha Abrapa em missão na Europa: sustentabilidade e moda responsável em evidência |
O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, desembarcou em Amsterdã, na Holanda, em missão promovida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que inclui visita com grandes marcas internacionais de moda e participação na da Better Cotton Conference 2023.
Nesta segunda-feira (19), acompanhando o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, Bergamaschi participou de um encontro com executivos da Textile Genesis, plataforma de rastreabilidade para a cadeia têxtil. Também estavam presentes o diretor de Relações Internacionais da Abrapa, Marcelo Duarte, o gestor de Sustentabilidade da mesma entidade, Fábio Carneiro, além do presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Miguel Faus. Na pauta da terça-feira, tem reunião com o board da PHV, conglomerado de marcas icônicas da moda em todo o mundo, como a Calvin Klein e a Tommy Hilfiger. Já na quarta-feira, tem início a da Better Cotton Conference 2023, para a qual mais de 450 pessoas são esperadas.
“O Brasil está levando para o mundo seu exemplo em sustentabilidade, qualidade e rastreabilidade na produção de algodão. Vamos conversar com as grandes varejistas, expandindo o trabalho que já fazemos, no mercado interno, com o movimento Sou de Algodão, unindo as pontas da cadeia produtiva. Tenho certeza de que essa iniciativa contribuirá para tornar o nosso algodão ainda mais respeitado e desejável em todos os mercados”, afirma Bergamaschi.
A equipe do Fitossanitário ‘De olho na ferrugem’, realiza durante este mês de junho, juntamente com outras entidades agrícolas, um trabalho orientativo relacionado ao manejo e à legislação sobre o Vazio Sanitário, período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que o produtor rural não pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase evolutiva na área determinada.
De 1º de julho até sete de outubro, as equipes do órgão da Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab) começam os processos de fiscalização. De acordo com a legislação, o não cumprimento das diretrizes implicará em penalidades pelo órgão de defesa vegetal.
Os produtores precisam estar atentos aos prazos, para reduzir a sobrevivência do fungo causador da Ferrugem Asiática no ambiente durante a entressafra, minimizando os impactos negativos durante a safra seguinte.
Como explica o gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior, o intuito da ação é “orientar o produtor rural quanto a proliferação de plantas voluntárias, chamadas de tigueras, para que no período de entressafra não haja a fonte de inóculo, em plantas hospedeiras, pois, essas plantas mantém a doença na região, e podendo infestar as lavouras na safra seguinte, a partir de outubro”.
A orientação compreende os produtores rurais sobre a legislação vigente de Vazio Sanitário e calendário de semeadura para a cultura da soja no Oeste da Bahia e sobre as boas práticas agrícolas para o manejo eficiente de controle de doenças e pragas de soja, principalmente no que se refere a destruição e eliminação de plantas voluntárias.
Venha saborear as delícias de Minas Gerais na "Sabores de Minas". A sua loja especializada em queijos, doces e iguarias de Minas Gerais. A "Sabores de Minas" fica na Rua Paraíba, 1044, Centro - Em frente a JK Material de Construção, no centro de LEM.
Whatsapp: 77 9.9927-4612
Instagram saboresdeminas673
20
Jun/23 |
Operação Partilha é deflagrada contra esquema de “rachadinha” na Câmara Municipal de Itabuna |
Uma operação contra esquema criminoso de “rachadinha” na Câmara de Vereadores de Itabuna foi deflagrada nesta terça-feira, dia 20, pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e da 3ª Promotoria de Justiça local, com apoio das equipes do Gaeco Sul e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Denominada de ‘Partilha’, a operação cumpriu mandado de busca e apreensão no endereço residencial de um vereador, que foi afastado das funções pela Justiça por prazo inicial de 180 dias a pedido do MP. O mandado de busca e de afastamento foram expedidos pela 1ª Vara Criminal de Itabuna. O vereador também está proibido de comparecer às instalações da Câmara e de manter contato com qualquer das testemunhas durante as investigações e trâmite da ação penal.
Conforme as investigações, desde o início do mandato parlamentar, a partir de janeiro de 2021, o vereador, valendo-se do cargo ocupado, nomeou servidores comissionados na Casa Legislativa Municipal e indicou servidor para ocupar cargo temporário na Prefeitura do Município de Itabuna, exigindo-lhes repasse de parte das remunerações recebidas. Até o momento, foi apurado que a prática delitiva era reiterada e com a participação de outros agentes. Em princípio, as investigações apontam para a prática do crime de concussão.
20
Jun/23 |
Prédio histórico pega fogo em Paratinga |
Um prédio histórico ficou parcialmente destruído após pegar fogo em Paratinga, na tarde do último domingo (18). As informações foram divulgadas pela prefeitura do município.
Conforme a nota, o incêndio no prédio do Paço Municipal começou por volta das 16h40 e foi controlado em 1 hora pela equipe da prefeitura.
O órgão informou que hoje será realizada uma vistoria no local para avaliar os estragos causados pelo fogo e o impacto nas estruturas, a fim de tomar as providências necessárias.
De acordo com a nota divulgada, a abertura de um inquérito já foi solicitada para investigar as causas do incêndio, que pode ter origem criminosa. A Polícia Civil está encarregada do caso e dará continuidade às investigações.
O prédio do Paço Municipal passou por sua última reforma em 2010, durante a gestão do atual prefeito, Marcel Carneiro, conforme mencionado no comunicado. Um projeto de reforma já foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e os recursos necessários foram garantidos.
A obra tem previsão de início em breve, com o objetivo de preservar a parte histórica do edifício, que abrigará uma Biblioteca Pública Municipal e um Museu.
A erradicação da fome no Brasil virá acompanhada de estímulos a uma boa alimentação, do ponto de vista nutricional, em um cenário produtivo que respeite o meio ambiente. Com esse objetivo, o governo federal promete anunciar, em breve, uma atualização dos itens que compõem a cesta básica.
Nesse sentido, autoridades do governo federal ouvidas nesta segunda-feira (19) no Senado defenderam uma reforma tributária que garanta o acesso da população aos itens que irão compor a futura cesta básica. As afirmações foram feitas durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, destinada a debater a fome no Brasil.
“Nós finalizamos 2022 com mais de 125 milhões de brasileiros com algum grau de insegurança alimentar nutricional. Temos portanto um grande desafio, que é o de retomar uma série de políticas públicas que já se mostraram com sucesso e contribuíram para que o Brasil saísse do mapa da fome [das Nações Unidas] em 2014”, disse a coordenadora geral de Promoção de Alimentação Saudável do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Gisele Bortoline.
Segundo a coordenadora, o desafio é ainda maior porque envolve a necessidade de recomposição de um orçamento que foi descontinuado. Esse “novo contexto” requer, também, uma “integração de esforços” de entes federativos e organizações da sociedade civil, visando um “novo ciclo de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional”.
Nova cesta básica
A atualização dos itens da cesta básica é uma das medidas previstas para dar qualidade aos alimentos que vão à mesa dos brasileiros. “Estamos coordenando uma nova modalidade de cesta básica no nosso país”, anunciou o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.
“Vocês sabem que a cesta básica brasileira, que é referência até hoje para o salário-mínimo nacional, é de 1938. Nosso modelo de cesta básica é da época do Getúlio Vargas. Por isso, a Conab está estudando, com a ajuda de nutricionistas e da academia, qual é o modelo de cesta básica necessário para nutrirmos o nosso povo não só na quantidade, mas na qualidade suficiente”, acrescentou Pretto.
Reforma Tributária
A coordenadora Gisele Bortoline, do MDS, disse que um ponto preocupante para os planos de erradicação da fome no país envolve a questão da reforma tributária. “É importante protegermos a cesta básica, para a proteção, principalmente, da população mais vulnerável, porque nós sabemos que as pessoas que têm até dois salários-mínimos elas comprometem de duas a três vezes mais a sua renda com alimentação”, disse.
“Se queremos diminuir a fome, e com comida de verdade, precisamos que todas as políticas públicas, incluindo a reforma tributária, priorize e proteja a alimentação básica do brasileiro, que é o arroz com feijão e também [itens como] batata, mandioca, carne, ovo, leite, frutas, verduras e legumes. A grande diferença no consumo entre os de maior e menor renda está em frutas, verduras e legumes”, justificou.
Experiências concretas
Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Elisabetta Recine disse que o Brasil tem “experiências concretas que nos fazem otimistas” neste momento de retomada das políticas públicas nacionais, visando justiça social, ambiental, climática e econômica.
Ela lembrou que o Consea abrange sociedade civil e governo, para um processo de interlocução, reunindo os 20 ministérios que o integravam na época de sua extinção, “no dia 1º de janeiro de 2019”. Um terço do Consea é formado por representantes governamentais. As demais 40 vagas são destinadas a representantes da sociedade civil.
“Há novos ministérios que têm uma relação importantíssima com essa agenda, como o dos Povos Indígenas e o de Igualdade Racial, que participam na condição de convidados permanentes [do Consea], nesse momento, até a realização da nossa próxima conferência nacional”, informou Elisabetta Recine, referindo-se à 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, convocada para a semana de 11 a 14 de dezembro deste ano.
O encontro pretende analisar a situação do país e as políticas retomadas, visando a elaboração do 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – documento que expressa o compromisso do governo federal, articulado com estados e municípios para erradicar a fome e garantir “comida de verdade para todos”.
Pnae e PAA
Gisele Bortoline lembrou que o Brasil possui “um dos maiores programas de alimentação do mundo”. No caso, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que, segundo ela, serve mais de 40 mil refeições por dia. O atual governo voltou a aumentar os valores dessas refeições, defasados após vários anos sem reajuste.
“Retomamos também o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com um orçamento disponível de R$ 500 milhões, ainda não recomposto em sua totalidade”, acrescentou. A operacionalização desse programa, que serve de elo entre a produção da agricultura familiar com a mesa do consumidor, é operacionalizado por meio de parceria com a Conab.
Segundo a coordenadora do MDS, “os editais estão sendo lançados para garantir que a compra da Agricultura Familiar aconteça e esses alimentos sejam disponibilizados para populações vulnerabilizadas”.
Programa Fomento Rural
“Tem também o Programa Fomento Rural que é um recurso repassado para as famílias em extrema vulnerabilidade. Provavelmente no próximo mês, vai ser publicado um decreto que aumenta o valor de repasse para essas famílias, de R$ 2,4 mil para R$ 4,8 mil. Esse fomento é vinculado à assistência técnica, para apoiar essas famílias e fortalecer a agricultura familiar”, explicou Bortoline.
O Programa Fomento Rural combina ações de acompanhamento (social e produtivo) e a transferência direta de recursos não-reembolsáveis às famílias, para investimentos em projetos produtivos, de forma a dar apoio para a estruturação produtiva de famílias rurais mais pobres, bem como para o desenvolvimento de seus projetos produtivos.
Por meio da ampliação ou diversificação da produção de alimentos e de atividades geradoras de renda, busca-se, por meio desse programa, contribuir para a melhoria da segurança alimentar e nutricional, além da superação da situação de pobreza.
Agricultura Urbana
A coordenadora do MDS informou que o governo lançará, “ao longo desse ano”, o Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana.
A proposta é a de fomentar a utilização dos espaços, nos âmbitos das cidades, para a ampliação de hortas urbanas, e que essas hortas possam servir à produção dos alimentos; ao consumo das famílias envolvidas nesse processo; e também ser instrumento de inclusão social e geração de renda.
Outras ações importantes destacadas pela representante do MDS são os bancos de alimentos; as cozinhas comunitárias; os restaurantes populares; e as cozinhas solidárias. Todos esses equipamentos terão o desafio de garantir acesso a alimentos saudáveis, além de outras funcionalidades “visando a inclusão produtiva no processo de formação”.
“Estamos fazendo um mapeamento das cozinhas solidárias. Elas foram equipamentos e tecnologias sociais que surgiram durante a pandemia como uma resposta da ausência do Estado. A sociedade civil se organizou para ofertar alimentos e refeições para quem precisava”, explicou. Até o momento, já foram mapeadas1.455 cozinha solidárias, segundo Bortolone.
Integração
Ao longo desse ano, o governo pretende fazer com que o programa de aquisição oferte alimentos para essas iniciativas que são da sociedade civil, e que estão contribuindo com a redução da fome de forma emergencial. Mas, para isso, acrescenta a coordenadora do MDS, “é urgente a integração do serviços em nível local”, com a participação “de todos os setores, para um conjunto de esforços”.
“Estamos elaborando um protocolo entre o MDS e o Ministério da Saúde, para induzir gestores da saúde; da educação; e da assistência para que façam um mapeamento dessas famílias e garanta uma série de direitos a elas, para potencializar e reduzir os impactos da insegurança alimentar nutricional”, informou.
“Também estamos fazendo um mapeamento para nortear onde temos, no Brasil, desertos alimentares. Ou seja, onde a alimentação saudável não chega. Com esse mapeamento, é possível direcionar uma série de políticas públicas [para indicar] onde vão ser instalados cozinhas. restaurantes; e onde vão ser instaladas feiras”, completou.