A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal da Cidadania, através do setor do CadÚnico, divulgou o balanço de atendimentos do mês de julho. Ao todo, foram realizados 7.557 procedimentos, como atualização cadastral, emissão de carteiras do ID Jovem e do idoso, dentre outras ações.
A equipe do setor é formada por 14 pessoas e tem como coordenador Daniel Lima, que ressaltou a importância de a população procurar o serviço. "Estar com o Cadastro Único atualizado é uma das exigências para manter e ter direito a benefícios sociais", explicou.
Confira os números do mês de julho:
Atualizações cadastrais (1.545); Atendimentos online (4.478); Emissão de ID Jovem (55); Emissão da carteirinha do idoso (62); Consultas Diversas (1000); Novas famílias inseridas no CadÚnico (199); Busca Ativa (100); Transferência de cadastros (118). Total de atendimentos (7.557).
Atualização do CadÚnico está disponível em oito bairros do município
- Sede da Secretaria Municipal de Cidadania, na rua Regina Gomes Bergamini Nº 129, bairro Jardim Imperial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem intervalo para almoço);
- Academia da saúde, no Mimoso II, às terças e quartas, das 8h às 12h e das 14h às 17h30;
- Centro de convivência, no Sol do Cerrado, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30;
- Centro de Convivência Jardim das Oliveiras, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
- Centro de Convivência no Vista Alegre, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30h;
- Centro de Convivência, no bairro Conquista, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30h;
- CRAS, no bairro Santa Cruz, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30;
- Solar Santa Cruz, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h30.
Documentação necessária
RG, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e título de eleitor (do titular e dependente).
A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.
Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.
Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031
22
Ago/23 |
Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar Controlam Incêndio em Madeireira em Barreiras |
Equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para conter um incêndio em vegetação que se alastrou até uma madeireira na Avenida Aylon Macedo, Morada Nobre, em Barreiras. O incidente começou por volta das 10h, e as chamas se espalharam rapidamente, envolvendo a estrutura da madeireira.
Devido à grande quantidade de madeira armazenada no local, os bombeiros trabalharam até parte da tarde para garantir a extinção completa do fogo.
A operação de combate ao incêndio envolveu dois caminhões do corpo de bombeiros, auxiliados por uma retroescavadeira e dois caminhões-pipa, que ajudaram no resfriamento eficaz da área.
Felizmente, não houve relatos de feridos durante o incidente. As autoridades locais e as equipes de resgate demonstraram uma coordenação exemplar, priorizando a segurança da comunidade e a preservação dos recursos da madeireira. Até o momento, não há informações sobre as causas do incêndio.
A Unidade Móvel de Atendimento (UMA) da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) precisou de mais de um dia de viagem para chegar até Barreiras, a 800 km de Salvador. O município localizado no Oeste baiano foi o novo destino do projeto Liberdade na Estrada. A ação cidadã atende presos (as) provisórios (as) em unidades prisionais, visando reduzir o encarceramento e fortalecer direitos. O projeto fica no município até a próxima sexta-feira (25). Só no primeiro dia de ação, o mutirão somou 84 atendimentos.
No primeiro dia, foram atendidos principalmente internos de outros municípios, como Correntina, Formosa do Rio Preto, Cocos, Baianópolis, Coribe, Ibotirama e Cotegipe, cidades que não possuem sede instalada da Defensoria. De acordo com a administração do conjunto penal, 70% dos presos vêm de outras localidades. Ao todo, a unidade prisional abriga 378 internos.
“A ausência de Defensoria coloca o réu em uma situação de extrema vulnerabilidade, uma vez que, se ele não tiver condição financeira de constituir advogado, fica à mercê da designação de um advogado dativo”, explica a coordenadora da Especializada de Criminal e Execuções Penais, Larissa Guanaes.
“Nos lugares onde não têm defensoria, o juiz nomeia um advogado dativo, sendo que muitos atuam sem qualquer contato com o acusado. Assim, quando a Defensoria vem ao presídio, a gente possibilita uma comunicação cara a cara, uma escuta mais humanizada, a gente tira dúvidas jurídicas e ouve o interno, inclusive sobre as instalações prisionais”, complementa o defensor Daniel Soeiro, coordenador do Núcleo de Atuação Estratégica (NAE).
César Elpídio, diretor do conjunto penal de Barreiras, relata que a unidade prisional recebe presos de 25 municípios diferentes e que só há defensoria em três deles (Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa). “Esse projeto da DPE é uma ferramenta importantíssima para o interno, que o atualiza de sua situação e processo. Trazer esse atendimento para o conjunto penal é muito importante, principalmente porque a maior parte de nossa população carcerária vem de outras cidades, onde não há defensoria”.
Elpídio informou que o presídio disponibiliza visitação e atendimento jurídico por videoconferência para os internos que não recebem visitas presenciais ou têm advogados em outras cidades, a fim de não privá-los de seus direitos. Durante o atendimento jurídico, estão sendo aplicados questionários socioeconômicos para identificar o perfil dos(as) presos(as) da Bahia, uma vez que a meta do Liberdade na Estrada é passar por todas as unidades prisionais do Estado, como informa Larissa Guanaes. O projeto visa contribuir para o desencarceramento, sobretudo dos(as) internos(as) em prisão provisória.
22
Ago/23 |
Corrida do Algodão da Abapa 2023 mobilizou atletas de todo o país, em Luís Eduardo Magalhães |
Com o tema “Laços fortes além da pista”, a Corrida do Algodão, promovida pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), chegou à quinta edição, reunindo milhares de pessoas, no município de Luís Eduardo Magalhães (LEM), na Bahia, para celebrar o esporte e a fibra ajuda a movimentar não só a economia, como a cultura e o desenvolvimento social na região. As provas aconteceram na sexta-feira (18) e no sábado (19), com categorias e modalidades para os mais diversos públicos.
No primeiro dia, também foi realizado o “Aquece Corrida”, um bate-papo com corredores experientes e, também, um momento para a organização da prova detalhar as regras e orientar os competidores. Entre corredores, torcida e pessoas que foram apenas para assistir, a organização estima que foram em torno de 1,5 mil e 4 mil, nos dois dias, respectivamente. Para a realização das provas, a Abapa montou uma grande estrutura na praça Dirceu Montani Filho, em LEM, com ambientes especiais para os atletas e as famílias.
A qualidade da organização da prova surpreendeu a corredora Senara Almeida da Silva, de 30 anos, que saiu de Brasília para participar, e faturou o primeiro lugar, na prova de 10 quilômetros da categoria Geral e modalidade Feminino. “Foi a minha primeira vez na Corrida do Algodão, um evento inovador na estrutura e organização. Me senti abraçada e fiquei encantada com a hospitalidade das pessoas”, conta a atleta. Ela afirma que começou a correr atendendo a um “chamado” do próprio corpo, quatro anos atrás. “senti necessidade de praticar um esporte e recomendo a qualquer um para fazer o mesmo, começando devagar”, diz Senara, que já participou de diversas meia maratonas no país.
Visibilidade
Para muitos que participaram da Corrida do Algodão, chegar em primeiro importava menos do que levar para além do pódio a sua mensagem. É o caso de Otoni de Jesus Gomes, de 53 anos, dos quais, 26 a bordo de uma cadeira de rodas. Ele cruzou, em quinto lugar, a faixa de chegada, na categoria PCD (Pessoa com Deficiência). “Esta é a segunda vez que participo desta competição, e a importância dela, para mim, é mostrar que nós, PCDs, existimos e precisamos ser considerados, ouvidos”, explica. Nas pistas como na vida, Otoni não para. “Sou produtor de bananas no distrito irrigado Barreiras Norte, dirijo e trabalho muito. Me considero alguém muito ativo”, revela o atleta, que ainda tem tempo para priorizar em sua agenda as demandas de presidente da Associação das Pessoas com Necessidades Especiais de Barreiras (Apneb).
Gratidão
“Meu coração não cabe de tanta gratidão por ver o sucesso do evento este ano”, diz Alessandra Zanotto, coordenadora da Corrida do Algodão 2023 e vice-presidente da Abapa. “Vimos um sonho virar projeto, sair do papel, e agora, se consolidar. A cada ano, nos surpreendemos, não apenas pelo número de inscritos e participantes, mas pela segurança, organização e precisão em cada detalhe. Foi lindo”, emociona-se a coordenadora.
O presidente da Abapa enfatiza a satisfação de realizar o evento. “É impressionante o engajamento da comunidade e mesmo dos atletas de fora ao evento. Isso é um reflexo do poder aglutinador do algodão, esta fibra que faz parte do dia a dia das pessoas, mesmo daquelas que não percebem que fazem parte de uma enorme cadeia produtiva. O algodão também prova que pode ser o tecido dos esportes, como uma fibra confortável, que deixa a pele respirar, e as nossas camisetas da prova mostraram isso muito bem”, concluiu Bergamaschi, agradecendo aos patrocinadores, apoiadores e à equipe de organização da prova.
Para conferir os resultados da corrida do algodão, acesse: https://www.oestechip.com.br/resultado/Corrida-do-Algodao-2023
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está com as inscrições abertas até o dia 31 de agosto, para o curso gratuito de Auxiliar Financeiro. São 45 vagas.
Para participar da capacitação, o interessado deve ser maior de 16 anos e estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, ter cadastro no CadÚnico e o título eleitoral do município.
Documentação necessária para a matrícula
Cópias e originais do RG, CPF, título de eleitor do município, comprovante de endereço, histórico escolar, cópia do CadÚnico.
As matrículas acontecem das 8h às 12h e das 14h às 18h, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua José Cardoso de Lima, nº 425, Centro. Mais informações, pelo telefone: (77) 9 9855-9114.
Ontem, segunda-feira, 21, Tito cumpriu agenda em uma audiência com o novo superintendente do DNIT, na capital baiana, o Dr. Roberto Alcântara. A audiência ocorreu a convite do superintendente Roberto, reconhecendo a dedicação de Tito nos últimos 04 anos na busca de avanços no projeto de duplicação da BR242, entre Barreiras e Luis Eduardo Magalhães.
Durante a audiência, Tito foi escalado como facilitador da audiência pública que apresentará o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). O evento está marcado para o próximo dia 28 deste mês de agosto, em Barreiras, ás 09h, no Auditório da Universidade Federal do Oeste – UFOB, com o objetivo de receber sugestões da sociedade civil organizada para aprimorar o projeto.
“A duplicação da BR 242 de Barreiras a Luis Eduardo Magalhães, será a maior e mais importante intervenção do Ministério da Infraestrutura e do DNIT no Oeste da Bahia. O que garantirá melhor trafegabilidade e principalmente segurança para nossa população. Quero parabenizar aos servidores do DNIT, na pessoa do Dr. Roberto Alcântara, ao Ministro da Casa Civil Rui Costa, ao nosso governador Jerônimo Rodrigues e ao nosso Presidente Lula, por contemplarem o nosso município de Barreiras com tamanho investimento. A nossa população agradece,” comentou Tito.
22
Ago/23 |
Vende-se uma Traiblazer |
Vende-se uma Traiblazer 2.8, ano 2017/18, de 7 lugares, com apenas 85 mil km. Carro muito bem conservado, novo.
Valor: R$ 180 mil
Interessados ligar no telefone: 77 9.9820-4077
Clique AQUI para se inscrever
As equipes que disputam o 2º Campeonato Interbairros de Futebol Society tiveram um fim de semana movimentado! Foram ao todo, 20 jogos, desde o início da competição, na última quinta-feira (17), no Campo Society do Ottomar Schwengber.Os jogos serão retomados no dia 24.
O Campeonato, promovido pela Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, por meio da Liga Desportiva, reúne 64 equipes e uma premiação total de R$ 5 mil, mais troféus e medalhas.
Confira os próximos jogos:
24 de agosto(Quinta)
- 19h30 Precisão Sport X Casa da Ferramenta;
- 20h30 Alves X RDP City;
- 21h30 Força Jovem X R&G.
25 de agosto(sexta)
- 19h30 Santa Cruz X Brasiliense;
- 20h30 Celtic X Águia;
- 21h30 Kirius X Amas.
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através do Programa É o Bicho, realiza no próximo dia 26 de agosto, a 2º Feira de Adoção de Animais, em parceria com a Rede de Protetores Independentes, Abrigos e ONGs do município.
A ação acontece das 8h30 às 15h, em frente à sede do Programa. O objetivo da Feira é promover a adoção responsável, além de garantir um lar com muito amor. Animais que forem adotados terão prioridade na castração.
Requisitos para a adoção
O principal requisito é amar animais e estar comprometido com a adoção. O interessado (a), também precisa ser maior de 18 anos e apresentar documentos pessoais, além de preencher um formulário que será disponibilizado no ato da adoção.
22
Ago/23 |
“Nossa cidade é de alta produtividade agrícola e sustentabilidade”, diz prefeito Junior Marabá |
Durante a inauguração do Segundo Ecoponto do município, na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, destacou que a cidade, pujante no agronegócio, também tem investido na proteção do meio ambiente. “Nossa cidade é de alta produtividade agrícola e tem feito a diferença nas ações de sustentabilidade”, ressaltou.
O prefeito Junior Marabá e o secretário de Sustentabilidade, Renato Faedo
O prefeito falou ainda da responsabilidade do poder público e do papel da comunidade em contribuir com uma cidade mais limpa. “O nosso objetivo é combater o descarte irregular de resíduos sólidos, promover a reciclagem e dar suporte ao aterro sanitário, aumentando a sua vida útil. Para isso, contamos com a contribuição e apoio da comunidade”, pontuou.
O prefeito Junior Marabá, ao fundo, a vereadora Sandra da ONG
O espaço, que tem área total de 847 metros quadrados, fica ao lado da Areninha Rei Pelé e vai atender os bairros Conquista, Santa Cruz e Florais Léa. No local, poderão ser depositados materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal, resíduos domésticos especiais (pilhas e baterias), podas e entulho. Um investimento superior a R$ 636 mil.
Em maio, foi inaugurado o primeiro Ecoponto, no Tropical Ville, que atende a comunidade ao entorno.
22
Ago/23 |
Vende-se um Toyota Corolla Cross |
Vende-se um Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 22/23 completo, único dono, teto solar, automático, com apenas 31.000 km.
Interessados ligar no fone: 77 9.9967-1370
O mais novo lançamento do CEFIP: "SUA CARREIRA ADMINISTRATIVA" tudo em 1 curso só! Assistente administrativo, Assistente financeiro, Assistente de Marketing e vendas e Assistente de departamento pessoal! Ligue 77-99802-6191.
Com a proposta de destacar a trajetória de mulheres arquitetas e suas contribuições para a formação do cenário de decoração e design contemporâneo, o minidocumentário “Mulher Decor”, dirigido pelo cineasta Marcus Maia e pelo jornalista Pablo Rodrigo, será lançado em Salvador. O primeiro episódio da obra, que é produzida pela produtora Cara de Rã, é protagonizado pela arquiteta Celeste Leão e será lançado no dia 30 de agosto, em um coquetel na Sala de Imprensa July Isensee – espaço assinado por Celeste na mostra CASACOR Bahia 2023.
“É uma produção que mergulha na obra e trajetória de mulheres arquitetas que fizeram e fazem história no segmento. O projeto oferece uma perspectiva única sobre a jornada de arquitetas que, sem dúvidas, são personagens dignas de destaque na cena local e nacional, uma vez que mesmo em uma área predominantemente masculina, como a arquitetura, se destacam na indústria da construção e da criatividade espacial”, explica Celeste Leão.
A ideia de lançar luz sobre as histórias extraordinárias de mulheres arquitetas através da produção audiovisual é uma iniciativa da produtora Cara de Rã, do cineasta Marcus Maia, em parceria com o jornalista Pablo Rodrigo Nascimento. Fundada em 2017, a produtora atua no mercado de audiovisual com produções personalizadas no ramo de arquitetura e decoração, além de ser responsável pela produção oficial de vídeos da CASACOR Bahia 2023.
Segundo Marcus, a partir do minidocumentário Mulher Decor, a produtora pretende explorar um viés da arquitetura que merece destaque: os trabalhos das mulheres no setor. “A arte cinematográfica é capaz de colocar em evidência trajetórias profissionais e pessoais, além de eternizar a história. E é exatamente essa a nossa proposta com o Mulher Decor. Queremos trazer à tona a vivência de arquitetas e permitir que o público conheça os seus feitos no segmento de decoração e arquitetura”, destaca o diretor.
Para Pablo Rodrigo Nascimento, que também é responsável pela direção e roteiro da obra, a proposta abre espaços para as profissionais da arquitetura ganharem visibilidade e reconhecimento. “O audiovisual é um canal de comunicação que serve para trazer notoriedade. Com as trajetórias em destaque, as arquitetas e empresárias do ramo de decoração vão ganhar reconhecimento dentro da indústria e entre o público em geral, o que é essencial para a construção de qualquer marca profissional”, ressalta o jornalista.
Sobre a arquiteta Celeste Leão
Com mais de 30 anos de atuação em projetos arquitetônicos e urbanísticos e arquitetura de interiores, Celeste Leão é referência no mercado com projetos realizados em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e diversas cidades do interior da Bahia. Arquiteta formada pela UFBA, ela já participou de dezenas de mostras, eventos e showroons de âmbito nacional, com destaque para a CASACOR Bahia, Made in Brazil (Salvador e Goiânia), Bienal de Arquitetura de Recife, Mostra Casabella, Encol Decora Bahia, Show Case Ceará e Mostra de Decoração Tidelli (Bahia). Além disso, tem trabalhos publicados nas mais renomadas revistas especializadas como: Viver Bem, A&D, Casa & Jardim e Casa Cláudia.
Sobre a produtora Cara de Rã
Fundada em 2017 pelo cineasta e diretor de fotografia Marcus Maia, a produtora Cara de Rã realiza produções de cinema e vídeo com foco no segmento de arquitetura, design e decoração. Especializada na produção de curtas e longas metragens, VTs publicitários, documentários, imagens aéreas e campanhas, a Cara de Rã é a produtora de vídeo oficial da Casacor Bahia 2023.
O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, participou na manhã de ontem (21), da abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-LEM). Na oportunidade, reafirmou o compromisso da sua gestão com a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
“Nós, enquanto poder público estamos sensíveis à essa questão e temos contribuído com as entidades que promovem o cuidado e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, através de convênios, principalmente com a cessão de servidores que auxiliam no dia a dia das instituições, como acontece aqui na APAE e em muitas outras do município”, ressaltou Junior Marabá.
Atualmente a APAE-LEM atende 272 alunos. A programação da Semana Nacional traz como tema: “conectar e somar para construir inclusão” e segue com eventos e atividades até o dia 25 de agosto, em Luís Eduardo Magalhães.
22
Ago/23 |
PM apreende arma de fogo em Correntina |
Na tarde de domingo, por volta das 15h20, na Rua Jaime Moreira, Centro - Zona Urbana de Correntina, a guarnição de serviço, retirou uma arma de fogo ilegal das ruas.
A abordagem aconteceu após atitude suspeita, resultando na apreensão de um revólver Taurus calibre .38 com 06 munições CBC do mesmo calibre intactas.
O suspeito foi conduzido à delegacia em Santa Maria da Vitória para as medidas legais.
Venha saborear as delícias de Minas Gerais na "Sabores de Minas". A sua loja especializada em queijos, doces e iguarias de Minas Gerais. A "Sabores de Minas" fica na Rua Paraíba, 1044, Centro - Em frente a JK Material de Construção, no centro de LEM.
Whatsapp: 77 9.9927-4612
Instagram saboresdeminas673
22
Ago/23 |
Justiça determina que a SulAmérica forneça medicamento à base de canabidiol a criança de 6 anos |
O juiz Roberto José Lima Costa, da 2ª Vara de Relações de Consumo em Salvador, determinou que o plano de saúde SulAmérica deve arcar com os custos de um óleo de cannabis rico em CBD para uma menina de 6 anos, que é portadora de epilepsia.
A menina sofre com quadro de atraso no desenvolvimento e linguagem, tendo ainda seletividade alimentar, dificuldade de interação e atraso cognitivo. O pai e representante legal da criança, Márcio Antônio Santos, afirma que no início do tratamento sua filha apresentava um quadro de epilepsia de difícil controle, e que após a introdução do uso de medicações prescritas do óleo, uma evolução significativa das crises convulsivas foi observado.
Ele narrou ainda que, os demais medicamentos utilizados não foram tão eficazes no tratamento de seu quadro clínico e que os dois extratos de fitocanabinóides foram os únicos capazes de controlar as crises sofridas pela criança.
Em função disso, o Advogado patrono da causa, Michel Torres, especialista em direito do consumidor, solicitou e a justiça determinou que a SulAmérica custeie e autorize imediatamente o medicamento, no prazo de três dias sob. pena de multa diária de R$ 1 mil pela configuração de crime de desobediência.
Na tarde desta segunda-feira (21), as equipes do 17° Batalhão de Bombeiros Militar foram acionadas para agir em um incidente de incêndio em uma residência localizada na Rua Adolfo Alves, no Bairro Vila Brasil, em Barreiras. O chamado ocorreu por volta das 17h, e apesar das circunstâncias ainda não esclarecidas sobre o início das chamas, o fogo se espalhou por dois cômodos da casa. Não houve registro de feridos.
Graças à pronta atuação dos bombeiros, a propagação do incêndio para residências vizinhas foi evitada. O trabalho rápido e eficaz das equipes demonstrou a importância vital de sua intervenção em momentos críticos como esse.