Iniciativa e preocupação com o meio ambiente! Essa é a bandeira que promete mobilizar o público participante do Mutirão do Verde – ação que será realizada nesta sexta-feira (dia 04), em toda área verde em frente ao Hospital do Oeste (HO). O evento, que terá início às 8h da manhã, contará com a participação dos colaboradores da unidade, os quais se revezarão para o plantio de 30 mudas de Ipê-amarelo.
A ação é resultado da parceria do HO com o projeto JB Cidade Verde, que a cada ano contempla uma instituição da cidade com a doação de plantas nativas ou frutíferas. “Além de estimular a preservação de espécies nativas da nossa região, também estamos contribuindo para tornar o nosso ambiente mais agradável e estimular a consciência ambiental”, comentou Marcos Barbosa, líder geral do Hospital do Oeste.
O ipê-amarelo-da-serra é uma árvore brasileira, nativa da Mata Atlântica, considerada a árvore símbolo do Brasil. Comum na vegetação do cerrado, chama atenção pela exuberância de suas flores.
03
Jul/14 |
Nota da Coelba para os moradores de LEM |
A Coelba informa que o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na quarta-feira, dia 09 de Julho de 2014, das 08h30min às 15h00min, nos seguintes logradouros: Rua Santana do bairro Santa Cruz/Loteamento Aroldo Cruz, Rua Lençois do bairro Santa Cruz/Centro, Rua Ibitiba do bairro Santa Cruz/Cidade Santa Cruz/Centro, Rua Ayrton Senna do bairro Loteamento Aroldo Cruz, Rua do Contorno, Avenida Ayrton Senna, Rua Paulo Afonso do bairro Santa Cruz, do município de Luís Eduardo Magalhães. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem os serviços de melhoramento na rede elétrica com segurança.
A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica.
Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamento sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.
Ligue para o 0800 071 0800 ou consulte o site www.coelba.com.br e obtenha maiores informações.
A COELBA AGRADECE A COMPREENSÃO DE TODOS.
A Presidente da Abapa, Isabel da Cunha, deseja fala aos produtores
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) reuniu produtores e convidados, na noite do dia 27 de junho, na abertura do maior evento técnico da cotonicultura do estado da Bahia, o Dia de Campo do Algodão 2014, para as palestras: ‘Brasil: Perspectivas de Negócios e o Algodão’, ministrada pelo jornalista e sociólogo, Paulo Henrique Amorim, e ‘Mantendo finanças sólidas na Agricultura’, ministrada pelo diretor executivo do Rabobank, Antonio Carlos Barbosa Ortiz, no Espaço Quatro Estações, em Luís Eduardo Magalhães.
Na abertura a presidente da Abapa, Isabel da Cunha, destacou os esforços da entidade, em atender as demandas dos produtores e em desenvolver projetos nas mais diversas frentes de trabalho, enfatizando o programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR). “O ABR este ano foi vencedor do Prêmio República do Ministério Público Federal, na categoria Responsabilidade Social, que está em sua segunda edição e tem como objetivo premiar e divulgar as atuações bem sucedidas que contribuam para a defesa da justiça, da sociedade e do estado democrático de direito. Parabenizo a Abrapa pela iniciativa e parabenizo, principalmente, os produtores da Bahia que participam do programa. Ressalto ainda, que nesta safra, nosso moderno Laboratório de Análise de Fibras, conta com o Sistema de Condicionamento Rápido (SCR) e os investimentos da Abapa na qualificação dos profissionais do campo, que contemplam nossos associados com capacitações de altíssimo nível”, disse Isabel.
O vice-presidente da Abrapa e diretor da Abapa, João Carlos Jacobsen, ressaltou os desafios que a cadeia produtiva do algodão vem enfrentando no âmbito nacional e internacional, falou de sua atuação e empenho junto ao Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e destacou o novo momento da cotonicultura no país. “A cultura do algodão está passando por um momento de transição, as novas tecnologias e as novas variedades que estão chegando, especialmente a biotecnologia, faz o país chegar muito próximo, das melhores biotecnologias do mundo, isso muda a maneira de agir, de plantar e de fazer agricultura. Esse evento agrega conhecimento para esse momento que estamos vivendo”, disse.
Representando o secretário da agricultura, Jairo Alfredo Oliveira Carneiro, o diretor de Defesa Sanitária Vegetal, Armando Sá, parabenizou o produtor de algodão do oeste da Bahia. “Os produtores são heróis aqui no oeste, conseguindo superar com muita dificuldade as adversidades, e esse ano temos um alento de ter o prejuízo diminuído, fruto de um trabalho de parceria entre o governo do estado da Bahia e do setor produtivo através das entidades”, destacou Armando.
Isabel da Cunha, Paulo Henrique Amorim e João Carlos Jacobsen
Palestras
Na palestra ‘Brasil: Perspectivas de Negócios e o Algodão’, Paulo Henrique Amorim, falou positivamente do momento em que vive o país e deu ênfase às oportunidades oferecidas pela região nordeste, em especial a cidade de Luís Eduardo Magalhães. “Recentemente li uma pesquisa no Estadão, feita pela CNI em todas as regiões do país, que mostrou que há um sentimento de prosperidade entre os brasileiros, 63% da população acha mais fácil avançar socialmente hoje, do que há 10 anos. Segundo a pesquisa, onde há mais esperança de futuro é no nordeste. Nesse contexto, tenho plena confiança, que se há uma terra de oportunidade é Luís Eduardo Magalhães”, ressaltou Amorim.
Na palestra ‘Mantendo finanças sólidas na Agricultura’, o diretor do Rabobank, Antonio Carlos Barbosa Ortiz, fez uma abordagem sobre os riscos financeiros. “Existem três truques envolvidos em baixar o risco: primeiro, ter equilíbrio financeiro; segundo, demonstrar que existe esse equilíbrio; terceiro, ter bastante consistência nos negócios, entregando o que se promete, e mostrando que os números apresentados tem coerência”, sugeriu Ortiz.
Dia de Campo do Algodão
Promovido pela Abapa, Fundação Bahia, Fundeagro e Embrapa, o Dia de Campo do Algodão 2014, foi realizado no Campo Experimental da Fundação Bahia, na manhã do dia 28, e contou mais de 450 participantes, entre eles, produtores, gerentes de fazendas, técnicos, consultores, instituições de ensino e pesquisa, acadêmicos, entidades do agronegócio, autoridades e multinacionais.
Com três estações montadas no Campo Experimental da Fundação Bahia, o dia de campo, abordou temas pertinentes ao novo momento que vive o algodão, com a chegada de novas tecnologias e novas variedades. Na primeira estação, foi abordado o tema: ‘Variedades de Algodão de Alta Qualidade do Programa Melhoramento do Algodão’, com os pesquisadores Camilo de Lelis Morello , da Embrapa e Murilo Barros Pedrosa, da Fundação Bahia. Na segunda estação, o pesquisador Eleusio Curvelo Freire, da Cotton Consultoria, apresentou a palestra, ‘O cenário do Agronegócio do Algodão no Brasil – Novas cultivares Comerciais de Algodão’. Já na terceria estação, o coordenador técnico do Grupo Fitossanitário, Celito Breda; e o consultor Marcos Tamai, da comissão de Agentes Biológicos/Grupo Fitossanitário, trataram sobre o tema: ‘Manejo do Sistema de Refúgio e Estratégias do Programa Fitossanitário’.
Isabel da Cunha, João Carlos Jacobsen, o chefe da Embrapa Algodão, Sebastião Barbosa e pesquisadores
Para o presidente da Fundação Bahia, Ademar Marçal, o envolvimento de toda a cadeia é que fará a diferença no futuro do algodão na região. “O algodão é hoje a cultura que mais gera emprego no país. Temos passado por momentos difíceis, mas com o envolvimento dos produtores e de importantes entidades, como a Embrapa, temos conseguido vislumbrar um futuro de sucesso”, disse Marçal.
O chefe da Embrapa Algodão, Sebastião Barbosa, ressaltou que a entidade está pronta para atender as demandas da região oeste. “O que já vemos aqui é fruto de um trabalho conjunto. A nossa participação é constantemente cobrada pelas entidades como Fundação Bahia e Abapa. Existem problemas, mas estamos juntos buscando a melhor maneira de solucioná-los”, destacou Sebastião.
As cultivares de algodão desenvolvidas pela Embrapa em parceria com a Fundação Bahia também foram apresentadas. Entre os destaques estão a BRS 336, diferenciada pela sua qualidade de fibra, e a BRS 368RF, de alta produtividade e geneticamente modificada para a tolerância ao glifosato.
03
Jul/14 |
Churrasco tem que ter TRADIÇÃO |
03
Jul/14 |
Hoje tem! |
Todas as rodas da carreta foram roubadas
Na madrugada de ontem, quarta-feira, 2, um motorista de uma carreta bitrem foi surpreendido por homens armados enquanto descansava no Posto Alto da Serra, localizado na BR 242, em Barreiras. Os criminosos quebraram o vidro da cabine e renderam o motorista que foi feito refém.
Um dos assaltantes tomou a direção da carreta e a conduziu para uma estrada vicinal na altura da Serra do Saco, onde a quadrilha retirou as 34 rodas do veículo e roubou R$ 1.500 do motorista.
Os pneus da carreta foram colocados dentro de um caminhão baú, utilizado pelos bandidos que ainda tinham outro veículo dando apoio à ação criminosa.
O motorista ficou i tempo todo na cabine da carreta sendo vigiado por um dos assaltantes. Após o roubo os marginais fugiram, deixando para trás o motorista desesperado.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento finalizou, na última nesta segunda-feira (30) os ajustes na rede de abastecimento da nova ponte da Prainha, em Barreiras, que abastece o campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e o hangar da Associação Barreirense Aerodesportiva (ABA).
Foram posicionados na nova ponte 120 metros de tubulação com diâmetro de 150 milímetros. Antes, o suporte para a travessia neste ponto do rio Grande, ficava na antiga ponte de madeira, com tubulação de diâmetro de 100 milímetros.
Embora não houvesse riscos de acidentes e falta de água, o gerente da Embasa em Barreiras, Marcos Rogério Moreira, afirma que a medida visa garantir mais segurança no abastecimento nesta área da cidade. “Com uma estrutura mais sólida como suporte, a tubulação passa a ficar menos vulnerável aos desgastes como chuva e vento, além de evitar acidentes com banhistas que freqüentam o local”, afirma.
Com o início da substituição, na última sexta-feira (27), o fornecimento de água foi suspenso temporariamente para entroncamento e testes na nova rede de água. A UFOB e a ABA foram devidamente comunicadas e tiveram o abastecimento regularizado no final da tarde da última segunda-feira (30). Com a readequação de novo trecho da rede de abastecimento na ponte da Prainha, a antiga, localizada na ponte de madeira, foi desativada com a retirada da tubulação.
03
Jul/14 |
Prato do dia no Tukas Burger |
03
Jul/14 |
Você viu esse menino? |
Ricardo Aragão Silva, de 12 anos, está desaparecido desde terça-feira, 01, às 16h. Até o momento não se tem noticias de seu paradeiro.
Quem viu ou ver ele, favor ligar para sua genitora Ana Cleide no fone: 77 9815-9208 ou no 8835-7201 ou ainda no Conselho Tutelar: 9090-8802-4773 (A Cobrar).
Obs. Ricardo é conhecido na cidade de LEM, como o menino que vende desinfetante na rua.
03
Jul/14 |
COPA DO MUNDO NO BOLICHE |
O Procon também anunciou uma operação educativa para fiscalizar as lojas participantes do evento
Começa hoje e vai até o próximo dia 14 a Liquida Bahia, uma das maiores promoções do varejo baiano. No total, são dez mil pontos de vendas participantes em 60 municípios, incluindo Barreiras e Salvador. A promessa é a de que os descontos cheguem a até 50%.
A cada R$ 25 em compras, o consumidor ganhará um cupom para participar de sorteio de brinde, que, este ano, inclui carros e motos. O lojista que fizer a venda do cupom sorteado também será contemplado com um tablet.
Segundo o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia (FCDL-BA), Antoine Tawil, a meta deste ano é aumentar as vendas em 20% em relação à Liquida Bahia do ano passado. Para atingir este objetivo, ele conta com os turistas que vieram à Bahia para a Copa do Mundo.
Já o Procon, para garantir a lisura da promoção, anunciou também para hoje o início de uma operação educativa e fiscalizatória nas lojas participantes do evento. A ação será complementada por cartilha bilíngue sobre o direito dos consumidores produzida pelos organizadores da promoção.
03
Jul/14 |
Super Marabá, preço baiximm... baiximm! |
03
Jul/14 |
Vagas de emprego |
1 MEÂNICO INDUSTRIAL
2 TORNEIROS MECANICO
1 PORTADOR NECESSIDADE ESPECIAL - MULHER
1 TECNICO ENFERMAGEM TRABALHO
1 MEDICO DO TRABALHO (P/INTERIOR BAHIA - EXCELENTE SALARIO)
1 ELETRICISTA MAQUINAS /VEICULOS
1 TECNICO SEGURANÇA
1 PROFISSIONAL AREA CONTABIL
1 COZINHEIRA (CIDADE)
1 FINANCEIRO
1 TECNICO AGRICOLA
1 SOLDADOR
Interessados entrar em contato com a CONTRACTARH
Rua Ibitiba, n 426 - Sala 01
Santa Cruz - Luis Eduardo Magalhães - BA
773639.0272 / 9970.0272 / 9196.2327
03
Jul/14 |
HortiFruti: Comprar aqui é mais gostoso! |
A dupla de menores é acusada de praticar diversos assaltos em Barreirinhas, Vila Amorim e Vila Rica
A arma apreendida
Na noite desta quarta-feira, 2, por volta das 20h, a CETO/PELOPES da Polícia Militar do 10º BPM tirou mais uma arma de fogo de circulação em Barreiras, desta vez no bairro Vila Rica.
De acordo com informações, a arma, uma garrucha, estava de posse de uma dupla de menores que vinha praticando diversos assaltos nos bairros de Barreirinhas, Vila Rica e Vila Amorim.
Os adolescentes foram conduzidos, juntamente com a arma, para o complexo policial.
O carro quase caiu dentro de um canal
Na tarde desta quarta-feira, 2, houve um acidente na BR 135, já próximo a entrada da cidade de São Desidério, deixando uma pessoa levemente ferida.
O condutor do carro seguia pela rodovia, quando perdeu o controle do veículo, saindo da pista, vindo a capotar, ficando levemente ferido.
A Polícia Militar de São Desidério e a Polícia Rodoviária Federal estiveram no local do acidente.
Bombeiros chegam ao local para resgatar o corpo que foi encontrado por populares
A retirada do corpo foi difícil
O corpo sendo retirado do rio
O Corpo do pequeno Pablo Danilo Rodrigues dos Santos,de apenas seis anos, foi resgatado pelos bombeiros na tarde desta quarta-feira, 2, do Rio de Janeiro, na altura da Cachoeira do Acaba Vida, na zona rural de Barreiras.
Os bombeiros tiveram dificuldades para transladar o corpo do local que é de difícil acesso.
A emoção marcou a retirada do corpo da criança. Todos estavam profundamente abatidos. O corpo do bebê de seis meses ainda não foi encontrado.
02
Jul/14 |
Abasteça no lugar certo! |
PRIMAVIA VEÍCULOS - BARREIRAS E LEM.
No final da manhã desta quarta-feira, 2, por volta das 11h30, duas guarnições da CETO/ PELOPES do 10º BPM, juntamente com a PM de de Baianópolis, prenderam o Adriano José de Souza com várias armas e munições.
Adriano estava em casa quando os policiais militares de Baianópolis chegaram. De dentro da residência ele atirou com um revolver calibre 38 contra os policiais.
Um dos PM´s foi atingido pelo disparo. Mas, foi salvo pelo colete a prova de bala.
Após o fato, duas guarnições da CETO/PELOPES de Barreiras se deslocaram em apoio aos policiais militares de Baianópolis.
Adriano José acabou preso, com mais cinco armas de fogo, sendo três espingardas e dois revolveres, além de oito munições.
Adriano, as armas e munições foram conduzidos para o complexo policial de Barreiras.
A situação que o veículo ficou
O carro ficou destruído
Adão de Almeida, de 46 anos, teve uma surpresa desagradável ao acordar nesta quarta-feira, 2. Ele se deparou com o seu veículo Ssangyong Rexton totalmente depedrado.
O veículo estava com problemas mecânicos e estava guardado em um galpão ao lado de sua residência, localizada no bairro Vereada Tropical, na cidade de LEM.
Elementos desconhecidos utilizaram blocos e um enxadão para depedrarem o carro.
O dono do carro informou que vai registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia para que o caso seja apurado e os responsáveis pelo ato responsabilizados.
A população de Irecê comemorava alguns momentos de tranquilidade, sem nenhum homicídio ou até mesmo tentativa.
Mas, infelizmente na noite de ontem, terça-feira (01), precisamente no bairro Novo Horizonte, o jovem Marcelo Souza Silva, de apenas 26 anos, foi morto com um tiro de espingarda calibre 12.
Segundo a polícia, a cabeça do rapaz ficou esfacelada devido o disparo. A autoria é desconhecida, no entanto a polícia civil investiga o caso.
Esse foi o 1º assassinato do mês e 27º do ano na cidade de Irecê.
São crimes, na sua maioria, com características de vingança, de"mando", o que vêm deixando a cada dia a sociedade em pânico.
Segundo informações, Marcelo era comerciário e prestava serviço a um Supermercado.
Seu corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Irecê onde será necropsiado.
02
Jul/14 |
Você nunca esteve tão bem longe de casa |
02
Jul/14 |
FRIOMAX Soluções em Climatização |