Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
19
Nov/14

Você de carro 0 km na Nissan

Barreiras e Luís Eduardo

Fonte:Publicidade
()
19
Nov/14

Bruxismo: Doença aflige mais de 30 milhões de brasileiros

Dr. Roberto Ramos da Costa explica que mal é esse

Dr. Roberto Ramos da Costa mostra o aparelho usado para combater o bruxismo. Foto: Fátima Nunes/Jornal Classe A

Se ao acordar, você sentir que está com os músculos da sua mandíbula doloridos, ou ainda com dor de cabeça ou nas têmporas, até mesmo com tontura, fique atento, você pode estar sofrendo de bruxismo – nome que se dá a um ranger dos dentes, que caracteriza-se por um friccionar forte, causado pelo atrito no apertar dos dentes enquanto se dorme.

Os sintomas são inúmeros. É possível sentir zumbido no ouvido e dores no pescoço que irradiam-se até a coluna cervical, sem falar na sensação de aperto ou incomodo, na garganta. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou mesmo soltos, e, às vezes, partes deles são literalmente desgastados. Eventualmente, pode acarretar até a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, levando a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como a síndrome da articulação têmporomandibular (ATM).

De acordo com estudos, o bruxismo atinge a população na faixa etária entre 15 e 35 anos, porém as mulheres são mais propensas a apresentar a doença. A justificativa está atrelada à condição hormonal e afetiva. O tratamento é fundamental, pois o bruxismo é extremamente destrutivo para a estrutura dentária, seus tecidos de suporte, as articulações da mandíbula e até para o ouvido. As placas oclusais são o método de controle mais conhecido e efetivo.

Em Luís Eduardo Magalhães, o dentista Roberto Ramos da Costa, especialista em ortodontia e também em disfunção das ATMs, além do tratamento da Apneia do sono (ronco), explica como tratar esse mal que aflige de 30% a 50% da população, não tendo idade definida. De acordo com ele, o bruxismo vem aumentando nas duas últimas décadas, e os dentistas estão tratando a doença de maneira errada, preocupando-se com o efeito, quando deveriam cuidar da causa dessa enfermidade, que segundo a Associação Brasileira de Odontologia, atualmente acomete mais de 30 milhões de pessoas no Brasil, e se não detectada e tratada rapidamente, pode levar o paciente a uma situação de perdas dentárias irreversíveis.

Deglutição atípica

Alguns profissionais garantem que as razões para o aparecimento do bruxismo estão relacionadas ao estresse, ansiedade e à má alimentação, podendo, esse distúrbio, vir de fonte neurológica, emocional, intensa ou física, incluindo o buylling, o uso de drogas e inúmeras outras causas. Não é exatamente o que pensa o Dr. Roberto Ramos da Costa; “é claro que tudo isso colabora, mas a principal causa é a deglutição atípica”, aponta ele, explicando que a deglutição é um ato neuromuscular, caracterizada por uma sequência de contrações musculares processadas na mastigação. São práticas que nos acompanham desde crianças, como a chupeta ou a mania de ficar ‘mastigando’ o bico da mamadeira, enfim, hábitos adquiridos ainda na deglutição infantil e que o paciente carrega durante toda a vida.

Acontece que, ao realizar as fricções involuntárias, o paciente determinará outros pontos prematuros e também gerará carga acima do suportável em outras estruturas dentárias, articulares e musculares, muitas vezes gerando dor e cansaço muscular, fraturas dentais, perdas ósseas entre outros problemas envolvendo a gengiva e as articulações. Muitos pacientes chegam a ficar com os músculos que envolvem a mastigação superdesenvolvidos, sendo observados até pela face exterior. Normalmente, o bruxismo também pode estar relacionado a dentes ausentes ou mal posicionados, próteses inadequadas e uma mordida aberta, ou mesmo a alterações respiratórias e neuromusculares.

Dentes danificados pelo ranger de dentes (bruxismo)

Bruxismo e Briquismo

O bruxismo é o movimento inconsciente de apertar ou ranger os dentes durante o sono ou em momentos de tensão.. “Eu costumo dizer que quem faz o tratamento da doença acaba tratando, também, a tontura, labirintite, fadiga, dores de cabeça e nas têmporas, persistentes como nas enxaquecas, dores no pescoço, ombros, braços, peito, nuca, cervical, e ainda as ATMs”, diz o Dr. Roberto.

Embora mais frequente à noite (por isso mesmo geralmente é descoberta por algum familiar ou acompanhante que descobre o problema durante o sono da pessoa), a doença também pode manifestar-se durante o dia, para a qual dá-se o nome de briquismo, e tem as mesmas consequências do bruxismo. Tanto um quanto outro causam desgaste dental, e além das dores na região das articulações temporomandibulares, também podem acarretar reabsorções e perdas ósseas, perdas, estas, que determinarão problemas de mobilidade dental e ainda periodontais (de gengiva), também a diminuição da altura da face. Dependendo da intensidade do ranger e apertamento dos dentes, os sintomas podem variar de leve a moderado e intenso. Essas pessoas costumam ter o sono mais perturbado, dormem mal, e isso acaba prejudicando também a saúde emocional. Uma das recomendações, é que aqueles que sofrem com bruxismo comecem a praticar algum exercício físico e tenham uma dieta balanceada.

Causa x Efeito

“Hoje em dia os dentistas tratam o bruxismo de maneira errada, porque tratam o efeito, e não a causa”, sentencia o Dr. Roberto Ramos da Costa, especialista em ortodontia e também em disfunção das ATMs, enquanto reafirma que tratar o efeito não traz resultados; “os profissionais costumam usar placas oclusais de acrílico, também conhecidas por placas de mordida, com a finalidade de não desgastar os dentes. O paciente usa a vida toda, desgasta as placas e não resolve o problema do bruxismo”, diz o especialista, e prossegue: “os pacientes com dentes desgastados acabam sendo tratados com belas reabilitações, próteses caras, que com o tempo acabam se quebrando e não curam a doença, porque a causa dela não foi tratada”.

De acordo com ele, o tratamento mais correto é o realizado com a placa de silicone, fabricada na Austrália, e de baixo custo para o paciente; “o tratamento é rápido e eficiente, por isso a nossa filosofia segue essa linha, onde o paciente vai estar tratando a causa, não o efeito”, garante o Dr. Roberto, salientando que caso tenha sido confeccionada apropriadamente, a mesma placa pode ser utilizada durante todo o tratamento (de seis meses a um ano). Porém, se o tratamento se prolongar por mais tempo, se a placa fraturar, ela deverá ser substituída.

Orientação profissional

Segundo o Dr. Roberto, muitas pessoas procuram a fonoaudiologia e outras alternativas para auxiliar no tratamento, que inclui a ajuda de fisioterapeutas, psicólogos e até profissionais de educação física, mas para o especialista, as placas oclusais são o método mais indicado. Ele explica que a placa confeccionada em silicone possui um lugar específico onde acomodar a língua, com a finalidade de corrigir a deglutição atípica, que nada mais é do que o posicionamento incorreto da língua, que causa o desgaste dos dentes; “o músculo da língua é involuntário, e esse aparelho ajuda a levar o órgão do paladar para a posição certa; “a placa de silicone é a opção mais eficaz, por tratar-se de uma terapia de 8h, feita enquanto se dorme”, diz o dentista.

A maioria dos problemas de desordem temporomandibular e dor orofacial pode ser controlada em um período médio de 6 meses de uso noturno. Entretanto, em alguns pacientes, devido a fatores como bruxismo exagerado, depressão e estresse, a placa poderá ser utilizada por um período mais prolongado, sob controle frequente do dentista, que indicará o tratamento apropriado, dependendo da fonte potencial do bruxismo, e com base no grau dos danos causados aos dentes. Conforme a musculatura relaxa ou a placa se desgasta, a oclusão se modifica, devendo, dessa forma, ser ajustada periodicamente. Por isso o tratamento deve ter o acompanhamento e a orientação de um profissional; “a doença tem cura, e o tratamento pode durar de um a dois anos”, conclui o Dr. Roberto.

SERVIÇO

O Dr. Roberto Ramos da Costa atende em Goiânia, GO, e em Luís Eduardo Magalhães, na Clinica Doutores do Sorriso. Fundada em março de 2011, a clínica funciona diariamente com profissionais especializados nas áreas de Ortodontia, Implantodontia, Endodontias, Clinica Geral e Cirurgias.

Doutores do Sorriso
Rua Pernambuco 401- Salas 2 e 3 | Centro (Em frente a Caixa Econômica Federal).
(77) 3628-3926 | 9976-3926

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas/Jornal Classe A/Repórter Fátima Nunes
()
19
Nov/14

Confira as Ofertas da Quarta Legal do Grupo Espírito Santo

Fonte:Publicidade
()
19
Nov/14

Churrasco tem que ter TRADIÇÃO

Fonte:Publicidade
()
19
Nov/14

Sara Brandão: Poros Dilatados e Oleosidade na pele

Os poros dilatados são um problema enfrentado principalmente por quem possui a pele oleosa. A dilatação dos poros é mais frequente no verão, devido ao suor (que sai através dos poros) e também porque o calor pode aumentar a oleosidade da pele.

A consequência é uma pele ainda mais oleosa, com aspecto gorduroso e mais brilhante. Os poros se dilatam devido ao aumento das glândulas sebáceas e da secreção de sebo.

Os poros são basicamente pontos na pele de onde saem a secreção sebácea e os pelos. A glândula sebácea e o pelo dividem o mesmo poro, mas há uma regra: quanto maior o pelo, menor é a glândula sebácea. Por isso, em áreas sebáceas com muitos poros, como a zona T, e sem os pelos, a secreção tende a ser maior.

Poros dilatados podem virar espinha?

Os poros dilatados não viram espinhas. O que acontece é que a hipersecreção sebácea favorece o acúmulo de sebo no poro e, assim, pode proliferar bactérias, inflamar e formar uma lesão de acne se a pessoa tiver predisposição para acne. Mas nem todas as pessoas que têm poros abertos apresentam acne.

Tratamento

Hoje existem vários tratamentos que diminuem os poros e a oleosidade da pele , procure um profissional da área para saber o melhor tratamento.

SARA BRANDÃOCENTRO AVANÇADO DE ESTÉTICA E ACUPUNTURA
DEBORAH ASSIS
ESTETICISTA E TERAPEUTA
Para maiores informações:
Ligue : 36281215/99073076/99074976 Venha conhecer também nossos tratamentos faciais e corporais.

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
19
Nov/14

Oportunidade de negócio

Vende-se um condomínio no bairro Florais Léa

Excelente estrutura

Garagem

Vende-se um condomínio com diversos apartamentos, localizado no bairro Florais Léa, nas proximidades da Rádio Cultura.

Obs. Todos os apartamentos estão alugados.

Interessados ligar para 77 9972-6220 – 9172-6213.

Fonte: Informe Publicitário
()
19
Nov/14

Restaurante Sabor Caipira

Uma delícia de comida

Fonte:Publicidade
()
19
Nov/14

LEM agora tem a Casa do Marmitex

Comida caseira da melhor qualidade

Fonte:Publicidade
()
19
Nov/14

Hoje é dia de Chopp dobrado na Antonietta

Fonte:Publicidade
()
19
Nov/14

HortiFruti: Comprar aqui é mais gostoso!

Economizar é comprar bem

Fonte:Publicidade
()
18
Nov/14

Violência: Homem é executado por dupla fortemente armada em Irecê

Paulinho foi morto com tiros de espingarda calibre 12 e de pistola

Polícias Militar e Técnica vistoriam o carro de Paulinho (foto ao lado)


O carro de Paulo Nunes ficou cravado de balas




O corpo de Paulinho e rua onde ele foi morto

Na tarde de hoje, terça-feira (18),por volta das 16h, mais um homicídio ocorreu em Irecê. Desta vez foi vítima um homem identificado como sendo Paulo Francisco Nunes, 39 anos,conhecido por "Paulinho Palito". Segundo a polícia, o crime ocorreu no interior de uma lava jato localizado na Avenida Tertuliano Cambuí, centro da cidade.

Paulo ia pegar o seu veículo, quando foi surpreendido por dois homens encapuzados e fortemente armados. Eles estavam a bordo de uma picape Strada, de cor vermelha. Nunes foi morto com um tiro de espingarda calibre 12 e diversos tiros de pistola. Os disparos atingiram o rosto e a cabeça da vítima que morreu no local. O crime tem característica de vingança,e essa é a principal linha de investigação da polícia. Depois da ação, os atiradores fugiram sem destino.

O corpo de 'Paulinho Palito' foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Irecê, onde foi necropsiado a poucos instantes. A polícia civil de Irecê investiga o caso.

Fonte:Do correspondente do Blog do Sigi Vilares em Irecê, repórter Luciano Castro
()
18
Nov/14

Resposta da Coelba a produtor rural de Riachão das Neves

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Resposta
()
18
Nov/14

Relembre o caso

Reclamação de um produtor do município de Riachão das Neves a COELBA

Venho aqui registrar neste site tão popular na nossa região, um fato que está acontecendo comigo, mas que é bastante corriqueiro em todo estado.

Desde o dia 11 de novembro estou sem energia na minha fazenda que está localizada próximo ao distrito de São José do Rio Grande, em Riachão das Neves. 

Todos nós sabemos que faltar energia é normal, mas a demora no atendimento e regularização da mesma que não é. Imediato a falta de energia registrei uma reclamação junto a COELBA e está me informou que estavam cientes da falta, e que a turma já estava trabalhando no local para a regularização. 

No entanto não foi isto que aconteceu por que desde o referido dia estou sem energia elétrica e todas as vacinas, leite, carnes e demais coisas que precisam da refrigeração para conservar estão perdendo. Sou um pequeno produtor, todavia sei que isto não ocorre somente com está classe, mas com os grandes produtores também.

Queria que o atendimento desta empresa se posicionasse para atender minha ocorrência e respondesse por que está situação é tão corriqueira na nossa região?

Att. Agamenon de Sousa Simões

Fonte:Blog do Sigi Vilares - participação do internauta. Mande seu e-mail: sigivilares@hot
()
18
Nov/14

E os problemas do Rosário se repetem...

Com as chuvas que tem caído nos últimos dias, as ruas do distrito do Rosário têm apresentado seus velhos problemas. Pontos de alagamento, trechos intransitáveis, muita lama e por aí vai.

Vale ressaltar que a situação está, diríamos, “menos pior”, do que nos anos anteriores. Nesse ano a atual administração do município fez alguns serviços de reparos e manutenção das vias, porém, isso tudo ainda não foi suficiente para resolver o problema de maneira definitiva.



A população espera há anos por uma solução, que seria a pavimentação das ruas, acompanhada, claro, de um projeto para escoamento das aguas da chuva. Muitas coisas tem sido prometidas, porém, até o momento a situação que temos que conviver é esta.

Contudo, quem sofre como sempre, é o povo, que vê desta forma ate o seu direito de ir e vir não sendo cumprido.

Fonte:Do correspondente do Blog do Sigi Vilares na regiao do Rosário, repórter Magnum Favretto
()
18
Nov/14

Teen Malhas, Barreiras e LEM têm!

Fonte:Publicidade
()
18
Nov/14

Real Calçados; tudo em 10x sem juros

Fonte:Publicidade
()
18
Nov/14

Doce Pimenta Moda Íntima e Sex Shop

Fonte:Publicidade
()
18
Nov/14

Caixa Econômica e Prefeitura sorteiam numeração das moradias do Residencial Sol do Cerrado

A Caixa Econômica Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, e a Metro Engenharia, empresa responsável pela construção, realizam as 14h desta quarta-feira, 19, no Sindicato dos Produtores Rurais, reunião informativa com os 900 beneficiários do Residencial Sol do Cerrado 1, 2 e 3, localizado no Bairro Jardim das Oliveiras. Os beneficiários precisam levar CPF e o Número de Inscrição Social/NIS (Cartão Cidadão ou Cartão Bolsa Família).

Os 900 beneficiários fazem parte de uma relação de 1.270 nomes enviados para análise à Caixa Econômica Federal em junho de 2014, obedecendo cadastro prévio do Setor de Assistência à Habitação e Moradia da Secretaria de Trabalho e Ação Social.

 “Do excedente alguns foram rejeitados por já terem sido beneficiados em projetos habitacionais de outros municípios. Há ainda alguns beneficiários que estão em processo de reformulação de seus cadastros para que possam ser incluídos na lista de prioridades nos próximos projetos”, explica a Assistente Social, Luzia Fontana, Gerente de Assistência, Habitação e Moradia da Secretaria de Trabalho e Ação Social.

Desde que assumiu a prefeitura para seu primeiro mandato Humberto Santa Cruz entregou 262 casas populares e firmou convênio para construção de outras 1.400 todas no bairro Jardim das Oliveiras. Outras 1.100 unidades habitacionais estão em fase de construção com previsão de entrega no ano de 2015.

A expectativa é que até o final de 2016 sejam entregues aproximadamente 3 mil casas populares através do Programa Minha Casa Minha Vida para população de baixa renda no município

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
18
Nov/14

Saiba a verdade sobre o que levou a SEI a demarcar novas divisas para LEM e Barreiras

Diretor da SEI realiza reunião com prefeitura de Barreiras sobre divisa com Luís Eduardo Magalhães

No âmbito do Projeto de Atualização dos Limites Intermunicipais da Bahia, coordenado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI/Seplan) e realizado em parceria com o IBGE e a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), os trabalhos no Território de Identidade (TI) Bacia do Rio Grande foram iniciados em 09/07/2012, em reunião realizada no Centro Cultural de Barreiras, cujo objetivo era esclarecer a metodologia do trabalho e envolver as respectivas prefeituras no acompanhamento dos trabalhos de campo.

Para tanto, a SEI cumpriu todo o protocolo de organização da reunião, encaminhando previamente convites a todas as prefeituras do TI. Embora a prefeitura de Barreiras não se fizesse presente nessa reunião, mesmo tendo recebido o convite, indicou um técnico especializado em topografia para acompanhar a equipe técnica da SEI e IBGE nas várias divisas do município. Assim foi procedido.
Os trabalhos de campo indicaram como resultado, de acordo com os critérios administrativos e o sentimento de pertencimento das comunidades, que as Agrovilas III e IV e o aglomerado rural de Umburanas, embora pertencendo formalmente, na oportunidade, ao município de Barreiras, deveriam ser legalmente integradas ao município de Luís Eduardo Magalhães (LEM).

Posteriormente, a SEI convocou, por meio do Ofício nº 315/2012, uma nova reunião para o dia 22/11/2012 para apresentar os resultados do trabalho a todos os prefeitos do TI Bacia do Rio Grande, sendo convidada, inclusive, a prefeitura de Barreiras, que nessa oportunidade também não se fez presente.

A minuta do Projeto de Lei referente aos limites do TI Bacia do Rio Grande foi encaminhada à Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da ALBA no início de 2013, sendo aprovada pela Assembleia e sancionada pelo Exmo. Governador em setembro de 2013.

No dia 28/10/2014, terça-feira, a SEI foi contatada pelo vice-prefeito do município de Barreiras, Sr. Carlos Augusto Barbosa Nogueira, que solicitou uma audiência com a direção da SEI, concedida hoje, dia 05/11/2014. Nesta reunião, coordenada por este diretor geral, Geraldo Reis, a equipe técnica da SEI e IBGE explicou como foram alcançados os resultados do trabalho de campo, realizado sempre contando com a participação de um representante da Prefeitura Municipal de Barreiras e um representante da prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

Nesta reunião, o prefeito de Barreiras, Sr. Antônio Henrique de Souza Moreira, registrou sua discordância quanto aos resultados do trabalho e pleiteou uma busca de solução no âmbito administrativo. O diretor geral da SEI reafirmou que a prioridade neste momento é a conclusão dos trabalhos do Projeto de Atualização dos Limites Intermunicipais em todo o estado, restando para isso encaminhar à ALBA os anteprojetos dos TI de Irecê e Sisal, além de dar início ao trabalho referente ao TI Metropolitano de Salvador.

Nesse contexto, ficou acordado na reunião de hoje que a prefeitura de Barreiras encaminharia à Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da ALBA o pleito formal para que a equipe da SEI e IBGE faça uma nova visita ao TI Bacia do Rio Grande, o que deve ocorrer no final do mês de janeiro de 2015, contando com o acompanhamento dos prefeitos de Barreias e de LEM.

O objetivo será buscar um aprimoramento do trabalho e um refinamento dos traçados das divisas de forma a conseguir um consenso entre os municípios.

Ao término da reunião, registrou-se a presença do deputado Rosemberg Pinto e da deputada Kelly Magalhães.

Salvador, 05 de novembro de 2014

Geraldo Reis
Diretor Geral da SEI

Fonte:SEI
()
18
Nov/14

Conheça a OMEGA locações e fábrica de telas e alambrados

A empresa se destaca com ótima qualidade e pela rapidez na entrega


A ÔMEGA LOCAÇÕES & FÁBRICA DE TELAS E ALAMBRADOS fica na Avenida Tancredo Neves, no Florais Léa, na cidade de LEM

Melhore a segurança na sua propriedade e evite visitas indesejadas, pois segurança nunca é demais. A ÔMEGA FÁBRICA DE TELAS oferece a você uma opção de prática, segura e de baixo custo.

Cerque sua propriedade rural, condomínios, campo de futebol e quadra poliesportiva com as telas e alambrados da ÔMEGA.

A ÔMEGA atende seus clientes com o melhor arame galvanizado GERDAU. Material de qualidade comprovada e com grande rapidez de produção e entrega rápida.

A ÔMEGA LOCAÇÕES & FÁBRICA DE TELAS E ALAMBRADOS fica na Avenida Tancredo Neves, no Florais Léa, na cidade de LEM. Fones: 77 3628-2197 e 9971-5148.

Fonte:Informe Publicitário
()
18
Nov/14

Casa do Escritório, agora mais ampla e em novo endereço


Rua Paraíba, ao lado das Lojas Economia, em frente ao Novo Mundo

A Casa do Escritório agora está em novo endereço para melhor lhe servir. Ela continua na Rua Paraíba, mas agora em frente Novo Mundo e ao lado das Lojas Economia, centro de LEM. 

E agora com uma novidade: A loja não fecha para almoço.

Casa do Escritório. Fones: 77 3639-0650 e 9963-4647. PROMOÇÃO DE CADEIRAS: CADEIRA PRESIDENTE ALTA COSTURADA. R$ 480 à vista.

Visite também o nosso site www.casadoescritorioba.com.br - email:[email protected]

Fonte:Informe Publicitário
()
18
Nov/14

Mulher morre afogada no Rio São Francisco

Caso ocorreu no município de Muquém do São Francisco

A ibotiramense Luiza Amaro Silva, de 42 anos, morreu afogada no Rio São Francisco, na altura do povoado Riacho da Serra Branca, no município de Muquém do São Francisco.

Na tarde de ontem, segunda-feira, 17, o corpo da mulher foi encontrado. Luiza estava tomando banho no rio acompanhando de seu companheiro de convívio, quando desapareceu nas águas do velho chico.

O corpo de Luiza foi removido para o IML de Barreiras.

Fonte:Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
18
Nov/14

Carreta atinge motocicleta na Avenida Enedino Alves da Paixão

Por sorte, motociclista não se feriu

Local do acidente


O motociclista, de azul, não se feriu

No final da manhã desta terça-feira, 18, um motociclista levou um grande susto. O condutor da moto saia de uma revenda de veículos, localizada na Avenida Enedino Alves da Paixão, no bairro Florais Léa, quando foi atingido por uma carreta em marcha ré.

O motorista não viu a moto que foi atingida pela carreta. O motociclista caiu com a moto, por sorte, não se feriu.
A SUTRANS registrou o acidente.

Fonte:Repórter Edson Flauzino/Blog do Sigi Vilares
()
18
Nov/14

Nova Decore, Cortinas e Persianas

Fonte:Publicidade
()
18
Nov/14

Estudante da Escola José Cardoso sai da OILEM para ser campeão no Barradão, em Salvador

Atuando pelo MAF, luiseduardense foi campeão em cima do Vitória

Gustavo Ralile, o primeiro da direita para a esquerda, sentado no chão de chuteira rosa

Gustavo Ralile, o segunda da esquerda para a direita, com a bola no chão

Gustavo Ralile, de 14 anos, ex-aluno da Escola Municipal José Cardoso de Lima, na cidade de LEM, está fazendo sucesso na capital do estado, onde está jogando pelo MAF (Mota Associação de Futebol).

Gustavo se destacou durante na OILEM (Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães) realizada em agosto pela prefeitura.

Em seguida, ele assinou com o MAF onde foi campeão neste final de semana. O time de Gustavo conquistou a Copa Rubro Negra diante do Vitória, no estádio Manoel Barradas, o Barradão, pelo placar de 1x0.

Agora o luiseduardense, que em LEM também era atleta do professor Raimundo Nonato do JC Society, espera alçar voos mais altos na sua carreira que está apenas começando.

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()