Policiais militares da CIPE/Cerrado prenderam dois jovens neste sábado, 9, em Barreiras. Um rapaz de 18 anos, portava um revólver que foi apreendido pelos policiais. O outro é um menor de 16 anos que foi apreendido.
A arma e a dupla foram apresentadas no complexo policial de Barreiras.
No inverno de 1872, entre os meses de janeiro e março, Friedrich Nietzche é convidado pela Universidade de Berlim, na Alemanha, para falar aos jovens sobre o futuro das instituições educacionais e as grandes empreitadas que a Educação iria enfrentar. Diz ele: A cultura não pode se reproduzir e crescer quando a educação está orientada para uma profissão, uma carreira, uma função, um cargo, quando é movida pelo o espírito utilitário, quando é vivificada quando é verificada através de exames obrigatórios e integradores, quando é extensiva e universalizada; mas esta é, no entanto, a verdadeira face da cultura da modernidade tardia vivida na Alemanha, tal como ele a vivia.
O emblemático problema apresentado por Nietzche na Alemanha é um problema também do Brasil. Diria que no Brasil o problema é mais “monstruoso” por dois motivos: Primeiro porque somos subordinados a uma divida cultural histórica e política, onde o saber é direcionado para o lucro, sendo hoje a educação um produto de mercado.
Em segundo lugar, de modo semelhante ao primeiro, os departamentos educacionais não estão preocupados com um saber capaz de nos fazermos gente, pessoa, ser humano, mas simplesmente profissionalizar. Estudar para ser alguma coisa é a pior ignorância e pobreza que um homem pode viver. Antes, devemos estudar no intuito de conhecer, um conhecimento ao ponto de nos livrarmos da “sombra da caverna” como diz Platão na obra A República.
A profissão é resultado de um longo, apaixonado e duradouro saber. Primeiro nos humanizamos, através do saber, depois nos profissionalizamos. No Brasil só profissionalizamos, ou seja, restringimos a educação a um mero esforço físico ou mental, onde não transforma nada. À luz do pensador Nietzche, temos uma cultura educacional podre, fraca e tímida que não consegue dizer nada a respeito de um campo abrangente e complexo.
Por Padre Uilson Mello
Filósofo Teólogo e Mestrando em Filosofia da Educação pela a UFP.
11
Mai/15 |
HortiFruti: Comprar aqui é mais gostoso |
Homens e mulheres presos por tráfico, formação de quadrilha e homicídios estão sendo soltos em Bom Jesus da Lapa (distante a 777 km de Salvador) por conta da falta de promotor na cidade que ofereça denúncia dos crimes a Justiça.
A situação está deixando vulneráveis a população e os profissionais que atuam nas investigações e prisões dos suspeitos, segundo o delegado José Ribeiro. Ele salientou que "são inúmeras as ameaças contra delegados e policiais. Alguns criminosos já foram soltos e nosso temor é que sejam soltos outros traficantes".
Como exemplo, o delegado mencionou uma decisão expedida pela segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia, no dia 30 de abril, concedendo habeas corpus à Valdemira Alves de Souza.
"Ela foi presa em flagrante com entorpecentes para venda e uma pistola 6.35 no dia 20 de janeiro deste ano. E a justificativa do tribunal para conceder-lhe a liberdade foi excesso de prazo sem que o Ministério Público oferecesse a denúncia à Justiça", disse Ribeiro, explicando que a medida foi legal, "pois o prazo para que isto ocorresse é de 10 dias".
Segundo o delegado Antônio de Albuquerque Cesar, Valdemira -conhecida por Val- está ligada à quadrilha liderada por Francileno de Jesus Nunes, conhecido por Sú, preso em 2013. Ele está custodiado com outros membros do bando na Penitenciária de Serrinha, em Regime Disciplinar Diferenciado, utilizado para pessoas de alto risco à sociedade.
Apreensão
Com a quadrilha foram apreendidos, em apenas uma operação no dia 28 de janeiro de 2014, 106 kg de maconha e cocaína avaliadas em R$ 6 milhões. O material estava na fazenda usada pelo bando. Além de drogas, foram encontradas armas, munições, balanças e dinheiro.
"Sem a presença integral de promotores na cidade, outros integrantes do grupo foram soltos antes e outros podem ser soltos, inclusive os chefões, pois os processos não têm prosseguimento", disse Albuquerque César, sem esconder o sentimento de decepção diante destas dificuldades. "A sensação que tenho é de enxugar gelo", definiu.
10
Mai/15 |
Uma mensagem do vereador Juvenal Canaã |
Ricardo Felipe Pires Silva, de seis anos, morreu na madrugada deste domingo, 10, no Hospital do Oeste, em Barreiras, onde estava internado após ser atropelado por um caminhão na cidade de Luís Eduardo Magalhães.
O corpo foi encaminhado para o IML do complexo policial e após necrópsia foi liberado para sepultamento. Na guia de recolhimento do IML não havia informações sobre o acidente que causou a morte do menino.
10
Mai/15 |
Ofertas especiais da PRIMAVIA FIAT |
10
Mai/15 |
NFCE JÁ É UMA REALIDADE! |
10
Mai/15 |
Arena Bar e Bola - Venha conhecer! |
Local onde o crime ocorreu
O corpo de dona Leonice
O corpo sendo removido para o IML de Barreiras
Leonice Anália de Oliveira de 45 anos, foi morta a facadas na madrugada deste domingo, 10, no condomínio em que morava na Rua 2, no bairro Mimoso III, na cidade de LEM.
A polícia militar recebeu a informação no início da manhã. Ao chegar ao local e comprovar a veracidade do fato, a PM acionou a polícia civil que fez a perícia no local e providencia a remoção do corpo para o IML de Barreiras.
Crime Passional – De acordo com informações colhidas no local do crime, dona Leonice estava separada do ex-marido acerca de três meses e segundo familiares, o mesmo não aceitava a separação. A polícia civil vai seguir essa linha de investigação, a de que o crime tenha sido passional.
Violência – Dona Leonice foi morta com cerca de 11 facadas. Os golpes atingiram principalmente as costas (seis) rosto (um) braço (um) femo direito (um) barriga (dois).
Aniversário – A vítima era mãe de um jovem de 21 anos, casado, morador do bairro Santa Cruz, e que completa aniversário hoje, 10, dia das mães.
A dupla presa
A moto apreendida com a dupla, a placa adulterada de OLC para OUO - já os números continuaram os mesmos
No início da noite de ontem, sábado, 9, por volta das 18h30, uma guarnição da polícia militar, sob o comando do sargento Chacal Alves, prendeu Antonio Clementina, de 25 anos, e Danilo Evangelista, de 21. A dupla é suspeita de praticar, nos últimos dias na cidade de LEM, diversos assaltos ao comércio. O último teria sido ainda na tarde de ontem, quando a dupla assaltou o Supermercado Líder, localizado no bairro Florais Léa.
Sargento Chacal Alves com a arma municiada apreendida com a dupla
Após diligencias, os policiais militares chegaram até a Rua Canudos, no Loteamento Conquista, onde encontraram Antonio e Danilo a bordo de uma moto Honda CG, de cor preta, de placa adulterada com uma fita isolante. Com eles, os policiais militares encontraram ainda um revólver calibre 38. A arma estava carregada.
O sargento Chacal Alves espera que a dupla fique presa para o bem da população
A dupla, com a arma e a moto, foi apresentada na delegacia de polícia. O sargento Chacal Alves, espera agora que eles fiquem presos: “Os dois já tem diversas passagens pela polícia pelos mesmos crimes. Mais uma vez fizemos a nossa parte. Espero agora que eles fiquem presos para o bem da população”.
10
Mai/15 |
SEGURO DPVAT É COM A RC SEGUROS |
Luiz Fernando dos Santos, de 19 anos, foi baleado no início da noite deste sábado, 9, pouco depois das 19h, após uma discussão na Rua Seabra, no bairro Santa Cruz, na cidade de LEM.
Ele foi atingido com três tiros, todos na perna esquerda. Um dos disparos pegou apenas de raspão. Luiz foi socorrido por terceiros para a UPA.
A PM registrou o caso.
09
Mai/15 |
Disk Gesso Lacerda |
09
Mai/15 |
PROJETO JP FOTOS |
Trecho onde o acidente ocorreu
Onde o carro das vítimas foi parar
O condutor do veículo está em estado gravíssimo no HO. Sua esposa e filho morreram
O carro que o professor conduzia
O corpo do bebê que morreu no acidente
A movimentação no Hospital Altino Lemos, na cidade de Formosa do Rio Preto
O acidente foi na tarde deste sábado, 9, por volta das 16h, na BR 135, cerca de 10 quilômetros da sede do município de Formosa do Rio Preto. A colisão foi entre dois veículos, um Fiat Pálio, de cor prata, placa de Formosa, e outro Fiat Pálio, de cor azul, placa de Bom Jesus/PI.
O acidente - De acordo com informações levantadas pela polícia militar, o Pálio, de cor prata, conduzido pelo professor Gustavo Teixeira de Almeida, que trafegava sentido Corrente/PI, quando aconteceu a colisão com um Pálio, de cor azul, conduzido por Wanderson de Souza Silva, que estava acompanhado da esposa, Célia Regina B. da Silva, e deu filho Wandril Souza Silva, um bebê de apenas oito meses, que morreu no local. Wanderson teria invadido a pista contrária causando o acidente.
Os outros feridos foram socorridos pelo SAMU para o Hospital Altino Lemos. Logo em seguida, por volta das 18h30, Wanderson de Souza Silva e sua esposa Célia Regina foram transferidos para o Hospital do Oeste (HO), em Barreiras.
Pouco depois de dar entrada no HO, Célia Regina B. da Silva e morreu. Seu marido está em estado gravíssimo. Já o professor Gustavo Teixeira continua internado no hospital de Formosa do Rio Preto e não corre risco de morte.
A Montana recuperada pela PM
Danilo Silva queria voltar para Brasília em carro alheio
Danilo Silva Barreto, de 30 anos, foi preso por policiais militares da 5ª CIA de LEM no final da tarde deste sábado, 9, na Vila 2, do Assentamento Rio de Ondas, na zona rural do município. Danilo estava abordo da picape GM Montana, furtada pela manhã em frente a delegacia de polícia.
Danilo já havia trocado as garrafas de café e outros objetos do carro por gasolina e já se preparava para deixar a comunidade rumo a cidade de Brasília/DF.
Danilo havia ganhado recentemente liberdade provisória e deixado o complexo policial de Barreiras. Segundo ele, o mesmo não conseguiu uma passagem da prefeitura de Barreiras para voltar para sua cidade, Brasília, e veio para LEM tentar uma sorte melhor. “Ele procurava ajuda na delegacia de polícia, quando ele viu o senhor Alfredo Estrela deixar a chave na ignição do veículo ligado, não pensou duas vezes e furtou o veículo para voltar para Brasília”, contou um policial militar.
Agora Danilo perdeu a liberdade recém-conquistada e adiou o sonho de voltar para o seio de sua família em Brasília.
Esquina onde a jovem fo atropelada
Franciele França foi socorrida para a UPA
A bicicleta da jovem
O condutor de uma pick-up Saveiro atropelou uma jovem ciclista identificada como Franciele França, de 20 anos, na manhã deste sábado (9), na Avenida São Francisco, esquina do Bar Krakatoa.
O condutor mudou de pista e atropelou a jovem do outro lado da rua, ao entrar em alta velocidade na Avenida, sem observar o trânsito. Após o acidente, o motorista tentou fugir, mas foi localizado, preso e identificado pela Polícia Militar como funcionário da Distribuidora de Bebidas Gabriele. A jovem foi socorrida pelo SAMU.
09
Mai/15 |
Dia das Mães é no Hiper Santo Antonio |
O presidente da Câmara Municipal de Barreiras, vereador Tito, participou nesta sexta-feira (08.05.2015) na Praça Landulfo Alves, em Barreiras, das atividades de comemoração dos 70 anos da atuação da Força Expedicionária Brasileira, onde foi destacado os feitos da FEB nos campos de batalha na Itália, na luta contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial.
Evento conduzido pelo Comandante do 4º Batalhão de Engenharia de Construção, Coronel Tadeu Negrão, contou ainda com as presenças do Prefeito municipal, do Comandante da Guarda Municipal, do Comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, do ex-combatente na 2ª Guerra Mundial, Cabo Eurypedes Pamplona, vereadores e demais autoridades.
Tito foi agraciado juntamente com outras autoridades com o Diploma de Honra ao Mérito do Exército Brasileiro, pela colaboração nas comemorações dos 70 anos do encerramento da segunda guerra mundial.
O Cabo Euypedes Pamplona, herói barreirense, foi homenageado pelo Exército e pelas demais instituições presentes. Em seguida, foi realizada Sessão Solene na Câmara Municipal com o lançamento do Livro de autoria do Tenente Pinheiro, contando a história da participação de dois barreirenses na grande guerra.
"Reputo de grande importância essa atitude do Coronel Tadeu Negrão, ele que é para mim um dos mais competentes e humildes comandantes do Exército que por aqui passaram, em fazer essa justa homenagem a esse barreirense Cabo Eurypedes Pamplona (95 anos de idade), fazendo em nome do Exército Brasileiro um reconhecimento e uma homenagem em vida a quem participou ativamente na busca da paz universal". Disse o presidente Tito.
09
Mai/15 |
Oportunidade de Negócio |
Casas disponíveis no bairro Jardim Paraíso, na laje e porcelanato, 107 m² de área construída, com 3 quartos, sendo uma suíte com closet, WC social, garagem para dois carros, sala, cozinha, lavandeira, no porcelanato e um terreno com 325m², com amplo espaço nos fundos para construção de edícula e piscina com 22 metros de comprimento nos fundos do lote.
Próximo a possível futura sede da UFOB e/ou Shopping - Pronta entrega e documentação OK para financiamento.
PREÇO IMPERDÍVEL DE LANÇAMEMTO: R$ 260 MIL (ACEITA PROPOSTA).
(77) 9155.2259 falar com Carlos.