Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
29
Fev/24

Bahia adere ao Dia D de mobilizao nacional contra a Dengue

Em um esforço para combater a crescente ameaça da Dengue, o estado da Bahia se junta ao Dia D de mobilização nacional, marcado para o próximo sábado (2). A informação é da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que está em Brasília nesta quarta-feira (28) para uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Esta iniciativa sublinha a necessidade de uma ação coletiva diária e destaca o papel vital que cada indivíduo desempenha na prevenção da doença. Com o apoio do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), da União dos Municípios da Bahia (UPB) e do Conselho Estadual de Saúde (CES), os municípios farão mutirões de limpeza, visitas aos imóveis nas áreas de maior incidência e distribuição de materiais informativos.

A Bahia registra um aumento significativo de casos de Dengue, com 16.771 casos prováveis até 24 de fevereiro de 2024, quase o dobro em comparação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, 64 cidades estão em estado de epidemia, com a região Sudoeste sendo a mais afetada. Além disso, foram confirmados cinco óbitos decorrentes da doença nas localidades de Ibiassucê, Jacaraci, Piripá e Irecê.

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o cenário nacional é particularmente desafiador devido ao impacto das condições climáticas adversas e ao aumento exponencial dos casos de Dengue, incluindo a circulação de novos sorotipos (2 e 3), que exigem uma atenção mais integrada.

Na avaliação da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, o momento é de unir esforços para conter o aumento do número de casos e evitar mortes. "O Governo do Estado está aberto ao diálogo e pronto para apoiar todos os municípios, contudo, cada ente tem que fazer a sua parte. As prefeituras precisam intensificar as ações de atenção primária e limpeza urbana, a fim de eliminar os criadouros, e fortalecer a mobilização da sociedade, antes de recorrer ao fumacê. A dependência excessiva do fumacê, como último recurso, pode revelar uma gestão reativa em vez de proativa no combate à doença", afirma a secretária.

A titular da pasta estadual da Saúde pontua ainda que o Governo do Estado fez a aquisição de novos veículos de fumacê e distribuirá 12 mil kits para os agentes de combate às endemias, além de apoiar os mutirões de limpeza urbana com o auxílio das forças de segurança e emergência. "Além disso, o Governo do Estado compartilhou com os municípios a possibilidade de adquirir bombas costais, medicamentos e insumos por meio de atas de registro de preço", ressalta Roberta Santana.

Drones

O combate à Dengue na Bahia ganhou mais uma aliada: a tecnologia. O Governo do Estado deu início ao uso de drones como nova estratégia para identificar em áreas de difícil acesso focos do mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. As imagens capturadas pelos equipamentos são analisadas pelos agentes de endemias, que conseguem identificar locais com acúmulo de água parada e possíveis criadouros do mosquito, facilitando a ação das equipes e tornando o combate mais eficaz.

Fonte:GOV BA
()
28
Fev/24

Prefeito de Oliveira dos Brejinhos anuncia pagamento da segunda parcela do precatrio dos professores

O Prefeito de Oliveira dos Brejinhos é uma referência quando se trata da garantia de direitos dos professores, bem como, o funcionalismo público. O cumprimento do piso salarial e a valorização dos profissionais são princípios fundamentais para a garantia de uma educação de qualidade. Partindo desse princípio, o gestor reafirmou seu compromisso com a educação e comunicou aos professores o pagamento da segunda parcela do precatório , no valor de 641.288,30 (seiscentos e quarenta e um mil, duzentos e oitenta e oito reais e trinta centavos. O prefeito anunciou ainda o pagam de 1/3 de férias aos funcionários da educação.

Lembrando que o prefeito de Oliveira dos Brejinhos é pioneiro na decisão de cumprir com o pagamento integral do Piso Nacional do magistério e continua sendo destaque com a valorização dos profissionais da educação. Nesse sentido, o prefeito de Oliveira dos Brejinhos, Silvando Brito, reforçou seu compromisso com essa medida. O gestor tornou-se um dos pioneiros na região oeste da Bahia a cumprir integralmente o Piso Nacional do Magistério.

“Ao garantir salários dignos e reconhecer o papel dos educadores, é um compromisso que carrego com a comunidade” afirma o gestor.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ibotirama FM 88,3
()
28
Fev/24

Equipes do 'Minha Rua Limpa' visitaram mais de 5 mil imveis, em segundo dia de Mutiro

As equipes do Programa Minha Rua Limpa continuam trabalhando para combater os focos ddo mosquito da Dengue, em Luís Eduardo Magalhães.

Nesta terca-feira (27), segundo dia do Mutirão, os agentes de Saúde e de Combate às Endemias visitaram 5.106 imóveis no bairro Santa Cruz, no trecho entre a rua Xique-Xique e a América Dourada. E um total de 175 toneladas de resíduos foram coletados.

A ação segue até o dia 08 de março, em diversos bairros do município. Confira a programação dos próximos dias.

28.02 (quarta-feira) – Santa Cruz, da rua Xique-Xique até a rua América Dourada;

29.02 (quinta-feira) – Aracruz;

01.03 (sexta-feira) – Florais Léa II e III;

04.03 (segunda-feira) – Mimoso I;

05.03 (terça-feira) – Mimoso II;

06.03 (quarta-feira) – Mimoso III, Nova Brasília e Bosque dos Girassóis;

07.03 (quinta-feira) – Jardim das Acácias;

08.03 (sexta-feira) – Jardim das Oliveiras.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
28
Fev/24

Faa da sua construo um sucesso com a Madeireira e Materiais de Construo Arajo



A melhor oportunidade para economizar em Luís Eduardo Magalhães é comprando na Madeireira e Materiais de Construção Araújo! Há mais de 15 anos oferecendo qualidade e preços imbatíveis em todos os produtos para sua construção.

Desde areia até acabamentos refinados, temos tudo que você precisa. Além disso, nossa variedade inclui materiais elétricos, hidráulicos, portas, tintas e telhas de diversos estilos, como; americana, romana, portuguesa, colonial e plan. Também trabalhamos com forro PVC, areia, bloco, brita, ferro madeira.... Sua obra completa em um único lugar!

Venha nos visitar na Rua Irecê, número 880, ou ligue para 3628-0524 - (77) 9.9947-5502. Faça da sua construção um sucesso com a Madeireira e Materiais de Construção Araújo.

Fonte:Informe Publicitrio
()
28
Fev/24

Tem promoo na Auto Escola Nova Viso; confira!!!

Fonte:Publicidade
()
28
Fev/24

Retfica de Motores Cmera

Fonte:Publicidade
()
28
Fev/24

LEM: cerca de 60 mulheres foram certificadas atravs do Programa Qualifica LEM Social

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães certificou, através do Programa Qualifica LEM Social, uma parceria entre a Secretaria Municipal da Cidadania e o Senai, na noite da última segunda-feira (26), cerca de 60 mulheres nos cursos de Corte e Costura, Doce e Compotas, Produtos Natalinos e Produção de Sequilhos.



Os cursos foram ofertados nos bairros Florais Léa, Santa Cruz e Solar Santa Cruz. A cerimônia de certificação foi realizada no salão de eventos do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do bairro Conquista.



O Qualifica LEM Social tem como objetivo beneficiar as comunidades mais afastadas do centro da cidade, atendidas pela Secretaria da Cidadania, com a oferta de cursos profissionalizantes no próprio bairro, visando a geração de emprego e renda para os moradores.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
28
Fev/24

Mais de 200 pacientes foram encaminhados para cirurgia de Catarata e Ptergio, em segundo dia de Mutiro

Ao deve alcanar mais de 300 pessoas no municpio

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do segundo dia de Mutirão de Cirurgia de Catarata e Pterígio, realizado nesta terça-feira (27), no Ginásio Poliesportivo José Queiroz Barreto Neto. Ao todo, 197 pacientes foram triados e saíram de lá com as suas cirurgias marcadas, destes, 126 para Pterígio e 71 para Catarata.



Lembrando que o objetivo da ação realizada pelo município, é zerar a fila para esse tipo de procedimento, por isso o chamamento foi direcionado a pacientes que já tenham guias com a solicitação junto à rede municipal de Saúde. No entanto, pacientes com o diagnóstico das doenças também podem procurar o serviço.



As cirurgias de Catarata e Pterígio serão realizadas de 29 de fevereiro a 07 de março na Clínica CEOQ, em Luís Eduardo Magalhães.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
28
Fev/24

🔧🌐 Apoio Tcnico Inigualvel para Sua Frota com a Global System!

No mundo dinâmico de hoje, sabemos que o suporte técnico rápido e eficiente é fundamental para manter sua frota em movimento. ✨💼

Na Global System, estamos sempre prontos para atender suas necessidades de controle de frota, monitoramento e segurança, garantindo que sua operação nunca pare. Nossa equipe de especialistas está à disposição para proporcionar assistência técnica ágil e resolver qualquer desafio que possa surgir.

Junte-se a nós e descubra como podemos transformar sua operação de frota!

Entre em contato com um de nossos Consultores:
📱0800 606 8000 (WhatsApp)

#GlobalSystem #SuporteTécnico #GestãoDeFrotas #Monitoramento #Segurança #Eficiência #Tecnologia #Inovação #FrotaSegura #OperaçãoContínua #FrotaAgrícola #empresarial #lem #bahia

Fonte:Informe Publicitrio
()
28
Fev/24

Proteja seu veculo 🚗 com a ANCORE

Não podemos contar com a sorte, nós da ANCORE temos o melhor plano que se encaixa na sua realidade. Seu BEM vale muito para ser perdido em um incidente, contate-nos e faça a sua cotação.

Cobertura completa ♦️Roubo/Furto ♦️Colisão ♦️Incêndio por colisão ♦️Guincho ilimitado ♦️Desastres naturais ♦️Proteção para terceiros ♦️Carro reserva ♦️Cobertura 100% Fipe Protegemos motos, carros, camionetes e caminhões.

Faça já sua cotação online: https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl

Iago Ivens (77) 9.9805-3561

Fonte:Informe Publicitrio
()
28
Fev/24

TELAMAR - Fbrica de Telas e ALAMBRADOS e agora de CONCERTINAS

Atendendo as regies do Oeste da Bahia e Matopiba


TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial




Galvanizada e revestida em PVC


Fechamento de grandes áreas




Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.



Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.


CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm



Concertinas - 
é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.


Maior estoque da região

  • A TELAMAR está localizada na Rua Luiz Claudio Nunes Rocha, n°123, Jardim Imperial próximo à Galvani e Casa Do Marceneiro, em Luís Eduardo.

Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br

Fonte:Informe Publicitrio
()
28
Fev/24

Tem novidade na UNIPEAS!!!!


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitrio
()
28
Fev/24

NINO AUTO PEAS tem peas novas e seminovas. Agora com servio de guincho


Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480






Agora com serviço de guincho sempre pronto para lhe atender





A NINO AUTO PEÇAS
 vende peças seminovas originais de todas as marcas, com garantia. AGORA CREDENCIADA NO DETRAN/BA.

NINO AUTO PEÇAS LEM - Avenida Ayrton Senna, próximo à feira livre do Santa Cruz (LEM). Fone: 77 3628-7480

Fonte:Informe Publicitrio
()
28
Fev/24

Primeira Escola Cvico-Militar inaugurada em Lus Eduardo Magalhes

80bb5880-a8f4-4d82-b50f-77a74183974e

2d871c43-f239-4bca-b67a-ac7ad29a09ad

040be301-6079-4af0-bcfa-10b384d65190

 8e683455-8a72-46db-97dd-a5af7103125b

Na manhã desta quarta-feira, 28 de fevereiro, pouco depois das 8h, ocorreu o lançamento histórico da primeira Escola Cívico-Militar Onero Costa da Rosa, em Luís Eduardo Magalhães. O evento teve lugar na quadra de esportes da instituição, situada na rua João Dourado, no bairro Santa Cruz, e contou com a ilustre presença do prefeito Júnior Marabá, do tenente-coronel Gouveia, subcomandante do CPR'O na região Oeste, do subcomandante da 85 CIPM, Capitão Leonardo, vereadores, secretários, demais membros da Polícia Militar, professores, pais e alunos. A empresária Neuza Modas também participou do evento representando os comerciantes do bairro, e parabenizou o prefeito Junior Marabá por mais esta conquista para a população.

A partir da próxima segunda-feira, dia 4 de março, os alunos terão acesso a este valioso serviço educacional. Em uma entrevista exclusiva ao repórter Weslei Santos, do blog do Sigi Vilares e da Rádio Mundial FM, o coronel Gouveia destacou que este é o resultado concreto de um projeto que foi iniciado há dois anos, quando as instalações da escola foram visitadas para análises de reforma e ampliação da estrutura do prédio.

Segundo o coronel, esta iniciativa representa a aproximação da Polícia Militar com a comunidade e a participação das forças de segurança na educação dos alunos. Ele ressaltou que a presença militar nas escolas contribuirá para a redução da violência e para a melhoria da conservação das instalações. Além disso, enfatizou que a parceria entre a Polícia Militar e a prefeitura visa construir uma sociedade baseada em valores morais e cívicos, promovendo a obediência aos pais e às mães.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares
()
28
Fev/24

Bahia encerra plantio de algodo com crescimento de 9,3 % de rea

Os cotonicultores do Oeste da Bahia concluíram o plantio de algodão da safra 2023/2024. A área plantada é de 344,4 mil hectares, 9,3% a mais de área em relação à safra passada, que cultivou 312.560,3 hectares. Deste total, 96.943 mil hectares são irrigados, compreendendo 28,1% da safra baiana. A perspectiva deste novo ciclo é que sejam colhidos em média 1.919 quilos de pluma por hectare. A maioria dos produtores intensificou o plantio irrigado no final de janeiro, buscando a melhor janela de plantio e conseguir cumprir a data limite, de 10 de fevereiro, de acordo com o calendário agrícola do fim do plantio do algodão na Bahia.

Segundo o presidente da Associação Baiana nos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, esta foi uma safra de tomadas de decisões importantes por parte do produtor, para colocar as plantadeiras em campo e estabelecer a cultura. “Tivemos essa dificuldade com o clima, em que as chuvas vieram muito irregulares e abaixo da média. Se o tempo correr bem, daqui para frente a perspectiva é de manter a nossa estimativa inicial de 312 arrobas de algodão/hectare, e torcer para que o clima nos favoreça, para obtermos a produtividade e a qualidade reconhecidas pelo mercado em relação ao algodão da Bahia”, afirma.

Com um início conturbado no plantio, diante da instabilidade do clima, a Abapa registrou 11,5% de replantio, o que corresponde a uma área de 28 mil hectares. O vice-presidente da entidade, Paulo Schmidt, acredita que, a partir de agora, com a semente no solo, os produtores devem fazer o manejo padrão com as melhores práticas agrícolas para manter a produtividade média dos últimos anos. “Além do clima, temos que continuar fazendo a nossa parte, intensificando o manejo do bicudo do algodoeiro, com combate de focos no talhão e monitoramento dos botões florais atacados”, diz.

Fonte:Assessoria de Imprensa Abapa
()
28
Fev/24

Barreiras: Rondesp Oeste prende indivduo com drogas na Vila Rica

Na noite de ontem, terça-feira, 27, por volta das 18h20, a Rondesp Oeste, prendeu indivúdo acusado por tráfico de drogas no bairro Vila Rica, em Barreiras.

Não há maiores detalhes do ocorrido. Foram apreendidos 05 Tabletes de uma substância análoga a maconha, pesando 2.780kg, 44 reais em dinheiro, 01 Motocicleta marca/modelo Honda/Bros e 01 CNH, sendo encaminhados para a delegacia de polícia local, juntamente com o acusado, para medidas cabíveis.

Fonte:Ascom da CIPT-O
()
28
Fev/24

Equipes do 'Minha Rua Limpa' visitaram mais de 5 mil imveis, em segundo dia de Mutiro

As equipes do Programa Minha Rua Limpa continuam trabalhando para combater os focos ddo mosquito da Dengue, em Luís Eduardo Magalhães.

Nesta terca-feira (27), segundo dia do Mutirão, os agentes de Saúde e de Combate às Endemias visitaram 5.106 imóveis no bairro Santa Cruz, no trecho entre a rua Xique-Xique e a América Dourada. E um total de 175 toneladas de resíduos foram coletados.

A ação segue até o dia 08 de março, em diversos bairros do município. Confira a programação dos próximos dias.

28.02 (quarta-feira) – Santa Cruz, da rua Xique-Xique até a rua América Dourada;

29.02 (quinta-feira) – Aracruz;

01.03 (sexta-feira) – Florais Léa II e III;

04.03 (segunda-feira) – Mimoso I;

05.03 (terça-feira) – Mimoso II;

06.03 (quarta-feira) – Mimoso III, Nova Brasília e Bosque dos Girassóis;

07.03 (quinta-feira) – Jardim das Acácias;

08.03 (sexta-feira) – Jardim das Oliveiras.

Fonte:SECOM, Prefeitura de LEM
()
28
Fev/24

Aps troca de informaes entre a PRF e PMBA, mulher presa por trfico interestadual de drogas em Riacho das Neves

Na noite de ontem, terça-feira, 27, por volta das 21h30, após troca de informações entre a PRF e PMBA, mulher é presa por tráfico interestadual de drogas, no entroncamento, em Riachão das Neves.

Após compartilhamento de informações entre PRF e PMBA, o PETO da 86ª CIPM logra êxito ao abordar transporte coletivo nas proximidades do distrito de Entrocamento em Riachão das Neves. O ônibus seguia monitorado pela PRF, onde após checar todas as informações preliminares, foi observado que uma jovem de 32 anos, que seguia na linha Brasília/DF - Floriano/Pl com destino a Riacho Frio no Piauí, estaria levando consigo uma quantia significativa de entorpecente.

Prontamente, o PETO da 86ª CIPM identificou e abordou o ônibus, localizando mais de 3,7 quilos de substância análoga a Crack. Diante do flagrante, a mulher de 32 anos, materialidade e pertencentes em sua posse, foram apresentados na Central de Flagrantes de Barreiras.

Fonte:86 CIPM
()
28
Fev/24

Comisso aprova validade permanente para diagnstico de autismo

Matria segue para anlise da Cmara

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (28), por unanimidade, projeto de lei que torna permanente a validade do diagnóstico que ateste o transtorno do espectro autista. Como a matéria tem caráter terminativo, o texto deve seguir para análise da Câmara dos Deputados.

O projeto altera a Lei 12.764 de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, estabelecendo “a validade indeterminada do laudo que ateste o transtorno do espectro autista”.

Segundo o relator da matéria, senador Flávio Arns (PSB-PR), a mudança é uma demanda das famílias de pessoas com autismo. O parlamentar argumentou que a exigência de se reavaliar periodicamente o diagnóstico causa grandes transtornos para essas pessoas e suas famílias por demandar a análise de equipe com diferentes profissionais.

“[O projeto] busca diminuir a sobrecarga desnecessária sobre os familiares e responsáveis pelos cuidados de indivíduos no espectro autista, no que consiste a renovação periódica do laudo médico, uma vez feito o diagnóstico da condição. O processo de avaliação é cansativo, custoso e costuma gerar elevada ansiedade nas pessoas com autismo”, afirmou.

Argumentação

O autor do projeto, senador Romário (RJ-PL), justificou a apresentação da matéria pelo fato do autismo ser uma condição permanente do indivíduo, não havendo razão para obrigar os responsáveis pela pessoa com autismo a passarem pela dificuldade de buscar novo laudo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o autismo é caracterizado por algum grau de dificuldade de interação social e de comunicação. Outras características são padrões atípicos de atividades e comportamentos, como dificuldade de transição de uma atividade para outra, foco em detalhes e reações incomuns às sensações. https://www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/autism-spectrum-disorders-(asd)

A OMS calcula que o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo e que essa condição, apesar de começar na infância, tende a persistir durante a vida adulta.  

Caráter terminativo

Os projetos com caráter terminativo, como esse sobre a validade do diagnóstico do autismo, podem ser aprovados nas comissões e encaminhados para a Câmara dos Deputados sem necessidade de passar por votação no plenário do Senado. O projeto só terá que passar pelo plenário do Senado se for apresentado recurso assinado por, ao menos, nove senadores dentro do prazo de cinco dias úteis.

Fonte:Agncia Brasil
()
28
Fev/24

Secretaria de Sade confirma quinta morte por dengue na BA

bito foi confirmado em Irec, no norte do estado. Estado tem 64 municpios em epidemia.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, nesta quarta-feira (28), a quinta morte por dengue no estado.

A quinta vítima da doença era morador de Irecê, no norte da Bahia. A Sesab não divulgou mais detalhes da pessoa.

Até esta quarta-feira, todas as mortes pela doença foram registradas na região sudoeste do estado, sendo duas em Jacaraci, outra em Piripá e a quarta em Ibiassucê. As cidades ficam cerca de 1h30 de distância umas das outras.

Uma das vítimas confirmada é uma criança de 5 anos, que morreu em Jacaraci no dia 8 de fevereiro.

No ano de 2023, 22 pessoas morreram por causa da dengue. Houve um caso ligado a zika e três por causa da chikungynia, conforme informado pela Sesab.

Neste ano, foram notificados 16.771 casos prováveis de dengue no estado e 64 municípios se encontram em epidemia.

Fonte:G1
()
28
Fev/24

Cotonicultores do Oeste da Bahia concluram o plantio de algodo da safra 2023/2024.

Os cotonicultores do Oeste da Bahia concluíram o plantio de algodão da safra 2023/2024. A área plantada é de 344,4 mil hectares, 9,3% a mais de área em relação à safra passada, que cultivou 312.560,3 hectares. Deste total, 96.943 mil hectares são irrigados, compreendendo 28,1% da safra baiana. A perspectiva deste novo ciclo é que sejam colhidos em média 1.919 quilos de pluma por hectare. A maioria dos produtores intensificou o plantio irrigado no final de janeiro, buscando a melhor janela de plantio e conseguir cumprir a data limite, de 10 de fevereiro, de acordo com o calendário agrícola do fim do plantio do algodão na Bahia.

Segundo o presidente da Associação Baiana nos Produtores de Algodão (Abapa), Luiz Carlos Bergamaschi, esta foi uma safra de tomadas de decisões importantes por parte do produtor, para colocar as plantadeiras em campo e estabelecer a cultura. “Tivemos essa dificuldade com o clima, em que as chuvas vieram muito irregulares e abaixo da média. Se o tempo correr bem, daqui para frente a perspectiva é de manter a nossa estimativa inicial de 312 arrobas de algodão/hectare, e torcer para que o clima nos favoreça, para obtermos a produtividade e a qualidade reconhecidas pelo mercado em relação ao algodão da Bahia”, afirma.

Com um início conturbado no plantio, diante da instabilidade do clima, a Abapa registrou 11,5% de replantio, o que corresponde a uma área de 28 mil hectares. O vice-presidente da entidade, Paulo Schmidt, acredita que, a partir de agora, com a semente no solo, os produtores devem fazer o manejo padrão com as melhores práticas agrícolas para manter a produtividade média dos últimos anos. “Além do clima, temos que continuar fazendo a nossa parte, intensificando o manejo do bicudo do algodoeiro, com combate de focos no talhão e monitoramento dos botões florais atacados”, diz.

Fonte:Notcias Agrcolas
()
28
Fev/24

Ofertas da Man Agropet

Fonte:Publicidade
()
28
Fev/24

LEM: Devido a furtos, vrios bairros ficaro sem abastecimento de gua

Fonte:Embasa
()
28
Fev/24

PF e GAECO/MP-BA miram organizao criminosa especializada em fraudes para obteno da CNH no Oeste da Bahia

Nesta quarta-feira (28/2), a Polícia Federal, em atuação conjunta com o GAECO (MPBA), deflagrou a operação Stop Driver, no município de Santa Maria da Vitória/BA e região. O objetivo é combater organização criminosa especializada em fraudes no processo para obtenção da Carteira Nacional da Habilitação.

A diligência contou com participação de, aproximadamente, 90 policiais no cumprimento de 21 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Santa Maria da Vitória/BA, São Félix do Coribe/BA, Coribe/BA, Santana/BA, Canarana/BA, Bom Jesus da Lapa/BA, Brasília/DF e Goiânia/GO; bem como quatro mandados de prisão, todos decretados pelo Juízo Estadual da Vara Criminal de Santa Maria da Vitoria/BA.

Foram apreendidos diversos bens de interesse para a linha investigativa e esclarecimentos dos fatos, afastamento de servidores públicos do cargo e bloqueio de bens, além da prisão de investigados que serão conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Barreiras/BA.

As investigações continuam com a finalidade de identificar novos suspeitos da prática delituosa e colher novas informações.

Os crimes investigados são organização criminosa, falsidade ideológica, corrupção ativa, corrupção passiva, prevaricação e lavagem de capitais, juntos podem somar uma pena máxima superior a 40 anos de prisão, além de perda de todo o patrimônio adquirido com o crime.

Fonte:Comunicao Social da Polcia Federal na Bahia
()
28
Fev/24

Encontro do prefeito de Bom Jesus da Lapa com Jaques Wagner sela apoio e ida de Fbio Nunes para o PT

Na manhã de ontem, terça-feira, 27, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Fábio Nunes (PSD), esteve cumprindo agenda em Brasília com o senador Jaques Wagner (PT), para falar de alguns assuntos importantes, dentre eles, a sua ida para o partido dos trabalhadores (PT).

O convite para Fabio Nunes ingressar no partido partiu da cúpula petista. O prefeito ficou pelo convite e reafirmou o seu compromisso de continuar trabalhando para melhorar a vida do povo de Bom Jesus da Lapa: “Estamos prontos para reescrever novos capítulos, o presente nos revela caminhos empolgantes e o futuro nos aguarda com entusiasmo e determinação“.

Recentemente, o deputado estadual Eures Ribeiro (PSD) declarou oficialmente sua ruptura com Fábio Nunes, depois de dividir uma história política juntos. Os antigos aliados deverão se enfrentar nas urnas em outubro e o atual prefeito é o favorito para vencer esse embate.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ibotirama FM 88,3
()