Armas apreendidas são de cano curto, de calibre permitido e fabricação nacional
Ao contrário do que se pode imaginar, as armas que mais matam nos estados do nordeste não vêm das fronteiras do País. Esses armamentos são desviados do mercado nacional. Um levantamento inédito do Instituto Sou da Paz apontou que, pelo menos, três em cada quatro armas apreendidas são de fabricação nacional.
O estudo revelou que os armamentos do nordeste são de cano curto, como revólveres e pistolas, de calibre permitido e de fabricação nacional. “Trata-se de um fato bastante grave porque indica que a política de controle de armas não é suficiente”, afirma Natália Pollachi, coordenadora de projetos do Instituto Sou da Paz.
Para a pesquisadora, no México, por exemplo, a maior parte das armas que chegam ao país passam pela fronteira. No Brasil, o cenário é diferente na região Sudeste e Nordeste, onde foram realizadas pesquisas para identificar a origem das armas do crime. “Deveriam ser realizadas análises estratégicas sobre os desvios e um banco de dados nacional”, diz Natália.
Nos últimos dez anos, o número de mortes por armas de fogo no Nordeste cresceu 98%. De acordo com dados de 2015, foram realizados 18.217 registros, o que representa 44% do total nacional, apesar da região abrigar 28% da população.
Na pesquisa realizada em 2014 na região Sudeste, 70% das armas também eram de cano curto, 70% de calibre permitido e 61% de fabricação nacional. "Isso significa dizer que essas armas são produzidas e comercializadas no Brasil e em algum momento foram desviadas para o crime, seja por parte de um proprietário roubado ou de um proprietário que a utilizou para o crime."
De acordo com os pesquisadores, a falta de transparência em alguns estados impediu traçar um perfil completo da região. “Apenas Alagoas e Ceará apresentaram os dados solicitados para a produção do relatório”, diz Natália. “Há um secretismo que impede a evolução das políticas públicas de segurança.”
“Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão enviaram dados parciais. Bahia, Pernambuco e Sergipe não forneceram nenhum dado sobre o perfil das armas apreendidas pelas forças de segurança.
Os três estados, segundo o Datasus, registraram juntos 8.728 mortes por armas de fogo. Além disso, segundo o Atlas da Violência, os três estados estão entre os cinco com maior taxa de homicídios de jovens por 100 mil habitantes. “O fato de que três dos nove Estados não tenham conseguido produzir e enviar nenhuma informação sobre armas apreendidas ajuda explicar o porquê da região estar em uma situação tão trágica de crescimento da violência armada", diz Ivan Marques, diretor-executivo do Instituto Sou da Paz.
Armas desviadas - A ampla maioria das armas apreendidas nos estados do Nordeste que disponibilizaram informações é de cano curto, como revólveres e pistolas. Foram também apreendidas uma quantidade significativa de espingardas, muitas de fabricação artesanal. Estas armas, de uso típico em zonas rurais, chegaram a somar 21% em Alagoas e 31% na Paraíba.
Embora a pesquisa tenha revelado semelhanças na origem nacional das armas de fogo desviadas no Sudeste e Nordeste, também foram identificadas diferenças. “No Rio de Janeiro, existem armas com maior poder de fogo do que nos estados do Nordeste. Nas regiões rurais vemos mais o uso de armas artesanais e espingardas”, diz Natália.
Políticas públicas - A falta de dados, segundo os pesquisadores responsáveis pela pesquisa, é sintomática. “Não se está olhando de onde vem as armas desviadas para o crime”, diz Natália. “É preciso desenvolver uma política integrada de controle de armas.”
Medidas como localizar empresas com muitas armas desviadas, melhora da rastreabilidade das armas e redução nas unidades em lotes de munição são apontadas como fundamentais para reduzir o percentual de armamentos desviados.
Atualmente, um lote possui 10 mil munições, porém, na prática, segundo a especialista, falta fiscalização. “O lote que deveria ter 10 mil munições acaba comportando dois milhões”, diz. “Nossa recomendação é que o lote deveria ter entre 500 e mil unidades. O número de 10 mil foi estabelecido em 2004 e de lá para cá muitas tecnologias para rastreamento e fiscalização foram desenvolvidas.”
“É crucial que os estados e o governo federal cooperem entre si na troca de informações e invistam na análise constante da origem das armas apreendidas para que seus padrões possam ser rapidamente identificados e as fontes de fornecimento de armas para o crime possam ser reprimidas”, diz Marques. “As medidas necessárias para viabilizar este controle são apontadas há anos sem que a maioria delas tenha começado a sair do papel.
O Restaurante São Francisco está localizado no cruzamento da Rua Irará com a Avenida Enedino Alves da Paixão, em frente a BR 242, no bairro Santa Cruz, na cidade de LEM.
Venha saborear a melhor e a mais saborosa comida da cidade. Aos sábados servimos aquela feijoada. Restaurante São Francisco, mais um empreendimento do seu amigo Chicão.
No início da manhã desta terça-feira, 12, por volta das 6h, ocorreu um homicídio no bairro Vila dos Funcionários, na cidade de Barreiras.
O barreirense Éder de Souza Porto, 30 anos, conhecido popularmente por “Bola”, foi morto por disparo de arma de fogo na rua de sua casa. De acordo com informações, dois elementos em uma motocicleta teriam efetuado os disparos e fugindo logo em seguida. Éder estava a bordo de uma bicicleta quando foi baleado pelos criminosos.
Éder, que já tinhas passagens pela polícia, ainda percorreu vários metros em sua bicicleta até cair sem vida. Ele levou cerca de cinco tiros.
A polícia civil vai investigar a motivação e a autoria do crime.
12
Jun/18 |
Sua festa junina é na SEMPRELAR |
Uma decisão do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Gesilvaldo Britto, suspendeu a liminar que tinha interditado parcialmente o conjunto penal de Barreiras, no oeste baiano. A sentença está postada nesta terça-feira (12) no Diário da Justiça Eletrônico. Britto acatou a liminar pedida pelo Estado que visava derrubar a decisão de primeira instância, tomada pela Vara do Júri e de Execuções Penais da Comarca de Barreiras, que tinha acatado ação civil pública do Ministério Público.
Para suspender a interdição, o presidente do TJ-BA considerou argumentos do governo do Estado. Um deles é que a transferência de 90 presos oriundos do presídio de Itabuna, no sul baiano, não impactou na população carcerária do presídio de Barreiras, que conta com 553 vagas. Outra alegação acatada é que a proibição de entrada de novos presos no presídio de Barreiras geraria problemas em outras cadeias da região, que teriam menos condições de abrigá-los.
No início da manhã desta terça-feira, 12, por volta das 6h40, um motociclista identificado como Alison Luíz dos Santos, de 28 anos, morreu após perder o controle de sua motocicleta Honda CG FAN 150, no perímetro urbano da BR 020, poucos antes do Rio de Pedras, na cidade de LEM.
De acordo com informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, o motociclista estava indo para o trabalho quando perdeu o controle da motocicleta e colidiu no guard rail, recém instalado pelo DNIT nesse trecho.
Na colisão com o guard rail, Alisson subiu a proteção e caiu morto no canteiro. Já a motocicleta só parou aproximadamente 70 metros do corpo.
Uma Unidade de Suporte Avançada do SAMU foi até o local, mas o médico de plantão só pôde mesmo atestar o óbito do rapaz.
Uma guarnição da Polícia Militar da 85 CIPM esteve no local registrando o acidente e à espera da PRF e da perícia para remover o corpo para o IML de Barreiras.
12
Jun/18 |
São João de ofertas do Super Mercadona |
12
Jun/18 |
Edital de convocação |
A comissão provisória constituída para viabilizar a função da Associação Cultural Paixão de Cristo, através deste edital, a que vier dele o conhecimento, que no dia 10 de Julho de 2018 as 18; 30 horas do ano vigente, no auditório da Associação (AMA), localizada na Rua João Dourado nº 440 Bairro Santa Cruz, Luís Eduardo Magalhaes-Ba, realizará a Assembleia geral de fundação a fim de serem deliberadas as seguintes pautas:
Leitura e discursão do estatuto
Fundação da Associação Cultural Paixão de Cristo (local)
Outros assuntos de interesse Artísticos e culturais, correspondentes à Associação e seus futuros associados.
Luís Eduardo Magalhães-Ba 10 de junho de 2018
Lenildo Mano
Jocielio Silva
Vaniel Lima
Agnaldo Pereira
Representantes da Comissão provisória.
12
Jun/18 |
HortiFruti: Comprar aqui é mais gostoso |
A maior variedade você encontra no HortiFruti
Frutas e verduras fresquinhas
O melhor açougue da cidade de LEM
Adega climatizada com os melhores vinhos do mundo
Todo o bom apreciador de vinho precisa conhecer a Adega do HortiFruti
O HortiFruti é o local certo para você fazer as suas compras. A maior variedade, o melhor açougue, frutas e verduras fresquinhas. Além da melhor adega da região e estacionamentos exclusivos.
Quer comodidade em suas compras? E produtos de primeira linha? Então venha para o HortiFruti!
HortiFruti - Rua José Ramos de Anchieta, Jardim Primavera/LEM.
12
Jun/18 |
O agradecimento da Sulamerica Faculdade |
Com a certeza do dever cumprido, queremos agradecer a brilhante presença dos senhores em nosso ARRAIÁ DOS UNIVERSITARIOS, bem como agradecer o empenho e a dedicação da nossa competente Equipe de alunos, professores e patrocinadores.
Os nossos PARABÉNS pelas organização muita alegria transmitida, encantando a todos que tiveram o privilégio de participar dos festejos juninos.
Acadêmicos da FACULDADE SULAMERICA
11
Jun/18 |
Convite da Sulamerica Faculdade |
“Queremos convocar toda a população para que nesse período de festas e de férias sejamos responsáveis para eliminar todo e qualquer recipiente que possa acumular água, para que no período das chuvas eles não se tornem possíveis criadouros do AEDES AEGYPTI.
Precisamos de todos para vencer essa batalha. Participe, faça parte desta campanha dos acadêmicos da FACULDADE SULAMERICA"
Aqui você encontra tudo que precisa para seu escritório. Entregamos em toda região do oeste da Bahia, sul do Tocantins e nordeste de Goiás (*consulte condições). Faça-nos uma visita.
Casa do Escritório em dois endereços:
LEM - Rua Paraíba, 110, centro em frente à loja Novo Mundo. Telefones: 77 3639-0650 77 9.9963-4647
Barreiras: Cleriston Andrade, 777, Centro. Fones: 77 3611-4422 - 9.9963-4647 - 9.9930-6247.
O sábado, (9) foi um dia especial para os feirantes dos pavilhões 2 e 3 do Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB), após retornar ao CAB em estruturas totalmente novas e com modernos padrões de segurança e infraestrutura. A Secretaria de Assistência Social por meio do Credibahia colocou à disposição dos feirantes à oferta de uma linha de crédito específica para que eles possam adquirir equipamentos, produtos e capital de giro, a juros baixos e condições facilitadas de pagamento.
A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho montou um espaço no CAB para apresentar o programa aos feirantes que tem como principais características a oferta de limites de crédito de R$ 200,00 a 10.000,00, seguido da taxa de juros de 2% e com um prazo máximo de pagamento de 6 a 24 meses. O programa é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), da Desenbahia, e Sebrae.
“Conseguimos, em março deste ano, junto à Setre, em Salvador, ampliar o programa com uma linha específica para os feirantes prejudicados com o incêndio, no ano passado. Nossa abordagem foi muito produtiva e já consolidamos o fechamento de algumas propostas. No decorrer desta semana, outras ainda deverão ser concretizadas, nossa previsão é que cerca de R$ 300 mil reais devem ser injetados ainda este mês no segmento, que poderá se reestabelecer com mais tranquilidade”, avalia a secretária de Assistência Social, Karlúcia Macêdo.
O microcrédito é destinado a empreendedores formais e informais, e, agora, também aos feirantes que passaram pelo incidente e tiveram seus equipamentos e bancas destruídos pelo fogo. O comerciante Paulo Renê, há quatro anos tem um banca de material esportivo na área externa do CAB, ele foi um dos que aproveitou a oportunidade e contratou um valor para reforçar o estoque neste período de Copa do Mundo. “Peguei R$ 3 mil e investi em camisas do Brasil, conjuntos infantis e outros artigos, as camisas estão saindo bem. Já é a segunda vez que conto com o crédito para incrementar meu negócio”, diz.
Os interessados em contratar a linha de crédito oferecida pela Credibahia podem entrar em contato com a equipe técnica responsável na Secretaria de Assistência Social e Trabalho, na Av. Barão do Rio Branco, nº 149 Bairro Vila Rica, Barreiras - BA.
Telefone: (77) 3614-7214 e-mail: [email protected]
O prefeito Zito Barbosa que iniciou o sábado, (09), visitando a Feira Livre no CAB, encerrou as atividades no dia que completou mais um aniversário, prestigiando a Feira de Artes e Artesanato do Mercado Cultural Caparrosa no Centro Histórico de Barreiras. Acompanhado da primeira dama e secretária de saúde Marisete Bastos, da vice Karlúcia Macêdo, da chefe de gabinete Marileide Carvalho, do procurador geral do município Túlio Viana, da diretora municipal de turismo Mirtes Lima e dos vereadores Otoniel Teixeira e Silma Alves, o prefeito pôde conferir a movimentação e o espaço que reúne expositores de artes, artesanato e iguarias da culinária da terra, como biscoitos, doces, cachaça e sucos de frutas do cerrado.
O saguão interno do prédio histórico foi totalmente preparado e decorado para o evento que é realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e tem como objetivo reunir trabalhos dos artistas plásticos, doceiras e artesões de várias comunidades, que trazem vida, cor e alegria ao Mercado Cultural.
“As cores, formas, cheiro e sabores do nosso cerrado estão sendo apresentados nesta feira, em um espaço único que evidencia o potencial dos nossos artesãos, das doceiras e artistas de Barreiras, estamos trabalhando no projeto da reforma e requalificação deste prédio tão simbólico para nossa cidade, através da qual estaremos fortalecendo nossa cultura e o turismo”, destacou Zito. Durante os finais de semana, cerca de 300 itens estarão sendo expostos, para degustação, apreciação e comercialização, com destaque para produtos artesanais.
A diretora de turismo Mirtes Lima explica que os interessados em conferir o projeto, podem visitar o espaço às sextas, sábados e domingos, e que as exposições ficarão à disposição até o início das obras de requalificação do Mercado Caparrosa.
“Estamos muito feliz com o resultado da feira, e já estamos colhendo os frutos, com uma expressiva visitação e venda de peças de arte, artesanato e iguarias da culinária barreirense. Essa é uma ação de valorização dos nossos artistas da terra e uma forma de atrair a atenção das pessoas, e por isso, vamos continuar com esse espaço aberto até a reforma completa do Caparrosa”, disse Mirtes.
Além dos inúmeros produtos do artesanato expostos na feira, os visitantes puderam conferir também a performance da Recicla Banda que animou a todos com um repertório variado, entoando canções que envolvem a alma como: Ave Maria, Brasileirinho, Asa Branca entre outros.
11
Jun/18 |
Vem treinar com a gente!!😉 |
11
Jun/18 |
Global System Recupera moto em Barreiras |
Na tarde desta segunda-feira, 11, um cliente da Global System residente em Barreiras acionou a Central de Operações da Global informando que sua motocicleta Honda XRE 300 havia sido furtada enquanto estava estacionada na rua.
Em imagens de câmeras deu para visualizar um veículo tipo furgão estacionando e levando a motocicleta. A Global System imediatamente iniciou os procedimentos de rastreamento localizando a motocicleta dentro de uma residência no bairro Sombra da Tarde.
Após a encontra-la, sua localização foi repassada a RONDESP que imediatamente deslocou a viatura 3.4404 ao local. Chegando ao local a Polícia Militar rapidamente identificou o esconderijo da moto, não havia ninguém no local.
A moto foi apreendida e apresentada na Delegacia de polícia de onde permanece à disposição do proprietário para retirada. Global System 24 horas por você!!