O Senado começará a analisar no início de fevereiro a proposta que prevê o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito, e aumenta esses mandatos de quatro para cinco anos. O texto aguarda um relator no principal colegiado da Casa, a Comissão de Constituição e Justiça.
A proposta de emenda à Constituição (PEC) foi apresentada pelo senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, em 2022. Recentemente, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, colocou o tema como prioridade no Senado em 2023, e citou “desejo muito forte” dos parlamentares em acabar com a reeleição para cargos do Executivo.
“A proposta será analisada logo na primeira semana de fevereiro. Espero que seja aprovada até o fim do mês”, afirmou Kajuru.
No projeto, o senador escreveu que a regra atual dá “enorme vantagem” ao presidente, governador e prefeito em exercício sobre os outros candidatos. A reeleição foi aprovada no governo Fernando Henrique Cardoso, em 1997. Desde então, todos os presidentes que tentaram a recondução tiveram êxito, à exceção de Jair Bolsonaro em 2022.
15
Jan/24 |
Brasil soltou 57 mil presos na saidinha de Natal, e menos de 5% não voltaram para a cadeia |
Menos de 5% dos detentos que tiveram o direito à saidinha no Natal no fim de 2023 não retornaram aos presídios no Brasil.
Levantamento realizado pela Folha a partir de informações das secretarias estaduais responsáveis pelo sistema penitenciário mostra que 56.924 presos tiveram o benefício concedido pela Justiça em 18 unidades da federação. Destes, 2.741 não regressaram (4,8% do total).
Oito estados (Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grasso, Paraíba, Rio Grande do Nortes e Tocantins) disseram que não concederam o direito. A Bahia não respondeu. O Pará informou que a saidinha ainda está em vigor em algumas comarcas do interior do estado.
De acordo com especialistas, cabe às Varas de Execução Penal de cada estado avaliar, observados caso a caso, se concede ou não o benefício. Alguns estados não concederam a saidinha de Natal porque dão o benefício em outra data. Outros argumentaram que todos os presos do semiaberto cumprem a pena com tornozeleira, fora do presídio.
O estado onde mais detentos deixaram de retornar ao sistema foi o Rio de Janeiro (14%), unidade da federação que historicamente enfrenta problemas na segurança pública. O Pará (12%) e o Ceará (9%) completam a lista das três localidades com mais destaque nesse quesito.
Em números absolutos, São Paulo liderou a quantidade de presidiários beneficiados com a saidinha. Foram 34.547 pessoas, das quais 1.566 (5%) não retornaram.
Os dados mostram ainda que pelo menos 151 pessoas (5,5%) das que não regressaram ao sistema (2.741) foram recapturadas.
Consultadas pela reportagem sobre os custos envolvidos com a recaptura, as secretarias de segurança pública e responsáveis pelo sistema prisional afirmaram não dispor de informações.
O benefício da saidinha temporária é garantido há quase quatro décadas pela Lei de Execuções Penais. É concedido pela Justiça para presos do sistema semiaberto que já tenham cumprido ao menos um sexto da pena no caso de réu primário --e, em caso de reincidência, um quarto da pena--, além de outros requisitos. Preso que comete crime hediondo resultante em morte não possui esse direito.
O tema se tornou foco de discussões e mobilizou setores da classe política após a morte do sargento da Polícia Militar Roger Dias da Cunha, 29, baleado na cabeça e na perna durante uma perseguição em Belo Horizonte a um homem que estava em saída temporária.
Outro caso que gerou repercussão foi a fuga de dois dos condenados por chefiar a maior facção de tráfico de drogas do Rio de Janeiro, Saulo Cristiano Oliveira Dias, 42, conhecido como SL, e Paulo Sérgio Gomes da Silva, 47, o Bin Laden, após o direito a saidinha de Natal.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu a discussão do projeto que acaba com a saída temporária. Atualmente, o texto está na Comissão de Segurança Pública do Senado, sob relatoria de Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Em seu relatório, Flávio defendeu a proibição da saidinha, que acontece em datas comemorativas no país, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais. "Saidinha incentiva a fuga nas cadeias e não ajuda na reintegração dos presos", disse o parlamentar, por meio de sua assessoria.
O presidente da comissão, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), busca um acordo para alterar alguns pontos do texto. No entanto, a proibição da saída temporária deve permanecer.
"Ainda estamos discutindo, mas a ideia é preservar a saída para trabalho ou estudo dos presos do semiaberto, já que são atividades que promovem a ressocialização, e eliminar as saidinhas em feriados, que têm gerado fugas de parte dos presos e novos crimes", disse o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), que tem ajudado na costura política em torno da proposta.
De acordo com dados da Sennapen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), havia em junho de 2023 nas cadeias cerca de 118 mil presos no regime semiaberto.
O Secretário Nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco, disse lamentar a tragédia envolvendo a morte do sargento Dias, considerando-a evitável e, ao mesmo tempo, uma exceção.
O representante do Ministério da Justiça destacou a importância de manter o benefício da saída temporária, enfatizando a necessidade de aprimorar a legislação. Na sua visão, o percentual de menos de 5% das pessoas que não retornam é baixo.
Para o secretário, a discussão sobre o tema deve focar o refinamento da lei que trata do direito e acrescenta que, atualmente, a concessão do benefício pelas varas de Execuções Penais requer consulta prévia ao Ministério Público e à administração do sistema prisional. Essa etapa não assegura automaticamente que o juiz negará a saída, mesmo diante de pareceres desfavoráveis.
"Essa abordagem é genérica na legislação, carecendo de detalhamento mais preciso. Uma pessoa ligada a facção criminosa, por exemplo, não deveria ter direito a esse benefício", disse.
"E eu vou além, a partir do momento que a recomendação do Ministério Público ou da secretaria de Administração Penitenciária, ou mesmo da Segurança Pública, seja de que a pessoa não deva sair [mesmo estando enquadrada nos requisitos previstos em lei para o benefício] e a Justiça conceda o benefício, isso deveria passar por um órgão colegiado."
Velasco afirmou que a saída temporária é concedida em outros países, como Inglaterra, Espanha, Itália, Portugal e França, com requisitos objetivos e diferentes entre si.
Estados afirmam que cabe à Justiça a concessão do benefício e que usam o monitoramento eletrônico nos casos do semiaberto. "Os presos do semiaberto estão em monitoração eletrônica desde o início da pandemia", destacou Goiás, em nota.
O juiz Douglas de Melo Martins, presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, apoia a manutenção da saidinha, destacando que tal medida viabiliza o processo gradual de ressocialização do indivíduo. Em sua perspectiva, a recusa em se conceder esse benefício pode ser considerada inconstitucional.
Com base em sua experiência como juiz da Vara de Execuções Penais, o magistrado identificou diversas razões que levam uma pessoa a não voltar ao sistema prisional, tais como o envolvimento em atividades vinculadas a facções criminosas e a dependência química. Ele lembra que, em caso de recaptura, o indivíduo perde o direito ao semiaberto e retorna ao regime fechado.
O magistrado diz ainda que, em sua visão, a discussão sobre o tema frequentemente cai no que ele classifica como "populismo penal", ressurgindo especialmente durante os períodos eleitorais.
"A criminalidade no Brasil é grave e mobiliza as pessoas. Há um sentimento de que a criação de novos tipos penais, o aumento das penas e a restrição de direitos dos presos possam reduzir a criminalidade, o que acaba atraindo votos para aqueles que promovem tais propostas. Estas, porém, já foram implementadas anteriormente e não tiveram sucesso. Esse fenômeno de populismo penal se intensifica durante os períodos eleitorais."
Sandro Caron, presidente do Consesp (Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública), tem outra avaliação. Ele afirma que a legislação precisa ser revista com urgência para acabar com o benefício.
"O Consesp defende o fim da saidinha, bem como entende que precisamos revisar urgentemente alguns pontos de nossa legislação penal e processual penal, principalmente para a acabar com liberdades provisórias que infelizmente são concedidas quase que diariamente a líderes do crime organizado, a homicidas, a assaltantes", disse Caron, também é secretário de segurança Pública do Rio Grande do Sul.
A UFOB abriu Chamada Pública para seleção de bolsistas que concorrerão ao 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), edição 2023. O objetivo é premiar estudantes participantes dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, que se destacaram durante o ano.
A premiação é de responsabilidade do CNPq e consiste em uma quantia em dinheiro, bolsa de mestrado ou doutorado, no país, para a categoria bolsista de IC ou IT, bolsa de iniciação científica ou iniciação Tecnológica, no país, para a categoria bolsista de Iniciação Científica Júnior (confira item 7.3 do edital para informações detalhadas).
Dentre os aspectos avaliados estão o de relevância e qualidade do relatório final, evidenciando sua contribuição para o alcance dos objetivos dos programas.
Os estudantes podem se inscrever até o dia 18 de janeiro, clicando AQUI.
A Chamada completa está disponível AQUI.
Uma cobra foi resgatada por bombeiros militares do 20º BBM, na tarde deste domingo (14), após aparecer em uma casa do bairro Recanto da Lagoa, em Bom Jesus da Lapa.
O animal estava dentro de uma abertura na parede, na área de serviço do imóvel. A situação exigiu dos bombeiros o emprego de técnicas e ferramentas apropriadas para realização da captura.
Após o resgate, a cobra foi transportada até uma área de mata, longe do meio urbano, e devolvida à natureza.
Na manhã de ontem, domingo, 14, por volta das 8h, durante Operação Safra, 86ª CIPM retira armas de fogo de circulação e prende indivíduos em flagrante, na localidade de Panambi, em Formosa do Rio Preto.
A guarnição da Operação Safra encontrava-se em rondas na região da Vila Panambi, quando visualizou um veículo acompanhando um indivíduo montado a cavalo, o qual transportava uma espingarda em bandoleira.
Diante da fundada suspeita, foi dada voz de abordagem ao suspeito e ao condutor do veículo. Feita a busca pessoal e veicular, foi encontrada na cintura de um dos abordados, em um coldre, uma pistola Taurus carregada, calibre 380 e, no interior do veiculo, um rifle CBC calibre .22, com 5 munições intactas.
Na carroceria do veículo ainda foi encontrado um veado abatido, caracterizando crime ambiental, tendo os envolvidos confessado o abate.
Diante do fato, todo o material bélico, juntamente com o animal abatido e os envolvidos de 30 e 52 anos, foram conduzidos e apresentados na 11ª COORPIN-Barreiras para adoção das medidas legais.
Salienta-se que a pistola apreendida possuía registro de furto e um dos flagranteados possui diversos apontamentos criminais, com registros de ocorrências por ameaça, esbulho possessório, furto e porte ilegal de arma de fogo.
VAGAS DE BARREIRAS PARA DIA 15/01/2024
LEITURISTA
VAGA EXCLUSIVA PARA PCD
Experiência mínima de 06 meses em leitura de hidrômetro e visitas técnicas
Ensino médio completo
Salário: R$ 1.647,17
A empresa fornecerá: vale transporte, cesta básica e uniforme
01 VAGA
ASSISTENTE ADMINISTRATIVO
Ensino superior incompleto: qualquer curso
Experiência mínima de 06 meses na carteira, nas áreas financeira, contábil e administrativa
Obrigatório CNH “B”
A empresa fornecerá vale transporte, cesta básica (R$205,00), vale refeição, uniforme
Salário: R$ 1.400,00
01 VAGA
ATENDENTE DE DISTRIBUIDORA
Não exige experiência
Ensino fundamental completo
01 VAGAS
DOCEIRA DE AÇAI
Ensino fundamental completo
Não exige experiência
A empresa fornecerá curso em Feira de Santana, todos os custos da viagem (hospedagem, passagens e alimentação ) por conta da empresa
A empresa fornecerá: uniforme
Salário: R$ 1.500,00
01 VAGA
AUXILIAR DE ESTOQUE
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses
Conhecimentos básicos em computadores
A empresa fornecerá: Vale Transporte, Vale Refeição, Assistência Médica, Assistência Odontológica, Uniforme
01 VAGA
AUXILIAR DE ESTOQUE
Ensino médio completo
Experiência na área administrativa, financeira ou almoxarifado
Obrigatório CNH “B”
01 VAGA
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO
VAGA TAMBÉM PARA PCD
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Conhecimento na área de manutenção predial, carpintaria e alvenaria, pintura
A empresa fornecerá: assistência médica e odontológica, vale refeição, vale transporte e uniforme
01 VAGA
AUXILIAR DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
03 VAGAS
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
VAGA TAMBÉM PARA PCD
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 03 meses na carteira
Conhecimento nas técnicas de higienização hospitalar, instruções de trabalho, risco químico e biológico, equipamentos de proteção individual, impermeabilização e tratamento de pisos, equipamentos para auxílio na limpeza
A empresa fornecerá: vale transporte, seguro de vida, uniforme, refeitório da empresa, auxílio creche
01 VAGA
AUXILIAR FINANCEIRO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório CNH “A/B”
A empresa fornecerá: vale transporte
01 VAGA
AUXILIAR TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO
Ensino médio completo
Curso Técnico em Refrigeração
Experiência mínima de 06 meses na carteira
CNH “B”
Disponibilidade para viajar
Benefícios: Vale transporte, Vale alimentação e Uniforme
06 VAGAS
AVICULTOR
Não exige experiência
Não exige escolaridade
10 VAGAS
BORRACHEIRO
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Trabalhar em São Desidério
01 VAGA
CARRETEIRO
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório CNH “E”
Salário: R$ 2.525,69
Disponibilidade para viagem
A empresa fornecerá: vale transporte, cesta básica, assistência odontológica, uniforme, adicional noturno, diária por viagem
01 VAGA
CORRETOR DE IMÓVEIS
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira em vendas
Possuir CREDI ou estar disposto a cursar TTI
Disponibilidade de tempo integral
A empresa fornecerá comissão
Obrigatório CNH “A/B”
10 VAGAS
COZINHEIRO HOSPITALAR
VAGA TAMBÉM PARA PCD
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Conhecimento em segurança alimentar e de microbiologia, higiene de alimentos e receitas, preparo e pré-preparação de refeições, medida
A empresa fornecerá: vale transporte, seguro de vida, uniforme, refeitório da empresa, auxilio creche
01 VAGA
ELETRICISTA
Disponibilidade para viajar
Experiência mínima de 06 meses
Com experiência predial e residencial
Não exige escolaridade
01 VAGA
ELETRICISTA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Ensino médio completo
Experiência com iluminação pública,
NR10, SEP, NR35
01 VAGA
FONOAUDIÓLOGO
Ensino superior completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Conhecimento básico em informática, desfagia, audiometria, técnica na área de atuação
A empresa fornecerá: vale transporte, seguro de vida, auxílio creche
01 VAGA
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL EM GERAL
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 06 meses na carteira
01 VAGA
ELETRICISTA MONTADOR
Ensino fundamental incompleto
Experiência mínima de 06 meses comprovada em carteira
Capacitação em certificado eletricista
Curso NR 10
Salário R$ 2125,20
Benefícios: Assistência médica, seguro de vida, vale transporte e refeitório empresa
06 VAGAS
MONITOR DE RESSOCIALIZAÇÃO PRISIONAL
Ensino médio completo
Experiência mínima de 03 meses na carteira
A empresa fornecerá: assistência medica e odontológica, vale transporte , vale refeição, seguro de vida e refeitório da empresa, 30% em cima do salário
20 VAGAS
MOTORISTA DE CAMINHÃO
Ensino fundamental completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Conhecimento em aplicativo/ tecnologia (diferencial), atendimento ao cliente
Obrigatório CNH “D”
A empresa fornecerá: cesta básica R$ 118,00,vale alimentação R$ 21,87 (por dia trabalhado), prêmio produtividade, plano de saúde
Salário: R$ 2.214,29
08 VAGAS
NUTRICIONISTA (SUSPENSA)
Ensino superior completo em Nutrição
Experiência em cozinha industrial
Salário R$ 3.245,01
02 VAGAS
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS
Não exige Experiência
Ensino fundamental incompleto
CNH “A/B”
01 VAGA
AUXILIAR DE CAIXA
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Conhecimentos em conciliação bancária e de cartão crédito, MS Excel e Outlook
Benefícios: Vale Transporte, Vale Refeição, Assistência Médica, Assistência Odontológica, Uniforme
01 VAGA
PROMOTOR DE VENDAS
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório veículo próprio, CNH “A”
Disponibilidade para viajar
01 VAGA
RECEPCIONISTA DE CLINICA MÉDICA
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Conhecimento e experiência no manuseio de computador (noções básicas)
01 VAGA
REPOSITOR
Ensino médio completo
Não exige experiência
02 VAGAS
SERVENTE DE OBRAS
Ensino fundamental incompleto
Não exige experiência
Salário R$ 1.320,00
Benefícios: Assistência médica, seguro de vida, vale transporte e refeitório empresa
16 VAGAS
SUPERVISOR TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO
Ensino médio completo
Curso Técnico em Refrigeração
Experiência mínima de 06 meses na carteira
CNH “B”
Disponibilidade para viajar
Salário: R$ 2100,00
Benefícios: Vale transporte, Vale alimentação e Uniforme
02 VAGAS
TÉCNICO DE ENFERMAGEM
Certificado de conclusão do curso técnico de enfermagem ou técnico de enfermagem do trabalho
Não exige experiência profissional
Experiência no uso do computador (noções básicas)
01 VAGA
TÉCNICO DE MANUTENÇÃO DE IMPRESSORA E MULTIFUNCIONAIS
Ensino médio completo
Obrigatório carro próprio, CNH “B”
Experiência mínima de 06 meses na carteira:
Conhecimento em manutenção de hardware, impressoras e multifuncionais; em informática e administração de redes
A empresa fornecerá: vale refeição, seguro de vida, aluguel do carro R$ 1.145,00, pagamento do combustível por km
01 VAGA
TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA
Curso em técnico em eletrotécnica completo
Não exige experiência
01 VAGA
TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses
Conhecimento em informática, manutenção de computadores, redes, CFTV, atendimento ao público
Benefícios: Vale Transporte, Vale Refeição, Assistência Médica, Assistência Odontológica, Uniforme
01 VAGA
TÉCNICO EM REFRIGERAÇÃO
Ensino médio completo
Curso Técnico em Refrigeração
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Obrigatório veículo próprio, CNH “B”
Disponibilidade para viajar
Salário: R$ 1850,00
Benefícios: Vale transporte, Vale alimentação e Uniforme
06 VAGAS
TORNEIRO MECÂNICO
Experiência na área
Não exige escolaridade
Trabalhar em São Desidério
01 VAGA
VENDEDOR INTERNO
Experiência em vendas de óculos
Ensino médio completo
01 VAGA
VENDEDOR PRACISTA
Não exige experiência
Ensino médio completo
Vaga para vendas externas
Salário R$ 1.320,00
Vale Refeição, Vale Transporte
Vale Transporte
01 VAGA
VENDEDOR PRACISTA
Ensino médio completo
Não exige experiência
Exige disponibilidade para viagens e ausentar-se do domicílio por longos períodos,
CNH "AB"
Vaga destinada a vendas externas na região oeste (cobrir férias),
Não exige experiência
Desejável possuir veículo, conhecimento em Excel e Internet,
A empresa fornecerá: veículo (moto) mas caso o candidato possua veículo a empresa remunerará os custos (a combinar)
Benefícios: salário+comissão, refeitório empresa e uniforme
01 VAGA
VENDEDOR PRACISTA
Não exige escolaridade
Experiência mínima de 06 meses na carteira em: vendas
Veiculo próprio
Disponibilidade para viajar
01 VAGA
VAGAS PARA BOM JESUS DA LAPA – DIA 15/01/2024
AGENTE COMERCIAL EXTERNO
Ensino médio completo
Não exige experiência
A empresa fornecerá: salário +comissão (chegando ate R$ 4.500,00) assistência odontológica, uniforme, ajuda de custo de R$ 100,00 para CLT, desconto de 50% nos planos de internet, UNIMIKS, vale aniversario, entrada gratuita no OÁSIS PARK, desconto em graduação e pós graduação na UNIFG, contrato MEI tem ajuda de custo de R$ 150
Rotas externas na cidade de BOM JESUS DA LAPA
05 VAGAS
CABELEIREIRO
Ensino médio completo
Experiência mínima de 06 meses na carteira
Experiência com alisamento capilar e escovas
Salário fixo mais comissão
02 VAGAS
CONFERENTE DE ESTOQUE
Ensino superior incompleto: Administração, logística ou afins
Experiência mínima de 06 meses na carteira em: conhecimento pratico com administração e gestão de equipes, domínio em Excel, word, internet
A empresa fornecerá: assistência medica e odontológica , cesta básica, vale refeição, seguro de vida, uniforme, adicional noturno e comissão
Obrigatório CNH “B”
Salário: R$ 2.320,001
01 VAGA
14
Jan/24 |
Peça já o melhor Yakisoba da cidade! |
Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00
Na tarde da última sexta-feira (12), a 2ª Companhia do 17° Batalhão de Bombeiros Militar foi acionada para capturar uma cobra que se alojou no motor de um caminhão na Rodovia BR-020, Km 520, próximo a Agrobasso em Luís Eduardo Magalhães.
Ao abrir o capô do veículo, o motorista foi surpreendido pela serpente. As equipes de bombeiros enfrentaram uma jiboia bastante agressiva, mas, após um procedimento cuidadoso, conseguiram capturá-la. A serpente media aproximadamente 2 metros de comprimento, e felizmente, não apresentava ferimentos.
Como parte dos esforços de preservação ambiental, os bombeiros libertaram a Jibóia em uma área apropriada, garantindo sua integridade e contribuindo para a harmonia entre a fauna local e o ecossistema.
Pedro Aparecido dos Santos, de 46 anos, 2° sargento da polícia militar, foi morto na noite de ontem, sexta-feira, 13, por volta das 21h, na cidade de Dianópolis, no sudoeste do Tocantins, município que faz divisa com o oeste da Bahia.
De acordo com informações, o policial teria sido morto com um disparo de arma de fogo efetuado por sua companheira de convívio durante uma discussão.
A mulher foi presa e levada para a delegacia de polícia. Segundo informações colhidas pelo Blog do Sigi Vilares, o sargento seria natural de São Desidério.
O corpo do policial foi removido para o IML onde passará por necropsia antes de ser liberado para velório e sepultamento.
Em nota, a polícia militar lamentou a morte do policial; confira abaixo.
A Policia Militar, através do 11° BPM, lamenta com profundo pesar o falecimento do 2° SGT Pedro Aparecido dos Santos. O militar ingressou na Polícia Militar no ano de 2006 e servia no 11° BPM em Dianópolis.
Natural do município de São Desiderio/BA, o militar de 46 ano de idade deixa dois filhos.
A trágica morte do policial militar ocorreu em sua residência no município de Dianópolis, por homicídio provocado por disparo de arma de fogo.
Neste momento de dor, a Polícia Militar do Tocantins se solidariza e manifesta apoio aos familiares e amigos, por esta perda irreparável, rogando a Deus que possa dar o conforto a todos.
13
Jan/24 |
Líderes Religiosos e Comandante do 17º BBM unem Forças em LEM para Reforçar Segurança em igrejas |
Durante toda a manhã deste sábado (13), o tenente-coronel BM Cedraz, comandante do 17º Batalhão de Bombeiros Militar, juntamente com os soldados Alves Amorim e André Barbosa, do setor de segurança contra incêndio, reuniram-se com Pastores no auditório do Hotel Paknoosh em Luís Eduardo Magalhães. A convocação para o encontro partiu da Secretária de Estado, Jusmari Oliveira, e de líderes religiosos, visando discutir medidas de regularização e segurança contra incêndios em igrejas e templos religiosos.
A reunião contou com a presença de Jusmari Oliveira, Secretária de Estado, algumas lideranças locais e representantes religiosos, com enfoque na abordagem de ações organizadas e programadas para garantir a regularização, segurança e prevenção de incêndios e pânico em edificações religiosas na cidade.
Destacou-se a importância da colaboração entre o poder público, setor privado e instituições religiosas para fortalecer a segurança comunitária. Ao encerrar a reunião, a secretária de Estado comprometeu-se a auxiliar, ao longo do ano, no que estiver ao seu alcance, na regularização dos templos e igrejas. Os pastores, por sua vez, se comprometeram a manter o diálogo e colaborar conjuntamente na implementação de ações efetivas para garantir a segurança contra incêndio e pânico e tranquilidade nas igrejas e templos de Luís Eduardo Magalhães. Essa iniciativa reforça o comprometimento local com a segurança e bem-estar da comunidade, ressaltando a importância da prevenção diante de potenciais riscos.
13
Jan/24 |
🌟 Novidade na PROTEGES! 🏡✨ |
Estamos empolgados em compartilhar uma grande atualização: agora, a Proteges Prestadora de Serviços está oferecendo um serviço especializado de Secretaria do Lar! 🌿✉️
Se você busca praticidade e tranquilidade para o seu dia a dia, nossa equipe está pronta para cuidar dos detalhes da sua casa, proporcionando organização e eficiência. Deixe as tarefas administrativas conosco, enquanto você aproveita mais tempo para o que realmente importa.
Entre em contato para mais informações e personalizamos um pacote de serviços de acordo com as suas necessidades. 💬✨ #Proteges #SecretariadoDoLar #PraticidadeNoDiaADia #ServiçosResidenciais
Atendimento:
Região - LEM/BA
Região - Oeste Bahiano
Região - Irece/Ba
Entre em Contato:
- (77) 99965-6439
- (77) 99702-5830
Ou faça-nos uma visita:
📌 Rua Castro Alves, 505. Mimoso I. LEM/BA.
A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.
Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.
Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031
No início da manhã deste sábado, 13, por volta das 6h, uma mulher teve sua bicicleta Aro 29 roubada em uma ocorrência próximo à passarela localizada próximo a antiga rodoviária de Luís Eduardo Magalhães. O meliante, descrito como um homem branco magro, vestindo uma camisa amarela e com cabelo liso, ameaçou a vítima com a possibilidade de efetuar uma facada.
A vítima relatou que estava pedalando no momento da ação do criminoso. Caso alguém tenha informações que possam levar ao paradeiro da bicicleta, por favor, entre em contato através do número 77 999452340. Informações também podem ser repassadas à Polícia Militar ou à Guarda Civil Municipal.
No final da manhã de hoje, sábado, 13, por volta das 11h30, um atropelamento ocorreu na BR 135, na altura da entrada do bairro Santo Antônio, na cidade de Barreiras.
Segundo informações, um ônibus teria parado, sendo que uma passageira ao desembarcar, ao tentar atravessar a rodovia, acabou sendo atropelada por um caminhão que trafegava pela rodovia, sendo o motorista surpreendido.
A mulher foi socorrida no local por equipes do SAMU com fraturas nas pernas e posteriormente encaminhada para uma unidade de saúde.
A Guarda Civil Municipal sinalizou o local sendo que a rodovia ficou bloqueada até o término do socorro da vítima.
O trânsito foi desviado para a rua paralela que ficou parcialmente congestionado.
Na madrugada de hoje, sábado, 13, o condutor de um veículo VW Gol, colidiu fortemente contra um poste de iluminação pública, no bairro Santa Cruz, em LEM.
O condutor trafegava pela BR 020, quando perdeu o controle da rieção, saiu da pista, vindo a colidir e quebrar o poste.
O acidente de trânsito foi registrado pela SUTRANS e sinalizado, não houve feridos.
Diante dos esforços para garantir o melhor funcionamento dos seus sistemas de abastecimento, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) manteve-se vigilante no combate ao furto de água. Na região Oeste da Bahia, onde a estiagem prolongada e as altas temperaturas predominam, o trabalho de combate a fraudes na rede distribuidora fez a diferença para que água tratada chegasse até as torneiras de quem paga pelo serviço nos momentos de alto consumo.
Foram contabilizados, ao longo de 2023, a retirada de um total de 734 irregularidades na rede distribuidora, dentre ligações clandestinas, desvios de ramais e violações de hidrômetros. Dentre as 20 cidades atendidas na região, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Formosa do Rio Preto representaram 88% do total dos furtos de água flagrados pelas equipes da Embasa no ano passado.
Para o gerente de operação de água da Embasa, Pedro Henrique Oliveira, o furto de água é um dos principais fatores de desequilíbrio no fornecimento de água. “Como não está pagando, quem comete esse tipo de crime acaba utilizando o recurso de forma descontrolada e para muitos usos que fogem da finalidade básica do uso da água tratada, utilizando-a para irrigação, dessedentação animal, recarga de piscinas e tanques e até para criação de peixes”, afirma.
Considerando que cada imóvel furtasse o equivalente a 10 mil litros de água por mês, estima-se que, em um ano, seriam perdidas e não contabilizadas cerca de 88 milhões de litros de água tratada, ou seja, aproximadamente 35 piscinas olímpicas. Para a gerente da Embasa de Barreiras, Catherine Franca, este tipo de fraude na rede distribuidora de água prejudica não somente a Embasa, mas toda a coletividade. Ela cita que, em setembro, durante o período de alto consumo, o furto de água na rede distribuidora prejudicou os moradores das partes altas dos povoados do Riachinho e da Baraúna.
Catherine explica que, somente depois de uma ação de combate a perdas, foi identificado que a água furtada estava sendo direcionada para irrigar plantação e pastagem. “Apesar de todos os nossos esforços, é bastante difícil identificar as ligações clandestinas, diante da extensão quilométrica da rede distribuidora e das violações, que geralmente acontecem em local de difícil acesso. Até localizar e retirar estas irregularidades, o transtorno já aconteceu e a população se prejudica, pois fica sem água em casa. Por isso, precisamos do apoio da própria população para denunciar este tipo de prática”, reforça.
Crime - Além da prática de furto de água ser considerada um crime contra o patrimônio público, passível de multa e prisão, a violação em qualquer ponto da rede distribuidora compromete a qualidade da água, pois expõe as tubulações à entrada de sujeira e partículas contaminantes e reduz de forma significativa a pressão na rede distribuidora. Em caso de suspeita de furto ou violação na rede, ramal ou no hidrômetro, a população pode denunciar de forma anônima pelo teleatendimento, no 0800 0555 195; e na Agência Virtual (https://agenciavirtual.embasa.ba.gov.br).
Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00
A Coelba mudou de lugar o poste de energia elétrica que ficava na rua Nossa Senhora da Conceição, no bairro Rio Grande, em Barreiras, após alguns acidentes no local.
O poste ficava a alguns metros afastado da entrada de outra rua próxima, onde carretas fazem conversão para entrar na rua Nossa Senhora da Conceição e seguir sentido a BR 242, ocasionando os acidentes, conforme o último que ocorrido na quinta-feira, 11, noticiado pelo Blog do Sigi Vilares (VEJA AQUI).
Acidente nesta semana
O local foi palco de outros acidentes da mesma modalidade, carreta bau colidindo e derrubando o mesmo poste, como foi no ano de 2022, noticiado também por nossa reportagem (VEJA AQUI).
Acidente no ano de 2022
Com esta mudança e afatasmento da entrada da rua, o espaço será maior para conversão das carretas e possivelmente ele não será mais atingido.
Tito, com atuação destacada em toda a região oeste da Bahia, dedicando-se incansavelmente à destinação de investimentos federais para o fortalecimento da saúde, agricultura familiar e entidades governamentais, fortalece o trabalho do Consórcio Multifinalitário do Oeste – CONSID, com novos investimentos federais através da CODEVASF.
Por iniciativa de Tito, foram destinadas através da Codevasf, 01 retroescavadeiras, 01 caminhão refrigerado trucado e 03 máquinas higienizadoras de caixas plásticas.
“Esses investimentos realizados pelo Governo Federal através da Codevasf por indicação de Tito são um marco para o consórcio e para todos os municípios consorciados, porque com a chegada desses importantes equipamentos, ampliará a capacidade operacional da instituição, podendo assim colaborar cada vez mais com as prefeituras nas atividades que visam levar mais qualidade de vida para as pessoas”, pontuou o presidente do Consórcio Multifinalitário do Oeste, Zezo Aragão.
Os novos investimentos recebidos pelo consórcio fortalecerão a gama de equipamentos que trabalham na melhoria da infraestrutura de municípios do Oeste da Bahia, com intervenções em estradas vicinais, pavimentação asfáltica e outras obras estruturantes.
“É motivo de alegria poder viabilizar a destinação destes importantes investimentos para o CONSID, que tem realizado um excelente trabalho em Barreiras e em diversos municípios do Oeste da Bahia. Uma entidade séria, que em parceria com as prefeituras da região, tem levado melhorias para a vida de milhares de pessoas, com atuação na infraestrutura e no fomento à agricultura familiar. Agradeco à Deus por essa oportunidade”, disse Tito.