Uma infestação de besouros tomou conta das ruas do município de Ibotirama, no oeste do estado. A prefeitura divulgou por meio de nota nesta quarta-feira (7) que a concentração de insetos nas ruas foi causada por um desequilíbrio ambiental, aliado à deficiência de predadores naturais na cadeia biológica dos insetos.
Ainda conforme a prefeitura, as secretarias de Saúde e Meio Ambiente mantiveram contatos com os órgãos competentes e foram orientados a não fazer dedetização, já que a prática é proibida em casos como este, principalmente em áreas urbanas.
A prefeitura afirmou também que as larvas dos insetos são praticamente inofensivas e não causam problemas de saúde. No entanto, alertou que o líquido liberado pelos besouros quando pressionados contra uma superfície pode provocar queimaduras leves.
A administração do município afirmou que mantém os serviços normais também falou que os serviços normais de limpeza, nos cuidados com o lixo e na limpeza dos terrenos baldios, para diminuir a infestação. De acordo com o G1, a previsão da prefeitura é que a situação seja normalizada nos próximos sete dias, quando os insetos devem retornar ao habitat natural.
O Ministério da Educação decidiu reincorporar o ensino religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A disciplina havia sido retirada da última versão da BNCC referente à educação infantil e ao ensino fundamental. De acordo com o jornal O Globo, uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal, que considerou constitucional a oferta da disciplina nas escolas desde que a matrícula não seja obrigatória, ampliou as pressões de grupos religiosos em favor da volta do assunto para a Base.
O retorno do ensino religioso à Base faz parte de um pacote de sugestões levantadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), a partir de audiências públicas realizadas em todo o Brasil durante o ano. As questões estão sendo discutidas com o MEC nesta quinta-feira (8). Ainda segundo o Globo, o CNE fará a versão final do texto para encaminhá-lo ao ministro da Educação, a quem cabe homologar a BNCC. O documento irá definir o que deve ser aprendido pelos alunos em cada etapa escolar. A previsão é que esteja pronto até o fim deste ano.
O deputado federal baiano Antonio Imbassahy (PSDB), que não conseguiu se reeleger, defendeu, em entrevista à revista Veja, que o seu partido, o PSDB, tome uma “posição muito clara” de apoio ao governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) sob pena de perder identidade.
“A gente tem que dar uma contribuição. É obrigação nossa dar para fazer a reforma e recuperar a economia. Se não fizer isso, o partido vai continuar sem identidade e vai ficar erodindo mais ainda junto à população brasileira. Tem que ter uma posição firme, clara e agora”, afirmou.
Imbassahy disse que a sigla deveria ter ficado ao lado de Bolsonaro no segundo turno das eleições e se mostrou contra o fato de membros do PSDB sinalizarem apoio ao PT. “Eu acho que não foi bom. Isso confunde a opinião pública. Também soa contraditório. Isso tira autenticidade e a identidade do partido. Isso não contribuiu”, pontuou.
Foi lançada oficialmente, na manhã de ontem, quinta-feira (8), na Escola Municipal da Santa Luzia, a campanha de adoção de cartas de natal escritas por crianças ao Papai Noel, em Barreiras. A ação é realizada pelos Correios, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, sociedade civil organizada e empresários, para atender os pedidos dos alunos das escolas municipais e instituições sociais no município.
A secretária de educação, Cátia Alencar explicou que vinte escolas municipais da zona urbana e rural estão participando, e que as cartas já estão sendo produzidas, colocando em prática também o aprendizado em sala, além de incentivar os alunos a contarem suas histórias e sonhos.
“Temos acompanhado a campanha da cartinha ao Papai Noel, e é um momento de expressarmos nossos sentimentos de amor, solidariedade e nossos alunos colocarem no papel seus pedidos, exercitando assim, a produção textual, escrita, ortografia e gramática. Esse ano teremos a participação de muitas escolas e 2.400 alunos vão ganhar presentes do Papai Noel dos Correios”, disse a secretária na abertura.
O lançamento oficial aconteceu no espaço recreativo da escola, e contou com a presença da vice prefeita Karlúcia Macêdo, secretária de educação Cátia Alencar, o diretor regional dos Correios Eraldo Moura, o coordenador da campanha Acássio Rivelino, da madrinha da escola Adelma Vilela, professores de música da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio, carteiros, professores, diretores de escolas, pais e alunos.
A diretora da escola municipal Santa Luzia, Adilma Vilela preparou uma programação natalina, com coral infantil, encenação teatral, abraço simbólico e muitas cantatas de Natal, para recepcionar o Papai Noel na escola. Foram entregues quase 500 cartas aos Correios, e os olhos dos alunos brilhavam na expectativa de receber o presente, principalmente da aluna Evelyn Vitoria Silva Barros de 11 anos, que já ganhou uma boneca.
“Escrevi ao Papai Noel, e pedi uma boneca que fala, esse era meu sonho porque eu sabia que minha mãe não poderia comprar presente para mim e meus nove irmãos. Eu estou muito feliz, porque no ano passado eu ganhei uma Barbie do Papai Noel e agora ele realizou de novo meu sonho”, disse Evelyn.
Adote sua cartinha - A campanha, que é realizada há 18 anos em Barreiras, faz com que os presentes especificados pelas crianças nas cartas, sejam atendidos com o apoio de voluntários que “adotam” as cartinhas.
Esse ano, cerca de 2400 crianças terão os pedidos entregues ao “bom velhinho”, e as cartinhas ficarão disponíveis para adoção até o dia 10 de dezembro. Os padrinhos têm até o dia 14 de dezembro para entregar os presentes no mesmo ponto onde adotaram a cartinha.
09
Nov/18 |
LEM tem a UNIPEÇAS Centro Automotivo |
Luís Eduardo Magalhães agora conta com uma grande loja no ramo automotivo com serviços de qualidade e garantia nacional.
Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D e balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óeo, suspensão, injeção eletrônica.
Atendemos todas as marcas nacionais e importados trabalhamos com peças originais. Temos um ambiente climatizado, espaçoso e confortável para você e sua família.
Contando com uma experiência de 16 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo.
UNIPEÇAS – Avenida Kichiro Murata, 463, Jardim Imperial, fone: 77 3628-6988. Em Barreiras, na Rua Lomanto Junior, 290, bairro JK.
09
Nov/18 |
PF prende vice-governador de MG, Joesley Batista e Ricardo Saud por suposto esquema em Ministério |
A operação desta sexta-feira é um desdobramento da Operação Lava Jato e foi batizada de Capitu
O vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade (MDB), e os executivos da JBS Joesley Batista, Ricardo Saud e Demilton Castro foram presos na manhã desta sexta-feira (09) em operação que apura suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura durante o Governo Dilma.
A Polícia Federal realiza buscas no gabinete de Andrade. Foram expedidos 62 mandados de busca e apreensão em MG, SP, RJ, PB e MS.
A operação desta sexta-feira é um desdobramento da Operação Lava Jato e foi batizada de Capitu. A ação é baseada na delação do doleiro Lúcio Funaro, que é apontado como operador do MDB.
Polícia Federal prende Joesley Batista e o vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade.
A operação Capitu, deflagrada nesta manhã, cumpre mandados de prisão em cinco estados, por causa de esquema de corrupção no Ministério da Agricultura.
“Capitu, gostei do nome. Incrível como Joesley estava livre e solto. Um bandido, ladrão, sem-vergonha. Em qualquer país sério tinha que ser condenado a prisão perpétua com trabalhos forçados. Joesley é o que estava acertando pagamento para Eduardo Cunha com Michel Temer. A corrupção continua, vamos ver agora o que vai ocorrer. Envolve também a prisão de Ricardo Saud. A luta contra a corrupção é dura, mas dá passos importantes”, diz Marco Antonio Villa.
Confira o comentário completo:
Considerado o prêmio show do Oeste Baiano, a ACELEM está promovendo a 15ª Edição dos Destaques do ano que acontecerá dia 08/12/2018 no Quatro Estação Hall. O Prêmio Destaques do Ano tem por finalidade, expressar ainda mais o reconhecimento às empresas, profissionais liberais e personalidades que se destacaram através de seu trabalho com produtos/serviços, e também para a continuidade do seu negócio.
Para os demais uma possibilidade de analisarem onde e como podem melhorar, ou seja, usar de estratégias para se destacar melhor. "Esse reconhecimento vem para coroar o trabalho de quem está sendo destacado”.
A eleição dos Destaques do Ano foi feita em sua primeira fase com a pesquisa de campo através da opinião de empresas e público em geral com um total de 1.350 formulários, dando seguimento com a pesquisa ON-LINE através de votos pelo CPF e e-mail com 2.470 votos válidos.
Para a ACELEM, a ética, a competência, a transparência entre outros pré-requisitos são fatores que se destacam para homenagearmos e agraciarmos com o Prêmio DESTAQUES DO ANO.
Não percam!!!
Nesta quinta-feira (08), um encontro na Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito reuniu taxistas e representantes de empresas de ônibus e vans de Barreiras, que buscaram o poder público para reivindicar maior ostensividade no combate ao transporte clandestino de passageiros, na cidade. Recebidos pela chefe de gabinete, Marileide Carvalho, os secretários de Infraestrutura João Sá Teles, de Segurança, Luiz Vidal, o subsecretário Junior Sampaio, diretor da Cootrans, Cristiano Rans e a assessora da Procuradoria, Karoline Cruz, eles relataram os problemas que estão enfrentando.
“Precisamos de entendimento e de união de forças para acabar com os serviços clandestinos nos sistemas de táxi, vans e ônibus. Pagamos impostos e cumprimos nosso papel enquanto empresários e autônomos, porém, a cada dia estamos perdendo mais passageiros para um transporte irregular, que, em muitas vezes põe em risco a vida das pessoas transportadas”, disse Zé Maria, representante da empresa Viação Cidade de Barreiras.
Após ouvir os presentes, ficou acordado que os setores da Prefeitura envolvidos diretamente com o sistema de transporte irão organizar um plano de ação a ser posto em prática, visando a redução do transporte clandestino de passageiros em Barreiras. “Faremos fiscalizações por meio da Cootrans e do Setor de Transporte Público, intensificando as ações de combate a este tipo ilegal de transporte. Em breve, em um novo encontro, relataremos o cronograma de trabalho que será colocado em prática”, assegurou o secretário Luiz Vidal.
Foi lançada oficialmente, nesta manhã de quinta-feira (8), na Escola Municipal da Santa Luzia, a campanha de adoção de cartas de natal escritas por crianças ao Papai Noel, em Barreiras. A ação é realizada pelos Correios, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, sociedade civil organizada e empresários, para atender os pedidos dos alunos das escolas municipais e instituições sociais no município.
A secretária de educação, Cátia Alencar explicou que vinte escolas municipais da zona urbana e rural estão participando, e que as cartas já estão sendo produzidas, colocando em prática também o aprendizado em sala, além de incentivar os alunos a contarem suas histórias e sonhos.
“Temos acompanhado a campanha da cartinha ao Papai Noel, e é um momento de expressarmos nossos sentimentos de amor, solidariedade e nossos alunos colocarem no papel seus pedidos, exercitando assim, a produção textual, escrita, ortografia e gramática. Esse ano teremos a participação de muitas escolas e 2.400 alunos vão ganhar presentes do Papai Noel dos Correios”, disse a secretária na abertura.
O lançamento oficial aconteceu no espaço recreativo da escola, e contou com a presença da vice prefeita Karlúcia Macêdo, secretária de educação Cátia Alencar, o diretor regional dos Correios Eraldo Moura, o coordenador da campanha Acássio Rivelino, da madrinha da escola Adelma Vilela, professores de música da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio, carteiros, professores, diretores de escolas, pais e alunos.
A diretora da escola municipal Santa Luzia, Adilma Vilela preparou uma programação natalina, com coral infantil, encenação teatral, abraço simbólico e muitas cantatas de Natal, para recepcionar o Papai Noel na escola. Foram entregues quase 500 cartas aos Correios, e os olhos dos alunos brilhavam na expectativa de receber o presente, principalmente da aluna Evelyn Vitoria Silva Barros de 11 anos, que já ganhou uma boneca.
“Escrevi ao Papai Noel, e pedi uma boneca que fala, esse era meu sonho porque eu sabia que minha mãe não poderia comprar presente para mim e meus nove irmãos. Eu estou muito feliz, porque no ano passado eu ganhei uma Barbie do Papai Noel e agora ele realizou de novo meu sonho”, disse Evelyn.
Adote sua cartinha
A campanha, que é realizada há 18 anos em Barreiras, faz com que os presentes especificados pelas crianças nas cartas, sejam atendidos com o apoio de voluntários que “adotam” as cartinhas.
Esse ano, cerca de 2400 crianças terão os pedidos entregues ao “bom velhinho”, e as cartinhas ficarão disponíveis para adoção até o dia 10 de dezembro. Os padrinhos têm até o dia 14 de dezembro para entregar os presentes no mesmo ponto onde adotaram a cartinha.
08
Nov/18 |
Só a BAIANA tem... |
Precisando dar uma renovada no seu quarto? Que tal este Guarda Roupa Valsa? Um móvel elegante, charmoso e amplo para você organizar e guardar os seus pertences. Confeccionado em materiais de ótima qualidade e resistência.
O design moderno, proporcionando uma decoração sofisticada e agradável. Curtiu? Venha conferir na Casas baiana!
#casasBaiana #BARREIRAS #BAHIA #lem #saodesiderio #OFERTA #PRECOBAIXO #moveisbaratos #moveis #piaui #gilbues #saodesiderio #OFERTA #PRECOBAIXO #barreiras #lem
08
Nov/18 |
É amanhã! Zé Lezin em Barreiras! |
Olá Sigi,
Mais uma Rua em Estado crítico na cidade de LEM: Rua Rio das Pedras, no bairro Vereda Tropical...
Essa rua é linha de ônibus e na semana passada foi patrolada e ficou nesse estado crítico após as últimas chuvas.
Há muita lama no local. A rua está muito escorregadia.
Até quando nossa rua vai ficar assim?
Att. Morador indignado
08
Nov/18 |
Roberto & Junior. Vivendo e Adorando! |
Moradores voltaram a denunciar o lançamento de esgoto no canal do Rio dos Cachorros, localizado na Rua Jorge Amado, cruzamento com a Rua Maranhão, no bairro Mimoso I, em Luís Eduardo Magalhães.
Populares ao avistarem a equipe de reportagem do Blog do Sigi Vilares alertaram que havia mais "bocas de lobo" ao longo do canal do Rio dos Cachorros, sentido a empresa Bunge.
Segundo os moradores o crime ambiental vem ocorrendo entre a Rua Jorge Amado, cruzamento com a Rua Goiás, Rua Ceará e em frente ao Condomínio Cachoeira da Fumaça. Próximo a Rua Bahia tem quatro "bocas de lobo" vazando esgoto em direção ao canal do Rio dos Cachorros. No local é possível sentir um forte mau cheiro em todo o trecho onde ocorre os vazamentos.
A equipe de reportagem do Blog do Sigi Vilares, pesquisou na tarde de hoje, quinta-feira (08), o preço dos combustíveis praticados em vários postos na cidade de Barreiras. Muitos deles não seguem os preços da Petrobras quando é para reduzir os preços da gasolina.
Hoje, foi anunciado pela Petrobras uma diminuição do preço pela quarta vez consecutiva da gasolina nas refinarias, porém o que se verifica é que a grande maioria dos postos da área urbana de Barreiras reduziram apenas uma vez, mantendo ainda o preço antigo sem atualização.
Nossa equipe procurou o gerente de um destes postos de combustíveis e o mesmo disse que não tem como reduzir os preços porque eles não recebem com desconto. Ele informou ainda que compram da distribuidora sem redução de preços que é anunciado pela Petrobras.
O que chama a atenção de muitos motoristas é que basta ter um aumento de combustível no dia seguinte os postos na cidade de Barreira aplicam o reajuste. Isso não acontece quando há queda no preço, fato é que deveria ter baixado quatro vezes e o que se viu até o momento é que isso aconteceu apenas uma vez.
Os valores praticados na cidade de Barreiras varia de 4,68 a 4,899. Esse preço está sendo mais caro que a área rural do município, onde há postos comercializando por R$ 4,41 o litro da gasolina e mais caro que em Luís Eduardo Magalhães, onde há postos com preços de R$ 4,41 e R$ 4,46 o litro.
Com o início da safra agrícola 2018/2019, mais uma vez os agricultores se preparam para garantir a produtividade com segurança no campo. Dentre as atividades que garantem o suporte para a agricultura baiana, o setor da aviação agrícola é um dos principais fomentadores para o desenvolvimento tecnológico, principalmente no combate e defesa de pragas, a exemplo da ferrugem da soja e o bicudo do algodoeiro no algodão. O Brasil tem a segunda maior e uma das mais eficientes aviações agrícolas do Mundo. Segundo a Agência Nacional de Aviação Agrícola (ANAC), que fiscaliza e monitora o setor, são mais de 2 mil aviões agrícolas no País, 240 empresas aeroagrícolas e 548 operadores privados, disponíveis para contribuir com a agricultura de forma mais eficiente como a semeadura e aplicação de fertilizantes, trato de florestas, combate a incêndios florestais, povoamento de rios e lagos.
Ao contrário do comumente se pensa, a aplicação de defensivos pelas aeronaves é ainda mais seguro para o meio ambiente e para os colaboradores envolvidos, diante da regulação e legislação específicas, cuja operação é fiscalizada por pelo menos cinco órgãos, como o Ministério da Agricultura, ANAC, IBAMA, secretarias estaduais e prefeituras, além de Ministério Público, CREA e outras instituições. Diante de toda a fiscalização, o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Júlio Augusto Kampf, reforça sobre a segurança de todo o processo e que há muitos mitos que envolvem principalmente a aplicação de defensivos agrícolas no campo.
Além do fato de não se ter ninguém no campo no momento da aplicação, Kampf explica que é preenchido um relatório com informações profissionais, produto, condições meteorológicas, mapa com a localização da área aplicada e como foi o sobrevôo, sendo enviado mensalmente para o controle aos órgãos de fiscalização. “Não há como ocorrer o uso indiscriminado de defensivos na aviação agrícola. É uma ferramenta complexa de operação e bastante controlada e regulada. É um processo seguro e sem riscos de contaminação entre os envolvidos e do próprio alimento, é o que aponta os relatórios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), afirma.
O presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão, o produtor rural Júlio Busato, explica que o uso de aeronaves tem sido o principal diferencial no combate das pragas e doenças, a exemplo do bicudo do algodoeiro, por conta da eficiência, velocidade e segurança no suporte na aplicação dos defensivos agrícolas nas lavouras. “Sem o uso das aeronaves, precisaríamos utilizar uma quantidade muito maior de defensivos e com uma exposição mais prolongada do produto na lavoura. A depender do tamanho da área cultivada, a aplicação área tem o custo x benefício bem melhor do que a terrestre, o que seria necessário uma quantidade maior de aplicações e com menos eficiência no campo”, afirma. Ainda, segundo Busato, é um processo seguro que minimiza o impacto para o meio ambiente e o risco a segurança dos colaboradores.
Há 13 anos atuando na manutenção de aeronaves no oeste da Bahia, o sócio-proprietário da ABA Manutenção de Aeronaves, Ruddigger Alves da Silva, reforça a importância da aviação agrícola para o desenvolvimento econômico e social. “Hoje, cerca de 200 pessoas ligadas à empresa estão direta e indiretamente ligados ao setor de aviação agrícola na região. Antes, os serviços de manutenção eram realizados em outras capitais, como Salvador e Goiânia. Ao longo de todo este tempo, estamos formando mecânicos da própria região, que vem se capacitando e se adequando aos rigorosos protocolos da aviação civil no Brasil, principalmente quando se trata em uso para aplicação de defensivos nas lavouras”, afirma ele, que acredita no desenvolvimento da agricultura da região para aumentar os postos de trabalhos qualificados e a renda para o oeste da Bahia.