Nas últimas semanas, alguns estados do Nordeste entraram em alerta após a vigilância e a fiscalização agropecuária identificarem casos de peste suína clássica no Piauí e Ceará. Preocupados com o anúncio, agricultores e pecuaristas do Oeste baiano se uniram para traçar um plano de ação, a fim de impedir que a doença ultrapasse fronteiras.
Representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste) se reuniram para discutir o tema. A ideia é pressionar o governo do Estado a intensificar as barreiras sanitárias e fiscalizações da Adab, a fim de garantir o título de “zona livre” conferido à Bahia desde 2001.
“As entidades representativas do agronegócio do Oeste da Bahia, que englobam as atividades de agricultura e pecuária, estão preocupadas com a possível entrada da doença no Estado e seus desdobramentos. Por entender que isso impactaria em reflexos negativos em toda cadeia produtiva, nós nos antecipamos para fortalecer as ações preventivas. Vamos dar total apoio aos órgãos fiscalizadores para que as equipes possam ir a campo”, ressaltou o presidente da Aiba, Celestino Zanella, durante reunião.
De acordo com informações do Ministério da Agricultura, a peste suína clássica não é uma zoonose, ou seja, não pode ser transmitida aos seres humanos. Apesar de não representar risco à saúde da população, a situação é de alerta, já que é altamente contagiosa e mortal no reino animal.
Segundo estimativa da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), o rebanho suíno baiano é de aproximadamente 650 mil animais. A chegada da doença implicaria em um prejuízo expressivo não só para os criadores, mas para toda cadeia produtiva e também para o Estado, já que ocasionaria a queda da exportação da carne de porco e seus derivados. Isso também afetaria o mercado da soja, milho, milheto e sorgo, principais componentes para a ração animal.
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira, 08/05, validar aplicativos de transporte individual de passageiros, como o Garupa. “A proibição ou restrição desproporcional da atividade de transporte por motoristas cadastrados em aplicativos é INSCONSTITUCIONAL por violação aos princípios da livre iniciativa e livre concorrência”, disse o relator, ministro Luís Roberto Barroso.
Portanto qualquer lei municipal ou estadual que proíbem esse serviço é inconstitucional e não terá validade. Todos os aplicativos de transporte podem sim atuar em quaisquer municípios.
Em Barreiras o Garupa já vem fazendo sucesso para quem depende desse tipo transporte: “Eu sou muito bem atendido, tem balinha, chocolate tem vez que até agua o motorista oferece, sem contar o preço muito mais acessível”, disse Bruno Lopes, usuário do Garupa.
Agora o aplicativo Garupa estará atendendo também a cidade de Luís Eduardo Magalhães – BA recrutando motoristas para cadastro através do aplicativo (Link abaixo), vamos ver se administração do município vai fazer cumprir a determinação do STF.
Baixa o app no Google Play https://goo.gl/PUeF3u ou no App Store https://goo.gl/vNWCKD
Bom dia Sigi,
Olha a situação da Rua Sebastião Ferreira, no bairro Mimoso II, em Luís Eduardo Magalhães... ela está abandonada! Nem me lembro quando foi que passou uma máquina por aqui. A rua está cheia de buracos, de lixo e como pode ver no vídeo, tem até um vaso sanitário aí.
O IPTU já chegou e temos que pagar, mais a nossa rua não passa nem uma máquina pra ver se acaba com os buracos e tira esse lixo daí.
Att. Moradora revoltada
14
Mai/19 |
Espaço da Família - Locações e Eventos |
A entrega de gás mais rápida cidade, agora mais perto de Você!! Para Todos Gás e Água. Toda qualidade da Nacional Gás aliado a rapidez e eficiência na entrega em mais um endereço para melhor lhe atender!
Rua 31 de Março, quadra 81, lote 01, esquina com a rua tom Jobim, Florais Léa III, LEM.
Seu gás ou água acabaram? Ligue pra gente! 0800 071 1665. Gás para casas, empresas, fazendas, industrias, para tudo que precisar! Seja nosso conveniado!
Para todos Gás e água. 0800 071 1665.
Para Todos Gás e Água no Florais Leia III. É o Para Todos cada vez mais perto de você! Conte com a gente!
14
Mai/19 |
Mês das mães é no Marabá |
No final da tarde desta segunda-feira, 13, por volta das 17h, um motociclista identificado como Ronaldo Martins Lima, de 43 anos, ficou ferido após colidir sua moto contra uma árvore em uma das rotatórias da Avenida Rio São Francisco, no bairro Vereda Tropical, na cidade de LEM.
De acordo com informações obtidas pelo Blog do Sigi Vilares, o motociclista já vinha fazendo zig zag pela BR 242, na altura da entrada do bairro Jardim das Oliveiras, quando entrou em alta velocidade - ainda em zig zag na - Avenida Rio São Francisco.
Ainda de acordo com informações, na frente do motociclista trafegava uma carreta e para não colidir contra ela Ronaldo perdeu o controle na rotatória subindo no canteiro e colidindo contra uma árvore.
Ronaldo foi socorrido por uma equipe do SAMU para a UPA. Agentes da SUTRANS controlaram o trânsito até a chegada da PM.
Na noite desta segunda-feira, 13, por volta das 19h40, um motociclista ficou ferido ao ser envolver em um acidente com um veículo Fiat Argo no cruzamento da Rua Paulinho Coité e Avenida José Bonifácio, no bairro JK, em Barreiras.
Na colisão, o motociclista teve ferimentos pelo corpo e fratura em uma das pernas, sendo socorrido no local por uma equipe do SAMU e encaminhado para o Hospital do Oeste.
A Polícia Militar registrou o acidente.
Uma motociclista ficou ferida na tarde desta segunda-feira, 13, por volta das 15h30, após ser atingida por uma carreta no cruzamento da Avenida Brasília com a Rua Castro Alves, no centro de Luís Eduardo Magalhães.
Segundo informações obtidas pela equipe de reportagem do Blog do Sigi Vilares, ambos os veículos trafegavam sentido a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) pela Avenida Brasília e o condutor da carreta ao sinalizar para entrar na Rua Castro Alves, em direção a prefeitura municipal, teria atingido a motociclista que trafegava pela esquerda.
Com a colisão a motocicleta foi parar em baixo da roda dianteira do cavalo mecânico. Por pouco a carreta não passa por cima da motociclista que foi socorrida pela Guarda Civil Municipal (GCM) para a UPA.
O condutor da carreta permaneceu no local até a chegada dos agentes da SUTRANS e da Polícia Militar que registrou o acidente.
Três criminosos morreram na manhã desta segunda-feira (13), por volta das 09h, durante confronto com a RONDESP/RMS em uma pousada em Ipitanga, no município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Investigações das Agências de Inteligência da CIPE CERRADO, RONDESP Oeste, 83ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), 84ª CIPM, Polícia Civil da Bahia, Polícia Militar e Civil de Goiás contribuíram para ação policial.
De acordo com informações da Polícia Militar (PM), durante abordagem ao local os militares foram recebidos a tiros e deu início ao intenso tiroteio.
Os meliantes chegaram a serem socorridos ao Hospital Menandro de Faria, mas não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito. Os suspeitos foram identificados como sendo Dario Lucena de Lacerda, Júlio Rodrigues Valverde e outro identificado como Douglas Bispo Carvalho, porém segundo informações o documento seria falsificado.
Com o trio foi encontrado uma pistola de marca Taurus calibre 380 e dois revólveres de marca Taurus calibre 38. Os criminosos do Estado de Goiás invadiram a cidade de Barreiras na madrugada do dia 02 de maio deste ano, explodindo caixas eletrônicos do Banco do Brasil no centro histórico da cidade, conforme matéria publicada no Blog do Sigi Vilares.
13
Mai/19 |
McLaren Auto Center com preços especiais |
13
Mai/19 |
Bicicleta Roubada |
13
Mai/19 |
Mês das mães é no Marabá |