Lavagem de veículo; Higienização de bancos;
Hidratação de couro;
Cristalização;
Vidrificação;
Polimento;
Limpeza e polimento de faróis;
Lavagem a vapor;
Higienização de ar condicionado
Lustecar - Rua Glauber Rocha, 103, praça do Jardim Paraíso, Luís Eduardo Magalhães. Telefones: 77 3639-3118 - 9.9933-2068 e 9.9858-3706.
Com os números consolidados da safra 2018/2019, o oeste da Bahia se mantém em posição de destaque nacional quando o assunto é a produção agrícola. A soja, carro-chefe da região, alcançou a segunda melhor média de produtividade da história: 56 sacas por hectares. O número equivale a uma produção total superior a 5,3 milhões de toneladas da oleaginosa.
Com 97% da área colhida, o algodão, segunda maior cultura da região, também teve excelente desempenho. A produtividade teve leve queda, saindo de 315 para 300 arrobas por hectare, se comparadas as safras 2017/2018 com a de 2018/2019. No entanto, o aumento da área de plantio interferiu diretamente no volume produzido, passando de 1,2 milhão para aproximadamente 1,5 milhão de toneladas. Considerado o ouro branco da Bahia, o algodão projetou o Estado nacionalmente, colocando o município de São Desidério na liderança da produção da fibra.
A boa notícia animou tanto os cotonicultores que as perspectivas para a próxima safra surpreenderam até mesmo os membros do Conselho Técnico da Aiba. Para o próximo ciclo, espera-se um aumento de 5% da área plantada, saindo de 331 mil hectares para mais de 347,5 mil hectares, sem que necessariamente haja a retração da área da soja, que também deve registrar uma ampliação mais modesta, na casa do 1,3%.
“Os números não divergem do que os levantamentos anteriores já vinham apontando. E os resultados desta safra se devem, sobretudo, à persistência do produtor rural, que mesmo após alguns ciclos com problema de estiagem não desistiu de plantar. Aliado a isso houve investimento em tecnologia. Para a próxima safra, havendo boas condições climáticas e distribuição de chuvas, o oeste mantém o seu patamar de produção e produtividade, confirmando a sua vocação agrícola”, é o que prevê o assessor de agronegócio da Aiba e membro do Conselho Técnico, Luiz Stahlke.
Ainda segundo dados do Conselho, o milho, terceira principal cultura da região, cuja destinação é o mercado interno, especificamente o do Nordeste, teve produtividade de 140 sacas por hectare. Cultivado em uma área de aproximadamente 150 mil hectares, o cereal contabilizou cerca de 1,3 milhão de toneladas – um bom resultado, apesar do clima desfavorável, já que esta foi a cultura que mais sofreu com a estiagem. Devido ao alto custo de produção e liquidez do milho, houve uma retração de área plantada comparada à safra anterior. No próximo ciclo, a área cultivada com o grão deve permanecer os 150 mil hectares atuais. Contudo, devido ao investimento em tecnologia e irrigação, a produtividade tem potencial de atingir 180 sacas.
Com o final de mais uma colheita, o produtor rural deve ficar atendo aos prazos do vazio sanitário. O vazio da soja teve início no dia 1 de julho e será finalizado no dia 7 de outubro. Já o algodão, devido à prorrogação da colheita e destruição de soqueira autorizada pela Agência de defesa Agropecuária da Bahia (Adab), terá o vazio sanitário no período de 30 de setembro a 30 de novembro. Somente após essas datas é que se pode iniciar o plantio do próximo ciclo.
O Conselho Técnico é formado pelos representantes da Aiba, Abapa, Abacafé, Fundação BA, Sindicato de Barreiras, Sindicato de LEM, Sandias, Aprosem, Aciagri, Cargill, Bunge, Cooproeste, CREA, IBGE, Bahiater, Adab, Conab, BNB, Banco do Brasil, Louis Dreyfus, ADM, Multigrain, Noble.
Um empresário foi preso na manhã desta quarta-feira (18), em Barreiras, durante a Operação Chorume, que tem por objetivo desmontar associação criminosa no município de Planaltina de Goiás. O grupo criminoso agiu durante a gestão do ex-prefeito de Planaltina de Goiás, David Alves Teixeira Lima, em 2017, por meio de um esquema ilícito de contratação ilegal de pessoas jurídicas, mediante dispensa de licitação, para a prestação de serviços de coleta de lixo e limpeza urbana no município, sem observar da Lei de Licitações e das demais legislações correlatas.
A associação criminosa tinha envolvimento de agentes públicos e empresários, visando o desvio de recursos públicos, bem como desvendou a prática de fraudes para a celebração de dois contratos administrativos entre o município e as empresas Rode Bem Locação de Máquinas e Equipamentos Ltda. e G.J. Construções e Serviços Ltda., que acarretaram lesão aos cofres públicos no valor de R$ 1.491.060,00.
O Juízo da 2ª Vara Criminal da comarca de Planaltina deferiu a expedição de quatro mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva, para serem cumpridos em Planaltina. Permitiu ainda o cumprimento de três mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão temporária e um mandado de prisão preventiva, para serem cumpridos em Brasília (DF), além de três mandados de busca e apreensão, sendo dois deles contra pessoas jurídicas, e um mandado de prisão preventiva, para ser cumprido na cidade de Barreiras (BA).
A ação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público baiano, e contou com a colaboração de promotores de Justiça de Barreiras e da Polícia Militar da Bahia (CIPT-Oeste), em apoio à operação deflagrada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO). A Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) do MPBA também apoiou a operação.
18
Set/19 |
Polícia Civil deflagra operação e cumpre 22 mandados de busca e apreensão contra facção criminosa |
Uma ação conjunta da Polícia Civil por intermédio da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN) Santa Maria da Vitória, com apoio da 11ª Coordenadoria/Barreiras e 24ª Coordenadoria/Bom Jesus da Lapa deflagrou na manhã de hoje, quarta-feira, dia 18 a Operação Sexto Mandamento.
A operação faz menção bíblica ao sexto mandamento “não matarás” por conta do aumento significativo de crimes de homicídios ocorridos na região.
Segundo informações, durantes as foram instaurados pela Polícia Civil mais de 10 inquéritos policiais com o objetivo de apurar as circunstâncias e autoria das mortes violentas e o envolvimento das pessoas com o tráfico de drogas.
Os policiais conseguiram identificar vários nomes de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e que de uma forma direta e/ou indireta estavam ligadas a facção criminosa Bonde do Maluco (BDM), inicialmente instalada no município de Bom Jesus da Lapa. O objetivo do grupo criminoso era de dominar determinados pontos das cidades, os quais, supostamente, facilitariam a venda e a distribuição das drogas.
Na oportunidade foram cumpridos 11 mandados de prisões preventiva e temporária contra Carlos Cavalcante Satelites, mais conhecido como “língua”, Manoel Messias Moreira dos Santos Júnior, Fernando de Jesus Souza, o “Nando”, Jailton de Alcântara Oliveira, o “Tomém”, Evando Couto de Oliveira, “Vando”, Analia Rosa de Alcântara, a “Tata”, além da condução da adolescente B.P.J (16 anos), além de 11 mandados de busca e apreensão, totalizando 22. Foram apreendidos diversos celulares, computadores, espingarda calibre 20, simulacro de pistola, maconha, crack, caderno de anotações.
Vale lembrar que no último dia 6 de setembro equipes de Santa Maria da Vitória, a Polícia Civil da 24ª Coordenadoria/BJL realizou a prisão de oito pessoas, chefes de facção criminal.
18
Set/19 |
Farmácia Avenida - Cuidando de sua Saúde |
18
Set/19 |
Hotel LG - Sua casa fora de casa |
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vem recuperando o “passivo” de recomposição asfáltica deixado nos primeiros seis meses deste ano pela antiga empresa contratada em Barreiras para serviços em redes e ramais das redes de água e esgoto. Nos últimos dois meses e meio, foram recuperados e pavimentados 317 pontos de asfalto cuja recomposição estava pendente. A antiga empresa terceirizada deixou de cumprir, de janeiro até a sua saída, em julho, a exigência contratual de pavimentar estes trechos.
“Além de acompanhar a atual demanda de recomposição, acreditamos que, nos próximos dois meses, todas as pendências de recuperação de pavimento de Barreiras, em pontos onde a Embasa realizou serviços de manutenção ou ampliação das redes de água e de esgoto, serão sanadas. Além do asfalto, somente no mês de julho, foram 300 pontos de passeios recuperados”, explica a gerente da Embasa em Barreiras, Daryanne Mascarenhas. Segundo levantamento da própria Embasa, a antiga empresa, deixou cerca de 600 pontos de asfalto sem recuperação.
Na época, o gerente regional da Embasa, Francisco Araújo Andrade, informou a situação à Prefeitura, comprovando com todas as medidas cabíveis que vinham sendo adotadas para o rompimento do contrato. “Mesmo com advertências e multas, a empresa terceirizada negligenciava, desde o início deste ano, os serviços de recomposição. A nova empresa se comprometeu a recuperar, até o período chuvoso, estes pontos, garantindo também a qualidade deste serviço para os barreirenses”, afirma.
Em acordo fechado com o município, a Embasa vem comunicando quais são os pontos onde há a necessidade de intervenções para a manutenção da rede distribuidora, principalmente onde a pavimentação é nova, para acompanhamento da Prefeitura. O acordo também determina que, em caso de novas ligações em asfalto, os usuários devem solicitar a autorização da Secretaria de Infraestrutura para que a Embasa possa realizar as escavações e implantar o ramal de água.
Que precisa utilizar os caixas eletrônicos do Autoatendimento da Caixa Econômica Federal em LEM na Rua Paraíba, no Mimoso I, tem encontrado dificuldade, muita dificuldade.
Muitos caixas, mas poucos funcionam, como mostra esse vídeo enviado por um internauta.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou a doação de uma área de aproximadamente 15 hectares para a construção do campus definitivo do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) em Bom Jesus da Lapa (BA). A área é situada no Projeto Público de Irrigação Formoso, implantado pela Companhia no município.
A doação atende a uma solicitação da universidade, que atua no município desde 2014 – mas que ainda não possui sede definitiva. Bom Jesus da Lapa sedia a 2ª Superintendência Regional da Codevasf e é um dos 88 municípios do Médio São Francisco baiano que integram sua área de abrangência.
“A Codevasf entende, com essa doação, que o processo de desenvolvimento regional se dá também através da educação. Inserida no perímetro irrigado, a universidade pode auxiliar o desenvolvimento das atividades do perímetro e também de todo o processo de desenvolvimento regional das atividades produtivas em todo o Velho Chico. A Companhia já realizou outras doações com o mesmo intuito para a própria UFOB, em Barreiras, e para o Instituto Federal Baiano (IFBaiano), em Guanambi e em Bom Jesus da Lapa”, afirma o superintendente regional Harley Nascimento. Hoje, o IFBaiano conta com três cursos de ensino superior e outros três de ensino técnico profissionalizante.
A área cedida para a UFOB, avaliada em maio de 2018 em R$ 211,5 mil, será desmembrada de uma unidade parcelar empresarial de propriedade da Codevasf no projeto de irrigação Formoso. A sede deverá ser construída dentro de um prazo de cinco anos, conforme acerto entre as partes. Também como parte do acerto, ficou definido que o terreno não poderá ser utilizado para outra finalidade.
“A doação do terreno para o Centro Multidisciplinar de Bom Jesus da Lapa é uma grande conquista para a consolidação da Universidade no município. Também reforça a relação de parceria entre a UFOB e a Codevasf, que desde a criação da instituição tem contribuído para a realização de muitos projetos”, diz a professora Iracema Veloso, reitora Pro Tempore da UFOB.
18
Set/19 |
Pensou em segurança? Pensou em CASTSEG! |
18
Set/19 |
Vem aí a Nova Real Calçados em LEM |
Na noite de ontem, 17, por volta das 19h, os policiais militares do DPM do distrito de Rosário (Correntina) foram solicitados, via telefone, para comparecer no Ponto de Apoio de Ônibus onde estaria ocorrendo uma tentativa de homicídio. Ao chegar no local os PMs encontraram o indivíduo de iniciais J. D. S. contido junto ao solo por populares. Os policiais fizeram imobilização padrão, com uso de algemas, seguido de busca pessoal, sendo que nada de ilícito foi localizado.
Na oportunidade os policiais foram informados que o senhor J. D. S. desembarcou de um ônibus e aparentava estar em surto psicótico, ele se apoderou de um espeto de churrasco e tentou ceifar a vida de outro passageiro, de iniciais J. P. J, desferindo um golpe no peito e outro no braço da vítima.
Diante disso foi dada voz de prisão em flagrante delito ao acusado que foi conduzido até a DEPOL de Santa Maria da Vitória, onde foram tomadas as devidas providências.
O professor Jacques Antonio de Miranda foi nomeado reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). O decreto foi publicado na madrugada desta quarta-feira (18), no Diário Oficial da União.
Jacques Miranda era o vice-reitor Pro Tempore da Ufob. Ele foi o primeiro colocado da lista tríplice, formulada pelo Conselho Universitário em reunião extraordinária ocorrida em 18 de junho deste ano. Professor Jacques Miranda teve 27 votos.
O mandato do reitor será de quatro anos, começando em 2019 e com término em 2023. As datas da cerimônia de posse de Jacques Miranda, em Brasília, e da transmissão do cargo da reitora Pro Tempore, professora Iracema Veloso, para a futura gestão serão divulgadas nos próximos dias.
Segundo informações da Ufob, Jacques Antonio de Miranda é bacharel, mestre e doutor em Química e integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Química Pura e Aplicada (Posquipa) e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit).
Entre 2011 e 2013, o novo reitor foi diretor do antigo Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável, unidade avançada da Universidade Federal da Bahia (Ufba) que deu origem à Ufob.
A Ufob possui cinco campi no oeste do estado. Em Barreiras, funcionam 22 cursos de graduação e cinco de Pós-Graduação. No Centro de Barra, são ofertados os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.
Já em Bom Jesus da Lapa, funcionam os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. Em Luís Eduardo Magalhães, são ofertados as graduações em Engenharia de Biotecnologia e Engenharia de Produção. No Centro de Santa Maria da Vitória, ofertam-se os cursos de Artes Visuais e de Publicidade e Propaganda, além da Especialização em Produção Audiovisual.
Três homens morreram e um foi preso após um confronto com policiais, na terça-feira (17), na cidade de Cotegipe, no oeste da Bahia. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), os militares encontraram uma plantação de 30 mil pés de maconha no local.
Segundo informações da SSP, equipes da Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) receberam uma denúncia de que traficantes forçavam moradores a trabalharem no plantio de maconha.
Ao chegarem no local, de acordo com o órgão, os policiais prenderam José Ailton Gomes dos Santos, 43 anos, que disse onde estava a droga. A equipe chegou na zona rural e entrou em confronto com três homens.
A SSP informou que os suspeitos foram baleados, socorridos e levados para o Hospital Municipal de Wanderley, mas não resistiram aos ferimentos.
Além dos pés de maconha, a equipe apreendeu cerca de 11 quilos da erva pronta para consumo, um revólver calibre 38, uma pistola calibre 380, uma espingarda calibre 36, munições e cartuchos deflagrados.
Ainda segundo o órgão, o suspeito e os materiais apreendidos foram levados para a delegacia de Cotegipe.
18
Set/19 |
Somente hoje no supermercado Barateiro |
18
Set/19 |
Farmácia Avenida - Cuidando de sua Saúde |
18
Set/19 |
Vaga de emprego para gerente de fazenda |
Gerente de fazenda com experiência.
Coordenador Administrativo com experiência em rotinas operacionais agrícolas.
FAVOR ENVIAR CURRÍCULO PARA [email protected]