A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) informa que as provas para soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, marcadas para este domingo (19), serão realizadas normalmente, como previsto no Edital de Convocação do Concurso Saeb 02/2019.
A decisão proferida pela desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel na última quinta-feira (16), determinou a suspensão do concurso, após a realização das provas objetivas e discursivas, até que seja julgado o mérito da questão. A decisão da magistrada não afeta esta etapa das provas, que serão realizadas normalmente, neste domingo (19).
A Saeb salienta que não foi notificada a respeito da decisão judicial. Assim que o Estado foi notificado, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) adotará as medidas jurídicas cabíveis.
Em Luís Eduardo Magalhães a agenda política do pré-candidato a prefeito Júnior Marabá parece estar em alta. Como dizem os mais velhos, ‘o rapaz tem o pé ligeiro’.
No sábado, dia 11, Júnior foi até a casa da professora Odete, para lhe dar um abraço por mais um ano de vida. Na segunda, dia 13 de Janeiro, participou de um bate-papo na casa do Jonathas, liderança do bairro Santa Cruz. Quinta-feira, 16, o bate-papo com Junior foi no bairro Bosque dos Girassóis, na casa do Ricardo, pré-candidato a vereador no município.
Nesse passo, outubro vai chegar mais depressa para o Junior Marabá.
17
Jan/20 |
Urgente! Justiça manda cancelar concurso da PM em toda a Bahia após pedido da Defensoria Pública |
A Justiça mandou cancelar os concursos que selecionariam soldados para a Polícia Militar, para o Corpo de Bombeiros e oficiais de Saúde da PM. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (17/1) pela Defensoria Pública da Bahia, que fez o pedido. O órgão alega falhas nos editais dos certames.
Mesmo com a decisão, da desembargadora Dinalva Gomes, as provas já marcadas para os dias 19 e 26 deste mês estão mantidas. A sentença proferida na última quinta-feira (16/1) determinou a suspensão do concurso após a realização das provas. Isso, segundo o texto, é necessário até o julgamento final do mérito, que não tem data para acontecer.
De acordo com argumentação enviada pela Defensoria, os editais citados "violam os direitos dos candidatos, bem como os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, razoabilidade, proporcionalidade, isonomia e igualdade de gênero, uma vez que há exigência de exames invasivos para as candidatas, o que não acontece com os concursandos homens".
Entre os temas do edital questionados pela Defensoria estão a exigência de exames ginecológicos admissionais considerados invasivos, a impossibilidade de remarcação do Teste de Aptidão Física (TAF) para gestantes, a desproporcionalidade das vagas quanto ao gênero e o momento da comprovação da idade máxima para aprovação no concurso.
O Aratu On pediu um posicionamento da Polícia Militar, que disse não manifestar "comentário acerca de decisões judiciais".
Também procurada pelo portal, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disse que não foi notificada.
CONCURSO
Somente no concurso de soldado das duas corporações são aguardados os 112.335 candidatos inscritos no certame, que irão comparecer a 183 locais de prova, distribuídos entre as cidades de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba.
As provas terão início às 9h15, com abertura dos portões às 8h. É recomendável que os candidatos compareçam aos locais de prova pelo menos uma hora antes do fechamento dos portões, marcado para as 9h. O cartão de convocação, com informações sobre local de prova, pode ser consultado no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).
A avaliação terá duração de cinco horas e contará com 80 questões, entre gerais e específicas, além de redação. Os candidatos poderão deixar o local de prova portando o caderno de questões depois de transcorridas 4h30 de prova. O acesso às salas será permitido mediante a apresentação do documento de identificação oficial com foto, impresso e em bom estado de conservação, além do cartão de convocação.
Acontece neste domingo (19), às 9h15, a aplicação das provas objetiva e discursiva do concurso público para soldado da Polícia Militar da Bahia e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Com 112.335 candidatos inscritos, o certame será realizado em sete cidades baianas: Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba.
A abertura dos portões será às 8h, mas o edital recomenda que os candidatos compareçam aos locais de prova pelo menos uma hora antes de antecedência em relação ao fechamento dos portões, às 9h. Só terá acesso ao local de prova quem estiver com documento de identificação oficial com foto, impresso e em bom estado de conservação, além do cartão de convocação - que pode ser consultado no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), disponível no endereço www.ibfc.org.br.
A avaliação terá 80 questão e uma redação, e terá tempo de duração de cinco horas.
Para facilitar a vida de quem pretende fazer as provas, o CORREIO preparou um guia com tudo o que o candidato precisa saber.
Data
As provas objetivas e discursivas, que contemplam a primeira e a segunda etapas do concurso, serão aplicadas no dia 19 de janeiro.
Horário
As provas terão início às 9h15, com abertura dos portões às 8h. A recomendação é que os candidatos cheguem aos locais de prova pelo menos uma hora antes do fechamento dos portões, marcado para as 9h.
Local
Ao todo, serão 183 locais de prova, distribuídos em sete cidades baianas: Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. O cartão de convocação, com informações sobre local de prova, estarão disponíveis no site da IBFC a partir das 15h do dia 10 de janeiro.
Prova
A duração total da prova será de cinco horas. A avaliação contará com 80 questões, entre gerais e específicas, além de uma redação. Os candidatos só poderão levar o caderno de questões para casa após 4h30 de prova.
Documentação
Para ter acesso às salas, o candidato precisa apresentar um documento de identificação oficial com foto, impresso e em bom estado de conservação, além do cartão de convocação.
Materiais
O candidato deve utilizar caneta esferográfica na cor azul ou preta, feita com material transparente. E vale ficar atento aos itens proibidos: materiais de consulta; equipamento eletrônico de comunicação (celular, notebook, relógio, controle de carro, pendrive, fones de ouvido, entre outros, mesmo que desligados). Também não pode utilizar óculos escuros, bolsas, sacolas, bonés e similares durante a prova. Todos os objetos pessoais serão guardados em locais indicados pelos fiscais de prova. Outras regras poderão ser consultadas no edital de convocação.
Vagas
Serão disponibilizadas 2 mil vagas para soldado da Polícia Militar e outras 500 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar, totalizando 2,5 mil oportunidades. Destes, 1 mil policiais militares e 250 bombeiros militares terão ingresso em 2020. O excedente será incorporado ao serviço público em 2021. Ao todo, 30% das vagas ofertadas são reservadas a candidatos que se autodeclararem negros. Vale lembrar que o certame tem validade de um ano e as convocações irão observar a necessidade da administração pública.
Carga horária
Os candidatos aprovados no concurso serão incorporados aos quadros do Estado como aluno soldado, percebendo bolsa de estudo no valor de um salário mínimo – condição que irá prevalecer até que conclua o Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A carga horária para o cargo, nas duas corporações, é de 40 horas semanais.
TELA MAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial
Galvanizada e revestida em PVC
Fechamento de grandes áreas
Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.
Há mais de 20 anos no mercado, a TELA MAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.
CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm
Concertinas - é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.
Maior estoque da região
A TELA MAR está localizada na Rua Luiz Claudio Nunes Rocha, n°123, Jardim Imperial próximo à Galvani e Casa Do Marceneiro, em Luís Eduardo.
Para mais informações, ligue: (77) 3628 -5544
Whatsapp (77) 9.9996-0833/9.9825-0919
www.telamaralambrado.com.br
17
Jan/20 |
Pensou em segurança? Pensou em CASTSEG! |
Aqui você protege seu veículo contra todo tipo de imprevisto!
♦Roubo/Furto;
♦Colisão;
♦Incêndio;
♦ Desastres naturais ;
♦ Cobertura para terceiros;
♦Assistência 24 horas;
♦Carro reserva ;
♦Sem perfil de motorista;
♦ Cobertura para vidros e muito mais.
Tudo isso ,seja seu veículo moto , carro , van ou caminhão!
Além disso, associado Ancore tem desconto em diversas empresas. Incluindo Posto Cristal, Espaço Pet e Amaxtec ar condicionado que estão aqui mesmo em nossa cidade!
Cotações no Whatsapp: (77)99805-3561
Iago Ivens
[email protected]
Clique AQUI para obter uma cotação
17
Jan/20 |
JAÚ Materiais de Construção |
A Unipeças Centro Automotivo Porto Seguro informa que está funcionando em um novo endereço provisório em Luís Eduardo Magalhães. Agora na Rua Sérgio Hoff, N° 416, no bairro Jardim Imperial, atrás da Campo Oeste-Stara.
Com o mesmo atendimento que você confia e a comodidade que você merece. Para mais informações ligue: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103.
17
Jan/20 |
LEM tem o Oeste Shopping Popular |
17
Jan/20 |
HIDROLUZ Multimateriais e Serviços |
Estamos localizado na Rua Rondônia entre os bancos Santander e Bradesco no centro de LEM, funcionando de segunda-feira a sexta feira das 8h as 18h e aos sábados das 8h as 13h.
17
Jan/20 |
Auto Placas - Placas padrão Mercosul |
O governo do Estado esclareceu que o projeto de lei para acelerar as promoções nas carreiras dos policiais militares e dos bombeiros militares da Bahia teve o objetivo de amenizar os impactos da Lei 13.954/2019, proposta pelo Governo Federal e aprovada pelo Congresso Nacional, que gerou perdas e retirou direitos das duas categorias, segundo a administração estadual.
Segundo o governo, o projeto foi “amplamente negociado” com representantes das duas categorias e chegou ao limite de possibilidades financeiras do Estado, na tentativa de amenizar os efeitos decorrentes da promulgação da Lei Federal.
A Lei Federal 13.954/2019 aprovada no dia 18 de dezembro de 2019 extinguiu um mecanismo da legislação previdenciária dos policiais militares que permitia um PM subir até duas patentes ao se aposentar. Conhecido como Pulo, o dispositivo legal possibilitava, por exemplo, que um major se aposentasse com os proventos tenente coronel.
Segundo o governo, para corrigir um dos danos causados pela Lei Federal, foi elaborado um projeto de Lei para acelerar os avanços (promoções) das carreiras dos PMs e Bombeiros, permitindo, assim, que eles consigam alcançar, ainda durante o período da ativa, patentes que eles só alcançariam após a aposentadoria, conforme legislação anterior revogada pela nova Lei Federal 13.954/2019.
Assim, o projeto de lei estadual possui uma dupla função: evita as perdas para as duas categorias, causada pela Lei Federal, e ainda permite que os PMs e Bombeiros ascendam com mais rapidez nas carreiras. Essa maior fluidez nas carreiras vai possibilitar que praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes) consigam alcançar o oficialato mais facilmente, o que era um pleito antigo das categorias. Um soldado terá ampliada a possibilidade de poder chegar a tenente ou mesmo outras patentes de oficiais em intervalo de tempo menor.
PROMOÇÕES
O projeto de lei propôs o aumento de vagas para promoção e a redução do interstício (espaço de tempo entre as promoções). Essas medidas geram a possibilidade de mais de seis mil promoções nas duas categorias e uma despesa estimada em R$ 76 milhões para os cofres do Governo Estadual.
Somando a Polícia Militar e os Bombeiros, o projeto vai abrir, por exemplo, 540 vagas para 1º tenente, 688 para subtenente, 182 para major, 16 para tenente coronel, além de outras patentes. A abertura das novas vagas vai gerar um efeito multiplicador em função das promoções. Quando um policial ou bombeiro for promovido para uma patente superior, vai, automaticamente, abrir a vaga que ocupava anteriormente, gerando um efeito cascata para as promoções.
Cerca de 143 mil participantes zeraram a redação do Enem 2019. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza a prova, a quantidade é superior a 2018, quando 112 mil não pontuaram na modalidade.
O grupo que não pontuou na prova cometeu infrações como deixar a folha de redação em branco, fugir do tema, fazer cópia do texto motivador e outros, como texto insuficiente ou fora do padrão.
Já a nota máxima de 1.000 pontos foi alcançada por apenas 53 candidatos. Cerca de 3,9 milhões de candidatos compareceram às provas, que foram realizadas em 3 e 10 de novembro do ano passado.
Na noite de quarta-feira, 15, por volta das 21h, Luciano Santos da Silva, de 18 anos, desapareceu após deixar o veículo no estacionamento do Hiper Santo Antônio, localizado no bairro Jardim Imperial, em LEM.
De acordo com informações da Polícia Civil, o rapaz ligou para a esposa informando que estava deixando o carro no estacionamento do Hipermercado e estava indo para uma fazenda a trabalho, nas proximidades da 'garganta', zona rual de Barreiras.
A familia informou que não tem conhecimento de quem seja o rapaz com quem ele foi para a fazenda, porém, o seu retorno para LEM estava previsto para ontem quinta-feira, 17, as 13h, mas até o momento ele não deu notícias à família.
Se você tem informações do paradeiro do rapaz entre em contato com a Polícia Civil de LEM pelo 77 3628 9541
17
Jan/20 |
Dica de Segurança da STOP |
Ter cautela é a primeira regra pra ter momentos tranquilos com a família.
Em áreas de riscos ou de acesso monitorado, utilize as barreiras virtuais para ser advertido de qualquer tentativa de acesso.
Você sabia que muitas empresas têm seus negócios arruinados logo nos primeiros anos, pela falta de conhecimento legal? Além do planejamento estratégico de gastos, verificamos os direitos e deveres da companhia. A consultoria legal analisa e revisa os contratos que serão assinados com fornecedores, clientes e empregados, avaliando as estratégias e sua legalidade. Tudo isso para evitar situações que possam trazer problemas para a sua empresa.
Contabilidade Guarani - Rua Dorival Caymmi, 461. 1° Andar - Salas: 02/03 - Centro de LEM/BA. Fone: 77 3628-1096.