04
Jun/20 |
Confira as novas ofertas do IGACENTER |
03
Jun/20 |
Morador de Riachão das Neves recebe alta médica no Pronto Atendimento Coronavírus, em Barreiras |
O Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra, celebrou mais um dia de vitória na manhã desta quarta-feira, 03. O paciente que reside em Riachão das Neves obteve alta médica, às 10h, depois de passar pelo internamento, em conformidade com os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde.
Aplaudido de pé, o senhor de 37 anos está curado e pronto para restabelecer os vínculos sociais. “Ele ficou internado por 10 dias, recebeu alta no 15° dia, após início dos sintomas, estando assintomático há quatro dias, sem febre ou dificuldades respiratórias”, explicou o diretor médico do Hospital Eurico Dutra, Rodrigo Melo, que esteve presente junto com a coordenadora de enfermagem Karyne Souza.
O Pronto Atendimento do novo Coronavírus possui 10 leitos para casos moderados e dois de estabilização com ventiladores mecânicos e conta com uma equipe multidisciplinar especializada composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, além da equipe administrativa. Na segunda-feira, 01, a unidade liberou a última paciente em internamento, residente de Barreiras, com a saúde já restabelecida.
De acordo com o secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian,esse foi o sexto paciente curado no Pronto Atendimento e todos os desafios vêm sendo superados como o apoio essencial dos profissionais da linha de frente. “Desde o início da pandemia, a Prefeitura investe na prevenção, qualificação e segurança dos profissionais que batalham no enfrentamento à Covid-19, como resultado temos esse atendimento eficiente que vem sendo feito no Pronto Atendimento Coronavírus, que evoluiu para recuperação de todos os pacientes que passaram pelo internamento”, destacou o secretário.
Corpo do paciente sendo removido da UPA
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar a primeira morte suspeita pelo novo coronavírus no município. O paciente de gênero masculino, 45 anos, veio à óbito no final da tarde desta quarta-feira (03), na Unidade de Pronto Atendimento – UPA.
O paciente que era portador de comorbidades, com história de mudança do município de Riachão das Neves para Luís Eduardo Magalhães no final de maio, compareceu na Unidade de Controle do Coronavírus na última segunda-feira (01), apresentando quadro de pneumonia, onde foi aplicado teste rápido para a Covid-19, que atestou NEGATIVO.
Diante do resultado foi encaminhado para a UPA, onde foi medicado para os sintomas e para compensação do diabetes. Na manhã desta quarta-feira o quadro evoluiu e o paciente passou a apresentar baixa de saturação. Por orientação médica foi realizado um segundo teste rápido, e desta vez o resultado foi POSITIVO.
O paciente passou a ser preparado pela equipe médica da UPA e do Serviço Móvel de Urgência – SAMU, para transferência para a UCC, quando a saturação baixou a níveis que indicavam a necessidade de intubação. Intubado, o paciente sofreu uma parada cardíaca que o levou à óbito, mesmo diante de todos os esforços das equipes, para sua reanimação.
A Secretaria de Saúde informa que para confirmação do óbito em razão da Covid-19, em cumprimento ao protocolo preconizado pelas autoridades sanitárias, foi colhido material biológico do paciente, para realização do exame em PCR - método de reação da enzima polimerase em cadeia em tempo real de vírus. O prazo de retorno deste exame é de até 48 horas.
Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da SESAB, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 43 casos confirmados da doença, destes, 17 recuperados. Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle da Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses.
Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município de acordo com os quantitativos no e-SUS Vigilância Epidemiológica (e-Sus VE). Hoje foram identificados 37 (trinta e sete) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Tratam-se de 24 (vinte e quatro) pessoas do sexo masculino, com idades entre 18 e 40 anos e 13 (treze) pessoas do sexo feminino, com idades entre 05 e 58 anos.
Informa ainda que dos 112 (cento e doze) casos suspeitos que aguardavam resultados, 12 (doze) foram concluídos, sendo que 08 (oito) testaram negativo e 04 (quatro) testaram positivo. Os casos que testaram negativo tratam-se de 06 (seis) pessoas do sexo feminino, com idades entre 20 e 54 anos e 02 (duas) pessoas do sexo masculino, com idades de 24 e 51 anos.
Já os 04 (quatro) casos que testaram positivo referem-se a 01 (uma) pessoa do sexo feminino, sintomática, de 34 anos e 03 (três) pessoas do sexo masculino, sendo 01 (uma) sintomática e 03 (três) pessoas que tiveram contato com casos positivos, com idades entre 21 e 57 anos.
A Secretaria de Saúde registra atualmente 80 (oitenta) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 48 (quarenta e oito) estão recuperados, 31 (trinta e um) estão em isolamento domiciliar, 01 (uma) pessoa do sexo masculino está internada, seu estado é estável e o município não registra nenhum óbito. Já os casos que aguardam resultado somam 134 (cento e trinta e quatro).
Barreiras contabiliza hoje 1.907 (um mil novecentos e sete) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 497 (quatrocentos e noventa e sete) casos descartados, cujos resultados foram negativos.
Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.
Barreiras – BA, 03 de junho de 2020.
Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde
No final da tarde desta quarta-feira, 3, um homem de 46 anos deu entrada na UPA de LEM com sintomas do novo Coronavírus. Ele apresentava tosse, febre, dor no corpo e dificuldade para respirar.
O paciente teve que ser entubado após piora em seu quadro clínico, mas após uma parada cardíaca ele não resistiu e morreu. Uma equipe médica do SAMU ainda tentou reanima-lo, mas infelizmente ele não resistiu.
Os médicos coletaram material para a realização de exame que vai revelar se a causa morte foi mesmo de COVID-19.
03
Jun/20 |
LEM: Mãe de adolescente que morreu por falta de atendimento médico adequado fala a nossa reportagem |
03
Jun/20 |
Embaixador dos EUA no brasil rebate pergunta idiota do jornalista Luiz Megale da Band AO VIVO |
A profissional de saúde que testou positivo para o coronavírus em Cristópolis, curada e em alta clínica desde o dia 28 de maio, foi recepcionada pelos colegas de trabalho, ontem (02), em seu primeiro dia de trabalho, na unidade de saúde João Cândido Rodrigues.
Veja como foi a volta das atividades após a grande vitória da nossa profissional!!!
No total, Baianópolis tem 3 casos confirmado do novo Coronavírus
A Prefeitura Municipal de Baianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, informa a população que hoje foram identificados 02 NOVOS CASOS POSITIVOS PARA COVID 19.
O primeiro caso foi identificado na Barreira Sanitária, pois o paciente referiu sintomas gripais há mais ou menos 13 dias, porém no momento apresentando melhora do quadro, se trata de um caminhoneiro vindo de uma fazenda do Cascudeiro do Oeste, sexo masculino, 46 anos, RESIDENTE DO MUNICÍPIO TEOFILO OTONI - MG, por atender os critérios conforme Notas Técnicas do Ministério da Saúde realizou-se Teste Rápido confirmando diagnóstico, foi realizado todos os protocolos de notificação, busca ativa dos contactantes e orientações, o paciente JÁ RETORNOU PARA SUA CIDADE DE ORIGEM e RELATOU A FAZENDA DA QUAL TEVE ACESSO, no monitoramento o proprietário da Fazenda NÃO ACEITOU a presença da equipe sanitária bem como NÃO PERMITIU ACESSO AOS FUNCIONÁRIOS para devidas orientações, informamos ainda que a vigilância está tomando todas as providências legais para monitorar todos os contactantes com o caso positivo.
O segundo caso trata-se de um funcionário de empresa estatal, sexo masculino, 38 anos, reside na Sede de Baianópolis, apresentando sintomas há 12 dias e desde o início cumprindo ISOLAMENTO DOMICILIAR, vale ressaltar que o paciente testou em Laboratório Particular em Barreiras e contactou a equipe da saúde imediatamente enviando o resultado para respaldo na divulgação. Todos os contactantes da casa já estão em monitoramento e isolamento domiciliar conforme os protocolos do Ministério da Saúde.
A equipe da Saúde está monitorando nesse momento 88 pessoas sem necessidade de notificação e sem critério de coleta.
Informa também que o paciente notificado que coletou exame nessa segunda feira 01/06 AGUARDA RESULTADO LABORATORIAL EMITIDO PELA UFOB.
Em tempo, informa que o PRIMEIRO CASO POSITIVO DE BAIANOPOLIS, após avaliação médica e seguindo RECOMENDAÇÕES MINISTERIAIS recebeu ALTA.
Portanto, dos 03 casos positivos, 01 está CURADO, 01 RETORNOU PARA CIDADE DE ORIGEM e 01 está em ISOLAMENTO DOMICILIAR sendo acompanhado pela equipe de Saúde.
A Secretaria de Saúde juntamente com Vigilância Sanitária reforçam o pedido a população que para melhor segurança FIQUEM EM SUAS CASAS e se tiver a necessidade de sair USEM MÁSCARA, NÃO aceitem visitas de amigos e familiares mesmo não apresentando sintomas, o ISOLAMENTO SOCIAL é a arma mais poderosa para juntos combatermos o COVID 19 em nosso município.
O barreirense ficará sem transporte coletivo nesta quinta-feira
Funcionários da Empresa Viação Cidade de Barreiras irão cruzar os braços nesta quinta-feira, 4. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário Cargas e Passageiros de Barreiras (SINTRACARPAS) ao Blog do Sigi Vilares.
De acordo com informações do sindicato, até ás 17h46 de hoje, nenhuma autoridade havia se manifestado sobre as demandas apresentadas pela categoria junto a Prefeitura de Barreiras e Ministério Público. O sindicato protocolou na semana passada ofícios informando os referidos órgãos, sobre a paralização programada para esta quinta. Entre as demandas apontadas pelos profissionais estão a concorrência desleal por parte de alguns motoristas de transporte clandestino, o atraso no pagamento de salários e parte do 13º de 2019. O Sindicato informou que amanhã nenhum carro sairá da garagem da Viação Cidade de Barreiras.
Escalamentos da Viação Cidade de Barreiras - Em contato com a direção da Viação Cidade de Barreiras, a empresa informou que tem conhecimento da paralização, no entanto, se trata de uma decisão dos funcionários junto com sindicato e que a orientação da empresa é que os mesmos não parem as atividades, pois realizam um trabalho essencial ao município de Barreiras e sabem da importância que o transporte coletivo tem na vida de centenas de pessoas que precisam usar diariamente.
A Viação Cidade de Barreiras informou ainda, que referente ao pagamento dos salários, está em aberto apenas 20% dos proventos do mês de abril. A Empresa esclareceu ainda que o restante do pagamento do 13º de 2019, que foi parcelado, está incluso no processo de recuperação judicial.
Questionada sobre a concorrência do transporte clandestino e aplicativo, a empresa informou que já protocolou ofícios na Prefeitura de Barreiras, solicitando medidas cabíveis para tentar resolver a situação.
Em 2019 a Viação cidade de Barreiras transportou em média de 7.150.000 (Sete milhões e cento e cinquenta mil passageiros), uma média de 595.900 (Quinhentos e noventa e cinco mil e novecentos passageiros) por mês. Já esse ano, segundo a empresa, a média mensal caiu para 300 mil passageiros, o que representa uma redução de quase 50% no fluxo.
Ainda de acordo com a VCB, cerca de 120 mil passagens são utilizadas por estudantes mensalmente e outras 75 mil são de gratuidades. Atualmente a Viação opera o sistema de transporte em vinte linhas com 52 veículos, que são operacionalizados por 240 profissionais.
03
Jun/20 |
Promoção da Semana na CASTSEG |
Proteger seu carro custa menos do que você imagina!
Fale com um de nossos representantes e agende uma visita:
📱77 99921-4588 Tatiane
📱77 99856-0000 Luziana
📱77 99916-0199 Bruna
📌Av. JK, 2499, Centro, Luís Eduardo Magalhães-BA
03
Jun/20 |
TOP OFERTAS DA ELETRO BRUNO |
A observação do reforço das medidas de biossegurança e saúde pública contra a pandemia do novo coronavírus tem sido rotineira para a Vigilância Sanitária de Barreiras - VISA. Com a publicação do Decreto 95, em 27 de maio, as fiscalizações em estabelecimentos comerciais acontecem diariamente no centro da cidade, bairros e zona rural. Durante as operações, é verificado o cumprimento das determinações que definem o horário de funcionamento até as 23h59, distanciamento entre as pessoas, mesas e limita a quantidade de consumidores em mesas de bares e restaurantes.
Durante uma operação de fiscalização na noite desta terça-feira (02), os fiscais da VISA realizaram a interdição de um bar, localizado no bairro Vila Rica. O coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Ayres de Alencar Júnior, explicou que dentro do estabelecimento foram constatadas diversas irregularidades, inclusive aglomeração indevida em balcão e mesas. “Estamos fazendo uma varredura em todos os estabelecimentos comerciais, para que se cumpra o decreto 95. Especificamente nesse bar, foram constatadas irregularidades como a falta do alvará sanitário e aglomeração, contrariando a determinação de duas pessoas por mesa, aqui encontramos até cinco pessoas juntas. Um grande risco de contágio, então interditamos o local por três dias para adequações necessárias”, explicou o diretor Canuto.
As fiscalizações contam com três equipes durante os turnos matutino e vespertino, e cinco equipes durante as rondas noturnas. São observados todos os aspectos do decreto, que flexibilizou o funcionamento das atividades de bares e restaurantes, mas que estabelece uma série de medidas de segurança. O horário de funcionamento, atendimento ao público, distanciamento e quantidade máxima de duas pessoas da mesma família ou do grupo de convívio social, são critérios observados durante a ação. “Já notificamos alguns bares e restaurantes, e orientamos para que funcionem cumprindo as medidas estabelecidas para que protejam seus funcionários e consumidores. O nosso propósito é proteger a população e combater a Covid-19”, finalizou Canuto.
03
Jun/20 |
Há Vaga no Grupo Santo Antonio. |
A vacina contra a covid-19 em desenvolvimento na Universidade de Oxford, no Reino Unido, será testada em pacientes no Brasil. O procedimento foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na terça-feira (2), em edição extra do Diário Oficial da União.
De acordo com órgão, para a realização de qualquer pesquisa clínica envolvendo seres humanos, os laboratórios precisam, necessariamente, de autorização dos CEPs (Comitês de Ética em Pesquisa) ou da Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).
"Os estudos iniciais não clínicos em animais e os estudos clínicos de fase 1 em humanos para avaliar a segurança da vacina foram realizados na Inglaterra e os resultados demonstraram que o seu perfil de segurança foi aceitável", explicou a agência em nota oficial.
A vacina, que nesta semana entrou na terceira fase de testes clínicos, será aplicada em pelo menos 10 mil pessoas em todo o mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, os testes serão iniciados ainda neste mês e as doses administradas em 2 mil voluntários que não tiveram contato com o novo coronavírus, em São Paulo e no Rio de Janeiro —os dois estados que concentram o maior número de infectados.
Veja: Vacina de Oxford contra covid-19 será testada no Brasil neste mês
No estado paulista, o CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais), da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), será o responsável por conduzir os estudos clínicos, que contam com o apoio financeiro da Fundação Lemann.
Dentre os mais de 70 imunizantes em desenvolvimento atualmente em todo o mundo, este é considerado o mais avançado e também dos mais promissores. E à frente da testagem na Escola de Medicina Tropical de Liverpool está uma brasileira, a imunologista Daniela Ferreira, de 37 anos, especialista em infecções respiratórias e desenvolvimento de vacinas.
A aposta nesta vacina é tão grande que, mesmo ainda longe de aprovação, o produto já está sendo produzido em larga escala. "Passamos da fase um para a fase três em apenas dois meses", diz a brasileira. O objetivo é ter já o maior número possível de doses prontas para distribuição assim que o produto for aprovado, evitando um possível novo atraso na proteção da população mundial.
A vacina de Oxford parte de estudos que já tinham sido feitos para a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grade) e a Mers (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), também causadas por coronavírus. Por isso, a segurança da substância já havia sido parcialmente testada, o que permitiu que o processo fosse um pouco mais acelerado.
03
Jun/20 |
Crianças assistidas pelos CRAS de Barreiras recebem kits de recreação durante o período da pandemia |
Durante toda a semana passada, 13 visitadores sociais dos quatros Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Barreiras percorreram os bairros da cidade, fazendo a entrega de kits de recreação às 400 famílias assistidas e consideradas em situação de vulnerabilidade social. Destinados às crianças até 6 anos, os kits contendo lápis de cor, giz de cera, massa de modelar, livrinhos de atividades e histórias, cola colorida, tintas e tubo para bolha de sabão, foram uma forma encontrada pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras de entreter, educar e ocupar o tempo dos pequenos durante o período da pandemia.
A proposta integra as ações do Programa Criança Feliz, implantado em Barreiras em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e que está alicerçado em ações de acompanhamento às crianças e gestantes em vulnerabilidade social. “Não podemos deixar que estas crianças se sintam desamparadas durante o período da pandemia, uma vez que o Programa não está funcionando na sua plenitude, neste momento. Estes kits são a nossa demonstração e forma de dizer a elas e as famílias que estamos juntos e, ao mesmo tempo, despertar a criatividade e a alegria”, destaca a secretária Karlúcia Macêdo.
Criança Feliz - Implantado em 2018 em Barreiras, o Programa Criança Feliz atende gestantes e crianças de até seis anos de idade por meio de visitas semanais, onde são levadas orientações às famílias com o objetivo de garantir que estas crianças, durante a primeira infância, tenham um crescimento de qualidade, avanço motor e de fala, além de estimular o convívio familiar mais saudável. O programa surgiu como uma importante ferramenta para promover o desenvolvimento infantil e apoiar gestantes na preparação para o nascimento. Todas as 400 famílias atendidas no município possuem cadastro no CadÚnico e são beneficiárias do Bolsa Família.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou que vai retomar os testes com a hidroxicloroquina. O anúncio foi feito nesta terça-feira (2).
Os testes haviam sido suspensos no dia 25 de maio, depois de um estudo, publicado na revista científica "The Lancet", que indicava não haver benefícios no uso da substância para a Covid-19. No entanto, o cenário mudou após a revista publicaar uma "manifestação de preocupação" com os dados usados no estudo e informar que uma auditoria está em andamento.
De acordo com o G1, ao anunciar a retomada dos testes, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o quadro executivo dos ensaios Solidariedade, coordenados pela entidade, decidiu continuar a pesquisa com a hidroxicloroquina com base nas informações sobre mortalidade existentes.
"O comitê de segurança e monitoramento de dados dos ensaios Solidariedade revisou os dados. Com base nos dados sobre mortalidade disponíveis, os membros do comitê decidiram que não há motivo para modificar o protocolo do ensaio", falou Tedros.
"O grupo executivo recebeu essa recomendação e endossou a continuidade de todos os braços do ensaio Solidariedade, incluindo hidroxicloroquina", disse.
A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, explicou que a decisão de suspender os testes com a hidroxicloroquina foi baseada em relatórios que falavam em uma maior mortalidade nos pacientes que usavam a substância quando comparados àqueles que não a usavam.
"Nós tomamos a decisão de proteger a segurança dos participantes no ensaio, por precaução, enquanto olhávamos para os nossos dados e enquanto outros ensaios em andamento com a hidroxicloroquina, como o Recovery, no Reino Unido, olhavam para os dados deles – que é uma base de dados bem substancial, de 11 mil pacientes", explicou Swaminathan.
"Nós estamos agora bem confiantes, não tendo visto nenhuma diferença em mortalidade – o comitê de monitoramento de segurança de dados tanto do Solidariedade como do Recovery recomendaram que o ensaio pode continuar", explicou Swaminathan.
"Ainda estamos falando de um ensaio clínico, que está testando a segurança e a eficácia dessa droga em pacientes que estão internados com Covid", declarou a cientista.