A cidade de Barreiras amanheceu com novas regras neste domingo, 19. Com o novo decreto municipal que entrou em vigor, nenhum estabelecimento comercial poderá vender bebida alcoólica nos próximos 15 dias.
A partir das 21h deste domingo começa também o toque de recolher. Só poderão circular na cidade, as pessoas que estiverem realmente necessidade extrema, como questões de saúde ou trabalho. Todas essas medidas têm como objetivo diminuir o número de pessoas nas ruas e aglomerações.
A cidade de Barreiras já registra 787 casos de coronavírus, sendo que 452 estão curados. Atualmente, 335 casos estão ativos no município. A Prefeitura municipal informou no boletim deste sábado, que 13 pessoas estão internadas e 11 óbitos já foram registrados no município. A prefeitura quer aumentar esses números.
A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje até o fechamento do Boletim não havia sido consolidado os dados das novas coletas de casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19).
Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 35 (trinta e cinco) resultados, sendo que 08 (oito) testaram negativo e 27 (vinte e sete) testaram positivo. Os 08 (oito) casos que testaram negativo trata-se 07 (sete) pessoas do sexo feminino, com idades entre 24 e 47 anos e 01 (uma) pessoa do sexo masculino, de 54 anos.
Já os 27 (vinte e sete) casos que testaram positivo, trata-se de 16 (dezesseis) pessoas do sexo feminino, com idades entre 05 e 83 anos. Destas, 10 (dez) são sintomáticas, 04 (quatro) tiveram contato com casos confirmados e 02 (duas) preencheram os requisitos para coleta. E 11 (onze) pessoas do sexo masculino, com idades entre 21 e 80 anos. Destes, 06 (seis) são sintomáticos, sendo um (01) profissional de saúde, 04 (quatro) tiveram contato com casos confirmados e 01 (um) preencheu os requisitos para coleta. Sendo que dos resultados positivos de hoje, 13 (treze) foram confirmados mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 362 (trezentos e sessenta e dois) que aguardavam resultado.
A Secretaria de Saúde registra atualmente 787 (setecentos e oitenta e sete) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 452 (quatrocentos e cinquenta e dois) estão recuperados, 311 (trezentos e onze) estão em isolamento domiciliar, 13 (treze) pessoas estão internadas e o município registra 11 (onze) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 340 (trezentos e quarenta).
Barreiras contabiliza hoje 5.626 (cinco mil seiscentos e vinte e seis) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 1.329 (mil trezentos e vinte e nove) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.
Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.
Barreiras – BA, 18 de julho de 2020.
Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde
18
Jul/20 |
Sem UTI, paciente de São Félix do Coribe com Covid-19 morre após seis dias de espera por vaga |
A primeira morte de uma moradora da cidade de São Félix do Coribe confirma o alerta da falta de leitos na região oeste da Bahia. Uma mulher, de 55 anos, morreu do novo coronavírus no Hospital Municipal José Borba. A paciente estava internada na unidade de saúde desde o dia 10 de julho. Apesar da internação, o quadro da paciente se agravou e seria necessário a transferência para um leito de UTI.
O município de São Félix do Coribe e as 10 cidades que compõem a Bacia do Rio Corrente, não possuem leitos de UTI disponíveis para atender casos de Covid 19 e o local mais próximo, Barreiras, não tinha leitos disponíveis no momento. Com isso, a paciente foi cadastrada em um sistema de regulação do Estado para aguardar um leito onde pudesse ser alocada.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde de São Félix, Ana Ferreira da Silva, a vaga de UTI demorou ser liberada, e quando saiu foi na cidade de Salvador. Só que o padrão respiratório da paciente já estava ruim, e o SAMU móvel não tinha mais condição de levar, sendo preciso providenciar uma UTI aérea que chegaria no dia seguinte, só que infelizmente em função do agravamento do quadro, a paciente veio a óbito antes da UTI aérea chegar.
De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, São Félix do Coribe contabiliza 10 contaminações por Covid-19, sendo que cinco pacientes já estão curados da doença e um veio a óbito.
18
Jul/20 |
Médico alerta para colapso na saúde pública da região Oeste sem leitos de UTI disponíveis ; |
Vários profissionais de saúde consultados pela redação do site Notícias da Lapa na região que estão atuando nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus, afirmam que o caos na saúde pública da região está próximo de acontecer, caso medidas mais duras não sejam tomadas pelos gestores, e a população continue sem entender a gravidade da Covid-19. Como também, se novos leitos de UTIs não forem liberados pelo Governo do Estado, e novos médicos não forem contratados e preparados para enfrentar as complexidades envolvendo a doença.
Com a lotação máxima de unidades de terapia intensiva (UTIs) no Hospital do Oeste, na cidade de Barreiras, que disponibiliza apenas 20 leitos específicos para pacientes com a Covid-19, o pico da pandemia chega com perigo à todas as cidades da região Oeste, alertam os profissionais ligados ao setor.
Preocupado com a situação, o médico pediatra Leolino Santos Neto (Dr. Lino), da cidade de Santa maria da Vitória, que atua no Hospital do Oeste(HO) na cidade de Barreiras, e nos hospitais de São Desidério e São Félix do Coribe, além da maternidade de Bom Jesus da Lapa, faz um alerta sobre o avanço do coronavírus na região Oeste e da falta de UTIs para atender os pacientes com a doença, através um um vídeo divulgado nas redes sociais na manhã deste sábádo(18).
Dr. Lino fez um desabafo em seu perfil nas redes sociais, alertando sobre a realidade da estrutura da saúde pública da região que pode entrar em colapso, diante do avanço do número de casos de contaminação da Covid-19, mas destacando que iria pegar como referência apenas as cidade Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe. Um dos problemas apontados pelo médico foi a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de medidas mais duras por parte das prefeituras, além da desobediência por parte da população diante das medidas de enfrentamento ao vírus.
“São Félix do Coribe hoje são 10 casos confirmados, sendo 05 recuperados, 04 ativos e 01 óbito. Santa Maria da Vitória nós temos 25 casos confirmados, 12 ativos, 11 recuperados e 02 óbitos. Os dois óbitos que aconteceram aqui em Santa Maria da Vitória e um em São Félix do Coribe. Um no hospital José Borba aqui em Santa Maria da Vitória e o outro em São Félix do Coribe necessitava de leito de UTI”, afirmou.
O médico destaca, que a paciente de São Félix do Coribe que faleceu ficou seis dias aguardando uma vaga, que não surgiu, e ela acabou evoluindo a óbito. Ele lembrou ainda, que o médico Dr. Fabrício que se contaminou em Santa Maria da Vitória, só se salvou porque conseguiu vaga de UTI no Hospital de Vitória de Conquista, “e está se recuperando graças a Deus”.
Dr. Lino alerta que os casos registrados nos dois municípios, deixa claro que as cidades da região não têm condições de oferecer estrutura de atendimento para os casos moderados e graves da Covid-19, precisando de leitos UTI, já que a única referência da região é o Hospital do Oeste, localizado na cidade de Barreiras. “E infelizmente o Hospital do Oeste está lotado. “A gente não tem vaga de UTI hoje no Hospital do Oeste para receber os casos hoje de coronavírus das nossas cidades”, frisa.
O profissional de saúde afirma, que diante dessa realidade, os prefeitos precisam entrar em contato com o Governo do Estado, para ver se conseguem mais vagas de UTI mais próximo dos municípios, para que os pacientes moderados a grave sejam encaminhados. E pede que os gestores tomem medidas mais duras em relação ao isolamento social – “ou faz isso, ou nós vamos ter muito óbitos aqui na nossa região, infelizmente”.
“E pedir também a população que fique em casa, e que se sair de casa, saia de máscara. Que peça as pessoas que estão sem máscara na rua que use máscara. Que chegando em casa higienize suas mãos, tome seu banho. E quando que for sair pra rua, leve o seu álcool gel e limpe suas mãos também. Então é fundamental nesse momento a compressão de toda população de Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe sobre a situação que nós estamos vivendo”, finaliza o médico.
Um jovem de 23 anos foi morto a tiros, na noite deste sábado (18), no bairro Calumbi, em Ibotirama. O crime aconteceu na rua Santo Onofre, depois das 20h. A vítima, identificada como Douglas Pereira dos Anjos, estava em um trecho da rua quando foi atingida pelos disparos. Ferido, ele chegou a correr e entrou em uma casa, onde caiu sem vida. Uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou o óbito. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar.
Ibotirama notificou, neste sábado (18), o segundo óbito por Covid-19. A vítima é uma jovem de 31 anos, que estava internada no Hospital do Oeste, em Barreiras, onde contraiu o vírus e veio a falecer.
A paciente era portadora de doença preexistente e fazia tratamento de hemodiálise. Já internada na UTI do HO, ela testou positivo para Covid-19 no dia 12 de julho, vindo a óbito cinco dias depois.
Conforme o último boletim, Ibotirama alcança 155 casos confirmados de Covid-19 e 108 pessoas curadas, o que equivale a 45 casos ativos. Outras 264 pessoas estão em monitoramentos.
18
Jul/20 |
Que situação!! |
18
Jul/20 |
Barreiras registra o 11º óbito por Covid |
Apesar do empenho e dedicação da equipe médica do Hospital do Oeste, a Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras registra na manhã deste sábado (18) o 11º óbito decorrente da Covid-19. Dessa vez, o paciente do sexo masculino, de 75 anos, que era hipertenso e sofria de doença cardíaca crônica, não resistiu ao agravamento do quadro e veio a óbito.
Nessas circunstâncias, a Secretaria de Saúde se solidariza com os familiares, parentes e amigos do paciente e reafirma o compromisso com a defesa da vida, mantendo todos os esforços na promoção da assistência médica a todas as pessoas que necessitem de atendimento acometido pelo novo coronavírus.
A Secretaria de Saúde reforça o pedido a população que redobre os cuidados no enfrentamento a Covid-19, evitando a propagação do vírus com o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras e a higienização correta das mãos.
Barreiras-BA, 18 de julho de 2020
Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário de Saúde
A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público informar mais 24 (VINTE E QUATRO) NOVOS CASOS POSITIVOS PARA O CORONAVÍRUS no município. Os casos se referem: onze pacientes do gênero masculino, entre 18 e 60 anos; treze pacientes do gênero feminino, entre 22 e 77 anos.
Nenhum dos pacientes refere história de viagem ou contato com caso positivo. Todos os contatos intradomiciliares permanecem em isolamento domiciliar, monitorados e investigados pelo serviço de Telemedicina e pela Vigilância Epidemiológica. Ressaltamos que todos os procedimentos tem sido deliberados em consonância com as determinações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
Até o momento, Luís Eduardo Magalhães tem 612 (seiscentos e doze) casos confirmados da Covid-19 e 06 (seis) óbitos. Lembramos que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus continua sendo o distanciamento social, para que mantenhamos o controle em Luís Eduardo Magalhães, preservando a saúde e a vida dos luiseduardenses. O vírus está entre nós e não temos como saber quem pode ser portador. Se você puder, fique em casa. Se precisar sair, use máscara.
Felipe Melhem
Secretário Municipal de Saúde.
Um encontro no sétimo dia da partida de Guilherme, pelo acolhimento à ele, pela restauração das forças de sua mãe.
Iremos sair da casa da Viviane, tia de Guilherme, às 16h, indo em direção ao local do crime.
Iremos até o local onde Guilherme foi assassinado, e lá haverá uma manifestação ecumênica, onde cada um dentro de sua crença, pedirá por mais tolerância e justiça.
A manifestação é ecumênica pois Deus é pai de todos, e a tolerância e o respeito às diferenças, passa pela sexualidade, pela religiosidade, pela etinia, pela diversidade de maneira geral.
O ato é também um chamamento para um segundo encontro dos familiares e amigos de Guilherme, além de todos os membros dos vários movimentos sociais unidos no enfrentamento à homofobia que acontecerá durante a semana.
Contamos com a sua presença e sua solidariedade, neste ato que busca combater a intolerância com justiça e amor.
Endereço da casa da tia de Guilherme: Rua Irecê quadra 91 lote 13 número 1258. (Em frente ao campo de futebol).
Assista a entrevista com os atletas barreirenses
O nosso repórter Jadiel Luiz esteve entrevistando dois jovens de Barreiras que hoje são jogadores profissionais de dois times da série A3 do estado de São Paulo.
Antônio dos Santos da Silva Neto, de 20 anos, que joga no Time do Linense e John Adms Egito da Silva, 25 anos, joga no time do Noroeste, em Bauru/SP. Ambos são primos e jogam na categoria profissional de times diferentes da terceira divisão do estado e estão jogando o campeonato paulista com ambos os times já classificados para a próxima fase.
Os dois contaram a nossa reportagem que pretendem crescer na carreira do futebol profissional e chegar a grandes times da primeira divisão e quem até ao futebol profissional.
Acima, no vídeo, o internauta acompanha toda a entrevista.
Familiares e amigos na busca pelo menino
Um menino de oito anos foi sequestrado na manhã de ontem, sexta-feira, 17, na cidade de Tabocas do Brejo Velho. O garoto, que é filho do vereador e empresário Janilton Valois, brincava na área de casa por volta das 10h, quando um homem, em uma CG 150 ¨cor azul¨, chegou e chamou o garoto. De acordo com relatos de moradores, a criança não atendeu o chamado do sequestrador e permaneceu brincando com a irmã de quatro anos, foi quando o indivíduo desceu da motocicleta e pegou o menino a força.
Após o sumiço do garoto, centenas de pessoas da cidade começaram a fazer uma varredura em toda região, na tentativa de localizá-lo. Após mais de duas horas de buscas, a criança foi encontrada, amarrada em uma arvore, próximo ao lixão da cidade.
O adesivo da moto
Onde estava o sequestrador?
Segundo relatos de moradores que estiveram participando das buscas, o sequestrador amarrou o garoto e saiu para fazer uma recarga no celular, pois precisava manter contato om família. No entanto, o criminoso esqueceu a carteira no cativeiro e retornou para buscá-la. Neste momento, o garoto já tinha sido encontrado e dezenas de pessoas já estavam no local, inclusive a polícia.
O detalhe do crime:
No momento do sequestro, a moto utilizada era de cor azul, mas para surpresa de todos a motocicleta estava adesivada. Após amarrar o menino, o criminoso removeu o adesivo e deixou a moto em sua cor original (preta). Esse detalhe foi suficiente para o sequestrador conseguir despistar populares e conseguir fugir.
Final feliz: O menino foi encontrado
O reconhecimento do sequestrador:
No momento em que foi encontrado, o menino chegou a informar aos moradores quem seria o criminoso, já que ele estaria junto com os demais moradores, porém, diante do disfarce da cor da moto, o bandido relatou que ele também seria uma das pessoas que estava ajudando a procurá-lo, mesmo o garoto afirmando que seria ele, ninguém conseguiu segurar o rapaz que acabou fugindo.
O menino foi levado para casa por familiares e mais uma surpresa surgiu na história. Uma carta foi encontrada no bolso da irmã da vítima. Segundo a criança, o bandido deixou o bilhete na hora que sequestrou o seu irmão.
A carta do sequestrador
No bilhete o bandido dizia que levaria o garoto e que às 19h faria contato com o pai, para que ele pudesse levar a quantia de 50 mil reais até uma ponte na saída da cidade, onde ele entregaria o menino de volta. Caso contrário, o menino seria vendido.
A Ford decidiu suspender temporariamente os contratos de 1.000 funcionários da fábrica situada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Além disso, outros 600 sistemistas terão os vínculos suspensos entre 1º de agosto e 31 de outubro.
De acordo com a empresa, a suspensão tem o objetivo de "adequar o volume de produção à menor demanda do consumidor nessa situação sem precedentes", diante da pandemia do novo coronavírus.
Na última sexta-feira (17), a prefeitura de Camaçari afirmou, em nota, que acompanha a decisão da Ford e indicou que mantém diálogo permanente com a Ford e com todo o setor industrial da cidade.
Durante os 90 dias de suspensão, os trabalhadores continuarão recebendo seus salários, sendo que parte será paga pela empresa e parte pelo governo federal.
"Com esta crise, a Ford optou por esta suspensão dos contratos, conhecida como layoff. Nós mantemos diálogo permanente com a empresa e tenho certeza que, tão logo superemos esta crise sanitária, a Ford retomará suas atividades, mantendo os empregos. O cenário é muito difícil, mas continuaremos tomando todas as medidas necessárias para dar apoio ao setor produtivo de Camaçari", afirmou o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM).
No SUPER MAIS Supermercado a dona de casa encontra os melhores preços da cidade, com todo conforto e segurança. O SUPER MAIS é um supermercado completo, com hortifrúti, açougue, padaria, lanchonete e muito mais! Venha conferir!
SUPER MAIS Supermercado – Rua Pernambuco, antigo Super Econômico, no centro de LEM/BA.
18
Jul/20 |
Novidade na OMEGA Locações |
A ÔMEGA LOCAÇÕES & FÁBRICA DE TELAS E ALAMBRADOS fica na Avenida Tancredo Neves, no Florais Léa, na cidade de LEM. Fones: 77 3628-2197 e 9-9971-5148.
Lavagem de veículo; Higienização de bancos;
Hidratação de couro;
Cristalização;
Vidrificação;
Polimento;
Limpeza e polimento de faróis;
Lavagem a vapor;
Higienização de ar condicionado
Lustecar - 13 de maio, praça do Jardim Paraíso, Luís Eduardo Magalhães. Telefones: 77 3639-3118 - 9.9933-2068 e 9.9858-3706.
SUPER MAIS Supermercado – Rua Pernambuco, antigo Super Econômico, no centro de LEM/BA
Escarlope de carne, Paleta suína assada, Frango a Milanesa e variações de salada
18
Jul/20 |
Rastreador Satelital da LOCALIZE |
Usando o Rastreador Satelital da LOCALIZE você consegue monitorar seu veículo ou sua frota a todo momento sem sombra e com cobertura 100% de satélite com visualização em tempo real, paradas, saída, chegada em lugares escolhidos por você, controle de velocidade vários alertas disponíveis no computador ou celular.
Ligue para um dos nossos representantes e agende uma visita (77) 9.986-66500 (Shirley) e 9.9903-4888 (Nilson).
18
Jul/20 |
Hoje tem feijoada no West Burguer |
A nova composição da gasolina foi divulfada pela ANP em janeiro deste ano e vale para todo o combustível produzido nas refinarias brasileiras ou importado
A partir de 3 de agosto, toda a gasolina vendida nos postos do Brasil será de melhor qualidade, seguindo padrões semelhantes aos dos Estados Unidos e de países da Europa. A vantagem, porém, terá um custo: o preço da gasolina vai subir. Isso vai acontecer por causa do melhor desempenho do combustível, segundo especialistas em energia. A Petrobras informa que o acréscimo no valor será compensando com o maior rendimento dos automóveis, que passarão a rodar mais quilômetros com a mesma quantidade de gasolina. A redução do consumo será de 4% a 6%, destaca a estatal – a mesma média percentual estimada por especialistas para o aumento do litro.
Além de render mais, o novo padrão imposto pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP) deve dar mais longevidade aos automóveis, diminuindo os custos com manutenção e reposição de peças. A Petrobras informou que não estipula o custo ao consumidor e diz que é responsável “por apenas 28% do preço final da gasolina nos postos de serviço”. Segundo a estatal, a maior parte do valor é composta por impostos, o preço do etanol misturado no combustível e a margem de lucro das distribuidoras e revendedoras. A conta também leva em consideração a cotação do barril de petróleo no mercado internacional, o custo de transporte e a variação do câmbio.
Um levantamento feito pela Argus Media, organização internacional de estudo e análise do comércio de commodities, mostra que o litro da nova gasolina era negociado no iníco deste mês cerca de R$ 0,06 mais caro em relação à gasolina atual. Uma pesquisa realizada em junho com refinarias dos EUA e distribuidoras brasileiras apontou uma estimativa de aumento entre R$ 0,06 a R$ 0,10, por litro na importação. “O aumento acontece porque a nova especificação usa componentes mais caros no mercado internacional para atingir os padrões técnicos”, afirma Amance Boutin, especialista de combustíveis para o mercado brasileiro da Argus.