Depois de ver o presidente Jair Bolsonaro ser injustamente cobrado pelos casos e mortes de covid-19 no país — visto que o Supremo Tribunal Federal ainda no começo da pandemia delegou aos Estados e municípios a função de definir as regras de combate ao coronavírus via decreto —, o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos parece ter saído em defesa dele.
Documento enviado a congressistas por meio de um aplicativo de mensagem e assinado pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos, subordinada ao ministro, e que usa dados do Ministério da Saúde traz o ranking dos cinco Estados e dos cinco municípios que mais sofreram com o coronavírus em números absolutos.
Boa noite,
Sigi essa é a Rua do Ingá, aqui no bairro Jardim das Acácias, em LEM. A rua já está sem iluminação adequada já faz um bom tempo, é extremamente perigoso para as pessoas que passam aqui sozinhas a noite... queremos que resolva esse problema aqui, porque a gente paga imposto e não vê retorno em nada na cidade.
Att. Moradora indignada
A atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada hoje (11), mostra que o Brasil tem 3.109.630 casos confirmados de covid-19 acumulados desde o início da pandemia. Desse total, 103.026 evoluíram para óbito (3,3%); 2.243.124 pacientes se recuperam da doença (72,1%); e 763.480 estão em tratamento (24,6%).
Nas últimas 24 horas, passou a fazer parte dessa estatística 52.160 novos casos confirmados e 1.274 mortes. Atualmente, 3.580 óbitos estão em investigação.
A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,3%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 49. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 1.479,7.
Desde o início da pandemia, São Paulo soma 639.562 casos acumulados de covid-19. É o estado com o maior registro da doença, seguido por Bahia (198.767), Ceará (190.550), Rio de Janeiro (182.563) e Pará (169.613).
São Paulo também lidera o maior número de óbitos causados pela covid-19 (25.571). Em seguida estão Rio de Janeiro (14.212), Ceará (8.011, Pernambuco (7.008) e Pará (5.901).
Luís Eduardo pediu....
E a feira dos sofás atendeu... e dia 18 traz a melhor loja de sofá da Bahia, diretamente de Barreiras.
E os 10 primeiros dias terão descontos de até 50%. Isso mesmo até 50% de descontos.
Em 12 vezes e sem juros... Preço baixo e qualidade de verdade... tá chegando dia 18!
Feira dos Sofás - loja fábrica
Rua José Cardozo de Lima, 1845, em frente próximo a Farmácia Estrela.
O paciente, de 78 anos de idade, tinha câncer de próstata, era cardíaco e diabético. O falecimento ocorreu na segunda-feira (10), na Casa de Saúde São João, onde estava internado desde o dia 04 de agosto.
O resultado positivo para Covid-19 foi confirmado via exame nesta terça-feira, 11. Nesse momento, a Secretaria de Saúde se solidariza com os familiares e amigos do paciente, reafirmando a defesa pela vida e mantém todos os esforços necessários na promoção da assistência médica a todas às pessoas que venham a necessitar de atendimento específico para Covid-19 no município de Barreiras.
Em tempo, reforça o apelo à população que redobre os cuidados no enfrentamento ao novo Coronavírus, tomando todas as medidas possíveis para frear a propagação do vírus, com o cumprimento dos decretos municipais, distanciamento social, evitando aglomerações, fazer o uso obrigatório de máscaras e a higienização das mãos sempre que necessário.
Barreiras, 11 de agosto de 2020
Anderson Luiz Vian de Abreu
Secretário Municipal de Saúde
O Rastreador da Global System 24h é um sistema simples e intuitivo, que fornece informações precisas e confiáveis para a sua gestão de frotas.
Além de localizar os seus veículos, aqui você poderá gerenciar os abastecimentos, controlar as manutenções, fazer o checklist online e identificar os condutores pelo APP do motorista. Tudo em tempo real.
Entre em contato com um de nossos Consultores: 📱77 99916-0199 Bruna | LEM-BA
📱77 99856-0000 Luziana | Barreiras-BA
📱77 99921-4588 Tatiane | LEM-BA
📌Av. JK, 2499, Centro, Luís Eduardo Magalhães-BA
A infecção pelo novo coronavírus já matou 4.011 baianos até o momento. O estado atingiu a marca nesta segunda-feira (10). De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesab), metade do total de mortes no estado se concentra na capital. Salvador contabiliza 2.003 óbitos em razão da Covid-19 (leia mais aqui).
O boletim informa que nas últimas 24 horas foram registrados 1.068 novos infectados por Covid-19 e 58 óbitos. O número total de casos desde o início da pandemia é de 194.097.
Deste total 176.948 são considerados curados e 13.138 encontram-se ativos.
Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (32,53%).
Ficam sem transporte intermunicipal a partir desta quarta-feira (12) as cidades de Brejolândia, na Bacia do Rio Corrente, no Oeste; Iramaia e Itaetê, na Chapada Diamantina; Mulungu do Morro, no Centro Norte; Nova Itarana, no Vale do Jiquiriçá, e Pindaí, no Sertão Produtivo, no Suodeste.
A medida visa conter a propagação do novo coronavírus em território baiano. Com as seis cidades, a Bahia tem 347 municípios sem transporte intermunicipal, o que equivale a 83,2% dos 417 do estado. Segundo o decreto, transporte intermunicipal é qualquer coletivo público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.
RETORNO
No mesmo decreto desta terça-feira (11), o governador Rui Costa autorizou o retorno do transporte intermunicipal nas cidades de Matina, na região do Velho Chico, Oeste baiano; Palmeiras, na Chapada Diamantina; e Ribeirão do Largo, no Sudoeste. A justificativa é que nesses municípios não ocorreram casos novos de Covid-19 nos últimos 14 dias. O tempo é considerado para a recuperação bem como para a não transmissão do coronavírus.
No último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) desta segunda-feira (10), a Bahia tinha ultrapassado a marca de quatro mil óbitos pelo novo coronavírus. Foram 4.011. Já o número de casos positivos da Covid-19 é de 194.097
11
Ago/20 |
Nota de falecimento |
No SUPER MAIS Supermercado a dona de casa encontra os melhores preços da cidade, com todo conforto e segurança. O SUPER MAIS é um supermercado completo, com hortifrúti, açougue, padaria, lanchonete e muito mais! Venha conferir!
SUPER MAIS Supermercado – Rua Pernambuco, antigo Super Econômico, no centro de LEM/BA.
Durante o mês de agosto acontece, em todo o Brasil, o Agosto Lilás. A campanha busca alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e até patrimoniais. Em Barreiras, a Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência de Atendimento à Mulher- CRAM, devido à pandemia do Coronavírus está desenvolvendo uma programação online e visita direcionada às instituições que atendem mulheres.
Este ano em especial, o Agosto Lilás comemora também os 14 anos de sanção da Lei Maria da Penha, reforçando a ampla divulgação dos direitos femininos e as formas de denúncia mesmo durante a quarentena. A coordenadora do CRAM, Fabíola Bomfim explica que o atendimento e monitoramento as assistidas acontecem por telefone, whatsapp e redes sociais. “Infelizmente o Brasil ocupa o quinto lugar no mundo, no ranking de violência doméstica, então o debate deve permanecer sempre em pauta, reforçando ações o tempo todo, mas durante o Agosto Lilás reforçamos o debate, com foco na conscientização e divulgação dos serviços disponíveis para denúncias e atendimento em Barreiras”, relatou Fabíola.
Os atendimentos entre fevereiro e julho deste ano foram afetados pelo distanciamento social, havendo aumento nas procuras por telefone, tanto pelo 180, quanto pelo telefone da unidade. "Estamos conseguindo atender as mulheres assistidas de forma remota, e houve um aumento nas denúncias anônimas por telefone", pontuou Fabíola.
A secretária de assistência social, Adriana de Souza chamou atenção para as palestras, rodas de conversa e capacitação que estão sendo realizadas no modo online, além de atendimentos. “O Agosto Lilás nos trouxe a oportunidade de interagir com todas as instituições da rede de proteção feminina nas redes sociais, compartilhando lives, capacitação e palestras. A violência contra a mulher é uma fragilidade social que merece ser discutida em todos os lugares, felizmente em Barreiras temos conseguido sensibilizar, envolver e mobilizar o engajamento pelo fim da violência contra a mulher, então seguimos com uma programação online e educativa”, ressaltou a secretária.
Canais de denúncia em Barreiras. A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção.
O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. Ligue 190, em situação de flagrante e denúncias de violência a mulher.
CRAM – 3611-0264 atendimento horário comercial e 77 99956-8240 em qualquer horário
Ronda Maria da Penha – 3611-3646
DEAM- Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher – 3611-9860
Defensoria Pública – 0800-071-3121 e 129
11
Ago/20 |
Novidade na OMEGA Locações |
A ÔMEGA LOCAÇÕES & FÁBRICA DE TELAS E ALAMBRADOS fica na Avenida Tancredo Neves, no Florais Léa, na cidade de LEM. Fones: 77 3628-2197 e 9-9971-5148.
11
Ago/20 |
Promoção da Semana na CASTSEG |
No final da madrugada desta terça feira, 11, por volta das 4h, a Polícia Militar foi informada de um corpo que se encontrava na Rua Enedino Alves da Paixão, as margens da BR 020, no bairro Santa Cruz, em LEM.
Chegando no local, uma Unidade de Suporte Avançada do SAMU (USA) confirmou o óbito pelo médico de platão.
O homem estava vestindo uma calça jeans. O medico do SAMU chegou a informar que já havia atendido o cidadão dias antes com problemas de saúde. O corpo não apresentava nenhuma lesão de violência. Sendo possivelmente detectado pelo médico morte súbita.
No início desta tarde, amigos lamentaram a morte do rapaz que era conhecido pelo prenome de Alan ou carinhosamente como (Lagoa)
Um levantamento divulgado nesta terça-feira (13) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que a Bahia tem o terceiro pior investimento em saúde pública do país.
O estado só investe mais em saúde que o Pará e o Maranhão. Os estados que apresentaram melhor desempenho foram Roraima, Mato Grosso e Tocantins.
Realizado em 2017, o estudo mostra que a Bahia tem um gasto diário de apenas R$ 2,13 por cidadão. Por ano, o investimento é de pouco mais de R$ 760.
O secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, diz que desconhece a metodologia da pesquisa e afirma que, no ano passado, o estado investiu em sáude mais do que percentual previsto em lei.
"O indicador utilizado está atrelado fortemente ao indicador econômico, que é o PIB per capita. A Bahia é o 20º estado mais pobre do Brasil. Então, naturalmente, qualquer indicador de saúde econômica vai estar associado a esse valor. Na verdade, a Bahia é hoje o terceiro estado que mais investe em novos serviços de saúde e o 4º estado com maior valor de recursos aplicados na sustentação do sistema público de saúde", contou o secretário.
Ainda segundo o levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Salvador ocupa o mesmo lugar que a Bahia entre as capitais. Por ano, são pouco mais de R$ 243 por pessoa. A capital baiana só investe mais em saúde que o Rio Branco, no Acre, e Macapá, no Amapá.
O secretário Municipal de Saúde, Luiz Galvão, contesta os dados do conselho e também afirma que os investimentos municipais foram maiores do que os previstos em lei no ano passado.
"O que nós temos no ano de 2017 é mais do que o dobro desse valor que foi investido. Nós temos em torno de R$ 750 milhões que são gastos com recursos próprio e mais R$ 640 milhões que são gastos com rescurso do Governo Federal. A escassez do recurso federal da saúde do município vem precionando o município a fazer mais gastos com a saúde", disse o secretário Luiz Galvão.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) diz que o cálculo foi feito com base nos dados declarados no sistema de informações sobre os orçamentos públicos em saúde, do Ministério da Saúde.
Segundo o Conselho Regional de Medicina (Cremeb), um dos grandes problemas é a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), do Governo Federal, que não muda há mais de dez anos. O Cremeb diz que os valores deveriam ser dobrados para equilibrar as despesas.
A mesma análise feita pelo CFM aponta que o Brasil gasta R$ 3,48 por dia com saúde para cada cidadão brasileiro. Por ano, o investimento representa um gasto médio de R$ 1.271 por pessoa. A entidade classificou o valor como “abaixo do ideal”.
De acordo com o CFM, o gasto total com saúde pública deveria ser equivalente a 10% do PIB do país, em vez dos atuais 2,94% – soma considerando União, estados e municípios.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que desconhece o método utilizado pelo CFM pra levantar os gastos no país e que também faz adequações periódicas na tabela SUS. Segundo o comunicado, desde 2006, já fez mais de mil reajustes. Na nota, o órgão também afirmou que destina pra saúde mais do que é obrigado por lei.
11
Ago/20 |
Promoção especial no Grupo Marabá!!! |
Lavagem de veículo; Higienização de bancos;
Hidratação de couro;
Cristalização;
Vidrificação;
Polimento;
Limpeza e polimento de faróis;
Lavagem a vapor;
Higienização de ar condicionado
Lustecar - 13 de maio, praça do Jardim Paraíso, Luís Eduardo Magalhães. Telefones: 77 3639-3118 - 9.9933-2068 e 9.9858-3706.
11
Ago/20 |
Promoção no BRUNO ELETRO |
Olá pessoal, precisando de poste de concreto para instalar sua rede de energia? ✅ Conte com a ELETROBRUNO! Aqui dispomos de POSTES DE 6 E 8 METROS COM OS MELHORES PREÇOS! CONFIRA!👆✅👏😎
O Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) decidiu suspender a paralisação de 24 horas que chegou a começar na manhã desta terça-feira (11). A decisão foi tomada depois que oTribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) declarou o movimento ilegal e estipulou multa por descumprimento.
A categoria decretou a paralisação alegando descaso por parte do governo em relação aos protocolos de segurança em combate ao coronavírus. A carreata, saindo do prédio da Polícia Civil da Bahia, na praça da Piedade, em Salvador, em direção ao prédio da Governadoria no Centro Administrativo da Bahia (CAB), está mantida.
O presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, disse que vai protocolar um pedido para a implementação das medidas de segurança para evitar a contaminação do coronavírus.
"Nós vamos manter a carreata até a governadoria e protocolar ofício ao governador pedindo providência na implantação do protocolo de biossegurança, porque hoje nós temos 489 policiais civis infectados e seis óbitos. Por parte da Polícia Civil existe uma omissão em proteger a vida dos policiais civis e dos baianos que visitam as delegacias", disse Eustácio.
O vice-presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia da Bahia (Adpeb), Élcio Brandão, disse que o motivo da paralisação era uma pauta conjunta dos servidores.
"É uma pauta conjunta que envolve todas as entidades de classe. Nós só estamos pedindo ao governador do estado um protocolo de biossegurança. Não é possível que mais de 100 dias da pandemia, policiais civis mortos, muitas delegacias não têm nem água, nem material de higiene. Não estamos falando de álcool em gel, nem coisas que se encontram em qualquer lugar, até em mercadinho de bairro. Estamos falando de delegacias sem água, delegacias com vazamento, sem nenhuma condição de abrigar os policiais civis e muito menos a população. Ao invés de proteger a população, nós estamos expondo a população, a partir do momento em que ela vai em delegacias insalubres e sem nenhum equipamento de combate e de prevenção à Covid", falou Élcio.
O G1 entrou em contato com a Polícia Civil da Bahia, para saber o posicionamento da instituição com relação à situação dos servidores. A polícia emitiu nota reafirmando a decisão do TJ-BA e informou que a ação para declarar a ilegalidade da greve foi proposta pelo governo, por meio da Procuradoria Geral do Estado.
A Polícia Civil da Bahia não respondeu sobre as reivindicações dos servidores públicos.