Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
01
Abr/24

Em LEM voc conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
01
Abr/24

LEM agora tem o SUCATO DO NINO - Auto Peas e Servios de Guincho











LEM ganhou a mais nova loja de auto peças da cidade: SUCATÃO DO NINO - Auto Peças e Serviços de Guincho. Desmanche automotivo; com peças de todas as marcas.

O SUCATÃO DO NINO fica localizado na Rua Candeias, as margens da BR 020, fundos do Urucuia Poços Artesianos, na saída para Brasília. Telefone: 77 9.9878-1289.

Fonte:Informe Publicitrio
()
01
Abr/24

Em LEM voc conta agora com o "Platta Laboratrio de Anlises Clnicas"

Fonte:Publicidade
()
01
Abr/24

Pscoa da Economia no Grupo Marab. So ofertas recheadas para voc!




Fonte:Publicidade
()
01
Abr/24

Homem morre aps ataque de abelhas em Formosa do Rio Preto

Um homem morreu após um ataque de abelhas na tarde deste domingo (31) na cidade de Formosa do Rio Preto, na Bahia. Ele chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), morrendo após dá entrada no Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago.

A equipe médica tentou manobras de reanimação, mas mesmo assim, ele não resistiu. Não há informações se ele tinha alergia.

Ele estava em um balneário na companhia de amigos, às margens do Rio Preto, quando ocorreu o ataque, inclusive a outros banhistas. A vítima, identificada como Silvaneto da Silva Santos, tinha 35 anos, era cadeirante, o que pode ter dificultado que ele se afastasse do enxame. Ele também se candidatou a vereador em 2016.

Outras pessoas também foram atacadas e deixaram o local imediatamente. A princípio, há a informação de que outras pessoas necessitaram de atendimento médico. Várias banhistas mergulharam no Rio Preto para fugir das abelhas, enquanto a área do balneário ficou esvaziada, com carros deixados no local, enquanto as pessoas corriam.

O que fazerm em ataques de abelhas

De acordo com o major Fábio Bohle, CBDF, em casos de enxames, é primordial que a população se afaste dos insetos. “Isole a área em, no mínimo, 30 metros e evite que pessoas e animais transitem próximo do local. Também indicamos que as pessoas não usem roupas vibrantes próximo ao local, pois chama a atenção dos insetos, e evitem barulhos muito altos", afirma.

Fonte:Portal do Cerrado
()
01
Abr/24

Capital do Matopiba movida pelo agro completa s 24 anos

Lus Eduardo Magalhes considerada um dos polos mais relevantes do agronegcio brasileiro, constituindo parte de uma regio apelidada de Matopiba

O aniversário de 24 anos de Luís Eduardo Magalhães é celebrado neste sábado (30). O município está localizado no Extremo Oeste da Bahia, que foi emancipado de Barreiras em 30 de março de 2000, através do projeto de Lei nº 395/1997. Atualmente é a 5º economia do Estado da Bahia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com um Produto Interno Bruto (PIB), de R$ 8,8 bilhões, possui grande representatividade e exerce um papel importante para agronegócio brasileiro por diversos fatores.

LEM, sigla pela qual a cidade é localmente conhecida, é o município que apresentou o maior crescimento populacional na Bahia, entre 2010 e 2022, com aumento de 79,5%. O nome curioso, na verdade, é uma homenagem para um político baiano que foi presidente do Congresso Nacional e faleceu em 1998. Conforme o Censo 2022 do IBGE, a população do município está estimada em cerca de 107 mil pessoas. Com quase 4 mil quilômetros quadrados de área e responsável por 60% da produção de grãos da Bahia.

Na última década, diversas transformações socioeconômicas ocorreram nessa região ligadas à ampliação da infraestrutura viária, logística e energética, tendo entre outras consequências o surgimento de pólos de expansão da fronteira agrícola baseados na adoção de tecnologias agropecuárias de alta produtividade.

Com 2 milhões de hectares plantados, um bom clima e tecnologia voltada para o desempenho, o resultado é uma alta produção de grãos. LEM é a 5ª economia do Estado da Bahia, sendo responsável por 80% da produção de grãos e 90% da produção de algodão na região, e com uma das maiores rendas per capita do país.

Muitas fazendas também são irrigadas, potencializando ainda mais a capacidade de produzir. Aqui se produz principalmente soja, algodão e milho e grande parte da produção agrícola é destinada para exportação.

O parque industrial é composto por empresas líderes em seus segmentos, inclusive quase vinte multinacionais. Sua agricultura é pujante, diversificada e de grande produtividade, possuindo grandes áreas irrigadas. Sua pecuária é de alta qualidade tanto na área genética como tecnológica.

Luís Eduardo Magalhães também sedia desde 2004 a Bahia Farm Show, que é considerada a maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste do país. No ano passado, o evento movimentou R$ 8,249 bilhões em negócios. Ao todo, 100.262 pessoas passaram pelo evento durante os cinco dias da feira agrícola, com empresas multinacionais expondo seus produtos durante o evento.

Essa região foi formada pelo crescimento no investimento agrícola por seu alto potencial para esse setor, o que chega a representar hoje 11,5% da produção nacional de soja, ainda tendo a região baiana com o maior desenvolvimento atual em infraestrutura. As terras de Luís Eduardo Magalhães são campeãs em produtividade. O relevo plano facilita o trabalho mecanizado e os agricultores se preocupam em estar sempre com as máquinas mais modernas do mercado.

Ainda, em apenas 24 anos, Luís Eduardo Magalhães conseguiu, além do destaque pelo agronegócio com produção de algodão e grãos, possui representatividade na pecuária e na avicultura. Principalmente considerando o período de 2010 até os dias atuais, a cidade de LEM passou por grandes transformações econômicas que levaram ruas de terra a avenidas com prédios de muitos andares.

Isso ocorreu principalmente pela quantidade de empresas e produtores que se estabeleceram na região, desenvolvendo ainda mais a valha viária, escoação logística e energética, investindo pesado principalmente no uso de tecnologias agropecuárias de alta performance.

Tudo isso ainda é intensificado pela localização estratégica, contemplada por 2 rodovias que ligam a cidade a várias regiões do país. Além disso, ainda há previsão para melhoria na infraestrutura de 80% das estradas da região nos próximos 5 anos. Para garantir melhores condições das estradas utilizadas, os produtores rurais representados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), investem recursos próprios e do Programa para o Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), contam também com o apoio da Patrulha Mecanizada da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e a parceria com o governo do Estado.

Região em franco crescimento

Mais informações, clique aqui

Fonte:Compre Rural
()
01
Abr/24

Comisso faz esforo concentrado no Senado para votar Cdigo Civil

Relatrio final prope mais alteraes em mais de mil artigos

A comissão de juristas responsável pela revisão e atualização do Código Civil promove no Senado, na próxima semana, entre 1º e 5 de abril, esforço concentrado para votar o relatório final com propostas de alteração em mais de mil artigos e sobre temas de difícil consenso, como direito da família, dos animais e de propriedade.

Um dos pontos que levanta polêmica no campo conservador, por exemplo, diz respeito ao direito do nascituro - o feto em gestação. O texto de um dos relatórios apresentados em fevereiro, com um anteprojeto de proposta final, diz que os direitos antes do nascimento são protegidos “para efeitos deste Código Civil”.

A expressão, que aparenta limitar o alcance dos direitos do nascituro, foi usada para alimentar notícias falsas, sobretudo em círculos católicos e de direita, de que a comissão de juristas estaria tentando facilitar o aborto, aponta o professor e jurista Flávio Tartuce, um dos relatores da reforma do Código Civil.

“Não tratamos de aborto no projeto”, enfatizou Tartuce à Agência Brasil. Ele nega motivações ideológicas na comissão de juristas e assegura que o trabalho é técnico. O professor destaca que ainda não há relatório final aprovado e que muitas emendas e destaques já foram feitos ao anteprojeto apresentado em fevereiro.

Ele acrescenta que “o Código Civil sempre motiva debates, você lida ali com a vida do cidadão desde antes do nascimento até depois da morte, é normal haver discordâncias. Mas há também as polêmicas promocionais, de pessoas que querem se promover, e entre essas a grande maioria não leu nada”.

Organizações como a União de Juristas Católicos chegaram a publicar manifestações contrárias a toda iniciativa de revisão do Código Civil. “A proposta não é uma mera ‘atualização’ – que pressuporia apenas ajustes pontuais em um código relativamente novo, com pouco mais de 20 anos de vigência – , mas a refundação da própria visão de sociedade, de pessoa e de família que normatiza a nossa nação”, disse a entidade, em nota.

Em resposta, Tartuce nega que proponha um "Novo Código Civil", tratando-se de uma "atualização". Ele afirma que a comissão de juristas “está muito longe de querer criar polêmicas ou trazer uma revolução de costumes. Nossa prioridade é destravar a vida das pessoas, ajudar a resolver os problemas”.

O primeiro Código Civil brasileiro, com essa denominação, data de 1916. Ele foi substituído pelo código atual, que entrou em vigor em 2002, após quatro décadas de discussões. Alguns críticos pontuam que o código atual tem somente 22 anos, motivo pelo qual seria cedo para promover uma revisão.

A esse argumento, Tartuce lembra que a velocidade das mudanças na sociedade cresce de modo exponencial, com transformações especialmente intensas ao longo das últimas décadas. Quando o Código Civil atual foi aprovado, por exemplo, sequer havia smartphones no país. “O código atual é analógico, é preciso trazê-lo para o mundo digital”, acentua o professor.

A criação de uma Comissão de Juristas para revisar o Código Civil partiu do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Após ser questionado por senadores conservadores, ele defendeu a iniciativa no plenário da Casa, afirmando que o objetivo não é elaborar um “novo Código Civil”, mas preencher lacunas no código atual. “É um trabalho totalmente independente. A decisão final é do Parlamento”, disse.

A Comissão de Juristas é presidida pelo ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e composta por 36 juristas especializados no assunto. Os relatores são o professor Flávio Tartuce, e a desembargadora Rosa Maria de Andrade Nery. O grupo recebeu 180 dias de prazo para apresentar a Pacheco um projeto de lei com as novas propostas para o Código Civil. Esse prazo vence em 12 de abril.

Com mais de 2 mil artigos, o Código Civil regula todos os direitos relativos à personalidade do indivíduo e às relações em sociedade, incluindo temas como casamentos, contratos, heranças e direitos das empresas, entre muitos outros. Em artigo célebre, o jurista Miguel Reale descreveu a lei como “a Constituição do homem comum”.

Mudanças

- Logo no artigo 1º, um dos relatórios parciais já apresentados propõe um novo parágrafo para inserir no Código Civil os direitos e deveres previstos em tratados internacionais aderidos pelo Brasil, a chamada “personalidade jurídica internacional”.

- No artigo 2º, o texto da relatoria-geral propõe inserir a previsão de que a personalidade civil “termina com a morte encefálica”, o que é visto como uma tentativa de facilitar a doação de órgãos, por exemplo.

- Outra proposta prevê que os animais passem a ser considerados “objetos de direitos” de natureza especial, na condição de “seres vivos dotados de sensibilidade e passíveis de proteção jurídica”. O ponto traz para o Código Civil interpretações que já tem sido feitas no dia a dia do Judiciário, que precisa lidar, por exemplo, com a tutela de bichos de estimação no caso de separação de casais.

- No livro de direito de família foi proposta a mudança de nome para "das famílias", no plural. Foi proposta também a criação de uma nova figura jurídica, chamada de “convivente”, além do “cônjuge”, para descrever as uniões estáveis.

- Relatório parcial prevê a exclusão do cônjuge ou convivente como herdeiro necessário. Isso significa que o companheiro ou companheira pode ser excluído da herança, sendo obrigatório somente descendentes e ascendentes entre os herdeiros. Segundo justificativas de membros da comissão, a intenção é atualizar o Código Civil em relação aos relacionamentos muito mais fluidos na atualidade.

- Uma das propostas é a inserção de um livro novo no Código Civil, para tratar de direito digital. Alguns dos artigos, por exemplo, preveem a validade das locações por meio de aplicativo, como de carros, quartos ou casas. Outro ponto é a regulação das assinaturas eletrônicas.

- O Código Civil atual prevê que todos que possuem alguma propriedade têm o direito de manter a posse sobre ela em caso de turbação ou esbulho, e de ter essa posse protegida. Uma das propostas apresentadas prevê que esses direitos poderão ser exercidos também coletivamente, "em caso de imóvel de extensa área que for possuído por considerável número de pessoas”.

Fonte:Agncia Brasil
()
31
Mar/24

Realize seu evento no espao Capra!!!

O Espao Capra agora est com dois espao,(Capra e Ludwig)















Endereço: Rua 56, qd37 lt 67,68 Bairro Cidade Universitária II

* Casamento;

* Confraternizações;
* Amigo secreto;
* Eventos e etc... 

Fonte: Publicidade
()
31
Mar/24

Pea j o melhor da culinria oriental em lem e regio, comida chinesa e japonesa no pede em casa delivery

Yakisoba, frango xadrez, temakis, combos e muito mais.





Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00

Fonte: Publicidade
()
31
Mar/24

PM apreende motocicleta com sinais de adulterao em Bom Jesus da Lapa

Ontem, sábado, 30, a Polícia Militar apreendeu uma motocicleta Honda CG, placa EHO2893, com sinais de adulteração em Bom Jesus da Lapa.

A PM, durante a Operação 2x2, após blitz realizada no local informado, foi abordado o veículo citado e constatado que a numeração do motor estava em desconformidade com a numeração apresentada em documentação. Em seguida o veículo e o condutor foram apresentados na delegacia de polícia para as devidas providências.
Fonte:38 CIPM
()
31
Mar/24

Barreiras: Bombeiros Militares acompanham a Via Sacra no Parque Santo Cristo

17bbm31324

17bbm31324q2

Na última sexta-feira (29), as equipes do 17º Batalhão de Bombeiros Militares se juntaram aos fiéis que acompanharam a Via Sacra, que percorreu a serra até o Parque Santo Cristo, em Barreiras.

A concentração dos devotos teve início às 5 horas da manhã no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de onde partiram em direção à Serra do Parque Santo Cristo para realizar a Via Sacra.

17bbm31324q

17bbm31324q23
Durante a jornada, os bombeiros estiveram presentes para prestar suporte aos participantes, oferecendo assistência e realizando atendimentos pré-hospitalares quando necessário.

Fonte:17 BBM
()
31
Mar/24

Embasa investe quase R$ 1 bilho em 2023 e prepara maior programa de saneamento na Bahia

Para ampliar o acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário na Bahia, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), desembolsou cerca de R$ 1 bilhão, em 2023. Isso possibilitou o acréscimo de 97 mil ligações de água e 69 mil de esgoto ao longo do ano, nos 368 municípios onde atua. Essas informações estão disponíveis no Relatório de Administração e Demonstrações Financeiras divulgado nesta sexta-feira (29).

“Esses resultados, que impactam positivamente no desenvolvimento econômico e social da população, são fruto de uma gestão criteriosa com as despesas e do investimento de R$ 949 milhões, focado na ampliação do acesso e na melhoria dos nossos serviços”, destaca o presidente da empresa, Leonardo Góes. “A boa saúde financeira da Embasa significa a capacidade de captar ainda mais recursos, possibilitando que a companhia possa realizar o maior plano de investimentos de sua história nos próximos cinco anos, com R$ 6,7 bilhões já assegurados”.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou ser prioridade do Governo garantir acesso à água para todos os baianos e baianas. “Muito já tem sido feito, tanto na área de abastecimento de água quanto de saneamento básico, para que possamos garantir uma melhor qualidade de vida ao povo baiano. Cuidar de gente é o nosso objetivo. Nós queremos fortalecer ainda mais a infraestrutura hídrica na Bahia, e estamos trabalhando diariamente para que esses serviços sejam ampliados na capital e no interior, focando também nos distritos e povoados. Com isso, estamos avançando cada vez mais para cumprir as metas do marco regulatório do saneamento básico”, afirmou.

Alinhada às diretrizes do Governo do Estado, a Embasa destinou R$ 518,2 milhões na área de abastecimento de água tratada. Entre os destaques estão: ampliação do sistema integrado de abastecimento de água (SIAA) de Paulo Afonso (R$ 45,4 milhões), beneficiando 138 mil pessoas; segunda etapa do SIAA de Amélia Rodrigues (R$ 10,9 milhões), beneficiando 69 mil pessoas; e SIAA Lagoa Real/Ibitira (R$33,1 milhões), beneficiando 17 mil habitantes. Já no esgotamento sanitário, foram investidos R$ 409 milhões em diversos sistemas. Entre os destaques, dois novos municípios tiveram sistema de esgoto implantado: Chorrochó e Jeremoabo. Estão em andamento obras em Senhor do Bonfim, Iraquara, Capim Grosso e Ilhéus, entre outros.

Sustentabilidade

A Embasa fornece serviços de abastecimento de água para cerca de 10 milhões de pessoas e de esgotamento sanitário para quase 4,5 milhões na sua área de atuação. Em 2023, sua receita líquida teve um crescimento de 15%, saindo de R$ 3,6 bilhões em 2022 para R$ 4,15 bilhões. Já o lucro líquido saltou de R$ 478 milhões em 2022 para R$ 868 milhões em 2023. Este crescimento alavancou a margem líquida para 21% (13% em 2022)

“Em 2023, enfrentamos desafios que vieram a partir do marco do saneamento e seus desdobramentos legais, técnicos e sociais junto à sociedade. No entanto, mantivemos a qualidade dos serviços e obtivemos conquistas, a exemplo dos resultados financeiros recordes e premiações nacionais e internacionais que evidenciam a posição de destaque da companhia nas áreas de meio ambiente, tecnologia da informação, engenharia, relacionamento com o cliente e de gestão de pessoas”, diz Leonardo.

Dentre os prêmios conquistados em 2023, estão: Prêmio Internacional Adam Smith Awards, em Londres; o Prêmio Bahia Sustentável, em Salvador; o Prêmio ABRATT (Associação Brasileira de Tecnologias Não Destrutivas, em São Paulo; o Prêmio MESC (Melhores Empresas em Satisfação do Cliente), em parceira com o Google; e o título de Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT 2023, conferido pelo Grupo Gay da Bahia.

A Embasa opera 459 sistemas de abastecimento de água em 368 municípios (88% dos municípios baianos). Possui 4,2 milhões de ligações existentes de água, atendendo aproximadamente cerca de 10 milhões de pessoas. A companhia também mantém 149 sistemas de esgotamento sanitário em 116 municípios (27,81% dos municípios), com 1,6 milhão de ligações existentes e atendendo cerca de 4,44 milhões de pessoas.

Fonte:Ascom/Embasa
()
30
Mar/24

Pea j o melhor da culinria oriental em lem e regio, comida chinesa e japonesa no pede em casa delivery

Yakisoba, frango xadrez, temakis, combos e muito mais.





Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00

Fonte: Publicidade
()
30
Mar/24

Em Luis Eduardo Magalhes agora voc pode fazer a sua prtese capilar

Diga adeus a calvcie !!!






Antes


Depois

Bairro: Santa Cruz, Rua Itabuna.

Contato:77 999309574

Fonte: Publicidade
()
30
Mar/24

Aneel mantm bandeira verde na conta de luz em abril

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde em abril para os consumidores de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), sem adicional na conta de luz. O atual patamar das bandeiras tarifárias se mantém em verde há 24 meses, devido às condições ainda favoráveis para a geração de energia em usinas hidrelétricas.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no País, e busca e atenuar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

Antes, o custo da energia em momentos de mais dificuldades para geração era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada empresa, com incidência de juros. No modelo atual, os recursos são cobrados e transferidos às distribuidoras mensalmente por meio da "conta Bandeiras".

A bandeira verde, quando não há cobrança adicional, significa que o custo para produzir energia está baixo. Já as bandeiras amarela e vermelha 1 e 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de acionamento de térmicas, o que está relacionado principalmente ao volume dos reservatórios.

Cenário

No comunicado sobre bandeira tarifária, o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, afirma que a decisão confirma previsões favoráveis de geração, "sem elevação de custos para o consumidor e com crescimento contínuo do uso de renováveis".

"Essa é uma excelente notícia para o consumidor, pois a manutenção da bandeira verde possibilita menos custos no pagamento de energia e um maior equilíbrio nas contas das famílias de todo o País", disse Sandoval Feitosa.

Fonte:Estado
()
30
Mar/24

VoePass encerrou voos de Barreiras e outros municpios para Salvador

A VoePass encerrou todas as linhas que operava de Salvador para as cidades do interior do estado. Os últimos voos foram operados ao longo desta semana.

Com isso, os municípios de Barreiras, Guanambi, Lençóis, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista deixam de ficar conectados com a capital pela companhia. Destas cidades, apenas Vitória da Conquista continua servida com a ligação por meio de outras companhias, Azul e Gol.

Em Barreiras, apesar da suspensão do voo para Salvador, a companhia manteve a operação para Brasília/DF.

O fim das operações da empresa nas rotas entre a capital e o interior foi confirmado no mês passado. À época, a VoePass disse que “por motivos estratégicos de reestruturação de sua malha aérea, suspenderá, a partir de abril de 2024, algumas de suas operações atuais, incluindo alguns destinos realizados no Estado da Bahia”.

Com os fins dos voos na Bahia, a companhia anunciou as seguintes rotas a partir de 31 de março:

  • Cascavel (PR) para Congonhas (SP)
  • Caxias do Sul (RS) para Guarulhos (SP)
  • Chapecó (SC) para Guarulhos (SP)
  • Chapecó (SC) para Florianópolis (SC)
  • Florianópolis (SC) para Porto Alegre (RS)
  • Maringá (PR) para Congonhas (SP)
  • Rio Verde (GO) para Guarulhos (SP)
  • Presidente Prudente (SP) para Guarulhos (SP)
Fonte:Agncia Serto
()
30
Mar/24

Prefeitura de Bom Jesus da Lapa prepara concurso pblico com muitas vagas

A Prefeitura de Bom Jesus da Lapa está preste a deflagrar um novo concurso público. Na última quarta-feira, 27 de março, o prefeito Fábio Nunes sancionou uma lei alterando o quadro de servidores constante no Plano de Cargos e Salários do município.

A alteração na lei divide os cargos da administração municipal em cinco partes: Atividades Operacionais, Atividades Administrativas, Atividades da Área da Educação, Atividades da Área de Saúde e cargos de Nível Superior.

A nova tabela estabelece um quantitativo de 3.978 vagas em toda a estrutura do município. O número de vagas disponibilizada no concurso levará em conta o efetivo atual para cada um dos 95 cargos da estrutura municipal.

A nova lei também descreve as atribuições e requisitos de ingresso nas funções disponíveis, bem como estabelece os vencimentos iniciais e incorporados com as progressões ao longo da carreira.

Além disso, foi sancionada uma lei concedendo aumento linear de 8% dos salários de todos servidores e outra estabelecendo o sistema de reserva de vagas para pessoas quilombolas nos concursos e seleções destinados ao provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal, com lotação nos territórios quilombolas do município. O edital de cada concurso público definirá o número de vagas a serem providas em cada comunidade quilombola.

O próximo passo deverá ser a contratação da entidade especializada na organização de concursos, que terá que elaborar o edital com as normas da seleção.

O último concurso público da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa foi realizado no ano de 2011, há quase 13 anos. À época, foram ofertadas 723 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior.

Veja a edição do Diário Oficial do as leis de reajuste salarial, alteração no quadro de servidores e reserva de vagas para quilombolas

Fonte:Agncia Serto
()
30
Mar/24

​Espetculo A Paixo de Cristo rene milhares de pessoas na Praa da Bblia

534d2b12-3ff3-43ec-9f0c-d30f777c16a3

e0705922-5600-431c-9d40-7e356cc70de9

5cce0a41-a3bc-4328-b7eb-bf5943d67470

940d3638-5bfb-4f9c-8635-26546f1355dd

c09924a4-0c97-439f-bd46-0db6860a44c8

tetntativ30324

A encenação do espetáculo A Paixão de Cristo levou milhares de pessoas à Praça da Bíblia, no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), em celebração à Semana Santa.

A peça contou com a colaboração da Associação Cultural Paixão de Cristo, da Escola de Dança Jéssica Amaral e da AMELEM, e reuniu mais de 60 pessoas na montagem.

A grande estrutura física para a apresentação e o apoio para os artistas​ foi proporcionada pela Prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
30
Mar/24

2 Companhia de Bombeiros Militar completa 07 anos em Lus Eduardo Magalhes

17c085cd-9212-4566-9c17-83abd6923cb6

5512bd12-b3ce-4c71-92cb-fe8c17879360

No dia 30 de março de 2017, coincidindo com o aniversário da cidade de Luís Eduardo Magalhães, foi inaugurada a 2ª Companhia do 17º Batalhão de Bombeiros Militar, marcando sete anos de serviços prestados no município. Esta subunidade, inicialmente estabelecida como um subgrupamento do Corpo de Bombeiros Militar, hoje desempenha um papel crucial na região.

03af0264-0298-4211-a3c8-8b87399f899f

A implantação da 2ª Companhia atendeu a uma demanda há muito tempo aguardada pela população local. Antes de sua criação, a área era atendida pelo Batalhão em Barreiras, distante cerca de 100 km de Luís Eduardo Magalhães.

Atualmente, a 2ª Cia/17ºBBM conta com 30 militares em seu efetivo. Ao longo desses sete anos, as equipes realizaram inúmeras operações de resgate veicular, combateram incêndios tanto florestais quanto urbanos, participaram de diversas capturas de animais e responderam a situações de afogamento.

bd81384f-1792-49c5-b96f-7345eb2ace44

92eaa4b5-8aad-4702-9da8-5b21e405ae24

Além de suas atividades operacionais, a 2ª Cia/17ºBBM se destaca por seu envolvimento com a comunidade e lideranças de Luís Eduardo Magalhães. A tropa promove regularmente campanhas solidárias de arrecadação e realiza ações educativas em escolas locais.

Na oportunidade, o tenente-coronel BM Cedraz, comandante do 17º BBM, expressa seus sinceros parabéns ao atual comandante da 2ª Companhia (aspirante BM Amaro) e seus bravos membros, reconhecendo seus sete anos de dedicação exemplar e incansável serviço à comunidade local.

Fonte:17 BBM
()
30
Mar/24

SABADOOOOU, e sbado dia de qu?? 😏😅 FEIJOADA deliciosa do Tempero Novo!

Hoje com msica ao vivo com o cantor Brian 🎤🎶🎤🎶

Preparamos uma feijoada especial que promete aquecer o coração e a alma, acompanhada na voz do cantor Brian para tornar o seu dia ainda mais especial. 🎤🎶
⠀⠀⠀⠀⠀
E para brindar esse momento, nada melhor que uma cervejinha gelada, certo? 🍻

Venha desfrutar de tudo isso em nosso ambiente gostoso e arborizado, perfeito para relaxar e criar memórias inesquecíveis com amigos e família.
⠀⠀⠀⠀⠀
Marque na agenda: sábado é dia de feijoada, música e boas vibrações no Restaurante Tempero Novo. Estamos te esperando! 💚
⠀⠀⠀⠀⠀
RESTAURANTE TEMPERO NOVO 🥗
📍 R. Treze de Maio, 850 - Jardim Paraíso Fase I - Luís Eduardo Magalhães/BA.
📲 Fone: 77 3628-3978

Fonte:Informe Publicitrio
()
30
Mar/24

Hoje tem feijoada no Big Steakhouse

Fonte:Publicidade
()
30
Mar/24

Tem promoo na Center Vidros

Fonte:Publicidade
()
30
Mar/24

Em LEM voc conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
30
Mar/24

Projeto na Cmara obriga lojas a vender apenas um p de sapato para pessoas com deficincia

Proposta ainda vai passar por comisses e busca atender cerca de 7,8 milhes de brasileiros com deficincia nos membros inferiores

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados quer obrigar que lojas de departamento e de calçados vendam somente um par de sapato para pessoas com deficiência nos membros inferiores. A proposta estabelece que cada produto não pode custar mais que metade do preço do par inteiro e que pares formados por tamanhos diferentes não podem ser mais caros do que aqueles com tamanhos iguais.

Segundo os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2019, cerca de 7,8 milhões de pessoas com 2 anos ou mais de idade têm deficiência física nos membros inferiores no Brasil.

O texto estabelece ainda que os calçados que forem vendidos por unidade não podem ser diferentes em modelo ou qualidade dos que estão disponíveis para todos os consumidores. A proposta, de autoria do deputado Josenildo (PDT-AP), foi apresentada neste mês e ainda vai passar por comissões antes de ser votado no plenário.

"Tal medida visa atender às necessidades específicas de indivíduos com deficiências nos membros inferiores, bem como daqueles que passaram por amputações", afirma o deputado.

O parlamentar também menciona que, embora a proposta possa parecer estranha ou fora do comum, é uma iniciativa necessária para atender às necessidades das pessoas que precisam de calçados adaptados ou de diferentes tamanhos para seus pés.

Esse é o caso da bancária Érika Ferreira Lucas, de 33 anos, que calça o número 31 no pé direito e número 38 no pé esquerdo. Ela nasceu com pé torto congênito, uma condição em que um bebê nasce com um dos pés ou ambos virados para dentro e para baixo.

Essa situação pode afetar a forma como o bebê caminha quando cresce, mas geralmente pode ser tratada com dispositivos ortopédicos, fisioterapia ou, em alguns casos, cirurgia. A condição afeta aproximadamente um bebê em cada 1.000 nascidos vivos.

Érika conta que sempre teve dificuldade para conseguir comprar sapatos. "Desde muito pequena, eu lembro de quando eu tinha mais ou menos 7 anos, ia à feira [comprar sapatos] e todo mundo me conhecia, porque eu iria render uma venda de, no mínimo, dois pares de sapato para o vendedor", relembra.

"Isso causa um prejuízo financeiro imenso para nós. Por exemplo, enquanto eu poderia comprar um calçado por R$ 200, sou obrigada a pagar R$ 400. Não consigo nem calcular o quanto já investi ao longo da vida em sapatos. Além disso, frequentemente enfrento outros problemas, como a necessidade constante de trocar a palmilha devido à anatomia dos meus pés, o desgaste rápido do calçado e, consequentemente, o gasto dobrado."

Durante muito tempo, ela tentou buscar parcerias ou descontos com lojas de sapatos, enviando e-mails e fazendo ligações, mas nunca foi atendida. Até que, em 2017, decidiu usar a internet e criar o perfil "Cadê meu pé" para intermediar a troca de sapatos entre pessoas que precisam de números diferentes. Em 2023, a plataforma trocou 33 pares de sapatos.

Érika comenta que reconhece que a discussão está apenas começando e que ainda há muito a ser debatido, especialmente, com a indústria, sobre as necessidades das pessoas com deficiência. No entanto, ela acredita que a apresentação do projeto de lei representa um avanço e traz mais atenção para o assunto.

"Costumamos falar muito sobre inclusão. Muitos acham que inclusão é simplesmente convidar para a festa, mas a verdadeira inclusão é convidar para dançar. E é impossível dançar se não temos sequer um sapato adequado para isso. Em geral, as pessoas com deficiência pertencem a uma classe que frequentemente não tem consciência de seus direitos, não só em termos legais, mas também de reconhecimento e visibilidade", conclui.

"Costumamos falar muito sobre inclusão. Muitos acham que inclusão é simplesmente convidar para a festa, mas a verdadeira inclusão é convidar para dançar. E é impossível dançar se não temos sequer um sapato adequado para isso. Em geral, as pessoas com deficiência pertencem a uma classe que frequentemente não tem consciência de seus direitos, não só em termos legais, mas também de reconhecimento e visibilidade." ÉRIKA FERREIRA LUCAS, BANCÁRIA E IDEALIZADORA DO PERFIL CRIAR O PERFIL 'CADÊ MEU PÉ'

Fonte:R7
()
30
Mar/24

84 CIPM realiza mais uma edio da Operao Fora Total

Nesta quinta-feira, 28, foi realizada a 22ª edição da Operação Força Total, uma iniciativa destinada a reforçar o policiamento e a segurança pública em todo o Estado. A operação contou com a participação de um grande contingente policial, visando a intensificação das ações de combate à criminalidade e o aumento da sensação de segurança na comunidade.

A 84ª CIPM, com sede em Barreiras, realizou a operação em pontos estratégicos da sua área de atuação.

Durante a operação, foram realizadas abordagens, fiscalizações e outras atividades com o objetivo de coibir a prática de delitos e garantir a ordem pública. A Operação Força Total é parte dos esforços contínuos da Polícia Militar para promover a segurança e o bem-estar da população.

Fonte:84 CIPM
()